FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP
HOTELARIA & INOVAÇÃO
Com a crescente expansão do turismo em escala mundial, com o Brasil fortemente inserido nesse contexto, os meios de hospedagem estão diante de desafios cruciais: como atrair novos clientes, ao mesmo tempo mantendo os atuais? Sempre preocupada em atender os anseios dos empresários do setor, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), partiu de uma pergunta: “Diante das inúmeras opções de destinos e ofertas de hospedagem, o que é preciso para se destacar em meio a concorrência?”, seguido de outro questionamento: “O que atrai o ser humano?”. A resposta é ao mesmo tempo simples e complexa: o homem é atraído pela inovação, pela novidade, pelo diferente.
Diante desse dilema, e visando aprofundar as alternativas possíveis, o tema escolhido pela ABIH-SC, em 2013, para o 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), que acontecerá no CentroSul, em Florianópolis, de 08 a 10 de maio, foi “A Inovação na Hotelaria”. Pesquisa realizada por uma unidade estadual do SEBRAE-SC, com 500 empreendimentos hoteleiros, sugeriu a necessidade de inovação no setor de hospedagem, desde os pequenos empreendimentos até as grandes redes. Mas além de criar um ambiente mais agradável e inovador para os diferentes públicos, metas como a qualificação da mão de obra não podem ser deixadas de lado, pois a inovação deve ser de forma integrada com todos os ambientes e setores, por mais diferentes que sejam.
25ª EXPROTEL
Dezenas de empresas já confirmaram participação na 25ª edição da Feira de Produtos para Hotéis (Exprotel), a mais tradicional mostra de produtos, equipamentos e serviços para hotéis da Região Sul. Ao completar 25 anos de sucesso, a mostra vai reunir marcas consagradas, novidades e lançamentos de cama, mesa, banho, decoração e arquitetura. Além de tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, alimentos e bebidas, limpeza, entre outros, para um mercado altamente competitivo, exigente e em franca expansão. Empresas interessadas em participar podem realizar cotação com Juliana através do fone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: comercial@abih-sc.com.br.
TURISMO BRASIL SUL
Mais uma ação estratégica dos Estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul), foi executada em parceria com a Operadora Turística e Incomming BWT sediada em Curitiba e parceira de Santa Catarina, na ITB-Berlin (maior feira de turismo do mundo). Pela primeira vez uma operadora incomming (operadora receptiva) do Sul do Brasil com roteiro proposto e acordado pelos quatro Estados do Sul lançam um produto especifico da região para o mundo na maior feira da industria turística mundial. Operadoras turísticas alemãs como Gateway Brazil, Vintours, Viventura, Conosur e Latin Trails entre outras foram recepcionadas com um café da manhã, onde o Roteiro Integrado Sul do Brasil foi apresentado.
Em conjunto com a BWT Operadora Turistica e os quatro Estados do Sul do Brasil já esta sendo programado um fantour com estas operadoras turísticas que estão nesta parceria para vender o nosso destino, provavelmente já para o próximo mês de maio, a fim de vivenciarem às belezas naturais, conviverem com a nossa gente, visitarem os equipamentos turísticos e assim poderem vender com consistência a nossa região. Para Santa Catarina a ITB-Berlin deste ano esta sendo altamente positiva, além da confirmação da posição do nosso Estado como sendo o de maior crescimento no mercado alemão, que é o maior mercado emissor de turistas do mundo.
FREE HUGS
Clique na imagem para ampliá-la
A Condessa Doçura, um dos principais personagens do Chocofest estiveram no centro de Porto Alegre, para realizar o “Free Hugs” (abraços grátis), para todas as pessoas que passavam pelo local. Esta ação comprova o carinho e a alegria que todos podem encontrar no Chocofest, que acontece de 14 a 31 de março, em Gramado. A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas ou personagens, oferecendo abraços para “estranhos” em locais públicos. A campanha começou em 2004, com um homem australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann" na Austrália. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclip no YouTube da banda australiana Sick Puppies. O vídeo atualmente é um dos mais vistos no site, tendo sido assistido mais de 50 milhões de vezes. Os abraços são um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhor.
A Condessa Doçura, um dos principais personagens do Chocofest estiveram no centro de Porto Alegre, para realizar o “Free Hugs” (abraços grátis), para todas as pessoas que passavam pelo local. Esta ação comprova o carinho e a alegria que todos podem encontrar no Chocofest, que acontece de 14 a 31 de março, em Gramado. A Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas ou personagens, oferecendo abraços para “estranhos” em locais públicos. A campanha começou em 2004, com um homem australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann" na Austrália. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclip no YouTube da banda australiana Sick Puppies. O vídeo atualmente é um dos mais vistos no site, tendo sido assistido mais de 50 milhões de vezes. Os abraços são um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhor.
PÁSCOA EM GRAMADO
Clique na imagem para ampliá-la
Gramado já está vestida com as cores do Chocofest 2013, que se inicia na próxima quinta-feira (14/03). Neste ano, o destaque é para os elementos inspirados nos costumes germânicos, com árvores secas de galhos brancos retorcidos enfeitadas por ovos coloridos. Somente no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta) e Praça Major Nicoletti, serão seis mil metros quadrados de elementos decorativos e cenográficos para encher os olhos de crianças e adultos. Os trabalhos de instalação começaram na segunda-feira (dia 4) e devem ser concluídos até a próxima quarta-feira (13). Segundo o diretor do Chocofest Eduardo Zorzanello, desde janeiro, há cerca de 100 colaboradores, fixos e terceirizados, envolvidos com a implantação da decoração para a 18ª edição do evento, divididos entre o escritório da empresa promotora (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos) e as três centrais de produção, nos bairros Centro, Carasal e Piratini. Para garantir um evento cercado por criatividade e inovação, Zorzanello buscou referências na Alemanha e Áustria. “Para esses países, a figura do coelho é muito forte e a comunidade compra ovos artificiais coloridos para enfeitar árvores da mesma forma como as bolas de Natal têm força no elemento decorativo dos brasileiros”, conta ele, reforçando ainda o uso de traços de cartoon para a identificação infantil com a Páscoa.
Clique na imagem para ampliá-la
A mudança no visual da cidade já pode ser percebida nos pórticos, rótulas e avenidas, Praça Major Nicoletti, jardim da prefeitura e Rua Coberta – que a partir de agora passa a se chamar “Planeta das Guloseimas”. As cores que chegam com força nos ovos, coelhos e casas temáticas são amarelo, laranja, verde e rosa. O novo visual do Chalé do Conde, Vila de Açúcar, Casa da Grife Chocofest e Casa da Bruxa são os destaques. Zorzanello ainda chama a atenção para as 35 árvores em vasos e 40 ovos apoiados por pedestais que estão sendo instalados na Avenida Borges de Medeiros. “São elementos novos e também repaginados que certamente agradarão ao público. E ainda temos os ovos e coelhos novamente instalados em outra extensão da mesma avenida.”
FESTURIS
Operadora de viagens on-line especializada na intermediação dinâmica de serviços mundiais de turismo, com foco na América Latina. Este é o perfil da HotelDO.com, que confirma participação no Festival do Turismo de Gramado pela primeira vez em 2013. Durante o evento, apresentará uma nova plataforma de reservas, que será lançada no segundo semestre. “Será inovadora, com serviços de hotéis on-line. Vamos aproveitar nossa presença no Festuris para mostrá-la ao trade”, explica o gerente de vendas da empresa, Márcio Nogueira, ressaltando que o site (www.hoteldo.com) é a maior identidade da empresa. A feira, para ele, será uma excelente oportunidade para o fortalecimento das relações com o mercado do Sul do Brasil e também com a América Latina. “Sabemos da força do evento e buscamos, cada vez mais, reforçar nossa presença em países como a Argentina”, exemplifica.
EMPRESA LÍDER
O conceito de serviço personalizado caracteriza a empresa desde a sua criação, em 2000. Honrando a missão de “ser a empresa líder da América Latina na comercialização de hotéis com base na tecnologia”, estabeleceu uma excelente relação com as maiores agências e operadoras de turismo do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Noruega, Islândia, França, Brasil, Chile, Argentina, Peru, Uruguai e México, entre outros países da América, Europa e Ásia, recebendo milhares de turistas todos os anos.Com escritórios no Brasil, México, Argentina, Chile e Estados Unidos, já tem confirmada a abertura de mais uma unidade na Colômbia, no segundo semestre deste ano. A maior potência da HotelDO.com é o mercado mexicano, onde se concentram 2,5 mil dos 3 mil funcionários, além de hotéis e frota de veículos próprios. Com uma relação de 16 mil hotéis em todo o mundo e mais de 7 mil agências utilizando seus serviços, tem os preços mais econômicos, já que as tarifas são negociadas diretamente com cada hotel, com descontos de até 70% sobre a tarifa balcão.
FESTURIS JOÃO PESSOA
O governo do Estado vai apoiar a realização do 3º Festival do Turismo de João Pessoa que vai acontecer entre os dias 27 e 28 de setembro deste ano, no Centro de Convenções da capital. O anuncio do apoio ocorreu durante o lançamento oficial do evento num dos auditórios do Hotel Hardman, na capital. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Estiveram presentes na cerimônia os representantes do trade, imprensa e os organizadores do festival. O secretário estadual Renato Feliciano explicou que o governador Ricardo Coutinho está empenhado total consolidação do evento que traz centenas de agentes de viagens do país à nossa capital. “Sabemos da importância da divulgação do ‘Destino Paraíba’ e do crescimento do turismo para o estado. Não temos dúvidas quanto as potencialidades de expansão do festival nos próximos anos”, afirmou.
Clique na imagem para ampliá-la
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o governo vem apoiando o festival desde a primeira edição.“Sou uma entusiasta do festival desde o primeiro ano. Todos os grandes festivais de turismo do país começaram pequeno, foram crescendo, atraindo mais agentes de viagens e expositores a cada ano. O de João Pessoa mostrou que vai ser um sucesso nos próximos anos”, declarou. O coordenador do 3º Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio Júnior, disse nesta quinta-feira (7) que existe a expectativa de trazer cerca de 700 agentes de viagens para o evento, em setembro. Júnior se baseia no número de profissionais que participaram na segunda edição, no ano passado. “ De 2011 para 2012 registramos um aumento de mais de 78% no número de agentes. Mesmo que esse índice não se repita, acreditamos que haverá um implemento no número de agentes neste ano. O Destino Paraíba esta cada vez mais conhecido e procurado”, afirmou.
CONVENTION BUREAU
O diretor do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, informou que paralelamente ao festival estão programados eventos voltados para acadêmicos de turismo, empresários do setor e expositores.“Estamos articulando a vinda de palestrantes de nível internacional, além da presença de jornalistas especializados em turismo para cobrir o evento. A cada ano o festival está mais profissional”, declarou.
20º DONNA FASHION
Donna Fashion DC Iguatemi, mais badalado evento de moda de Santa Catarina, chega a sua 20ª edição cheio de novidades. A primeira delas é que agora serão duas noites de desfiles, e as marcas infantis ganharão uma edição exclusiva. O evento passou por uma grande transformação: acompanhando a tendência de uma moda mais democrática e acessível, ele passa a ser aberto ao público, com cobertura online ao vivo, e realizado na Praça de Eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis, nos dias 27 e 28 de março. Em um vídeo produzido pela All Press Comunicação, a editora do caderno Donna do Diário Catarinense, Romí de Liz, fala um pouco mais sobre o que o público pode esperar desta edição. Assista em:http://youtu.be/zDY_5xifhgo.
NOVO FORMATO
O Donna Fashion DC Iguatemi mudou. Acompanhando a tendência de uma moda mais democrática e acessível a todos, o evento que conquistou os catarinenses passa a ser aberto ao público e será realizado na Praça de Eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis. A primeira edição de 2013, que apresentará as tendências da temporada Outono/Inverno, terá duas noites de desfiles, nos dias 27 e 28 de março. As marcas infantis ganham uma edição só para elas – o Donna Fashion DC Iguatemi Kids, que será realizado no meio do ano. “Não é uma mudança pequena. É uma transformação radical do evento. Com ela, apostamos numa aproximação maior das marcas com seus públicos e na consolidação do Iguatemi como sinônimo de moda no Estado”, diz Tavane Sakamoto, gerente de marketing do shopping. “Fizemos história nas 19 edições anteriores e a proposta agora é recriar o evento com uma abordagem totalmente diferenciada”, completa a Editora de Cadernos do Diário Catarinense, jornalista Romi de Liz.
ÁREA VIP
A área vip do evento acompanha as mudanças. Será um espaço exclusivo, reservado para 100 convidados especiais, escolhidos a dedo pelas hostess do evento –Lisiane Crippa, Roberta Carlucci e Shirley Stamou. As três, além de serem responsáveis pela vip list desta edição, também vão cobrir os bastidores dos desfiles e falar sobre moda nas páginas do Diário Catarinense, que terá um caderno exclusivo sobre o Donna nos dias do evento.
CONVENÇÃO SHULTZ
A Paraíba pode receber em 2014, a 8ª edição da Convenção Shultz, uma das maiores operadoras do Brasil e que está há 26 anos no mercado. Durante o encerramento da edição deste ano, realizada na Costa do Sauípe, Bahia, o presidente da operadora, Aroldo Shultz, confirmou a realização da próxima edição, mas deixou em aberto o nome do Estado que vai sediar o evento. O diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Temístocles Cabral, que participou das rodadas de negócios com mais de 350 agentes de viagens e expositores de todo o Brasil, explicou que o estado de Pernambuco também se ofereceu para receber o evento no ano que vem.
Temístocles Cabral explicou que a definição do estado-sede vai depender de uma série de articulações junto a Schultz por parte de representantes do Governo do Estado e o trade. “ Fizemos o contato direto com o presidente Aroldo Shulth. Explicamos que tudo vai depender de negociações e que o evento pode ser realizado em João Pessoa ou Campina Grande, pois as duas cidades possuem hotéis de grande porte. Isto sem falar dos dois aeroportos bem estruturados e que recebem vôos de todas as companhias aéreas”, explicou o executivo paraibano.
CENTRO DE CONVENÇÕES
Falando nisso, o governador Ricardo Coutinho foi recebido em Brasília, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, com quem tratou sobre a liberação dos R$ 70 milhões para as obras do Centro de Convenções. O ministro informou que R$ 10 milhões estão empenhados pelo Governo federal e outros R$ 9 milhões estão em fase de empenho. Gastão explicou que os outros R$ 50 milhões deverão ser empenhados por meio de uma Medida Provisória assinada pela Presidência da República para conclusão do empreendimento. Ricardo Coutinho comentou sobre o esforço do Governo do Estado ao investir mais de R$ 133 milhões na construção do Centro de Convenções, que segue num ritmo acelerado.
A audiência foi realizada no Ministério do Turismo e contou com a participação do secretário nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, do assessor especial do ministro, Mauro Mota, do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e do superintendente de Obras do Estado, Ricardo Barbosa. O Centro de Convenções terá blocos administrativos em três pavimentos, com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas, um teatro com 3.042 lugares, salão de exposições e eventos com 19 mil metros de área e um mirante, que tem altura equivalente a um edifício de 17 andares, ou seja, 57 metros e estacionamento para mais de 3 mil carros. A primeira etapa do Centro de Convenções foi inaugurada em agosto de 2012 e a segunda etapa está programada para o mês de agosto deste ano. O empreendimento colocará a Paraíba na rota nacional e internacional do turismo de eventos.
JATIÚCA RESORT
Com o objetivo de unir ainda mais os laços familiares e trazer momentos inesquecíveis, o Jatiúca Resort, minha casa em Maceió, organizou uma programação tranquila e ao mesmo tempo divertida para todo mundo. Para quem tem filhos, a responsabilidade fica por conta dos monitores que fazem a alegria da criançada, com muitos jogos e brincadeiras especiais para a Semana Santa, além de apresentações, como Oficina do Sr. Coelho (brigadeiros e cestinhas): presença do Coelhinho da Páscoa, no domingo, para a entrega dos ovinhos durante o café da manhã, além de muitas outras atividades que serão realizadas na piscina, praia, quadras e todas as demais áreas do complexo todos os dias do feriado das 9h às 22h. Mas não é só isso, a programação também inclui um almoço especial na sexta-feira e atividades que certamente irão agradar os adultos, como o Show Folclórico Danado de Bom (quinta-feira), Show Dancing Dreams na noite de (sexta-feira) e no sábado, a partir das 21h, o Luau, que acontecerá no Deck da Praia com muita música ao som do DJ Ricki.
Clique na imagem para ampliá-la
Além disso, o Jatiúca Resort oferece uma infraestrutura de lazer completa para quem deseja aproveitar momentos de descanso e bem-estar, como massagens relaxantes nas cabanas do resort com uma bela vista do mar azul, ou apenas descansar e sentir a brisa da praia de Jatiúca, com toda a comodidade e mordomia dos serviços à beira-mar oferecidos pelo hotel, ou na pérgula da piscina. Para as famílias que estão com bebês, o resort oferece berços, banheiras, carrinhos, copa para preparação das papinhas, serviços de babás e tudo mais que você precisar para o conforto do mais novo membro da família. Para tornar a viagem ainda mais completa, o Jatiúca Resort conta com uma localização privilegiada pertinho do centro turístico da capital alagoana, próximo dos principais restaurantes, lojas, quiosques e feiras de artesanato, dando a opção ao hóspede de alternar a tranquilidade do resort com o agito de Maceió.