FRENTE POLAR
A meteorologia alerta para risco de temporais e neve nos próximos dias no Estado. Essa alteração no tempo é devido a chegada de uma massa polar que trará aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. Com a combinação do frio e umidade há uma pequena chance de chuva congelada e neve nas áreas mais altas da serra catarinense. Nestas regiões as temperaturas devem ficar em 0°C e 3°C. Neste domingo, o ar mais seco, devido ao afastamento da instabilidade, favorece para a condição de formação de geada moderada a forte nas áreas altas do Estado, especialmente, no oeste, meio-oeste, planalto sul, planalto norte e alto vale do Itajaí. Nas áreas mais altas da Grande Florianópolis pode ocorrer geada fraca.
A partir desta terça-feira, volta a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do planalto sul. Na manhã da quarta-feira pode ocorrer o registro de geada no Estado. A neve que surpreendeu turistas e moradores de pelo menos 113 das 295 cidades de Santa Catarina no fim de julho pode voltar nos próximos dias. A previsão é de que o fenômeno mais assediado do inverno aconteça no sábado e na terça-feira, mas com menor intensidade e bem localizada somente nos pontos mais altos da Serra. A previsão é de que a frente fria, que traz a umidade, chegue entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado acompanhada de uma massa de ar polar, que traz o frio. Essa condição abrirá a janela para a neve, e as chances, ainda que pequenas, persistirão ao longo de todo o sábado.
Clique na imagem para ampliá-la
Quanto mais perto do fim do dia, menor a possibilidade de neve, uma vez que o tempo abrirá e ficará seco, proporcionando um domingo ensolarado, com muito frio e geada forte na Serra. A temperatura mínima pode chegar à casa dos -5ºC na região. Entre segunda e terça-feira, uma nova frente fria chega a Santa Catarina, e novamente acompanhada de uma massa de ar polar. Assim, uma nova janela para a neve se abrirá até a tarde de terça-feira. A exemplo do sábado, quanto mais noite, menor a chance, já que o tempo abrirá e a quarta-feira será seca e novamente com geada. O frio deve permanecer no Estado até sexta-feira, mas já sem nenhuma condição de neve.
ABAV SC
Nesta última sexta-feira sexta-feira, 09 após passar o dia em reuniões com toda sua diretoria na sede da Instituição, Ely Ribeiro da Silveira, eleita por aclamação na semana passado, tomou posse às 19:30 horas no Instituto Federal de Santa Catarina, como presidente da ABAV-SC - Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Nesta Catarina. Estavam presentes os principais expoentes do Trade Catarinense de Turismo, entre eles o Secretário de Estado do Turismo Beto Martins, do Presidente da Santur Valdir Valendowski, do Depurado Estadual Gilmar Knaesel, da Secretária de Turismo de Florianópolis Maria Claudia Evangelista, do Representante da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Macedo, entre outros. Em seus discursos todos reafirmaram o compromisso de manter Santa Catarina como o melhor destino Nacional de Turismo e as palavras chaves foram UNIÃO e PARCERIA e o associativismo é um dos grandes e melhores caminhos para que isso se mantenha.
Clique na imagem para ampliá-la
Durante o dia Ely Silveira esteve reunida com toda sua diretoria, onde em conjunto traçaram um plano de trabalho até dezembro/2013 já com os olhos voltados para as diretrizes para o ano de 2014. A proxima reunião da entidade acontecerá entre os dias 04 e 08 de setembro, durante a 41ª Feira das Américas, maior e melhor feira do setor, que acontecerá no Anhembi, em São, que reunirá mais de 80 mil visitantes, entre público geral e profissionais da área. No evento já estão confirmadas mais de 2.700 expositores, incluindo as 70 principais operadoras turísticas sediadas no Brasil. Já estão confirmados também mais de 60 países. Após agradecer a todos pela presença, Ely Silveira convidou a todos para um grande coquetel. Para ver todas as fotos clique aqui.
ESTÂNCIAS TERMAIS
Encontram-se abertas as inscrições para o 1º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo de Municípios com Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina. O evento acontecerá dias 15 e 16 de agosto de 2013, no Hotel Internacional nas Termas do Gravatal, SC. Além de prefeitos participarão também autoridades entre as quais Beto Martins, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, presidente da Santur e especialistas da área. Estarão em debate temas técnicos e políticos ligados a área, além da apresentação de projetos pelos prefeitos municipais. Inscrições: rosamariarupp@hotmail.com / turluiz@hotmail.com. Fones: (48) 9622-3457 / 3324-53266.
DIREÇÃO DEFENSIVA
A Floripa Harley-Davidson realizou nesta última sexta-feira, o Curso de Direção Defensiva e Pilotagem em Grupo para motociclistas da Grande Florianópolis. O treinamento foi conduzido pelo Instrutor de Motociclismo da PRF-SC, Roberto Reckziegel, que também faz parte do H.O.G. Florianópolis Chapter, grupo de proprietários de Harley-Davidson. A capacitação teve como principal objetivo desenvolver as habilidades na condução das motos, nas mais diferentes situações do dia-a-dia. Com informações detalhadas de situações de risco os pilotos poderão evitar quedas e acidentes, tornando a condução mais segura. O curso foi ministrado em duas etapas: fase teórica no Hotel Cambirela em ambiente externo, com aulas práticas na Pista de Maleabilidade da Pedra Branca em Palhoça. Segundo o instrutor da PRF, não basta apenas obter a carteira de habilitação, é preciso conhecimento e prática para dirigir com segurança e evitar acidentes que muitas vezes podem ser fatais”. Reckziegel atuou recentemente como supervisor nacional de logística na Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações.
DEMANDA TURÍSTICA SC
A SANTUR, em parceria com os órgãos municipais de turismo de Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas realiza no período de 14 a 22 de agosto do corrente, pesquisa piloto inédita em Santa Catarina, denominada “Estudo da Demanda Turística Regionalizada do Vale do Rio Tijucas”. Será aplicada nos municípios de Brusque e Tijucas, considerados portões de entrada da região. O objetivo é caracterizar o público circulante nestas cidades. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com determinação do perfil dos visitantes (turistas, excursionistas, passantes e residentes). Essa metodologia de pesquisa vem sendo implementada nas regiões turísticas do Estado do Paraná desde 2002. A Santur, através de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Turismo do Paraná, empregará metodologia similar, com acompanhamento da estatística Gilce Zelinda Battistuz, consultora daquele Estado. A médio-prazo pretende-se, a partir dessa pesquisa piloto, atingir todas as dez regiões turísticas catarinenses utilizando os mesmos procedimentos metodológicos. Além das parcerias com as prefeituras municipais, a Policia Militar de Santa Catarina também estará presente dando apoio com seu efetivo.
TURISMO PROTETOR
Pensando em intensificar ainda mais as atividades de combate à exploração sexual, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançaram no auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco, o projeto Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, que tem o objetivo de propor ações e atividades de sensibilização em torno da problemática e nortear profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo. O principal foco desta ação é que todos trabalhem na mobilização, proteção, prevenção e repressão da exploração sexual no turismo. Durante o evento, uma peça chamada Marias: Viagens de Sonhos Perdidos, que apresenta três diferentes casos de exploração sexual de crianças e adolescentes foi encenada. Com o intuito de colaborar ainda mais com o combate ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes e no aumento das denúncias, durante o evento de lançamento do Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual, também foi apresentada uma cartilha desenvolvida pela Setur/Empetur e Centro de Prevenção às Dependências (CPD), que oferece um conteúdo voltado à conscientização dos profissionais e estudantes ligados ao turismo. Além da cartilha, o projeto percorrerá 30 municípios das 14 regiões turísticas de Pernambuco, mais o Distrito de Fernando de Noronha, levando palestras de sensibilização e campanhas com foco no trade turístico, instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral para a prevenção da violência sexual.
Em março de 2011, Pernambuco lançou o Código de Conduta Ética de Proteção de Crianças e Adolescentes no Turismo do Estado, sendo o terceiro Estado brasileiro a adotar esta iniciativa. O código tem como objetivo servir de instrumento de sensibilização, educação e orientação junto à cadeia produtiva do turismo para que estes atuem como agentes de proteção das crianças e adolescentes. Ele será utilizado como fonte de instrução também nas palestras do projeto Turismo Protetor.
ROADSHOW DA PARAÍBA
Clique na imagem para ampliá-la
Cerca de 80 agentes de viagens e operadores de turismo participaram da primeira apresentação do ‘Destino Paraíba’ na cidade de Fortaleza. A segunda apresentação aconteceu na cidade de Natal, no restaurante Mangai. A ação de divulgação do ‘Destino Paraíba’ é resultado de um roadshow organizado por meio de uma parceria entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Fecomércio-PB e o Convention Bureau de João Pessoa. O roadshow partiu de João Pessoa, e contou com a participação de representantes e gerentes de vendas de 21 hotéis de João Pessoa, porta de entrada do turismo paraibano, e da Costa do Conde (litoral Sul). No evento em Fortaleza participaram agentes de viagens de várias empresas de turismo do Ceará. O objetivo do Roadshow é também convidar os jornalistas especializados em turismo de cada capital. Na apresentação em Fortaleza, o gerente executivo do Convention Bureau, Ferdinando Lucena, destacou o potencial turístico da Paraíba. Por meio da apresentação, especialmente produzida para esses eventos, os agentes de viagens tiveram a dimensão do que podem oferecer para os seus clientes. Ao final das apresentações técnicas, a programação incluiu o show do grupo folclórico do Sesc, que também integrou a comitiva paraibana.
Os dançarinos mostraram algumas características dos ritmos do Nordeste, em especial, o xaxado e o forró, que encanta a todos os nordestinos.Após a apresentação em Natal, a comitiva paraibana segue para Salvador, Aracaju e Maceió. Ao todo, serão rodados mais de 4 mil quilômetros passando por cinco estados do país. Segundo a secretaria executiva da ABIH-PB, Icilma Pereira, a expectativa de retorno é muito grande, tendo em vista que os empresários terem mantido contato com agentes de viagens e imprensa dos principais emissores de turistas para a Paraíba. Série de ações – De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o Roadshow faz parte de uma série de ações que a estatal de turismo tem feito junto aos principais mercados emissores de turista para a Paraíba, a exemplo do Nordeste, Sudeste e Centro Oeste “que são um dos principais focos das nossas ações de divulgação”, disse. “Estar presente na capacitação e apresentação do 'Destino Paraíba' para os agentes de viagem é estratégico, além de oferecer tarifas competitivas e fechar parcerias futuras para a formatação de pacotes com destino”, enfatiza a executiva.
TURISMO DE VANGUARDA
Com a definição do tema central “Turismo: a vanguarda da economia sustentável” para a edição de 25 anos do Festival do Turismo de Gramado, o evento estará focado em apresentar cases, reflexões e soluções em torno da sustentabilidade. A três meses da realização do Festuris, está definido que o espaço da feira será ampliado de 17 mil para 20 mil metros quadrados – um aumento de quase 20%. A expectativa é reunir, de 7 a 10 de novembro, cerca de 14 mil profissionais no Serra Park. O ambiente, propício para grandes parcerias comerciais, reúne em torno de 2.600 expositores, distribuídos em 350 estandes. Sustentabilidade - O salão que traz o tema central do evento em 2013 será uma mostra prática de destinos e empresas ligadas direta ou indiretamente à atividade turística, cujas iniciativas atendam às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, mas que, ao mesmo tempo, protejam e ampliem as oportunidades para o futuro. A Organização Mundial do Turismo (OMT), da qual a empresa promotora é afiliada, defende o turismo sustentável, o que fortaleceu o lançamento do salão.
Mice Abeoc Brasil - O novo salão envolve a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-Brasil) e é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos, ou turismo profissional. Compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice –Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.
PARQUES TEMÁTICOS
Os parques temáticos, que cada vez mais se expandem no Brasil e no mundo, também serão apresentados em um espaço exclusivo na feira. Além disso, o Salão de Enoturismo, lançado no ano passado, nesta edição retorna com uma área de expositores internacionais, fortalecendo o setor dentro do evento.
BROCKER TURISMO
O evento “Conectados”, organizado pela TAM Viagens entre os dias 5 e 6 de agosto, em Gramado, contou com a assistência da Brocker Turismo. A atividade capacitou os supervisores das 180 lojas da TAM e contou com atividades da Secretaria de Turismo da Austrália, treinamentos e também uma apresentação da Brocker Turismo. Dentro da ação de recepção e apoio aos participantes do evento, a Brocker ofereceu treinamento com ênfase na Serra Gaúcha e suas atrações e ainda um city tour por Gramado em Canela, quando os participantes puderam conhecer o potencial turístico dos municípios. Além disso, a empresa realizou, em parceria com as Secretarias de Turismo de Canela e Nova Petrópolis, jantares nas duas noites da atividade. A Rede Laghetto de hotéis também foi parceira, hospedando os participantes do evento.
ESTRATÉGIA COMUNICAÇÃO
Meus grandes amigos e parceiros Diego e Lu Zanatta me informam, felizes de vida a chegada de m ais um "centro-avante" na equipe, oferecendo a partir de agora o Planejamento de Comunicação e Marketing, sob coordenação do ex-diretor da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing Sergio Checchia. Vale informar que àEstratégia Comunicação e Marketing atua na Região das Hortênsias há 12 anos, focada em Assessoria de Imprensa e Criação Publicitária. Nesses 12 ano a empresa consagrou-se no ramo de comunicação pela excelência dos serviços prestados e pelos resultados obtidos. Além disso, a equipe da Estratégia dedica-se completamente ao cliente, em atingir as metas almejadas, por meio de um trabalho profissional, focado na eficiência e no distinto trato exigido pela demanda apresentada pelo cliente, que é atendido de forma exclusiva. A empresa oferece a solução para quem busca uma comunicação de qualidade, com tradição e reconhecimento no meio, com planejamento e cronograma de ações, sempre atendendo apenas uma empresa de cada segmento, dando exclusividade total ao trabalho.
Clique na imagem para ampliá-la
Assessoria de Imprensa, Criação Publicitária, Organização de pequenos eventos e a partir deste momento, Planejamento de Comunicação e Marketing, merecem destaque entre os serviços prestados, sendo que Checchia possui também amplo conhecimento em sistemas de franquias. O pleno envolvimento dos diretores da Estratégia Comunicação - Lu Zanatta, Diego Santos e Sergio Checchia - garantem o sucesso seja para empresas públicas ou privadas, entidades ou eventos. Esta proximidade é garantia pelo envolvimento e acompanhamento do processo de comunicar como um todo. A Estratégia Comunicação disponibiliza aos seus clientes a experiência, criatividade e segurança no resultado final nos projetos que desenvolve. A empresa dispõe também de excelentes parceiros, qualificados em Web Design e Fotografia. Entre os clientes mais recentes da Estratégia Comunicação está a Páscoa em Canela, Semana do Bebê, Odontologia Schirmer, 25 anos da SP Imobiliária, Dolce Semijoias, Pet Center, Centro Educativo Semente do Amanhã, sendo que a agência, juntamente com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal, atendeu os estúdios de TV na Temporada de Inverno de Canela.
INFINITY BLUE RESORT
Para os moradores das cidades de Sorocaba, Jaú e Araras do interior de São Paulo e Maringá no Paraná, o Infinity Blue Resort e Spa está com uma promoção imperdível. Os pacotes de hospedagem realizados durante o período de 14 a 18 de agosto ganharão um desconto especial. Nada melhor do que prolongar um feriado. Para aproveitar esse momento venha conhecer Balneário Camboriú, a Capital Catarinense do Turismo, e se hospedar em um resort que possui uma ampla infraestrutura de lazer e descanso cercado pela natureza, à beira da Praia dos Amores. A promoção é válida para o mínimo de 03 diárias (de quarta-feira a domingo) em apartamento duplo. O pacote dá direito à pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e inclui cortesia para até duas crianças de 5 anos. Além de programas de recreação para adultos e crianças, ampla área de lazer e um completo SPA.
O pacote de no mínimo três diárias custa fora da promoção a partir de R$ 1.848,00 + 2,5% ISS e pode ser adquirido a partir de 6 vezes sem juros de R$228,00 + 2,5% de taxas por ISS. Com o desconto oferecido o seu acompanhante fica por conta do Infinity Blue Resort e Spa. “Balneário Camboriú é uma cidade que atrai muitos turistas paulistas e paranaenses, e nós aproveitamos a oportunidade para gerar mais facilidades para recebê-los. Queremos que nossos clientes aproveitem a nossa ampla e variada gama de atrativos de lazer, de gastronomia e de descanso além do nosso completo SPA”, conta o diretor Alberto Cestrone.