Sinalização turística
Finalmente o projeto de sinalização turística em Joinville ficou pronto, seguindo os critérios do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e os padrões internacionais. O valor total do investimento é de R$1.186.956,52, sendo R$1.092 milhão proveniente de recursos do Ministério do Turismo e, o restante, oriundo de contrapartida do município. Já aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto segue agora para a Secretaria Municipal de Administração que, juntamente com a Secretaria de Planejamento, vai elaborar e lançar o processo licitatório. O projeto foi elaborado pela Fundação Turística em parceria com o IPPUJ. De acordo com o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, além de atualizar as informações, o novo projeto contemplou a valorização do turismo urbano de Joinville. “A partir dos estudos realizados, traçamos uma rota que contempla, estrategicamente, todos os pontos turísticos da cidade. Assim, o visitante será sempre motivado a conhecer nossas diferentes atrações, com orientações eficientes”, explica Sérgio Ferreira.
Placas de Direção
Serão instaladas 240 Placas Indicativas de Direção (Sentido) e de Identificação de Atrativo Turístico; 20 Placas Direcionais para Pedestre, com orientações para quem caminha pelo Centro da cidade; e 21 Placas Interpretativas para Pedestre, que estarão em diferentes pontos turísticos, com informações histórias sobre cada local, entre eles Museu Arqueológico de Sambaqui, Museu do Bombeiro, Cemitério do Imigrante e Casa da Memória, Mercado Público Municipal, entre outros. A expectativa é de que a nova sinalização esteja devidamente instalada até o Festival de Dança, em julho próximo.
Parques de Lazer
Até março o Zoobotânico e o Parque Caieiras em Joinville deverão estar totalmente recuperados. Além disso, as obras de implantação do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros deverão estar concluídas. A entrega dos três espaços de lazer e turismo faz parte das comemorações de aniversário de Joinville, em 9 de março.
Festival Gastronômico
No dia 13 de janeiro (segunda-feira) foi realizado o lançamento o 6º Festival Gastronômico de Joinville, edição de verão, na Pizza na Pedra. Com a participação de 25 restaurantes, o festival acontece no período de 15 de janeiro a 2 de fevereiro. Pratos especiais estão sendo preparados. A iniciativa é da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL.
Ginástica na praia
Uma das atividades que vem agradando moradores e turistas nas praias de Barra Velha, Itapema, Balneário Camboriú entre outras é o Projeto Ginástica na Praia. Os exercícios iniciam com um alongamento, seguido da ginástica sincronizada e passos de dança nos mais variados estilos, desde axé, forró e até a sensação do momento, zumba. As aulas duram em média uma hora, reunindo adultos e crianças, em momento de descontração e alegria. É a busca de vida saudável e divertida durante as férias, preparando o corpo para o retorno ao trabalho.
Atração turística em Itajaí
Boulevard em Itajaí
Um novo espaço, chamado “Boulevard”, foi inaugurado nos dia 28 e 29 de dezembro com coquetel na Central de Vendas do Brava Beach Internacional. O espaço é aberto para a população passear em um ambiente tranqüilo, ao som das fontes de água dispostas por todo o caminho, aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. A obra é uma ação da iniciativa privada, o que mostra como o setor da construção civil pode ser uma ferramenta de investimento na infraestrutura da cidade. A praça pública destaca uma área ímpar de beleza e paisagismo exuberante e ocupa uma área de 3 mil m², estrategicamente posicionado em frente ao mar. “A intenção desse ambiente é oferecer um espaço de lazer complementar à praia, uma forte tendência dos empreendimentos litorâneos”, acrescenta Maurício Scoz, diretor do Grupo Brava Beach. O Boulevard conecta as reservas Corais e Aroeira, as duas primeiras etapas do empreendimento, que tem entrega prevista para setembro de 2014.
Raízes Pomeranas
De 10 a 21 de janeiro, a cidade de Pomerode viverá a tradicional Festa Pomerana em sua a sua 31ª edição. Este ano a festa integra o calendário da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, que até maio de 2014, por meio de inúmeros eventos nos centros urbanos do Brasil, mostrará aos brasileiros a autêntica Alemanha e uma abrangente imagem de sua economia, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia. A 31ª Festa Pomerana espera receber mais de 80 mil visitantes nos 11 dias de celebração. Para isso, foram montados além do pavilhão principal, um pavilhão cultural, um pavilhão para competições, e um Biergarten – espécie de jardim em que os amantes da cerveja podem experimentar diversas marcas trazidas da Alemanha, sem falar na boa culinária alemã. Ingressos: R$ 6,00 de Domingo à Quinta; R$ 15,00 aos sábados e domingos. Saiba mais em http://festapomerana.com.br/programacao/.
Fórum de Turismo
Após quatro edições de sucesso em Florianópolis/SC e Brasília/DF, o Fórum de Turismo de Negócios -FTN se consolida como um dos principais eventos do setor e, para reafirmar este compromisso com o turismo de negócios em todo território brasileiro, nos dias 08 e 09 de abril de 2014 será promovido outra edição itinerante do FTN, desta vez em Ribeirão Preto – São Paulo. A proposta é reunir nesta cidade um público qualificado, garantindo a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de negócios e lazer. O evento seguirá com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop. A próxima edição em Florianópolis será nos dias 29 e 30 de setembro. Ainda há tempo de conseguir um bom desconto em sua participação. Veja site: www.ftnonline.com.
Viagem de geração para geração
A Expedia.com.br, com base em entrevistas em mais de 24 países na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania buscou identificar tendências de turismo. A pesquisa, desenvolvida pela Harris Interactive, empresa norte americana especializada nesse tipo de conteúdo, mostra os hábitos dos viajantes de acordo com as diferenças regionais e faixas etárias. Foram destaques nesse estudo temas relacionados à tecnologia - como dispositivos móveis e salvamento online de dados – além de aspectos comportamentais como programas de fidelidade e a importância de reviews de viajantes. Para conhecer as diferenças de comportamento regionais e geracionais, comparou-se o Brasil com outros países em duas faixas etárias: de 18 a 39 e mais de 40 anos. Ao todo, foram ouvidas 8.535 pessoas, sendo 316 brasileiros.
Itaipu recebe quase um milhão em 2013
Foram 952.812 turistas de vários países e de todos os estados brasileiros, que passaram pela hidrelétrica em 2013, um crescimento de 6,8% em relação a 2012, quando foram computadas 887.888 visitas. Porém, o aumento mais expressivo foi verificado no CTI, que recebeu, no último ano, 586.307 turistas – número 23,94% superior ao total de 2012, maior movimentação turística anual desde que foi implantado o novo modelo de visitação à usina, em 2007. O grande diferencial deste ano foi a exposição Múltiplo Leminski, que ficou em cartaz de julho a novembro e atraiu 320.939 visitantes ao Ecomuseu.
Agreste das Confecções
O Agreste Pernambucano mantém o maior Parque de Confecções da América Latina e está cada vez mais preparado para oferecer comodidade e conforto na hora das compras. São mais de 700 lojas e mais de 9 mil boxes, um verdadeiro mundo de compras. O Brasil inteiro compra ali e o parque oferece segurança, câmaras de monitoramento, caixas eletrônicos, sistema de som, TV interna, farmácia, casa lotérica, alojamento gratuito para motoristas, estacionamento para 4.500 veículos, 6 praças de alimentação com 58 restaurantes, 19 hotéis/dormitórios com mais de 3 mil leitos entre outras facilidades. Um dos segmentos que mais movimenta o Agreste é o da moda. Das 71 cidades que fazem parte da região -, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cupira, Riacho das Almas, Santa Cruz de Capibaribe, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes são as principais, com cerca de 100 mil pessoas trabalhando no ramo do vestuário. As que estão em negrito se destacam neste polo e juntas somam mais de 80% das pessoas que trabalham no setor. Só Caruaru tem mais de 1.215 indústrias, segundo o Ministério do Trabalho e mais de 16 mil empresas, a maioria delas incluindo lojas e que fez ampliar o PIB de 2007, de R$ 6.868 para R$ 9.537 em 2010.
Museu da Rampa
A passagem das tropas aliadas por Natal, capital de Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra Mundial será agora documentada e mostrada ao público, assim como a própria cronologia mundial da aviação no início do século passado. O Centro Cultural da Rampa, às margens do Rio Potengi está previsto para o primeiro semestre deste ano e certamente será uma das principais atrações histórico-culturais de Natal. Memorial do Aviador em homenagem aos bravos pilotos, auditório, espaço para exposições temporárias e permanentes, bar temático e lojinha de souvenirs completarão o ambiente. É que entre 1920 e 1940, período de expansão da aviação civil, Natal foi ponto obrigatório para aviadores atravessarem o Atlântico Sul. E por ser o ponto das Américas mais próximo da África, tornou-se sede das principais companhias aéreas do mundo e o ponto mais movimentado de aterrissagem e decolagem de aeroplanos e hidroaviões durante a Segunda Guerra Mundial.
No fundo do mar
Aquário Natal com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)
Natal é também um dos melhores endereços para mergulhos. O local mais adequado é o Batente das Agulhas, uma laje de quase mil metros quadrados em forma de anéis, a 25 km da costa da capital potiguar. O ponto mais profundo é de 24m e permite boa visibilidade para fotografar a incrível beleza da flora e fauna submarina. Porém, mergulho que envolve coragem, disposição e resistência é o aquário de mais de 260 mil litros de água salgada, em companhia de um instrutor certificado, para ter contato com cinco tubarões lixa, tartaruga verde e peixes de recifes de corais entre outros.
Belém a capital da Amazônia
Vitória Régia, uma das preciosidades da natureza brasileira
Belém, capital do Pará completou no dia 12 de janeiro 398 anos, com o privilégio de ser guardiã dos principais segmentos turísticos do Pará - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, tornando a cidade um dos destinos mais procurados do Brasil, o mais desejado na Amazônia e que tem no Pará mais de 50% dos seus atrativos turísticos naturais, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo. Entre as demais comemorações, uma das mais festejadas é o anúncio de dois vôos internacionais ligando Belém aos Estados Unidos, através da TAM e a Europa pela TAP. A cidade também recebeu, em 2013, 44 navios com um total de 30 mil turistas e tem como meta para este ano ampliar ainda mais esse fluxo, que vem principalmente da Europa.
São 100 anos de aviação
Primeiro avião de quatro motores completa 100 anos
Segundo a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo o dia 1º de janeiro marcou exatamente 100 anos do nascimento da aviação comercial. Segundo a entidade, em 1º de janeiro de 1914 uma equipe de quatro visionários combinou esforços para realizar o primeiro serviço aéreo regular, ligando São Petersburgo a Tampa, na Flórida. Percival Fansler organizou os recursos da linha aérea, que operou o hidroavião de Thomas Benoist sob o comando do piloto Tony Jannus. E o então prefeito de São Petersburgo, Abram Pheil, pagou US$ 400 em leilão para ser o primeiro passageiro do voo de 23 minutos. O que começou com apenas um passageiro, a indústria aproximou as pessoas e tornou o mundo menor. Hoje, em média, mais de oito milhões de pessoas voam a cada dia. Em 2013, o número total de passageiros alcançou 3,1 bilhões, superando pela primeira vez na história a marca de três bilhões, e que deverá crescer para 3,3 bilhões em 2014 – equivalente a 44% da população mundial.
Comércio e empregos
Cerca de 50 milhões de toneladas de carga são transportadas anualmente por via aérea (140 mil toneladas por dia). O valor anual desses bens alcança US$ 6,4 trilhões ou 35% do valor dos bens comercializados internacionalmente. A aviação oferece mais de 57 milhões de postos de trabalho e gera US$ 2,2 trilhões em atividade econômica, com uma contribuição econômica direta de cerca de US$ 540 bilhões. Se fosse um país, a indústria de aviação ficaria entre as 20 nações com maior PIB. Ainda segundo a IATA, que representa 240 companhias aéreas e 84% do tráfego aéreo global, em 2014 o volume de negócios da indústria aérea deverá ser de US$ 743 bilhões, com margem média de lucro de 2,6%. Para comemorar a data, foi lançado o site www.flying100years.com.