quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

FESTURIS JPA SERÁ REALIZADO EM OUTUBRO 2014



Quarta edição do maior evento de turismo e negócios do Nordeste acontece no Centro de Convenções, na Capital




A Capital paraibana já tem data para sediar a quarta edição do Festuris JPA - Festival de Turismo de João Pessoa. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento.


Na edição de 2013, o evento inseriu na programação a nova Rodada de Negócios do Sebrae-PB, que incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos negócios. Ao todo, foram 98 encontros realizados nos dois dias do evento. Foram instaladas 147 stands de empresas, como importantes companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais. Na última edição, o Festuris JPA recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.



Para o diretor Comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a expectativa para a quarta edição do Festival é especificar o público alvo ainda mais. “Esperamos receber realmente os maiores e melhores agentes e empresas do setor nacional e internacionalmente”, adiantou. Entre os parceiros do Festuris JPA, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado a Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e de importantes cidades do interior paraibano. Todos se unem para promover e integrar o setor turístico e oferecer novos produtos ao mercado nordestino, reunindo profissionais, empresas e entidades governamentais e de classe da ampla cadeira produtiva do turismo.

Clique na imagem para ampliá-la

Focada na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do trade turístico paraibano, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) incentiva o crescimento do Festival. “É uma oportunidade de bons negócios, pois além do contato com operadoras, agentes de viagens, companhias aéreas e imprensa especializada, gerando negócios e fluxo turístico, dará mais visibilidade ao ‘Destino Paraíba’”, avalia a presidente Ruth Avelino.


Para o secretário de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Beto Brunet, "esta é um oportunidade ímpar em que, ao mesmo tempo que empresários mostram seus equipamentos do segmento, todos podem conhecer in loco o destino João Pessoa. Como secretário, eu aposto e apoio”, afirmou Brunet.

VISIBILIDADE INTERNACIONAL


A aproximação do Consulado Norte-americano com o Nordeste, em especial João Pessoa, deve ser trabalhado com a presença do Visit USA em participação no evento. “O serviço comercial está vendo a possibilidade de expandir o Visit USA a mais uma cidade no Brasil, no futuro. A realização do Visit USA no Nordeste seria um merecido estímulo para as empresas do ramo que se dedicam a levar turistas brasileiros aos EUA. À medida em que o Festival de Turismo for crescendo, João Pessoa seria um forte candidato para receber um pavilhão do Visit USA no futuro”, disse o primeiro cônsul comercial dos Estados Unidos para o Nordeste, Eric Olson.

De acordo com Eric Olson, Festuris JPA seria uma oportunidade de aumentar ainda mais a visibilidade dos Estados Unidos como o local ideal para aqueles que procuram um destino que oferece um pouco de tudo: compras, turismo de aventura, cultura, monumentos, parques nacionais, belezas naturais. “Enfim, bem parecido com o Brasil”, disse. 



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


TURISMO ESPACIAL

A Virgin Galactic realizou seu terceiro vôo-teste com a SpaceShipTwo, aeronave que levará turistas ao espaço ainda neste ano. A empresa do bilionário britânico Richard Branson afirmou que o teste supersônico com propulsão de foguete foi completamente bem sucedido. A SpaceShipTwo decolou acoplada a um avião de carga especial que a transportou até uma altitude de 46 mil pés (14 mil metros), quando a espaçonave foi desacoplada e a propulsão de foguete acionada, catapultando a SpaceShipTwo a 71 mil pés (21 mil metros), a maior distancia já atingida nos testes até agora. 


A velocidade atingiu 1.4 Mach (cerca de 1.700 km/h). O vôo serviu para testar dois sistemas importantes. O primeiro é o controle do piloto no espaço, para melhorar a visão que os turistas terão da Terra, além de melhorar o processo de retorno à atmosfera. O segundo é a proteção antitérmica para manter a temperatura agradável enquanto o foguete está em ação. Com o teste, Branson afirmou que a empresa está a caminho de iniciar as viagens turísticas suborbitais em 2014. A experiência exclusiva tem um custo por passagem de US$ 250 mil. Cerca de 630 pessoas já fizeram a reserva e a empresa arrecadou mais de US$ 80 milhões em depósitos.


TURISMO & FÉ 


Para quem está curtindo as férias no litoral de Santa Catarina e quer aproveitar as mais variadas opções de lazer, o Bondinhos Aéreos Parque Colina vale a visita. Está localizado em Nova Trento, a Terra de Santa Paulina – a primeira Santa brasileira. O lugar, por si só, já é uma atração que remete às charmosas cidades do interior da Itália. Fica distante 85 km de Florianópolis e 65 km de Balneário Camboriú. No percurso, casas coloniais para degustação de vinhos, queijos e embutidos já encantam os visitantes, além das pousadas, museus e restaurantes com comidas típicas italianas característica de sua colonização. A religiosidade também é forte na região que abriga diversas capelas e igrejas além do Santuário de Santa Paulina. Na cidade, o Bondinhos Aéreos Parque Colina foi reconhecido como o principal empreendimento turístico do Estado em 2013 através do prêmio TOP Turismo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina (ADBV/SC). O Parque Colina reúne o que Nova Trento tem de melhor: natureza, lazer e fé.


A grande novidade desta temporada é a primeira imagem que chegou dos Estados Unidos e está exposta no Museu de Cera Sacro, inaugurado no fim do ano passado. 


A estátua é a do Papa João Paulo II e a próxima a chegar será a da Santa Paulina. A imagem apresenta detalhes perfeitos como fios de cabelo, a expressão dos olhos, detalhes no rosto além das vestimentas e acessórios. Durante a visitação há um fotógrafo profissional à disposição e os visitantes podem levar suas fotos já reveladas para casa como lembrança. Esse serviço é cobrado à parte do valor do ingresso que dá acesso às atrações do parque.


Com um moderno sistema de teleféricos em cabine fechada, os bondinhos proporcionam um passeio de 440 metros com uma visão privilegiada do Santuário de Santa Paulina e da natureza que há em seu entorno. O complexo turístico possui trilhas ecológicas para quem deseja descansar ou passear em meio à natureza ou ter um momento para se espiritualizar. Há ainda fonte em mármore branco com estátua em bronze da Santa Paulina, velário para preces, árvore para amarrar as fitinhas de pedidos, além da Capela de Nossa Senhora da Paz e loja café, o que torna o passeio perfeito para toda a família. Outra opção de passeio é o Bonde Turístico, em um veículo bem diferenciado ao estilo dos antigos bondes ingleses, com trajeto em torno do parque e do Santuário e pelos principais pontos que mostram a história da Santa Paulina na região.


BAILA FLORIPA


Já iniciou a venda dos pacotes completos para a XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014, que ocorrerá de 18 a 21 de abril. A promoção inclui ingressos para as duas noites de espetáculos no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura/CIC), entradas para os quatro bailes no Majestic Palace Hotel, inscrição nos workshops ministrados no mesmo hotel e camiseta oficial do evento. O custo do primeiro lote é de R$ 390 ou R$ 320 para sócios da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), até 16 de janeiro. Depois desta data, os valores serão majorados mensalmente (ver abaixo). A quantidade de pacotes é limitada e a aquisição, por enquanto, é feita somente pelo site www.bailafloripa.com.br, onde será publicada em breve a grade de cursos. O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito pelo sistema PagSeguro.

NOVO SECRETÁRIO


O bacharel em Direito e auditor licenciado do Tribunal de Contas de Pernambuco, Adailton Feitosa, assumiu o comando da Secretaria de Turismo de Pernambuco. A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com a participação de autoridades políticas e do Trade Turístico do Estado. O ex-titular da pasta e deputado estadual, Alberto Feitosa, também participou do ato público.


Em seu primeiro discurso oficial, o secretário Adailton Feitosa comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela pasta ao longo dos últimos três anos. Durante a solenidade, o ex-secretário Alberto Feitosa lembrou causos de forma bem humorada e agradeceu o apoio da equipe e do Trade Turístico. Além da nomeação de Adailton Feitosa como secretário de Turismo, Eduardo Figueiredo assume como secretário executivo de Turismo de Pernambuco; Salo Bortman como secretário executivo do Prodetur e Hamilton Falcão como vice-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
MELIÁ HOTELS & GRUPO GLOBAIA 

Durante o evento de lançamento dos voos diretos da Espanha para o Brasil da Companhia Aérea Air Europa, que ocorreu no Consulado da Espanha em São Paulo, o vice-presidente da Meliá Hotels International Brasil, Rui Manuel Oliveira, encontrou-se com o Presidente do Grupo Globalia, Juan José Hidalgo. O Grupo traz em seu portfolio diversas empresas espanholas de grande relevância, entre elas, a Companhia Aérea Air Europa. 


Na ocasião, os profissionais conversaram sobre a parceria e os acordos comerciais que acabam de ser fechados entre as empresas. A companhia aérea espanhola Air Europa aterrissou em São Paulo para iniciar um projeto de expansão que pretende realizar na América Latina. Com o atrativo da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a Air Europa somou São Paulo a sua rede de destinos internacionais com uma rota de cinco frequências semanais passíveis de serem ampliadas para sete.


BRONZEADO


Garantir o bronzeado perfeito não é nada fácil, além de precisar dedicar um bom tempo embaixo do sol, existe o desafio de manter a cor por mais do que alguns dias depois de voltar da praia. Para conseguir um belo bronzeado precisamos ter alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção da melanina, que é um pigmento responsável pela cor da pele.E não é apenas para a cor que o nutriente é importante, ele traz benefícios na prevenção de rugas. Também são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo quanto aos danos celulares ocasionados pela radiação solar.


Segundo a Dra. Alessandra Fernando Querne, da Conceitualle, o que se coloca no prato é muito importante a exemplo da vitamina A e o betacaroteno que são encontrados em vegetais escuros, como o brócolis, agrião e espinafre, e alimentos alaranjados, como mamão, manga, abóbora e cenoura. Porém, existem nutrientes que agem como antioxidantes para a ação da vitamina A, como é o caso da vitamina C, presente na laranja, acerola, tangerina, caju e goiaba, e a vitamina E, na gema dos ovos, girassol, castanha, amêndoa e azeite. Os flavonoides estão no chá verde, soja, morango, cereja e uva. Quando comer? Apesar de ajudarem bastante, não adianta colocar essas opções saudáveis no prato no dia de se expor ao sol. Os benefícios acontecem de maneira gradual, e por isso devem ser presença constante no cardápio. O ideal seria incorporar esses alimentos no mínimo um mês antes da exposição solar, ingerindo cerca de três a cinco porções diárias de frutas e quatro a cinco porções de verduras e legumes.


BAILA FLORIPA


A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) selecionará dois novos casais de professores para ministrar aulas durante a XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014. As vagas disponíveis são para duplas já formadas, que farão parte da equipe de profissionais convidados de 
academias conveniadas à entidade, como também de outros estados e do exterior. É necessário que os candidatos sejam associados à Acads e estejam com anuidade em dia, residam na região da Capital, apresentem carta de recomendação da escola onde trabalham e não tenham participado como professores em edições anteriores.


“Por sermos um dos polos da dança de salão no Brasil, acreditamos que a ideia incentiva a formação e profissionalização dos novos talentos da Grande Florianópolis. É uma oportunidade ímpar lecionar em um evento deste porte”, argumenta a presidente Aline Menezes. Os currículos devem ser enviados até o próximo dia 15 pelo email bailafloripa2014@gmail.com, informando os ritmos que se pretende ensinar. As aulas ocorrerão no centro de convenções do Majestic Palace Hotel, de 18 a 21 de abril. Mais informações, no site www.bailafloripa.com.br.



ABAV - SC


Dando início as ações de 2014 a Presidente da ABAV/SC, Ely Ribeiro da Silveira, viaja nesta terça-feira, dia 14/01, para Curitiba onde tem reunião marcada com seu colega Presidente da ABAV/PR, Roberto Bacovis, para tratar assuntos referente a 20ª edição do SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, onde se encontrarão todos os 27 Presidentes das ABAVs estaduais em reunião liderada pela presidente da ABAV catarinense, visando a troca de experiências. Segundo ela: “Será um encontro somente para trocarmos idéias, do que cada um já fez e o que deu certo". "Esperamos sair todos com no mínimo 27 novas idéias para serem aplicadas em nossos Estados.” Conclui. De Curitiba a Presidente Ely Ribeiro da Silveira segue para São Paulo onde se reúne com o Presidente da ABAV Nacional, Sr. Antônio Azevedo para tratar vários assuntos referentes à sua gestão na ABAV/SC.


KARTÓDROMO BETO CARRERO


Adrenalina total no Kartódromo Beto Carrero neste final de semana. A competição teve em Vitantonio Liuzzi seu principal protagonista. O italiano, que tem no currículo um título mundial de kart (2001), liderou quatro dos cinco treinos realizados. E o desempenho nos treinos acabou refletido na corrida deste domingo (12), quando Liuzzi derrotou um grid de 24 grandes pilotos com larga experiência internacional. Mesmo liderando treinos e sendo muito veloz, depois de cruzar a bandeira quadriculada, o ex-piloto das equipes Red Bull, Toro Rosso, Force India e HRT sentiu forte emoção. 


O evento ainda reuniu diversos artistas que têm como hobby a velocidade. Eles disputaram a primeira e a segunda etapa do Kart dos Artistas. Ausente na primeira corrida – sábado (11) – por conta das gravações da novela Joia Rara, da Rede Globo, o ator Rafael Cardoso superou o cansaço e, após largar em último, conquistou a vitória nesta manhã.  O segundo lugar ficou com Marcos Pasquim. Pole position, o ator liderou boa parte da prova, mas ao mesmo tempo sofreu com o ataque de Caio Castro. Os dois disputaram lado a lado a ponta. Após trocar posições com o rival, Pasquim se segurou na primeira posição. Porém, em um erro de percepção, não percebeu a chegada de Cardoso, que na sequência o ultrapassou e ganhou a prova. Caio ficou feliz com o seu desempenho no dia. Ele também liderou a prova e levantou os fãs que estiveram nas arquibancadas para prestigiá-lo. 

Clique na imagem para ampliá-la - O grande QG dos pilotos e celebridades foi o Ininity Blue Spa & Resort. 

CENTRO HISTÓRICO

Arquitetos e escritórios de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil  podem apresentar ideias para a requalificação urbana do Centro Histórico de São José (SC). O Concurso Nacional foi lançado em dezembro de 2013, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2014. Segundo Sonia Suzete Roese, Coordenadora do concurso pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC), será avaliado e selecionado o melhor projeto preliminar de arquitetura que corresponda ao Termo de Referência  para intervenção na área entre a Praia Comprida e o acesso à Ponta de Baixo com foco no núcleo central do sítio - arredores da Praça Hercílio Luz e Igreja Matriz. “Uma das premissas exigidas é a criação do Parque do Beco da Carioca, uma das mais antigas referências do lugar”, destaca Sônia.


Os três projetos eleitos serão divulgados no dia 25 de março, durante a programação comemorativa do aniversário de São José. O julgamento das propostas acontecerá em duas etapas: o Júri Técnico e após o Júri Representativo composto de membros da comunidade. Os profissionais e/ou escritórios eleitos serão premiados com o valor de R$40 mil para o primeiro colocado, R$20 mil para o segundo e R$10 mil para o terceiro. Formulário de inscrição e regulamento podem ser consultados no site: http://iab-sc.org.br/concursocentrohistoricosj/.


CATARATAS

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, completou 75 anos nesta sexta-feira, 10 de janeiro, em Foz do Iguaçu (PR). A comemoração foi realizada no primeiro mirante das Cataratas. De acordo com a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, o ano de 2014 terá muitos eventos na cidade. “Em maio a Hidrelétrica de Itaipu, que é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, comemora 40 anos e em junho acontece a grande festa de 100 anos de Foz do Iguaçu”, disse. Juliana 
também destacou a importância do grande número de atividades que podem ser desfrutadas no Parque Nacional do Iguaçu. “Vôos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas, trilha do poço preto, macuco safari, arvorismo, rapel, rafting, trilha das bananeiras e o luau das Cataratas são alguns dos atrativos que resultam no aumento do tempo de permanência dos turistas no local”, concluiu.


O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939 e abriga o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, com o auxílio da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., que presta apoio à visitação turística do atrativo desde o ano de 2000, quando a empresa venceu a licitação para operar no Parque Nacional do Iguaçu. Em 2013, o Parque 
recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes.


TUDO AZUL


A Azul Linhas Aéreas para detonar com os preços abusivos do cartel informou que adotará a tarifa-teto de R$ 999,00 reais por trecho para passagens aéreas durante a Copa do Mundo. A ação valerá para todos os vôos da companhia, para qualquer destino (não apenas as cidades-sede), durante o período da Copa. A tarifa-teto poderá significar uma perda de 20 milhões de reais no faturamento da empresa em 2014, informou o presidente da companhia, David Neeleman. A decisão da companhia ocorre meses depois de o governo afirmar que "ficará de olho" nos preços das passagens aéreas no período da Copa e principalmente por conta da informação de que o mercado se abriria a empresas estrangeiras. Em outubro do ano passado, os preços de trechos para as cidades-sede no mês de julho de 2014 já mostravam aumentos de cerca de 1.000%.


SERVIÇOS AÉREOS

Falando nisso, a redução da oferta de serviços aéreos em algumas regiões do País é um dos principais problemas apontados em relatório aprovado no fim de dezembro por uma subcomissão da Câmara dos Deputados. Conforme o texto, a região amazônica é a que mais sofre com problemas de infraestrutura aeroportuária e aeronáutica e com a falta de voos regionais regulares. Atualmente mais de 90% da movimentação de passageiros no País ocorre por meio de grandes aeroportos. Embora o Brasil detenha a segunda maior frota de aviação geral do mundo, com aproximadamente 12 mil aeronaves, na Amazônia Legal operam apenas 1.774 desses aviões, a maioria dos pequenos aeroportos da Amazônia não conta com mais de dois voos semanais, ligando-os às capitais Manaus e Belém, lamentavelmente. 

DIFICULDADES

Há ainda uma lista de dificuldades a serem superadas para tornar viáveis os serviços de transporte aéreo naquela região. Pelo relatório, comprometem a regularidade dos serviços aéreos na Amazônia: a falta de normas regulatórias com características especiais, compatíveis com o grau de limitação existente na Amazônia; a dificuldade dos municípios de custear a adequação das instalações (sinalização, manutenção das pistas, condições mínimas de inspeção de passageiros e funcionários) para receber voos frequentes; e a falta de incentivos a empresas áreas regulares e de táxi aéreo para atender essas regiões. Muitas prefeituras, encarregadas de administrar os aeródromos nessas localidades, demonstram total incapacidade de arcar com os custos das instalações. 

SEM PREVISÃO

Assim, os 270 aeroportos regionais brasileiros contemplados no plano – 67 deles na região Norte – terão obras e intervenções necessárias a seu aperfeiçoamento sem que certas contrapartidas – difíceis de cumprir, especialmente na Amazônia – sejam cobradas. Até o momento, no entanto, as obras do plano, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão na região Norte, ainda não foram iniciadas.


Já começou a colheita da maçã em Fraiburgo e o ponto de partida é o Hotel Renar. Uma aventura inesquecível.
SONHO DE NATAL


O Sonho de Natal encerrou sua programação trazendo uma nova perspectiva do Natal de Canela. Nesses 60 dias de evento, mais de um milhão e duzentas mil pessoas visitaram Canela e se encantaram com as mais de 100 apresentações da programação do Sonho de Natal 2013, evento que foi totalmente repaginado, trazendo a magia do natal de volta a cidade. Com atrações inéditas o 26º Sonho de Natal chamou a atenção por manter uma inovadora programação, cumprindo a proposta da Secretaria Municipal de Turismo, que era tocar a alma das pessoas. Esse projeto do Natal vem investindo na qualificação do talento da população canelense, mostrando que 95% dos artistas são do município.


Entre a tradicional Chegada do Papai Noel, Cantores, Teatros, Festival de Danças, tiveram espetáculos inéditos. Os principais destaques  foram o Espetáculo Simplesmente Natal, a Parada de Natal- A Trupe de Noel com sua colorida trupe, o espetáculo de projeção mapeada Mosaicos de Natal, a contagiante orquestra Christmas in Concert e o divertido Encantorias de Natal. 


O resgate do orgulho de Canela como cidade e como destino turístico através do Sonho de Natal, é somente o começo de um grande ciclo virtuoso para o município, mostrando sua vocação natural, e criando uma base sólida e sustentável para um futuro brilhante, futuro que já começou. “Atingimos nossos objetivos de realizar belos espetáculos, shows e eventos, onde a comunidade, visitantes e a mídia aprovaram. Canela esta de Parabéns. Temos muito trabalho pela frente e agora é fazer uma avaliação com todos os envolvidos pois já estamos pensando na próxima edição e divulgar tudo aquilo que fizemos para que em 2014 tenhamos mais sucesso do que foi em 2013.” relata o secretário de Turismo Leandro Oliveira

O melhor Bistrô de Canela


FESTURIS GRAMADO

A internacionalização do Festival do Turismo de Gramado, consolidada ano a ano especialmente na última década, se evidencia por meio de publicações de veículos de comunicação de todo o mundo. O ano de 2013 foi o de maior retorno de mídia espontânea internacional para o evento, que teve representação de 65 países nesta edição, realizada de 7 a 10 de novembro. Em torno de 250 jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros se credenciaram para conferir o festival. O diretor Marcus Vinícius Rossi avalia o reconhecimento da mídia mundial como resultado de um trabalho que vem sendo realizado especialmente na última década. “Cada vez mais, ‘o mundo’ tem eleito Gramado como palco de negócios, o que atrai a imprensa internacional, pois aqui são geradas notícias importantes que envolvem o trade turístico”, avalia. Além disso, os três diretores do evento – Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus  – percorrem as principais feiras da Europa e América do Norte, abrindo portas para dialogar com empresários de turismo dos quatro continentes. E, por fim, o ingresso na Organização Mundial do Turismo (OMT), em abril deste ano, consolidou todo este processo de internacionalização. “São aspectos que se unem e concretizam nosso maior objetivo: ser o melhor evento business to business para o setor.”


Cloque na imagem para ampliá-la

A comprovação deste trabalho com publicações de todo o mundo está evidente em veículos como a revista italiana Travel Quotidiano, que na edição de outubro destacou o Festuris, realçando a atuação do diretor Marcus Vinícius Rossi – filho de Marta, que fundou o evento em 1989, ao lado da sócia, Silvia Zorzanello (falecida em 2010). A 26ª edição do Festuris será realizada de 6 a 9 de novembro de 2014, no Serra Park, em Gramado. No Jubileu de Prata, o evento recebeu em torno de 14 mil profissionais do trade turístico, que conferiram 400 estandes e 2,5 mil expositores, além de ter 65 países representados. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos e palco de negócios turísticos mundiais, introduz temas de relevância para o segmento, como sustentabilidade, acessibilidade e eventos corporativos. Informações no www.festurisgramado.com.



TAM & CONVENTION

A Diretoria do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa selou uma convênio de cooperação técnica comercial com a TAM Linhas Aéreas que irá impulsionar o processo de captação de eventos para a capital paraibana. Por meio do convênio, a companhia aérea concederá descontos especiais nas tarifas em trechos nacionais para a equipe técnica da instituição ao longo de 2014. Também haverá descontos especiais para o custo do volume de bagagem. O convênio representa uma ferramenta importante no apoio aos processos de captação de congressos e eventos realizados pela entidade, irá reforçar a vocação da cidade como destino para a realização de eventos profissionais e associativos e intensificar a versatilidade turística. Esta é uma ação que fortalece e amplia o networking do grupo, no intuito de fomentar o turismo de eventos na capital da Paraíba. 


Clique na imagem para ampliá-la

Danielle Lemos, gerente de Vendas da TAM para os mercados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, revela que o ‘casamento’ selado com o Convention Bureau é fruto de um ‘namoro’ que vinha sendo mantido há alguns anos e que foi consolidado nesse momento “abrindo uma série de oportunidades de bons negócios”, tanto para a cidade, com maior volume de captação de eventos, como para a empresa, que pode ampliar o número de passageiros nesse processo. Para à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, o advento do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima irá gerar uma expectativa de realização maior de eventos para a cidade e a necessidade de mais ações de captação desses eventos. A parceria será fundamental porque reduzirá os custos dos processos de captação, desde a aquisição das passagens aéreas até a redução do valor das bagagens, com material de divulgação.




A presidente da Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino Cavalcanti, comemora essa nova parceria entre o Convention e a TAM destacando que desde que assumiu a presidência do órgão acreditando que a gestão só caminha com parcerias de forma constante e sustentável. “Ninguém caminha sozinho”, aponta a executiva, que aponta como indicadores a média de ocupação dos hotéis como reflexo positivo. “Praticamente não tivemos baixa estação em 2013 e estamos mantendo uma média de ocupação superior a 60% durante todo o ano”, revela a executiva.




O secretário de Turismo de João Pessoa, Beto Brunet, disse que não se faz turismo sem avião, e que as companhias aéreas têm entendido que não se conquista turistas/passageiros se não houver ações conjuntas entre os setores público e privado. Na opinião dele, com a abertura do Centro de Convenções de João Pessoa aumentou a responsabilidade e o trabalho para buscar novos eventos e mais turistas. Nesse processo, essa parceria, segundo disse, será fundamental para o sucesso das captações.




DESTINO PARAÍBA

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso, João Pessoa e outras cidades do litoral da Paraíba deverão receber em janeiro de 2014 cerca de 200 mil turistas. A previsão é do Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que divulgou uma pré-estimativa do Fluxo Global de Turistas para o período da Alta Estação (Verão). A capital do estado deverá receber mais de 138 mil turistas. Computados os dados de todo o estado o número total deve ficar na casa dos 197 mil turistas. A pesquisa prevê que ao longo de 2013 mais de 1,6 milhão de turistas tenham visitado o estado, o que representa um implemento no fluxo global de visitantes na casa dos 6,02%.  No mesmo período do ano passado foram registrados 1.513.468 turistas. Para João Pessoa, o principal portão de entrada de visitantes, os números previstos são de crescimento da ordem dos 6%, ou seja, 1.127.397 turistas.





VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Sinalização turística 

Finalmente o projeto de sinalização turística em Joinville ficou pronto, seguindo os critérios do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e os padrões internacionais. O valor total do investimento é de R$1.186.956,52, sendo R$1.092 milhão proveniente de recursos do Ministério do Turismo e, o restante, oriundo de contrapartida do município.  Já aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto segue agora para a Secretaria Municipal de Administração que, juntamente com a Secretaria de Planejamento, vai elaborar e lançar o processo licitatório. O projeto foi elaborado pela Fundação Turística em parceria com o IPPUJ. De acordo com o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, além de atualizar as informações, o novo projeto contemplou a valorização do turismo urbano de Joinville. “A partir dos estudos realizados, traçamos uma rota que contempla, estrategicamente, todos os pontos turísticos da cidade. Assim, o visitante será sempre motivado a conhecer nossas diferentes atrações, com orientações eficientes”, explica Sérgio Ferreira.

Placas de Direção

Serão instaladas 240 Placas Indicativas de Direção (Sentido) e de Identificação de Atrativo Turístico; 20 Placas Direcionais para Pedestre, com orientações para quem caminha pelo Centro da cidade; e 21 Placas Interpretativas para Pedestre, que estarão em diferentes pontos turísticos, com informações histórias sobre cada local, entre eles Museu Arqueológico de Sambaqui, Museu do Bombeiro, Cemitério do Imigrante e Casa da Memória, Mercado Público Municipal, entre outros. A expectativa é de que a nova sinalização esteja devidamente instalada até o Festival de Dança, em julho próximo. 

Parques de Lazer

Até março o Zoobotânico e o Parque Caieiras em Joinville deverão estar totalmente recuperados. Além disso, as obras de implantação do Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros deverão estar concluídas. A entrega dos três espaços de lazer e turismo faz parte das comemorações de aniversário de Joinville, em 9 de março. 

Festival Gastronômico


No dia 13 de janeiro (segunda-feira) foi realizado o lançamento o 6º Festival Gastronômico de Joinville, edição de verão, na Pizza na Pedra. Com a participação de 25 restaurantes, o festival acontece no período de 15 de janeiro a 2 de fevereiro. Pratos especiais estão sendo preparados. A iniciativa é da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL.  

Ginástica na praia

Uma das atividades que vem agradando moradores e turistas nas praias de Barra Velha, Itapema, Balneário Camboriú entre outras é o Projeto Ginástica na Praia. Os exercícios iniciam com um alongamento, seguido da ginástica sincronizada e passos de dança nos mais variados estilos, desde axé, forró e até a sensação do momento, zumba. As aulas duram em média uma hora, reunindo adultos e crianças, em momento de descontração e alegria. É a busca de vida saudável e divertida durante as férias, preparando o corpo para o retorno ao trabalho. 

Atração turística em Itajaí 

Boulevard em Itajaí

Um novo espaço, chamado “Boulevard”, foi inaugurado nos dia 28 e 29 de dezembro com coquetel na Central de Vendas do Brava Beach Internacional. O espaço é aberto para a população passear em um ambiente tranqüilo, ao som das fontes de água dispostas por todo o caminho, aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. A obra é uma ação da iniciativa privada, o que mostra como o setor da construção civil pode ser uma ferramenta de investimento na infraestrutura da cidade. A praça pública destaca uma área ímpar de beleza e paisagismo exuberante e ocupa uma área de 3 mil m², estrategicamente posicionado em frente ao mar. “A intenção desse ambiente é oferecer um espaço de lazer complementar à praia, uma forte tendência dos empreendimentos litorâneos”, acrescenta Maurício Scoz, diretor do Grupo Brava Beach. O Boulevard conecta as reservas Corais e Aroeira, as duas primeiras etapas do empreendimento, que tem entrega prevista para setembro de 2014. 

Raízes Pomeranas 

De 10 a 21 de janeiro, a cidade de Pomerode viverá a tradicional Festa Pomerana em sua a sua 31ª edição. Este ano a festa integra o calendário da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, que até maio de 2014, por meio de inúmeros eventos nos centros urbanos do Brasil, mostrará aos brasileiros a autêntica Alemanha e uma abrangente imagem de sua economia, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia. A 31ª Festa Pomerana espera receber mais de 80 mil visitantes nos 11 dias de celebração. Para isso, foram montados além do pavilhão principal, um pavilhão cultural, um pavilhão para competições, e um Biergarten – espécie de jardim em que os amantes da cerveja podem experimentar diversas marcas trazidas da Alemanha, sem falar na boa culinária alemã. Ingressos: R$ 6,00 de Domingo à Quinta; R$ 15,00 aos sábados e domingos. Saiba mais em http://festapomerana.com.br/programacao/. 

Fórum de Turismo

Após quatro edições de sucesso em Florianópolis/SC e Brasília/DF, o Fórum de Turismo de Negócios -FTN se consolida como um dos principais eventos do setor e, para reafirmar este compromisso com o turismo de negócios em todo território brasileiro, nos dias 08 e 09 de abril de 2014 será promovido outra edição itinerante do FTN, desta vez em Ribeirão Preto – São Paulo. A proposta é reunir nesta cidade um público qualificado, garantindo a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de negócios e lazer. O evento seguirá com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop. A próxima edição em Florianópolis será nos dias 29 e 30 de setembro. Ainda há tempo de conseguir um bom desconto em sua participação. Veja site: www.ftnonline.com.

Viagem de geração para geração

A Expedia.com.br, com base em entrevistas em mais de 24 países na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania buscou identificar tendências de turismo. A pesquisa, desenvolvida pela Harris Interactive, empresa norte americana especializada nesse tipo de conteúdo, mostra os hábitos dos viajantes de acordo com as diferenças regionais e faixas etárias. Foram destaques nesse estudo temas relacionados à tecnologia - como dispositivos móveis e salvamento online de dados – além de aspectos comportamentais como programas de fidelidade e a importância de reviews de viajantes. Para conhecer as diferenças de comportamento regionais e geracionais, comparou-se o Brasil com outros países em duas faixas etárias: de 18 a 39 e mais de 40 anos. Ao todo, foram ouvidas 8.535 pessoas, sendo 316 brasileiros. 

Itaipu recebe quase um milhão em 2013  


Foram 952.812 turistas de vários países e de todos os estados brasileiros, que passaram pela hidrelétrica em 2013, um crescimento de 6,8% em relação a 2012, quando foram computadas 887.888  visitas.  Porém,  o aumento mais expressivo foi verificado no CTI, que  recebeu,  no  último ano, 586.307 turistas – número 23,94% superior ao total  de  2012, maior  movimentação turística anual desde que foi implantado o novo modelo de visitação à usina, em 2007. O grande diferencial deste ano foi a exposição Múltiplo Leminski, que ficou  em  cartaz  de  julho  a  novembro  e  atraiu 320.939 visitantes ao Ecomuseu. 

Agreste das Confecções 

O Agreste Pernambucano mantém o maior Parque de Confecções da América Latina e está cada vez mais preparado para oferecer comodidade e conforto na hora das compras. São mais de 700 lojas e mais de 9 mil boxes, um verdadeiro mundo de compras. O Brasil inteiro compra ali e o parque oferece segurança, câmaras de monitoramento, caixas eletrônicos, sistema de som, TV interna, farmácia, casa lotérica, alojamento gratuito para motoristas, estacionamento para 4.500 veículos, 6 praças de alimentação com 58 restaurantes, 19 hotéis/dormitórios com mais de 3 mil leitos entre outras facilidades. Um dos segmentos que mais movimenta o Agreste é o da moda. Das 71 cidades que fazem parte da região -, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cupira, Riacho das Almas, Santa Cruz de Capibaribe, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes são as principais, com cerca de 100 mil pessoas trabalhando no ramo do vestuário. As que estão em negrito se destacam neste polo e juntas somam mais de 80% das pessoas que trabalham no setor. Só Caruaru tem mais de 1.215 indústrias, segundo o Ministério do Trabalho e mais de 16 mil empresas, a maioria delas incluindo lojas e que fez ampliar o PIB de 2007, de R$ 6.868 para R$ 9.537 em 2010.    

Museu da Rampa 

A passagem das tropas aliadas por Natal, capital de Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra Mundial será agora documentada e mostrada ao público, assim como a própria cronologia mundial da aviação no início do século passado. O Centro Cultural da Rampa, às margens do Rio Potengi está previsto para o primeiro semestre deste ano e certamente será uma das principais atrações histórico-culturais de Natal. Memorial do Aviador em homenagem aos bravos pilotos, auditório, espaço para exposições temporárias e permanentes, bar temático e lojinha de souvenirs completarão o ambiente. É que entre 1920 e 1940, período de expansão da aviação civil, Natal foi ponto obrigatório para aviadores atravessarem o Atlântico Sul. E por ser o ponto das Américas mais próximo da África, tornou-se sede das principais companhias aéreas do mundo e o ponto mais movimentado de aterrissagem e decolagem de aeroplanos e hidroaviões durante a Segunda Guerra Mundial.

No fundo do mar 

Aquário Natal com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)

Natal é também um dos melhores endereços para mergulhos. O local mais adequado é o Batente das Agulhas, uma laje de quase mil metros quadrados em forma de anéis, a 25 km da costa da capital potiguar. O ponto mais profundo é de 24m e permite boa visibilidade para fotografar a incrível beleza da flora e fauna submarina. Porém, mergulho que envolve coragem, disposição e resistência é o aquário de mais de 260 mil litros de água salgada, em companhia de um instrutor certificado, para ter contato com cinco tubarões lixa, tartaruga verde e peixes de recifes de corais entre outros.    

Belém a capital da Amazônia 

Vitória Régia, uma das preciosidades da natureza brasileira 

Belém, capital do Pará completou no dia 12 de janeiro 398 anos, com o privilégio de ser guardiã dos principais segmentos turísticos do Pará -  cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, tornando a cidade um dos destinos mais procurados do Brasil, o mais desejado na Amazônia e que tem no Pará mais de 50% dos seus atrativos turísticos naturais, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo. Entre as demais comemorações, uma das mais festejadas é o anúncio de dois vôos internacionais ligando Belém aos Estados Unidos, através da TAM e a Europa pela TAP. A cidade também recebeu, em 2013, 44 navios com um total de 30 mil turistas e tem como meta para este ano ampliar ainda mais esse fluxo, que vem principalmente da Europa.

São 100 anos de aviação

Primeiro avião de quatro motores completa 100 anos

Segundo a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo o dia 1º de janeiro marcou exatamente 100 anos do nascimento da aviação comercial. Segundo a entidade, em 1º de janeiro de 1914 uma equipe de quatro visionários combinou esforços para realizar o primeiro serviço aéreo regular, ligando São Petersburgo a Tampa, na Flórida. Percival Fansler organizou os recursos da linha aérea, que operou o hidroavião de Thomas Benoist sob o comando do piloto Tony Jannus. E o então prefeito de São Petersburgo, Abram Pheil, pagou US$ 400 em leilão para ser o primeiro passageiro do voo de 23 minutos. O que começou com apenas um passageiro, a indústria aproximou as pessoas e tornou o mundo menor. Hoje, em média, mais de oito milhões de pessoas voam a cada dia. Em 2013, o número total de passageiros alcançou 3,1 bilhões, superando pela primeira vez na história a marca de três bilhões, e que deverá crescer para 3,3 bilhões em 2014 – equivalente a 44% da população mundial. 

Comércio e empregos

Cerca de 50 milhões de toneladas de carga são transportadas anualmente por via aérea (140 mil toneladas por dia). O valor anual desses bens alcança US$ 6,4 trilhões ou 35% do valor dos bens comercializados internacionalmente. A aviação oferece mais de 57 milhões de postos de trabalho e gera US$ 2,2 trilhões em atividade econômica, com uma contribuição econômica direta de cerca de US$ 540 bilhões. Se fosse um país, a indústria de aviação ficaria entre as 20 nações com maior PIB. Ainda segundo a IATA, que representa 240 companhias aéreas e 84% do tráfego aéreo global, em 2014 o volume de negócios da indústria aérea deverá ser de US$ 743 bilhões, com margem média de lucro de 2,6%. Para comemorar a data, foi lançado o site www.flying100years.com.