sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


NÃO VAI TER COPA
 
 
Apesar dos apelos do Rei Pelé, segue forte o movimento "não vai ter copo" que promete grandes protestos antes, durante e depois. Outro fato importante a ser considerado é que com procura fraca, agência da Fifa devolve até metade de quartos de hotéis. A Situação é mais grave em Natal. Em Manaus, diversos hotéis desistiram de esperar por acordo formal com a agência oficial, a,lém de que os preços abusivos dos hotéis assustam qualquer um que tenha no mínimo bom senso. A Match, agência de viagens oficial da Fifa já devolveu quartos reservados em hotéis em diversas cidades sede. Isso acontece porque demanda tem sido menor do que a esperada.
 
NATAL
 
 
O caso mais dramático é o de Natal, uma das cidades-sede do Mundial de Futebol. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Estado, Habib Chalita, metade dos quartos previstos em contrato, em 37 hotéis da cidade, já foram devolvidos. Hotéis em Manaus, no Amazonas, nem chegaram a realizar acordo com a Fifa. 70% desistiram. Temerosos por perder clientes corporativos, que recebem na cidade durante todo o ano, 70% dos hotéis desistiram de esperar a Match e resolveram comercializar os quartos no mercado. A ABIH representa cerca de 50% da hotelaria na região.
 
GAÚCHOS
 
 
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a devolução de quartos reservados pela agência variou de 30% a 40%, conta o presidente da ABIH do Estado, Carlos Henrique Schmidt. O número representa cerca de 1 mil apartamentos. A estimativa é que a devolução chegue a 50% até o prazo final, cerca de dois meses antes do evento. Porto Alegre está sem espaço para abusos de preços. Quem achar que vai ficar milionário com a Copa, vai dançar literalmente. Guilherme Verdun, gerente comercial do Diplomata Hotel, em Cuiabá, em Mato Grosso, conta que a devolução na rede atingiu 20%. "Muitos disseram que iam faltar leitos na cidade. Mas alguns jogos não estão tendo demanda". Em Curitiba, no Paraná, a devolução de quartos em alguns hotéis chegou a atingir 25%.
 
APAGÃO AÉREO
 
 
Como dificuldades para uma ocupação maior em Natal, Chalita fala em apagão da aviação, com voos concentrados em poucas companhias, aliados à grande extensão do País. "O turista vem acompanhar sua seleção. Mas as seleções vão rodar muito. Ele não vai conseguir acompanhar". A Fifa inicialmente havia proposto que os jogos acontecessem em apenas oito cidades. A intervenção do governo para que o Mundial no Brasil fosse realizado em 12 locais, em um país com dimensões continentais, estressou a malha aérea, na visão dos empresários. Isso se reflete na ocupação mais baixa no setor hoteleiro.
Existem jogos de algumas seleções que, em três dias, o torcedor teria que ir de Porto Alegre para Fortaleza. Praticamente cruzar o País inteiro". “É mais fácil viajar para o exterior do que fazer turismo nacional em alguns casos" (Habib Chalita, da ABIH de RN). 
 
ABIH
 
 
Bruno Omori, presidente da ABIH em São Paulo, também não está otimista. "O único dia que irá lotar a cidade é a abertura. Logo depois, a ocupação deve cair para 40%", estima. "Há intervalos de sete dias entre jogos na cidade. Não há o que fazer neste período". Em sua opinião, hotéis que não fecharam com a Match na cidade, estão "perdidos". "Quem fechou está devolvendo quartos, imagina quem não fechou. A cidade vai sediar jogos pouco atrativos". A devolução de quartos de hotéis pela Match no Recife, em Pernambuco, girou entre 10% a 15% até agora, diz Carlos Maurício Piriquito. "Sempre olhei a Copa com cautela. Recebemos a última nos anos de 1950. Não temos experiência. Mas, ao menos aqui, temos com grandes eventos, como o Carnaval".
 
SEM PREVISÕES
 
 
Vice-presidente da ABIH do Distrito Federal, Plinio Mendes Rabelo Junior não arrisca previsões sobre a ocupação em Brasília. "Estamos com o pé no chão. Sabemos que muitos países europeus estão em crise. Não há uma onda de euforia". Ele indica, porém, que já houve devoluções de quartos na cidade. Os empresários esperam a definição de mais voos após a divulgação da nova malha aérea durante o evento esportivo, que talvez impulsione a vinda de mais turistas.
SE A MODA PEGA
 
Atenção funcionários da Prefeitura Municipal de São José, cujos aparelhos de ar-condicionado estão desligados e vocês estão levando ventilador de casa para não se sentirem sufocados. Sem ar-condicionado no serviço há pelo menos quatro anos, o funcionário público André Amaral, de 41 anos, usou a criatividade para afugentar o calor escaldante do Rio de Janeiro: trocou a calça comprida pela saia da esposa. A solução chegou a causar estranhamento no porteiro do Centro Administrativo do Estado do Rio, no Centro, que a princípio, tentou barrar André, mas já é um sucesso entre os colegas e também os internautas. - Já tenho mais curtidas no Facebook do que amigos! Foi tudo simples e rápido de resolver. As pessoas acabam obedecendo regras que não sabem de onde veio. 


Venho sempre de bicicleta e resolvi simplificar. Estamos sem ar-condicionado e, mesmo com esse calor, o problema não foi solucionado - contou. Segundo André, até mesmo o coronel da Polícia Militar responsável pelo local teria sido ponderado e sensato. “De saia pode!”, teria dito o militar ao porteiro, peemitindo a entrada do funcionário. Como ainda faltam pelo menos dois meses para o final do verão, as saias podem virar parte do armário do carioca. - Claro que vou usar novamente! Já tá programado! Estou me sentindo muito melhor, ficava com pressão baixa. Minha esposa dividiu essa, mas gostei tanto que acho que não vai voltar pra ela não! - brincou André.
 
TRANSPORTE TURÍSTICO
 
 
Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, informa que entrou em vigor nesta terça-feira (4) a portaria 312/2013, do Ministério do Turismo, que regulamenta o transporte de passageiros com finalidade turística. A norma estabelece regras e condições aos prestadores de serviços que realizam roteiros nacionais e internacionais por via terrestre. Publicada no Diário Oficial da União, em dezembro passado, a portaria regulamenta o artigo nº 28 da Lei Geral do Turismo. Segundo ela, o transporte de passageiros com finalidade turística é um “serviço prestado em caráter eventual para realização da atividade de turismo durante o trajeto ou no destino final de uma viagem”.
 
 
A portaria determina que o transporte turístico poderá ser realizado somente por agências de viagens com frota própria e empresas de transportes cadastradas no Ministério do Turismo. Os veículos deverão ser identificados com o selo do Cadastur, o cadastro de prestadores de serviços gerenciado pelo Ministério do Turismo, facilitando a comunicação com o turista. A legislação estabelece quatro modalidades de transporte turístico: pacote de viagem, passeio local, traslado e especial. Essa última categoria é a única que poderá ser comercializada pelas transportadoras diretamente com o contratante (pessoa física ou jurídica), sem a intermediação de uma agência de turismo.
Clique na imagem para ampliá-la
 
BALNEÁRIO SABOROSO
 
 
Após lançar a data da 5ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, que irá acontecer do dia 10 a 27 de julho deste ano, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau entrou no processo para a adesão dos restaurantes que vão participar da edição 2014 do festival. De acordo com a Gerente Executiva do Convention Bureau, Adriana Both De Pin, a estimativa é de que 30 restaurantes participem do festival neste ano. Um aumento de quase 30% em comparação com os números do ano passado. 
 
 
Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, afirma que o intuito desta nova edição é consolidar o festival como um atrativo de fluxo turístico regional. “Estamos trabalhando para manter o sucesso que se alcançou até aqui e ampliar ainda mais a programação paralela com a participação de grandes nomes da cozinha nacional e internacional, uma experiência que foi muito positiva e nos surpreendeu. A cidade é ávida por eventos culturais e de capacitação”, diz.
 
 
A 5ª edição do Balneário Saboroso já conta com a parceria da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, do Sebrae/SC e da Univali, através do curso de Gastronomia. Empresas interessadas em apoiar o projeto ainda podem entrar em contato através do telefone: (47) 3363.7976 ou pelo e-mail comercial@balneariosaboroso.com.br. 
 
  
GRAFITE
 
Estão abertas as inscrições para a palestra Um novo olhar sobre o grafite, que ocorre dia 18 de fevereiro, das 19h às 21h, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis, com os artistas urbanos GBA, Alma Set3, Tim Tchais. Os palestrantes vão tratar o tema por meio de cinco pontos de abordagem:Uma breve história do grafite no Brasil, A arte do grafite e sua inserção em espaços públicos e privados, Os estilos de grafite e seus principais artistas nacionais e internacionais, A trajetória dos artistas que estão expondo na Helena Fretta Galeria de Arte e A técnica empregada e materiais utilizados.As inscrições ao custo de R$ 30,00 podem ser feitas pelo e-mail helenafretta@helenafretta.com.br, pelo fone (48) 3223-0913, ou na própria galeria (Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis).
 
 
FLORIPA RUNNERS
 
 
Correr em grupo está entre as atividades mais procuradas por aqueles que buscam qualidade de vida. Só em Santa Catarina são mais de 40 assessorias esportivas e a tendência é de que esse número cresça ainda mais. A corrida em grupo aproxima as pessoas por suas afinidades, possibilita novas amizades, garante maior pique para treinar e ainda permite conhecer novos lugares.
 
 
No último final de semana (1/2) os atletas viajaram até Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, para fazer um treino diferente no alto do Canyon Fortaleza. Cerca de 30 alunos participaram do primeiro FR Itinerante de 2014. A turma de corredores teve uma recepção calorosa na pequena cidade, com direito a uma faixa de boas-vindas e a presença do prefeito da cidade.
 
 
O treino no Rio Grande do Sul teve uma programação preparada cuidadosamente, que incluiu churrasco e buffet de massas pós-treino, visita ao canyon Itaimbezinho e passeio pela trilha do Cotovelo. O FR Itinerante terá outras edições em 2014, a próxima viagem será entre 18 e 20 de abril, em Laguna.
 
 
SEM DESPERDÍCIO
 
Durante parte deste mês de fevereiro, a rotina de almoço dos colaboradores do Beto Carrero World, será diferente. Após a refeição, a comida deixada no prato passará por uma pesagem. A simples ação tem por objetivo chamar a atenção para o desperdício de alimentos. A proposta faz parte de uma campanha de conscientização, que iniciou nesta segunda-feira (3), e segue até o próximo dia 22. A realização é do departamento de Gestão de Pessoas em parceria com o Restaurante Naturas, responsável pela alimentação dos colaboradores do Parque.  Ao chegar para as refeições, os colaboradores já observam mensagens orientando que se sirvam com apenas o que forem consumir. 
 
 
Nesta primeira semana, aqueles que desperdiçarem mais de 100 gramas de comida, recebem uma notificação.  A meta é que esta quantia seja reduzida para menos de 50 gramas, até o fim da campanha. "É uma ação que visa manter o nível de desperdício dentro de patamares mínimos", explica o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Parque, Vitor Warmling. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado, o equivalente a 1,3 bilhão de tonelada de alimentos jogados no lixo todo ano. Daria para alimentar dois bilhões de pessoas. Por isso, nunca é demais conscientizar.
 
CUSTOM SHOW
 
 
Vem aí mais uma edição do SANTA CATARINA CUSTOM SHOW. O evento acontece no Centreventos Itajaí, amplo local que possibilita a exposição coberta e maior espaço para circulação do público. No salão principal, uma seleção de carros clássicos e customizados tomará conta do espaço, além dos expositores de peças e acessórios, mercado de pulgas, artigos nacionais e internacionais, roupas, bijuterias e artigos para decoração. Centenas de veículos participam da edição, desde clássicos, customizados, rot hods, low riders, rat looks e outros modelos que chamam a atenção do público. O sucesso do evento reflete a importância de reunir pessoas que gostam e admiram o estilo custom.

 
DORMIR BEM
 
 
No verão, devido a intensa sensação de calor, é muito comum as pessoas apresentarem dificuldades na hora de dormir.E, cumprir a meta de dormir oito horas por noite torna-se uma tarefa mais difícil. Além do desconforto provocado pelas altas temperaturas, os dias longos aumentam o período de exposição à luz solar — o que prejudica a secreção de melatonina, o hormônio que promove sonolência e é produzido apenas na escuridão. Pensando nisso, e em como uma noite mau dormida afeta a belezxa feminina, Dra. Alessandra de melo Campos, da Clinica Conceitualle, informa 7 Dicas para dormir bem no calor. Confiram!
 
1- Vá para a cama com roupas leves.
2- Prefira os lençóis de algodão e linho, àqueles sintéticos, pois esquentam menos;
3- Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular.
4- O ventilador pode permanecer ligado, desde que não fique muito próximo ao corpo;
5- O ar condicionado deve estar com o filtro limpo e precisa ficar ligado em temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente.
6- Utilize travesseiros adequados ao seu biótipo e gosto pessoal. No mercado, existem os modelos de látex moldados com milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar e facilitam a respiração e a ventilação, mantendo-o numa temperatura sempre inferior à do corpo.
7- À noite, faça refeições leves e evite a ingestão de bebidas que funcionem como estimulantes, dentre elas, refrigerantes a base de cola, chás e café.
 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


BROCKER TURISMO
 
De 22 a 26 de janeiro, a Brocker Turismo marcou presença na Feira Internacional do Turismo Fitur, em Madri, representada por Ana Cláudia Marques, do setor comercial A Brocker Turismo foi a única empresa privada a participar da ação de prospecção liderada pela Prefeitura Municipal de Gramado. Além de participar ativamente da programação da feira, articulando contatos com operadoras e agentes de viagem, a Brocker também esteve presente no workshop promovido pela Secretaria de Turismo de Gramado, que reuniu imprensa e agentes de viagem para apresentação do destino “Gramado Inesquecível”. 
 
 
Luiz Kraieski, coordenador de promoção turística de Gramado, Ana Cláudia Marques, comercial da Brocker Turismo, Rosa Helena Volk, secretária de turismo de Gramado e Patrícia Storn, representante do Festuris na Espanha.
 
 
Ana Cláudia promoveu uma capacitação sobre o destino serra gaúcha e os diferenciais e novidades da Brocker Turismo, entre eles o BusTour, ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos de Canela e Gramado com sistema de embarque e desembarque livre, que segue os mesmos moldes das principais cidades turísticas do “Entendemos a importância destas missões internacionais e fizemos questão de apoiar a iniciativa, agregando valor ao evento e, como empresa privada, comercializando o destino e apresentando todo o potencial turístico que nossa região oferece.”, diz Carlise Bianchi, diretora comercial e marketing da Brocker. A Brocker Turismo já confirmou sua participação no próximo evento internacional do trade, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 12 a 16 de março, novamente em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado.
 
 
MULHERES NA MONTANHA
 
 
Mulheres na Montanha é uma homenagem inspirada no Dia das Mulheres que reúne mulheres em busca de aventuras, belas paisagens e troca de experiências. Sua origem é o evento que existe desde 2005, promovido no Rio de Janeiro, que começou com 9 participantes escaladoras, ganhou corpo no Rio e se espalhou por outras cidades. Na Serra Catarinense, o evento reúne caminhantes de montanhas e está na sua 3.ª edição. Uma caminhada fantástica por uma das regiões mais belas de Santa Catarina. O local da da caminhada é na cidade de Bom Jardim da Serra, saída de Urubici às  8 hs. Saída do centro de Bom Jardim da Serra: 9 hs. Início da caminhada: 9h30. Valor da inscrição: R$ 30,00, incluindo camiseta, seguro individual e acompanhamento de guias.
 
 
BAILE DO HAWAII 2014
 
 
Essa minha confrade não deixa ninguém ficar parado. Faz sempre a diferença. Anote aí em tua agenda. No próximo dia 28 de fevereiro a colunista Luiza Gutierrez  no Lagoa Iate Clube, resgata de um dos mais tradicionais bailes pré-carnavalescos da Ilha, o BAILE DO HAWAII. Totalmente repaginado, o evento será uma grande festa temática, com ambientação, animação da MANCHESTER BAND, DJ, performance , animação dos foliões com fantasias e marchinhas carnavalescas, bateria de escola de samba, passistas com presença da corte carnavalesca, escolha da GAROTA HAWAII e muitos efeitos especiais para colorir todo o ambiente do evento. 
 
 
Com a marca ""Celebration By Luiza Gutierrez"" o BAILE DO HAWAII 2014 terá um concurso de blocos fantasiados e inspirados nos filmes estrelados por Elvis Presley e todos os encantos do Hawaii, prometendo uma noite animada aberta para sócios, turistas e foliões de todas as idades! No SPA da Folia, um espaço para momento Relax com massagem para pés e outros mimos. Área de gastronomia, bar e praça de alimentação externa assinada pelo Grupo Styllus da equipe do Chef Leno. Cobertura total de sites de eventos, programa Magazine, Coluna Social Gente e outros. INTERNET Wireless gratuita no salão.
Descontos especiais para Sócios do Clube LIC. Consulte a secretaria do clube para mais informações: 3232-0088.

 
QUINTA DO BUCANERO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Puro êxtase ! Luxo, lazer, conforto... o paraíso ! Neste final de semana a Jaqueline e o Bocao inauguraram os  novos apartamentos, na paradisíaca Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa. Não preciso dizer mais nada pois as fotos valem por mil palavras. 
 
GASTRONOMIA BRASILEIRA
 

 O Brasil é um dos países mais comentados como uma das grandes apostas que contribuem para o desenvolvimento do mundo e todos os setores produtivos brasileiros compõe essa grande força, inclusive a gastronomia. A gastronomia brasileira ao longo dos anos vem crescendo e movimentando vertiginosamente a economia do país. As nossas empresas e nossos profissionais a cada ano se tornam referencias mundiais. O ano de 2014 será um marco para o Brasil e toda a cadeia turística está ansiosa para que aconteçam os grandes jogos da Copa do Mundo 2014. A Gastronomia Brasileira não poderia ficar de fora das festividades do ano 2014, por isso, no mês de agosto de 2013 foi criado o Comitê da Gastronomia Brasileira e a Campanha "2014 – O Ano da Gastronomia dos Estados Brasileiros", composto pelo seguinte corpo Diretor.
 
 
A Campanha “2014 – O Ano da Gastronomia dos Estados Brasileiros” foi criado para que no ano da Copa do Mundo no Brasil a gastronomia brasileira seja representada. A Campanha também prioriza a valorização da gastronomia tradicional dos estados, pois julgamos que essa riqueza cultural e histórica não pode ser sufocada por um único conceito. Dentro do projeto “2014 – O Ano da Gastronomia dos Estados Brasileiros”, outros grandes projetos também fazem parte das atividades do Comitê entre eles o projeto PRATOS TÍPICOS. O projeto PRATOS TÍPICOS valoriza a GASTRONOMIA REGIONAL E mobiliza o país sobre a importância das RIQUEZAS GASTRONÔMICAS DOS ESTADOS que em uma unicidade representam a GASTRONOMIA BRASILEIRA.
 
 
Serão escolhidos três Pratos típicos de cada Estado Brasileiro que será postado para que os internautas votem, na página Oficial do projeto www.facebook.com/gastronomiadosestadosbrasileiros, qual entre os três Pratos Típicos indicados representará o seu Estado no ano de 2014. Os internautas devem votar e escolher qual dos pratos típicos indicados representa cada Estado Brasileiro. Para isso os internautas devem deixar escritos na postagem dos indicados os seguintes textos: O MEU PRATO ESCOLHIDO É (NOME DO PRATO) Mas, é bom lembrar que antes de deixar as mensagens os internautas precisam ser curtidores ou se tornarem curtidores da PÁGINA OFICIAL DO PROJETO “2014 – O ANO DA GASTRONOMIA DOS ESTADOS BRASILEIROS” e compartilhar a postagem.


BALNEÁRIO SABOROSO


Após lançar a data da 5ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, que irá acontecer do dia 10 a 27 de julho deste ano, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau entrou no processo para a adesão dos restaurantes que vão participar da edição 2014 do festival. De acordo com a Gerente Executiva do Convention Bureau, Adriana Both De Pin, a estimativa é de que 30 restaurantes participem do festival neste ano. Um aumento de quase 30% em comparação com os números do ano passado. 


Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, afirma que o intuito desta nova edição é consolidar o festival como um atrativo de fluxo turístico regional. “Estamos trabalhando para manter o sucesso que se alcançou até aqui e ampliar ainda mais a programação paralela com a participação de grandes nomes da cozinha nacional e internacional, uma experiência que foi muito positiva e nos surpreendeu. A cidade é ávida por eventos culturais e de capacitação”, diz.


A 5ª edição do Balneário Saboroso já conta com a parceria da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, do Sebrae/SC e da Univali, através do curso de Gastronomia. Empresas interessadas em apoiar o projeto ainda podem entrar em contato através do telefone: (47) 3363.7976 ou pelo e-mail comercial@balneariosaboroso.com.br. 

VOLTA AO MUNDO - Nelci Terezinha Seibel




A criação do personagem palhaço Patriota foi uma forma criativa encontrada pela equipe da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) para passar informações sobre proteção ao meio ambiente e prevenção de acidentes durante o banho em rios de Joinville. Ensinar as crianças a jogar o lixo no lugar certo e tomar banho de rio somente acompanhadas de adultos. Afinal, há poucos dias houve afogamento até de adultos, embora a água límpida e geladinha convide a um mergulho. As crianças receberam cartilhas ilustrativas sobre prevenção de acidentes. 

Baila Floripa 2014      



Estão abertas as inscrições para bailarinos, academias, escolas, companhias e grupos do Brasil e do exterior, profissionais ou amadores, interessados em se apresentar na XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014. O evento será realizado de 18 a 21 de abril, com as exibições dias 19 e 20, no Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura (CIC). Cada grupo ou bailarino pode participar gratuitamente da seleção com, no máximo, três coreografias. As fichas de inscrição e os respectivos vídeos devem ser enviados por meio do site www.bailafloripa.com.br, até o dia 7 de março. A quantidade de componentes é ilimitada, mas não é permitida a participação dos mesmos integrantes em grupos diferentes. Menores de 18 anos necessitam autorização escrita do pai, mãe ou responsável. Aos selecionados não residentes na Grande Florianópolis será fornecido alojamento durante os quatro dias.
     
Projeto Golfinho

Em Itapema as crianças aprendem a lidar com as ondas, através de um curso, que tem duração de uma semana e acontece simultaneamente na Orla do Centro e na Meia Praia. De forma lúdica e prática, os pequenos  aprendem conceitos sobre a sinalização das praias, mares e ressacas, ondas e correntes marítimas, além de noções de educação ambiental.   “Eu participei do curso quando tinha dez anos e nunca esqueci as orientações dos professores. Hoje é uma honra poder ensinar as crianças sobre os cuidados com o mar e saber que isso ficará para sempre gravado na história de vida deles”, afirmou um dos professores do Projeto Golfinho, Gustavo Pergher. Segundo a 2ª  Tenente e Coordenadora do Projeto Golfinho do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fernanda Sabastiani, cerca de 40 % dos acidentes registrados nos meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos. O Projeto Golfinho tem a finalidade de reduzir esta estatística, por meio de uma ação preventiva, formando também multiplicadores deste conhecimento”, afirmou Fernanda Sabastiani. Para finalizar o curso, as crianças participam de um teste em equipe, recebem certificado de conclusão e o tradicional batismo de chuveirada. 

Carnaval em Pernambuco


A diversidade das manifestações culturais e a descentralização da folia são as principais características do Carnaval de Pernambuco, que a cada ano vem atraindo mais turistas. Isso tudo se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo que aponta Pernambuco como o principal destino de carnaval na região Nordeste. Para 2014 são esperadas 850 mil visitantes no Estado, que deverão trazer R$ 787 milhões de incremento à economia local. Os locais mais procurados são Recife, Olinda, Porto de Galinhas e o Cabo de Santo Agostinho.   

Txai Terravista Trancoso

Os habitués de um dos réveillons mais exclusivos do Brasil puderam contar este ano com um apoio de praia especial, localizado em Trancoso, o Txai Terravista Trancoso – próxima unidade do Txai Resorts, um dos primeiros resorts boutiques do Brasil, que preparou um serviço exclusivo nas areias do Rio da Barra. Confortáveis espreguiçadeiras de frente para o mar de Trancoso – uma das mais famosas e belas paisagens do país -, modernos guarda-sóis, toalhas e carrinhos de golfe à disposição.  
“Nosso objetivo é oferecer completa infraestrutura aos nossos hóspedes, e, com isso, garantir uma experiência única e inesquecível”, afirma José Romeu Ferraz Neto, presidente do Txai Resorts.

Registros eletrônicos

Boa parte dos turistas que chegam a um hotel ou pousada pelo país se lembra de, ainda no balcão, preencher uma ficha de permanência e outros dados. O envio dessas fichas é obrigatório para todos os estabelecimentos que atuam legalmente e possuem registro no Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Até 2012, no entanto, a maior parte desses papeis não chegava ao banco de dados do Ministério do Turismo. Com a digitalização do sistema, grande número de estabelecimentos abandonou a ficha impressa e alguns passaram a permitir que o cliente preencha estas informações de casa, pelo site, o que se convencionou chamar de “web check-in”. De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 5,8 milhões de fichas de hóspedes foram encaminhadas por 1.627 hotéis e pousadas. Os dados são enviados pela internet, por meio de um aplicativo eletrônico oferecido pelo próprio MTur. Os dados são criptografados, como medida de segurança. O ministério também investe em novas soluções de segurança para evitar a perda desses dados no próprio sistema do hotel.

Opinião da Fecomércio

Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo do Amaral Moritz, a digitalização dos dados é importante porque vai disciplinar o registro dos hóspedes. "Hoje, cada hotel ou pousada faz do seu jeito. Com o preenchimento eletrônico da ficha, vai ficar mais fácil até para que a polícia possa fiscalizar quem está hospedado na cidade", disse.

Bolsas colombianas  

As exportações e os investimentos da Colômbia destacam um hit do verão brasileiro, que são as bolsas colombianas Wayuu. Assim como nos EUA e nas principais semanas de moda da Europa, as bolsas artesanais produzidas pela tribo Wayuu já estão entre os itens das principais modelos e consumidoras. Os Wayuu são a maior tribo indígena das 86 tribos sobreviventes da Colômbia, com uma população de 150 mil  pessoas, que moram no extremo norte do país, no departamento (o que no Brasil é conhecido como estado), da Guajira, na beira do mar do Caribe. 


Dentro da comunidade Wayuu, as mochilas são um trabalho altamente valorizado, já que é uma arte que se transmite de geração para geração e tanto homens quanto mulheres participam da confecção das bolsas. As mulheres que tricotam as mochilas se inspiram em diferentes formas e tonalidades que dão um caráter único à cada peça. É o jeito de demonstrar sua inteligência e percepção do mundo exterior. São feitas artesanalmente e por uma única mulher, com média de tempo de produção de 25 dias. Já os homens fazem as "gasas", a correia das mochilas. A montagem final é  feita pela mulher que escolhe a gasa que melhor combine para o desenho e cor da mochila. As bolsas, feitas de 100% algodão são étnicas, tropicais e exclusivas, sendo impossível a produção de duas bolsas iguais.  

Igreja bizantina com mosaico 


Achados arqueológicos impressionantes incluindo uma grande igreja de aproximadamente 1500 anos, com um magnífico mosaico e cinco inscrições foram revelados em escavações pela Autoridade de Antiguidades de Israel, perto da cidade de Ashkelon. As escavações foram coordenadas pelos arqueólogos Dr. Daniel Varga e Dr. Davida Dagan. Esta igreja é parte de uma grande e importante colônia bizantina que existia na região. A colônia foi localizada ao lado da principal estrada que corre entre Ashkelon na costa do mar, a oeste, e Beit Guvrin e Jerusalém, a leste. Escavações pela Autoridade de Antiguidades de Israel ao longo desta estrada revelaram outras comunidades do mesmo período, mas nenhuma igreja havia sido encontrada. A igreja descoberta  pode ter servido como um centro de adoração cristã para todas as comunidades do entorno. Prensas de vinho e oficinas de cerâmica encontrados na região atestam a economia dos moradores locais durante o período bizantino, que fizeram a vida a partir da produção e exportação de vinho através de toda costa da região do Mediterrâneo.

Kia Epic Israel - O Desafio Final 

Após o sucesso da edição passada com mais de 400 ciclistas pedalando pelas paisagens bíblicas e vistas deslumbrantes, a edição 2014 da Kia Epic Israel acontecerá de 18 e 20 de setembro. As inscrições  para a corrida de mountain bike, prova com diversos níveis estão abertas já desde 1º de fevereiro. A prova é destinada a ciclistas profissionais e amadores. Um passeio aventureiro de mountain bike pelo período de três dias, a corrida mantém os mais altos padrões do mundo, oferecendo aos ciclistas rotas desafiadoras e emocionantes através da história e paisagens únicas. O percurso é marcado por toda parte, e inclui áreas de alimentação, estações de manutenção de bicicletas e pontos de ajuda médica ao longo do caminho. Os ciclistas percorrerão entre 80 e 130 km de um percurso de maratona variado e estimulante. Inscrições, site:  http://epicisrael.org.il/en

Folia na neve 2014
 
Mardi Gras é uma palavra de origem francesa que é o mesmo que dizer “Terça-Feira Gorda”, ou seja, Carnaval. E a “Mardi Gras Celebration” é o jeito norte-americano de comemorar a data, que em 2014 será em 4 de março, também nas estações de esqui do American Airlines SkiClub. E se a intenção é passar o carnaval meio longe da folia, a dica é aproveitar o feriado e visitar um dos 16 destinos oferecidos pelo AA SkiClub, tais como Aspen, Vail, Park City, Jackson Hole e Steamboat. E só para lembrar: a neve estará em sua melhor fase, a “powder” – fresca, seca e abundante –, transformando as pistas em “carpetes”.

Carnival Parade


 A festa nasceu na Louisiana no século 17, e consiste em um desfile – que lá é chamado de parada – com uma porção de gente fantasiada com máscaras, carros alegóricos e música. Não fosse pela ausência dos batuques das baterias de escolas de samba, das nossas fantasias, das multidões que invadem nossas ruas durante uma semana, poderíamos dizer que é bastante parecido. A programação da “Fat Tuesday” – terça-feira gorda em inglês –, nas estações de esqui vai de acordo com as tradições de cada cidade ou vilarejo, mas não passa batida. Há quem faça os desfiles e bailes de máscaras ou quem promova corridas de snowshoe com pessoas fantasiadas. Uma coisa não falta é animação. É diferente e divertido. Saiba mais em www.americanskiclub.com.br). 

Prato da Boa Lembrança
 
Desde 2009 a TAP vem trazendo novas experiências gastronômicas para a sua Executive Class, através dos criativos pratos da Boa Lembrança. Este ano traz o “Tachinho de Vitela” com pequenos legumes, criação do Chef Vitor Sobral. A TAP foi a primeira colocada em número de pratos distribuídos em 2013, entre todos os mais de 90 restaurantes da Associação dos Pratos da Boa Lembrança. Quem opta em saborear este prato a bordo recebe uma lembrança que é um prato de cerâmica com uma arte referente ao menu saboreado em voo. Estes souvenirs são embarcados de Lisboa para o Brasil para evitar que os passageiros brasileiros tenham que carregar o prato durante a permanência na Europa.
 
Diretor do Festuris participa da FITUR 

O Festival do Turismo de Gramado mais uma vez esteve presente nas principais feiras de turismo do mundo, levando o nome do evento, de sua cidade e do Rio Grande do Sul ao renome internacional. Durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (FIT), que ocorreu de 22 a 26 de janeiro, o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, representou o evento em diversas reuniões, entre elas um encontro dos membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de entregar mais uma edição do prêmio Silvia Zorzanello, em reverência aos trabalhos prestados para com o turismo por uma das fundadoras da feira de Gramado.

Cozinha quente

O SENAC Joinville está com inscrições abertas para um curso de Cozinha Quente e Acompanhamentos, a ser ministrado às sextas-feiras de 14 a 28 de fevereiro, das 19 às 22 horas. O curso, que inclui carnes, molhos e acompanhamentos  será ministrado por um chef de longa experiência em alta gastronomia. 

Aparecida no roteiro internacional

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) quer fomentar a visitação ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, e projetá-lo como destino mundial de peregrinação. Com o propósito de incluir Aparecida no roteiro religioso internacional, a FBHA está em entendimento com o cardeal-arcebispo da cidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, para realização de um encontro mundial sobre o tema, ainda este ano. Os esforços do setor de hospedagem serão voltados principalmente para atrair turistas com alto poder aquisitivo. De olho no potencial turístico, já estão surgindo hotéis na região que atendam a esse perfil de visitante. Em 2013, o Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde histórico de romeiros, com 11,856 milhões — 742 mil pessoas a mais que em 2012. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo movimento de jovens, fruto da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. Única federação com representatividade legal em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a FBHA quer que Aparecida seja apresentada ao mundo.