AUTO-ATENDIMENTO
Essa é para a TAM e GOL. Tutela antecipada deferida pela Justiça Federal determinou que a Tam e a Gol não podem obrigar passageiros a fazer check-in nos totens de autoatendimento nos aeroportos. A liminar vale em todo o Brasil a partir do momento em que as empresas sejam intimadas, o que deve ocorreu no último dia 16. Para o procurador da República Cléber Neves, do Ministério Público Federal em Uberlândia (MG), subscritor de uma ação civil pública, "Tam e Gol constrangem passageiros que querem fazer check-in no balcão ao forçá-los a usar o autoatendimento". Neves incluiu na ação relatos de passageiros que perderam o voo ao tentarem fazer check-in no balcão e, segundo os depoimentos, terem sido obrigados a ir aos terminais de autoatendimento. O próprio procurador mencionou ter sido vítima do problema. Na decisão, o juiz José Humberto Ferreira, da 2ª Vara Federal de Uberlândia, determina que Tam e Gol deixem de encaminhar os passageiros, contra a vontade deles, para os totens de autoatendimento. A multa por descumprimento é de R$ 10 mil diários.
Essa é para a TAM e GOL. Tutela antecipada deferida pela Justiça Federal determinou que a Tam e a Gol não podem obrigar passageiros a fazer check-in nos totens de autoatendimento nos aeroportos. A liminar vale em todo o Brasil a partir do momento em que as empresas sejam intimadas, o que deve ocorreu no último dia 16. Para o procurador da República Cléber Neves, do Ministério Público Federal em Uberlândia (MG), subscritor de uma ação civil pública, "Tam e Gol constrangem passageiros que querem fazer check-in no balcão ao forçá-los a usar o autoatendimento". Neves incluiu na ação relatos de passageiros que perderam o voo ao tentarem fazer check-in no balcão e, segundo os depoimentos, terem sido obrigados a ir aos terminais de autoatendimento. O próprio procurador mencionou ter sido vítima do problema. Na decisão, o juiz José Humberto Ferreira, da 2ª Vara Federal de Uberlândia, determina que Tam e Gol deixem de encaminhar os passageiros, contra a vontade deles, para os totens de autoatendimento. A multa por descumprimento é de R$ 10 mil diários.
"LATÃO"
A TAM segue ladeira abaixo. Uma tremenda porcaria. Agora funcionários do grupo LATAM, que reúne as operações das companhias aéreas TAM e LAN, ameaçam causar atrasos e cancelamentos de vôos durante o evento no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho. A reivindicação dos trabalhadores é para a retomada de negociações salariais entre a LAN no Peru, mecânicos e comissários de vôo. De acordo com comunicado da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), a negociação com a direção da empresa está parada há seis meses. De acordo com os sindicalistas, o grupo LATAM vai realizar mais de 300 vôos internacionais para o Brasil. Boa parte dos passageiros virá do Chile, do Peru e da Inglaterra. No Brasil, a TAM Linhas Aéreas terá um aumento de 31% em suas ofertas e vai adicionar mais de 750 vôos domésticos. A Fentac alega que a empresa tenta enfraquecer negociações com a oferta de incentivos extras, como prêmios em dinheiro, promoções e estabilidade a trabalhadores que abandonarem o sindicato.
A TAM segue ladeira abaixo. Uma tremenda porcaria. Agora funcionários do grupo LATAM, que reúne as operações das companhias aéreas TAM e LAN, ameaçam causar atrasos e cancelamentos de vôos durante o evento no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho. A reivindicação dos trabalhadores é para a retomada de negociações salariais entre a LAN no Peru, mecânicos e comissários de vôo. De acordo com comunicado da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), a negociação com a direção da empresa está parada há seis meses. De acordo com os sindicalistas, o grupo LATAM vai realizar mais de 300 vôos internacionais para o Brasil. Boa parte dos passageiros virá do Chile, do Peru e da Inglaterra. No Brasil, a TAM Linhas Aéreas terá um aumento de 31% em suas ofertas e vai adicionar mais de 750 vôos domésticos. A Fentac alega que a empresa tenta enfraquecer negociações com a oferta de incentivos extras, como prêmios em dinheiro, promoções e estabilidade a trabalhadores que abandonarem o sindicato.
INFINITY BLUE NA BNT
Clique na imagem para ampliá-la
Nos próximos dias 23 e 24 de maio, o Infinity Blue Resort e SPA – empresa do Grupo Embraed - irá apresentar aos mais de 5 mil profissionais de turismo, que devem circular pela BNT Mercosul, os diferenciais em infraestrutura e programas de recreação aliados à hospedagem. A sua participação este ano será em estande temático que destacará seus atrativos, infraestrutura de lazer e programas de recreação para todas as faixas etárias, e a localização privilegiada, à beira-mar em praia semi-privativa e próximo ao centro de Balneário Camboriú, um dos destinos mais procurados de Santa Catarina. O resort também será palco do coquetel de abertura do evento quando profissionais de turismo e imprensa irão comemorar os 20 anos da realização da Bolsa de Negócios Turísticos.
Clique na imagem para ampliá-la
“Além de pacotes especiais aos agentes de viagens, pretendemos destacar ao trade durante participação na BNT Mercosul que o Infinity Blue é um centro de atrações que reúne diversas alternativas de lazer, gastronomia e descanso ”, ressalta o diretor geral Alberto Cestrone. São mais de 20 opções de atividades de lazer e entretenimento divididas entre as faixas etárias de 0 a 12 além dos programas voltados aos jovens, adultos e melhor idade para garantir uma estadia agradável a todos os membros da família.
“Ao desenvolvermos as atividades de recreação buscamos integrar os hóspedes entre si e também proporcionar interatividade e conhecimento”, explica a gerente de entretenimento do resort Júlia Luiza da Silva. Além dos programas que envolvem cultura, gastronomia e esportes desenvolvidas pela recreação, há também opções oferecidas pela própria infraestrutura do resort como piscinas, quadra poliesportiva, passeios ecológicos, fitness, áreas de descanso e atividades à beira-mar para crianças e adultos. A programação desenvolvida e oferecida pela equipe de recreação do Infinity Blue faz parte dos pacotes de hospedagem. Mais informações: www.infinityblue..com.br.
MOQUECA CAPIXABA
Durante a 20ª BNT Mercosul, que acontece nos dias 23 e 24 de maio aqui em nossa Santa e Bela Catarina, o Governo do Espírito Santo promoverá um evento para cerca de 200 pessoas convidadas, entre profissionais de turismo do sul e sudeste brasileiro e imprensa especializada. O projeto “Moqueca Capixaba pelo Brasil” é uma oportunidade para apresentarem as suas potencialidades e, especialmente, a iguaria típica considerara uma das principais atrações do Estado. O almoço acontecerá no sábado, na Pousada Pedra da Ilha em Penha. O prato será supervisionado pelo chef de cozinha Itamar Gurgel, um dos organizadores do evento. “Trata-se de uma estratégia diferenciada promovida pelo Espírito Santo durante a BNT Mercosul um momento para confraternização, divulgação das especialidades do destino turístico e para estabelecer contatos comerciais com os agentes de viagem que vendem o Espírito Santo”, explicam os diretores da BNTGeninho Goes e Jair Pasquini.
A Moqueca Capixaba pelo Brasil acontece há 25 anos e já passou por cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Angra dos Reis, Salvador, Brasília, Campo Grande, e Imbé/RS e neste ano estará presente na BNT MERCOSUL. Prato tipicamente indígena e tradicional da culinária capixaba, a moqueca, termo utilizado no Brasil é um cozido de peixe preparado com tomate, cebola, coentro, azeite de oliva e urucum. A saborosa receita é o ingrediente principal de um projeto gastronômico que atravessa o país e retrata a cultura e a culinária do Espirito Santo, localizado na região Sudeste e também conhecido por suas belas praias como a de Guarapari que atrai visitantes o ano inteiro.
VILLA FRANCIONI TOP OF MIND
Clique na imagem para ampliá-la
A vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim na serra catarinense, comemora novamente a conquista do Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola, pelo terceiro ano consecutivo. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelo jornal do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina.
Clique na imagem para ampliá-la
A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 200 mil garrafas por ano. A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu o prêmio na Fiesc, em Florianópolis. Segundo a presidente, a empresa vivenciou um ano de crescimento consistente, atingindo mercados estratégicos, contribuindo desta forma para fortalecendo da marca que conquista mais um prêmio importante para sua história.
NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS
No próximo dia 5 de junho, o Núcleo de Gastronomia da Acibalc e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que agrega alguns dos principais nomes da gastronomia de Balneário Camboriú, promovem a 1ª Rodada de Negócios Gastronômicos da cidade. O evento, que acontecerá na Associação Atlética do Banco do Brasil, reunirá profissionais de restaurantes e fornecedores para um bate papo sobre distribuição, equipamento e produtos, com o objetivo de reconhecer novas e eficientes técnicas, bem como promover novas parcerias de negócios entre as empresas do ramo.
Clique na imagem para ampliá-la
De acordo com Angélica Terebinto, Coordenadora do Núcleo de Gastronomia da Acibalc, entre os objetivos do evento estão o estimulo a concorrência saudável e o investimento na melhoria dos serviços prestados. “Pretendemos fomentar o cooperativismo empresarial para o crescimento da região”, diz. Para Adriana Both De Pin, Gerente Executiva do Convention Bureau, será um momento único que estimulará o fechamento de novos negócios e parcerias. Empresários, compradores, gerentes, autônomos e consumidores de produtos e serviços ligados ao ramo da gastronomia podem participar do evento adquirindo seu convite através da Acibalc ou do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. As vagas são limitadas.
PRÊMIO TOP TEN
Terminou no último sábado o Prêmio Top Ten – 6º Workshop Tourlines Operadora, uma das maiores operadoras de turismo do país, evento este que aconteceu no Hotel Resort Laje de Pedra, em Canela, na lindíssima Serra Gaúcha. Cerca de 250 agentes de viagem que mais geram negócios nos últimos 12 meses para a Tourlines foram convidados a participar do evento, que teve como principal objetivo reconhecer e capacitar o grupo, apresentando as novidades do turismo na região. A escolha da cidade de Canela para realização do evento não foi por acaso. Segundo Alexandre Maffra, gerente de marketing da Tourlines, este sempre foi um desejo dos agentes de viagem e também da empresa. “Compartilhar deste momento com a Brocker Turismo e poder estar juntos é muito especial”, diz ele. (A escolha da cidade de Canela para realização do evento não foi por acaso. “Em 2014 a Tourlines comemora 20 anos e nada melhor do que celebrar ao lodo de um dos nossos mais antigos e fiel parceiro, a Brocker Turismo”, diz Vanessa Vilela, gerente de operações e negócios nacionais da Tourlines.)
Um dos principais clientes da Brocker Turismo, a Tourlines representa uma relação de longa data, baseada em confiança e parceria. “Construímos nossa história lado a lado. A Tourlines sempre foi nossa grande parceira comercial e nosso apoio será total para o sucesso deste evento.”, diz Carlise Bianchi, diretora comercial e marketing da Brocker Turismo. A abertura oficial do 6º Workshop Tourlines teve as boas vindas de Marcelo Gama, diretor da Tourlines e de Adriane Brocker Boeira Guimarães, diretora da Brocker Turismo, seguindo com demais atividades. Já no sábado, o grupo teve a oportunidade de conhecer o BusTour, com um roteiro exclusivo preparado especialmente para o evento. O encerramento da programação foi no sábado com a entrega do prêmio Top Ten Tourlines no Hotel Resort Laje de Pedra, seguido de coquetel e festa de encerramento, exclusiva para convidados na Fancy.
ALPEN PARK
A chegada da estação mais fria do ano não é motivo para deixar de curtir os atrativos do Alpen Park, de Canela (RS). Isso porque o trenó, um dos brinquedos que mais desperta a atenção dos visitantes no complexo, conta com uma cobertura removível, que protege do vento e da chuva. ?Como estamos em uma região de baixas temperaturas e clima instável durante o inverno, criamos essa solução para que o visitante não deixe de aproveitar todas as atrações?, explica o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer. Além disso, outra vantagem do trenó é o sistema de câmeras de fotografia, que registra a imagem de quem está na atração. A imagem vira uma belíssima foto que pode ser adquirido após o passeio como recordação e souvenir do parque.
Com 900 metros de pista, a atração é considerada o primeiro trenó alpino do Brasil. Os trenós do complexo lembram muito os de neve utilizados na Europa, e nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente, são sessenta toneladas de equipamento e 37 trenós disponíveis, o que possibilita um passeio inesquecível de aproximadamente cinco minutos em meio à belíssima paisagem de mata nativa que envolve o empreendimento. Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o Alpen Park se destaca como um dos parques que mais traz novidades aos seus visitantes. Inaugurado em 2003, consolidou-se como um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, registrando um crescimento de público a cada ano.
PALESTRA
Marcus Rossi, Marcelo Silveira de Almeida, Conselheiro Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor e Marco Aurélio, Gestor Instituto Brasileiro em Defesa à Pessoa e Eduardo Zorzanello - Clique na imagem para ampliá-la
No último dia 14, os diretores da empresa ROSSI & ZORZANELLO, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi palestraram para secretários de cultura de diversos municípios do Rio Grande do Sul, artistas de teatro e promotores de eventos também estiveram presentes. O evento ocorreu no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, na capital.Promovido pelo Instituto Brasileiro em Defesa à pessoa, o simpósio teve como temática “A Cultura Como Direito Social”, os diretores abordaram assuntos sobre turismo na Serra Gaúcha e apresentaram o case de sucesso da empresa e seus eventos como Festuris, Chocofest e a empresa Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello Projetos Especiais, abordando os aspectos socioculturais. “Mostramos como Gramado foi beneficiada na economia através da cultura e do turismo”, complementou Rossi. Este seminário foi a oportunidade para intercâmbio cultural entre os diversos municípios do estado, uma rodada de negócios entre produtores e dirigentes municipais de cultura, apresentação de experiências inovadoras em gestões municipais nas artes cênicas, musica, bibliotecas, literatura e museus, assim como uma oficina para elaboração de projetos, fontes de financiamento e captação de recursos.
ROBOCUP 2014
A Paraíba já inscreveu 150 times para disputar nas competições de modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja etapa mundial ocorre durante a RoboCup 2014, que acontece em João Pessoa, no período de 19 a 25 de julho. Com esse dado, o Estado assume o segundo lugar em número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo. A informação foi repassada pela presidente geral da RoboCup 2014 e vice-coordenadora da OBR, Esther Luna Colombini. “A RoboCup é a fase mundial da Olimpíada Brasileira de Robótica e acreditamos que a ida do evento para a Paraíba tenha sido uma grande alavanca para a robótica no Estado”, acrescentou Esther.
A Paraíba já inscreveu 150 times para disputar nas competições de modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cuja etapa mundial ocorre durante a RoboCup 2014, que acontece em João Pessoa, no período de 19 a 25 de julho. Com esse dado, o Estado assume o segundo lugar em número de inscritos, perdendo apenas para São Paulo. A informação foi repassada pela presidente geral da RoboCup 2014 e vice-coordenadora da OBR, Esther Luna Colombini. “A RoboCup é a fase mundial da Olimpíada Brasileira de Robótica e acreditamos que a ida do evento para a Paraíba tenha sido uma grande alavanca para a robótica no Estado”, acrescentou Esther.
A Paraíba representa 15% do total de times inscritos, até o momento, na competição. As inscrições ainda estão abertas e seguem até esta sexta-feira (9). Para participar, as equipes precisam se informar sobre os procedimentos através do link http://www.obr.org.br/?page_id=330. A RoboCup2014 deverá atrair mais de 60 mil visitantes para o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Entre eles, turistas de várias partes do mundo, que virão ao Brasil para a Copa Mundial de Futebol. Os participantes, em torno de 4 mil pessoas, incluem os pais das 1.500 crianças e adolescentes que competirão utilizando 2.000 robôs inteligentes. A competição internacional terá 600 equipes de 50 países de todos os continentes.
ESPECIALISTA EM ROBÓTICA
Graduado em Matemática Pura pela Universidade Flinders da Austrália do Sul e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, Dr. Brooks será o orador convidado do RoboCup 2014. Ele, que é empresário na área de robótica e fundador, presidente e CTO da Rethink Robotics, foi diretor do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, por mais de dez anos. Entre as pesquisas desenvolvidas pelo especialista estão os trabalhos com robôs inteligentes para operar em ambientes desestruturados e o estudo da inteligência humana através da construção de robôs humanoides. Rodney já publicou vários artigos sobre visão computacional, inteligência artificial, robótica e vida artificial. Ele também foi editor co-fundador da International Journal of Computer Vision e é membro de conselhos editoriais de várias revistas direcionadas à tecnologia.
O evento, que acontece logo após a Copa do Mundo de Futebol, reúne ciência, tecnologia, educação e divulgação científica. É uma competição internacional da área de robótica, mais conhecida pela plataforma de futebol de robôs, mas que tem uma série de outras categorias. Pesquisadores do mundo inteiro desenvolvem novas técnicas, novos robôs para atender aos desafios propostos pela RoboCup. Essa é a primeira vez que o Brasil vai sediar o evento, desde a sua primeira edição em 1997. O projeto é organizado pelos mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, a exemplo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), UFPB e UFCG.
FESTURIS JPA
Clique na imagem para ampliá-la
Representando o maior evento de turismo e negócios do Nordeste, a direção do Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente no 31º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que aconteceu na Capital paraibana, na Estação Cabo Branco. O evento recebeu cerca de 150 jornalistas de turismo de todo o Brasil. Para o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J. S. Junior, o evento foi oportuno para divulgar aos jornalistas de todas as partes do país a quarta edição do festival, que é voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo. "Eu já faço parte da Abrajet-PB, e prestigiei como associado o congresso e aproveitando para apresentar aos visitantes nosso evento", comentou Claudio, que é jornalista e assina a coluna de Turismo do site da Revista Nordeste.
O Festival de Turismo de João pessoa aconteceu entre nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo de João Pessoa vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer. Companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais – também já reservaram espaço na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. Na última edição, o evento recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
CONGRESSO ABRAJET
Falando em João pessoa, a bela Capital paraibana sediou a 31ª edição do Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, com a presença de profissionais da área do Brasil, países do Mercosul, Portugal e Itália. O eventos da ABRAJET se caracterizam por destacar e reconhecer o grande trabalho desempenhado por esse grupo, proporcionando aos participantes estreitar laços de companheirismo e cooperativismo, essenciais para o fortalecimento de cada um. E também neste grande evento a oportunidade a todos eles de conhecerem os principais atrativos naturais e culturais tanto de João Pessoa quanto do seu entorno, deslocando-se também ao interior paraibano. Tudo isso foi dirigido pelo seccional local da ABRAJET - Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo. Na recepção, jantar de boas-vindas realizado no Palácio da Redenção, com a presença do Trade Nacional, autoridades, entrega de prêmios e discurso da Primeira Dama da Paraíba, a jornalista Pâmela Bório, esposa do governador, Ricardo Coutinho. A solenidade de abertura oficial aconteceu na Estação Cabo Branco de Ciências, Cultura e Artes, logo no início da manhã, com a palestra da 1ª Dama do Turismo Nacional, Marta Rossi. Para conferir tudo o que aconteceu em João Pessoa, clique aqui.
PERNAMBUCO NA AVIESTUR
O Estado de São Paulo é o principal emissor de turistas nacionais para Pernambuco, o que corresponde a 30% dos visitantes do Estado. Com o objetivo de atrair cada vez mais turistas paulistas, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participou nos dias 16 e 17 de maio, da 37ª edição da Aviestur – Feira de Turismo e Negócios, em Holambra, São Paulo. Em virtude da importância da feira, a Empetur contou com dois estandes: um promocional, cooperado com a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Prefeitura do Recife e Grupo Enotel, onde houve distribuição de material promocional e reuniões com agentes e operadores de viagens.
O outro espaço foi uma parceria com a operadora Flytour e se chamou Vivendo Pernambuco. Nele houve a divulgação da gastronomia do Estado por meio de distribuição de tapiocas e bolo de rolo. Também houve distribuição de pipocas e água com embalagens personalizadas de Pernambuco. Esse espaço contou ainda com uma câmera de fotos instantâneas, na qual o público pode resgistrar e escolher os destinos como cenário e enfeitar com ícones típicos. Para completar a participação no evento, Pernambuco promoveu capacitações sobre os destinos para os participantes nos dois dias da feira.
COPA EM USHUAIA