Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital
do Estado do Espírito Santo
Toronto apresenta uma arquitetura magnífica aos seus visitantes Equador é mais um dos países da América Latina possíveis expositores nas Serras Gaúchas
clique na imagem para ampliá-la
Toronto, maior cidade do Canadá, representará aquele país no Festival de Turismo 2014Considerado um destino acolhedor, a quarta maior cidade da América do Norte e a maior do Canadá, Toronto vem ganhando destaque entre turistas mundo afora. Em 2013, bateu recorde de visitantes estrangeiros, com 1,42 milhão de pessoas. Porém, uma vez que a pesquisa não incluiu visitantes oriundos dos Estados Unidos, aquele número é ainda maior. Este magnifico destino estará presente na edição 2014 do Festival de Turismo de Gramado.
O Brasil tem uma grande parcela no crescimento do turismo no Canadá. No último ano, 79 mil brasileiros embarcaram para aquele país, deixando por lá cerca de US$ 160 milhões. Isto representa uma média de US$ 1,9 mil por pessoa, sendo este o maior gasto frente às outras nacionalidades. Além disso, somos também o que mais tempo permanecemos, com uma média de 19 diárias. Ou seja: o mercado daqui não pode mais ser deixado de lado.
É importante lembrar, ainda: Toronto é hoje a cidade no exterior que mais recebe estudantes brasileiros, em busca de aprendizado e fluência no inglês. E dispõe de variada gama em alternativas para lazer e entretenimento. São variadas opções de passeios, restaurantes, shows e exposições. No verão, de junho a setembro, megaeventos gratuitos, frequentados, em sua maioria, por jovens, sejam eles canadenses e um sem número de estrangeiros.
Outra grande vantagem está na obtenção do visto. Com uma burocracia simplificada, pode ser feito sem sair de casa, através de um despachante autorizado. Pedidos de permanência temporários são emitidos em menos de uma semana, período bem mais curto em relação aqueles exigidos por nações de língua inglesa como Austrália, Estados Unidos ou Inglaterra. Mais complicados, podem demorar até dois meses para serem concedidos.
A diretora Marta Rossi, a embaixadora do Equador, Laura Donoso Gonzalez, e o diretor Eduardo Zorzanello
Cada vez mais, o mercado latino americano vê o Festival de Turismo de Gramado como a ferramenta ideal para trocar ideias e fazer negócios com os profissionais do setor. Na atualidade, é evento apresentando o maior número de agentes de viagem circulando por seus corredores da América do Sul. E, por este motivo, os países latinos têm-se voltado para a feira das Serras Gaúchas como referência para apresentar seus principais atrativos.
Na última semana, dois dos diretores da realização, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram na embaixada do Equador em Brasília, para discutir a participação daquela nação na edição 2014. Afinal, somente ano passado, aquele destino recebeu mais de 19,4 mil turistas brasileiros, significando 7% a mais que em 2012. Destes, muitos são da Região Sul do Brasil, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios a serem gerados por aqui.
Além do território na América do Sul, o Equador possui também as Ilhas Galápagos, 1.000 quilômetros distantes do continente. Seu território de 256 mil quilômetros quadrados, é cortado ao meio pela linha que divide o globo terrestre em duas metades iguais, a Norte e a Sul. Sua principal língua é o espanhol, falada por 94% da população. Mas, entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão quíchua, shuar e outros 11 menos conhecidos.
Sua capital, Quito, é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1970, pelo centro histórico mais preservado e menos alterado de toda a América Latina. Também Cuenca recebeu esta láurea, em 1999, como exemplo de cidade planejada no estilo espanhol colonial. Considerado das regiões de maior biodiversidade do planeta por unidade de área, a atual Constituição foi a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza.
Festival de Gamado fecha parceria com a TTG, mais feira da Itália voltada para o turismo
A feira italiana TTG de 2014 terá 1.400 expositores e receberá mais de 50 mil visitantes
Dois eventos mundiais referência de qualidade e bons negócios estão agora com uma parceria que promete atrair ainda mais o trade turístico. Em 2014, tanto o Festival de Turismo de Gramado estará presente com stand na TTG Itália quanto aquela mostra terá seu espaço no evento brasileiro. Esta é mais uma demonstração da forte aproximação de uma das mais importantes realizações nacionais com o mercado internacional. No caso, a Europa.
Com estantes próprios na feira parceira, cada evento terá a oportunidade de apresentar seus objetivos e o que oferece de melhor para o profissional de um potencial destino. A TTG, com 1.400 expositores e 51 mil visitantes, acontece de 9 a 11 de outubro, na cidade de Rimini. Ela ocorre exatamente um mês antes do Festival. Estas datas tão próximas servirão para manterá o foco de todo o setor turístico mundial nestas duas grandes promoções.
Caravanas internacionais impulsionam turismo do Estado do Rio Grande do Sul
A tradicional recepção que o Festival de Gramado faz para os agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados vindos do exterior revela, nesta edição 2014, roteiros criativos pelo Estado do Rio Grande do Sul. Dentre os Municípios já engajados para consolidar ainda mais as caravanas internacionais está Garibaldi. Sua secretária de Turismo, Ivane Fávero, ressalta a importância de receber estes visitantes e o diferencial da região.
— O Festival exerce importante papel na promoção de nossa Serra Gaúcha para todo o mundo. Receber caravanas dos mais diversos países, e mesmo aquelas nacionais, possibilita divulgar para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Seus integrantes contribuem com feedback para a oferta local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos — declara
Garibaldi aproveita esta oportunidade para intensificar a publicidade de seus principais atrativos. Um deles é Rota dos Espumantes, cobrindo 20 vinícolas. Outro, é o Passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho e música tradicional. Há, também, a Estrada do Sabor, diferente roteiro no qual, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior. Estas serão algumas das riquezas a serem conhecidas pelos profissionais de fora.
Os roteiros das caravanas foram modificados, de maneira que os visitantes percorram mais cidades da Serra e, assim, conheçam melhor o conjunto de produtos a serem exibidos. Segundo a diretora Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo em toda a região. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado” — finaliza.
O passeio de Maria-Fumaça é uma das atrações do Município de Garibaldi, localizado nas Serras Gaúchas e muito próximo à cidade de Gramado Festival presente em Encontro Nacional de Agências de Viagem Membros da diretoria do Festival de Turismo de Gramado participaram do mais recente Encontro Nacional das Agências de Viagem. Esta importante realização aconteceu de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos Taiwan, no Município de Ribeirão Preto, situado no interior do Estado de São Paulo. Os executivos Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello foram prospectar clientes e estreitar laços com o mercado paulista e Nacional.
A feira, caminhando para 20 anos, reúne agentes de viagens e profissionais do setor de todo o País. Estes, além de participar de palestras técnicas, podem conhecer as novidades do mercado, projetadas para a próxima temporada. Neste sentido, tanto Andréia quanto Eduardo tiveram como contribuir. O Festival, com 80% dos espaços vendidos, terá muitas coisas novas. E uma da mais importantes está voltada a parques e entretenimento.
— Queremos mostrar este segmento, um dos que mais crescem no mundo, como grande instrumento de atração de visitantes. No Salão de Parques e Entretenimento, os visitantes poderão também experimentar as atrações e vivenciar um pouco da experiência dos parques” — ressaltou Andréia. No espaço, agentes de viagens e jornalistas especializados terão contato com personagens e vivenciarão shows relacionados a este importante segmento.
Os executivos do Festival de Turismo de Gramado, Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello, ao lado do presidente do evento, Emerson da Silveira Congresso do Festival de Turismo 2014 foca em entretenimento e inovação
Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado mantém a preocupação em não apenas fomentar negócios em o setor, mas também chamar atenção possibilitando debates sobre novas abordagens das principais tendências do mercado. E, em 2014, não será diferente. O evento trará os resultados e as tendências que tanto a indústria do entretenimento quanto a evolução da tecnologia têm viabilizado para este tão importante segmento da economia.
Tudo isto será exposto em diversas painéis e palestras, durante o congresso do Festival, a ser desenvolvido nos dias 7 e 8 de novembro, no Serrano Resort Hotel, localizado no Centro daquela cidade das Serras Gaúchas. A coordenação destas atividades é responsabilidade de Rita Vasconcellos, vice-presidente de Relações Institucionais da seccional do Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Agências de Viagem.
Temas como inovação e indústria criativa, além de parques temáticos e megaeventos, dentre outros assuntos, entrarão em debate. Os agentes de viagens, expositores e visitantes presentes ao congresso terão oportunidade de acompanhar o crescimento de tendências do setor, alinhavando suas estratégias para os principais negócios e garantindo espaço no mercado. A intenção é mostrar um Brasil bem mais atrativo naquelas diversas áreas.
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, já confirmou sua presença como primeiro palestrante. Abordando o tema dos “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, aproveitará para exibir o panorama mais atualizado do setor dentro da realidade brasileira. Tudo isto acontece durante a parte da manhã, pois as tardes são dedicadas à feira.