5º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA TEVE CRESCIMENTO DE 25%
O 5º Festival de Turismo de João Pessoa, uma realização da Sophistiquê Eventos e Convention Bureau de João Pessoa, com o apoio do Ministério de Turismo, Governo do Estado da Paraíba, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba, BRAZTOA, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Fecomércio Paraíba, Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Sindicatos de Hotéis, Bares e Restaurantes de João Pessoa e ABRACORP, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Eventos de João Pessoa. O Festival chegou a sua 5ª Edição com crescimento de 25% na quantidade de standes em relação ao ano passado, com 188 expositores.
Circularam pelo evento mais de 3 mil profissionais do turismo de todo País. Além da rodada de negócios e oportunidades de relacionamento com todo o trade, o Festival também promoveu a capacitação profissional e uma extensa troca de experiências. Tudo isso faz do Festival de Turismo de João Pessoa o mais importante evento do Norte e Nordeste e um dos cinco mais representativos do país.
Segundo o diretor comercial do Festival, Claudio J S Junior, um dos motivos do crescimento se deve ao fato do mercado perceber que o Nordeste tem um grande potencial, tanto emissivo quanto receptivo. Além disso, com a diminuição das vendas em algumas empresas, novos expositores buscam mercados emergentes. Para a secretária de Turismo de João Pessoa, Grace Kelly Ferreira, o evento só trará resultados positivos para a capital. “A gente tem experiência de viajar para feiras e mostrar a cidade. É diferente quando o evento acontece na cidade porque os agentes e o público em geral podem conferir a infraestrutura e percorrer todas as atrações turísticas”, disse.
Muito boa a praça de alimentação do Festival do Turismo de João Pessoa. Trata-se de um projeto de autoria do arquiteto Jonas Lourenço e, no local, segundo Regina Amorim. Estão sendo servidas comidas regionais, como galinha de capoeira com macaxeira, rubacão, lagosta brejeira, lasanha de frango, lasanha de camarão, escondidinho de carne de sol e de camarão, bode guisado com arroz de festa e a farofa de Vó Maria, comidas de milho, café expresso com as melhores tortas e um cuscuz de dar água na boca.
Durante este primeiro dia a operadora CVC como incentivo a mais às famílias viajarem em Dezembro, Fim do Ano e Férias de Janeiro, a CVC, maior operadora de viagens das Américas, iniciou uma ação promocional na qual as crianças viajam de graça, ou seja, além da cortesia na hospedagem anunciada recentemente, os pequenos viajantes agora também não pagam passagem aérea para os destinos nacionais. A ação é válida para destinos operados em voos fretados pela CVC, para viagens realizadas dentro do Brasil entre 1º de dezembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016, incluindo Natal e Réveillon, mediante dois adultos pagantes. A gratuidade das passagens aéreas é limitada a 1 criança de até 12 anos, acompanhada de dois adultos pagantes e, dependendo do destino e data escolhidos, os assentos aéreos podem ser esgotados antes mesmo do término da promoção, em 20 de outubro. Já na parte da hotelaria, alguns hotéis e resorts participantes acomodam até 3 crianças grátis no mesmo apartamento com dois adultos pagantes.
São mais de 20 mil lugares disponíveis para essa promoção (somando as ofertas em assentos/vôos e apartamentos em hotéis e resorts) em destinos turísticos como Caldas Novas, Porto Seguro, Salvador, Ilhéus, Maceió, Natal, Porto de Galinhas, Fortaleza e Foz do Iguaçu, com embarques de São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Londrina, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, entre outros. Já realizada em temporadas anteriores, a ação pode oferecer uma economia de até R$ 2 mil ao bolso das famílias, que ainda podem parcelar as viagens em até 12 vezes sem juros no boleto bancário ou cartão. A promoção “Criança Grátis” já está disponível em toda a rede formada por 954 lojas exclusivas e por mais de 6.500 agências multimarcas credenciadas em todo o Brasil.
Já a Secretaria de Turismo de Pernambuco, a partir desta segunda-feira (19), informa que as viagens entre Recife e São Luís, no Maranhão, serão realizadas dentro de um período de tempo menor do que o atual. Isso porque Pernambuco contará com um novo voo regional direto entre as duas capitais. Antes, os passageiros saíam do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freire, paravam em Fortaleza e depois seguiam para o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. Com a novidade, serão menos de duas horas entre decolagem e pouso, o que deve contribuir de forma significativa para o incremento do turismo nos dois estados. O novo vôo será operado pela GOL Linhas Aéreas e terá capacidade para 138 passageiros. Serão quatro vôos semanais. Eles partirão do Recife às segundas, quintas, sextas e domingos, sempre às 10h53, com chegada às 12h30. O retorno de São Luis para a capital pernambucana também será nas segundas, quintas, sextas e domingos, sempre às 13h20, com pouso no Recife às 15h09.
Com o intuito de fortalecer e consolidar o voo para ambos os destinos, as secretarias de turismo de Pernambuco e Maranhão promovem um intercâmbio de capacitações para cerca de 120 agentes de viagens nas duas capitais. Para os maranhenses, a equipe da Empetur fará a apresentação no dia 21 de outubro, no Hotel Nobile Inn, abordando, principalmente, as potencialidades turísticas, além de kits contendo material promocional, bolo de rolo e sombrinha de frevo, símbolos representativos da cultura pernambucana.
Apresentar o destino Pernambuco de uma forma única e que deixe os turistas interessados em conhecer o Estado nos próximos meses. Este é o objetivo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco durante sua participação no 5º Festival de Turismo de João Pessoa. Pernambuco participou com um espaço de 27m², ambientado com imagens dos destinos do Estado. O foco do trabalho em João Pessoa foi apresentar a interiorização do destino, por meio do o turismo rural, além do enoturismo. A área pernambucana contou ainda com uma exposição sobre a Literatura de Cordel, onde estava disponível o cordel produzido pela Empetur, “Pernambuco Joia Rara do Nordeste Brasileiro”, além da distribuição de folheteria promocional.
“Pela localização estratégica de Pernambuco na região, o Nordeste representa 22%* no número na emissão de turistas para o Estado, especialmente durante a realização de eventos e nos finais de semana. Sendo assim, é de suma importância participarmos de eventos de turismo na nossa região”, destaca a diretora do Marketing da Empetur, Sylvia Sarubbi.
No final da feira de hoje ainda fomos brindados com Quadrilhando O Melhor Arraial do Mundo - Campina Grande Paraíba, que a partir do mês de novembro de 2015, teremos o lançamento de uma das maiores atividades turísticas do Brasil, O Quadrilhando, que reunira todo primeiro sábado do mês , as quadrilhas espetáculos da Paraíba, para que os turistas possam conhecer o que de melhor essa festa que só acontece uma vez ao ano oferece , danças típicas, comidas juninas, apresentação de cangaço e teatro junino, fazendo uma performance com as danças tradicionais e as danas das quadrilhas espetáculos participantes dos concursos do folclore Paraibano.
As 12 quadrilhas juninas fazem parte da ASQUAJU, essa associação que organiza o evento em parceria com o SEBRAE/PB e FIEP, visando estimular as economias criativas e do colaborativismo, fazendo com que pela primeira vez, unidas e compostas com dançarinos de todas as quadrilhas, se apresentem juntas e misturadas para o visitante.
Vivenciar, experimentar, dançar e conhecer culturas nordestinas, para que os visitantes possam se encantar. Quem vem a Paraíba em outros meses, agora pode conhecer esse maior São João do Mundo com quem faz a festa: As quadrilhas.
"Sou poeta popular
Da cidade de Campina
Eu me chamo Virgulima
E quero te convidar
Para vir vivenciar
Nossas quadrilhas juninas
Todo povo se anima
Com o nosso Quadrilhando
Comendo, brincando e dançando
É festa com prosa e rima
Venha a Campina Grande
Conhecer cultura viva
Economia criativa
E produção associada
Doze quadrilhas irmanadas
Com uma única missão
Levar a você a emoção
De nossas quadrilhas juninas
Venha conhecer Campina
No sábado, dia 17, a feira abriu às 14 horas, com o II Fórum Corporativo - DJ HOTELARIA S/A, JPA CVB e ABRACORP. "Este evento foi muito importante para que possamos compartilhar, acima de tudo, informações com o mercado. E com certeza, a partir desse compartilhamento surgirão as reflexões e iniciativas para que o setor de viagens corporativas possa evoluir de maneira sustentável, sob o ponto de vista de gestão e negócios, com vista para um futuro cada vez mais competitivo", disse o diretor executivo da ABRACORP, Gervasio Tanabe.
Segundo Marcus Abrantes, gerente de vendas da DJ Hotelaria S/A e coordenador do Fórum, “O referido evento foi realizado em formato de Talk Show com debates com ícones nacionais do segmento corporativo e com o objetivo de dotar os participantes acerca das principais tendências do mercado". O II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas foi gratuito e direcionado para gestores de viagens de diversos segmentos e para o público convidado do Festival de Turismo de João Pessoa.
No sábado, durante a coletiva de imprensa no Centro de Convenções de João Pessoa, onde aconteceu a 5ª Edição do Festival de Turismo de João Pessoa, os dirigentes comemoram o sucesso da feira e pediram uma maior colaboração e parceria das companhias aéreas para a maior participação dos agentes de viagem da região nordeste. “Queremos que eles liberem o desconto para as tarifas agente para que cada vez mais possamos contar com a presença desses profissionais no evento”, disse. Os números ainda não são exatos, mas aproximadamente cerca de mil agentes de viagens estão circulando pela feira.
Com o apoio dos operadores e o trabalho da equipe do Festival JPA, o evento a cada ano vem recebendo um grande volume de agentes de viagem. Para a próxima edição, a ideia é expandir as caravanas para os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Para o diretor Claudio Junior, o sonho é poder reunir todos os nove estados nordestinos na feira.
Já Breno Mesquita, diretor do Festival JPA, a feira está buscando parceiros internacionais em feiras do exterior. A primeira ação será a participação na WTM de Londres. Segundo ele, a receptividade tem sido boa e este é o primeiro passo para aumentar o volume de parceiros expositores para 2016 no Festival. Em 2014 já foram 30 expositores e neste ano mais de 40. O objetivo é aumentar ainda mais essa presença.
Além disso, a feira ainda busca reforçar as parcerias regionais, como é o caso da Empetur e Bahiatursa. “Queremos trabalhar o nordeste junto para consolidar ainda mais o evento”, disse.
Vale informar que as operadoras parceiras do Festival do Turismo de JPA possuem hospedagem 100% gratuita para os seus convidados. "Esta ação é realizada desde a 1ª edição e devemos estar com mais leitos este ano para receber agentes e operadores dos 9 estados do Nordeste", afirma Claudio J S Junior. Entre as operadoras responsáveis pelas caravanas, CVC (RN), G7 (PB), Iberoservice (BA e SE), MasterOp (AL, PE, SE), MMTGapnet (AL, CE, PE,PI, MA, RN), Trend (AL, PE, RN), e Vootur (PE).
PARA VER TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA CLIQUE AQUI
PARA VER TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA CLIQUE AQUI
Este jornalista viajou pelas asas da AVIANCA, a convite do Festival JPA e Tropical Tambaú Resort, minha casa em João pessoa. Encerro por aqui e nos vemos todos em mais alguns dias no Sul do Brasil em mais uma edição do FESTURIS GRAMADO.