7º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA SUPERA MAIS UMA VEZ AS EXPECTATIVAS
O segundo dia da 7ª Edição do Festival de Turismo de João pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil começou com intensa movimentação no corredor da Argentina, com a presentas de diversas autoridades políticas nacionais e internacionais, bem como expoentes de trade de turismo.
O prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo, e o secretário de Turismo de Ushuaia (Argentina), Juan Cherañuk, representando o Prefeito de Ushuaia Walter Vuoto, assinaram acordo para um convênio envolvendo o Turismo cultural e esportivo entre os dois destinos. Pelo convênio, João Pessoa e Ushuaia irão receber da cidade parceira atletas de categoria de base, com entre 10 e 17 anos, para que tenham contato com clubes e competições esportivos locais, e ainda conheçam o destino. O governo local irá cuidar de hospedagem e alimentação das crianças e adolescentes e ainda cuidar para que, com parceria de empresas locais, eles possam fazer passeios turísticos.
"Ushuaia é a 'cidade do fim do mundo', a mais ao sul de todo o planeta, enquanto João Pessoa tem o ponto mais a leste do continente [a Ponta do Seixas]. Isso inspirou nosso acordo, que vai fazer com que mais pessoas conheçam esses extremos", disse a responsável por Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia, Cristiane Cavalli. As viagens serão feitas a partir do ano que vem, com intercâmbios previstos para entre janeiro e abril.
Outras trocas serão feitas por meio de grupos musicais. "Temos em junho uma semana de festividades que marca as noites mais curtas do ano, e nesse festival queremos a presença de bandas de João Pessoa", conta o secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk.
Clique na imagem para ampliá-la
O acordo só foi possível graças a intermediação dos diretores do Festival JPA, Bruno e Breno Mesquita e Claudio Junior, sendo que Claudio esteve em Ushuaia durante o mês de agosto costurando aquele destino espetacular e mais astral do Planeta.
O que ficou extremamente claro após este segundo dia de evento, é que haverá novo recorde de participação de agentes de viagens, graças ao esforço de operadoras que montaram grandes caravanas e colocaram esses profissionais em contato direto com expositores e capacitações durante o evento. Dos 1,1 mil agentes esperados no JPA (vindos de 23 estados), praticamente um terço foi levado apenas por duas operadoras: Trend, com 250, e FRT, com 145 profissionais, que sem duvidas acreditaram no maior evento do Turismo no Nordeste e montaram caravanas com profissionais de diversas partes do Brasil inclusive do exterior.
No corredor da FRT, estão expositores de Foz do Iguaçu, como o hotel Wyndham local, da Nobile Hotéis, e o Parque das Aves, e de abrangência nacional e até internacional, como Assist Card, Special Tours e Cruise America. Entre as capacitações na sala da operadora, se apresentaram Peru, Aeromexico, o próprio Turismo de Foz e a Disney.
Por sua vez a TREND foi a responsável pela maior caravana do evento, com 250 agentes. Foram priorizados os profissionais do próprio Nordeste (PE, CE, RN e AL), que encontram no FESTIVAL PA uma chance espetacular de aproximar fornecedores nacionais e internacionais. A operação da Trend no Nordeste tem profissionais fixos em todos os Estados, o que denota a importância da região e do Festival para a empresa. Outras operadoras com caravanas no JPA foram G7, Masterop, Westcentral e Iberoservice.
ABRACORP NO FESTIVAL JPA
Lazer, férias, feriadões prolongados não são os únicos potenciais do Turismo em João Pessoa. Com um imenso Centro de Convenções que é considerado referência no Brasil, e uma longa agenda de eventos captados até 2021, a capital paraibana busca se firmar como polo de congressos no Nordeste, e mostrou essa face durante o sétimo Festival de Turismo de João Pessoa.
No segundo dia de evento, foi realizado o quarto Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, com a presença e mediação de Gervasio Tanabe, Diretor Executivo - ABRACORP Brazil Business Travel Associationcom, com o intuito de disseminar esse segmento entre o trade local.
Participante do Fórum, o diretor do Convention Bureau de João Pessoa e gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, ressaltou que, depois de concluídas as obras do Centro de Convenções, em 2016, já foram firmados convênios que garantirão, até 2021, a injeção de R$ 95 milhões injetados na economia local por meio de congressos. O grande foco são os eventos médicos: já estão marcados para os próximos anos congressos brasileiros de Neurocirurgia (2020), Anestesia (2021), Cabeça e Pescoço (2021), Pneumologia (2019), Anatomia (2018) e Otorrinolaringoligia (2018). Alguns deles com até sete mil pessoas. "Congressos médicos são nossa principal rota. Recebemos essas pessoas e já as colocamos em contato com o turismo de sol e mar. Estamos trabalhando forte para aumentar ainda mais esse volume no futuro próximo", comentou Lucena.
O centro de convenções de João Pessoa tem mais de 48 mil metros quadrados de área, incluindo um pavilhão para feiras de 19 mil e um teatro que comporta três mil pessoas. Destacam-se também o mirante turístico e um restaurante panorâmico. "É a estrutura mais moderna do país", garante o gestor do espaço.
Sergio Albuquerque, Mayara Potira e Felipe Amorim - Hotel Manaíra
Já se percebe claramente, após quatro anos do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas dentro do Festival JPA, uma evolução no debate em torno de viagens corporativas no local, segundo o organizador do fórum e gestor comercial do Hotel Manaíra, Marcus Abrantes. Isso também pelas empresas trazidas para o evento. "Sabemos que há uma carência nesse segmento por aqui, e por isso trazemos caravanas de empresas como Avipam, Alatur JTB, Maringá Turismo e Kontik, além da própria Abracorp", conta ele.
Há elementos de sobra para tornar João Pessoa forte como destino corporativo, segundo ele. "A cidade é um polo da indústria de cimento e também de calçados, com a presença da Alpargatas. A 60 quilômetros daqui está também a única fábrica da Fiat-Jeep fora dos Estados Unidos [em Goiana, Pernambuco]. Une-se isso à estrutura de lazer, e temos um destino completo", ressalta.
O Convention Bureau e o Centro de Convenções de Pessoa participaram de mais essa edição no Centro de Convenções de João Pessoa. Circularam pelos corredores do festival mais de 3,5 mil profissionais entre agentes de viagens, operadores, agentes de viagens corporativos, jornalistas especializados, autoridades e outros profissionais dos serviços complementares da indústria do turismo. O Stand do Convention Bureau e do Centro de Convenções foi fruto de uma aliança de sete anos consecutivos e se mantém como um dos espaços para negociação da Festival de Turismo de João Pessoa. Na edição de 2017, a expectativa é de que o número de compradores convidados seja ampliado.
“A presença do Convention Bureau e do Centro de Convenções juntos no evento, visa aproximar a oferta da demanda com o convite aos principais representantes do setor de viagens turbinando um trabalho crescente e que vem dando frutos importantes a capital paraibana”, afirma o hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira, presidente do Convention Bureau de João Pessoa. Ainda segundo Jairo Oliveira, o objetivo do stand está em atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos, favorecendo a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos.
O gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, comemorou o momento que o turismo de eventos e negócios vive na Paraíba e antecipa que a participação que a atuação conjunta entre o Centro de Convenções e o Convention Bureau como um avanço importante e não poderia ser oportunidade melhor para apresentar e promover o novo complexo para eventos construído pelo Governo da Paraíba, uma vez que estaremos de forma compartilhada atingindo uma grande concentração de profissionais especializados que vão enriquecer suas prateleiras com nosso arrojado e versátil Centro de Convenções. E por outro lado, o nosso produto ganhará uma visibilidade espetacular em virtude da própria mídia gerada por esse importante evento.
Enfim, foram dois dias de pleno êxito. Empresas brasileiras e estrangeiras de todos os segmentos do fizeram negócios, fortaleceram laços, encurtaram distâncias no Festival de Turismo JPA, Com 20% mais expositores estrangeiros e uma área maior que a do ano passado, ultrapassou mais de 3,5 mil profissionais do setor. O festival felizmente continua em seu formato de "circuito", diferente de feiras como a ABAV, FESTURIS, WTM...
Clique na imagem para ampliá-la
Os visitantes passam por corredores temáticos, alguns capitaneados por operadoras, outro por países, no caso à Argentina, que trouxeram grandes caravanas de agentes, como Trend e FRT. Paralelamente, aconteceram capacitações de destinos, companhias aéreas, redes hoteleiras e outros, contribuindo com a intenção dos organizadores de fazer da feira um evento mais qualificado que a média. A receita está corretíssima. Nem mais, nem menos. Perfeita!
Cabe o registro que neste sábado os jornalistas que estavam cobrindo o evento foram recebidos para um almoço especial no Marítimos Praia. Em parceria com o Festival JPA, os convidados da imprensa tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente temático do restaurante e saborear o melhor da gastronomia contemporânea. “Para nós, foi muito especial receber jornalistas que divulgam o turismo Brasil a fora. O Marítimos Praia apoia e incentiva a promoção de todos os destinos. Estamos muito felizes em proporcionar um momento de confraternização e apresentá-los a gastronomia que fazemos sempre com muito amor”, declarou Susy Machado, gerente geral do Marítimos Praia.
TAMBAÚ HOTEL
O Hotel Tambaú, um dos empreendimentos mais icônicos da região do Nordeste, cartão postal da capital paraibana , em formato redondo e inserido nas areias da praia de Tambaú, está vivendo uma nova fase depois de ter deixado de fazer parte da Rede Tropical, em julho deste ano.
Eduardo Pereira (esquerda) e seus colaboradores
Os resultados já são perceptíveis, incluindo a taxa de ocupação que está acumulada em 75% desde agosto. “A nova fase trouxe uma agilidade na tomada das decisões, permitindo assim resolver questões da operação de forma rápida, desde a implementação de novidades e também na flexibilidade tarifária aplicada com os conceitos de RM”, pontua Eduardo Pereira, um dos dois diretores que operam o Tambaú. “Já estamos com as vendas altas entre janeiro e março e vemos um horizonte bem alinhado para o futuro”, completa.
Com nova identidade visual recém implantada, que inclui logomarca, já estampada nos umbrelones que cercam a piscina e nos uniformes dos colaboradores, o Hotel Tambaú também tem novos enxovais de cama e banho em todas as habitações, e está finalizando a reforma das duas suítes que ficam de frente ao Oceano Atlântico. “Estamos trabalhando também na atualização dos demais quartos e deveremos finalizar tudo em 2018. Já revitalizamos os banheiros de muitos deles, o que era uma demanda antiga”, revela.
Rossana Oliveira e Allyda Bulhões
Gastronomia em alta A grande novidade, porém, é a reinauguração do seu restaurante, que foi reformado. Além disso, foi criado também o Cantinho da Pizza, que serve redondas na beira da piscina quando anoitece de segunda a segunda. “Essas novidades já deram novos ares para o hotel. Os pontos gastronômicos estão sendo muito bem aceitos pelos hóspedes e pela sociedade de João Pessoa”, comenta Pereira. Segundo ele, a feijoada servida aos sábados já tem atraído um público local de número expressivo. “Temos tido uma média de 80 pessoas da sociedade, número excelente pelo pouco tempo que estamos operando o restaurante nesta nova fase”, diz.
Vista da vinha sacada no Tambaú
Eduardo Pereira (esquerda) e seus colaboradores
Os resultados já são perceptíveis, incluindo a taxa de ocupação que está acumulada em 75% desde agosto. “A nova fase trouxe uma agilidade na tomada das decisões, permitindo assim resolver questões da operação de forma rápida, desde a implementação de novidades e também na flexibilidade tarifária aplicada com os conceitos de RM”, pontua Eduardo Pereira, um dos dois diretores que operam o Tambaú. “Já estamos com as vendas altas entre janeiro e março e vemos um horizonte bem alinhado para o futuro”, completa.
Com nova identidade visual recém implantada, que inclui logomarca, já estampada nos umbrelones que cercam a piscina e nos uniformes dos colaboradores, o Hotel Tambaú também tem novos enxovais de cama e banho em todas as habitações, e está finalizando a reforma das duas suítes que ficam de frente ao Oceano Atlântico. “Estamos trabalhando também na atualização dos demais quartos e deveremos finalizar tudo em 2018. Já revitalizamos os banheiros de muitos deles, o que era uma demanda antiga”, revela.
Rossana Oliveira e Allyda Bulhões
Gastronomia em alta A grande novidade, porém, é a reinauguração do seu restaurante, que foi reformado. Além disso, foi criado também o Cantinho da Pizza, que serve redondas na beira da piscina quando anoitece de segunda a segunda. “Essas novidades já deram novos ares para o hotel. Os pontos gastronômicos estão sendo muito bem aceitos pelos hóspedes e pela sociedade de João Pessoa”, comenta Pereira. Segundo ele, a feijoada servida aos sábados já tem atraído um público local de número expressivo. “Temos tido uma média de 80 pessoas da sociedade, número excelente pelo pouco tempo que estamos operando o restaurante nesta nova fase”, diz.
Vista da vinha sacada no Tambaú
Este jornalista cobriu o evento a convite do festival e Hotel Tambaú e viajou pelas asas da AVIANCA.