49º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA ACONTECE NA CAPITAL PAULISTA GRAÇAS A GRANDES PARCERIAS
Antonio Azevedo (Presidente ABAV-PR), Magda Nassar, Monica Samia e Eduardo Loch (Presidente ABAV-SC). Foto: Antonio Salani
Depois de cinco anos acontecendo em parceria com a WTM-LA, o Encontro Comercial Braztoa voltou a ter seu evento único e independente. Segundo Magda Nassar, presidente da Braztoa, é uma retomada da identidade. “Fizemos tudo de forma muito cautelosa e quando decidimos não renovar com a WTM-LA os associados pediram que o mercado de São Paulo tivesse um evento próprio pela sua importância. A ideia é que os lançamentos fossem divulgados no evento do Rio de Janeiro, afinal não teríamos tempo para criar um evento em tão pouco tempo”, disse.
Monica Samia e Magda Nassar, da Braztoa, com Carlos Palmeira Lopes, presidente da Abav Nacional - Foto: M&E
Para Monica Samia, CEO da Braztoa, foi tudo decidido em uma semana e todos os associados abraçaram a causa e ajudaram a realizar o ECB em São Paulo. “Optamos por não fazer um evento grande e não tínhamos tempo para buscar patrocínio. Ainda assim, contamos muito com os associados e a parceria da Abav Nacional e da Aviesp foi muito importante para a divulgação do evento para os agentes”, disse, lembrando ainda da parceria do Wet’n Wild, que foi uma forma de incentivar a participação dos agentes.
Eduardo Loch e Magda Nassar - Foto: Antonio Salani
Para Magda, o maior desafio, depois de conseguir um espaço vago para a data, foi confirmar a presença dos agentes em tão pouco tempo. “A meta era conseguir mil agentes. Mas conseguimos um total de 600 agentes em caravanas rodoviárias e aéreas de 19 cidades do interior e mais 18 estados. Foi um trabalho muito grande, mas que deu resultado e hoje temos quase 2 mil agentes participando”, comemorou.
Foto: Antonio Salani
A resposta dos operadores também foi bem positiva. “Muitos aderiram e ajudaram no evento, e aqueles que não participaram já disseram que se arrependeram. É muito bom saber que mesmo em pouco tempo fizemos um bom trabalho e que resultou nesse evento de hoje”, disse. “Trabalhamos para empoderar o turismo no cenário nacional e esse trabalho é diário. Só assim conseguir tornar tudo isso possível e melhorar o turismo”, finalizou.
Foto: Antonio Salani
Vale comentar que ao longo de 2017, as operadoras associadas à Braztoa tiveram receita de R$ 12,2 bilhões. O número é um dos dados do anuário da entidade, que será revelado por completo na edição carioca do Encontro Comercial, marcada para 22 de março. Magda Nassar, antecipou essa informação durante seu discurso de abertura no Centro de Convenções Frei Caneca. O montante alcançado ao longo do ano passado é consideravelmente superior aos R$ 11,3 bilhões verificados em 2016. "Isso é o resultado do esforço dos nossos associados, que têm Investido muito em novos produtos e em treinamentos para fidelizar os agentes de viagem", comentou Magda.