Verão 2024 deverá movimentar R$ 155 bilhões e gerar 85 mil novos empregos temporários
Alta temporada deve movimentar R$ 155 bilhões e gerar 85 mil novos empregos temporários. Bora começar o ano com o pé direito porque, com este desgoverno, hoje estamos melhores do que amanhã. O setor do turismo deverá faturar nesta alta temporada – período entre novembro de 2023 a fevereiro de 2024 – R$ 155,87 bilhões, conforme estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a Confederação, esse valor representa um aumento real de 5,6%, em relação à temporada passada, e a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.
O turismo foi um dos setores mais impactados pela crise sanitária de 2020. Após um encolhimento de 36,7% naquele ano, o setor vem avançando gradativamente: 22,2% em 2021 e 39,9% no ano passado. No acumulado de 2023 até setembro, o faturamento real do setor avançou 7,9%, segundo o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação média do preço das atividades turísticas saiu de 16,1% em 2020 para 4,6% neste ano. Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, contribuem para essa recuperação o aumento real de salários, a redução dos juros ao consumidor e a estabilização dos preços. “O otimismo que os números da pesquisa apresentam indica não apenas uma recuperação econômica do turismo, mas também a confiança renovada dos consumidores, impulsionando o mercado de viagens e contribuindo para a geração de empregos em diversas áreas relacionadas ao setor”, afirma Tadros. Segundo ele, os indicativos positivos para a alta temporada sinalizam a capacidade de inovação e adaptação do setor do turismo, “que está se fortalecendo e se preparando para um período de crescimento consistente”.
MAIOR CONTRATAÇÃO
Após a eliminação de 469,8 mil postos formais nos sete primeiros meses de 2020 por conta da pandemia, o mercado de trabalho no turismo começou uma recuperação gradual. Desde então, foram criadas 612 mil novas vagas. Para esta alta temporada, a CNC estima a criação de 85.795 postos, o maior volume desde 2014. “Os números refletem o crescimento sólido que o setor vem experimentando. A expectativa de aumento real demonstra a resiliência do turismo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos”, aponta o economista da CNC, responsável pela pesquisa, Fabio Bentes. O segmento de alimentação deve liderar as contratações, com mais de 45 mil postos gerados, seguido pelo de transportes em geral, com aproximadamente 20 mil, e hospedagem, com 9 mil vagas. O salário médio de admissão deverá ser de R$ 1.930, uma alta real de 1,8% em relação a igual período do ano anterior.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
Segundo dados preliminares, o panorama de consumo no Brasil apresentou perspectivas positivas, impulsionado pela expectativa das celebrações de fim de ano e férias. Segundo dados apurados por rede de empresa de meios de pagamentos via cartão de crédito, o faturamento do comércio nas duas primeiras semanas de dezembro cresceu 14%, com avanço de 11% no comércio físico e de 26% no e-commerce. O número de transações também subiu 16%, refletindo a dinâmica do período natalino. A análise contempla as vendas realizadas entre os dias 1º e 17 de dezembro. O ticket médio das compras foi de R$ 91,83, sendo que no e-commerce o valor médio gasto foi R$ 79,70, enquanto no ambiente físico, de R$ 96,24. Destaque para os setores ligados às compras de presentes, planejamento da ceia e férias, como hotelaria (+35,2%), lojas de departamento (+30,7%), alimentos especializados (+30,2%), decoração e eletrodomésticos (+25,4%), e companhias aéreas (+20,8%). É uma época em que o brasileiro, após a pandemia, que ensinou muito a todos nós, coloca a mão no bolso em benefício próprio para dar lembrancinhas e não presentes, e gastar em suas férias tão sonhadas. O e-commerce continua a desempenhar um papel crucial. O brasileiro, apesar dos pesas e completo desgoverno, é otimista em em relação às perspectivas futuras, graças ao seu próprios esforços, sempre se “virando nos 30” em um mercado que insiste em nos derrubar e frente aos desafios e a capacidade de adaptação de nós consumidores aos canais de compra em constante evolução. Todo cuidado é pouco diante de tantas páginas fakes.
TURISMO DE EVENTOS
Sem dúvidas, os eventos são um impulsionador fundamental do turismo em muitos destinos. Grandes conferências, festivais culturais, esportivos ou empresariais atraem visitantes de várias partes do mundo, estimulando a economia local. O turismo gerado por eventos contribui para a receita de hotéis, restaurantes, transporte e comércio, impactando positivamente a economia da região. Além da movimentação econômica, muitos eventos podem elevar o perfil de um destino. Festivais de música, conferências internacionais ou competições esportivas não apenas atraem visitantes durante o evento, mas também aumentam a visibilidade do local, incentivando turistas a retornarem ou explorarem a região em outras épocas. Assim é o Encatho & Exprotel. Um evento que durante três dias movimenta a capital catarinense atraindo os olhares de milhares de profissionais do turismo de todo Brasil. Em 2024, novamente o CentroSul será palco deste grande encontro. Nos dias 23, 24 e 25 de julho, são esperados mais de 4000 visitantes para palestras, painéis, seminário, feira multissetorial e momentos de muito networking, movimentando a economia local, qualificando os profissionais do setor. Com o bom momento vivido pelo setor de eventos após a forte crise gerada pela pandemia, as projeções para 2024 são as melhores. De olho nas inúmeras oportunidades do mercado que feiras técnicas e eventos segmentados geram para os negócios, a Tomberlin é uma das empresas que já confirmou presença no 35º Encatho & Exprotel. O setor que vinha com uma demanda reprimida, teve em 2023 um ano de retomada total e para 2024 as perspectivas são as mais otimistas. A feira vem se mostrando, ano após ano, cada vez mais forte e consolidada. O Encatho vem aumentando muito sua representatividade nacional tornando-se um espaço estratégico para ouvir seus atuais clientes e prospectar novos.
VIAGENS CORPORATIVAS
O setor de viagens corporativas alcançou em novembro um faturamento de R$ 1,236 bilhão, quase 30% acima do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 967 milhões, e mais 16,42% em relação a outubro do ano passado, R$ 1,062 bilhão. No acumulado de janeiro a novembro, o faturamento chega a R$ 12,612 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022, com R$ 11,204 bilhões, e também 2019, com R$ 11,389 bilhões, conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados. “Novembro poderia ter tido um faturamento ainda maior, não fosse a sequência de feriados”, diz Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp. O setor rodoviário com forte expansão, devido aos altos preços das passagens aéreas e, ao que o estudo indica, ainda não atingiu seu ponto máximo. Em novembro deste ano atingiu a inédita marca de R$ 4.234.721,21, superando o relevante faturamento do mesmo período em 2022, quando atingiu R$ 2.554.201,56. Esse valor já havia sido mais que o dobro de 2019, com R$ 1.067.997,26.
Outro destaque está na hotelaria. Segundo o estudo houve crescimento no número de reservas nacionais. No ano, o acumulado é de 2,6 milhões frente a 2 milhões em 2109. Em novembro deste ano registrou 344.955, frente a 342.769, no mesmo período de 2109. Porém, quando comparado ao número de permanência, a média por viajante caiu de 4 dias para 3. “Provavelmente, esse fenômeno se deve por redução de custos das empresas”, avalia Machado. Em novembro o setor faturou R$ 313.845.246,68, 34,60% acima de novembro de 2019, que registrou R$ 233.166.888,54. O número de transações gerais dos oito setores pesquisados em novembro foi 902.826, frente a 832.782 de novembro de 22 e 1.032.918 do mesmo mês de 2019. Estima-se que o número de transações chegue ao nível de 2019 ainda no primeiro bimestre de 2024. Fica claro que, quem não cresceu não se renovou e tão pouco investiu em marketing. O velho e correto bordão popular nunca saiu de moda: “QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO”.
OSTRAS DE FLORIPA
Já é notório que a ostra de Floripa é a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo! e servida nos mais badalados restaurantes do país, principalmente no eixo Rio/São Paulo tem justamente às ostras da Ilha da Magia. São colhidas no amanhecer do dia e no almoço já estão sendo servidas nas grandes capitais. São milhões de dúzias produzidas mensalmente. O mesmo processo que era feito por todos os produtores hoje é segmentado. Cada um, podemos dizer assim, cuida de uma etapa e todos ganham. Agora, após trabalho realizado em parceria com o Sebrae/SC, a FEAQ (Federação de Empresas de Aquicultura), com o apoio do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, entregou no dia 12 de dezembro, o documento oficial de solicitação do selo registro de Indicação Geográfica (IG) Ostras de Floripa ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento é fornecido a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem, agregando valor, vendendo mais, atraindo turistas e aumentando as exportações.
Sem dúvidas, a criação do documento só foi possível a partir da união de diversas instituições, cada uma com sua expertise, para apresentar um estudo completo, contemplando todas as áreas necessárias para prestar assistência ao requerimento. A iniciativa envolve produtores dos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis, inseridos nas baías Norte e Sul, cujo ambiente conta com as características que determinam as características de Florianópolis são boas para o molusco. A França é grande produtora, domina as tecnologias, ensina o mundo. Mas, suas águas são seis metros mais fundas do que as ideais e pobres em nutrientes. Florianópolis tem águas rasas, de até um metro e meio, nutridas por correntes que trazem alimentos dos rios e da chuva da vizinha Serra do Mar, no continente. Assim, a ostra catarinense engorda em seis meses o que a francesa leva até três anos.
ISENÇÃO DE VISTOS
O Departamento de Estado dos Estados Unidos prorrogou indefinidamente o programa que dá aos postos consulares o poder de dispensar entrevistas presenciais para requerentes de vistos de não imigrante de baixo risco solicitados dentro de dois anos após a expiração do visto mais recente. A isenção de entrevista para as renovações de visto iria acabar agora no dia 31 de dezembro, mas o governo norte-americano acatou o pedido da US Travel Association. Em outras palavras, o governo norte-americano prorrogará a isenção de entrevista para aqueles turistas cujos seus vistos estão expirados há menos de 48 meses. Ou seja, o que voltaria a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2024, agora vai permanecer em vigor sem data de expiração, sujeito sempre a uma revisão. Isto faz com que a renovação se torne muito mais ágil e fácil, já que o requerente não precisará realizar uma nova entrevista no consulado para receber seu novo visto. Porta-voz do Departamento de Estado informou que desde 1º de janeiro de 2024, os funcionários consulares em todo o mundo têm autoridade para dispensar a exigência de entrevista pessoal para certos requerentes de visto de não imigrante que já receberam qualquer visto de não imigrante, excluindo o visto de visitante B, e que estejam solicitando dentro de 48 meses da expiração do visto mais recente; e alguns trabalhadores temporários iniciantes que buscam vistos H-2 de não imigrante.
Disse ainda que os “requerentes que renovam um visto de não imigrante na mesma categoria no prazo de 48 meses após a expiração do visto anterior continuarão sendo elegíveis para isenção de entrevista. A dispensa da entrevista para determinados requerentes de visto de não imigrante sob estas novas políticas permanecerá em vigor sem uma data de expiração, sujeita a revisão regular”, complementou. A decisão será aplicada a escritórios consulares em todo o mundo. O Departamento de Estado estima que, de acordo com as regras do programa atualizado, o número de candidatos elegíveis para isenção de entrevista ao menos duplicará. A prorrogação é uma vitória para a US Travel Association, que tinha enviado uma carta ao secretário de Estado Antony Blinken e ao secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, no mês passado por conta deste assunto. O presidente e CEO da US Travel Association, Geoff Freeman comentou a decisão. “A autoridade de isenção de entrevista de visto dá aos funcionários consulares o poder de dispensar entrevistas pessoais para certos pedidos de visto de não imigrante de baixo risco. A não prorrogação da isenção teria aumentado significativamente os tempos de espera para 40% dos requerentes de visto, custando à economia dos EUA bilhões de dólares em gastos de viajantes”, disse ele. “Só em 2024, os EUA receberão 2,2 milhões de visitantes adicionais e 5,9 bilhões de dólares a mais em gastos de viajantes que teriam sido perdidos sem a prorrogação”.
BRASILEIROS NOS EUA
Falando nisso, a chegada de turistas aos Estados Unidos cresceu 17,3% em novembro, em relação ao mesmo período de 2022. Foram 4,3 milhões de viajantes aéreos, alcançando os 89,1% dos níveis pré-pandemia. Os dados são do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO), que revelou ainda as maiores movimentações de/para EUA: México (3,17 milhões), Canadá (2,4 milhões), Reino Unido (1,43 milhão), Japão (763 mil) e República Dominicana (758 mil). Já os embarques de passageiros aéreos internacionais de/para os EUA (chegadas e partidas) totalizaram 19,03 milhões em novembro de 2023, um aumento de 14,6% em relação a novembro de 2022, com embarques atingindo 102,7% do volume pré-pandemia. Já as chegadas de visitantes estrangeiros totalizaram 2,4 milhões em novembro, o novo mês consecutivo em que a cifra supera os 2 milhões. As chegadas de visitantes estrangeiros em novembro atingiram 82,8% do volume pré-pandemia.
O Brasil enviou cerca de 127,4 mil passageiros para os EUA em novembro, um crescimento de 24% em relação ao enviado em novembro de 2022 (102,6 mil passageiros). Já com relação a 2019, quando 162 mil brasileiros ou viajantes que partem do Brasil visitaram os EUA em novembro, a queda é de 16%. Agora com relação diretamente ao mês anterior (outubro de 2023), quando 147,6 mil brasileiros visitaram os EUA, a variação negativa é de cerca de 13%. A ligação com a Europa chegou a 4,72 milhões de passageiros, um aumento de 10,7% em relação a novembro de 2022, queda de apenas 4,1% em relação a novembro de 2019. América do Sul/Central/Caribe totalizaram 4,89 milhões, alta de 17,5% em relação a novembro de 2022 e de 19,1% em relação aos níveis pré-pandemia. A Ásia, por sua vez, totalizou 2,22 milhões de passageiros, alta de 54,1%, mas queda de 25,1% em relação a novembro de 2019. Nova York (2,53 milhões), Miami (1,95 milhão), Los Angeles (1,81 milhão), Newark (1,11 milhão) e San Francisco (1,11 milhão) foram as principais portas de entrada de visitantes em novembro de 2023. No caminho inverso, as principais portas de entrada de norte-americanos no nono mês do ano foram: Londres/Heathrow (1,26 milhão), Cancún (978 mil) Toronto (978 mil), México (696 mil) (825 mil) e Paris (598 mil).
CONECTIVIDADE AÉREA NA ARGENTINA
Como a Aerolineas Argentinas tem poucas aeronaves e não da conta de todo o serviço, além de ser cara demais e com uma quantidade de funcionários superior a própria American, (A empresa é um imenso cabide de empregos), o novo presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou duas medidas que envolvem a aviação comercial de passageiros. A primeiras delas é a instituição de uma política de céus abertos. Em outras palavras, Javier quer liberar as empresas aéreas estrangeiras a operarem voos domésticos no país, ou seja, Azul, Gol e Latam poderiam realizar rotas domésticas dentro da Argentina. Portanto, vai faltar avião aqui, pois voar no Brasil é caro demais e não tem nenhuma medida do desgoverno que favoreça as aéreas, muito pelo contrário. A ideia de Milei é promover uma concorrência maior dentro do país para que o preço das passagens aéreas sofra queda ainda em meio a uma inflação que supera os 140% ao ano. A medida seria considerada “drástica” no país que segue as mesmas regras da aviação comercial civil brasileira, ou seja, proibindo que empresas aéreas internacionais operem voos domésticos dentro do país. Atualmente, apenas as companhias de fato brasileiras têm essa permissão.
O “megadecreto” tem 83 páginas, sendo que 13 são dedicadas a mudanças no setor de aviação. Além da implementação da política de céu aberto, Javier Milei também autorizou a transferência do pacote total ou parcial de ações da Aerolineas Argentinas para os próprios funcionários da companhia. Ou seja, a medida permitiria que os colaboradores se tornassem donos da própria empresa, o que abriria caminho para a privatização da companhia. De acordo com o decreto, está autorizada a “transferência, parcial ou total, do pacote de ações da Aerolineas Argentinas e Austral, e suas controladas, aos funcionários das respectivas empresas de acordo com o Programa de Propriedade Compartilhada”. Segundo o La Nación, o decreto não aborda como os funcionários, caso aceitem ser proprietários da empresa, financiarão os déficits da companhia. Por isso, segundo o La Nación, a Aerolineas pode acabar sendo privatizada no futuro, caso contrário, poderá quebrar.
GOL COBRA MAIS CARO
Já aqui no Brasil, a GOL, que ainda cobrará o ar que respiramos a bordo, já iniciou a cobrada por cada ligação do agente de viagens ao canal de comunicação, em caso de suporte para soluções disponíveis no seu site B2B. A aérea declarou que, na começo do mês, testes foram realizados comprovando que os serviços se encontram em pleno funcionamento. A taxa começaria a ser cobrada no dia 11, mas o adiamento se deu em função da manifestação da Abav Nacional que pouco pensa no agente. A ideia, segundo eles, é cobrar, por apenas fornecer ferramentas digitais para que seus “parceiros” tenham independência na realização dos serviços Gol e, assim, ganhem eficiência no atendimento do passageiro final. Dessa forma, otimizaram o que deveria ser gratuito, isto é, recursos na Central de Atendimento ( isso quando você consegue completar a ligação) para funcionalidades ainda não disponíveis sistemicamente, que pedem tratativas personalizadas. A GOL é o verdadeitro amigo da onça. Se puder, evite. Dessa forma, serão taxadas, por cliente, as ligações que tiverem como motivo: Cancelamento total da reserva (antes do no show); Aquisição de bagagem; Emissão de VCR com EMD, consulta de EMD; Marcação de assentos pagos ou gratuitos (primeira marcação); Remarcação de voo; Cancelamento dentro das 24h; Cancelamento void. A Gol reitera que a cobrança da taxa de conveniência ainda não se aplica às demais funcionalidades ainda não disponíveis no sistema, e reforça, ainda, que “continuará investindo no aprimoramento constante da tecnologia”, com vista à eficiência dos serviços utilizados pelos agentes de viagem e a uma melhor experiência no pós-venda, resultando em uma melhor experiência também aos passageiros. De fato, a GOL segue ladeira abaixo.
TURISMO ITAIPU
O turismo de Itaipu trabalhou com uma estimativa de terminar o ano com mais de 500 mil visitantes somente na margem brasileira. De janeiro a 20 de dezembro, já eram 488 mil turistas. Se a previsão for confirmada, aguarda-se apenas a conclusão dos números finais, o movimento deve ter sido aproximadamente 20% a mais do que o registrado no mesmo período de 2022, quando passaram pelos atrativos da hidrelétrica 418 mil turistas. No acumulado desde a entrada em operação das visitas à usina, em 1977, esse número deve ultrapassar a casa dos 29,5 milhões de visitantes. O passeio Itaipu Especial (com roteiro dentro e fora da usina) foi o que mais cresceu, com um aumento de 42% em relação a 2022. O movimento de moradores(as) lindeiros(as) também surpreendeu, com incremento de mais de 55% na comparação com o mesmo período do ano passado. Outro grupo que compareceu em peso aos atrativos turísticos de Itaipu foi o estrangeiro, com aumento de 60%. Embora a visitação tenha sido aberta em 1977, a primeira visita de Itaipu que se tem registro foi em 15 de abril de 1976. A usina ainda era um imenso canteiro de obras quando recebeu 27 integrantes do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 1977, quando as estatísticas de visitação começaram a ser feitas, foram 16.251 turistas só pela margem brasileira da Itaipu. Em 1978, as visitas também passaram a ser contabilizadas pelo Paraguai. Para mais informações sobre o turismo de Itaipu e agendamento de passeios podem ser obtidos AQUI.
CVC – FÉRIAS INESQUECÍVEIS
A CVC lançou oportunidades exclusivas para viagens de verão. No ar com a campanha “Férias Inesquecíveis”, a empresa ressalta as oportunidades “Pé na Areia”, com opções nacionais e internacionais, cruzeiros e destaque para produtos exclusivos. A promoção tem resorts all inclusive com diárias a partir R$ 399 por pessoa, que ainda inclui cortesia para uma criança de até 12 anos no mesmo quarto dos responsáveis. A promoção também oferece descontos de até 40% em hotéis pé na areia com diárias com café da manhã a partir de R$ 61 por pessoa e cortesia para uma criança de até cinco anos no mesmo quarto dos responsáveis. Outras condições nacionais oferecem descontos em diárias que chegam a até 70% em praias no Sul do Brasil, até 60% no Rio Grande do Norte e até 25% em João Pessoa (PB). Também tem condição especial nos pacotes com voos exclusivos da CVC, com descontos para o 2º passageiro. Por exemplo, pacote para Maceió (AL), em janeiro, com passagem aérea saindo de Brasília e oito dias de hospedagem com café da manhã, sai a partir de 12x R$ 280 para o primeiro passageiro e a partir de 12x R$ 151 para o 2º passageiro, um desconto de 46%. Os voos exclusivos da CVC para Maceió partem de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para quem programa a viagem para a Bahia, a promoção da CVC tem um especial que oferece mais de 30% de desconto nos pacotes com voos exclusivos da empresa e até 35% de desconto para hospedagens em Porto Seguro. Hospedagem com café da manhã por exemplo, tem diárias em fevereiro e março de 2024 a partir de R$ 99 por pessoa, com gratuidade para uma criança de até 12 anos. Fechando as oportunidades para viagens pelo Brasil, há parques, como Beto Carrero, Hot Park, Hopi Hari e Beach Park, a partir de R$ 118 por pessoa, além de resorts com diárias a partir de R$ 221 por pessoa, mais de 300 hotéis com hospedagem grátis para crianças e pacotes exclusivos com até 60% de desconto para o 2º passageiro. Nas viagens internacionais, destaque para resorts all inclusive no Caribe com diárias a partir de R$ 452 por pessoa. É o caso, por exemplo, de Punta Cana (República Dominicana), que tem diárias a partir de R$ 540 por pessoa. Também há promoções para outros destinos de praia, como Maldivas (diárias a partir de R$ 883 por pessoa), San Andrés (diárias a partir de R$ 748) e Miami (diárias a partir de R$ 445). Ingressos para o Walt Disney World Resort com o melhor preço garantido e Circuitos Europeus com condições especiais também fazem parte das oportunidades para viagens ao exterior.
FESTIVAL DE PACOTES
Há, ainda, o Festival de Pacotes, com preços a partir de 12x R$ 200 por pessoa. Os destinos contemplados são os que a operadora oferece bloqueios aéreos, como Orlando, Santiago, Bariloche, Paris, Lisboa, entre outros. Por exemplo, pacote para Santiago (Chile), saindo do Rio de Janeiro, sai a partir de 12x R$ 295 por pessoa, com passagem aérea e três dias de hospedagem . Todas as condições estão disponíveis nas mais de 1.000 lojas e agências autorizadas espalhadas pelo país. A CVC oferece parcelamento em até 12x sem juros no cartão e em até 24x iguais no boleto, aceitando também outras formas de pagamento, como pix. Confira também o site e o aplicativo.