quinta-feira, 13 de abril de 2017

AVIANCA, A MELHOR CIA AÉREA DA AMÉRICA LATINA

AVIANCA, A MELHOR CIA AÉREA


A Avianca foi avaliada como a melhor companhia aérea da América Latina em 2017 pelo site especializado em viagens e turismo TripAdvisor. A Avianca foi premiada após obter a melhor qualificação dos usuários sobre sua experiência de viagem, que avaliava aspetos como comodidade das aeronaves, qualidade do entretenimento a bordo e a relação de custo-benefício, entre outros, acrescentou o comunicado. O TripAdvisor, que premia os melhores destinos de férias, praias e hotéis há dez anos, admitiu pela primeira vez a categoria de companhias aéreas após indagar os usuários sobre sua experiência em 500 empresas.


"Estamos orgulhosos de anunciar nossos primeiros Travelers Choice Awards for Airlines para ajudar os viajantes a se informarem antes de decidirem viajar com a experiência de nossa comunidade global", afirmou o gerente geral de voos do TripAdvisor, Bryan Saltzburg. A plataforma, especializada em turismo e viagens, conta com 390 milhões de viajantes por mês na América, Europa, Oriente Médio e África/Ásia Pacífico.


quarta-feira, 12 de abril de 2017

TURISMO EM SC É TEMA DE REUNIÃO ENTRE REPRESENTANTES DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO

TURISMO EM SC É TEMA DE REUNIÃO ENTRE REPRESENTANTES DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO


Um dos convidados da reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizada nesta manhã, 12, foi secretário o estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento das atividades turísticas em Santa Catarina.Também estavam presentes o secretário adjunto Francisco dos Anjos e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, além dos membros da Comissão e empresários do trade turístico.

Valdir Valendowsky - Presidente da SANTUR


Entre os temas apresentados pelo secretário estava a pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) nesta temporada, que traçou o perfil dos turistas estrangeiros. O levantamento mostrou a intenção dos visitantes em ficar mais tempo em Santa Catarina e conhecer outros atrativos além das praias. “O turista quer percorrer o estado, quer visitar diferentes atrativos. Em nosso estado é fácil se deslocar, por isso precisamos divulgar tudo que Santa Catarina tem”, afirmou. Ainda durante a reunião o secretário falou sobre as principais ações da SOL, como o desenvolvimento de um aplicativo com informações turísticas, revitalização de outdoors, eventos para planejar o turismo e ações para o turismo rural por meio do programa SC Rural.

Outra pauta levantada durante o encontro foi a necessidade de aperfeiçoamento das ações de promoção turística de Santa Catarina e a necessidade de mais investimentos no setor. Uma das iniciativas é buscar o apoio dos estados vizinhos para pleitear mais espaço nas ações do Ministério do Turismo. “Santa Catarina precisa ousar mais”, resumiu o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, Valdir Cobalchini.

terça-feira, 11 de abril de 2017

EMBRATUR VIRA AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DO TURISMO

EMBRATUR VIRA AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DO TURISMO

Decisão faz parte do pacote de ações para alavancar o turismo brasileiro, apresentado pelo ministro Marx Beltrão em Brasília

Presidente da Embratur fala durante o lançamento do programa Brasil+Turismo

A Embratur virou Agência de Promoção. Uma das maiores missões do presidente à frente do atual Instituto, Vinicius Lummertz, foi concretizada e anunciada oficialmente pelo Ministro do Turismo, Marx Beltrão, na manhã desta terça-feira (11), no lançamento do pacote de medidas para fortalecer o turismo brasileiro, o Brasil + Turismo.


A mudança, de natureza jurídica, altera a autarquia para Serviço Social Autônomo e o nome da instituição passa a ser Agência Brasileira de Promoção do Turismo. Pleito antigo do setor turístico, a nova Embratur tem como meta alavancar o fluxo turístico de um total anual de pouco mais de 6,5 milhões para 12 milhões de turistas estrangeiros até 2022, que deverão injetar US$ 19 bilhões na economia brasileira.


Lummertz celebrou a melhoria e enfatizou que a modernização do Instituto Brasileiro de Turismo irá posicionar o País como um dos melhores destinos do mundo. “O anúncio do ministro Beltrão é o primeiro passo para fortalecer o turismo internacional no Brasil e aumentar a nossa competitividade diante de grandes potências turísticas mundiais. Vamos comprovar que o turismo vai muito além, sendo uma importante alavanca para o crescimento econômico. A criação da agência possibilita uma estratégia mais agressiva de marketing para as ações de promoção internacional e, agora, teremos mais liberdade para avançar em alta velocidade no desenvolvimento do País”, exaltou. O presidente do Instituto lembrou ainda a importância do apoio recebido pelo trade turístico nessa grande conquista. “Lideranças do setor de todo o Brasil manifestaram apoio incondicional a essa mudança que nós da Embratur, juntamente com o Ministério do Turismo, lutamos com tanto afinco para alcançar. Esse movimento foi fundamental”, frisou.


A alteração dará mais agilidade e autonomia para a entidade, que poderá desenvolver ações e parcerias para melhor divulgar e promover o Brasil junto aos mercados turísticos internacionais, atuando de forma mais competitiva. Para o financiamento da nova Embratur, foi firmado um acordo de cooperação entre Embratur e Sebrae de aporte econômico, assinado no evento pelo presidente da Embratur, pelos diretores do Sebrae, Heloisa Menezes e Vinicius Lages e por Marx Beltrão. Serão realocados R$ 100 milhões por ano do Sebrae para as ações estratégicas da Embratur, durante cinco anos. O presidente Lummertz agradeceu a parceria com o Sebrae e a oportunidade de evoluir institucionalmente a partir da inteligência e aprendizado do Sistema S.


Outras medidas - Além da modernização do modelo de gestão da Embratur, o Ministro Marx Beltrão anunciou uma série de medidas, do novo pacote de turismo, para o incremento do setor. Entre elas, a implantação de visto eletrônico para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão - países que tiveram isenção durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, pleito defendido pela Embratur. Está em estudo ainda a facilidade para Índia e China.


Será permitida também a abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro para ampliar a conectividade e permitir que o turista brasileiro viaje mais por um preço menor e os estrangeiros transitem mais pelo Brasil. Acontece ainda a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com o fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo, a partir do repasse de R$ 5,4 milhões aos Órgãos Estaduais do Turismo para estruturação das regiões turísticas do Mapa.

Haverá ainda a adequação do conceito de parques temáticos para que as receitas da prestação de qualquer serviço do parque possam ser abrangidas pelo regime de contribuição do PIS/PASEP e Cofins. Esta medida integra a Lei Geral do Turismo, que será modernizada de acordo com a dinâmica atual da atividade turística que já foi encaminhada para o Congresso Nacional em regime de urgência com 118 propostas de alterações.aos Órgãos Estaduais do Turismo para estruturação das regiões turísticas do Mapa.

Haverá ainda a adequação do conceito de parques temáticos para que as receitas da prestação de qualquer serviço do parque possam ser abrangidas pelo regime de contribuição do PIS/PASEP e Cofins. Esta medida integra a Lei Geral do Turismo, que será modernizada de acordo com a dinâmica atual da atividade turística que já foi encaminhada para o Congresso Nacional em regime de urgência com 118 propostas de alterações.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONVENTIONS & VISITORS BUIREAU - RIO DE JANEIRO por Antonio Salani

 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONVENTIONS & VISITORS BUIREAU - RIO DE JANEIRO
por Antonio Salani 

Representantes dos Convention & Visitors Bureau presentes na Assembleia Geral, comandada pelo presidente do Brasil C&VB, Marcio Santiago.

Aconteceu no Rio de Janeiro, na sede da OAB RJ, o IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureau, que recebeu, autoridades e empresários do setor do turismo e cadeia produtiva. Durante o evento os participantes puderam assistir a diversas palestras que foram apresentadas por nomes de peso do cenário nacional e internacional. Foram abordados temas bastante interessantes e que contribuem na gestão federativa e na troca de informações entre associados e colaboradores. Quanto mais informação, mais é possível fazer uma conexão entre todos os setores do país com o objetivo de promover um turismo de qualidade e produtividade. Outra questão muito importante debatida, foi a do ROOM TAX. 

Angela Brito

Na condição de entidade oficial dos C&VBx nacionais o Brasil Conventoin & Visitors Bureau defende a contribuição da ROOM TAX como uma das formas mais eficazes de promover e desenvolver o turismo de negócios e de lazer brasileiro. A receita advinda da ROOM TAX (Contribuição Voluntária para o Turismo) proporciona qualificação, produz informações úteis, amplia as ações junto aos órgãos públicos, orienta políticas públicas, promove e desenvolve o destino. Por isso, ela é importante para o hóspede e para toda a cadeia produtiva do turismo. O evento foi um sucesso, tendo em vista a importância do setor do turismo para o Brasil, que necessita ainda de muitos ajustes e acordos entre o governo e as entidades privadas. É necessária uma cooperação mútua entre ambos e fazer com que o país desenvolva os seus pontos turísticos e atraia visitantes de todas as partes do mundo.
   
     
O presidente da TurisRio, Paulo Senise, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Marcio Santiago e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Nilo Sergio Felix

O presidente da Comissão de Turismo da OAB-RJ, Hamilton Vasconcelos com o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio que recebe homenagem do Brasil Convention & Visitors Bureau presidente do C&VB do Rio de Janeiro, Marco Antônio Navega.

O vice  coordenador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Eduardo Vilela, o professor e coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Lidizia e o presidente do C&VB da Bahia, Marcio Gomes

Palestrante o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

O diretor de marketing da Embratur, Sergio Flores e o chefe da divisão e coordenação geral de segmentos turísticos da Embratur, Wilson Andrade de Freitas

Os advogados da OAB RJ,(Comissão de Turismo), Paulo Eduardo Ferreira, Caroline Roque e Marcelo Atherino.

 O diretor do Museu Histórico do Exército e comandante do Forte de Copacabana, Cel. Júlio Teodorico Nascimento Netto e esposa Margarete, durante cocktail servido no Forte de Copacabana.

As recepcionistas do congresso Deise Portella, Alice Lins e Samara Santiago.

O palestrante Carlos Manoel Martins Costa, Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro-Portugal. 

Também dando o seu recado, Romildo Campelo, Secretário adjunto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Palestrante, Monica Eliza Samia,  ‎Diretora Executiva na Braztoa

Convidados da mesa de abertura do evento

Os advogados da OAB RJ,(Comissão de Turismo), Paulo Eduardo Ferreira, Caroline Roque e Marcelo Atherino, presentes no evento

Antonio Salani - Jornalista/Fotógrafo

sexta-feira, 7 de abril de 2017

CHEGADA DE NAVIO DE CRUZEIRO A BALNEÁRIO CAMBORIÚ “TEM IMPACTO NACIONAL”, DIZ PRESIDENTE DA EMBRATUR

CHEGADA DE NAVIO DE CRUZEIRO A BALNEÁRIO CAMBORIÚ “TEM IMPACTO NACIONAL”, DIZ PRESIDENTE DA EMBRATUR

MSC Preziosa atracou pela primeira vez na região e agora entra na rota dos navios de cruzeiro nos mares do Sul

Carlos Metzner Silva (vice-prefeito BC), Vinicius Lummertz (Embratur), Júlio Tedesco (Marina Tedesco), Fabricio Oliveira (prefeito BC), Marco Massa (comandante) e Adrian Ursilli ( MSC)

“Balneário Camboriú é a primeira cidade do litoral catarinense a entrar definitivamente na rota dos navios de cruzeiro no Sul do Brasil, trazendo mais desenvolvimento, negócios, emprego e renda para esta região”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, nesta quinta-feira (6), na solenidade de troca de placas que marcou a chegada do MSC Preziosa, primeiro navio de cruzeiro a atracar na cidade.


O navio trouxe mais de três mil turistas, que desembarcaram pela manhã e foram se divertir em atrações da região, como o parque Beto Carrero, o parque Unipraias e o teleférico. “É um momento histórico, que impacta o próprio turismo nacional num momento em que a economia precisa deste setor para alavancar o desenvolvimento do nosso País”, destacou Lummertz, que anunciou também batimetrias em baías de outras cidades catarinenses para permitir a atracação de navios de cruzeiro. “Já temos a garantia do ministro do Turismo, Marx Beltrão, de fazer o trabalho em Florianópolis e poderemos estender também para Porto Belo, São Francisco do Sul e Imbituba”, disse o presidente da Embratur.


O MSC Preziosa pode abrigar até 3.502 passageiros, tem 1.400 tripulantes e sua altura equivale a um prédio de 22 andares. O comandante do navio, Marco Massa, fez a troca de placas com o presidente da Embratur, num ato que é tradicional quando um navio de cruzeiro chega pela primeira vez à cidade. “Este é um momento histórico, porque foi uma luta de mais de 10 anos de lideranças desta cidade, a exemplo de Júlio Tedesco, proprietário da Marina Tedesco, que construiu as obras de infraestrutura que possibilitaram um navio desse porte atracar aqui, construindo um novo tempo para Balneário Camboriú, para Santa Catarina e também para o turismo nacional”, disse Lummertz.

No seu agradecimento durante a solenidade, o diretor-geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, concordou que realmente é um momento histórico, porque se vive a redenção dos navios de cruzeiro no Brasil, que foram seriamente afetados pela crise. E acabaram se transferindo para a China, Oriente Médio e até para Cuba. “Esta atracação feita hoje aqui em Balneário Camboriú é a pedra fundamental do retorno dos investimentos no nosso setor, que teve uma queda nos últimos anos de 20 navios para apenas sete, e uma queda de faturamento de R$ 4 bilhões para R$ 1,7 bilhão. É hora de retomar e, na próxima temporada, queremos ter mais um navio para atender a demanda”.  
Para se ter uma ideia do que será a presença da MSC na cidade, Ursilli informou que serão distribuídos três milhões de catálogos pelo mundo para mostrar a beleza e as atrações de Balneário Camboriú, e que também haverá divulgação, dentro de navios, em todos os continentes.


O presidente da Marina Tedesco, Júlio Tedesco, reportou os 10 anos de luta para conseguir implantar o terminal para navios de cruzeiro. “São vocês da MSC, tripulantes e também os passageiros, que vão dizer se esta foi uma boa luta”, afirmou Tedesco.  Já o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, contou que a cidade está em festa, comemorando nas ruas e nas redes sociais a chegada deste navio. “Somos a capital catarinense do turismo, mas faltava a chegada dos turistas pelo mar. A autoestima dos nossos cidadãos está lá em cima, é um novo tempo para a nossa cidade e para toda essa região de Santa Catarina, tão cheia de atrações”.  

IPW 2015 – INTERNACIONAL POWWOW ORLANDO

IPW 2015 – INTERNACIONAL POWWOW ORLANDO
por Antonio Salani 

A edição da feira de 2015 aconteceu em Orlando, no Orange CountyConvention Center. Delegações de diversos países tiveram a oportunidade de fazer negócios no segmento do turismo americano


Na abertura do PowWow2015, no Orange CountyConvention Center, o responsável pelo sucesso do evento com o tesourão para cortar a fita, o Presidente e Ceo do USTravelAssociation Roger Dow, o presidente e Ceo da Brand USA, Christopher Thompson  com os representantes do trade do turismo americano. O Visit Florida, Travel Oregon e American Express com o secretário de Comércio PennyPritzker e a prefeita de Orange County Teresa Jacobs.


O IPW (International PowWow) que é realizado pela USTravelAssociation é o principal mercado internacional da indústria de viagens e o maior gerador de viagens para os EUA. Esta  não é uma feira típica sobre turismo. Ela envolve muito mais.  Em apenas três dias de encontros de negócios intensivos pré-agendadas, mais de mil organizações do mundo do turismo e viagens de cada região dos EUA (representando todos os componentes da categoria indústria), e mais de 1.300 compradores nacionais e internacionais de mais de 70 países realizam negociações comerciais que resultam na geração de mais de US $ 4,7 bilhões em viagens futuras aos EUA. No IPW, compradores e vendedores são capazes de realizar negócios que seriam gerados somente por meio de um número exaustivo de viagens ao redor do mundo.

Entre as rodadas de negócios, reuniões, palestras e visitações aos stands de todas as regiões dos EUA, que explicavam seus destinos específicos, os participantes puderam aproveitar e desfrutar mais da cidade de Orlando com as atrações oferecidas pelo IPW.

Durante o período da feira, podem-se conferir todas as novidades que o mercado de turismo americano tem para oferecer aos seus visitantes e futuros visitantes. A diversidade de turismo que se pode fazer por lá é enorme, passando por paisagens que realçam a natureza dos locais, praias, montanhas geladas, diversão e entretenimento, descanso, lazer, estadia, companhias aéreas, trens, passeios, aluguel de carros e muito mais. Enfim, tudo o que é necessário para fazer uma viagem completa pode ser acordado no IPW.

Sobre US TravelAssociation

A USTravel é a organização nacional, sem fins lucrativos que representa todos os componentes da indústria de viagens dos Estados Unidos que gera US $ 2,1 trilhões de produção econômica e suporta 15 milhões de empregos. A missão da USTravel é aumentar o número de viagens para e dentro dos Estados Unidos. Para mais informações sobre US TravelAssociation e a sua missão, visite www.ustravel.org.

Sobre Brand USA

Como o grande parceiro do IPW, o  Brand EUA aguarda para receber profissionais de viagens ao redor do mundo para IPW em Nova Orleans. Como organização de marketing de destino da nação americana, o Brand EUA inspira os viajantes em todo o mundo para experimentar possibilidades ilimitadas de conhecer os Estados Unidos. Em 2013, os esforços de marketing da Brand USA ajudou a receber 1,1 milhão de visitantes no país. No IPW, o Brand USA estará disponível para compromissos de negócios para discutir como a organização continua a se expandir para novos mercados e introduzir novos programas que estão ajudando a aumentar a visitação global para os EUA.

Para maiores informações para viajar aos Estados Unidos visite www.DiscoverAmerica.com.

InternationalPowWow Orlando 2015

Os responsáveis pelo sucesso da festa de Tampa, Rob Price( Diretor Vendas Tampa Bay ) , Marisol Berrios ( Gte. Vendas Tampa Bay ) , Santiago Corrada ( Presidente CVB Tampa Bay ).

O diretor Latino-americano da USTravelAssociation e diretor da Insight TravelMktSolutions,o brasileiro Luiz de Moura, com DT Minich do Experience Kissimmee.

No Orange County Convention Center. Amanda Leonel da Melhor Viagem, com representante do Visit Orlando Jay Santos.

As jornalistas, Zilda Brandão de São Paulo e Carolina Leale Luiz  Fernando Bilhan de Curitiba na feira Mídia Press.

Na coletiva de imprensa na abertura Adrian Jones, da Merlin Entertainments, Peter Kacheris, do Visit Orlando, Roger Dow presidente da USTravel, Teresa Jacobs, prefeita de Orange County e Presidente e Ceo do Visit Orlando George Aguel.

Da Universal Orlando que completa 25 anos os responsáveis pelo sucesso,Tom Roditus, VP de hoteis, VP resorts RicFlorell, VP Mkt Alice Norsworthy eBill Davis presidente e Ceo com Mike West produtor criativo.

Da Wild Florida Park Kenansville, o diretor Eric Bonsteel e o presidente e ceo Sam Haught

Na festa de em Tampa Bay,StPetesburg e Clearwater ,presença de Emerson Amaral  Vice Presidente da Flytour Viagens e a diretora da FlytourBárbara Picolo com Leslie Benveniste , Presidente da CBS Marketing  &  Representante de Tampa Bay

No stand de Memphis (cidade do cantorElvis Presley) ,do C&v.Bureau ,Cindy Addison e Lisa Catron

Os jornalistas da Aviancaem Revista( Avianca Linhas Aéreas),Claudia Fiol e Carlos Koga

No stand da StarLine Tours(ônibus de turismo),o ceo  Philip Ferentinos

A família Panrotas, GuilermoAlcorta com os filhos, Jose Guilherme e MarinnaAlcorta, com o editor, Artur Andrade e o repórter  Rodrigo Vieira na feira mídia press

O jornalista premiado este ano no IPW TravelWreter com a melhor reportagem de Chicago ,o brasileiro Rogerio Almeida da revista Facil Nordeste ,com a esposa Yluska Regina e Marjori Schroeder da Seaworld Park.

Da TurisMatch ,os cariocas SigridSchloemp e Antonio Accioly

No stand de Chicago a VP de turismo e Vendas Chicago ,CathyDomanico

Na recepção do IPW Press,a diretora Jo Tomas com Kathy Mclain do Visit Orlando ,e da U.S.Travel Angélica Wroblewski e Kate Buegess-Craddy do KBC Mkt.

No stand do Las Vegas 247, o executivo Jose Maria Cobos e o ceoRandyCrowell, o receptivo preferido dos brasileiros em Vegas.

De New Orleans a PerseveranceBrass Band Jazz animando os congressista do destino do próximo IPW

Representando a CNTUR  e ABRESI no evento, o  jornalista e colunista Antonio Salani, presenteando com mimos brasileiros o Presidente e Ceo do USTravel Association Roger Dow

No Stand do Visit Florida quase todos participantes desta grandiosa festa do Turismo americano.

O I-Drive 360, o novo espaço de entretenimento da cidade, onde está localizada a nova roda gigante Orlando Eye, de 122 metros de altura, com vista privilegiada de Orlando

Entrada da Universal Studius Florida, Orlando que completa 25 anos ,palco da festa de encerramento do IPW 2015

Vista aérea da Roda Gigante, o Centro de Eventos de Orlando(Orange CountyConvention Center)



Antonio Salani, Jornalista/Fotyóhgrafo - é representante da CNTUR e ABRESI