BRASIL INVIÁVEL DE AVIÃO
Viajar pelo Brasil de avião não é fácil. Demanda muito dinheiro e paciência pelo tempo entre um destino e outro por conta da falta de conectividade e conexões absurdamente longas. Um simples voo de norte a sul pode levar mais de um dia de viagem justamente por isso. Não é à toa que viajar de avião para o exterior é muito mais fácil, rápido e barato, além de que é ponto a ponto. Segundo o relatório “Insight da Aviação Brasileira 2023” da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), cresceu o número de voos e a ocupação das aeronaves para o exterior. De acordo com os números, o segmento internacional de viagens foi um dos destaques, com uma elevação de 37% em relação a 2022. O maior mercado de aviação na América Latina e Caribe (ALC), em termos de Assentos por Quilômetro (ASK), representa 26,3% da capacidade total da região. O México ocupa a segunda posição, correspondendo a 25,3% do total. Já o volume total de passageiros registrou um aumento de 14,7%, atingindo a marca de 115,5 milhões, em comparação com o ano anterior.
“O Brasil é o maior mercado da ALC e o relatório destaca a importância da conectividade para impulsionar um crescimento sustentável no país. Seguiremos com nosso compromisso de apoiar o setor em sua jornada para levar ainda mais oportunidades para as pessoas utilizarem esse meio de transporte seguro e essencial”, disse o CEO da Alta, José Ricardo Botelho. No que diz respeito às conexões internacionais, a rota mais movimentada foi entre São Paulo (GRU) e Santiago (SCL), alcançando uma taxa de ocupação de 82%. Menos da metade das rotas internacionais foram diretas, reforçando a importância do Aeroporto de Guarulhos (GRU) como principal hub para essas conexões. Já o tráfego em rotas domésticas atingiu cerca de 91 milhões de passageiros, indicando um aumento significativo em comparação aos cerca de 57 milhões em 2009. Pensem, a comparação foi feita com o ano de 2009. A rota entre Congonhas-Santos Dumont liderou esse mercado, registrando a maior demanda e uma sólida taxa de ocupação de 62%. Pra piorar, A redução de voos no Santos Dumont seguindo diretrizes do desgoverno e de um ministro dos portos e aeroportos, que estabeleceu um limite máximo de dez milhões de passageiros no terminal no ano de 2023. Portando, desvestiu um santo para vestir outro.
Já a rota Congonhas-Fortaleza apresentou a maior redução no Brasil em termos de capacidade de assentos e tráfego de passageiros, com mais de 222 mil lugares retirados e uma diminuição de 160 mil viajantes em comparação com o ano de 2022. Portando, na ponta do lápis, vem caindo drasticamente. “Mesmo diante das dificuldades, a aviação desempenha um papel crucial para o turismo brasileiro, contribuindo para os 7,8% do PIB que esse setor representa. Além disso, seu importante papel social pode ser exemplificado pelo transporte gratuito de órgãos, equipes e materiais. Precisamos trabalhar juntos, governo, cadeia produtiva e empresas para superar os obstáculos, garantindo que o Brasil voe cada vez mais alto”, destacou o CEO da Alta.
FLORIPA AIRPORT
Enquanto isso, o Floripa Airport segue mais internacional do que nunca aparecendo pela primeira vez entre os três aeroportos brasileiros com maior movimento de passageiros internacionais. No ranking, divulgado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – com dados relativos ao mês de janeiro de 2024, o aeroporto da capital de Santa Catarina conquistou o terceiro lugar, atrás apenas dos maiores hubs internacionais do país, os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e Galeão, no Rio de Janeiro. Completando as primeiras posições, em quarto lugar está o Aeroporto de Brasília e em quinto, o de Viracopos. Em janeiro de 2024 passaram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis, 130.699 passageiros de voos internacionais, um crescimento de 75% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia e de 78% se comparado com janeiro do ano passado. Os passageiros puderam escolher entre seis destinos internacionais a partir da capital catarinense – Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Lima e Assunção e contaram com 8 companhias aéreas operando e até 40 voos internacionais por dia.
“Os números positivos são o resultado de um plano de internacionalização desenvolvido desde que assumimos a operação do Aeroporto de Florianópolis e que se consolidou durante a última temporada. Somos uma das três principais portas de entrada do turismo internacional no Brasil e temos a expectativa de fechar o primeiro trimestre deste ano nesta posição”, afirma Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil. Um dos destaques da temporada foi a chegada de novos voos e companhias aéreas internacionais ao aeroporto da capital de Santa Catarina. Em janeiro, a SKY Airline passou a operar o voo inédito ligando o estado à Lima, no Peru, com escala em Montevidéu. Outra novidade foi a chegada da JetSMART Airlines com rotas regulares para Santiago, no Chile e Buenos Aires, destino oferecido também por outras três companhias aéreas: Flybondi, Aerolíneas Argentinas e Gol. Com isso, no mês de janeiro o número de voos diários para a capital do país vizinho chegou a dez. Ainda em 2024 começa a operar a rota mais esperada no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o voo da Copa Airlines que liga Santa Catarina aos Estados Unidos e Caribe, via Panamá, um marco nas operações da Zurich Airport Brasil. O primeiro voo já tem data, será no dia 25 de junho.
CÉUS ABERTOS
Mas já temos uma luz no fim do túnel para acabar com essas carestia, falta de conectividade e desse cartel que nos impede de viajar. O projeto de lei que permite a operação de voos domésticos por empresas aéreas sul-americanas na região Norte do Brasil foi o assunto de reunião nesta última terça-feira (20), em Brasília (DF), entre o Ministério de Turismo e integrantes da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal. A matéria tramita em caráter terminativo na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e, caso seja aprovada, poderá seguir diretamente para a apreciação da Câmara dos Deputados. Conforme a proposta (PL 4.393/2023), companhias de países vizinhos autorizadas a atuar no Brasil poderão oferecer trechos domésticos, desde que o voo tenha como origem ou destino aeroportos localizados dentro da região da Amazônia Legal brasileira. O projeto de lei altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, que atualmente limita a oferta de voos domésticos a empresas brasileiras. De fato, a região da Amazônia Legal ainda é muito carente de conexão aérea, com poucos voos e baixa oferta, apesar de uma grande demanda. O projeto é, na verdade, fundamental para a Amazônia Legal. Nos garante mais oferta de voos, com preços mais baixos, e a possibilidade de se proporcionar ao cidadão da Amazônia Legal essa oferta de voos. Esperemos que esse projeto saia de fato do papel para o bem do Brasil e dos Brasileiros.
BRASIL – MADRI
Aproveitando esse embalo de bons ventos internacionais, à Iberia anunciou um novo aumento de capacidade entre São Paulo e Madri. A partir de abril, a companhia espanhola aumentará as frequências semanais de sete para 10 e, nos meses de junho, julho e agosto, atingirá até 11 frequências semanais (quatro dias com dois voos e três dias com um). Graças a este aumento, a rota terá mais de 250 mil assentos entre janeiro e outubro deste ano, alta de 43% em relação aos valores de 2023 e 27% acima dos valores registrados antes do pandemia. Esta rota já é operada vários dias por semana com o Airbus A350, com capacidade para 348 pessoas, configuração de três cabines (Business, Premium Economy e Economy) e melhorias operacionais que permitem redução de 35% no consumo de combustível, entre outras vantagens. As novas frequências serão operadas integralmente com este equipamento. A Iberia reforçará também a sua aposta entre Madri e Rio de Janeiro, onde será realizado um aumento a partir do próximo mês de junho de quatro para seis frequências semanais, o que significará um voo por dia (exceto aos sábados).
BRASIL – CANADÁ
Já a Air Canada registrou o melhor ano da sua história no Brasil em 2023. Com voos diários para Toronto, quatro voos semanais para Montreal e três frequências semanais para Buenos Aires, todas de Guarulhos, a companhia bateu recorde de vendas durante o ano passado. “Foi o melhor ano da história da Air Canada no Brasil, então nada melhor do que retribuir por tudo que conquistamos juntos. Este recorde é em receita, mas o número de passageiros embarcados também cresceu. Em relação ao pré-pandemia, estamos já 30% acima em volume de vendas no Brasil. É um momento muito especial”, afirmou Giancarlo Takegawa, diretor da Air Canada no Brasil. A companhia aérea tem planos a curto e médio prazo de crescer em 30% nos próximos cinco anos. E isso significa que irão trazer aviões totalmente novos, como o B787-10 e Airbus 321XLR. Os voos que a Air Canada realiza entre Guarulhos e Buenos Aires. Segundo a empresa, o Brasil é um mercado muito maior que o Chile, que é a rota anterior que tInham (Toronto-Buenos Aires-Santiago-Toronto). Então, nesse sentido estão muito entusiasmados e estão vendo resultados muito bons. Possuem um produto fantástico para o percurso. Estão praticamente prontos para os próximos meses, incluindo o que se chama de temporada de verão no Hemisfério Norte. Cabe lembrar que a Air Canada, como as demais companhias aéreas tiveram problemas para encontrar novos aviões, mas mesmo assim já estão praticamente prontos para este verão naquele país. Assim que começarem a receber as novas aeronaves nos próximos 12 meses, as oportunidades irão surgir sem a menor dúvida.
VISTO AMERICANO
Falando em viagens para o exterior, depois de se aguardar quase um ano e meio para se conseguir um visto americano, o tempo de espera para a realização da entrevista do primeiro visto norte-americano em cada Consulado, no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre, e na própria Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, caiu para 30/50 dias. Embora algumas capitais estejam dentro da meta do US Travel Association, o tempo de espera para a emissão do primeiro visto para menos de um mês, o tempo médio no Brasil voltou a crescer. No começo do ano, mais precisamente no dia 5 de janeiro, o tempo de emissão do primeiro visto na média de todo o Brasil era inferior a 50 dias. Agora, na primeira semana depois do Carnaval, a espera já chegou a 92 dias. O grande destaque desta vez é a Embaixada dos EUA em Brasília, que tem um tempo médio de apenas 17 dias para a realização da entrevista. No Recife, por sua vez, o tempo de espera chegou a apenas 27 dias, enquanto em São Paulo está com 33 dias. No geral, a Embaixada dos Estados Unidos está fazendo tudo que pode para diminuir o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2). Já ampliou equipe, faz hora extra, tem expediente aos sábados, abriu um novo centro de entrega de vistos em Recife e ainda ampliou o tempo para a renovação.
CATAMARÃ FLORIPA & ILHA RATONES GRANDE
De fato o cenário do passeio pela Baía Norte é incrivelmente lindo, oferecendo a oportunidade de admirar ilhas, pontes e a imponente Florianópolis. O majestoso pôr do sol da Ilha da Magia se revela em todo o seu esplendor durante o passeio de Catamarã, que percorre cerca de 32 km, revelando a deslumbrante beleza natural que caracteriza a Capital dos Catarinenses. Este espetáculo ganha ainda mais destaque com a iluminação da Ponte Hercílio Luz, transformando Floripa em um verdadeiro cartão postal. Turistas e moradores ainda têm outras opções de horário de passeios, como o almoço a bordo e o passeio opcional pela Ilha de Ratones Grande, que foi implementado para que os visitantes possam conhecer mais a rica história da região. Outra opção gastronômica é o café da manhã, servido no período das 08 às 10h com a embarcação atracada no trapiche da Beiramar Norte.
Você pode saborear o café da manhã a bordo que fica atracada no trapiche, das 08h às 10hs. É servido sucos, iogurtes, café, bolos, pão de queijo, misto frio, ovos mexidos e frutas. Ideal para reuniões sociais, corporativas ou para apreciar a vista da Baía da Nossa Senhora do Desterro. O passeio de Catamarã tem duração de duas horas e o embarque é ao meio dia, quando é servido um delicioso almoço. Tem opções veganas e vegetarianas, saladas e sobremesas. O bar oferece uma ampla variedade de drinks para acompanhar. No passeio do meio dia, os visitantes também podem realizar o passeio opcional na Ilha de Ratones Grande. A parada tem a duração de 30 minutos. Na ilha, os visitantes têm a possibilidade de explorar a história e o Forte Santo Antônio, construído no século XVIII e que faz parte integrante da história colonial da região. O passeio do pôr do sol oferece um buffet quente, frios, irresistíveis sobremesas e inclui opções veganas, vegetarianas e deliciosos drinks instagramáveis. Ainda pode contemplar o espetáculo da natureza ao redor da Ilha da Magia, com a deslumbrante iluminação da Ponte Hercílio Luz. Reservas e informações CLICANDO AQUI ou diretamente no trapiche da Bilheteria: Av. Beiramar Norte. Também via (48) 99981-8759.
FEIRAS & EVENTOS
Guilherme Paulus, não só um visionário, mas um grande idealizador e responsável pelo turismo no Brasil e no mundo, foi um dos palestrantes da 19ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (Esfe) que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças. Durante todo o dia, o evento reuniu mais de 600 participantes e 34 marcas expositoras para um intenso debate sobre o futuro do setor de feiras e eventos, bem como seus desafios e tendências. A cada ano, a despeito de adversidades inesperadas como a pandemia C-19, o evento ganha mais e mais musculatura. ESFE representa baliza, dinâmica e painel de tendências de uma indústria fundamental para a economia, negócios e marketing no âmbito corporativo. Após a realização da 19ª edição da ESFE, em 20 de fevereiro no Centro de Convenções Rebouças, tematizado em Back to the Game (ou De Volta ao Jogo), ficou evidenciado que planejar e promover eventos para o trade é sempre desafiador. Isso ocorre porque o nível de critério e expectativas é alto e intenso. Esse ano, o formato adotado pela ESFE contemplou 28 palestras multitemáticas, pilotadas por notários expoentes da nossa indústria.
ABAV/SC NA ENCATHO & EXPROTEL
Parceria em ação! Nesta semana as organizadoras do 35º Encatho & Exprotel, Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos estiveram em reunião com representantes da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina – ABAV-SC, Conceição Junckes (Presidente de Honra da ABAV-SC – e Vice-Presidente da ABAV NACIONAL); Valéria Assis de Oliveira (Suplente Conselheiro Fiscal) e Marcelo Alves (Secretário Executivo). As duas entidades unem forças em prol do turismo catarinense. Fortalecendo o setor e promovendo experiências incríveis em Santa Catarina.
Na oportunidade a ABAV-SC confirmou presença no Encatho & Exprotel. A ABAV-SC representa um grande número de agências de viagens em Santa Catarina, tornando-se uma voz importante para o setor no estado. A entidade atua como uma voz unificada para os agentes de viagens e guias de turismo em Santa Catarina, defendendo seus interesses perante as autoridades governamentais, reguladoras e outras partes interessadas. Segundo Conceição Junckes: “Isso ajuda a garantir um ambiente favorável para o crescimento e desenvolvimento do setor. Através de iniciativas de marketing e promoção, a ABAV-SC trabalha para aumentar a visibilidade de Santa Catarina como um destino turístico tanto a nível nacional quanto internacional. Isso ajuda a atrair mais visitantes e impulsionar a economia local. Duas entidades com a mesma sinergia não poderiam deixar de trabalhar em parceria!”, afirma.
RENOVE SEU ESPAÇO/HOTEL/POUSADA
Quer fazer um retrofit? Dar um toque de sofisticação e conforto? Conheça a Carol, especializada em vestir quartos, banheiros, janelas com cortinas e persianas de alta qualidade. Transforme e renove seus ambientes em verdadeiros refúgios de estilo e funcionalidade. Seja para a sala de estar, quarto ou escritório! A Carol oferece uma ampla variedade de opções para atender a todos os gostos e necessidades que sem a menor dúvida cabem no teu bolso. Não espere mais para dar um toque de elegância aos seus espaços. Converse com um consultor e descubra como a Carol Cortinas pode te ajudar. CLIQUE AQUI aqui e converse com um consultor.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ & ABU DHABI
Balneário Camboriú firma parceria com empresa de Abu Dhabi para construir o maior centro esportivo do Brasil. O Governo de Santa Catarina, a Prefeitura de Balneário Camboriú e a Empresa de Investimento no Esporte do governo de Abu Dhabi, anunciaram nessa última quinta-feira (22), um projeto para a construção do maior centro esportivo do Brasil na cidade litorânea. A iniciativa, estimada em 150 milhões de dólares, visa promover diversas modalidades esportivas e integrar também áreas de hotelaria e setor imobiliário. Balneário Camboriú segue de vento em popa. Bem que o mar/praia poderiam ser limpinhos e próprios para o banho de verdade.