terça-feira, 15 de março de 2016

22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO - VITRINE DO TURISMO DO ESTADO ENCERRA COM SUCESSO



Vitrine do Turismo no Estado do Paraná, evento promovido e organizado pela ABAV-PR chegou à 22ª edição, terminou neste último sábado, 12 de março. Um grande evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). O Salão possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.

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O evento começou com sessão solene reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. Após a solenidade, os presentes tiveram a oportunidade de degustar alguns pratos da culinária paranaense, no coquetel realizado em parceria com a Abrasel Paraná. Na na sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comentou o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explicou Bacovis.

Feira de Negócios - O trade turístico esteve representado nas várias categorias de expositores, dispostos em 1.640 m2 de espaço:

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Operadoras: Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo, Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL. Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP, Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar, Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná / Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de Curitiba, Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur, Santa Catarina - Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai.

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Atrações: Beto Carrero World, Hot Beach, Ody Park, SeaWorld, Cascaneia. Cias Aéreas: Avianca, Gol, TAM, TAP. Entidades: ACP-PR, ABIH-RJ, Fecomércio Paraná, Infraero, Serviços turísticos: GTA, Identificare, Intelly, Travelport, TZ Seguros, Universidade Positivo. Câmbio: Banco Daycoval. Cruzeiros marítimos: Bluesea, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Royal Caribbean. Outros: Si­ndiloc, FIT Cataratas.


Como um benefício, a ABAV-PR traz todos os anos agentes de viagens de cidades próximas a Curitiba para participarem do evento. Neste ano, foram planejados nove roteiros, que passam por cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel; Londrina e Ponta Grossa; Maringá; Itajaí, Blumenau, Balneário Camboriú; Criciúma, Araranguá, Garopaba, Laguna e Tubarão; Florianópolis e Itapema; Joinville; Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul; Chapecó, Xaxim e Xanxerê. Patrocinam as caravanas as empresas FRT Operadora, Grupo BRT, Domus Viagens Operadora de Turismo, Magic Way Tours Operador e BWT Operadora. Na noite de sábado, a programação das caravanas que permanecerão na cidade inclui um tour com guia especializado pelo Largo da Ordem, cartão postal boêmio do centro da cidade de Curitiba. Esta ação é uma parceria da ABAV-PR com o Núcleo de Turismo Receptivo.


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Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento. Ela falará sobre Liderança aos agentes de viagens. Para falar sobre Engajamento, foi convidado Charles Calmucci, de São Paulo. Ele realiza treinamentos para agentes de viagens há 16 anos, como sócio da Forward Consultoria & Treinamento. Por fim, para falar sobre Gestão, foi convidado o pernambucano Lúcio Moreira, que possui formação internacional em Business e Executive Coaching. Ele atua há 20 anos nas áreas de vendas, atendendo a entidades do Turismo, sempre na área de gestão estratégica e planejamento. “Com esse time de peso, pretendemos dar ferramentas aos agentes de viagens, para que a sua autoestima seja impactada positivamente. Como resultado, esperamos ajudar as agências de viagens a superarem mais um ano de desafios”, comenta a vice-presidente de Capacitação, Ana Paula Lacerda Garcia.



Lúcio Moreira, atuante há 20 anos nas áreas de vendas, iniciou o encontro falando sobre gestão, tendência, realidade e positividade. Com a apresentação do cenário atual, Moreira esclareceu pontos importantes para os
profissionais, como ações e atitudes para superar a crise, além da concorrência digital. “Essa indústria do turismo nunca irá acabar, pois o cliente precisa de vocês, agentes de viagens. Vocês só precisam saber o que ele realmente quer, a famosa clientologia - entender e atender o cliente”, disse. Durante sua fala, Moreira também mostrou números importantes para o setor: 10 milhões de pessoas voaram pela 1ª vez de avião em 2014, e o transporte aéreo superou o rodoviário. De acordo ainda com o profissional, em 2020 serão 200 milhões de pessoas viajando. “Os profissionais do setor vendem o mundo e todo mundo quer fazer esse tipo de compra. Por isso é importante se adequar, conscientizar e se capacitar para encarar o mercado”.



A segunda apresentação foi realizada por Charles Calmucci, que enfatizou as pessoas e suas capacitações. “O foco está nas pessoas, em treinamentos comportamentais. Além disso, é de grande importância fidelizar clientes,
construir confiança, fazer um marketing de relacionamento”,
diz. Calmucci também motivou os agentes a buscarem novos conhecimentos, atitudes, nova visão de mercado, criatividade, disciplina, comportamento, proatividade, entre
outros pontos importantes para o crescimento profissional e pessoal. “Não é só a empresa que deve promover a capacitação de seu colaborador, essa é uma responsabilidade compartilhada, que deve partir de ambos os lados”. Para finalizar, Charles enfatizou: “clientes compram com pessoas. Se você sair da empresa, seu cliente irá procurá-lo em outro lugar”.



Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners, fechou a apresentação falando sobre liderança. A profissional deu exemplos de bons gestores e falou sobre como eles atuam, e o que é preciso fazer para se ter um bom comando. “Na maioria das vezes é preciso mudar nosso estilo de gestão para se obter resultados. Liderança é um estado, e é muito importante trabalhar o todo, delegar função e dividir seus propósitos”, afirmou. Kelly também motivou os agentes de viagens com cases de outros clientes, dando dicas de como trabalhar e ser um ótimo líder e profissional. “A palestra foi muito interessante e motivacional. Os agentes receberam uma excelente capacitação, importante no momento para enfrentar o cenário atual. Os três profissionais – Lúcio, Charles e Kelly – repassaram experiências que servirão de conhecimento para os agentes que participaram do encontro”, comenta a vice-presidente de Capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.



Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”, relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3 dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão Paranaense.


A ABAV-PR também está comprometida com seus expositores na repercussão de suas novidades. Por isso, trouxe uma comitiva de jornalistas do Brasil e Mercosul para cobrirem o evento e conhecerem mais sobre Curitiba e o Paraná. “Entendemos que alguns agentes de viagens e profissionais do trade não puderam estar conosco no Salão. Então, por meio da imprensa especializada, pretendemos atingir essas pessoas e gerar negócios, indiretamente”, finaliza Bacovis, reforçando o trabalho de cobertura dos jornalistas locais, que prestigiam a ABAV-PR ao longo de todo o ano.



Na sexta, 11, o dia começou cedo para os jornalistas e agentes de viagem. Pela manhã citytour pelos principais pontos turísticos da capital paranaense com pit stop no fenomenal Jardim Botânico e na Ópera de Arame. 



Ao meio dia já estavam no Salão Paranaense para almoço e a abertura oficial do evento que surpreendeu pela quantidade de profissionais da área de turismo. Na noite anterior o anfitrião do evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Roberto Bacovis, reforçou em seu discurso que 2016 será um ano muito desafiador. “Precisamos, no Turismo, reinventar a roda. Cabe a nós olhar além da crise e identificar onde estão as nossas oportunidades de sucesso”, disse o presidente, feliz em salientar que o evento chegou a março de 2016 com o mesmo número de expositores que em 2015. Com um novo layout, mais enxuto, conseguiu-se manter o profissionalismo que marca o evento. E hoje constatamos o trade se reinventando, pois em minha modesta opinião, crise significa oportunidades de novos negócios. 



O cenário de crise brasileiro não foi esquecido pelas autoridades que compareceram ao evento. O diretor de operações do Sebrae-PR, Júlio Cezar Agostini, parabenizou a ABAV-PR pela coragem na realização do evento. “Estamos encarando um momento difícil, mas com uma visão única de que poderemos superar esse momento de maneira conjunta”, pontuou. O Sebrae-PR vai apresentar durante o evento as primeiras 50 micros e pequenas empresas agraciadas com um selo de qualidade do setor turístico criado pela entidade.



O superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, contou estar rebatendo a crise com o lançamento de novos produtos turísticos. Também provocou o secretário de turismo paranaense para a redução de impostos relacionados a aviação, tal como outros estados. “Não estaríamos perdendo todos esses voos que estamos correndo risco de perder”, disse.



Diante de todos os apontamentos referentes ao setor, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva, destacou que o Turismo é um grande responsável pelo movimento do comércio. 



O presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Caíque Ferrante, também lembrou que o setor movimenta 52 segmentos da sociedade. Durante o Salão, Curitiba vai lançar oito novos roteiros turísticos.

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O dia terminou com o famoso e tradicionalíssimo "Clube do Feijão Amigo" no Bourbon Convention Hotel, em homenagem ao presidente da FEVOMÉRCIO/PR, Darci Piana. Todo o trade compareceu nesse grande evento que se tornou uma gigantesca confraternização e homenagens, onde além do Darci, o grande confrade e amigo Antonio Salani foi também homenageado.



Durante o Salão foi foi apresentada a coleção “Roteiros Turísticos” de Curitiba, com a implantação de oito novas opções para os turistas conhecerem na capital paranaense. Enfocando passeios a pé, de bicicleta e monumentos da cidade, os roteiros chegam para atrair mais os visitantes e para que todos conheçam mais sobre Curitiba.



Uma das opções é “Rotas religiosas”, que abrange Curitiba e entorno, e está dividido em três rotas: legados da fé, inter-religioso e roteiro devocional. Como o próprio nome diz, os passeios têm como mote a religião e as festas que são realizadas. O roteiro “Curitiba de Leminski” percorre espaços onde o poeta viveu, morou e trabalhou na capital paranaense. É um roteiro emocional que aborda a vida do artista. Tem ainda o “Curta Curitiba a pé”, com dois roteiros realizados na área central da cidade – centro histórico e Centro Cívico. Para quem gosta de bicicleta tem o “Poty by bike”, com 3,5 km e 14 lugares visitados ao longo dos painéis de Poty espalhados por Curitiba. E o “Curta Curitiba pedalando”, no qual os passeios são divididos em três níveis – de 13 a 40 km – principalmente pelos bairros da cidade e ciclovias. São quatro roteiros diferentes de passeios de bicicleta. “Sabores de Curitiba”, com nove rotas gastronômicas pelas feiras da capital, e também com foco no Mercado Municipal e no Mercado Orgânico. “Aventura e Ecoturismo”, que integra Curitiba e arredores, com diversas atividades de aventura. E por fim, “Flora e Fauna”, um roteiro tem um guia de observação em Curitiba, pelas diversas áreas verdes na cidade, animais e plantas.


O Sebrae, em parceria com a ABIH-PR, Abrasel-PR, CCVB, Governo do Paraná, ABAV-PR e Tecpar, realizou a entrega do selo “Qualidade no Turismo do Paraná 2016”. Por meio de uma série de análises e qualificações, a hotelaria e a gastronomia paranaenses foram analisadas com base em seus serviços. “As empresas acreditaram no projeto e tivemos uma boa adesão, com a participação de mais de 100 empresas. Para 2017, vamos ampliar o quadro, incluindo também as agências de viagens, e temos certeza que mais empresas vão querer participar”, disse o diretor do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta. Os ganhadores foram divididos por região – Litoral, Curitiba, Campos Gerais / União da Vitória, Londrina, Maringá e Cascavel / Foz do Iguaçu. Além do selo, também foram premiados os três melhores estabelecimentos em cada categoria – hospedagem e alimentação.




Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo aconteceu em paralelo a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Paraná Turismo. Dividida em 12 regiões, a Mostra apresentou e ressaltou diferentes roteiros espalhados pelo Estado, e suas centenas de atrações, festas, pratos típicos e cultura local. Segundo o presidente da instituição, Manoel Jacó Gimenes, esse ano a Mostra trouxe inovações como a Rota do Café, Rota do Rosário e o Enoturismo. “A participação durante o Salão da ABAV-PR é uma vitrine para as regiões paranaenses, um momento de aprendizagem e divulgação muito importante para todos”, afirma. Conheça um pouco mais sobre cada região participante do 22º Salão Paranaense:

- Riquezas do Oeste


Formada por 18 municípios, a região é famosa por suas diversas festas, que atrai muitos turistas para as cidades. Entre os destaques estão a Festa do Peixe e Orquídea, em Maripá; Festa Porco no Rolete, em Toledo; Festa do Frango, em Cafelândia; e o Show Rural, em Cascavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Outro roteiro que se destaca na região é a conhecida prainha da Boa Vista da Aparecida.

Vale do Ivaí

A região representa 25 municípios da Amuvi (Associação de Municípios do Vale do Ivaí), que foca no turismo religioso e também nas belezas naturais dos locais, como rios, cachoeiras e bosques. Um dos atrativos é a caminhada ecológica, promovida em 17 municípios. As festas também conquistam visitantes, entre elas a Festa do Dia Nacional do Artesão, que acontece em Apucarana; e a Festa de Santa Rita de Cássia.

Entre Morros e Rios



Os 14 municípios da região turística se destacam com roteiros religiosos, de eventos, rural e ecológico. Já a caminhada internacional da natureza é um grande chamariz da região, pois acontece em nove municípios diferentes. Ainda engloba a região a cidade de Pitanga, considerada a capital do centro do Paraná.

Rotas do Pinhão

Composta por Curitiba, e municípios da região metropolitana, como Quatro Barras, Colombo, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Campina Grande do Sul e outros, a região tem atrativos que complementam a oferta da capital paranaense. É um conjunto das cidades, que atuam como forma integrada, para oferecer ainda mais opções aos seus visitantes. Para quem quer conhecer mais a região, pode aproveitar passeios como o turismo rural em Araucária; os caminhos históricos da Serra; lazer, gastronomia e natureza; entre outras muitas opções, que são próximas a Curitiba.

Campos Gerais



A região dos Campos Gerais é formada pelos municípios de Castro, Carambeí, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi. Neste ano, durante o 22º Salão, a região trouxe para o evento o famoso “pão no bafo”, prato típico e tombado patrimônio imaterial da cidade de Palmeira. Entre os destaques da região também está o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, que está com dois novos passeios – a caminhada noturna e a trilha
Fortaleza, passeio feito sob agendamento e que percorre 16 km no interior que parque que antes não era aberto ao público. Já o município de Castro, conhecido como capital nacional do leite, também está realizando ações bem
interessantes com cartilhas infantis em escolas municipais para a divulgação do turismo local.

Terra dos Pinheirais



Prudentópolis, Irati, Mallet, Guarapuava, Bituruna e União da Vitória formam a região da Terra dos Pinheirais. As etnias ucraniana e polonesa se destacam na região, principalmente no artesanato. As belezas naturais, como as cachoeiras, também atraem muitos visitantes para as cidades. Já Mallet, conhecida como a capital estadual do kiwi, promove a Kiwi Fest – tradicional evento que recebe muitas turistas na cidade e região.

Rota do Rosário / Norte Pioneiro

O destaque dessa região durante a 12ª Mostra foi o turismo religioso e os santuários localizados em municípios da região. Entre eles estão o Santuário Vicente Pallotti, em Ribeirão Claro; Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes; Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva; Santuário da Mãe Rainha de Schoonstatt, em Jacarezinho; Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos; e o Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti. Além desses, tem a Igrejinha São João Batista, localizada em Arapoti, e tombada pelo patrimônio histórico, que ficou por mais de 20 anos desativada.

Corredores das Águas

A abundância em água doce faz da região um grande atrativo turístico natural, conhecido como os mares doces do Paraná. Compõem essa atração o Parque Nacional de Ilha Grande, e os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri. Além
disso, a diversidade de belezas é muito grande, e isso complementa o polo turístico. O turismo de negócios e de esportes também é forte na região. Maringá, Paranavaí e Umuarama são as principais cidades que formam os Corredores das Águas.



- Cataratas do Iguaçu / Caminhos ao Lago de Itaipu Uma das principais atrações do Paraná e do Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu já é internacionalmente conhecida. Mas a região não oferece apenas os pontos de Foz aos seus visitantes. Atividades estão despontando na região, como o cicloturismo regional e a pesca esportiva. O Lago de Itaipu é o local no qual mais é realizada a pesca esportiva no país. A região ainda oferece o Parque Aquático Termal do Lago de Itaipu – Itaipulândia.

Litoral do Paraná



O Festival de Sabores, promovido pela Adetur e com apoio da Ecovia, é um dos principais eventos do litoral do estado. A festa que envolve todos os municípios do litoral promove a gastronomia e a cultura local, além de atrair mais visitantes para Morretes, Antonina, Paranaguá, Ilha do Mel e demais localidades litorâneas. Já a Ilha do Mel é o destino no litoral paranaense que mais recebe turistas durante o ano todo.

Ecoaventuras, histórias e sabores

A região, composta por 24 municípios, agrega atividades naturais e aventuras na gastronomia. Cada cidade tem o seu prato típico, que atraem muitos visitantes. Entre os destaques estão o “carneiro no buraco”, de Campo Mourão; “peixe na cerâmica”, de Fênix; o “carneiro ao vinho”, de Peabiru.

Lagos e Colinas

Uma região de beleza ímpar, composta por mais de 20 municípios. Assim é formada a região Lagos e Colinas - Cantuquiriguaçu, que oferta o turismo para descanso como uma das suas principais atividades. A região também destaca o 2º Inverno Gastronômico, com a divulgação de 17 pratos típicos locais.



Além das 12 regiões, a Mostra também trouxe outros destaques como a Vinopar, o novo polo de enoturismo brasileiro, que está localizado no Paraná e engloba a região da Grande Curitiba, de Bituruna, os entornos de Londrina e Maringá, Toledo e municípios do Sudoeste. A Emater também marcou presença no evento pela 3ª vez, destacando as caminhadas na natureza, realizada por 105 municípios paranaenses, as belezas naturais, como as cachoeiras de Faxinal, o turismo pedagógico no qual crianças acompanham visitas em propriedades rurais para conhecer todo o trabalho feito; entre outros. Também esteve presente a Rota do Café, com o resgate da história cultural cafeeira do norte do Paraná. Experimentar e vivenciar toda a produção, bem como a experiência rural, é o chamariz da Rota. A Mostra ainda teve um espaço gastronômico, intitulado de “Nelson Uberna”, que homenageou aquele que durante anos levou o barreado a eventos pelo Paraná.

URUGUAI REFORÇA INTERESSE PELOS TURISTAS BRASILEIROS



As belas paisagens do Uruguai mais uma vez chamam a atenção do público do 22º Salão Paranaense de Turismo, realizado e promovido pela ABAV-PR, em Curitiba. Além dos atrativos tradicionais como Colonia del Sacramento e Montevideo, este ano o Ministério de Turismo do Uruguay destacou os 200 anos de Carmelo em 2016, importante destino da enogastronomia, e povoados como Cabo Polonio, na Costa Atlântica de Rocha, que conta com cerca de 80 habitantes, não tem energia elétrica, mas chama muito atenção pelos atrativos naturais.



Entre as novidades para 2016 também estão os 20 anos de Colonia del Sacramento como Patrimônio Histórico da Humanidade e o novo centro de convenções de Punta Del Este, a ser inaugurado em julho deste ano, com capacidade para 5 mil pessoas. A hotelaria uruguaia aproveitou o evento para divulgar alguns empreendimentos, como o Sacramento Management e o Solanos Vacation Punta Del Este. Esteve presente no estande também a Camara Hoteleira de Colonia.



O espaço foi muito prestigiado pelas autoridades do país, como Alejandra Larrosa, assistente de dirección da Intendencia Departamental de Rocha; Cristina Otero, sub directora de Turismo da Intendencia de Colonia; Valeria Duarte, do departamento de Difusión da Dirección de Turismo do Uruguay; e Javier Báez, assistete del diretor general de Turismo da Intendencia de Maldonado. Também passaram pelo estande o Consul do Uruguai em Curitiba, Joaquin Pires, e Ana Caram, diretora de Turismo da Intendencia de Rocha.


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Já no domingo, 13 de março, foi dia de pular mais cedo da cama, às 07 da manhã o tranfer já estava buscando jornalistas, agentes e operadores que participaram do 22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, para conhecer um dos destinos mais disputados do estado. Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, esse passeio especial voltado para o público final foi desenvolvido em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. 



Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses.


Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.



E assim terminou, com muito êxito, mais uma edição do Salão Paranaense de Turismo - ABAV-PR. Até o ano que vem, aliás, até o próximo encontro do trade em alguma parte deste nosso gigantesco Brasil.


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Enfim, o 22º Salão Paranaense de Turismo reuniu até sábado operadoras de turismo, empreendimentos hoteleiros, destinos, companhias aéreas, entidades do turismo, empresas de serviços turísticos, atrações turísticas, cruzeiros marítimos e câmbio. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR
. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.



Este jornalista cobriu o evento a convite da ABAV-PR, hospedando-se no Bourbon Convention Hotel e voou pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial.

Para ver todas as fotos do evento clique nos ícones abaixo: 

FOTOS DA ABERTURA

FOTOS CITYTOUR, 1º DIA DE SÃO DO TURISMO E FEIJÃO AMIGO

FOTOS 2º DIA DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

FOTOS PASSEIO DE TREM ATÉ MORRETES-PR





terça-feira, 8 de março de 2016

PATAGÔNIA FANTÁSTICA - TRÊS DESTINOS SE UNEM E CRIAM A UM FENOMENAL CORREDOR TURÍSTICO

PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Na última segunda-feira, 07, no Hotel Xelena, na Patagônia Argentina, foi assinado um termo pelos três secretários de turismo que compõem o corredor turístico patagônico: Juan Cherañuk de Ushuaia; Alexis Simunovic, El Calafate; e Herman Müller de Puerto Madryn. A intenção e fortalecer ainda mais esse fenomenal corredor turístico. Em conjunto foi assinada uma carta destinada a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a conectividade aérea entre esses destinos e recuperar o vôo direto. Simunovic disse que: "É a primeira vez que os três têm o seu próprio financiamento específico para a promoção do turismo" e anunciou: "Nós concordamos em alocar parte desse dinheiro para ações específicas na Fantástica Patagônia, tendo o seu próprio corredor de calendário".


O corredor começou a tomar forma em 2000, e com bases muito fortes estabeleceu-se a união dos três destinos: "Cada destino percebeu que unindo forças, vendendo em conjunto a 3ª maior atrações do sul da Patagônia: baleias, geleiras e o fim do mundo, três ícones mundiai, seria muito mais fácil. São três ícones são muito fortes", afirmou Simunovic.  Estavam presentes o secretário de Turismo de Santa Cruz (e presidente do Ente Turismo Patagonia), Laura Santiago; o presidente da AAAVYT de El Calafate, Maria Guzzo; o presidente da AHT El Calafate, Fernanda Botti; Yanina Martin, o Joint Ente El Calafate, bem como empresários e conselheiros locais Ana Maria Ianni e Carlos Alegria.


No que respeito a carta, segundo Simunovic: "Isso reflete que precisamos do apoio não só da Aerolineas Argentinas, que é fundamental, mas também do Ministério do Turismo da Nação", e acrescentou: "Então nós começamos tocando ações específicas que vão levar para a frente três destinos juntos. Eles são cerca de 10 pontos com diferentes estratégias, como começar a trabalhar em um plano de marketing para o atual e potencial que temos mercados; realizar o calendário anual de promoções; determinar as áreas de promoção digital para o corredor; criar conteúdo para peças promocionais; agendas juntos. Queremos começar a trabalhar de forma organizada, o que sem dúvida nos dará mais força e eficácia para os três destinos ".

El Calafate

CONECTIVIDADE AÉREA COMO A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DA PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Sem dúvida, a principal preocupação dos secretários de turismo que compõem o corredor da Patagônia Fantástica é a malha aérea. Neste sentido, Simunovic disse: "Os únicos sinais que tivemos da Aerolineas Argentinas não são muito animadores, pois além de que havia uma promessa de manter os voos, tivemos a elevação de alguns vôos (como a escala de Rio Gallegos ) e taxa aumentau "e sublinhou que" não há horário de voo para o ano de 2016". Por isso, representantes do corredor assinaram uma primeira carta dirigida a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a malha aérea entre os destinos e recuperar o vôo direto entre Trelew e El Calafate. 

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

"O mais delicado, hoje, é a questão da Trelew, porque hoje nós temos o vôo direto entre El Calafate e Trelew, como tivemos em algum ponto. Há um vôo ligando Trelew e Ushuaia, mas não com El Calafate ", e acrescentou: "A ideia é ver como podemos ter um apoio da Aerolineas Argentinas e deixar claro que o nosso objectivo é consolidar esses voos com ocupação efetiva. Para o que estamos comprometidos com a realização de promoções deste corredor turístico ".


Com relação ao calendário promocional, Simunovic afirmou que estamos fazendo tudo o que tínhamos programado: "Eu fui a FITUR, a ANATO e agora Yanina Martin (entidade comum) vai ITB em Berlim (Alemanha) e, em seguida, vêm Braztoa ( São Paulo, Brasil). A ideia agora é irem juntos como Patagonia Fantastica para Braztoa". Para isso virá ao Brasil, uma capacitadora brasileira que tem efetuado um grande trabalho e é reconhecida e respeitada pelo trade brasileiro, Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia ha longos anos. E concluiu: "Agora, por exemplo Yanina Martin viaja para a ITB Berlim e nenhum dos outros dois destinos vai para a Alemanha. ela levará informações dos três destinos. A idéia é fortalecer juntos, otimizando recursos e investimentos que cada destino tem realizado e fortalecer todo o corredor da Patagônia Fantástica ".

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Amanhecer em Ushuaia - Fin del Mundo

FEIRA INTERNACIONAL DO TURISMO - PANTANAL - MT

FIT PANTANAL


"A FIT Pantanal pode ser um diferencial para o turismo do Mato Grosso e de toda região, porque esta é a atividade que os governos devem apoiar em momentos de crise, pelo retorno mais rápido que dá em termos de geração de emprego e renda”, enfatiza Joari Proença, presidente da ABAV-MT (Associação 
Brasileira de Agências de Viagens no Mato Grosso). Prevista para acontecer entre 20 e 24 de abril em Cuiabá-MT, ela acontecerá em duas etapas – sendo que entre 20 e 22 será no Centro de Eventos, com rodada de negócios, seminários e outros eventos paralelos e, nos dias 23 e 24, estará na Arena Pantanal – com o mote “Vem pra Arena turismo”, contemplando feira, exposição e apresentação de destinos. O tema central “Turismo, um grande negócio” já serve para mostrar qual a proposta dos organizadores:  mostrar que este segmento envolve uma cadeia muito ampla. Estudos indicam que o “turista” padrão acaba contemplando mais de 50 setores da economia.


“É um equívoco dos nossos governantes pensar que investir em turismo é algo de longo prazo. Com as belezas que temos, com o potencial turístico do nosso estado e da nossa região, com o fascínio que o Pantanal exerce sobre o imaginário das pessoas, o retorno é imediato”, discorre Joari – que tem, ao longo dos anos, levado a bandeira do turismo mato-grossense de forma muitas vezes solitária. A expectativa é de que até 200 expositores estejam presentes na FIT Pantanal, sendo que são esperadas participações de 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul:Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. “As pessoas precisam entender a diversidade e a pluralidade de opções de destinos que temos em nosso estado, em nossa região e mesmo no Brasil todo. Se está difícil viajar para outros países, é hora do governo e do trade criarem mecanismos para incentivar as viagens internas – inclusive quebrando aquele discurso de que é mais barato viajar para fora do que conhecer o Brasil”.

POTENCIAIS DO MATO GROSSO


Falando nisso, o SEDEC e TRADE realizam fampress com imprensa local para divulgar potencial de Mato Grosso. Primeiro roteiro foi realizado em Nobres e o próximo será em Chapada dos Guimarães. De flutuação em águas cristalinas na companhia de dezenas de peixes até uma emocionante descida de tirolesa, passando por cachoeiras e boiacross, o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres (150 km de Cuiabá) tem 15 atrativos turísticos em funcionamento. O local atrai visitantes não só de Mato Grosso, mas de todo o país e do mundo para conhecer de perto suas belezas, onde a natureza ainda está intocada, selvagem, com intervenção humana mínima. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o atual governo assumiu com a proposta de transformar o turismo em Mato Grosso em um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado, e Nobres/Bom Jardim é um dos cases que está sendo trabalhado.


“Hoje o município de Nobres conta com 38 potenciais turísticos que podem ser transformados em produtos turísticos. São cachoeiras e rios, por exemplo, que podem ser formatados para se tornarem atrativos. Estamos trabalhando em parceria com o trade turístico e a prefeitura para que Nobres deixe de ser apenas potencial turístico e se transforme em realidade turística”. Atualmente o distrito de Bom Jardim possui 14 pousadas e cerca de 300 leitos que lotam aos fins de semana e feriados. A vila possui uma boa infraestrutura de hospedagem e alimentação. Muitos atrativos também possuem pousadas e restaurantes próximos, já que a maioria das atividades requer certo esforço físico e, consequentemente, abre o apetite. Assim, os turistas não precisam retornar à cidade para fazer suas refeições. É aconselhável fazer reserva com antecedência.


Segundo o prefeito de Nobres, Gilmar Luiz da Silva, o município saiu na frente e implantou, no final de 2014, o voucher único, que é uma novidade no Estado. Funciona assim: todo turista que deseja fazer passeios em Nobres deve adquirir o voucher em umas das agências de turismo ou pousadas. Com isso, a prefeitura pretende ter mais controle sobre a quantidade de turistas que visitam a região, além de investir parte do valor arrecadado para melhorias na infraestrutura da região. “Estamos agora trabalhando na implantação do voucher eletrônico, por meio de um sistema de computador que permitirá muito mais segurança e controle na emissão dos vouchers”.


O proprietário da pousada Bom Jardim, Isaias Pedroso de Almeida, destacou o apoio do Governo do Estado no incremento ao turismo da região. “Nosso turismo ainda é relativamente novo, começou de 2005 para cá e pela primeira vez estamos recebendo um apoio efetivo por parte do governo estadual”. Os jornalistas visitaram o Duto do Quebó, onde fizeram boiacross. Todo o percurso da descida tem cerca de 1.200 metros, sendo que parte dele é feito dentro de um túnel de 280 metros de extensão, onde se pode observar formações de calcário no teto e nas paredes. Também realizaram flutuação no Reino Encantado, que abriga a ressurgência (afloramento de águas profundas) do rio Salobra e é propício à prática de flutuação e observação de peixes. A parada seguinte foi uma visita à Cachoeira da Serra Azul, que fica localizada dentro do Sesc Serra Azul e possui 45 metros de queda d´água formando uma piscina de coloração azul e transparente repleta de cardumes que impressionam. O passeio finalizou com uma descida na tirolesa do Sesc, que possui 700 metros de extensão e uma altitude de 50 metros.


A programação de fampress com jornalistas continua até abril e contará com a participação de repórteres de veículos de imprensa locais e nacionais, incluindo os jornais O Globo, Estadão e o programa Companhia da Aventura, do SBT Nacional, entre outros. No próximo sábado (12) será a vez de Chapada dos Guimarães, seguido de Cáceres (18 e 19), Campo Novo do Parecis (1 e 2 de abril) e Jaciara (9 de abril).

BRASIL BUSCA EXPERTISE DE MODELO DE GESTÃO DO TURISMO NA FRANÇA

GESTÃO DO TURISMO

Vinícius Lummertz e Henrique Eduardo Alves com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl (direita)

Brasil e a França precisam estreitar relações e trocar mais experiências para aumentar o fluxo turístico entre os dois países. Esse foi o foco da conversa entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (04) em Paris e contou com a participação do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, e do embaixador do Brasil na França, Paulo Oliveira Costa. Realmente precisa aprender muito, começando pelo nossa precária infraestrutura. A França recebe num mês a quantidade de turistas que o Brasil todo recebe num ano. Pra quem não sabe, A França continua sendo o país mais visitado do mundo, com cerca de 90 milhões de turistas estrangeiros. Questão de competência. A França é também o terceiro país, depois dos Estados Unidos e da Espanha, a tirar do turismo a maior parte da sua receita.


Lummertz reforça que é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia. “Temos buscado referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. A Embratur está pronta para encarar esse desafio”, finalizou. A missão internacional da comitiva brasileira segue em Berlim, onde o Brasil terá forte participação na 50ª ITB, reconhecida como fórum para o marketing e a comunicação no turismo, que acontece de 09 a 13 de março. No total, 12 estados e municípios brasileiros serão expositores na feira, em parceria com a Embratur. A agenda da Alemanha inclui reunião com o CEO da IPK World Travel Monitor, Paco Buerbaum, e mesa redonda sobre o “Turismo no século21: modelo de negócios no mundo digital”.

segunda-feira, 7 de março de 2016

ESPAÇO DE LUXO NO FESTURIS 2016


Seguindo tendência mundial, FESTURIS lança o Espaço Luxury para a feira 2016. Segundo dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil


O crescimento do Turismo de Luxo é uma tendência mundial e, em tempos de instabilidade econômica, torna-se uma das saídas e oportunidade de crescimento e retomada para o setor. Este nicho, segundo o Beverly Hills Conference and Visitors Bureau (BHCVB), segue tendências que mudam a cada ano e seguem um padrão de crescimento direcionado. O turista de luxo possui um gasto médio superior ao de turistas convencionais.

Seguindo o histórico de lançar tendências, agregando valor e novidades na feira que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado, este ano a grande novidade será o Espaço Luxury.  Trata-se de um ambiente diferenciado, dentro da feira de negócios, que terá marcas e produtos de alto nível. As novidades nacionais e internacionais deste mercado serão apresentadas para um seleto público que busca experiências únicas e diferenciadas, com muita exclusividade em um espaço fechado.


“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS.


"Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto", comenta o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição.


Segundo Marcus Rossi, "algumas das características para quem trabalha com Turismo de Luxo é oferecer exclusividade, privacidade, diversidade e experiências únicas aos visitantes. Assim será o Espaço Luxury do FESTURIS'’. A preocupação com a Sustentabilidade também é um dos aspectos mais relevantes deste mercado.

Dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apontam que as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil, uma prova de que o momento é de apostar neste segmento.


A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.
O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Vitrine do Turismo no Sul do Brasil e Mercosul, evento promovido e organizado pela ABAV-PR chega à 22ª edição


De 10 a 12 de março, Curitiba vai sediar o 22º Salão Paranaense de Turismo, evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.


O evento começa com sessão solene na quinta-feira (10), às 19h30, reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. Após a solenidade, os presentes terão a oportunidade de degustar alguns pratos da culinária paranaense, no coquetel realizado em parceria com a Abrasel Paraná. No dia seguinte, sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comenta o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. À noite, para convidados, ocorre o tradicional evento do trade turístico, Feijão Amigo. O sábado (12), começa com a palestra magna pela manhã, que tratará dos desafios e perspectivas para o setor turístico em 2016, com o cenário da crise econômica brasileira, e segue com a Feira. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explica Bacovis.


Feira de Negócios - O trade turístico estará representado nas várias categorias de expositores, dispostos em 1.640 m2 de espaço:


Operadoras: Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo, Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL. Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP, Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar, Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná / Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de Curitiba,  Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur, Santa Catarina -  Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai. 


Atrações: Beto Carrero World, Hot Beach, Ody Park, SeaWorld, Cascaneia.


Cias Aéreas: Avianca, Gol, TAM, TAP

Entidades: ACP-PR, ABIH-RJ, Fecomércio Paraná, Infraero

Serviços turísticos: GTA, Identificare, Intelly, Travelport, TZ Seguros, Universidade Positivo

Câmbio: Banco Daycoval

Cruzeiros marítimos: Bluesea, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Royal Caribbean

Outros: Si­ndiloc, FIT Cataratas



O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.


Como um benefício, a ABAV-PR traz todos os anos agentes de viagens de cidades próximas a Curitiba para participarem do evento. Neste ano, foram planejados nove roteiros, que passam por cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel; Londrina e Ponta Grossa; Maringá; Itajaí, Blumenau, Balneário Camboriú; Criciúma, Araranguá, Garopaba, Laguna e Tubarão; Florianópolis e Itapema; Joinville; Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul; Chapecó, Xaxim e Xanxerê. Patrocinam as caravanas as empresas FRT Operadora, Grupo BRT, Domus Viagens Operadora de Turismo, Magic Way Tours Operador e BWT Operadora. Na noite de sábado, a programação das caravanas que permanecerão na cidade inclui um tour com guia especializado pelo Largo da Ordem, cartão postal boêmio do centro da cidade de Curitiba. Esta ação é uma parceria da ABAV-PR com o Núcleo de Turismo Receptivo.



Capacitação

Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento. Ela falará sobre Liderança aos agentes de viagens. Para falar sobre Engajamento, foi convidado Charles Calmucci, de São Paulo. Ele realiza treinamentos para agentes de viagens há 16 anos, como sócio da Forward Consultoria & Treinamento. Por fim, para falar sobre Gestão, foi convidado o pernambucano Lúcio Moreira, que possui formação internacional em Business e Executive Coaching. Ele atua há 20 anos nas áreas de vendas, atendendo a entidades do Turismo, sempre na área de gestão estratégica e planejamento. “Com esse time de peso, pretendemos dar ferramentas aos agentes de viagens, para que a sua autoestima seja impactada positivamente. Como resultado, esperamos ajudar as agências de viagens a superarem mais um ano de desafios”, comenta a vice-presidente de Capacitação, Ana Paula Lacerda Garcia.


Crescimento e satisfação

Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”, relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3 dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão Paranaense.


Imprensa especializada

A ABAV-PR também está comprometida com seus expositores na repercussão de suas novidades. Por isso, traz uma comitiva de jornalistas do Brasil e Mercosul para cobrirem o evento e conhecerem mais sobre Curitiba e o Paraná. “Entendemos que alguns agentes de viagens e profissionais do trade não puderam estar conosco no Salão. Então, por meio da imprensa especializada, pretendemos atingir essas pessoas e gerar negócios, indiretamente”, finaliza Bacovis, reforçando o trabalho de cobertura dos jornalistas locais, que prestigiam a ABAV-PR ao longo de todo o ano.


sexta-feira, 4 de março de 2016

TRADE TURÍSTICO COMEMORA A REDUÇÃO DE IMPOSTO SOBRE REMESSA PARA O EXTERIOR

EXECUTIVOS & PROFISSIONAIS COMEMORAM NA BTL

Diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi falam em alívio para o setor com a publicação de MP no Diário Oficial da União

A notícia da Medida Provisória que reduz de 25% para 6,38% a alíquota do IRRF sobre remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do trade no Brasil e no exterior esta semana. As manifestações foram muitas e, a MP, foi considerada uma vitória para o setor e para presidentes e representantes de entidades como a ABAV Nacional, Edmar Bull. Agora a luta é para transformar a MP em Lei. Em Lisboa, participando da BTL, a diretora do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi, encontrou-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e com o ministro do Turismo do Brasil Henrique Alves no dia da publicação da MP, dia 2 de março. “A redução dos impostos foi uma luta dos últimos meses do trade. Estamos todos comemorando”, comentou Marta Rossi durante a passagem das autoridades pelo stand do Brasil na feira que é um dos mais concorridos.


No Brasil, Eduardo Zorzanello, também diretor da feira internacional que ocorre em Gramado de 3 a 6 de novembro de 2016, salienta que para o mercado brasileiro a MP trata-se, sim, de uma grande notícia. “Se a cobrança de 25% se mantivesse inviabilizaria o crescimento do setor e acarretaria no fechamento de muitas empresas ligadas ao turismo. O ideal é imposto zero mas, esta redução para 6% é um alívio e as empresas podem voltar a fomentar o setor”, destacou. “Ganham todos: as empresas, o consumidor final e o setor turístico que, a partir desta MP, voltam a ficar otimistas e a geração de negócios crescerá”, disse o diretor do FESTURIS Marcus Rossi.


quinta-feira, 3 de março de 2016

TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE DÃO O TOM NA BTL EM LISBOA - PORTUGAL

TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, reconheceu na última quarta-feira, (02), em Lisboa, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para crescer dentro do cenário turístico mundial, apesar de suas imensas potencialidades. A afirmação foi feita durante palestra no VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, enquanto Lummertz debatia com ministros e embaixadores dos países da América Latina estratégias de venda do turismo de cada um dos países para compradores europeus. “Precisamos internacionalizar nossas cadeias produtivas e ampliar o fluxo turístico. O Brasil evoluiu muito no setor, acelerado pelos grandes eventos, mas ainda nos esforçamos para apontar o turismo como uma solução para ganhar competitividade e impulsionar a economia nacional”, destacou Lummertz. 

PORTUGAL & BRASIL


A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que termina no próximo dia 06, está dando ao trade brasileiro a nítida impressão de que a Europa está de olho no Brasil e pretendem conhecer as novidades e vender mais. No estande coordenado pela Embratur o movimento foi intenso durante todos o dia de hoje e executivos de várias operadoras de turismo estiveram também no espaço reservado para a Paraíba na intenção de obter mais informações sobre o destino.


A representante da Paraíba no evento, Cecília Barbosa,  disse que o espaço ocupado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) atendeu vários operadores de turismo da Europa, entre eles, Charlotte Nicolau, do grupo francês Trave Team, que se mostrou interessada em levar grupos de turistas para João Pessoa futuramente, e Adelino Sales, executivo da JM Vacantions, do Canadá. Nesta quinta-feira (03), está agendada uma reunião com uma operadora da Grécia.


Durante todo o dia, o estande brasileiro na Bolsa de Lisboa esteve movimentado também por diversas autoridades, entre elas o primeiro ministro de Portugal, Passos Coelho, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. O dirigente da Embratur disse que a Paraíba será um dos destinos em alta na próxima temporada e enfatizou que mais de 400 profissionais do turismo da Europa têm agenda com empresas brasileiras para comercializar pacotes.


A TAP  (Transporte Portugal) informou, por meio de sua assessoria, que está investindo no mercado brasileiro, revelando que está disponibilizando reuniões com mais de 200 profissionais do Brasil para agendar reuniões com representantes da companhia aérea em vários países da Europa. A empresa é a que tem um dos maiores número de voos para o Brasil, em especial, para o Nordeste, onde está nos mercados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 

Bruno Mesquita, (Festival JPA), Cecília Avelino (Pbtur), Paula Floriano (Festival JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).

Segundo Claudio Jr; Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil que está na feira concluindo grandes negócios, a 28ª edição da BTL: "Está sendo extremamente positiva e estamos concretizando bons negócios. O evento conta com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias serão dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias as portas serão abertas ao público em geral". 

Clique na imagem para ampliada. Nas fotos Francisco Guarisa (Diretor de Marketing da TAP no Brasil), Claudio Junior (Diretor Festival JPA) e Mário Carvalho (Diretor geral da TAP no Brasil), Paula Floriano e Bruno Mesquita.

"Sem dúvidas a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades,"  concluiu. 


GRUPO DE TRABALHO


Brasil e Portugal vão criar um grupo de trabalho para incrementar o fluxo turístico entre os dois países. A decisão dessa estratégia foi realizada nesta quinta-feira (03) em Lisboa, entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. Uma das principais diretrizes será a intensificação de programas de capacitação profissional para diversas áreas turísticas. A ideia é aumentar o fluxo de brasileiros buscando aprimoramento profissional em Portugal, com forte apoio do governo brasileiro. Em áreas específicas onde o Brasil tem muito a oferecer aos lusitanos, deve ocorrer uma capacitação no sentido inverso. Uma das iniciativas é que portugueses, apoiados por seu governo, passarão a frequentar cursos de culinária brasileira.