Vitrine do Turismo no Estado do Paraná, evento promovido e organizado pela ABAV-PR chegou à 22ª edição, terminou neste último sábado, 12 de março. Um grande evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). O Salão possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.
Clique na imagem para ampliá-la
O evento começou com sessão solene reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. Após a solenidade, os presentes tiveram a oportunidade de degustar alguns pratos da culinária paranaense, no coquetel realizado em parceria com a Abrasel Paraná. Na na sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comentou o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explicou Bacovis.
Feira de Negócios - O trade turístico esteve representado nas várias categorias de expositores, dispostos em 1.640 m2 de espaço:
Clique na imagem para ampliá-la
Operadoras: Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo, Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL. Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP, Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar, Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná / Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de Curitiba, Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur, Santa Catarina - Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai.
Operadoras: Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo, Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL. Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP, Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar, Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná / Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de Curitiba, Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur, Santa Catarina - Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai.
Clique na imagem para ampliá-la
Atrações: Beto Carrero World, Hot Beach, Ody Park, SeaWorld, Cascaneia. Cias Aéreas: Avianca, Gol, TAM, TAP. Entidades: ACP-PR, ABIH-RJ, Fecomércio Paraná, Infraero, Serviços turísticos: GTA, Identificare, Intelly, Travelport, TZ Seguros, Universidade Positivo. Câmbio: Banco Daycoval. Cruzeiros marítimos: Bluesea, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Royal Caribbean. Outros: Sindiloc, FIT Cataratas.
Clique na imagem para ampliá-la
Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento. Ela falará sobre Liderança aos agentes de viagens. Para falar sobre Engajamento, foi convidado Charles Calmucci, de São Paulo. Ele realiza treinamentos para agentes de viagens há 16 anos, como sócio da Forward Consultoria & Treinamento. Por fim, para falar sobre Gestão, foi convidado o pernambucano Lúcio Moreira, que possui formação internacional em Business e Executive Coaching. Ele atua há 20 anos nas áreas de vendas, atendendo a entidades do Turismo, sempre na área de gestão estratégica e planejamento. “Com esse time de peso, pretendemos dar ferramentas aos agentes de viagens, para que a sua autoestima seja impactada positivamente. Como resultado, esperamos ajudar as agências de viagens a superarem mais um ano de desafios”, comenta a vice-presidente de Capacitação, Ana Paula Lacerda Garcia.
Lúcio Moreira, atuante há 20 anos nas áreas de vendas, iniciou o encontro falando sobre gestão, tendência, realidade e positividade. Com a apresentação do cenário atual, Moreira esclareceu pontos importantes para os
profissionais, como ações e atitudes para superar a crise, além da concorrência digital. “Essa indústria do turismo nunca irá acabar, pois o cliente precisa de vocês, agentes de viagens. Vocês só precisam saber o que ele realmente quer, a famosa clientologia - entender e atender o cliente”, disse. Durante sua fala, Moreira também mostrou números importantes para o setor: 10 milhões de pessoas voaram pela 1ª vez de avião em 2014, e o transporte aéreo superou o rodoviário. De acordo ainda com o profissional, em 2020 serão 200 milhões de pessoas viajando. “Os profissionais do setor vendem o mundo e todo mundo quer fazer esse tipo de compra. Por isso é importante se adequar, conscientizar e se capacitar para encarar o mercado”.
A segunda apresentação foi realizada por Charles Calmucci, que enfatizou as pessoas e suas capacitações. “O foco está nas pessoas, em treinamentos comportamentais. Além disso, é de grande importância fidelizar clientes,
construir confiança, fazer um marketing de relacionamento”, diz. Calmucci também motivou os agentes a buscarem novos conhecimentos, atitudes, nova visão de mercado, criatividade, disciplina, comportamento, proatividade, entre
outros pontos importantes para o crescimento profissional e pessoal. “Não é só a empresa que deve promover a capacitação de seu colaborador, essa é uma responsabilidade compartilhada, que deve partir de ambos os lados”. Para finalizar, Charles enfatizou: “clientes compram com pessoas. Se você sair da empresa, seu cliente irá procurá-lo em outro lugar”.
Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners, fechou a apresentação falando sobre liderança. A profissional deu exemplos de bons gestores e falou sobre como eles atuam, e o que é preciso fazer para se ter um bom comando. “Na maioria das vezes é preciso mudar nosso estilo de gestão para se obter resultados. Liderança é um estado, e é muito importante trabalhar o todo, delegar função e dividir seus propósitos”, afirmou. Kelly também motivou os agentes de viagens com cases de outros clientes, dando dicas de como trabalhar e ser um ótimo líder e profissional. “A palestra foi muito interessante e motivacional. Os agentes receberam uma excelente capacitação, importante no momento para enfrentar o cenário atual. Os três profissionais – Lúcio, Charles e Kelly – repassaram experiências que servirão de conhecimento para os agentes que participaram do encontro”, comenta a vice-presidente de Capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.
A ABAV-PR também está comprometida com seus expositores na repercussão de suas novidades. Por isso, trouxe uma comitiva de jornalistas do Brasil e Mercosul para cobrirem o evento e conhecerem mais sobre Curitiba e o Paraná. “Entendemos que alguns agentes de viagens e profissionais do trade não puderam estar conosco no Salão. Então, por meio da imprensa especializada, pretendemos atingir essas pessoas e gerar negócios, indiretamente”, finaliza Bacovis, reforçando o trabalho de cobertura dos jornalistas locais, que prestigiam a ABAV-PR ao longo de todo o ano.
Na sexta, 11, o dia começou cedo para os jornalistas e agentes de viagem. Pela manhã citytour pelos principais pontos turísticos da capital paranaense com pit stop no fenomenal Jardim Botânico e na Ópera de Arame.
Ao meio dia já estavam no Salão Paranaense para almoço e a abertura oficial do evento que surpreendeu pela quantidade de profissionais da área de turismo. Na noite anterior o anfitrião do evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Roberto Bacovis, reforçou em seu discurso que 2016 será um ano muito desafiador. “Precisamos, no Turismo, reinventar a roda. Cabe a nós olhar além da crise e identificar onde estão as nossas oportunidades de sucesso”, disse o presidente, feliz em salientar que o evento chegou a março de 2016 com o mesmo número de expositores que em 2015. Com um novo layout, mais enxuto, conseguiu-se manter o profissionalismo que marca o evento. E hoje constatamos o trade se reinventando, pois em minha modesta opinião, crise significa oportunidades de novos negócios.
O cenário de crise brasileiro não foi esquecido pelas autoridades que compareceram ao evento. O diretor de operações do Sebrae-PR, Júlio Cezar Agostini, parabenizou a ABAV-PR pela coragem na realização do evento. “Estamos encarando um momento difícil, mas com uma visão única de que poderemos superar esse momento de maneira conjunta”, pontuou. O Sebrae-PR vai apresentar durante o evento as primeiras 50 micros e pequenas empresas agraciadas com um selo de qualidade do setor turístico criado pela entidade.
Diante de todos os apontamentos referentes ao setor, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva, destacou que o Turismo é um grande responsável pelo movimento do comércio.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Caíque Ferrante, também lembrou que o setor movimenta 52 segmentos da sociedade. Durante o Salão, Curitiba vai lançar oito novos roteiros turísticos.
Clique na imagem para ampliá-la
Durante o Salão foi foi apresentada a coleção “Roteiros Turísticos” de Curitiba, com a implantação de oito novas opções para os turistas conhecerem na capital paranaense. Enfocando passeios a pé, de bicicleta e monumentos da cidade, os roteiros chegam para atrair mais os visitantes e para que todos conheçam mais sobre Curitiba.
Uma das opções é “Rotas religiosas”, que abrange Curitiba e entorno, e está dividido em três rotas: legados da fé, inter-religioso e roteiro devocional. Como o próprio nome diz, os passeios têm como mote a religião e as festas que são realizadas. O roteiro “Curitiba de Leminski” percorre espaços onde o poeta viveu, morou e trabalhou na capital paranaense. É um roteiro emocional que aborda a vida do artista. Tem ainda o “Curta Curitiba a pé”, com dois roteiros realizados na área central da cidade – centro histórico e Centro Cívico. Para quem gosta de bicicleta tem o “Poty by bike”, com 3,5 km e 14 lugares visitados ao longo dos painéis de Poty espalhados por Curitiba. E o “Curta Curitiba pedalando”, no qual os passeios são divididos em três níveis – de 13 a 40 km – principalmente pelos bairros da cidade e ciclovias. São quatro roteiros diferentes de passeios de bicicleta. “Sabores de Curitiba”, com nove rotas gastronômicas pelas feiras da capital, e também com foco no Mercado Municipal e no Mercado Orgânico. “Aventura e Ecoturismo”, que integra Curitiba e arredores, com diversas atividades de aventura. E por fim, “Flora e Fauna”, um roteiro tem um guia de observação em Curitiba, pelas diversas áreas verdes na cidade, animais e plantas.
O Sebrae, em parceria com a ABIH-PR, Abrasel-PR, CCVB, Governo do Paraná, ABAV-PR e Tecpar, realizou a entrega do selo “Qualidade no Turismo do Paraná 2016”. Por meio de uma série de análises e qualificações, a hotelaria e a gastronomia paranaenses foram analisadas com base em seus serviços. “As empresas acreditaram no projeto e tivemos uma boa adesão, com a participação de mais de 100 empresas. Para 2017, vamos ampliar o quadro, incluindo também as agências de viagens, e temos certeza que mais empresas vão querer participar”, disse o diretor do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta. Os ganhadores foram divididos por região – Litoral, Curitiba, Campos Gerais / União da Vitória, Londrina, Maringá e Cascavel / Foz do Iguaçu. Além do selo, também foram premiados os três melhores estabelecimentos em cada categoria – hospedagem e alimentação.
Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo aconteceu em paralelo a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Paraná Turismo. Dividida em 12 regiões, a Mostra apresentou e ressaltou diferentes roteiros espalhados pelo Estado, e suas centenas de atrações, festas, pratos típicos e cultura local. Segundo o presidente da instituição, Manoel Jacó Gimenes, esse ano a Mostra trouxe inovações como a Rota do Café, Rota do Rosário e o Enoturismo. “A participação durante o Salão da ABAV-PR é uma vitrine para as regiões paranaenses, um momento de aprendizagem e divulgação muito importante para todos”, afirma. Conheça um pouco mais sobre cada região participante do 22º Salão Paranaense:
- Riquezas do Oeste
Formada por 18 municípios, a região é famosa por suas diversas festas, que atrai muitos turistas para as cidades. Entre os destaques estão a Festa do Peixe e Orquídea, em Maripá; Festa Porco no Rolete, em Toledo; Festa do Frango, em Cafelândia; e o Show Rural, em Cascavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Outro roteiro que se destaca na região é a conhecida prainha da Boa Vista da Aparecida.
Vale do Ivaí
A região representa 25 municípios da Amuvi (Associação de Municípios do Vale do Ivaí), que foca no turismo religioso e também nas belezas naturais dos locais, como rios, cachoeiras e bosques. Um dos atrativos é a caminhada ecológica, promovida em 17 municípios. As festas também conquistam visitantes, entre elas a Festa do Dia Nacional do Artesão, que acontece em Apucarana; e a Festa de Santa Rita de Cássia.
Entre Morros e Rios
Os 14 municípios da região turística se destacam com roteiros religiosos, de eventos, rural e ecológico. Já a caminhada internacional da natureza é um grande chamariz da região, pois acontece em nove municípios diferentes. Ainda engloba a região a cidade de Pitanga, considerada a capital do centro do Paraná.
Rotas do Pinhão
Composta por Curitiba, e municípios da região metropolitana, como Quatro Barras, Colombo, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Campina Grande do Sul e outros, a região tem atrativos que complementam a oferta da capital paranaense. É um conjunto das cidades, que atuam como forma integrada, para oferecer ainda mais opções aos seus visitantes. Para quem quer conhecer mais a região, pode aproveitar passeios como o turismo rural em Araucária; os caminhos históricos da Serra; lazer, gastronomia e natureza; entre outras muitas opções, que são próximas a Curitiba.
Campos Gerais
Fortaleza, passeio feito sob agendamento e que percorre 16 km no interior que parque que antes não era aberto ao público. Já o município de Castro, conhecido como capital nacional do leite, também está realizando ações bem
interessantes com cartilhas infantis em escolas municipais para a divulgação do turismo local.
Terra dos Pinheirais
Prudentópolis, Irati, Mallet, Guarapuava, Bituruna e União da Vitória formam a região da Terra dos Pinheirais. As etnias ucraniana e polonesa se destacam na região, principalmente no artesanato. As belezas naturais, como as cachoeiras, também atraem muitos visitantes para as cidades. Já Mallet, conhecida como a capital estadual do kiwi, promove a Kiwi Fest – tradicional evento que recebe muitas turistas na cidade e região.
Rota do Rosário / Norte Pioneiro
O destaque dessa região durante a 12ª Mostra foi o turismo religioso e os santuários localizados em municípios da região. Entre eles estão o Santuário Vicente Pallotti, em Ribeirão Claro; Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes; Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva; Santuário da Mãe Rainha de Schoonstatt, em Jacarezinho; Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos; e o Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti. Além desses, tem a Igrejinha São João Batista, localizada em Arapoti, e tombada pelo patrimônio histórico, que ficou por mais de 20 anos desativada.
Corredores das Águas
A abundância em água doce faz da região um grande atrativo turístico natural, conhecido como os mares doces do Paraná. Compõem essa atração o Parque Nacional de Ilha Grande, e os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri. Além
disso, a diversidade de belezas é muito grande, e isso complementa o polo turístico. O turismo de negócios e de esportes também é forte na região. Maringá, Paranavaí e Umuarama são as principais cidades que formam os Corredores das Águas.
- Cataratas do Iguaçu / Caminhos ao Lago de Itaipu Uma das principais atrações do Paraná e do Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu já é internacionalmente conhecida. Mas a região não oferece apenas os pontos de Foz aos seus visitantes. Atividades estão despontando na região, como o cicloturismo regional e a pesca esportiva. O Lago de Itaipu é o local no qual mais é realizada a pesca esportiva no país. A região ainda oferece o Parque Aquático Termal do Lago de Itaipu – Itaipulândia.
Litoral do Paraná
O Festival de Sabores, promovido pela Adetur e com apoio da Ecovia, é um dos principais eventos do litoral do estado. A festa que envolve todos os municípios do litoral promove a gastronomia e a cultura local, além de atrair mais visitantes para Morretes, Antonina, Paranaguá, Ilha do Mel e demais localidades litorâneas. Já a Ilha do Mel é o destino no litoral paranaense que mais recebe turistas durante o ano todo.
Ecoaventuras, histórias e sabores
A região, composta por 24 municípios, agrega atividades naturais e aventuras na gastronomia. Cada cidade tem o seu prato típico, que atraem muitos visitantes. Entre os destaques estão o “carneiro no buraco”, de Campo Mourão; “peixe na cerâmica”, de Fênix; o “carneiro ao vinho”, de Peabiru.
Lagos e Colinas
Uma região de beleza ímpar, composta por mais de 20 municípios. Assim é formada a região Lagos e Colinas - Cantuquiriguaçu, que oferta o turismo para descanso como uma das suas principais atividades. A região também destaca o 2º Inverno Gastronômico, com a divulgação de 17 pratos típicos locais.
Além das 12 regiões, a Mostra também trouxe outros destaques como a Vinopar, o novo polo de enoturismo brasileiro, que está localizado no Paraná e engloba a região da Grande Curitiba, de Bituruna, os entornos de Londrina e Maringá, Toledo e municípios do Sudoeste. A Emater também marcou presença no evento pela 3ª vez, destacando as caminhadas na natureza, realizada por 105 municípios paranaenses, as belezas naturais, como as cachoeiras de Faxinal, o turismo pedagógico no qual crianças acompanham visitas em propriedades rurais para conhecer todo o trabalho feito; entre outros. Também esteve presente a Rota do Café, com o resgate da história cultural cafeeira do norte do Paraná. Experimentar e vivenciar toda a produção, bem como a experiência rural, é o chamariz da Rota. A Mostra ainda teve um espaço gastronômico, intitulado de “Nelson Uberna”, que homenageou aquele que durante anos levou o barreado a eventos pelo Paraná.
URUGUAI REFORÇA INTERESSE PELOS TURISTAS BRASILEIROS
As belas paisagens do Uruguai mais uma vez chamam a atenção do público do 22º Salão Paranaense de Turismo, realizado e promovido pela ABAV-PR, em Curitiba. Além dos atrativos tradicionais como Colonia del Sacramento e Montevideo, este ano o Ministério de Turismo do Uruguay destacou os 200 anos de Carmelo em 2016, importante destino da enogastronomia, e povoados como Cabo Polonio, na Costa Atlântica de Rocha, que conta com cerca de 80 habitantes, não tem energia elétrica, mas chama muito atenção pelos atrativos naturais.
Entre as novidades para 2016 também estão os 20 anos de Colonia del Sacramento como Patrimônio Histórico da Humanidade e o novo centro de convenções de Punta Del Este, a ser inaugurado em julho deste ano, com capacidade para 5 mil pessoas. A hotelaria uruguaia aproveitou o evento para divulgar alguns empreendimentos, como o Sacramento Management e o Solanos Vacation Punta Del Este. Esteve presente no estande também a Camara Hoteleira de Colonia.
Clique na imagem para ampliá-la
Já no domingo, 13 de março, foi dia de pular mais cedo da cama, às 07 da manhã o tranfer já estava buscando jornalistas, agentes e operadores que participaram do 22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, para conhecer um dos destinos mais disputados do estado. Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, esse passeio especial voltado para o público final foi desenvolvido em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT.
Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses.
E assim terminou, com muito êxito, mais uma edição do Salão Paranaense de Turismo - ABAV-PR. Até o ano que vem, aliás, até o próximo encontro do trade em alguma parte deste nosso gigantesco Brasil.
Clique na imagem para ampliá-la
Enfim, o 22º Salão Paranaense de Turismo reuniu até sábado operadoras de turismo, empreendimentos hoteleiros, destinos, companhias aéreas, entidades do turismo, empresas de serviços turísticos, atrações turísticas, cruzeiros marítimos e câmbio. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.
Este jornalista cobriu o evento a convite da ABAV-PR, hospedando-se no Bourbon Convention Hotel e voou pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial.
Para ver todas as fotos do evento clique nos ícones abaixo:
FOTOS DA ABERTURA
FOTOS CITYTOUR, 1º DIA DE SÃO DO TURISMO E FEIJÃO AMIGO
FOTOS 2º DIA DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
FOTOS PASSEIO DE TREM ATÉ MORRETES-PR
Para ver todas as fotos do evento clique nos ícones abaixo:
FOTOS DA ABERTURA
FOTOS CITYTOUR, 1º DIA DE SÃO DO TURISMO E FEIJÃO AMIGO
FOTOS 2º DIA DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
FOTOS PASSEIO DE TREM ATÉ MORRETES-PR