sábado, 5 de maio de 2012

PATAGÔNIA FANTÁSTICA



PROGRAMA PATAGÔNIA FANTÁSTICA FOI LANÇADO COM GRANDE SUCESSO NA EMBAIXADA ARGENTINA EM PARIS
 
Com a presença das principais operadoras turísticas francesas que trabalham com o mercado argentino foi lançado na França o programa Patagônia Fantástica.

Clique na imagem para ampliá-la
 
O Embaixador Aldo Ferrer, observou que todos os turistas que visitam a Patagônia ficam maravilhados com a com às paisagens e pela vastidão do território. Já o prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, afirmou que aí estão as condições para recuperar o mercado que se perdeu a partir da crise econômica européia.

Na apresentação, estavam presentes o gerente geral da Aerolineas Argentinas na França e Bruxelas, Jorge Miglioranza, e o delegado do Ministério do Turismo na França, Charles Feeney.

Patagônia Fantástica é um programa que será promovido entre o seguimento turístico europeu para os destinos  patagônicos de Ushuaia - Tierra del Fuego, El Calafate e Puerto Madryn, com um pacote que inclui transporte aéreo e alojamento superior. Patagônia Fantástica aderiu ao Pacto dos Alcaldes, assinado no ano passado na cidade de Ushuaia, para usar como uma plataforma de transmissão em mais de 3.500 cidades europeias. A iniciativa é inédita na Argentina e pressupõe a combinação de ambiente, turismo e soberania.

Após os discursos de abertura de Sciurano e Ferrer, seguiu-se uma apresentação onde foi exibida as fenomenais belezas de toda região, enfatizando o destino mítico. No início dos marinheiros, aventureiros, cientistas, escritores e do popular programa de televisão francês Ushuaia, liderados pelo francês Nicolas Hulot. Também foi ressaltado o compromisso ambiental na região de sensibilização para a desertificação, a retração das geleiras e as mudanças climáticas na Antártida. Nesta segunda-feira, 7 de Maio o Programa Patagônia Fantástica será apresentado na Embaixada da Argentina em Roma, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo e meio ambiente. O Embaixador Ferrer, reconheceu que Ushuaia está presente sendo estratégico para um programa turístico para a região, em nome de El Calafate e Puerto Madryn, permitindo que estas cidades sejam destinos nas principais capitais europeias. O prefeito de Ushuaia afirmou que o balanço é extraordinário a partir do momento que a Embaixada se coloca a disposição: "Eu acredito que há um reconhecimento da Patagônia, Ushuaia, em particular como um destino, e é um mercado extraordinário para nossa cidade e região".
Essas iniciativas, devidamente reconhecida pela embaixada, deram condições para Ushuaia recuperar o espaço do mercado que foi perdido com a crise de 2008. "Essas ações serão avaliadas a medio prazo. É um prazer trabalhar com o Ministério Nacional de Turismo, muito mais quando se trata da mão da Chancelaria e quando instituições com o prestígio do CADIC, envolvidos para o desenvolvimento das cidades nas principais capitais da Europa", disse ele. Ele acrescentou: "Ushuaia é, sem dúvida, uma das cidades mais emblemáticas no mundo. Rostos se iluminam quando você diz que é de Ushuaia e que tem a ver com a preocupação de quem quer conhecer este lugar mítico. Sem dúvidas privilegiamos hoje a temática ambiental a partir da assinatura do Pacto dos Alcaldes, que de alguma forma traz-nos uma mensagem que é transmitida para dentro de nós mesmos, temos um lugar único para viver. E nós temos que fazer o máximo esforço para promover tudo o que Ushuaia tem a oferecer ", concluiu. 

Clique na imagem para ampliá-la

O delegado do Ministério do Turismo da Nação, na França, disse que à "Patagônia, na memória coletiva francesa é um mundo. A Argentina é extremamente turística. Tivemos 3 % a mais de turistas franceses do que no ano de 2011 e esperamos que este ano continue assim, apesar da crise internacional.  Tivemos a grande presença do prefeito de Ushuaia, dos maiores operadores e agentes de viagem da França em relação ao mercado argentino e é um imenso prazer para todos nós. Esta é uma maneira de presentear a Patagônia, este projeto ecológico tão importante na França de hoje nos dá um grande orgulho", afirmou.

Clique na imagem para ampliar
 
Feeney, aposta no projeto porque o novo programa "quer trazer turistas para a Patagônia, mas de uma maneira diferente e eu acho que os franceses esperam isso. Alguns operadores disseram que não estavam esperando esta novidade, pois estavam vindo a um evento puramente comercial e turístico e agora cuncluiram que a Argentina tem uma maneira de ver a ecologia e que a França pode ser um elemento positivo para nós" disse.  
 
"Sobre este salto de qualidade turística, que implica em uma maior concientização ecológica, acreditamos que somos a primeira embaixada neste sentido e esse é apenas o pontapé inicial deste movimento, que chamamos de moderno, à Argentina mostrando mais uma vez neste país que estão na vanguarda de um tipo diferente de turismo. Não tenho dúvidas de que o turismo pode ser recuperado  porque o destino Argentina para o francês não é o mesmo que viajar para o Norte de África. É uma viagem um pouco menos acessível, apesar de 79 000 turistas franceses visitaram a Argentina no ano passado e 90% vai para a Patagônia. Ushuaia, Calafate, Península Valdés, continuam a ser um mito e eu estou feliz, como delegado do Ministério, com este grande empurrão, porque eles nos trouxeram ajuda permitindo-nos cumprir essa meta tão importante," disse ele no final da apresentação.

 Clique na imagem para ampliá-la

Finalmente, em uma reportagem de uma revista francesa, na semana passada, Ushuaia foi leita como um dos 10 melhores destinos do mundo para se passar as férias. O gerente geral da Aerolíneas Argentinas na França, qualificou o lançamento so Programa Patagônia Fantástica como extremamente interessante e destacou a ótima recepção que obteve entre os operadores de turismo e agências de viagem de Paris. "Sobre tudo a associação que se fez com o Pacto dos Alcaldes da União Européia e a idéia de por um acento na questão ecológica. Nos anos 80, aqui na França, perguntavam com frequência se na Tierra del Fuego fazia muito calor, entendendo que os descobridores comentavam que era Terra do Fogo por conta do calor. Explicamos então que era justamente ao contrário, fazia-se fogo para esquentar-se e os descobridores, por causa disso denominaram o local como Tierra del Fuego. Passaram muitos anos e este programa é um grande esforço que se fez desde a Aerolíneas Argentinas, com a Secretaría de Turismo por permitir conhecer Ushuaia e Nicolás Hulot, este grande ecologista que inaugurou uma serie televisiva que se chama Ushuaia", lembrou.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Ele acrescentou: "Para os franceses, Ushuaia é sempre uma palavra mágica. Não esqueçam que Antoine de Saint Exupéry fez voos noturnos e o Pequeno Principe teve inspiração na Patagônia. E voando é um predecessor da Aerolineas Argentinas. Então, realmente o slogan Patagônia Fantástica é verdade, porque é mágico." Miglioranza disse que "para todos os europeus, a Patagônia é um sonho, particularmente para os franceses. Uma característica dos franceses é o amor da descoberta, a distância, novos lugares. Vale lembrar que aqui existe até um perfume chamado Ushuaia. A França é o único país europeu que a cada ano aumenta suas visitas à Argentina, apesar da crise. Há um mercado clássico, que é apreciado por estas três cidades, Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia, tanto em grupos como individuais, além de viajem de incentivo, que são utilizadas por exemplo quando um banco pretende recompensar seus clientes em potencial e lhes dão um passeio e os clientes preferenciamente escolhem a Argentina. Estamos em contato constante com todos os operadores turísticos, que são muitos aqui, especialmente os de alto poder aquisitivo para formar programas mais sofisticados. Eu me lembro de ter acompanhado um grupo de incentivo para El Calafate e o Upsala trouxe uma garrafa gigante de champanhe, para ser gelada no gelo glacial. São coisas que saem do comum ".
 
Aerolineas Argentinas é a segunda maior força aérea estrangeira na França. "Estamos aqui desde 1946, muitos antes da Aerolíneas se chamar assim e promovemos os grandes espaços e lugares a descobrir, algo que encanta os franceses", completou o gerente geral da companhia aérea nacional da Argentina.

Las Hajas e los Acebos - clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC



Sucesso em mais uma edição do Encatho
abertura
A ABIH-SC comemora o sucesso da 26º Encatho, realizado de 25 a 27 de abril, em Florianópolis, SC. O evento recebeu mais de três mil visitantes de 18 estados e sete países e foi uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e oportunidade de negócios. Vários eventos paralelos foram realizados: a 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósio de Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 2º Fórum de A&B; 2º Fórum de Gestores Comerciais, encontros de entidades nacionais do setor e a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). A próxima edição está marcada para 07 a 09 de maio de 2013 no mesmo local (CentroSul),em Florianópolis, SC.  


24ª Exprotel
 exprotel

Após a solenidade de abertura, as autoridades inauguraram a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis. A mostra contou com mais de 70 expositores de várias regiões do país que apresentaram uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços para o setor hoteleiro. A feira é uma oportunidade de atualização tecnológica, realização de negócios, ampliação e reforço de contatos e visibilidade para marcas, produtos e serviços direcionados a um dos setores da economia de maior crescimento no país.


Hotéis x mídias sociais

publico

O tema central do 26º Encatho “A Hotelaria na Era da Informação”, foi debatido no evento pelos participantes com a contribuição de profissionais experientes na área, abordando temas como o uso das novas ferramentas eletrônicas em seus negócios. Na abertura do evento o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz afirmou que “as novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário que se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado do que muitas empresas”, alertou.

Reunião de hoteleiros  

renião hoteleiros

A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre o consumo de água e energia elétrica, a necessidade de atualização permanente dos empreendimentos e a sazonalidade, foram os principais itens tratados durante o “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, no 26º Encatho. O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, teve a participação de associados, diretores, consultores e representantes do trade. Segundo Volnei, hoje na prática, uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.


Crise da mão de obra
 publico

A falta de mão de obra para o setor foi o tema que mais mobilizou a platéia, na reunião de hoteleiros, com depoimentos dramáticos sobre a falta de trabalhadores para a hotelaria. Algumas empresas estão importando trabalhadores do Nordeste. Mas a maioria tenta soluções locais. Para Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, falta investimento na formação de mão de obra. Tese contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação (IF-SC). Segundo ela, a instituição oferece cursos gratuitos para formação de camareiras, garçons e outros. Mas faltam candidatos para preencher as vagas.

Sistema de vendas online

cmnet

Negócios online totalmente seguros para hotéis foi a proposta apresentada por Maurício Valente, diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, na Oficina “Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”.  Segundo ele, com o Sistema de Pagamento Online (PSO) é possível gerar boletos com maior eficácia e menor custo para o cliente final, a partir de um cartão de crédito, reduzindo os riscos de fraude. O sistema foi lançado em 2011 em parceria com a Cielo e apresentado aos hoteleiros catarinenses como mais uma opção de sistema de reservas online.

Costão do Santinho e as mídias sociais

 costao

Rubem Régis, diretor comercial do Costão do Santinho foi o responsável pela Oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a Web”. Segundo ele, o Costão lançou seu primeiro site em 2006, como ferramenta de informação. De 2009 a 2012, começou a mescla do institucional com o comercial. “Mas estamos trabalhando para o site ter como principal ferramenta o varejo, pois cada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, ressaltou. Já nas mídias sociais, o resort conta com dois perfis no Facebook , além de uma FanPage. Relatou também a experiência bem sucedida da empresa com os chamados “clubes de compras coletivas” e que deve ser incrementada.

Internet não é tábua de salvação

 palestra

Na palestra magna “A Hotelaria na Era da Informação”, o professor Cláudio Tomanini, procurou desmistificar alguns conceitos sobre o uso das novas tecnologias e do marketing. “Internet não é tábua de salvação, é uma ferramenta gestão”, alertou. Trabalhar com transparência e envolver a equipe é o caminho para o sucesso, ensinou. “Não é necessário o uso de um computador para gerar conhecimento”, lembrou. Para ele, a falta de informação é que abre as portas à concorrência. Tomanini tem experiência de quatro anos de trabalho na Disney onde aprendeu lições de marketing e processos de trabalho, como a leitura diária, antes do início das atividades, dos princípios que norteiam o trabalho da empresa americana, líder mundial em entretenimento.

Fórum de Gestores Comerciais

cid

O 2º Fórum de Gestores Comerciais teve como mediador o consultor Cid Medeiros Bonifácio que falou das novas ferramentas da Web para comercialização na hoteleira. Para ele, estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana é obrigação do gerente comercial. “Vende mais quem faz mais rápido e tem maior disponibilidade”, alertou. Ele surpreendeu o público com uma pergunta que ele mesmo respondeu: o contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” ao mercado, viajar, gastar a sola do sapato, circular e aparecer. E, não se esqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única” afirmou. Ferramentas digitais não substituem o contato pessoal, reforçou.

Como encontrar seu diferencial

Geraldo

 “Como encontrar o seu diferencial”, foi a palestra apresentada por Geraldo Linzmeyer, diretor da cadeia de Hotéis Associados, da Linzmeyer Empreendimentos Hoteleiros Ltda. Ele lembrou que “é preciso ter paixão pelo que se faz”. Mas o principal, destacou, deve ser o esforço constante e a atenção aos detalhes na busca da superação da expectativa do cliente. “Devemos fazer um esforço sobre humano para isso” afirmou, citando itens que precisam de atenção redobrada como limpeza, higiene, arrumação dos quartos e a manutenção. Descobrir o perfil do hóspede também contribui para conquistar a fidelização do cliente. Treinamento constante é outro fator de sucesso, alertou o palestrante citando o exemplo dos atletas. “A receita é treinar, treinar e treinar”.

Rodada de Negócios

rodada

Outra iniciativa do 26º Encatho foi a realização da 3ª Rodada de Negócios com a participação de grandes operadoras, agências e clubes de serviços, com vistas ao incremento na venda do produto hoteleiro e turístico catarinense. Coordenada pelo SEBRAE- SC, a rodada foi um sucesso. Nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectiva de negócios de R$ 1,4 milhões.

Apoios e parcerias

Para a viabilização do 26º a ABIH-SC contou com o apoio de parceiros importantes e imprescindíveis para o sucesso do evento como a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR, SEBRAE SC, Sistema Fecomércio, imprensa e diversas empresas as quais a entidade promotora agradece.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


Cavalgada das Praias


Um tipo de turismo diferente pelo litoral de Santa Catarina é praticado no Sul de Santa Catarina, coordenado pelo Grupo de Cavaleiros do Clube Regimento Tradicionalista Barriga Verde, do Município de Balneário Arroio do Silva (SC). A primeira Cavalgada das Praias somou aproximadamente 250 quilômetros mantendo a tradição da Cavalgada dos Santos Reis, que completaram 22 edições. Com a participação de mais de 120 cavaleiros, totalizando 180 pessoas entre homens, mulheres e crianças, com o grupo de apoio e foi aberta a qualquer pessoa em boas condições físicas. O trajeto foi de Garopaba a Passo de Torres.
Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... Palavras do presidente do Grupo de Cavaleiros José Tramontin (que também é fotógrafo, advogado e membro da Abrajet/SC)... " Eu e meus filhos gêmeos Nicolas e Eduardo, percorremos nosso litoral Catarinense, em lugares e paisagens excepcionais que somente a cavalo poderá ser realizada, em trilhas sobre morros, fazendas, lagoas e belas praias. A saída foi da bela Garopaba, passamos pela praia do Siriú, percorremos pelos centros de Paulo Lopes,Imbituba (CTG Treze Guapos), Balsa de Laguna, Jaguaruna (CTG Estância do Retiro), Balneário Esplanada (CTG Querência do Lago Azul), Balneário Torneiro, Balneário Rincão,Ilhas (Içara) e o cartão postal do Morro dos Conventos em Araranguá (CTG Galpão de Estância) ,praias de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Lagoa da Tapera e Passo de Torres, porém diversas paradas foram feitas para descanso das montarias e dos cavalarianos. A chegada da Primeira Cavalgada aconteceu em Passo de Torres cujo objetivo deste evento foi resgatar a tradição dos tropeiros, sempre organizado pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina (ver fotos)”.
 
Em toda trajetória receberam apoio das entidades e dos Municípios por onde passaram e no encerramento da Cavalgada foram recepcionados pela Prefeitura Municipal de Passo de Torres, com um suculento churrasco e receberam troféus de participação. A confraternização foi geral. Nova cavalgada para a serra gaúcha foi marcada. Contatos para cavalgar atarvés do e-mail tramontin@contempla.eng.br  ou telefone celular (48) 9985- 1798.
 
PIT STOP* A cidade de Criciúma (SC) convidando para a inscrição dos grupos interessados em participar do 4º Festival Internacional de Danças Folclóricas, Danças Urbanas e Danças de Salão de Criciúma até o dia 30 de maio de 2012. O evento acontecerá de 11 a 15 de setembro de 2012 no Centro de Eventos José Ijair Conti. Site www.festivalfolclorecri.com.br e e-mail contato@festivalfolclorecri.com.br com Sirlei.
 
* Concórdia (SC) em alta! Foram assistir a encenação do espetáculo “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (PE) e acabaram como figurantes do maior teatro a céu aberto do mundo. A Guia de Turismo Josi Maciel (foto/www.jmturismo.com) depois de passear por Recife, Caruaru e Fernando de Noronha, em Pernambuco, com seu grupo Catarinense ( fotos) vibraram com o convite dos atores (estavam na mesma pousada deles) e, claro, aceitaram e ensaiaram com as roupas do elenco e representaram muito bem. Oswaldo Preis (natural de Forquilhinha-SC) e sua mulher Beloni, com os trajes do espetáculo, pousaram para este colunista,que também estava por lá. Parabéns!
 
* Vem aí a Bionat Expo 2012, a Feira de Produtos Orgânicos Fitoterápicos e Plantas Bioativas. Mostra de Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental.Bionat Cultural, oficinas, painéis, vídeos, exposições e instalações. De 21 a 23 de setembro de 2012. Horário: das 10h às 20 horas. Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro-Porto Alegre (RS). Informações no e-mailinfo@bionatexpo.com.br e no site  www.bionatexpo.com.br.
 
* O Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa (foto), que recentemente recebeu os jornalistas da Abrajet Nacional em seu Estado, foi escolhido o Secretário Estadual de Turismo do Ano, pelo Grupo Travel News, que edita a revista Brasil Travel News, uma das mais tradicionais do segmento turístico. A escolha levou em consideração quatro quesitos: o perfil empreendedor, a capacidade de inovação, o desempenho da atividade e o sucesso nas realizações. A homenagem aconteceu em Campinas (SP) no Royal Palm Plaza Hotel (www.albertofeitosa.com.br).
 
* Trabalhe na Rota Tropical, com sede em Morro de São Paulo na Bahia. A Rota Tropical é uma Agência de Viagens e Operadora e está em contínuo processo de seleção de talentos. Se você quer ter uma experiência profissional única e acredita que possa contribuir com o Projeto da Rota Tropical busque mais informações no www.rotatropical.tur.br e www.morrodesaopaulo.com.br.
 
* Cursos importantes: Aeronáutica. Clique os sites www.fab.mil.br ou www.epcaraer.mil.br. Misticismo clique www.oikos.org.br.  

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino




FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino



AEROPORTO HERCÍLIO LUZ

No encerramento do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), em Florianópolis, SC, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), divulgou a Carta da Hotelaria de Santa Catarina, com uma série de reivindicações do setor. Entre elas o início imediato das obras de ampliação e melhorias do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, sob o risco da cidade não ter condições de receber nenhuma das delegações estrangeiras que virão ao Brasil para Copa de 2014, por falta de condições do local para receber aeronaves de grande porte.  Solicitam também a desoneração tributária sobre o setor, investimentos em infra-estrutura básica para melhorar a recepção e atendimento aos turistas e em segurança pública. O documento foi enviado nesta última segunda-feira, (30) às autoridades das esfera federal, estadual e municipal.
PENSANDO BEM !

Quando o turismo for levado extremamente a sério em nosso Estado, teremos não só um aeroporto decente, que não prejudique os turistas que aqui aportam sem o azar de aqui chegar em jogo ou show na ressacada, ficando horas na fila. Teremos também estradas bem sinalizadas e seguras em todas as nossas regiões bem como mão de obra super especializada. O dever de casa em nosso Estado é feito unicamente pelos hoteleiros e donos de pousadas que se viram nos trinta para bem atender, enquanto que o desgoverno só faz tributar cada vez mais, empurrando-nos para o turismo no exterior, que é muito mais barato e vantajoso com aéreo e tudo mais.
TURISTAS

Por conta do nosso completo amadorismo, em 2010, 5,2 milhões de turistas estrangeiros entraram no País - um patamar extremamente baixo quando comparado a outros países como a França (76,8 milhões), os Estados Unidos (59,7 milhões), a China (55,7 milhões) e a Espanha (52,7 milhões). Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011, divulgada na última semana pelo IBGE. O estudo anterior foi publicado em 28 de fevereiro e se restringia aos municípios das capitais. O levantamento inclui também as regiões metropolitanas das capitais e as regiões integradas de desenvolvimento (Rides). Agora você sabe quantos brasileiros fizeram turismo no exterior? Só para você ter uma pequena idéia; o Banco Central informou que os gastos de brasileiros no exterior alcançaram US$ 5,38 bilhões no primeiro trimestre deste ano, contra US$ 4,75 bilhões em igual período de 2011. 



PASSAGEM AÉREA

É muito, mais muito mais barato tirar férias no exterior do que no Brasil,  começando pelo preço das passagens aéreas e o tempo que se perde nos aeroportos. Uma passagem de Porto Alegre a Maceió geralmente é o dobro do que São Paulo a Paris ou Nova York, isso sem contar que os pacotes para o exterior já incluem o aéreo e resorts "all inclusive", prática pouquíssima usada no Brasil. Portanto, não adianta reclamar. O negócio é ter preço e acima de tudo qualidade.


PARA COMPARAR
Só para você ter uma pequena idéia, uma passagem Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis, pela TAM hoje custa  R# 1.637,14. Já São Paulo/Roma/São Paulo, aéreo mais quatro dias de hotel com café da manhã U$ 1.318,00, ito é, menos que R$ 2.600,00. São Paulo/Miami/São Paulo U$ 601,00, menos que R$ 1.200,00. Para Berlin U$ 803,00...Tem realmente alguma coisa de muito podre por aqui.
ENQUANTO ISSO


O pinóquio retirante, o ídolo dos pés de barro, receberá mais um título de doutor honoris causa, agora de universidades do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes. O título será entregue a Lula pelo governador do Rio de Janeiro , Sérgio Cabral, o amigo do dono da Delta, Fernando Cavendish, e pelas universidades Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Este país realmente não é sério.
MOTOR DE RESERVAS
A Apply Inovations e os hotéis da rede Marolinda, Cult Hotel e Hotel des Arts, desenvolveram e colocaram com sucesso em operação um motor de reservas que permite através de seu site a reserva direta de apartamentos do cliente nos seus sistemas operacionais. Inicialmente - compatível com o sistema operacional Xenius da Casoft, usado por mais de uma centena de unidades hoteleiras no NE – o aplicativo permite que o cliente, sem qualquer intervenção faça sua reserva e efetue seu pagamento para hospedagem no período com disponibilidade. É a primeira vez que um sistema completo de motor de reservas é desenvolvido para hotéis de pequeno e médios portes, independentes, dando assim acesso a uma inovação tecnológica que só era de domínio das grandes redes.

Clique na imagem para ampliá-la
EM OPERAÇÃO
O sistema já encerrou sua fase de teste e está em plena operação nos hotéis Marolinda.  Como diz José Otávio de Meira Lins, presidente da rede: “foram dezesseis meses de trabalho, mas que possibilitaram colocar nossos hotéis no que será uma exigência da hotelaria do futuro. Perderão espaço aqueles que não permitirem o acesso direto do seu hóspede à disponibilidade de seus serviços. Nos nossos hotéis hoje, 64% de todas as reservas são oriundas da internet (sites de reserva/e-mail diretos)”. Luciana Bruère, diretora da Apply, que será a encarregada de levar este avanço tecnológico a terceiros do mercado hoteleiro, começa esta semana os contatos iniciais com as redes hoteleiras que utilizam o sistema operacional Xenius da Casoft e que têm possibilidade de uso imediato do motor de reservas.
TOUR FILM BRAZIL

 Estão abertas as inscrições para o festival de filmes turísticos Tour Film Brazil, que acontece todos os anos, em Florianópolis. O festival em sua terceira edição, será apresentado no auditório de eventos da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, entre os dias 24 e 26 de maio. O Tour Film Brazil é um evento onde cineastas e produtores de filmes turísticos apresentarão os potenciais turísticos das diferentes regiões do mundo, destacando a diversidade cultural e étnica de deferentes temas e países tais como destinos, roteiros, aventuras, gastronomia, atrativos turísticos e toda uma diversidade de encantos e belezas dos lugares através de imagens. A Arara Vermelha do festival representa o prêmio top, que após passar por junta julgadora de vários países, consolidam e intitulam a escolha para o primeiro troféu. Mais informações no site www.tourfilmbrazil.com.

BLOGUEIROS DE TURISMO
O 1° Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo organizado pela Loumar Turismo -  acontece só em junho em Foz do Iguaçu, durante o VII Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, mas já começou a agitar a viajosfera. Depois de confirmar a participação de renomados blogueiros, a organização divulga, agora, a data e horário das principais atrações do evento. No dia 14 de junho, das 8h30 às 10h acontece a primeira de quatro mesas de discussões previstas. Com o tema “Como os blogs estão mudando o mercado do Turismo Nacional e Internacional”, os mediadores e o público poderão debater como os blogs de turismo estão se tornando, cada vez mais, ferramentas relevantes nas escolhas dos destinos.



Logo na sequência, das 10h30 às 12h, a assunto escolhido é “O poder dos nichos de blog – ‘A cauda longa’ do Turismo”. Neste debate, coloca-se em pauta a variedade dos blogs - gastronomia, degustação de vinhos, viagens com crianças, ecoturismo e tantos outros - que ajudam a orientar o turista que não está atrás apenas de conhecer um destino comum, mas, sim, uma ajuda em seu desejo específico. Já no dia 15 de junho, das 8h30 às 12h, as atenções se voltam para a mesa “Experiências e Profissionalização dos blogs de Turismo: case de blogs nacionais x internacionais”. Como o mercado brasileiro pode se orientar e, assim, crescer numa discussão com o mercado externo e como é visto o blogueiro fora do Brasil e em território nacional são algumas das pautas a serem debatidas.
PERFIL
A mesa três ainda fala sobre blogagem coletiva, grupos de discussões nas redes sociais e blogtrips: no que esses movimentos ajudam a tornar a blogosfera turística mais reconhecida no mercado? O mercado dos blogueiros tornou-se tão relevante quanto os outros meios tradicionais de consultas para destinos?. Participe e dê a sua opinião. E, para completar o ciclo, das 10h30 às 12h, “O perfil do novo profissional de turismo” pretende fazer uma análise sobre a real necessidade de estar integrado o tempo todo nas redes sociais.A questão é mostrar que o blogueiro, o diretor de um hotel, um dono de uma pousada ou de uma agência de turismo acabam sempre adicionando mais informações aos pontos turísticos quando integram as opiniões e referências das redes sociais. Esses atores podem contribuir postando fotos e vídeos que acabam orientando e sendo um ponto crucial na escolha de um destino.

MEDIADORES
Entre os profissionais já confirmados e mediadores das mesas de discussões estão Keith Jenkins, do Velvetescape.com; Melvin, do Traveldudes.org; Reine Gammoh, do Visitjordan.com; Michael Hodson, do Goseewrite.com; Daniel Duclos, do DucsAmsterdam.net; e StefanieMichaels, do Adventuregirl.com, blogueira com quase 1,5 milhão de seguidores no Twitter. Por ser um evento paralelo, os interessados em participar do EIBTUR devem se inscrever no FIT Cataratas 2012. As inscrições já estão abertas no site, na seção Inscrições.

MÍDIAS SOCIAIS
Faltando pouco mais de três semanas para a abertura do Seminário Potiguar de Mídias Sociais, que acontecerá nos dias 15,16 e 17 de Maio, no Garbos Recepções e Eventos em Mossoró no Rio Grande do Norte, à Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica(ABIM-RN) começará a intensificar os trabalhos de divulgação nas cidade de Mossoró e Natal. Em nota a ABIME-RN afirma que até o final desta semana 90% das inscrições devem está fechadas, e alerta para quem deixar para última hora como é de costume do brasileiro, o quanto antes for feito a inscrição melhor para quem vai par o Seminário Potiguar de Mídias Sociais.


Durante o Seminário Potiguar de Mídias Sociais acontecerá entre os participantes o sorteio de diárias em dois fins de semana nas cidades turísticas de Martins-RN, Tibau do Sul-RN, hospedados no Hotel Serrano e na Pousada Toca da Coruja e de dois tablets da marca Samsung Galaxy P7500 e Android 3.1 Tela 10 Wi-Fi 3G e 16G. além disso, no encerramento os participantes estarão recebendo certificados de participação da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME-RN). Inscrição acesse www.abimern.com.br.