PROGRAMA
PATAGÔNIA FANTÁSTICA FOI LANÇADO COM GRANDE SUCESSO NA EMBAIXADA ARGENTINA EM
PARIS
Com a presença das
principais operadoras turísticas francesas que trabalham com o mercado argentino
foi lançado na França o programa Patagônia Fantástica.
Clique na imagem para ampliá-la
O Embaixador Aldo Ferrer, observou
que todos os turistas que visitam a Patagônia ficam maravilhados com a com às
paisagens e pela vastidão do território. Já o prefeito de Ushuaia, Federico
Sciurano, afirmou que aí estão as condições para recuperar o mercado que se
perdeu a partir da crise econômica européia.
Na apresentação, estavam presentes o gerente geral da Aerolineas Argentinas na França e Bruxelas, Jorge Miglioranza, e o delegado do Ministério do Turismo na França, Charles Feeney.
Patagônia Fantástica é um programa que será promovido entre o seguimento turístico europeu para os destinos patagônicos de Ushuaia - Tierra del Fuego, El Calafate e Puerto Madryn, com um pacote que inclui transporte aéreo e alojamento superior. Patagônia Fantástica aderiu ao Pacto dos Alcaldes, assinado no ano passado na cidade de Ushuaia, para usar como uma plataforma de transmissão em mais de 3.500 cidades europeias. A iniciativa é inédita na Argentina e pressupõe a combinação de ambiente, turismo e soberania.
Após os discursos de abertura de Sciurano e Ferrer, seguiu-se uma apresentação onde foi exibida as fenomenais belezas de toda região, enfatizando o destino mítico. No início dos marinheiros, aventureiros, cientistas, escritores e do popular programa de televisão francês Ushuaia, liderados pelo francês Nicolas Hulot. Também foi ressaltado o compromisso ambiental na região de sensibilização para a desertificação, a retração das geleiras e as mudanças climáticas na Antártida. Nesta segunda-feira, 7 de Maio o Programa Patagônia Fantástica será apresentado na Embaixada da Argentina em Roma, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo e meio ambiente. O Embaixador Ferrer, reconheceu que Ushuaia está presente sendo estratégico para um programa turístico para a região, em nome de El Calafate e Puerto Madryn, permitindo que estas cidades sejam destinos nas principais capitais europeias. O prefeito de Ushuaia afirmou que o balanço é extraordinário a partir do momento que a Embaixada se coloca a disposição: "Eu acredito que há um reconhecimento da Patagônia, Ushuaia, em particular como um destino, e é um mercado extraordinário para nossa cidade e região".
Essas iniciativas, devidamente reconhecida pela embaixada, deram condições para Ushuaia recuperar o espaço do mercado que foi perdido com a crise de 2008. "Essas ações serão avaliadas a medio prazo. É um prazer trabalhar com o Ministério Nacional de Turismo, muito mais quando se trata da mão da Chancelaria e quando instituições com o prestígio do CADIC, envolvidos para o desenvolvimento das cidades nas principais capitais da Europa", disse ele. Ele acrescentou: "Ushuaia é, sem dúvida, uma das cidades mais emblemáticas no mundo. Rostos se iluminam quando você diz que é de Ushuaia e que tem a ver com a preocupação de quem quer conhecer este lugar mítico. Sem dúvidas privilegiamos hoje a temática ambiental a partir da assinatura do Pacto dos Alcaldes, que de alguma forma traz-nos uma mensagem que é transmitida para dentro de nós mesmos, temos um lugar único para viver. E nós temos que fazer o máximo esforço para promover tudo o que Ushuaia tem a oferecer ", concluiu.
Na apresentação, estavam presentes o gerente geral da Aerolineas Argentinas na França e Bruxelas, Jorge Miglioranza, e o delegado do Ministério do Turismo na França, Charles Feeney.
Patagônia Fantástica é um programa que será promovido entre o seguimento turístico europeu para os destinos patagônicos de Ushuaia - Tierra del Fuego, El Calafate e Puerto Madryn, com um pacote que inclui transporte aéreo e alojamento superior. Patagônia Fantástica aderiu ao Pacto dos Alcaldes, assinado no ano passado na cidade de Ushuaia, para usar como uma plataforma de transmissão em mais de 3.500 cidades europeias. A iniciativa é inédita na Argentina e pressupõe a combinação de ambiente, turismo e soberania.
Após os discursos de abertura de Sciurano e Ferrer, seguiu-se uma apresentação onde foi exibida as fenomenais belezas de toda região, enfatizando o destino mítico. No início dos marinheiros, aventureiros, cientistas, escritores e do popular programa de televisão francês Ushuaia, liderados pelo francês Nicolas Hulot. Também foi ressaltado o compromisso ambiental na região de sensibilização para a desertificação, a retração das geleiras e as mudanças climáticas na Antártida. Nesta segunda-feira, 7 de Maio o Programa Patagônia Fantástica será apresentado na Embaixada da Argentina em Roma, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo e meio ambiente. O Embaixador Ferrer, reconheceu que Ushuaia está presente sendo estratégico para um programa turístico para a região, em nome de El Calafate e Puerto Madryn, permitindo que estas cidades sejam destinos nas principais capitais europeias. O prefeito de Ushuaia afirmou que o balanço é extraordinário a partir do momento que a Embaixada se coloca a disposição: "Eu acredito que há um reconhecimento da Patagônia, Ushuaia, em particular como um destino, e é um mercado extraordinário para nossa cidade e região".
Essas iniciativas, devidamente reconhecida pela embaixada, deram condições para Ushuaia recuperar o espaço do mercado que foi perdido com a crise de 2008. "Essas ações serão avaliadas a medio prazo. É um prazer trabalhar com o Ministério Nacional de Turismo, muito mais quando se trata da mão da Chancelaria e quando instituições com o prestígio do CADIC, envolvidos para o desenvolvimento das cidades nas principais capitais da Europa", disse ele. Ele acrescentou: "Ushuaia é, sem dúvida, uma das cidades mais emblemáticas no mundo. Rostos se iluminam quando você diz que é de Ushuaia e que tem a ver com a preocupação de quem quer conhecer este lugar mítico. Sem dúvidas privilegiamos hoje a temática ambiental a partir da assinatura do Pacto dos Alcaldes, que de alguma forma traz-nos uma mensagem que é transmitida para dentro de nós mesmos, temos um lugar único para viver. E nós temos que fazer o máximo esforço para promover tudo o que Ushuaia tem a oferecer ", concluiu.
O delegado do Ministério do Turismo da Nação, na França, disse que à "Patagônia, na memória coletiva francesa é um mundo. A Argentina é extremamente turística. Tivemos 3 % a mais de turistas franceses do que no ano de 2011 e esperamos que este ano continue assim, apesar da crise internacional. Tivemos a grande presença do prefeito de Ushuaia, dos maiores operadores e agentes de viagem da França em relação ao mercado argentino e é um imenso prazer para todos nós. Esta é uma maneira de presentear a Patagônia, este projeto ecológico tão importante na França de hoje nos dá um grande orgulho", afirmou.
Feeney, aposta no projeto porque o
novo programa "quer trazer turistas para a Patagônia, mas de uma maneira
diferente e eu acho que os franceses esperam isso. Alguns operadores disseram
que não estavam esperando esta novidade, pois estavam vindo a um evento
puramente comercial e turístico e agora cuncluiram que a Argentina tem uma
maneira de ver a ecologia e que a França pode ser um elemento positivo para nós"
disse.
"Sobre este salto de qualidade
turística, que implica em uma maior concientização ecológica,
acreditamos que somos a primeira embaixada neste
sentido e esse é apenas o pontapé inicial deste movimento, que chamamos de moderno, à Argentina mostrando mais
uma vez neste país que estão na vanguarda de um tipo diferente de turismo. Não
tenho dúvidas de que o turismo pode ser recuperado porque o destino Argentina
para o francês não é o mesmo que viajar para o Norte de África. É uma viagem um
pouco menos acessível, apesar de 79 000 turistas franceses visitaram a Argentina
no ano passado e 90% vai para a Patagônia. Ushuaia, Calafate, Península Valdés,
continuam a ser um mito e eu estou feliz, como delegado do Ministério, com este
grande empurrão, porque eles nos trouxeram ajuda permitindo-nos cumprir essa
meta tão importante," disse ele no final da apresentação.
Clique na imagem para ampliá-la
Finalmente, em uma reportagem
de uma revista francesa, na semana passada, Ushuaia foi leita como um dos 10
melhores destinos do mundo para se passar as férias. O gerente geral da
Aerolíneas Argentinas na França, qualificou o lançamento so Programa
Patagônia Fantástica como extremamente interessante e destacou
a ótima recepção que obteve entre os operadores de turismo e agências de
viagem de Paris. "Sobre tudo a associação que se fez com o Pacto
dos Alcaldes da União Européia e a idéia de por um acento na questão ecológica.
Nos anos 80, aqui na França, perguntavam com frequência se na Tierra del Fuego fazia muito calor, entendendo que os
descobridores comentavam que era Terra do Fogo por conta do calor. Explicamos
então que era justamente ao contrário, fazia-se fogo para esquentar-se e os
descobridores, por causa disso denominaram o local como Tierra del Fuego.
Passaram muitos anos e este programa é um grande esforço que se fez desde
a Aerolíneas Argentinas, com a Secretaría de Turismo por permitir
conhecer Ushuaia e Nicolás Hulot, este grande ecologista que inaugurou uma serie
televisiva que se chama Ushuaia", lembrou.
Ele acrescentou: "Para os
franceses, Ushuaia é sempre uma palavra mágica. Não esqueçam que Antoine de
Saint Exupéry fez voos noturnos e o Pequeno Principe teve inspiração na
Patagônia. E voando é um predecessor da Aerolineas Argentinas. Então, realmente
o slogan Patagônia Fantástica é verdade, porque é mágico."
Miglioranza disse que "para todos os europeus, a Patagônia é um
sonho, particularmente para os franceses. Uma característica dos franceses é o
amor da descoberta, a distância, novos lugares. Vale lembrar que aqui existe até
um perfume chamado Ushuaia. A França é
o único país europeu que a cada ano aumenta suas visitas à Argentina, apesar da
crise. Há um mercado clássico, que é apreciado por estas três cidades, Puerto
Madryn, El Calafate e Ushuaia, tanto em grupos como individuais, além de viajem
de incentivo, que são utilizadas por exemplo quando um banco pretende
recompensar seus clientes em potencial e lhes dão um passeio e os clientes
preferenciamente escolhem a Argentina. Estamos em contato constante com todos os operadores
turísticos, que são muitos aqui, especialmente os de alto poder aquisitivo para
formar programas mais sofisticados. Eu me lembro de ter acompanhado um grupo de
incentivo para El Calafate e o Upsala trouxe uma garrafa gigante de champanhe,
para ser gelada no gelo glacial. São coisas que saem do comum ".
Aerolineas Argentinas é a segunda
maior força aérea estrangeira na França. "Estamos aqui desde 1946, muitos
antes da Aerolíneas se chamar assim e promovemos os grandes espaços e lugares a
descobrir, algo que encanta os franceses", completou o gerente geral da
companhia aérea nacional da Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário