segunda-feira, 7 de maio de 2012

EXPLORAÇÃO SEXUAL



EXPLORAÇÃO SEXUAL



Enquanto você lê esta nota, desgraçadamente milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem algum tipo de exploração sexual. São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo, promove o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 9h às 18h30 no auditório da SOL. Entre os convidados estão o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro Turismo, Gastão Viera, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra.

TURISMO SUSTENTÁVEL



“É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira.  A ideia deste seminário é apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A. Muitos estarão presentes no evento, farão o curso de multiplicadores do TSI (também parte do convênio), ao longo do ano nas regiões turísticas. Sete palestrantes irão tratar do tema ao longo do dia. Todas as ações do Programa de Turismo Sustentável e Infância são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

RIO DO RASTRO

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Meu amigo Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR, e família subiram a Serra pra curtir o calor serrano do Eco Resort Rio do Rastro, tendo como anfitrião o grande Ivan Cascaes. Quem conhece aquilo lá sabe que o lugar é cinematográfico, bem ali na beiradinha do Aparados da Serra. 

HEROÍNA


Anita Garibaldi, esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi e defensora dos ideais republicanas tanto no Brasil como na Itália, foi reconhecida oficialmente como heroína do Brasil. A lei que inscreve o nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria foi publicada no Diário Oficial da União. O nome da heroína será esculpido em aço ao lado do de outros heróis nacionais, como Dom Pedro I e os militares que proclamaram a República, no livro que repousa no Panteão da Praça dos Três Poderes de Brasília. Ana Maria de Jesus Ribeiro, que ficou famosa como Anita Garibaldi, nasceu em 1821 no município catarinense de Laguna, em uma família de imigrantes açorianos.
 
GUERRA DOS FARRAPOS


 Ao lado do marido, participou da chamada Guerra dos Farrapos, que enfrentou as forças do Império brasileiro com os separatistas que haviam então proclamado uma República no Rio Grande do Sul. Foi em 1837 que ela conheceu Giuseppe Garibaldi, que então reforçava os combatentes republicanos no sul do Brasil. Uniu-se ao revolucionário em sua luta por ideais democráticos e liberais na Itália. Anita Garibaldi morreu na Itália em 1848, vítima de febre tifóide após ter combatido ao lado dos italianos contra as forças imperiais austríacas. Como heroína nacional, Anita Garibaldi aparecerá no livro que já contém os nomes de Dom Pedro I, Deodoro da Fonseca, Duque de Caxias, Tiradentes, Santos Dumont e Chico Mendes.
 
JATIÚCA RESORT

Para comemorar o Dia das Mães em grande estilo, nada como levar a mulher mais importante da sua vida para um almoço, charmoso e delicioso, com uma bela vista do mar. Esta é a proposta do Jatiúca Hotéis & Resorts, em Maceió, no domingo (13/05). Com um cardápio especial completo e preços atrativos, o Restaurante Canoas, localizado dentro do complexo se torna a opção ideal tanto para os moradores de Maceió, como para os visitantes. 

 
O menu, criado pelo gerente de alimentos e bebidas, Régis Casse, oferece diversos tipos de saladas, entre elas, Enchilladas verde de Frango (Frango desfiado, cebola, alho, tomate verde, cheiro verde, pimenta de cheiro e tortilha de milho), Mousse de salmão com ervas e Tábua de frios. Para o prato principal, também são várias opções, como o Medalhão de filé com alho porro, Rondelli quatro queijos, Fricassée de cordeiro (Isca de carne, ervas finas, molho demi glace e bacon), e muito mais. Para as sobremesas delícias, como Tartelete de morango, Torta de chocolate, Mil folhas de hortelã, são algumas tentações culinárias para completar a refeição. 

POTENCIALIDADES TURÍSTICAS

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Nos últimos anos, o fluxo de turistas em Pernambuco tem aumentado consideravelmente. No ano passado, o Estado recebeu 4,5 milhões de turistas, um crescimento de 7,05% em relação a 2010, quando 4,2 milhões de pessoas visitaram os principais destinos turísticos pernambucanos. Com o objetivo de incrementar o fluxo de turistas, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, realizará o Workshop Pernambuco é Só Chegar em sete cidades brasileiras com o objetivo de apresentar toda a potencialidade turística do Estado. A primeira cidade a participar do workshop será Campo Grande (MS), nesta terça-feira. Entre os meses de maio e junho, 1.750 agentes e operadores de turismo de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO) serão capacitados para vender Pernambuco como destino de lazer e negócios.
 
WORKSHOP
 
Atualmente, Recife possui voos diários oferecidos por pelo menos quatro companhias aéreas para esses destinos, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. O workshop começa com uma palestra sobre o destino Pernambuco. Em seguida, os agentes e operadores participam de uma rodada de negócios com empresários dos atrativos e equipamentos turísticos do Estado. Por fim, os participantes são convidados a apreciar o melhor da gastronomia e da cultura pernambucana. Os cardápios são assinados por renomados chefes e os shows apresentados por legítimos representantes da música pernambucana. A cenografia do Pernambuco é só chegar segue o mesmo conceito da campanha homônima que apresenta os destinos turísticos em formato de aquarela.

MOSTRA INTERNACIONAL
 
O secretário adjunto de Turismo de Recife, Carlos Braga, representantes do Trade Turístico e autoridades participaram, do café da manhã de lançamento da 7ª Mostra Internacional de Turismo (MIT), no hotel Golden Tulip. O evento, que acontece de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Brasilturis Jornal, Indes e Associação de Secretários de Turismo (Astur). A Prefeitura do Recife, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realiza uma arena gastronômica temática cuja inspiração vem da Copa do Mundo em que o Recife é cidade-sede. Este ano, a MIT vai homenagear o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga, com decoração do pavilhão em alusão ao Rei do Baião. Serão mais de cem expositores, entre agências de viagens, operadoras de turismo, companhias de aviação, destinos turísticos, hotéis e prestadores de serviço do setor.
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
Com um mês de antecedência, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já tem 100% da sua lotação máxima no número de estandes comercializados. Há, inclusive, uma lista de espera de empresas e entidades interessadas em participar da sétima edição do evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu. Para Paulo Angeli, organizador do evento, os números mostram como o FIT Cataratas já está caminhando para se tornar um dos maiores do Brasil. Entre os nomes já confirmados estão as companhias aéreas TAM, GOL, LAN, TRIP e a SOL Linhas Aéreas, do Paraguai, uma empresa nova que vem pela primeira vez ao evento para lançar os seus produtos.


Os ministérios de Turismo do Brasil e do Uruguai e a Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai também já confirmaram participação. Assim como o Sebrae, as fundações de turismo do Mato Grosso do Sul; dos Municípios das Missões do Rio Grande do Sul; de Caldas Novas, em Goiânia; e a EMTURI (Ente Municipal de Turismo, da Argentina). Além das secretarias de turismo do Paraná e de Foz do Iguaçu, também estarão presentes os órgãos de Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e de diversas outras cidades como as paranaenses Ponta Grossa, Rio Negro e Matelândia. Entre as agencias de viagens e operadoras já estão confirmadas a Cinco Elementos, MGM, Cassino Viagens, Omega Tur, FRT, Brasil das Águas Turismo, Caracol e Crucero del Norte, da Argentina. De Foz do Iguaçu, 17 hotéis farão a divulgação de seus produtos durante a feira.

 
FÓRUM DE TURISMO

O II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), evento que acontece no Hotel Jurerê Beach Village em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de agosto, abrirá pré-inscrições com desconto para palestras e pacotes com hotel e refeições a partir do dia 14 de maio. Entre os palestrantes convidados para a segunda edição do Fórum já estão confirmados o especialista em Mídias Sociais Gil Giardelli, a ex-presidente da Embratur Jeanine Pires e o professor da PUC/SC Crisomar Souza, que irá discorrer sobre Gerenciamento Turístico em Tempos de Crise. O briefing das palestras e o currículo dos palestrantes estarão disponíveis no site do evento a partir da próxima semana. Para as capacitações, os temas de 2012 serão Guadalajara (México), Turismo Ecológico, Destinos Brasil, Mercosul e Europa.

 
FTN

O II Fórum de Turismo de Negócios tem como propósito divulgar, capacitar e mostrar a importância do turismo de negócios e as suas viabilidades e aplicabilidades em diversos ramos empresariais e de lazer. Para cada participante, a proposta também é garantir o network necessário para fechar acordos, comprar e vender produtos ou serviços. O público estimado para o II Fórum de Turismo de Negócios é de mil participantes profissionais, de áreas ligadas ao turismo e ao comércio exterior, com uma média de 40% de estrangeiros.

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