Desenvolvimento Turístico
A indústria do Turismo, a partir do início da década de 80, vem sofrendo profundas alterações de princípios e de planejamento estratégico de forma a se adaptar ao processo de globalização e de mudança coletiva do foco de atração turística. Santa Catarina detém potencialidades turísticas invejáveis, aliando uma qualificada estrutura receptiva e de hospedagem com recursos naturais e belezas.
Em Criciúma (SC) e Região Sul, apenas as ações em sua grande maioria com o cunho de desenvolvimento turístico que contemplem a participação conjunta dos setores de secretarias governamentais, agências de fomento ao turismo, operadoras e prestadoras de serviços de transportes e hospedagem, poderão assumir “desafios” de geração de produtos qualificados e competitivos no mercado global. (fotos de Kiko Dela Giustina)
Acreditando na grande força dos recursos de Santa Catarina, o presente estabelece como meta o gerenciamento, a capacitação técnica de serviços e a produção de uma campanha de “Marketing dos Roteiros integrados”, vinculando os principais atrativos turísticos e culturais do Sul do Estado. Desta forma, a estratégia proposta, além de incorporar um grande número de parcerias do setor público e privado, disciplinará a área com um trabalho sustentado e contínuo.
No setor de pós-graduações (Biblioteca) da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense - no ano de 1986, uma monografia com o título “Pressupostos para o desenvolvimento do Turismo Integrado em Criciúma - Tipos e Segmentos”, foi produzida e encontra-se registrada pelo aluno Airson Soares da Rosa, do Curso Metodologia e Didática do Ensino Superior. O trabalho, um tipo de Pesquisa, Descritiva/Campo, Bibliográfica, vinculada a área de conhecimento: Sociologia e Economia, Meio Ambiente e Ecologia, Administração. A intenção deste colunista na época foi levantar as potencialidades Turísticas e Culturais do Município de Criciúma e mostrar sua importância ao Poder Público Municipal, esperando sua ação de liderança e apoio, visando incentivar os empresários e o trade na sua aplicabilidade. Considerando que o TURISMO é uma atividade econômica, sendo o maior gerador de emprego e renda no mundo. A proposta teve apoio de 1983 a 1988 através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo. De 1989 até 2002 funcionava apenas um Departamento de Turismo (sem autonomia e sem expressão nacional). As pressões surgiram por parte do trade e dos empresários, foi criada a Secretaria Especial de Turismo, que voltou ao cenário nacional com eventos, cursos de capacitações, etc... ao segmento turístico de 2003 a 2004. Infelizmente, todo esse movimento, toda essa alegria do segmento, dos técnicos e dos empresários acabaram com a decisão administrativa Municipal , em desativar a Secretaria Especial de Turismo em 2005, atingindo inclusive a Mina Modelo Caetano Sônego, a única aberta ao Turismo no Brasil em 1984 e a única na América Latina, responsável pela vinda de grande número de turistas nacionais e internacionais. Foi na verdade motivo de criticas dos estudantes de Turismo, da população em geral e dos órgãos de turismo oficiais. Foi um desastre!
Agora em 2011/2012 voltam a surgir ações voltadas ao Turismo pelo Poder Municipal, com a implantação de uma nova Mina de Visitação Turística, o Portal da Bandeira Nacional, o Parque das Nações e até lançaram edital (que foi até prorrogado) para a construção de um teleférico.
A Associação Comercial de Criciúma, propondo a criação pelo Poder Público de uma Secretaria Industria, Comercio e Turismo, o Historiador Mário Belolli, obtendo apoio da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que apresentou duas moções, uma aconteceu em Fraiburgo (SC) e a outra na cidade de Gravatá em Pernambuco durante o Congresso de seus jornalistas, solicitando ao Poder Público Municipal de Criciúma a Secretaria de Turismo, além da imprensa nacional...e por aí vai...
Com tudo isso, Criciúma resiste e continua ausente e fora dos grandes seminários, cursos e congressos de Turismo, junto com o Ministério do Turismo, deixando de capacitar seus funcionários e formulando a divulgação da Capital Brasileira do Carvão e Cidade do Azulejo. A cidade centenária como Criciúma merece uma Secretaria de Turismo, com autonomia e com um calendário de eventos, a exemplo das cidades brasileiras diante dos grandes eventos aqui realizados e de suas potencialidades turísticas e culturais.
Receber bem e informar, com postos de informações turísticas, com pessoal capacitado e com um farto material ilustrativo, faz parte do contexto. Estamos carentes infelizmente! Basta viajar e sentir a diferença! Uma secretaria de Turismo, enxuta e ativa, torna-se auto-sustentável, bastando administrar como no passado, obtendo rendas dos bens de visitações. Exemplo: Mina de Visitação, Parques, teleférico, Centro de Eventos, Teatro... Aqui fica nossa sugestão. No passado, funcionou...! Por que não agora? Se isso acontecer, não haverá necessidade de privatizações dos bens existentes (SMJ).
PIT STOP
*Sabendo que o DIA DAS MÃES, devemos considerar TODOS OS DIAS. Desejo a elas um FELIZ DIA, parabenizando a todos que ainda as possuem. Lembrem-se: “MÃE É UMA SÓ....! TRATE-AS MUITO BEM!
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com
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