terça-feira, 8 de maio de 2012



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Vistos para  EUA
 


 Desde o dia 7 de maio o custo do processo para tirar visto para os Estados Unidos caiu para US$ 160, incluindo taxa de solicitação, agendamento da entrevista e entrega do passaporte. Até então o valor cobrado somente para fazer a solicitação do visto era de US$ 140. O governo norte-americano também vai inaugurar os CASV - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife. É neste local que os documentos de comprovação de vínculos deverão ser entregues, com data e hora marcadas. No CASV o viajante também deverá registrar a sua impressão digital e tirar a foto de identificação. O passo seguinte será comparecer ao consulado para fazer a entrevista, também com agendamento prévio. Além disso, as pessoas que necessitarem de renovação do visto emitido com prazo de validade de cinco ou 10 anos, e que tiver vencido há dois anos, bem como menores de 16 anos e pessoas acima de 66 anos não precisarão fazer entrevista. Contudo, o rigor das regras para conseguir autorização para ir aos EUA continua o mesmo, e para enfrentar esta maratona sem correr o risco de ter o visto negado, a recomendação é contar com a ajuda de profissionais. Muitas pessoas arriscam encaminhar as etapas do processo sozinhas, mas, por falta de informação, acabam cometendo erros e são obrigadas a adiar a viagem.
 
Festa do bandoneon


O bandoneón foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão bandonion refere-se ao sobrenome de Band. Foi criado para ser usado na música religiosa e na música popular alemã, em contraste à concertina, que era considerada um instrumento folclórico. Imigrantes alemães levaram, no início do século XX, o bandoneón para o Río de la Plata, onde ele foi incorporado à música local. Um dos instrumentos preservados pelos imigrantes alemães em Santa Catarina e Sul do Brasil, gerou a festa do bandoneón em Joinville. A edição 2012 será realizada no dia 20 de maio, na Sociedade Rio da Prata, distrito de Pirabeiraba, Joinville – SC. Das 8h30min às 20 horas haverá apresentações de bandoneón, por músicos de todas as regiões de SC e do Brasil. Almoço típico (com marreco recheado) e café colonial fazem parte da festa, uma das mais concorridas das inúmeras que acontecem nas áreas rurais de Joinville.  
 
Jovens cristãos em Curitiba

Curitiba se prepara para receber jovens de vários países no evento preparatório à Jornada Mundial da Juventude (JMJ),  maior encontro mundial de jovens cristãos. O evento, na capital paranaense, será de 14 a 22 de julho do ano que vem e reunirá de 10 mil a 15 mil jovens de vários países do mundo, em uma jornada de reflexão, oração e evangelização . “Nossa cidade é acolhedora e está organizada para receber jovens do mundo todo”, disse o prefeito Luciano Ducci. “Unimos as forças para mostrar ao mundo que o Brasil é um país de amor, fraternidade, justiça e solidariedade. Será a demonstração da fé e da força da juventude, com a participação de jovens católicos de todas as religiões”, afirmou o arcebispo curitibano, Dom Moacir Vitti.

Segurança nos navios  

O acidente com o Costa Concórdia, em janeiro deste ano, que vitimou 32 pessoas, levou a indústria de cruzeiros marítimos a adotar novas medidas de segurança a bordo de seus navios, além daqueles já anunciados em fevereiro (veja Hot News de 14.02.12). A decisão foi divulgada ontem pelo European Cruise Council e pela CLIA - Cruise Lines International Association e as medidas entram em vigor imediatamente. Entre as providências, os navios deverão transportar um número extra de coletes salva vidas -, em número superior aos dos passageiros + tripulantes, irão restringir o acesso de não tripulantes à ponte de comando durante manobras importantes - mas os “bridge tours” continuarão sendo realizados em outros horários. Além disso, cada plano de percurso de navio deverá ser obrigatoriamente detalhado por um oficial designado, aprovado por um superior e comunicado antecipadamente a cada um dos membros da ponte de comando. 

Maranhão recebe prêmio 


A beleza dos lençois Maranhenses 

 O Maranhão conquistou o título de melhor destino turístico de 2011, oferecido pelo Grupo Brasil Travel News, especializado no setor há 27 anos. A premiação aconteceu no dia 26 de abril, em Campinas - SP, durante cerimônia que contou com a presença de secretários estaduais de turismo, trade nacional, empresas aéreas e jornalistas. O estado foi reconhecido, principalmente, pelo trabalho turístico que vem sendo realizado nos Lençóis Maranhenses, na Chapada das Mesas e na capital, São Luís, que este ano completa 400 anos de fundação. O evento aponta os avanços e inovações do setor no mercado nacional e internacional.
 
Inscrições Equipotel 

O Equipotel Conference, espaço de disseminação do conhecimento nas feiras Equipotel, está com inscrições abertas para a edição 2012, que acontece durante a Equipotel Nordeste, de 23 a 25 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. Serão ministrados dois workshops, um sobre Governança Hoteleira e outro sobre Capacitação Profissional, em parceria com instituições como a Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria - ABG, a Saber Cuidar, a Mapie e a HotelConsult. Informações completas no site www.equipotelnordeste.com.br, onde, a partir de 16 de maio haverá um link para inscrições online. Após essa data, o cadastro deve ser realizado no local do evento.

Novo secretário

O prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) empossou o novo secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Vaz Sepetiba Pires.

Cavalgada da fé

Oração, fé e devoção a Maria, mãe de Jesus, marcam o mês de maio em Canela, na 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. A terceira edição da Cavalgada da Fé, no dia 1º de maio abriu as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio nesta edição. Mais de 300 cavalarianos e charretes fizeram o percurso de 7 km, da Igreja Matriz até o Santuário. As homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio seguem no próximo dia 19, com a Romaria para Jovens Ciclistas e Motociclistas, para incentivar a fé entre os jovens e os cuidados no trânsito, além de proporcionar momentos de lazer. Na chegada da romaria irá acontecer a já tradicional Missa Campal, almoço e na parte da tarde, show com a banda gospel Anjos da Glória, de Novo Hamburgo e a dupla Ruy e Mateus, de Canela,  que trará o sertanejo universitário para o evento. No dia 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, acontece a Romaria a Pé e no dia 27, a Romaria Motorizada, todas com saída da Catedral de Pedra às 8h30min.
 
Revitalização do Hotel Glória

O tradicional e elegante Hotel Glória Palace, do Rio de Janeiro, está passando por amplo processo de reforma e deverá voltar a funcionar em 2014. Pertencente ao grupo EBX, do mega-empresário Eike Batista, o hotel foi inaugurado em 1922 e, após a revitalização, deverá gerar dois mil novos empregos, dos quais 650 diretos. Já foram investidos na reforma cerca de R$ 300 milhões. A reinauguração estava prevista para este ano, mas o retardamento se deve aos trâmites burocrático junto a órgãos da  Municipalidade carioca. Quando a reforma estiver concluída, o Glória terá 
231 unidades habitacionais, das quais 194 apartamentos, 37 suites e 5 acomodações para portadores de deficiência. Seu foco serão os públicos de lazer, executivos e participantes de eventos corporativos e sociais.
 
História de Glória

O Hotel Glória foi o primeiro cinco estrelas do País e foi conhecido também como “hotel das misses”, porque ali se realizavam os concursos de beleza como o antigo “Miss Brasil”. Foi construído a pedido do então presidente da República Epitácio Pessoa, a fim de sediar as comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil. O projeto arquitetônico foi do francês Joseph Gire. Agora, a intenção é transformar o Hotel Glória no mais luxuoso da América do Sul.
 
Dia das Mães em Piratuba


O Thermas Park Piratuba Hotel, no Meio Oeste de Santa Catarina preparou um fim de semana especial para o Dia das Mães. Começa no dia 11 de maio, sexta-feira, com o jantar “Uma Viagem à Itália”, com repertório italiano. No sábado, almoço à Brasiliana e, à noite, o 3º Festival da Paella, seguido de baile. No domingo, ao meio dia, o 5º Festival do Salmão com Bombons Finos e musica ao vivo. Além disso, muitas atividades recreativas durante o período e de presente, um cobiçado SPA dos Pés para todas as mães. Para reservas, ligue 49 3553- 0000 ou e-mail reservas@thermaspiratubahotel.com.br.
 
Almoço das Mães no Vale das Pedras

No domingo de Dia das Mães, a dica é prestigiar a tradicional “Costela do Vale” em meio à paisagem bucólica do Hotel Vale das Pedras, em Jaraguá do Sul. O almoço, aberto ao público, custa R$ 42 por pessoa e também inclui pratos de origem alemã, italiana e húngara. Crianças de até 10 anos pagam metade do valor. Para mais informações e reservas: (47) 3273-4084. Durante o mês de maio, a hospedagem de fim de semana no Hotel Vale das Pedras oferece diárias diferenciadas. O Hotel está localizado em Jaraguá do Sul, Norte de Santa Catarina. Dispõe de monitoria de recreação para adultos e crianças a partir de seis anos, espaço zen, estrutura para prática de mini-golfe, pesca esportiva, piscina térmica coberta, passeio de charrete, sala de jogos, espaço kids, piscina externa, quadra de vôlei e cavalgada. Também conta com serviços opcionais de arvorismo, quadriciclo, paintball e massagens. Site www.hotelvaledaspedras.com.br.
 
Festival de Filmes Turísticos


Em Florianópolis, estão abertas as inscrições para o festival de filmes turísticos, Tour Film Brazil,  realizado todos os anos, na capital Catarinense. Na sua 3ª edição, o festival acontecerá no auditório de eventos na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, nos dias 24 a 26 de maio. O Tour Film Brazil é um evento voltado ao encontro de profissionais do cinema, com cineastas e produtores de filmes turísticos apresentando o potencial turístico das diferentes regiões do mundo, destacando a diversidade cultural e étnica dos países. Contempla destinos, roteiros, aventuras, gastronomia e os atrativos turísticos, trazendo o sonho das viagens. A Arara vermelha do festival representa o premio top do evento. A entrada será franca, mediante cadastramento. Mais informações site www.tourfilmbrazil.com.
 
Regulação do mercado de eventos
 
Na tarde do dia 27 de abril, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC deu mais um passo rumo à regulação do mercado de eventos, quando foram iniciados os trabalhos para o estabelecimento de ferramentas de ordenação e de parâmetros na prestação de serviços. Na ocasião estavam presentes a presidente da Nacional, Anita Pires, o vice-presidente de Relações Institucionais, Roosevelt Hamam, o presidente da ABEOC-SP, Osvaldo Barbosa e o vice-presidente desta estadual, Eduardo Mello, além dos advogados Paulo Gomes de Oliveira Filho e Mariana S. Galvão.


Turismo luta contra exploração de crianças

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um verdadeiro cancro no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. No Pará, de 2004 a 2012, mais de 7.300 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual e atendidas nas unidades do Propaz Integrado no Pará. Os dados foram apresentados pela coordenadora do programa do Governo do Estado, Izabela Jatene, no último dia 5, durante cerimônia de apresentação do primeiro Código de Conduta do Pará para o Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas, juntamente com a adesão dos hoteis de Belém à edição 2012 da  campanha “Exploração Sexual. Estamos de Portas Fechadas”, que previne a exploração sexual e outras violações de direitos da criança e adolescente em ambientes turísticos. Izabela definiu a adesão do setor de turismo às iniciativas de prevenção do abuso e exploração sexual como de suma importância e lamentou que combater esse tipo de crime seja um desafio a longo prazo. “A questão da violência sexual precisa de pelo menos cinco gerações para se quebrar esse ciclo”. “Mas entre o abuso e a exploração tem a prevenção”, disse. Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará -Setur, apresentou as novas estratégias de promoção, marketing, fomento e políticas públicas do turismo no Pará, a serem executadas pela Setur e Companhia Paraense de Turismo -Paratur, agora presidida por Socorro Costa. As estratégias, que seguem diretrizes do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará passam pelo fortalecimento do setor a partir de uma aliança com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil organizada, através do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará -Fomentur. É lamentável, que o Brasil, um país de infindáveis belezas naturais e atrativos de toda ordem sofra de um mal tão destrutivo com a exploração sexual infantil e de adolescentes, comprometendo a integridade física de emocional de uma geração que representa o futuro do país. 

“A imagem negativa do Pará está associada à exploração sexual.  Neste pacto pelo turismo não cabe não queremos essa imagem. Buscamos um Pará reconhecido pelo turismo”. Disse Adenauer.

Também participou do evento a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) Socorro Costa. “O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é muito claro ao determinar que a garantia de direitos é um dever da família, do Estado, em suas três esferas e de toda a sociedade. A adesão destas empresas à prevenção desse crime é digna de reconhecimento e a Paratur é parceira deste projeto por que acredita nesta causa como garantia de um turismo sustentável e responsável”. Afirmou Socorro, que foi apresentada por Adenauer Góes como sua substituta na Paratur atendendo indicação  do próprio governador Simão Jatene para dar continuidade ao fortalecimento do turismo como ferramenta de egeração de emprego, renda e qualidade de vida.

PREVENÇÃO - A Paratur atua na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes através do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que foi lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo (MTUR) durante o I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável e prevê o compromisso governamental e não governamental com a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. É executado pelo Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur (NRQ).

Desde de 2007, atreves do TSI, a Paratur vem fazendo a sensibilização através de palestras, distribuição de material preventivo, visitas e outras estratégias nos mais de 140 municípios do Pará, em especial nos municípios que integram os seis pólos de turismo: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingupara a exploração de crianças e adolescentes no turismo. Ao todo foram sensibilizadas no período 12.763 mil pessoas, realizadas 57 palestras e seminários, 12 oficinas e 1.087 visitas a prestadores de serviços turísticos.

PARAGOMINAS – Nesta segunda-feira (07), a Paratur realiza ações em Paragominas tendo como um dos focos o Programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI). Além do programa, as ações também são de sensibilização para o Cadastro Geral do Turismo (Cadastur) tendo como alvo os prestadores de serviços turísticos. As ações visam prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ainda alertar para a necessidade de adesão ao Cadastur (www.turismo.gov.br).

Em Paragominas a equipe do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), da Paratur, também vai realizar  a atualização do Inventário da Oferta Turística, mapeamento e hierarquização dos atrativos, mapeamento das propriedades para a prática do turismo rural e identificação de oportunidades e negócios de turismo no município. As ações serão executadas pelo Núcleo de Registro e Qualidade e Diretoria de Fomento da Paratur.


Campanha –  O Código de Conduta do Pará para o Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas no turismo foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho, possui diversos artigos que explicam qual deve ser a conduta ética dos hotéis para evitar o tráfico e exploração sexual dentro do setor. Carlos Freire, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) informa que inicialmente 17 hotéis  de Belém aderiram à campanha. Nesta nova etapa outros parceiros são esperados para aderir ao Código de Conduta, lembrando que os estabelecimentos parceiros receberão ainda o selo “Exploração sexual – Estamos de Portas Fechadas”. Os parceiros atuais da campanha são Paratur, Setur, ABIH-Pa, Pro Paz, Ministério Público do Trabalho, Instituto Criança Vida, Movimento Mover, Galvão Publicidade e Movimento de Emaús.


Disque 100

A exploração sexual de crianças e jovens (até 18 anos incompletos) é crime. A lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário.Os agentes do setor de turismo (empresas, sindicatos, associações, organizações não-governamentais e comunidade) podem atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas de exploração sexual no turismo. Para denunciar os casos, ligue gratuitamente para o Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo. Os parceiros do turismo na luta contra a violação de direitos da criança e adolescente também estão distribuindo material em português e inglês visando a prevenção.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

EXPLORAÇÃO SEXUAL



EXPLORAÇÃO SEXUAL



Enquanto você lê esta nota, desgraçadamente milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem algum tipo de exploração sexual. São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo, promove o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 9h às 18h30 no auditório da SOL. Entre os convidados estão o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro Turismo, Gastão Viera, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra.

TURISMO SUSTENTÁVEL



“É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira.  A ideia deste seminário é apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A. Muitos estarão presentes no evento, farão o curso de multiplicadores do TSI (também parte do convênio), ao longo do ano nas regiões turísticas. Sete palestrantes irão tratar do tema ao longo do dia. Todas as ações do Programa de Turismo Sustentável e Infância são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.

RIO DO RASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR, e família subiram a Serra pra curtir o calor serrano do Eco Resort Rio do Rastro, tendo como anfitrião o grande Ivan Cascaes. Quem conhece aquilo lá sabe que o lugar é cinematográfico, bem ali na beiradinha do Aparados da Serra. 

HEROÍNA


Anita Garibaldi, esposa do herói italiano Giuseppe Garibaldi e defensora dos ideais republicanas tanto no Brasil como na Itália, foi reconhecida oficialmente como heroína do Brasil. A lei que inscreve o nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria foi publicada no Diário Oficial da União. O nome da heroína será esculpido em aço ao lado do de outros heróis nacionais, como Dom Pedro I e os militares que proclamaram a República, no livro que repousa no Panteão da Praça dos Três Poderes de Brasília. Ana Maria de Jesus Ribeiro, que ficou famosa como Anita Garibaldi, nasceu em 1821 no município catarinense de Laguna, em uma família de imigrantes açorianos.
 
GUERRA DOS FARRAPOS


 Ao lado do marido, participou da chamada Guerra dos Farrapos, que enfrentou as forças do Império brasileiro com os separatistas que haviam então proclamado uma República no Rio Grande do Sul. Foi em 1837 que ela conheceu Giuseppe Garibaldi, que então reforçava os combatentes republicanos no sul do Brasil. Uniu-se ao revolucionário em sua luta por ideais democráticos e liberais na Itália. Anita Garibaldi morreu na Itália em 1848, vítima de febre tifóide após ter combatido ao lado dos italianos contra as forças imperiais austríacas. Como heroína nacional, Anita Garibaldi aparecerá no livro que já contém os nomes de Dom Pedro I, Deodoro da Fonseca, Duque de Caxias, Tiradentes, Santos Dumont e Chico Mendes.
 
JATIÚCA RESORT

Para comemorar o Dia das Mães em grande estilo, nada como levar a mulher mais importante da sua vida para um almoço, charmoso e delicioso, com uma bela vista do mar. Esta é a proposta do Jatiúca Hotéis & Resorts, em Maceió, no domingo (13/05). Com um cardápio especial completo e preços atrativos, o Restaurante Canoas, localizado dentro do complexo se torna a opção ideal tanto para os moradores de Maceió, como para os visitantes. 

 
O menu, criado pelo gerente de alimentos e bebidas, Régis Casse, oferece diversos tipos de saladas, entre elas, Enchilladas verde de Frango (Frango desfiado, cebola, alho, tomate verde, cheiro verde, pimenta de cheiro e tortilha de milho), Mousse de salmão com ervas e Tábua de frios. Para o prato principal, também são várias opções, como o Medalhão de filé com alho porro, Rondelli quatro queijos, Fricassée de cordeiro (Isca de carne, ervas finas, molho demi glace e bacon), e muito mais. Para as sobremesas delícias, como Tartelete de morango, Torta de chocolate, Mil folhas de hortelã, são algumas tentações culinárias para completar a refeição. 

POTENCIALIDADES TURÍSTICAS

 Clique na imagem para ampliá-la

Nos últimos anos, o fluxo de turistas em Pernambuco tem aumentado consideravelmente. No ano passado, o Estado recebeu 4,5 milhões de turistas, um crescimento de 7,05% em relação a 2010, quando 4,2 milhões de pessoas visitaram os principais destinos turísticos pernambucanos. Com o objetivo de incrementar o fluxo de turistas, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, realizará o Workshop Pernambuco é Só Chegar em sete cidades brasileiras com o objetivo de apresentar toda a potencialidade turística do Estado. A primeira cidade a participar do workshop será Campo Grande (MS), nesta terça-feira. Entre os meses de maio e junho, 1.750 agentes e operadores de turismo de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO) serão capacitados para vender Pernambuco como destino de lazer e negócios.
 
WORKSHOP
 
Atualmente, Recife possui voos diários oferecidos por pelo menos quatro companhias aéreas para esses destinos, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. O workshop começa com uma palestra sobre o destino Pernambuco. Em seguida, os agentes e operadores participam de uma rodada de negócios com empresários dos atrativos e equipamentos turísticos do Estado. Por fim, os participantes são convidados a apreciar o melhor da gastronomia e da cultura pernambucana. Os cardápios são assinados por renomados chefes e os shows apresentados por legítimos representantes da música pernambucana. A cenografia do Pernambuco é só chegar segue o mesmo conceito da campanha homônima que apresenta os destinos turísticos em formato de aquarela.

MOSTRA INTERNACIONAL
 
O secretário adjunto de Turismo de Recife, Carlos Braga, representantes do Trade Turístico e autoridades participaram, do café da manhã de lançamento da 7ª Mostra Internacional de Turismo (MIT), no hotel Golden Tulip. O evento, que acontece de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Brasilturis Jornal, Indes e Associação de Secretários de Turismo (Astur). A Prefeitura do Recife, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realiza uma arena gastronômica temática cuja inspiração vem da Copa do Mundo em que o Recife é cidade-sede. Este ano, a MIT vai homenagear o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga, com decoração do pavilhão em alusão ao Rei do Baião. Serão mais de cem expositores, entre agências de viagens, operadoras de turismo, companhias de aviação, destinos turísticos, hotéis e prestadores de serviço do setor.
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
Com um mês de antecedência, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já tem 100% da sua lotação máxima no número de estandes comercializados. Há, inclusive, uma lista de espera de empresas e entidades interessadas em participar da sétima edição do evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu. Para Paulo Angeli, organizador do evento, os números mostram como o FIT Cataratas já está caminhando para se tornar um dos maiores do Brasil. Entre os nomes já confirmados estão as companhias aéreas TAM, GOL, LAN, TRIP e a SOL Linhas Aéreas, do Paraguai, uma empresa nova que vem pela primeira vez ao evento para lançar os seus produtos.


Os ministérios de Turismo do Brasil e do Uruguai e a Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai também já confirmaram participação. Assim como o Sebrae, as fundações de turismo do Mato Grosso do Sul; dos Municípios das Missões do Rio Grande do Sul; de Caldas Novas, em Goiânia; e a EMTURI (Ente Municipal de Turismo, da Argentina). Além das secretarias de turismo do Paraná e de Foz do Iguaçu, também estarão presentes os órgãos de Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e de diversas outras cidades como as paranaenses Ponta Grossa, Rio Negro e Matelândia. Entre as agencias de viagens e operadoras já estão confirmadas a Cinco Elementos, MGM, Cassino Viagens, Omega Tur, FRT, Brasil das Águas Turismo, Caracol e Crucero del Norte, da Argentina. De Foz do Iguaçu, 17 hotéis farão a divulgação de seus produtos durante a feira.

 
FÓRUM DE TURISMO

O II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), evento que acontece no Hotel Jurerê Beach Village em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de agosto, abrirá pré-inscrições com desconto para palestras e pacotes com hotel e refeições a partir do dia 14 de maio. Entre os palestrantes convidados para a segunda edição do Fórum já estão confirmados o especialista em Mídias Sociais Gil Giardelli, a ex-presidente da Embratur Jeanine Pires e o professor da PUC/SC Crisomar Souza, que irá discorrer sobre Gerenciamento Turístico em Tempos de Crise. O briefing das palestras e o currículo dos palestrantes estarão disponíveis no site do evento a partir da próxima semana. Para as capacitações, os temas de 2012 serão Guadalajara (México), Turismo Ecológico, Destinos Brasil, Mercosul e Europa.

 
FTN

O II Fórum de Turismo de Negócios tem como propósito divulgar, capacitar e mostrar a importância do turismo de negócios e as suas viabilidades e aplicabilidades em diversos ramos empresariais e de lazer. Para cada participante, a proposta também é garantir o network necessário para fechar acordos, comprar e vender produtos ou serviços. O público estimado para o II Fórum de Turismo de Negócios é de mil participantes profissionais, de áreas ligadas ao turismo e ao comércio exterior, com uma média de 40% de estrangeiros.

sábado, 5 de maio de 2012

PATAGÔNIA FANTÁSTICA



PROGRAMA PATAGÔNIA FANTÁSTICA FOI LANÇADO COM GRANDE SUCESSO NA EMBAIXADA ARGENTINA EM PARIS
 
Com a presença das principais operadoras turísticas francesas que trabalham com o mercado argentino foi lançado na França o programa Patagônia Fantástica.

Clique na imagem para ampliá-la
 
O Embaixador Aldo Ferrer, observou que todos os turistas que visitam a Patagônia ficam maravilhados com a com às paisagens e pela vastidão do território. Já o prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, afirmou que aí estão as condições para recuperar o mercado que se perdeu a partir da crise econômica européia.

Na apresentação, estavam presentes o gerente geral da Aerolineas Argentinas na França e Bruxelas, Jorge Miglioranza, e o delegado do Ministério do Turismo na França, Charles Feeney.

Patagônia Fantástica é um programa que será promovido entre o seguimento turístico europeu para os destinos  patagônicos de Ushuaia - Tierra del Fuego, El Calafate e Puerto Madryn, com um pacote que inclui transporte aéreo e alojamento superior. Patagônia Fantástica aderiu ao Pacto dos Alcaldes, assinado no ano passado na cidade de Ushuaia, para usar como uma plataforma de transmissão em mais de 3.500 cidades europeias. A iniciativa é inédita na Argentina e pressupõe a combinação de ambiente, turismo e soberania.

Após os discursos de abertura de Sciurano e Ferrer, seguiu-se uma apresentação onde foi exibida as fenomenais belezas de toda região, enfatizando o destino mítico. No início dos marinheiros, aventureiros, cientistas, escritores e do popular programa de televisão francês Ushuaia, liderados pelo francês Nicolas Hulot. Também foi ressaltado o compromisso ambiental na região de sensibilização para a desertificação, a retração das geleiras e as mudanças climáticas na Antártida. Nesta segunda-feira, 7 de Maio o Programa Patagônia Fantástica será apresentado na Embaixada da Argentina em Roma, com a participação de cerca de 150 pessoas ligadas ao turismo e meio ambiente. O Embaixador Ferrer, reconheceu que Ushuaia está presente sendo estratégico para um programa turístico para a região, em nome de El Calafate e Puerto Madryn, permitindo que estas cidades sejam destinos nas principais capitais europeias. O prefeito de Ushuaia afirmou que o balanço é extraordinário a partir do momento que a Embaixada se coloca a disposição: "Eu acredito que há um reconhecimento da Patagônia, Ushuaia, em particular como um destino, e é um mercado extraordinário para nossa cidade e região".
Essas iniciativas, devidamente reconhecida pela embaixada, deram condições para Ushuaia recuperar o espaço do mercado que foi perdido com a crise de 2008. "Essas ações serão avaliadas a medio prazo. É um prazer trabalhar com o Ministério Nacional de Turismo, muito mais quando se trata da mão da Chancelaria e quando instituições com o prestígio do CADIC, envolvidos para o desenvolvimento das cidades nas principais capitais da Europa", disse ele. Ele acrescentou: "Ushuaia é, sem dúvida, uma das cidades mais emblemáticas no mundo. Rostos se iluminam quando você diz que é de Ushuaia e que tem a ver com a preocupação de quem quer conhecer este lugar mítico. Sem dúvidas privilegiamos hoje a temática ambiental a partir da assinatura do Pacto dos Alcaldes, que de alguma forma traz-nos uma mensagem que é transmitida para dentro de nós mesmos, temos um lugar único para viver. E nós temos que fazer o máximo esforço para promover tudo o que Ushuaia tem a oferecer ", concluiu. 

Clique na imagem para ampliá-la

O delegado do Ministério do Turismo da Nação, na França, disse que à "Patagônia, na memória coletiva francesa é um mundo. A Argentina é extremamente turística. Tivemos 3 % a mais de turistas franceses do que no ano de 2011 e esperamos que este ano continue assim, apesar da crise internacional.  Tivemos a grande presença do prefeito de Ushuaia, dos maiores operadores e agentes de viagem da França em relação ao mercado argentino e é um imenso prazer para todos nós. Esta é uma maneira de presentear a Patagônia, este projeto ecológico tão importante na França de hoje nos dá um grande orgulho", afirmou.

Clique na imagem para ampliar
 
Feeney, aposta no projeto porque o novo programa "quer trazer turistas para a Patagônia, mas de uma maneira diferente e eu acho que os franceses esperam isso. Alguns operadores disseram que não estavam esperando esta novidade, pois estavam vindo a um evento puramente comercial e turístico e agora cuncluiram que a Argentina tem uma maneira de ver a ecologia e que a França pode ser um elemento positivo para nós" disse.  
 
"Sobre este salto de qualidade turística, que implica em uma maior concientização ecológica, acreditamos que somos a primeira embaixada neste sentido e esse é apenas o pontapé inicial deste movimento, que chamamos de moderno, à Argentina mostrando mais uma vez neste país que estão na vanguarda de um tipo diferente de turismo. Não tenho dúvidas de que o turismo pode ser recuperado  porque o destino Argentina para o francês não é o mesmo que viajar para o Norte de África. É uma viagem um pouco menos acessível, apesar de 79 000 turistas franceses visitaram a Argentina no ano passado e 90% vai para a Patagônia. Ushuaia, Calafate, Península Valdés, continuam a ser um mito e eu estou feliz, como delegado do Ministério, com este grande empurrão, porque eles nos trouxeram ajuda permitindo-nos cumprir essa meta tão importante," disse ele no final da apresentação.

 Clique na imagem para ampliá-la

Finalmente, em uma reportagem de uma revista francesa, na semana passada, Ushuaia foi leita como um dos 10 melhores destinos do mundo para se passar as férias. O gerente geral da Aerolíneas Argentinas na França, qualificou o lançamento so Programa Patagônia Fantástica como extremamente interessante e destacou a ótima recepção que obteve entre os operadores de turismo e agências de viagem de Paris. "Sobre tudo a associação que se fez com o Pacto dos Alcaldes da União Européia e a idéia de por um acento na questão ecológica. Nos anos 80, aqui na França, perguntavam com frequência se na Tierra del Fuego fazia muito calor, entendendo que os descobridores comentavam que era Terra do Fogo por conta do calor. Explicamos então que era justamente ao contrário, fazia-se fogo para esquentar-se e os descobridores, por causa disso denominaram o local como Tierra del Fuego. Passaram muitos anos e este programa é um grande esforço que se fez desde a Aerolíneas Argentinas, com a Secretaría de Turismo por permitir conhecer Ushuaia e Nicolás Hulot, este grande ecologista que inaugurou uma serie televisiva que se chama Ushuaia", lembrou.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Ele acrescentou: "Para os franceses, Ushuaia é sempre uma palavra mágica. Não esqueçam que Antoine de Saint Exupéry fez voos noturnos e o Pequeno Principe teve inspiração na Patagônia. E voando é um predecessor da Aerolineas Argentinas. Então, realmente o slogan Patagônia Fantástica é verdade, porque é mágico." Miglioranza disse que "para todos os europeus, a Patagônia é um sonho, particularmente para os franceses. Uma característica dos franceses é o amor da descoberta, a distância, novos lugares. Vale lembrar que aqui existe até um perfume chamado Ushuaia. A França é o único país europeu que a cada ano aumenta suas visitas à Argentina, apesar da crise. Há um mercado clássico, que é apreciado por estas três cidades, Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia, tanto em grupos como individuais, além de viajem de incentivo, que são utilizadas por exemplo quando um banco pretende recompensar seus clientes em potencial e lhes dão um passeio e os clientes preferenciamente escolhem a Argentina. Estamos em contato constante com todos os operadores turísticos, que são muitos aqui, especialmente os de alto poder aquisitivo para formar programas mais sofisticados. Eu me lembro de ter acompanhado um grupo de incentivo para El Calafate e o Upsala trouxe uma garrafa gigante de champanhe, para ser gelada no gelo glacial. São coisas que saem do comum ".
 
Aerolineas Argentinas é a segunda maior força aérea estrangeira na França. "Estamos aqui desde 1946, muitos antes da Aerolíneas se chamar assim e promovemos os grandes espaços e lugares a descobrir, algo que encanta os franceses", completou o gerente geral da companhia aérea nacional da Argentina.

Las Hajas e los Acebos - clique na imagem para ampliá-la

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMATIVO ABIH-SC por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC



Sucesso em mais uma edição do Encatho
abertura
A ABIH-SC comemora o sucesso da 26º Encatho, realizado de 25 a 27 de abril, em Florianópolis, SC. O evento recebeu mais de três mil visitantes de 18 estados e sete países e foi uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e oportunidade de negócios. Vários eventos paralelos foram realizados: a 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósio de Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 2º Fórum de A&B; 2º Fórum de Gestores Comerciais, encontros de entidades nacionais do setor e a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). A próxima edição está marcada para 07 a 09 de maio de 2013 no mesmo local (CentroSul),em Florianópolis, SC.  


24ª Exprotel
 exprotel

Após a solenidade de abertura, as autoridades inauguraram a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis. A mostra contou com mais de 70 expositores de várias regiões do país que apresentaram uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços para o setor hoteleiro. A feira é uma oportunidade de atualização tecnológica, realização de negócios, ampliação e reforço de contatos e visibilidade para marcas, produtos e serviços direcionados a um dos setores da economia de maior crescimento no país.


Hotéis x mídias sociais

publico

O tema central do 26º Encatho “A Hotelaria na Era da Informação”, foi debatido no evento pelos participantes com a contribuição de profissionais experientes na área, abordando temas como o uso das novas ferramentas eletrônicas em seus negócios. Na abertura do evento o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz afirmou que “as novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário que se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado do que muitas empresas”, alertou.

Reunião de hoteleiros  

renião hoteleiros

A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre o consumo de água e energia elétrica, a necessidade de atualização permanente dos empreendimentos e a sazonalidade, foram os principais itens tratados durante o “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, no 26º Encatho. O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, teve a participação de associados, diretores, consultores e representantes do trade. Segundo Volnei, hoje na prática, uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.


Crise da mão de obra
 publico

A falta de mão de obra para o setor foi o tema que mais mobilizou a platéia, na reunião de hoteleiros, com depoimentos dramáticos sobre a falta de trabalhadores para a hotelaria. Algumas empresas estão importando trabalhadores do Nordeste. Mas a maioria tenta soluções locais. Para Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, falta investimento na formação de mão de obra. Tese contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação (IF-SC). Segundo ela, a instituição oferece cursos gratuitos para formação de camareiras, garçons e outros. Mas faltam candidatos para preencher as vagas.

Sistema de vendas online

cmnet

Negócios online totalmente seguros para hotéis foi a proposta apresentada por Maurício Valente, diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, na Oficina “Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”.  Segundo ele, com o Sistema de Pagamento Online (PSO) é possível gerar boletos com maior eficácia e menor custo para o cliente final, a partir de um cartão de crédito, reduzindo os riscos de fraude. O sistema foi lançado em 2011 em parceria com a Cielo e apresentado aos hoteleiros catarinenses como mais uma opção de sistema de reservas online.

Costão do Santinho e as mídias sociais

 costao

Rubem Régis, diretor comercial do Costão do Santinho foi o responsável pela Oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a Web”. Segundo ele, o Costão lançou seu primeiro site em 2006, como ferramenta de informação. De 2009 a 2012, começou a mescla do institucional com o comercial. “Mas estamos trabalhando para o site ter como principal ferramenta o varejo, pois cada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, ressaltou. Já nas mídias sociais, o resort conta com dois perfis no Facebook , além de uma FanPage. Relatou também a experiência bem sucedida da empresa com os chamados “clubes de compras coletivas” e que deve ser incrementada.

Internet não é tábua de salvação

 palestra

Na palestra magna “A Hotelaria na Era da Informação”, o professor Cláudio Tomanini, procurou desmistificar alguns conceitos sobre o uso das novas tecnologias e do marketing. “Internet não é tábua de salvação, é uma ferramenta gestão”, alertou. Trabalhar com transparência e envolver a equipe é o caminho para o sucesso, ensinou. “Não é necessário o uso de um computador para gerar conhecimento”, lembrou. Para ele, a falta de informação é que abre as portas à concorrência. Tomanini tem experiência de quatro anos de trabalho na Disney onde aprendeu lições de marketing e processos de trabalho, como a leitura diária, antes do início das atividades, dos princípios que norteiam o trabalho da empresa americana, líder mundial em entretenimento.

Fórum de Gestores Comerciais

cid

O 2º Fórum de Gestores Comerciais teve como mediador o consultor Cid Medeiros Bonifácio que falou das novas ferramentas da Web para comercialização na hoteleira. Para ele, estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana é obrigação do gerente comercial. “Vende mais quem faz mais rápido e tem maior disponibilidade”, alertou. Ele surpreendeu o público com uma pergunta que ele mesmo respondeu: o contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” ao mercado, viajar, gastar a sola do sapato, circular e aparecer. E, não se esqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única” afirmou. Ferramentas digitais não substituem o contato pessoal, reforçou.

Como encontrar seu diferencial

Geraldo

 “Como encontrar o seu diferencial”, foi a palestra apresentada por Geraldo Linzmeyer, diretor da cadeia de Hotéis Associados, da Linzmeyer Empreendimentos Hoteleiros Ltda. Ele lembrou que “é preciso ter paixão pelo que se faz”. Mas o principal, destacou, deve ser o esforço constante e a atenção aos detalhes na busca da superação da expectativa do cliente. “Devemos fazer um esforço sobre humano para isso” afirmou, citando itens que precisam de atenção redobrada como limpeza, higiene, arrumação dos quartos e a manutenção. Descobrir o perfil do hóspede também contribui para conquistar a fidelização do cliente. Treinamento constante é outro fator de sucesso, alertou o palestrante citando o exemplo dos atletas. “A receita é treinar, treinar e treinar”.

Rodada de Negócios

rodada

Outra iniciativa do 26º Encatho foi a realização da 3ª Rodada de Negócios com a participação de grandes operadoras, agências e clubes de serviços, com vistas ao incremento na venda do produto hoteleiro e turístico catarinense. Coordenada pelo SEBRAE- SC, a rodada foi um sucesso. Nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectiva de negócios de R$ 1,4 milhões.

Apoios e parcerias

Para a viabilização do 26º a ABIH-SC contou com o apoio de parceiros importantes e imprescindíveis para o sucesso do evento como a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR, SEBRAE SC, Sistema Fecomércio, imprensa e diversas empresas as quais a entidade promotora agradece.