segunda-feira, 8 de maio de 2017

PROVINCIA DE CORRIENTES CAPACITA AGENTES DE VIAGENS EM SANTA CATARINA

PROVINCIA DE CORRIENTES CAPACITA AGENTES DE VIAGENS EM SANTA CATARINA


A delegação do Ministério de Turismo da Província de Corrientes - Argentina, juntamente com o trade turístico daquela região surpreenderam o trade turístico de Santa Catarina com um saboroso café da manhã de negócios, com suas belezas naturais e a grandeza dos seus destinos, começando pela pesca que tem atraído milhares de brasileiros, terminando no ecoturismo. 


Segundo o Subsecretario de Promocion e Inversiones Turísticas do Ministério de Turismo de Corrientes, Horacio Pozo: "O turismo é uma via de mão dupla. Nós argentinos somos apaixonados por santa Catarina, eu mesmo, desde a década de 70 tenho casa em Balneário Camboriú. A Ilha de Santa Catarina é fenomenal. Queremos e esperamos te-los em nossa fantástica região que lhes receberá de braços abertos"


Da mesma forma salientou o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, agradecendo a visita e já se comprometendo em visitar Corrientes: "Uma grande e gratificante novidade, que pode ser observada por todos os presentes por contas das apresentações do trade. Esse encontro serviu para estreitarmos ainda mais as relações com a Província de Corrientes, já que a Argentina é um dos principais mercados emissores de turistas para Santa Catarina". 

Consul Gustavo Coppa, Leonel Paval e Horacio Pozo

"Tivemos a oportunidade de conhecer melhor os atrativos e a cultura daquela Província”, resumiu Pavan. O evento  aconteceu nesta segunda-feira, 08, no Pier 54, na Capital dos catarinenses e contou com o inestimável apoio do  Consulado Argentino em Florianópolis, através do seu Consul Gustavo Coppa que afirmou que: 

Consul Gustavo Coppa 

"Já estão previstas diversas ações dos destinos argentino em Florianópolis a exemplo de Ushuaia, Mendoza, San Juan, Cordoba, Chaco e Missiones além de outros destinos que estamos aguardando a confirmação".  

sexta-feira, 5 de maio de 2017

USHUAIA AQUECE SUA TEMPORADA DE INVERNO NO BRASIL


MAIS DE 200 AGENTES E OPERADORES DE TURISMO FORAM CAPACITADOS NESTA SEMANA PARA A TEMPORADA DE INVERNO EM USHUAIA - TERRA DO DO FOGO - PATAGÔNIA ARGENTINA

Juan Cherañuk e Gonçalo Romero, Gerente Geral da Aerolineas Argentinas no Brasil

A Secretaria de Turismo Municipal de Ushuaia, a cidade mais astral do planeta segue divulgando e capacitando agentes e operadores de viagens no Brasil, para a próxima temporada de inverno que começa no próximo dia 21 de Junho. Durante a semana aconteceram em Porto Alegre, Curitiba, Rio de janeiro e nesta última sexta-feira, 5, em São Paulo, com o apoio dos Consulados Argentinos, Aerolineas Argentinas e ABAVs. 

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O Secretário de turismo de Ushuaia, Juan cherañuk, afirmou que: "A semana foi extremamente produtiva e que o nosso produto "neve", junto com os fantásticos atrativos da nossa região foram muito bem aceitos pelo trade brasileiro. Nossa cidade costumeiramente recebe milhares de brasileiros, mas neste ano a temporada está prometendo ser a melhor de todas devido a quantidade de reservas e o interesse do agente/operador em buscar mais informações do nosso destino. A temporada tem início logo após a comemoração da noite mais longa (Noche mas Larga) - o solltício de inverno. "Durante estas capacitações pudemos mostrar porque Ushuaia é o melhor destino de inverno da América Latina," afirmou.


Cherañuk também avaliou o acompanhamento do setor privado argentino que esteve também presente nas capacitações a cargo da responsável pelos assuntos Internacionais de Ushuaia, a brasileira Cristiane Cavalli, que reside na Terra do Fogo. Segundo ele, essa estratégia de divulgação, consolida e unifica ainda mais o "Destino Ushuaia".

Fotos: Antonio Salani

Após cada capacitação foram sorteados passagens aéreas, estadias e passeios em Ushuaia. O evento também contou com o apoio da Criollos Turismo e da Agência Brasileiros em Ushuaia, a agência que praticamente recebe todos os brasileiros naquela região. 

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quarta-feira, 3 de maio de 2017

HOTEL INTERNACIONAL GRAVATAL O PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAIS

HOTEL INTERNACIONAL GRAVATAL O PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAIS


 Termas do Gravatal é uma cidade turística há mais de 50 anos, hoje com pouco mais de 15 mil habitantes, cujo atrativo maior são as águas termo minerais de alto conteúdo medicinal. A cura de males físicos através dos banhos das águas termais a 36º foi multiplicando o fluxo de visitantes e exigiu da pequena cidade uma consciência, precoce em relação a muitos municípios e a implantação de infraestrutura para receber com mais conforto e facilidades.


Hotéis, postos de gasolina e outros estabelecimentos comerciais que mantém seus empreendimentos através do turismo pagam taxas, sem reclamar. Com isso, além das famosas águas, o turista encontra um comércio desenvolvido, restaurantes, turismo de aventura, trilhas ecológicas, artesanato e produtos coloniais de comprovada qualidade, uma cidade limpa com seleção de lixo e ações de recuperação de áreas degradadas, além de boa rede de hotéis. Estes, além da hospedagem oferecem piscinas e banheiras de águas termo minerais, bem como listas de opções para curtir um bom período de descanso e tratamento de saúde. Tudo isso a 20 km de Tubarão (museus e estâncias termais), 40 km de Laguna (cidade histórica), 80 km de Garopaba (praias e observação de baleias), 120 km de São Joaquim (neve), 160 km de Florianópolis (capital).


Tudo começou em 1978. A partir desta data às águas termais de Gravatal tornaram-se internacionais por conta do Hotel Internacional Gravatal com seus 11.000m² de área verde, a maior da região, encravado num vale belíssimo. 

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Localizado entre a serra e o mar catarinense, o Hotel é abastecido com as águas termais do Gravatal, conhecidas mundialmente como a segunda melhor água termomineral do mundo, ficando atrás apenas da francesa do complexo de Aux-Les-Thermes. 

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O Hotel orgulha-se não apenas de estar localizado nessa região, como também de explorar cada benefício que a natureza oferece com responsabilidade socioambiental. Só assim poderia estar há tantos anos desfrutando de toda a beleza e de todos os recursos que a terra oferece. Um lugar tão privilegiado pela natureza, entre a serra monumental e o mar espetacular de Santa Catarina, tem como missão criar um ambiente de descanso, tranquilidade, saúde e diversão, sempre cuidando do bem estar de nossos clientes e colaboradores, promovendo sua plena satisfação. É por essas e outras que o hotel é referência no mercado de turismo e lazer pela excelência dos serviços prestados, garantindo o crescimento e a sustentabilidade da empresa e da comunidade, que tem possui ética, comprometimento, união, parceria, respeito, profissionalismo, amizade, preservação do meio ambiente, sustentabilidade.


Conforto é a palavra de ordem do hotel quando se trata das acomodações disponíveis aos visitantes. Todos os 118 apartamentos, além de oferecerem uma vista exuberante para a natureza, são equipados para seu bem estar, apresentando uma ampla variedade de serviços para nossa sua comodidade. Inesgotável como nossas fontes, a diversão não tem fim no Acquativo, centro de lazer inteiramente voltado ao prazer das águas termais. A gastronomia é um capítulo à parte no Hotel Internacional Gravatal, pois o restaurante é famoso por possuir pratos internacionais, regionais ou temáticos, há ainda serviço à la carte, drinks, aperitivos e música.

Chef Chagas, Tere Koerich e Jeff

Se antes já era bom, agora a gastronomia do hotel está melhor ainda. Atuando há pouco mais de 70 dias, Chagas já trouxe avaliações positivas dos hóspedes, contribuindo também para a área de eventos e no reposicionamento do hotel. Com 15 anos de atuação e experiências valiosas em seu currículo, tanto na gastronomia quanto na área de eventos, Chagas atuou, entre outros, no Tajj Eventos, Simppen Eventos, Tivoli Mofarrej e Casa Ventura, estes últimos em São Paulo. O novo chef já introduziu mudanças que vão desde o uso de molhos e temperos frescos, ingredientes orgânicos e regionais, contribuindo com as ações sustentáveis já mantidas pelo Hotel Internacional Gravatal, além de incorporar no menu pães e massas caseiras. 

Noite Italiana

O profissional também estendeu o horário do room service e criou eventos gastronômicos, tais como noites de risotos, festival de sopas para os dias frios do outono catarinense, cremes, caldos e pratos temáticos da gastronomia italiana e açoriana. 


Segundo Karina Zappelini, Gerente Comercial e de Eventos do hotel, “a contratação de Francisco Chagas já rendeu muitos elogios dos hóspedes e está contribuindo também para o reposicionamento do nosso empreendimento. O próximo passo será relançar o serviço de eventos sociais, entre eles, as festas e casamentos com cardápios especiais a la carte e reformulação dos serviços, além do incremento da estrutura para melhor receber estes tipos e eventos”, conclui a executiva.


Oferecer bem estar para o corpo e a mente é uma das principais propostas do Hotel Internacional. Além das águas termais, estão disponíveis também, entre as muitas opções para os hóspedes, várias terapias e tratamentos terapêuticos no Centro de Terapias (SPA) do hotel.

São elas:


Banho de argila: Aliada com a água termo mineral radioativa de Gravatal, esta terapia proporciona uma esfoliação natural com limpeza profunda da pele. Hidrata, clareia manchas e tem ação anti-inflamatória. A argila é aplicada aquecida com auxílio de um pincel e o tratamento tem duração aproximada de 45 minutos.


Vinhoterapia: Pode parecer estranho um tratamento corporal feito a partir do vinho. Mas, as propriedades presentes na uva, além de ativar a fabricação de colágeno e elastina, auxilia na redução de medidas e promove nutrição e firmeza da pele. As substâncias presentes na fruta podem reduzir em até 85% os radicais livres, principais causadores de envelhecimento celular. Nesta opção de tratamento está incluído também um banho de argila e uma relaxante imersão em vinho na banheira de hidromassagem.


Chocolaterapia: Chocolate não é gostoso apenas para saborear. A chocolaterapia proporciona incrível hidratação e revitalização da pele e intensa sensação de bem estar. Pelo teor de antioxidantes contidos no cacau, a terapia também combate os radicais livres e, sendo rico em polifenóis, melhora a circulação. O chocolate é aplicado no corpo inteiro.


Acupuntura: Este conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais foi criado há mais de dois mil anos. É um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo para curar a saúde corporal, mental e emocional. Nas aplicações disponíveis no Hotel Internacional, executadas por profissional certificado, são aplicadas agulhas para estimular locais anatômicos sobre ou na pele – os pontos de acupuntura -  para, segundo a tradição chinesa, ajustar canais energéticos do corpo. O método estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo, resultando o alívio de tensões emocionais como o estresse, entre outros benefícios.

Terapia complementar reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976.

Cromopuntura: Segundo Peter Mandel, criador da técnica, é uma ampliação da Acupuntura, utilizando-se a energia das cores e o impulso de luz em pontos corporais específicos, utilizando também frequências infravermelhas e ultravioletas, e as assim chamadas cores espirituais (turquesa claro, verde limão, púrpura e rosa). Como seu nome sugere, elas são usadas particularmente para atingir as causas subconscientes das doenças.


Imposição de mãos: Esta prática tem como objetivo impulsionar a potencialização bio-eletromagnética de maneira curativa e a interconexão da energia Psico-física-espiritual que já flui naturalmente em todos os seres.


Iridologia: Também disponível no Centro de Terapias do Hotel Internacional, este método científico permite avaliar através da observação das estruturas das fibras e pigmentação da íris, disfunções orgânicas, metabólicas, nutricionais, o nervosas e hormonais, bem como as influências psíquicas e emocionais. 


Massagem bioenergética: Trabalho corporal especializado, visando a liberação dos segmentos corporais de seus habituais padrões de tensão, equilibrando corpo-mente-emoção. 

Massoterapia: Massagem empregada como terapia com direcionamento específico, dependendo de cada caso, que será definido por meio de um breve diagnóstico prévio que revelará o enfoque a ser empregado na terapia. 


Reflexologia Podal: Todo organismo é susceptível a mensagens enviadas pelas vias neurais. A reflexologia nos pés estimula milhares de terminações nervosas que impulsionam a desobstrução neural, desencadeando reflexos para o sistema corporal correspondente aos pontos estimulados.


Shiatsu: Esta é uma prática terapêutica por meio de massagens e manobras corporais com bases na medicina tradicional oriental. Sua principal função é proporcionar ao paciente um estado completo de saúde e de bem-estar. A técnica é aplicada por meio da pressão, com as mãos e dedos, de pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar as nossas energias internas, para uma cura natural e progressiva. Aliás, Shiatsu é uma palavra japonesa que significa isso mesmo – pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”). As terapias corporais estão disponíveis no Hotel Internacional Gravatal todos os dias e podem ser contratadas por meio de agendamento prévio, o que possibilita um tratamento individual e exclusivo. Mais Informações: (48) 3648-8100 – www.hotelinternacionalgravatal.com.br.


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quarta-feira, 26 de abril de 2017

MINISTRO DO TURISMO RECEBE OS DIRETORES DO FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA

MINISTRO MAX BELTRÃO CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL JPA



O Ministro do Turismo Max Beltrão recebeu nesta quarta-feira, 26, ás 19:30hs, em seu gabinete, os diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, Claudio Jr e Bruno Mesquita, que foram convidar o Ministro para próxima edição do festival e além disso agradecer a presença dele no festival do ano passado. Max Beltrão, extremamente receptivo, se sentiu honrado pelo convite e imediatamente confirmou sua presença na abertura.


0 Festival JPA acontece na capital paraibana entre os dias 20 e 21 de Outubro. O Festival é um evento cujo objetivo é reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe Feira, Fórum, Capacitações e alguns eventos em paralelo. O Festival vem sendo realizado e organizado pela Sophistiqué Eventos, com início em 2010, em formato de workshop. Na edição do ano passado, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3424 profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. Contou com 207 stands, um crescimento de 10,1% comparando com 2015. Entre as empresas expositoras, 33 eram internacionais, o que também resultou num aumento de 10%.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

A MORTE DO AGENTE DE VIAGEM ? por Sergio Velloso Junior

A MORTE DO AGENTE DE VIAGEM ?
por Sergio Velloso Junior



Tem coragem de ler até o final?

Imagine uma empresa que nos últimos nove anos trocou 11 vezes de CEO, esta é a nossa gestão, caíram 11 ministros do turismo em menos de uma década.

Mas como o governo parece estar preocupado somente com o partido, com troca de cadeiras e pessoas sem preparo, quem sempre perdeu foi o trade.

Temos espaço para crescer, com certeza.

O Brasil inteiro recebe dez vezes menos turista que a pequena cidade de Madrid.
Mas o que falta para o turismo nacional ter credito?

Muitas coisas. Entre elas, união e se reinventar.

O agente de viagens também tem sua parcela de culpa, pois na sua maioria não se atualiza. Existem vários cursos bons e gratuitos, mas o quórum sempre é baixo se não são oferecidos dois ingredientes especiais: prêmio e boa comida.

Como é parte mais fraca da cadeia, se o agente de viagens não buscar os itens abaixo, estará morto:

– Conhecer o produto;
– Conhecer o cliente;
– Dominar meta mix;
– Quebrar paradigmas;
– Encantar o cliente;
– Mostrar benefícios e não valor;
– Influenciar;
– Criar meta diária;
– Fazer venda ativa;
– Fazer pós-venda;
– Acessar Mídias Sociais;
– Desenvolver novos canais de vendas;
– Sair da caixinha e desbravar novas técnicas.

E não pensem que vão brigar por você. Serão como as locadoras de vídeos, escolas de datilografias, bancas de jornal, ações de telefones e outros tantos que quase ninguém sentiu falta.

Dá tempo de reverter, você precisa dar o primeiro passo e mudar seus hábitos, virar um verdadeiro consultor e não esperar do topo.

Sergio Velloso Junior
Pai, vendedor, palestrante, consultor, auditor da iso, Master Coach e diretor 

terça-feira, 25 de abril de 2017

IV FIACULT - INSCRIÇÕES ABERTAS

IV  FIACULT - INSCRIÇÕES ABERTAS


O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo, com reconhecimento em todo o mercado nacional e internacional, convida para participar com o seu filme/audiovisual em www.fiacult.com.

As inscrições  de  filmes/audiovisuais, na IV edição do evento já estão abertas. Os filmes inscritos ganham maior divulgação por meio do site, das mídias sociais, assessoria de imprensa e mídias dos parceiros de revistas, jornais, sites, blogs, youtube, twiter, televisões, facebook, e por mais de 150 mil e-mails enviados (e-mail marketing) para seus clientes e futuros parceiros de negócios. Além disto, haverá a apresentação de todos os filmes em cinemas culturais no Brasil, Argentina e Itália. 


A certeza que se tem é de retorno garantido e para a comprovação, o FIACULT disponibiliza em sua home page um link onde consta toda a clipagem dos benefícios midiáticos. Os primeiros seis filmes inscritos para o ano de 2017 são internacionais, da televisão da Slow Tur/Turist Per Caso (Turista por acaso). Trata-se de um programa de TV Nacional da Itália, muito famoso. Uma rede de comunicação multimídia internacionai que mostra a Itália para o mundo. Outro filme inscrito é da produtora portuguesa Idéias com Pernas.


Per Caso Srl é uma empresa que nasceu em 2000, seu principal objetivo é contar as experiências de viagens / storytelling, nos meios diferentes de comunicações como: série de TV, web sites, web TV, mídia social e de impressão. Os fundadores são dois ícones da TV italiana, Patrizio Roversi e Syusy Blady, criadores e apresentadores de vários e  populares programas de TV como Turist per Caso (Turistas por acaso ) da televisão (RAI), Povos do Mar (SKY) e (Mediaset). Em 2015 foram a ponte de um canal de WebTV en Inglês da Web Site. 


O canal de TV Web mostra toda a viagem não convencional por Itália, através de mais de 300 vídeos, coletados em 30 webseries, dividido por temas ou destino ( em italiano). Ao mesmo tempo, otimizado para uso multi-dispositivo, permite que estrangeiros turistas para descrevam suas viagens e experiências na Itália, para compartilhá-lo com todos no mundo e obter alguns descontos ou serviços especiais. O leitor pode explorar Centenas de artigos e viagens diários classificados por Destino, estilo de viagem, A Portuguesa Idéias com Pernas, que vem “colecionando” troféus no mundo todo, e que lançou agora o filme promocional de Álcacer do Sal, trata de monstras a cidade como um todo, isto é, a qualidade de vida do local, cultura e economia, nesta produção e direção de David Mendes.


Podem ser inscritos audiovisuais nacionais e internacionais como institucionais ou não, de: destinos, países, secretarias de turismo, parques, cruzeiros, companhias aéreas, produtoras, empresas de publicidade, gastronomia (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, museus, clips de shows, eventos, operadoras de turismo, esportes, aventura, museus, conventions bureaus, etc (veja no site as categorias), desde filmes de estudantes a profissionais, empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. Para assistir os filmes e fazer sua inscrição,  basta acessar o www.fiacult.com, e boa sorte!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

ABAV PORTAS ABERTAS & FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA - PB

ABAV PORTAS ABERTAS & FESTIVAL JPA


O Presidente da ABAV NACIONAL, Edmar Bull esteve em João Pessoa - PB, para mais um "Abav Portas Abertas", uma ação do Pilar Gestão Participativa, cujo objetivo é integrar a entidade nacional com todas as 26 unidades estatuais. Edmar Bull, diz que esses encontros são uma meta pessoal desde que ele assumiu a presidência da Abav. “O Abav Portas Abertas transformou esse objetivo em uma ação efetiva e mais ampla, que queremos ver multiplicada em todo o Brasil, com a participação massiva dos nossos agentes de viagens associados." Durante o evento recebeu o convite diretor do Festival JPA Claudio Jr; para estar presente no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 

DIA INTERNACIONAL DO MALBEC


UM DIA, UMA CELEBRAÇÃO, UMA ESTRELA GLOBAL


Acontece na próxima terça-feira, dia 02 de Maio, o Dia Internacional do Malbec, que aqui em Santa Catarina é comemorado e promovido pelo Consulado Argentino, que irá mostrar seus produtos, com degustação não só dos vinhos, mas da sua fenomenal gastronomia. O evento, restrito a convidados, acontece no Espaço de Eventos no Pier 54. 


Segundo o Consul Argentino em Florianópolis, Gustavo Coppa: "O Malbec Day Florianópolis 2017" representa uma ótima oportunidade de encontro entre reconhecidos produtores, comerciantes, distribuidores de vinhos e alimentos, num espaço único para degustarmos bons produtos, com bons amigos e realizarmos bons negócios"


Para quem não sabe, a origem do Malbec foi no sudoeste da França. Lá era cultivada esta cepa e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors”, devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos foram consolidados na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade.


Sobre essa base se desenvolveu, tempo depois, o Malbec Argentino. Esta cepa chegou à Argentina em 1853, pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza. Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.


No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que rapidamente se adaptou aos diversos terroirs que a geografia argentina propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina.


A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo. O Malbec Day é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, mas também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema mundial daquele país. 


A enorme transcendência internacional que o Malbec World Day vem conseguindo em cada uma de suas edições tem sido também graças ao apoio do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação Argentina. Mais de 40 representações da Argentina ao redor do mundo desempenham ano após ano um papel fundamental na repercussão que o Malbec World Day adquire nos meios internacionais.


Segundo Coppa: "O nosso vinho Malbec é arte, pois reflete nossa maneira de ser argentinos, simboliza nosso caráter, nossa paixão e nossa ferrenha relação com a terra, cria atmosferas íntimas que reforçam vínculos, dão aconchego e confiança, alteram nossa percepção sensorial; e é indústria porque reúne as capacidades de nosso capital humano e os avanços tecnológicos para melhorar com o tempo."


Na edição 2016 do Malbec World Day  criado pela Wines of Argentina sob o conceito: “Celebremos um clássico”, foram realizados mais de 70 eventos em 70 cidades de 54 países. As celebrações contaram com o apoio do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Nação e da Corporação Vitivinícola Argentina.


"O Malbec não é somente um vinho. É um fruto gerador de trabalho, idiossincrasia, cultura e desenvolvimento. Cada garrafa é uma declaração daquilo que as entranhas da Argentina guardam. Cada garrafa fala das mãos, da destreza e da alma de nossa gente". Esta variedade expressa um modo de fazer, um estilo de vida; envolve técnica, originalidade e paixão. Os vinhos mais profundos nascem dos anseios mais profundos de seu povo, aqueles que residem no coração. O Malbec é o coração de nossa indústria e continua sendo nosso embaixador no resto do mundo", afirma Coppa.


Graças ao apoio do Ministério das Relações Exteriores e Culto e à Corporação Vitivinícola Argentina essa cepa fenomenal será homenageada nas principais cidades do mundo. Como a cada ano, está prevista uma grande agenda que inclui atividades conceituais para consumidores, feiras de vinho para a imprensa e o trade, bate-papos com experts, degustações e promoções em lojas de vinho e restaurantes.



domingo, 23 de abril de 2017

HOTEL X AIRBNB: O RELATÓRIO DA STR 2017 FOI PUBLICADO por Fernanda Amaral

HOTEL X AIRBNB: O RELATÓRIO DA STR 2017 FOI PUBLICADO
por Fernanda Amaral 

Foi divulgado em janeiro o relatório da STR, que neste ano focou no aumento da procura pela Airbnb, empresa que está presente em 190 países, 34 mil cidades, e soma mais de três milhões de acomodações – quase o triplo da Marriott, que possui 1,1 milhão de apartamentos. O estudo analisou de forma comparativa esse aumento da procura pela Airbnb em detrimento de acomodações tradicionais como hotéis, pousadas, hostels e lodges.

Airbnb e hotéis: o relatório da STR mostra o mercado de 13 cidades do mundo. Foto: Pixabay

A STR é um grupo de empresas formado em 2008 e é a maior autoridade no que diz respeito a banco de dados, pesquisa, benchmarking, serviços de consultoria e notícias sobre o ramo hoteleiro do mundo. Fazendo análises comparativas e detalhadas, mostrando tendências e visões do mercado.

O relatório, intitulado “Airbnb & Hotel Performance – An analysis of proprietary data in 13 global markets” (Performance da Airbnb & Hotéis – Uma análise dos dados proprietários de 13 mercados do mundo), detalha em 35 páginas o que o hoteleiro precisa saber para manter-se atualizado sobre o que tem ocorrido em sua área e com isso fazer algo para competir com outros estabelecimentos e serviços do ramo, em especial a Airbnb, que tomou conta do mercado em pouco tempo, e hoje é considerada a maior rede de acomodações do mundo, sem ter um único hotel. E pode vir a ser maior do que já é, pois a empresa é nova, tem bem menos acomodações a oferecer do que os hotéis, mas é a empresa que mais cresce no ramo de hospedagens.

Para a realização do relatório foram coletados dados de desempenho do mercado hoteleiro de 13 cidades diferentes: Barcelona (Espanha), Boston (EUA), Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA), Cidade do México (México), Miami (EUA), Nova Orleans (EUA), Paris (França), São Francisco (EUA), Seattle (EUA), Sydney (Austrália), Tóquio (Japão) e Washington, D.C. (EUA).

Os dados foram coletados de 1º de dezembro de 2013 até 31 de julho de 2016. Nos seis meses seguintes, estudados e analisados até a sua publicação em janeiro de 2017. Por solicitação da STR, a Airbnb forneceu mais de dois anos e meio de dados brutos diários para ser comparados com os dados dos hotéis e outros tipos de acomodações. A STR nega ter recebido qualquer tipo de remuneração para a realização do trabalho, mantendo a imparcialidade no estudo. Outro ponto considerado também foi: como é difícil comparar diferentes tipos de alojamento com diferentes tipos de modelos operacionais, estes foram excluídos, e foram considerados apenas casas/apartamentos não compartilhados ou privados.

As principais conclusões da pesquisa foram:

A ocupação do hotel foi significativamente maior do que a ocupação Airbnb;
Embora a participação da Airbnb na oferta total de alojamentos (isto é, o número de quartos) estava crescendo, sua participação na demanda do mercado é geralmente abaixo de 4% e 3%, respectivamente;
Os hóspedes da Airbnb, em geral, ficam mais tempo do que a média dos hóspedes da Airbnb que costumam ter viagens que duram sete dias ou mais;

A participação da Airbnb nas viagens de negócios foi consideravelmente menor do que nas viagens de lazer;

Por suas diárias, os hotéis cobram em média US$16 a mais que na Airbnb nos sete mercados localizados nos EUA;

Os hotéis têm mais hóspedes de segunda à sexta-feira (negócios) enquanto que a Airbnb têm mais hóspedes nos finais de semana e feriados (lazer) – com exceção da cidade de São Francisco (EUA) onde a Airbnb tinha mais hóspedes às quartas e quintas-feiras;

O evento que mais traz hóspedes à São Francisco (EUA) anualmente é o campeonato Super Bowl. E a diária média (ADR) aumenta a cada ano nesse período, sempre ocorrido no primeiro domingo de fevereiro. Em 2015, tanto hotéis como a Airbnb cobravam o mesmo, US$190. No entanto, em 2016, a estratégia de precificação dos hotéis e da Airbnb mudaram drasticamente: nos hotéis aumentaram o preço da diária em 138%, passando para US$452, enquanto que na Airbnb aumentou “apenas” 43%, cobrando então US$272;

Enquanto a Airbnb vem ano a ano crescendo a sua demanda nos dias de semana, e hotéis continuam vendo esse crescimento também, nas cidades americanas de Boston e Nova Orleans foi o contrário: foram os únicos mercados que viram um ligeiro declínio na demanda de dias úteis do hotel ano a ano;
Com o fim da recessão americana, a procura por imóveis aumentou consideravelmente no país, tornando qualquer impacto negativo direto pela Airbnb difícil de verificar;

Alguns hoteleiros suspeitam que o impacto da Airbnb é mais evidente em períodos de maior demanda, quando eventos importantes (feiras, congressos, shows etc) ou certas dinâmicas de mercado elevam os níveis de ocupação absolutos em até 95%. Essas “noites de compressão” geram ADRs de hotéis mais altos, aumentando a receita;

A Diária Média (ADR) da semana nos hotéis aumentou em todos os mercados, especialmente em Barcelona, Tóquio, Los Angeles e São Francisco, que tiveram um crescimento de 5 a 10%, exceto em Miami. Em Paris e Nova Orleans, no ano que terminou em julho de 2016, teve um declínio na demanda de hotéis, diferente dos demais mercados;

As taxas de crescimento da Airbnb de Tóquio (Japão) foram as maiores entre os mercados examinados, mas o número de hotéis da cidade não tiveram crescimento. Miami relatou a maior oferta de hotéis (4,1%), e a Cidade do México registrou o maior aumento da demanda hoteleira (5,5%);

Demografia: de acordo com a Airbnb, a média de idade dos hóspedes da Airbnb era de 35 anos, do sexo masculino. 53% dos convidados eram pessoas do sexo feminino. E segundo o relatório “Lodging Industry Trends 2015″, feito pela AH&LA (American Hotel & Lodging Association), 50% de todos os hóspedes de hotel tinham de 35 a 54 anos, e pessoas do sexo masculino compunham 63%;

As taxas da Airbnb diminuíram em oito mercados e aumentaram em cinco.

Uma vez que a maioria dos mercados estudados neste relatório haviam mais de 40% das unidades Airbnb à disposição, – e em algumas localidades chegava a 100% – ao analisar o crescimento é importante reconhecer a linha de base. A Airbnb é uma empresa nova, chegou ao Brasil em 2012, está presente em muitos mercados, e as taxas de crescimento muitas vezes possui um potencial inexplorado. Em outras palavras, a Airbnb ainda tem mais espaço para crescer, e os hoteleiros necessitam ter isso em mente para conseguir reavaliar o seu negócio e competir com esse novo tipo de serviço.



Figura 3 do Relatório da STR: lista das maiores redes de acomodações do mundo.

AIRBNB, APPS E SITES: TRANSFORMAÇÃO DO MERCADO HOTELEIRO NA ERA DA INFORMAÇÃO

O mercado hoteleiro está em transformação, estamos na era da informação, a tecnologia permeia tudo. Não tem volta. O cliente não procura mais um quarto de hotel no local que quer ficar apenas através de guias turísticos e imobiliárias. Ele consulta aplicativos e sites na internet. Quer conhecimento, lê avaliações de outras pessoas, compara imagens mostrando detalhes do local que está oferecendo estadia. Se o cliente não gostar do que viu, ou faltar muitos dados, pode acabar procurando o hotel concorrente ou mesmo a Airbnb.

O hoteleiro precisa ter consciência que necessita investir mais no seu canal de vendas, que é o site do hotel. Muitos sites possuem tecnologia antiga, não possuem motor de reservas ou possuem um motor confuso, ignoram que diferentes motores possuem diferentes taxas de aproveitamento, não disponibilizam as informações básicas que qualquer hóspede gostaria de saber (ou estão desatualizadas), são visualmente feios, sem conteúdo, sem fotos das acomodações e da estrutura em geral… por que alguém iria se interessar por um hotel assim?

E pior, praticam tarifas mais caras em seus próprios sites. Quem em sã consciência vai pagar mais caro por algo que encontra mais barato nas OTAs (sigla em inglês para “Agências de Viagem Online”)? As pessoas procuram novidade, com qualidade aliada ao menor preço.

Fernanda Amaral
Jornalista. Redatora de portais e blogs, revisora textual e normativa.