sexta-feira, 30 de julho de 2010

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC
TURISMO RURAL

A especialista em desenvolvimento do turismo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Ena Harvey, visitou nosso Estado de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer os projetos estaduais de promoção do turismo rural e do empreendedorismo, e com o objetivo de apresentar a experiência do IICA na área. Natural do Caribe, Ena Harvey esteve participando de reuniões e visitando locais que desenvolvem o turismo rural. A Gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, apresentou um panorama a Ena Harvey e a Marco Ortega - panamenho e um dos representantes do IICA em Brasília - de como se desenvolvem os projetos sobre turismo rural da agricultura familiar no Estado catarinense.



PIONEIRISMO

O diretor de marketing da Santur, Flávio Augustini, ressaltou que o turismo rural no Brasil se iniciou em Santa Catarina, no município de Lages, em 1984, quando turistas que iam de São Paulo à Gramado pousavam na Cidade, a qual começou a preparar atividades para que o turista passasse ali o dia também. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, pontuou a característica de colonização do Estado por 23 etnias, o que deu origem ao sistema de pequenas propriedades produtivas, base do turismo rural de agricultura familiar.

FLORIPA VERÃO

Já estão abertas as inscrições para o Seminário de Planejamento - Operação Floripa Verão 2011. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no campo DESTAQUE do site www.pmf.sc.gov.br, clicando no link do evento. O Seminário acontece de 02 a 03 de agosto, na Sala Joaquina, no Centrosul. O Seminário tem como objetivo propor alinhamento de ações e articulação entre os diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como as entidades empresariais e comunitárias, empresas e organizações do terceiro setor, a fim de proporcionar a satisfação do turista e comunidade local na temporada de verão. O evento é voltado a todos os segmentos do setor turístico, bem como estudantes e professores.
TURISMO ACESSÍVEL

A Associação de Ensino de Santa Catarina promoverá o I Seminário Catarinense de Turismo Acessível nos dias 13 e 14 de setembro, em Florianópolis. A proposta do encontro é apresentar o atual cenário de oportunidades de negócios relacionados ao nicho de turismo acessível e promover o debate sobre o tema. Entre os assuntos que serão abordados em palestras, workshops e mesas-redondas, legislação e normas de acessibilidade, atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais e empreendimentos acessíveis. Profissionais da iniciativa privada, comunidade acadêmica e representantes do poder público são o público-alvo do encontro, que será realizado no Centro de Eventos da instituição, localizada no bairro Itacorubi. O endereço, a programação completa e o regulamento para inscrições estão disponíveis no site www.turismoacessivelsc.com.br.


EM GRAMADO

A World Map Entertainment – WME, uma empresa brasileira, criada para levar qualidade em show e animação para navios de cruzeiros, hotéis, eventos e estabelecimentos no Brasil e Exterior, é que vem agitando as noites do Serrano Resort Convenções & Sp, com o Serrano Music Fest. Já, na sua quinta edição, e assistido por milhares de pessoas, os espetáculos são frutos de uma seleção, elaboração e criação de espetáculos que primam pela excelência. Neste ano estão sendo apresentados, de terça-feira a domingo, “A música da sétima arte”, “Quem não chora, não samba”, “Elis, a força de uma voz”, e “Estrelas”.


Clique na imagem para ampliál-a

O Serrano Music Fest continua até dia 31 de julho, no Teatro Lupicínio Rodrigues do Serrano Centro de Convenções. Tem o Bradesco como patrocinador e a Webjet, a Turistur, e a Vinícola Aurora como apoiadores. Além disso, faz parte da programação da temporada, aberto ao público, música ao vivo no Maggiore Lounge e Bar do Serrano, de terça-feira a domingo, das 23h à 1h.

FESTIVAL DE CINEMA

O documentário O Contestado - Restos Mortais, dirigido pelo cineasta blumenauense Sylvio Back, foi finalizado em abril de 2009, após quase cinco anos de produção. O episódio, marcado por massacres e crimes, foi desencadeado em território catarinense e paranaense entre 1912 e 1916 por questões de fronteira e disputa de terras entre os dois estados. O governo do Estado, através do Funcultural, foi um dos patrocinadores do filme, que está entre os selecionados para participar do 38º Festival de Cinema de Gramado - maior evento cinematográfico da América Latina -, na categoria longas nacionais. O Festival será realizado de 06 a 14 de agosto na serra gaúcha. Durante nove dias o cinema nacional e latino-americano será o tema central de exibições, debates, encontros, mostras competitivas e paralelas, com a presença de atores, diretores e jornalistas interessados em cinema.

REGISTROS HISTÓRICOS

O filme de Back combina registros históricos, dramatização, depoimentos de especialistas e relatos de um grupo de médiuns em transe, que incorporam jagunços, mulheres e soldados que teriam participado do conflito. O documentário reconstitui a Guerra do Contestado, capítulo sangrento da história de Santa Catarina que envolveu milhares de civis e militares. O cineasta observa que a Guerra do Contestado é um fato pouco conhecido e estudado pelo historiografia brasileira. “O documentário é uma forma de resgatar essa verdadeira guerra civil que aconteceu no interior de Santa Catarina e de dar visibilidade ao tema e ao estado”, comenta. O episódio foi o primeiro movimento armado pela posse de terras no Brasil no século XX.

PRÉ ESTRÉIA

A pré-estréia deve acontecer ainda este ano, em Florianópolis. Sylvio Back desenvolve um projeto para apresentar a obra em circuito itinerante para o grande público, privilegiando as grandes cidades do litoral catarinense e os municípios que foram palco do conflito.

NO SERRANO


Clique na imagem para ampliá-la

Desfilou no Serrano Resort Convenções & Spa, no dia 23 de julho, a modelo Daniela Cicarelli, que veio no lugar da garota propaganda da marca a top Daniela Sarahyaba, que ficou impossibilitada por causa da gravidez de 7 meses. A convite dos franqueados da Datelli, em Gramado, Juliana Nobre e Marcelo Oliveira, Cicarelli mostrou aos hóspedes e convidados que lotaram o Lobby Bar do Resort os produtos ao vivo e a cores, depois do desfile todos foram recepcionados na loja da Datelli com espumante e chocolates, pelos franqueados de Gramado, pelo Dono da griffe César Abichequer e sua família, e pela top Cicarelli que atendeu a todos os pedidos de fotos e deu atenção a todos os convidados, que ficaram impressionados com a beleza e simpatia da modelo.


ESTAÇÃO GRAMADO

O Estação Gramado 2010 entra na última semana da sua quarta edição oferecendo atividades para todos os gostos e idades. Quem ainda não passou pelas quatro embaixadas do evento, tem até o próximo domingo para aproveitar e curtir a intensa agenda de programação, que conta com shows, roteiros turísticos, espaços de beleza e bem-estar, recreação para crianças, feira de artesanato e oficinas de gastronomia. Para quem quer conhecer as atrações turísticas da Serra gaúcha, o Estação Gramado oferece passeios gratuitos em parques temáticos, circuitos de aventura e museus. Alpen Park, Aparados da Serra, Aldeia do Papai Noel e Estação Verde são apenas alguns dos destinos. Todos os dias há algum tour previsto na programação. Para participar, é preciso se inscrever em uma das embaixadas.



Os fãs da boa mesa podem aprender tudo sobre cucas e vinhos nos workshops da embaixada da Praça das Comunicações. Os Espaços GNT e Avon estão à disposição dos adultos que desejarem cuidar do bem-estar e esquecer o cansaço. E, para as crianças, a Arena Kids está de portas abertas com atividades como piscina de bolas, desenhos para pintar, cama elástica, oficinas de culinária infantil, show de mágicas e outras brincadeiras. Os pequenos também podem se divertir com a pista de patinação, carrossel, roda gigante e trenzinho. O Estação Gramado é realizado pelo Grupo RBS em parceria com a prefeitura de Gramado. Tem o patrocínio de Avon, Hyundai, Itaú, Ponto Frio e Talento da Garoto e apoio da Kibon.

DIA DOS PAIS

O domingo é tradicionalmente um dia especial quando o assunto é gastronomia, ainda mais quando se trata de uma data comemorativa. Por isso, que tal homenagear os pais no domingo dedicado a eles com um almoço pra lá de saboroso em um lugar paradisíaco? No Dia dos Pais, o Recanto das Águas Resort e Spa (Balneário Camboriú, SC) servirá um almoço baseado na culinária internacional com pratos caprichados para surpreender os pais. E não é necessário estar hospedado para curtir momentos inesquecíveis no resort. As reservas para o almoço podem ser feitas também pelo público em geral



Entre os pratos principais, a equipe de alimentos e bebidas do “Recanto” já anuncia alguns destaques. São eles: Bacalhau à Gomes de Sá, Cordeiro ao molho de Hortelã, Camarão ao molho de Mostarda Dijon e Tomilho, Filé Mignon à Wellington, Crepe recheado com Carne de Siri e regado com molho de Tomate Concassê, além de outras especialidades. Além disso, haverá uma mesa de entradas e saladas compostas, nobre seleção de queijos, antepastos e deliciosas sobremesas. Para garantir mais tranqüilidade aos pais, o resort oferece uma equipe de recreação devidamente treinada para oferecer atividades de lazer e diversão às crianças.

CÂMARA DE TURISMO

Aconteceu nesta segunda -feira, na sede da Fecomércio, em Florianópolis, SC, a instalação e posse do Conselho Consultivo da Câmara Empresarial de Turismo, criada pela Fecomércio. O Conselho Consultivo é integrado pela ABIH, ABAV, ABEOC, Abrasel, ABLA, Adibra, Abrajet, ATHISC, FHORESC, FACISC, FCVB-SC, Pousar, Fecomércio, Skal Club, Sebrae, Sindetur, Sinduscon e Conselho Estadual de Turismo. A Câmara, órgão colegiado e consultivo vai atuar na representação e defesa dos interesses da categoria, com propostas em âmbito econômico, financeiro e social. Logo após a posse haverá uma palestra com Oswaldo Trigueiros, especialista em turismo.

OUTROS ESTADOS

Além de Santa Catarina, a Câmara Empresarial de Turismo já foi instalada em São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima, estando em fase de estruturação no Rio de Janeiro. Segundo Moritz, a Câmara de Turismo vai atuar visando manter um equilíbrio saudável entre imperativos de negócios, proteção aos recursos naturais e bem estar das cidades “A Fecomércio, juntamente com o SESC e o SENAC vai somar esforços para que a potencialidade turística de Santa Catarina possa se desenvolver ainda mais nos próximos anos, cooperando com o trade e o governo para a implantação de um turismo auto-sustentável“, acrescentou o empresário.

TREINAMENTO TURÍSTICO

A Santur promoverá para as cidades de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, um curso para o setor turístico. O treinamento é voltado para o planejamento estratégico (vendas e marketing) e execução de vendas. Podem participar do evento hoteleiros, agentes de turismo e outras pessoas que tenham contato direto com turistas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico: www.querovendermaisemelhor.com.br.
VENDER MAIS
O curso, que tem como tema "Vender Mais e Melhor - Vender Para os Maiores do Brasil", será realizado no Hotel Barra Sul, em Balneário Camboriú, no dia 3 de agosto, das 8 às 12h15. A palestra será feita pelo consultor Paulo Assumpção, especialista em Gestão de Vendas. O treinamento é uma iniciativa da Mark Up e do Instituto Cia. do Turismo, com o apoio da Santur.



“CHÂTEAU EXCELLENCE”


Clique na imagem para ampliá-la

Meus amigos Jonathan Radtke e Cassia Uller, estão pilotando com maestria o
novíssimo “Chateau Excellence". Alta gastronomia. Dos garçons ao maitre, atendimento de primeira. Estacionamento privativo, deck, espaço kids, mezanino com vários lounges, música ao vivo, completa adega e três cardápios diferenciados fazem parte deste novo espaço gastronômico em Pereque, Porto Belo. Uma seleção única de filets com os mais variados temperos e uma seleção de massas integram o cardápio servido de quinta à sábado. Experimente o “filet com chocolate amargo”: De lamber os dedos. Reservas e informações pelos fones 47 3369.5534 / 9181.5482 / 8475.9041.


TREINAMENTO PIONEIRO


Em agosto acontece pela primeira vez no Brasil o treinamento "O desafio de reinventar e inovar o seu negócio", para dirigentes, diretores e gerentes comerciais e gerentes gerais do turismo catarinense. A iniciativa do evento é da Cia do Turismo, com apoio da Santur, e organização da Promo Inteligência Turística. "Um dos pilares da política de desenvolvimento do turismo em Santa Catarina é a capacitação da mão-de-obra. Esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado no sentido de preparar os profissionais que vendem nosso produto nos mercados interno e externo, agregando ao destino maior competitividade", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

ALAVANCA

O objetivo do treinamento é contribuir para alavancagem do turismo do Estado de Santa Catarina, promovendo entendimentos estratégicos de planejamento de negócios e como mapear e comercializar seus produtos em mercados competitivos. A primeira fase do treinamento acontecerá em Balneário Camboriú no dia 03 de agosto; em Florianópolis no dia 04; em Gravatal no dia 05; e em Treze Tílias, na nossa Rota da Amizade, no dia 06. A segunda fase será online, de 09 a 27 de agosto, por meio de um fórum na Internet. A terceira será novamente presencial, de 31 de agosto a 03 de setembro. Para finalizar o processo, os participantes que concluírem o treinamento poderão participar de uma rodada de negócios em São Paulo, dia 16 de setembro.

POTENCIAL

O turismo de Santa Catarina tem um potencial fantástico para evoluir em mercados altamente competitivos, seja pela qualidade de seus produtos e serviços, seja pelo atrativo natural do Estado, torna-se então necessário fomentar novos formatos de pensamentos e ações para maior penetração nestes mercados", explica Gisele Lima sobre o Estado ter sido escolhido para este treinamento. Inscrições no treinamento podem ser feitas pelo site: http://www.querovendermaisemelhor.com.br.

BALEIAS FRANCAS
O primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca no litoral catarinense, realizado nesta semana, pelo Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) e com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, registrou 37 indivíduos, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira (SC). A extensão do voo contempla toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre o Balneário Rincão e o Sul de Florianópolis.


Clique na imagem para ampliá-la

Os locais com maior densidade de baleias foram as praias mais ao Sul de SC, como Jaguaruna, Balneário Rincão e Morro dos Conventos, que registraram ao todo 14 indivíduos, sendo seis pares de fêmea com filhote. Em Itapirubá Sul e Norte, localizada entre Laguna e Imbituba, 10 indivíduos foram avistados, dos quais quatro fêmeas acompanhadas por filhotes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário