terça-feira, 13 de julho de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

FESTIVAL DE DANÇA

O 28º Festival de Dança de Joinville abre na noite de 21 de julho, com o espetáculo “Pernas Pro Ar”, protagonizado pela atriz e bailarina Cláudia Raia. Na Noite de Gala a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil apresentará o o Balé Giselle e na Noite dos Campeões (última noite), as melhores apresentações da Mostra Competitiva do Festival voltam ao palco e recebem o reconhecimento do público. Venda de ingressos, site www.festivaldedanca.com.br , 24 horas por dia, até dia 31 de julho. Fone 47 3423-1010.

Santa Paulina

No segundo domingo de julho (11) aconteceu uma das três festas realizadas todos os anos no Santuário Santa Paulina, em Vígolo, município de Nova Trento - SC. É a festa litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, este ano tendo como tema “A Força da Eucaristia”. As outras festas de Ação de Graças são realizadas no 3º domingo de janeiro -, Dedicação do Santuário; e no 3º domingo de maio, a celebração da canonização de Santa Paulina, ocorrida em 19 de maio de 2002.

Gastronomia



A 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, de 24 a 31 de julho, será uma boa oportunidade para aprender e degustar delícias. O evento, que vem se firmando como um dos mais importantes do Estado na área terá espaço também para o aprendizado sobre bebidas. Workshops sobre vinhos e cervejas prometem tirar dúvidas sobre como comprar, escolher e degustar. Além disso, drinques também são tema de workshop, ministrado por Paulo Pereira, professor da Uniasselvi e Diogo Fillus, professor na Univali. Site www.semanadegastronomia.com.br.

História

Somente dois municípios catarinenses – Laguna e São Francisco do Sul serão beneficiadas com o PAC Cidades Históricas, que já está sendo assinado em alguns estados. Ao todo serão beneficiadas 173 cidades históricas brasileiras, até o final de 2012. Com investimentos de R$ 140 milhões, as primeiras ações incluem embutimento de fiação elétrica, requalificação urbanística, restauração de monumentos e contenção de encostas.

Turismo Rural

O Turismo Rural atrai cada vez mais pessoas que buscam a paz e a tranqüilidade do campo, com sua comida típica, produtos diretos da fonte e a natureza exuberante do interior do Brasil. Este crescimento, segundo o Ministério do Turismo, pode ser explicado pela necessidade do produtor rural em diversificar sua fonte de renda e agregar valor aos seus produtos com a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, conviver com a natureza, os modos de vida, tradições, costumes e formas de produção das populações do interior. No Festival do Turismo de Gramado, após cinco edições do Salão do Turismo Rural, surge como opção de lazer para o turista e oportunidade de renda para o empreendedor rural. Nas 11 regiões turísticas do Rio Grande do Sul já estão estabelecidas 47 Rotas e Roteiros Rurais. O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park.



Copa 2014

Os hotéis filiados a ABIH-PR reservaram vagas na Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (www.evmh.com.br/), do programa Bem Receber o Turista na Copa do Mundo de 2014 -, parceria do Ministério do Turismo, da ABIH e de outras entidades. Cada hotel pode cadastrar cinco funcionários para os cursos on-line e gratuitos. Com o slogan "O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos" trabalha com quatro eixos de atuação para a Copa de 2014: qualificação profissional, promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.

Saúde em Cuba

Com uma rede médico-hospitalar entre as melhores do Primeiro Mundo, Cuba recebe atualmente cerca de dois milhões de turistas por ano, dos quais grande parte procura os centros de saúde de excelência, sendo 12 mil somente de brasileiros. Os dados são do Ministério do Turismo Cubano. Informações da Organização Mundial de Saúde apontam que Cuba conta em média com um médico para cada 170 pacientes, superior aos EUA. Já o Brasil vem crescendo nos últimos anos como uma das rotas preferidas dos estrangeiros para cirurgias estéticas. Segundo estimativas da Embratur, dos cerca de 5 milhões de visitantes, 800 mil vêm para tratamentos dentários, implantes e terapias estéticas. O Turismo Médico no Brasil será discutido no Medical Travel Meeting Brazil, marcado para 25 a 28 de agosto, em São Paulo, com o apoio do Ministério do Turismo, SPTuris , SPCVB entre outras entidades.

Plant for the Planet

Como forma de incentivo de contribuição dos hóspedes para a sustentabilidade, a Accor implementou o "Plant for the Planet", no qual a empresa realiza o plantio de uma árvore a cada cinco toalhas reutilizadas. O plantio é feito em áreas que já foram mapeadas como carentes de cobertura vegetal no Brasil, em especial às margens do Rio São Francisco, em Minas Gerais. A campanha está dando certo. Desde janeiro de 2009 já foram plantadas 33 mil árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário