domingo, 11 de julho de 2010

TURISMO por Hugo Cassel

TURISMO por Hugo Cassel -
ABRAJET - SC

Essa palavra, ganha significado cada vez maior a cada dia que passa. É pronunciada milhares de vezes a cada dia, em centenas de línguas e em centenas de países por milhares de pessoas. Turismo já se coloca nas primeiras posições como a industria do século. Abundante literatura trata do assunto em vários de seus aspectos, e de sua importância no sistema globalizado do nosso tempo. Um dos mais brilhantes jornalistas, membro da ABRAJET, Paulo Queiroga, de Minas Gerais, abordou a pouco, algumas nuances específicas, da profissão de “jornalista de turismo”.

Registrou com muita propriedade os deveres de quem assim se intitula.Escreveu mais, que muitos se apresentam como membros da classe, sem terem pelo menos presença na imprensa escrita, falada ou televisada. Apesar de relatar um fato verdadeiro, sei que tenho vênia do Paulo, para acrescentar alguns comentários sobre isso. O fantástico crescimento da Indústria do Turismo no mundo, abrange, no momento praticamente todos os segmentos da sociedade organizada.

Transporte, Hotelaria, Segurança, Tecnologia, Saneamento, Preservação de patrimônio histórico e, Natural, Lazer, Gastronomia e, tudo mais, forma um complexo turístico universal. Basta que se olhe o que ocorre , por exemplo, na Copa do Mundo. Radios, Jornais, TVs, motoristas, fotógrafos, policiais, técnicos e quantos mais estejam participando, não fazem por acaso parte dessa imensa engrenagem turística?

Quando alguém escreve ou fala sobre a falta de algo em sua cidade, ou critica uma administração sobre a falta de segurança, transporte ou de banheiros públicos e chuveiros na praia, não está querendo o melhor para o turismo? Alguém já disse que uma cidade só é boa para quem a visita, se for boa para quem nela vive. A nossa ABRAJET diz Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, mas poderia ser ABRAJETT, Associação Brasileira de Jornalistas, Escritores e Trabalhadores em Turismo.

Quem sabe até FENATRAT, Federação Nacional de trabalhadores em Turismo. Seja lá como for o que interessa mesmo é que essa fantástica e moderna máquina de fazer dinheiro, que já proporciona trabalho a milhões de pessoas, tenha condições estruturais e organizacionais, para atender a demanda. Devemos todos estar preparados para bem atender os 5 milhões de turistas previstos para 2014.

Para preencher 1 milhão e setecentos mil postos de trabalho, inclusive com a qualificação, treinamento, e reciclagem de cerca de 300.000 especializados, como tradutores, guias, taxistas, policiais e voluntários. Essa não é uma tarefa de somente alguns. É tarefa de todos.Tarefa que já devia ter começado, mas que ainda está no startingate, gerando preocupação, inclusive para nós da ABRAJET.

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