Festival de Cerveja
A 3ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne os melhores do ramo em Blumenau, será realizado de 17 a 19 de novembro, promoção do Parque Vila Germânica, Prefeitura de Blumenau e Empório Vila Germânica. A inscrição deve ser feita de 1º de julho a 1º de agosto, pelo site: www.festivaldacerveja.com. Estão à disposição das cervejarias e/ou empresas do segmento 50 estandes e mais 20 estandes para cervejeiros caseiros, além de cinco espaços gastronômicos para empresas de Blumenau e São Paulo.
18ª Festitália
Muita dança, comida, música e alegria são os ingredientes da Festitália, que chega à 18ª edição, de 15 a 24 de julho, no Setor 2 do Parque Vila Germânica. A programação inclui atrativos para todos os nichos de público. A atração principal é o Il Gruppo Italiano, que vem diretamente de Roma animar os visitantes. O grupo é formado por um cantor e três cantoras dançarinas e já esteve na festa em anos anteriores. Eles apresentam um repertório variado, desde canções dos anos 60 aos mais belos ritmos italianos do momento. Os ingressos custam, de segunda a quinta-feira, R$ 6,00; sexta-feira e sábado, R$ 12,00; e domingo, entrada franca.
Atrações em Gramado
Gramado é um dos principais pólos turísticos do Brasil e o destino ideal para quem está de férias em qualquer época do ano. Além das belezas naturais, a arquitetura, os eventos e sua superestrutura turística, Gramado tem ainda museus, que são atrações especiais, cada uma com características individuais que prometem atrair os diferentes públicos. O ingresso para cada museu - Hollywood Dream Cars, Dreamland - Museu de Cera e Harley Motor Show custa R$20,00 para adultos, R$15,00 para crianças e R$10,00 para idosos. O passaporte para os três museus custa R$40,00. Passeios nos Super Carros, sob consulta pelos telefones 54 8402-2833.
Dreamland
Único Museu de Cera da America Latina, em 18 cenários temáticos apresenta mais de 50 ícones do cinema e da cultura pop em toda América Latina. O Dreamland abre de domingo a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 19h30.
Hollywood Dream Cars
É o sonho para os amantes dos carros antigos. Apresenta variada coleção, num clima nostálgico, ao som de Elvis Presley e o glamour de Hollywood dos anos dourados, nas décadas de 50 e 60. Tem ainda exposição de motos Harley-Davidson, Elvis retratado num boneco de cera e carros restaurados das mais famosas marcas. Abre todos os dias 9h às 18h.
Harley Motor Show
Museu de Harley-Davidson é o primeiro espaço temático em toda a América Latina, inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley-Davidson. Em uma área de quase mil m2, o HMS apresenta mais de 20 motos Harley-Davidson perfeitamente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades, até os modelos mais modernos e atuais. Entre estes destacam-se uma moto idêntica àquela vista no filme "Sem Destino" (Easy Rider, 1969), além de máquinas iguais às usadas pela polícia rodoviária federal e à polícia do exército. Há ainda uma Night Road, e outros modelos dos anos 20 aos anos 70 do século XX. O Harley Motor Show funciona de domingo a sexta-feira das 8h às 18h e de sábado das 8h às 19h30min.
Super Carros
É o mais novo atrativo turístico de Gramado. O projeto tem como proposta, realizar o desejo de muitas pessoas que sonham em dirigir ou passear de carona num super carro, ícones do automobilismo mundial como a Ferrari F360 F1, Camaro SS, Dodge Challenge e a réplica do Shelby Cobra. O Super Carros possui também um espaço no Beto Carreiro em Penha/SC. Site: www.supercarros.cc/Blog.
Recorde no Turismo de SP
A atividades turística paulistana começa o ano aquecida e os números estão batendo recordes. De acordo com o Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e eventos da cidade, o índice de ocupação dos hotéis no primeiro quadrimestre deste ano foi, em média, de 66,57%, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2010. O preço da diária também subiu, demonstrando uma recuperação tarifária. De janeiro a abril deste ano, o valor médio foi de R$ 224,06, frente aos R$ 142,38 do ano passado, um aumento de 57,37%. O presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho disse que, “os resultados não surpreendem, porque vimos trabalhando fortemente desde 2005 e agora colhendo os bons frutos do esforço de toda a cadeia produtiva do turismo da cidade".
Festa do orgulho suíço
No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Nacional da Suíça, festividade que reúne variada programação em Interlaken, nos Alpes Suíços. A Confederação Suíça foi fundada em 1291, mas apenas a partir de 1891 passou a celebrar o dia 1º de agosto como seu Dia Nacional. A festividade resgata tradições folclóricas, como competições de lançamento de bandeiras, yodelling (canto que alterna a voz entre normal e falsete) e tocadores de Alphorn, uma corneta longa de madeira que se toca com a base apoiada no chão. Nos Alpes Suíços, a tradição pede que enormes fogueiras sejam acesas no topo das montanhas, bem visíveis do solo. Em Interlaken, a programação inclui uma parada folclórica que se estende ao longo da tarde e noite com apresentações de bandas folclóricas de diversas regiões. À noite, a procissão das lanternas formada por crianças forma uma grande diversão para os pequenos e um belo espetáculo para os adultos. Um concerto a céu aberto com a banda de Interlaken precede o ponto alto da comemoração: a magnífica queima de fogos que encerra a festividade. Além da programação oficial, a maioria das cidades alpinas organiza almoços especiais, com destaque para a gastronomia local, em comemoração ao dia do orgulho e da nacionalidade suíça.
Interlaken
Localizada no coração dos Alpes Suíços, entre os lagos Thun e Brienz, a região de Interlaken surpreende turistas do mundo inteiro com seus esplêndidos cenários, formados por belíssimos lagos e montanhas cobertas de neve. Situada a três mil metros de altura, a região oferece atrações turísticas durante o ano inteiro, como cascatas de 400 metros de altura, geleiras, lagos de cor azul turquesa, além dos picos majestosos dos Alpes Suíços: Eiger, Mönch e Jungfrau. As três formações rochosas fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras, que desde 2001 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. A região, famosa por ser o grande centro para a prática de esportes de aventura da Suíça, é também referência em termos de cultura, servindo de base para diversos eventos artísticos durante todo ano. Lá, o turista encontrará, ainda, o elegante cassino Kursaal. Construído em 1859, o estabelecimento destaca-se pelos modernos equipamentos, excelente serviço e pelo elegante ambiente. Um dos atrativos da região é a intensa vida noturna, com variedade de bares, pubs e danceterias. No verão, o leque de opções é complementado pelos estabelecimentos ao ar livre e destaca ainda mais a gastronomia de pratos locais e internacionais, servidos nos inúmeros restaurantes de inconfundível qualidade.
Sobre Jungfraubahnen
Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia ferroviária é responsável por conectar os diversos pontos da região. Pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude de 1.400 metros. Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria constitui um importante intercâmbio de know how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Sites www.interlaken.ch e www.jungfraubahn.ch.
Tecnologia e meio ambiente
A Boeing está construindo a aeronave Boeing Next-Generation 737-800, que será usada no voo de teste da American Airlines, para estimular a preparação do mercado para as tecnologias emergentes. Reduzir o consumo de combustível, emissões de carbono e barulho para a comunidade são o ponto central do anúncio da Boeing. O Programa ecoDemonstrator da Boeing ajuda a reduzir o risco de entrada no mercado para novas tecnologias de aviação.
FESTURIS na América do Norte
Na decisão de intensificar os laços com o mercado internacional e consolidar o Festival do Turismo de Gramado como pólo de negócios turísticos mundiais, Marta Rossi e Marcus Rossi participaram da AIBMTM (The Americas Meetings and Events Exhibition), realizado de 21 a 23 de junho em Baltimore, nos Estados Unidos, para apresentar a 23ª edição do Festuris ao trade norte americano. E o mercado norte-americano é um dos targets da empresa nessa estratégia de expansão internacional. Em sua primeira edição, a AIBMTM teve a presença de autoridades turísticas e empresários de países como Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Finlândia, Índia, Irlanda, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, reunindo cerca de 700 expositores e compradores focados em eventos e viagens de incentivos. O 23º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 17 a 20 de novembro, em Gramado (RS). Site www.festivalturismogramado.com.br.
Porto Alegre modelo
Pelo segundo ano consecutivo, a capital gaúcha é distinguida nacionalmente por aplicar as melhores práticas no desenvolvimento do Turismo. Desta vez, a premiação foi oferecida à Escola Social de Turismo de Porto Alegre, criada pela Secretaria Municipal do Turismo - SMTUR e selecionada como case de sucesso em sustentabilidade social pelo Ministério do Turismo, na implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. No ano passado, a rota turística “Caminhos Rurais de Porto Alegre” foi distinguida, em nível nacional, na categoria "atrativos turísticos". A Escola Social de Turismo de Porto Alegre foi concebida para promover a sensibilização da sociedade a respeito do papel que a atividade turística desempenha no desenvolvimento econômico e social da cidade e também para atender à crescente demanda por qualificação de trabalhadores e empreendedores do setor, a respeito de informações atualizadas sobre os atrativos locais, noções básicas de idiomas, acolhimento e hospitalidade. Os projetos desenvolvidos através da Escola são o Turismo Fazendo Escola, Um Dia de Turista, Porto Alegre Turística, Encontros Técnicos Dicas Turísticas e o Guia Básico de Línguas. São dirigidos aos trabalhadores da área de atendimento ao turista, estudantes de turismo e áreas afins, servidores públicos municipais e comunidade em geral. O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, comemora a nova premiação, especialmente pelo segmento em que a cidade se destacou. "Assim como acontece com o Turismo Rural, a sensibilização para o turismo é uma área em que as capitais brasileiras não têm praticamente investido", afirma. Moraes lembra que, além de ter em vista a Copa 2014, os projetos em andamento pela Escola Social do Turismo projetam a a excelência do setor para o futuro.
A Monã Centro de Estudos Ambientais é uma instituição de ensino, pesquisa, extensão e produção, comprometida com a construção do conhecimento, desenvolvendo propostas realistas e ações concretas, enquanto reforça a rede de parcerias em Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura operando em nível multicultural, interdisciplinar e transnacional. Em parceria com a Castelli Escola Superior de Hotelaria, situada em Caxias do Sul (RS), inovou ao lançar o curso de pós-graduação Especialização em Agroecologia Aplicada. Existe a possibilidade de cursar módulos do curso em nível de extensão. Por ocasião do II Festival da Primavera, promovido anualmente pela Monã, ocorrerá também o início das aulas da primeira turma do curso de Agroecologia Aplicada, na Castelli. As aulas iniciarão em 8 de outubro próximo e as inscrições estão abertas.
Barcos em Joinville
Joinville não é considerada cidade de litoral, mas tem contato direto com as águas que levam ao mar, a Baía da Babitonga, excelente para passeios com embarcações. Sem dúvida este é um dos itens que pesam na decisão empresa internacional, Brunswick, dos Estados Unidos, para a instalação do estaleiro Sessa Marina. Depois anunciar para agosto a entrega de seu primeiro iate de luxo agora é a vez, manifestar interesse em se instalar no Estado. Um protocolo de intenções entre governo estadual e a empresa foi assinado no dia 10 de junho e a intenção dos americanos é investir R$ 25 milhões, no Perini Business Park, em Joinville. Esta será a primeira unidade da Brunswick no Brasil, que além de ser uma das maiores fábricas de barcos de passeio no mundo também produz equipamentos de ginástica e artigos para bilhar e boliche. No Estado, a empresa quer produzir cerca de 250 barcos e iates de 28 a 36 pés por ano.
Meta da empresa é produzir cerca de 250 barcos e iates de 28 a 36 pés por ano em Joinville
A Brunswick foi fundada em 1845, como uma fábrica de mesas de bilhar, por um imigrante suíço. A sede fica na cidade de Lake Forest, estado de Illinois. Hoje a empresa emprega mais de 15 mil pessoas em todo o mundo. Seu faturamento em 2010 foi de US$ 3,4 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário