Razões para não abrir o calçadão
A cidade de Criciúma, localizada no
Sul do Estado de Santa Catarina, no Brasil, com uma população estimada em 200
mil habitantes, num ritmo acelerado para o modernismo, vem encontrando
dificuldades na repaginação das praças centrais pelo Poder Municipal, com a
abertura de uma canaleta para a passagem de veículos no calçadão da praça Nereu
Ramos,onde existem várias residências e prédios com garagens, lojas comerciais e
escritórios. Com isto, transcrevo as razões que me foram enviadas pelo
criciumense, o economista Ademar José Fabre. Esperamos que os moradores não
sejam multados pelos fiscais de Trânsito e Policia Militar.
1. O calçadão é uma conquista da
comunidade criciumense e a decisão da administração municipal de abri-lo é
autoritária e precipitada.
2. A filosofia que presidiu a
implantação do calçadão foi: devolver a praça para a população, a ideia foi bem
aceita, abraçada, consolidou-se em mais de 30 anos e agora, para desmontá-lo a
comunidade tem o direito de ser ouvida/consultada.
3. A quem serve a abertura do
calçadão, se os comerciantes, em sua maioria, são contra? Os pedestres, que são
a maioria dos usuários, também são totalmente contrários à medida, pois, só têm
a perder com a abertura de parte da avenida para veículos.
4. A circulação de veículos pela
via provisória está mostrando que o automóvel tornou-se um objeto estranho, que
não combina com o calçadão, ainda mais agora totalmente repaginado.
5. O calçadão, com o novo
pavimento, será um cartão de visita da cidade; dividi-lo vai descaracterizá-lo,
estragar o visual da praça.
6. A passagem de veículos vai
trazer barulho, poeira, desconforto e insegurança para os
pedestres.
7. Dizer que tal abertura vai
melhorar o trânsito do centro é uma afirmação falaciosa, pois, a medida vem na
contramão dos ditames da mobilidade urbana, que preveem a retirada de veículos
do centro.
8. De acordo com lei federal
(n.12.587) há pouco sancionada, contendo as Diretrizes da Política Nacional de
Mobilidade Urbana, a sociedade civil tem direito de participar do planejamento,
fiscalização e avaliação de tal política, em âmbito municipal, através de órgãos
colegiados, ouvidorias, audiências e consultas públicas. Ora, abrir um calçadão
é uma ação que altera a mobilidade urbana da cidade e, portanto, nos termos da
nova lei, o cidadão precisa ser informado e consultado sobre mudanças que afetam
sua vida.
9. A declaração do Secretário da
Infraestrutura de que os calçadões estão fora de moda não bate com a realidade,
pois não se tem notícia de cidade que esteja abrindo seus calçadões, que existem
em toda parte do mundo.
10. Se concretizada a medida, as
gerações futuras haverão de julgar e aprovar o prefeito que implantou o calçadão
e, certamente, desaprovarão o prefeito que o descaracterizou.
“CONCITO OS CIDADÃOS CRICIUMENSES A
SE UNIREM PARA IMPEDIR ESSA MEDIDA APRESSADA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. VAMOS
EXIGIR NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃOS, CONFERIDOS PELA NOVA LEI DA MOBILIDADE
URBANA.” Ademar José Fabre. *Economista/Mestre em Desenvolvimento Regional e
Urbano
PIT STOP
* Problemas? Quem não tiver
problemas, por favor atire a primeira pedra...! Sabe o que acontecerá? Vão
faltar pedreiras no mundo. Sim meus colegas e irmãos, este é um planeta de
provas...
* A solicitada Rodovia Inter-Praias, a SC-100, tão necessária
ao fluxo de turistas e veículos, no Sul do Estado de Santa Catarina, por que não
é construída? A luta da Sulcatur, a Associação Sul Catarinense de Turismo,
iniciou em 1984 e até hoje (28 anos),infelizmente não conseguiu sensibilizar o
Governo Estadual, apesar de receber apoio de vários Governadores, por que? Falta
vontade política?
* No Turismo Desportivo, o Criciúma
Esporte Cube está acordando, depois da vitória (2x0) na Copa do Brasil contra o
Madureira no Rio, massacrou o Camboriú, no Campeonato Catarinense por sete a
zero. VALEU TIGRE!
* O Estado de Pernambuco, em fase
final para o grande evento “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (Recife). O
Turismo religioso de 28 de março até primeiro de abril de 2012 reunirá uma
multidão durante o espetáculo.Os jornalistas da ABRAJET do Brasil estarão
presentes a convite do Governo. Lá estaremos!
* Foi lançado em Criciúma (SC), nas
dependências da CDL, o edital para a construção de um teleférico que atenderá o
Morro do Céu ao Parque das Nações, numa distância de 1,2 mil metros.
Interessados na sua construção e exploração contatar com a Prefeitura Municipal.
Informações: www.criciuma.sc.gov.br/2011/turismo.
Airson Soares da Rosa é consultor
de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas
de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur,
membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da
Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).DRT-SC.
02360-JPOAB-SC.2.281(Membro
Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com
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