segunda-feira, 14 de outubro de 2013

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



Festa das Flores 2013 já tem rainha

No último sábado (12), em concurso realizado na Sociedade Rio da Prata, foi eleita a rainha da 75ª Festa das Flores, Tamiris Correa Wensiboski, 21 anos. As modelos Camyla Ribeiro de Oliveira, 18 anos, e Suély Pedroso, 21 anos, foram escolhidas 1ª e 2ª princesas, respectivamente. A Festa das Flores acontece de 12 a 17 de novembro, no Complexo Expoville.

Walendosky secretário de Turismo de SC 


Valdir Walendowsky (foto) ao retornar para a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina,  por exigência do trade turístico catarinense, disse que “para fazer o turismo catarinense prosperar é necessário muita originalidade e muito trabalho, porque natureza e povo fantástico não bastam”. Tem alguns conflitos a resolver, como o caso da  suspensão da observação das baleias, um trabalho consolidado com sucesso há uns 15 anos.  

Menos navios em SC

  
A temporada 2013/2014 terá redução significativa no número de cruzeiros marítimos atracando no litoral catarinense, em especial em São Francisco do Sul e Porto Belo, em função das altas taxas portuárias, ao preço do combustível e à deficiência da prestação de serviços e infraestrutura. Para o presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Antonio Carlos Lopes, os principais armadores do mundo estão deixando de operar no município, que, segundo ele, tem uma das mais relevantes estruturas de receptivo de cruzeiros da América Latina. Contudo, outros países são mais atrativos, mesmo em crise. Bem, um dos itens seria fácil de resolver: baixar o custo das taxas portuárias...

Cruzeiros em Recife

O navio NeoRomantica inaugura terminal de Recife

Enquanto isso, no último domingo (13), às 7h, o novo terminal de passageiros do Porto do Recife recebeu o primeiro transatlântico da temporada, 2013/2014, o Costa NeoRomantica, de bandeira italiana, com 1.194 turistas, em sua maioria italianos. Vindo do Porto de Savona, na Itália, com parada em Belém (PA), o desembarque foi iniciado por volta das 8 horas, no cais 2. À espera dos turistas estavam orquestra e passistas de frevo para dar as boas-vindas. Até abril a capital pernambucana deverá receber 60 navios com cerca de 100 mil turistas. O terminal, que ainda não tem definida a data de inauguração oficial, será operado provisoriamente pelo Porto do Recife uma vez que ainda não foi concluído o processo de licitação para escolha da empresa administradora da unidade. Foram investidos R$ 28 milhões no projeto, que faz parte das obras que preparam as cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014.

Pequenos Gentlemen 

Alunos em plena aula de balé 

Quando se fala que em Escola Teatro Bolshoi os alunos, além de dançar, aprendem regras comportamentais, sociabilidade, boas maneiras e arte de bem receber é tudo verdade! Na última semana o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo realizou lá sua reunião mensal e todos os participantes ficaram impressionados com a elegância com que foram recebidos e acompanhados pelos “mordomos mirins” até a sala de reuniões. Parabéns aos dirigentes e professores, estão formando bailarinos (as) e cavalheiros e damas.    

Manipulação de Alimentos 

Em parceria com a Vigilância Sanitária, o Sindicato VivaBem está desenvolvendo o último curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos do ano de 2013. O curso será realizado nos dias 28, 29, 30, 31/10 e 01/11, das 13h30 às 17h30 no BKR Eventos e Festas. São 15 vagas para o Sindicato e 15 vagas para a Vigilância, com participação gratuita. O curso se dirige a responsáveis pela manipulação de alimentos dos estabelecimentos associados ao Sindicato. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail sindicato@vivabemaqui.com.br.

Roteiros de fim de ano

A allestur programou para os dias 12 a 15 de dezembro excursão a Piratuba e a passagem de ano, no Pantanal e Bonito. São duas interessantes opções. Saiba mais em www.allestur.com.br. 

Corporate Service Corps 

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e a Fundação Turística foram as duas instituições públicas selecionadas para participar do programa Corporate Service Corps (CSC), da IBM, que tem por objetivo capacitar líderes globais. A partir do dia 14 de outubro, data do lançamento do projeto, técnicos da multinacional estarão colaborando na elaboração de projetos voltados à gestão turística e ao meio ambiente. Neste ano, Joinville será a segunda cidade, fora das capitais, a receber o programa no país. O lançamento ocorreu nessa segunda-feira, às 10h, na Univille. A elaboração de projetos voltados à gestão turística será o foco do trabalho na Fundação Turística. Conforme Guilherme Gassenferth , gerente da Unidade de Planejamento Turístico, a ideia é aproveitar o máximo da experiência dos executivos para que Joinville possa se equiparar às grandes cidades mundiais no planejamento em turismo. 

Vistoria em ônibus de turismo 

Fiscais do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) de Santa Catarina realizaram na quinta-feira (10), em Balneário Camboriú, fiscalização de rotina em ônibus de turismo, a pedido do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider. Os itens vistoriados foram segurança, conforto e documentação dos veículos que passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), da Avenida do Estado. O objetivo, conforme Schneider, é chamar a atenção para a conscientização dos motoristas e guias de turismo, para que o visitante realize sua viagem de forma segura e legalizada. 

Excelência no Turismo  

Florianópolis obteve a preferência e levou o troféu no quesito “Município Turístico, na promoção da ADVB/SC. Já a “Personalidade” que se destacou  foi Vitor Buab, Diretor de Marketing e Novos Negócios do parque Beto Carrero e na categoria “Empreendimento Turístico”, o agraciado foi o Parque Termas de Piratuba. Localizado no Meio Oeste catarinense, o parque termal recebe milhares de turistas todo o ano, que procuram tratamento de saúde, descanso, lazer e qualidade de vida. 

Itajaí vai sediar evento náutico internacional

O Brasil vai entrar no calendário de eventos náuticos internacionais. A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, receberá de 11 a 16 de fevereiro de 2014 um salão náutico internacional, organizado pela Associação Grand Pavois, com apoio do Ministério do Turismo.

Mês das Crianças no Resort Infinity Blue

No Infinity Blue Resort e SPA, o Dia das Crianças se estende ao longo de todo o mês. O objetivo é garantir pacotes atrativos para toda a família aproveitar dias agradáveis gerar opções divertidas para as crianças de todas as idades. A equipe de recreação preparou programação especial dividida por faixas etárias e os adultos terão programa específico de recreação. Saiba mais em www.infinityblue.com.br


Museu de Cera Sacro 

Papa João Paulo II é o primeiro personagem do museu

Santa Catarina terá o 1º Museu de Cera Sacro do país, que será dentro do Parque Colina, em Nova Trento. As primeiras imagens serão a do Papa João Paulo II e a da Santa Paulina, a primeira Santa brasileira. A de João Paulo II já chegou dos Estados Unidos e está guardada a “7 chaves” em ambiente refrigerado para o evento inaugural. “A imagem impressiona pela perfeição nos detalhes. Acesse: www.parquecolina.com.br. 

Folianópolis 2013 

A cidade que nunca dorme, dos cassinos faraônicos e das melhores festas e shows já serviu de cenário para diversos filmes traz o clima de curtição em novembro, quando a Capital catarinense realiza a 8ª edição do Folianópolis, a Micareta Mais Bonita do Brasil. Com a cidade americana como tema para os três dias de festa, o lema será apenas um: “O que acontece no Folianópolis, fica no Folianópolis”. O tema estará estampado nos tradicionais abadás do evento, através das cores e dos traços do artista plástico Luciano Martins. E com um time de atrações como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Tomate, Saulo e Diana Dias, os micareteiros de todo o Brasil e de fora podem esperar grandes espetáculos e uma decoração monumental no estilo Las Vegas. Veja site www.folianopolis.com.br.

Socorro destino sustentável  

Portal de entrada à cidade de Socorro

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou no dia 9 de outubro, a experiência de sucesso como destino sustentável de Socorro, cidade do interior de São Paulo que se tornou o primeiro destino turístico do Brasil a unir o turismo de aventura e de natureza com a proposta de acessibilidade. Carlos Alberto Tavares de Toledo, presidente da Associação Paulista de Turismo de Aventura (APPTA) falou sobre a experiência do “Campo dos Sonhos”, um dos primeiros hotéis-fazenda do Brasil adaptado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Conselho de Turismo

O Conselho de Turismo da CNC reúne representantes de entidades empresariais, instituições educacionais e organizações governamentais para promover a discussão e análise das diretrizes para o desenvolvimento da indústria turística, bem como o estudo dos problemas relativos ao turismo nacional. 

Lançado o 25º Festuris 


Aconteceu na noite desta quinta-feira, 10, o lançamento do 25º Festival de Turismo de Gramado, a grande festa do turismo brasileiro, que vai movimentar a Serra Gaúcha no começo de novembro. A celebração aconteceu em um empreendimento que desceu a Serra para conquistar Porto Alegre: o novíssimo Hotel Laghetto Viverone Moinhos, inaugurado   na semana passada pela Rede Laghetto de Hotéis, fundada em Gramado também há 25 anos. Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa, foram recepcionados pelos diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além de um coquetel e apresentações musicais, houve sorteio de prêmios entre os participantes.

Sampa Beer Tour

Em agosto deste ano teve início em São Paulo um evento diferenciado chamado Sampa Beer Tour, programa turístico que leva consumidores a bares especializados em cervejas especiais, num roteiro único pela cidade de São Paulo. O tour é guiado por um expert em cervejas, um Beer Sommelier que oferece todo o suporte necessário aos beerturistas. A fim de incentivar a responsabilidade de beber e não dirigir, e evitar qualquer transtorno com a Lei Seca, o ponto de encontro acontece na estação Faria Lima do metrô (lado par). A partir dali, uma van com motorista faz todo o trajeto, conduzindo os beerturistas pelo roteiro que dura cerca de 5 horas. Tudo com muita segurança e dentro da filosofia "beba menos, beba melhor".

Degustação

Durante o circuito, são degustados 12 estilos de cervejas especiais, todos acompanhados de petiscos típicos de cada bar. Ao longo do roteiro, o Sommelier de Cervejas orienta os beerturistas sobre as degustações, harmonizações e conta um pouco sobre história da bebida, estilos cervejeiros e consumo responsável, num gostoso papo-de-boteco, porém com muita propriedade. O Sampa Beer Tour acontece todo sábado, com saída às 12h e previsão de retorno às 17h, com grande procura.

Paraná sem Secretaria de Turismo  

O governador do Paraná, Beto Richa (que triste decisão para o trade turístico), anunciou no último dia 27, data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a extinção de quatro secretarias, entre elas a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 e a Secretaria de Turismo. Além das pastas, o governo exonerou mil funcionários comissionados. Os cortes, segundo ele, devem gerar economia de R$ 48 milhões por ano. O anúncio faz parte do plano do governo estadual de economizar entre R$ 200 milhões e R$ 300 milhões até dezembro. A pasta de Turismo será incorporada pela Secretaria da Cultura, que passará a se chamar Secretaria da Cultura e Turismo. Já a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 será incorporada à Secretaria do Esporte. Em nota, entidades do Turismo lamentam o fim da Secretaria de Turismo. 

Salão de Enoturismo


Uma das marcas do Festival do Turismo de Gramado é a organização da feira por segmentos, o que fortalece a realização dos negócios entre os profissionais participantes. E um dos espaços que se destaca é o Salão do Enoturismo, que chega à segunda edição e foi lançado oficialmente na última sexta-feira (11), durante a Festa da Champanha (Fenachamp). Este salão, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foi apresentado em Garibaldi pelo diretor-executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani. O acordo foi firmado após visita da diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e da gerente comercial do evento, Rose Ott, à secretária do Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero.

FENACHAMP

Com mais de 30 anos de história, a Festa Nacional do Champanha (Fenachamp), com sede em Garibaldi – FENACHAMP promove apresentações artísticas em todos os horários da festa. Oferece ainda aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo. Também são realizados cursos de gastronomia, tendo o espumante como ingrediente principal nos pratos. Neste ano, a festa está ocorrendo de 3 a 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

Parque Snowland 


As obras do primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland, estão em fase final. As portas do empreendimento abrem no dia 25 de outubro. Com o objetivo de oferecer produtos e serviços de excelência para os clientes, a empresa já iniciou a construção do seu quadro funcional e a capacitação dos profissionais que trabalharão no local.  Estão abertas vagas para as mais diversas funções. Interessados podem enviar currículo com foto para: elenco@snowlandgramado.com.br.

Cachoeira do Eldorado  

A imponência da Cachoeira do Eldorado     

 Quem visita a Amazônia pode escolher entre diversos caminhos para seguir e conhecer a cachoeira, principalmente pela água. Independente do roteiro escolhido são muitas praias, cachoeiras e paisagens naturais que inspiram quem está acostumado com a selva. Um desses lugares que deslumbram devido à sua dimensão é a Cachoeira do Eldorado, na Serra do Aracá, que detém o título de maior queda d'água livre do Brasil, com seus 353 metros de altura que equivalem a um prédio de 126 andares. E não é somente sua estatura que a transforma em uma região memorável. Além de ser uma das mais selvagens e inexploradas do país, abriga uma diversidade enorme de fauna e vegetação única, que permite uma experiência exclusiva para quem a visita. Há uma lenda de que ali jaz a cidade perdida dos Incas, de nome homônimo, deixando-a ainda mais misteriosa. Para chegar até a cachoeira é preciso disposição e caminhar durante 2h30 por uma trilha.

Conferência mundial de ecoturismo

Bonito, onde a natureza se superou em beleza 

Bonito, no Mato Grosso do Sul, será o palco da 8ª edição da Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável, em 2014. Mais importante evento do segmento de Ecoturismo, deverá reunir mais de 500 profissionais de dezenas de países e contará com apoio da EMBRATUR.  Antecipando o evento, o Brasil participará da Conferência deste ano, em Nairobi, capital queniana, no final de outubro. A EMBRATUR aproveitará a ocasião para promover e divulgar os destinos turísticos brasileiros para os profissionais do trade turístico internacional que estarão na África. No cenário internacional estão se destacando os países que se preocupam em desenvolver também a comercialização de produtos sustentáveis. “Não podemos nos esquecer de que a comercialização é a concretização da promoção turística. Fortalecer as rodadas de negócio é estratégico”, definiu Flávio Dino, presidente da EMBRATUR.

Sons de Barbados


A música tem um papel marcante na cultura barbadiana. Em qualquer lugar pode-se ouvir uma canção, seja uma banda tocando ao vivo ou proveniente das rádios locais. Até mesmo usar o transporte público é muito divertido. O visitante pode optar por um ônibus onde a música rola solta e algumas pessoas chegam até mesmo a dançar, deixando a viagem no mínimo interessante. Os muitos festivais que ocorrem o ano todo também demonstram o quanto a música é importante para o país. O estilo de vida bajan é muito alegre e receptivo, e reproduz em cada cantoria sua energia e sua paixão pela vida.

O paraíso Beau Vallon 
  
As 115 ilhas que formam o país de Seychelles guardam uma beleza natural gigantesca, seja em suas praias de areia branca ou o verde vibrante de suas vegetações. A ilha de Mahé é uma das mais agitadas e cheia de atrações para os turistas. A noroeste da ilha está uma de suas praias mais famosas e populares, a Beau Vallon, de onde se contempla um pôr-do-sol de tirar o fôlego e onde se combinam estrutura e agitação. Ela é conhecida como um ótimo local de mergulho e snorkelling, devido à transparência de suas águas. Além de seus muitos pequenos hotéis, é possível se hospedar em outros maiores e bastante tradicionais. Para mais informações sobre o destino, visite o site.

Nos Alpes Franceses 

  
Não há nada como a Europa no inverno, especialmente para os praticantes de esportes de neve. Por isso, a operadora Biarritz Turismo desenhou dois pacotes repletos de adrenalina em uma das melhores estações de esqui do Velho Continente: Flaine, nos Alpes Franceses. São oito dias – entre 18 e 25 de janeiro de 2014 – que transformarão qualquer amador em expert, em um local que conta com infraestrutura completa para a prática de esqui e snowboard. Com vista para o Mont Blanc – uma das mais espetaculares montanhas dos Alpes –, a estação de Flaine faz parte do famoso Grand Massif, região que integra 265 km de área esquiável, distribuída por 144 pistas – além de três snowparks. A apenas 89 km da multicultural Genebra, a estação dispensa o uso de carro, já que os hotéis, os espaços de convivência e o comércio são interligados por galerias. Site: www.biarritz.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário