Viva Turismo em Joinville
O “Viva Turismo em Joinville” é um projeto capitaneado pelo Joinville Região Convention & Visitors Bureau em parceria com a Fundação Turística de Joinville, Univille e demais entidades e organizações ligadas ao turismo da cidade. O projeto busca promover a consciência para o desenvolvimento turístico, por meio de palestras e mini-cursos com diferentes temas relacionados a atividades durante o período de um ano. O lançamento do Viva Turismo em Joinville será realizado no dia 30 de outubro (quarta-feira), na Praça de Eventos do Shopping Mueller Joinville, com o intuito de envolver toda a comunidade com o projeto. Esta ação de ativação se estende até o dia 06 de novembro. Já no dia 28 de novembro acontece, o primeiro encontro, de um total de treze, no Complexo da Expoville, às 8h. Esse evento marcará oficialmente o início do Viva Turismo em Joinville e contará com a presença de importantes painelistas do setor. A programação segue até novembro de 2014, com palestras sobre um tema diferente a cada mês. Confira a programação preliminar dos temas a serem abordados:
Dezembro 2013 “Hóspede Feliz”, Janeiro 2014 “Serviços e Atendimento em Joinville”; Fevereiro 2014 “Produção de Eventos”; Março 2014 “Historia e Cultura Joinvilense”; Abril 2014 “Acolhimento ao Turista”; Maio 2014 “A Arte de Bem Receber”; Junho 2014 ”Joinville Cultura e Natureza”; Julho 2014 “S.O.S Turista no Trânsito”; Agosto 2014 “Gastronomia & Cultura Joinvilense”; Setembro 2014 “Criatividade em Eventos”; Outubro 2014 “Acolhimento ao Turista”; Novembro 2014 será abordado o tema: “Hóspede Feliz”. As inscrições estarão disponíveis em nosso site: www.eventosemjoinville.com.br.
Eventos para Joinville
No final do mês de outubro, o Convention Bureau participa da candidatura de Joinville para três importantes eventos, que acontecem este ano em Recife e Gramado. São eles: o 52ª Congresso Brasileiro de Educação Médica, para 2014, tendo como proponente a ABEM Regional Sul II; o Congresso Brasileiro de Densitometria Osteoporose e Osteometabolismo, para o ano de 2015, tendo como proponente a Departamento de Endocrinologia e Reumatologia da Sociedade Joinvilense de Medicina, e por fim, concorre ao 13º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, para 2015, tendo como proponente o departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville.
Ingressos para a 75ª Festa das Flores
Já estão à venda pelo site www.guicheweb.com.br, as entradas para a 75ª Festa das Flores, que acontece de 12 a 17 de novembro, no Complexo Expoville. A comercialização eletrônica dos ingressos é mais uma novidade da Festa das Flores e tem como objetivo garantir mais comodidade ao visitante, em especial para grupos, que poderão evitar filas na bilheteria. “Queremos que os nossos visitantes aproveitem ao máximo a Festa das Flores. Por isso, além da venda de ingressos pela internet, outras ações estão sendo criadas no sentido de modernizar o evento”, declara o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira. Para comprar basta acessar o site www.guicheweb.com.br.
Expoville o melhor Pavilhão
O Complexo Expoville é finalista do Prêmio Caio 2013, e está entre os três melhores pavilhões de Feiras e Exposições da Região Sul do país. A indicação é resultado da análise feita por profissionais como gestores de eventos, de recursos humanos e marketing, grandes empresas, entidades contratantes e organizadores de eventos. Durante o mês de agosto, o corpo de jurados, formado por cerca de 200 profissionais, teve como missão avaliar, em pavilhões de todo o Brasil, atributos de excelência. De acordo com a comissão organizadora do Prêmio Caio, é a primeira vez que o Complexo Expoville passa pelo crivo dos jurados, já sendo indicado como um dos três finalistas da região Sul e com a possibilidade de disputar o prêmio nacional, ao lado dos vencedores das regiões Centro-Oeste/Norte e Sudeste. Para Carlos Miranda, diretor-geral do consórcio Viseu-Caex, gestor do Complexo Expoville, o prêmio é recebido com entusiasmo por toda a equipe.
Entrega de prêmios
A solenidade do Prêmio Caio 2013, intitulada “A Noite do Jacaré”, será realizada no dia 10 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua 14ª edição, o Prêmio Caio é considerado o principal reconhecimento no segmento de eventos corporativos e turismo de negócios do Brasil, gerido por um pool de entidades.
Santa Catarina Recebe Bem
O projeto "Santa Catarina recebe bem" foi criado pela Câmara de Turismo Receptivo, em parceria com a Santur, visando recepcionar os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz e no Terminal Rodoviário Rita Maria em Florianópolis, onde as secretarias municipais de Turismo do Estado estarão divulgando seus atrativos e festas. O objetivo é levar aos passageiros, informações sobre festas típicas, gastronomia, entretenimento e atrativos turísticos de cada município, enquanto sua estadia em Santa Catarina. Os municípios catarinenses que queiram participar do projeto devem entrar em contato com a ABAV-SC através do telefone (48) 3224-6058 ou pelo email contato@abavsc.com.br.
Encontros do Turismo Termal de SC
A Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina - ATHISC, entidade que congrega 14 estâncias hidrotermais do Estado, mais uma vez estará participando do Festival de Turismo de Gramado de 07 a 10/11, em Gramado, RS, que este ano celebra sua 25ª edição. Na oportunidade, a ATHISC realizará a 2ª Edição dos “Encontros do Turismo Termal de SC”, visando promover e gerar negócios para seus associados. O evento também busca a integração dos destinos turísticos, incluindo as Estâncias Climáticas, criando uma identidade de desenvolvimento do produto turístico catarinense de forma diferenciada. O primeiro encontro acontecerá dia 05/11/2013, em Porto Alegre. Será realizado também em São Paulo e Curitiba, em parceria com operadoras que trabalham com o segmento termal. Os encontros querem atingir importantes polos emissores de turistas, consumidores do termalismo catarinense, roteiros climáticos, de lazer e saúde, entre outros, multiplicando os resultados dessa iniciativa.
ABRAJET Santa Catarina
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina, sob a presidência de Alberto Gonçalves promoveu no último fim de semana mais um fórum de Turismo, em Balneário Camboriú. Além da prefeitura, vários hotéis e restaurantes apoiaram o evento, que teve a participação de representantes da ABRAJET de vários estados e de diversas cidades de Santa Catarina.
Sabores do Mundo
Unificar cultura, natureza e culinária de excelência é a proposta do IV Festival de Gastronomia Sabores do Mundo, projeto que ocorre na Praia do Rosa, de 25 de outubro a 03 de novembro de 2013. Durante o evento, os restaurantes participantes selecionam um de seus pratos típicos, que abrange desde a cozinha regional à internacional, para integrar o menu do festival. As criações gastronômicas serão harmonizadas com vinhos e podem ser apreciadas num valor de R$ 34,00 por pessoa. Além das variedades gastronômicas, haverá oficina com chefs locais, shows e minicurso de enologia. Os restaurantes participantes são: Bistrô Pedra da Vigia, Engenho do Mar Restaurante, Goen Temaki Lounge, Lua Marinha Restaurante, Nhá Frida Restaurante, Restaurante Refugio do Pescador, Restaurante Sapore di Pasta, Restaurante Tigre Asiático e Restaurante Urucum.
Caminhos de Pedra
Foram concluídas no último domingo (20), em Bento Gonçalves/RS, as esculturas em pedra basalto realizadas por dez renomados escultores internacionais. Durante 17 dias os artistas trabalharam para esculpir as obras, com valores incalculáveis, num ateliê a céu aberto, no II Simpósio Internacional de Escultores, promovido pelo Instituto Tarcísio Michelon e financiado pela Lei de Incentivo Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. São agora 20 obras que ficam expostas num Museu Livre do município, localizado na Serra Gaúcha, onde outros dois roteiros turísticos recebem cerca de um milhão de visitantes ao longo do ano, o Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos.
Anhembi lança nova logomarca
completar 43 anos - comemorados em novembro - e, para acompanhar o constante processo de adaptação aos dias atuais, a marca Anhembi passou por uma releitura. " Inaugurado em novembro de 1970, com o nome de Centro Interamericano de Feiras e Salões, em 1986 o equipamento foi batizado de Anhembi - Centro de Feiras e Congressos, nome que durou até 1989, quando foi renomeado de Anhembi - Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Em 2005, foi criada a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que passou a administrar o Anhembi Parque. Para saber como utilizar a marca, veja www.anhembi.com.br/wp- ontent/uploads/downloads/2013/07/Brandbook-Anhembi.pdf.
Seminário Antártica 2048
As mudanças climáticas e o continente gelado da Antártica são temas de seminário. O evento acontece dia 9 de novembro, das 8h30 às 18h30, no Hotel Everest, na capital gaúcha. Cientistas, pesquisadores e outros especialistas irão avaliar questões relacionadas ao clima e ao equilíbrio global em uma perspectiva de futuro. O seminário vai debater também a presença brasileira na Antártica, iniciativa, patrocinada pela Petrobras, que está com inscrições abertas até 27 de outubro pelo site www.antartica2048.com.br. Uma das maiores atrações do programa é o navegador Amyr Klink, que participa da terceira mesa do seminário, e vai falar dos Pioneiros, exploradores e navegadores da Antártica. No programa de atividades relacionadas ao evento, ocorrerá um concurso de artigos para estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e da Terra, de qualquer universidade. A intenção é premiar os três melhores textos sobre mudanças climáticas e Antártica. Os conteúdos devem ser enviados pelo site do seminário, onde consta o regulamento, até 16/11.
Curiosidades sobre a Antártica
A Antártica é a maior reserva de água doce do Planeta.
A Antártica é uma das regiões mais sensíveis às variações climáticas na escala global e os processos atmosféricos, biológicos, criosféricos, geológicos e oceânicos que ocorrem naquela região afetam diretamente o Brasil.
A Antártica possui uma área de 14,2km2 de área - ou 1,6 vezes o tamanho do Brasil.
A Antártica é coberta por uma capa de gelo com cerca de 2km de espessura.
A Antártica, devido à presença de 90% do volume da massa de gelo do planeta, é o principal sorvedouro de energia da Terra, tendo papel essencial na circulação atmosférica e oceânica e, consequentemente, no sistema Climático Terrestre.
O Centro Polar e Climático da UFRGS é um dos mais importantes do mundo na pesquisa Antártica.
O Tratado Antártico entrou em vigor em 1961 e congelou as reivindicações territoriais no continente até 2041.
O Brasil reconheceu o tratado Antártico, inicialmente firmado entre 12 países, em 1975, e inaugurou o centro de pesquisa Estação Comandante Ferraz em 1983.
Em 1998 foi assinado um tratado complementar, que ganhou o nome de Tratado de Madri, que suspendeu por 50 anos – até 2048 - a exploração de recursos não renováveis -mineração e petróleo principalmente -, no continente, que não estava regulamentada no Tratado Antártico original.
A década de 2040 será decisiva para o futuro da Antártica.
Atualmente, atuam na Antártica 29 países em cooperação para pesquisas científicas.
O turismo na Antártica começou no final dos anos 50, quando o Chile e a Argentina levaram mais de 500 turistas às Ilhas Shetlands do Sul, mas a atividade somente se estabeleceu em 1966, quando o tema educação ambiental foi incorporado ao objetivo das visitas.
Nossa Senhora de Caravaggio no 25º Festuris
Como já é tradição no Festival do Turismo de Gramado, novamente uma santa abençoará o evento. Nesta 25ª edição, o município convidado do 7º Salão do Turismo Cultural e Religioso é Farroupilha, que trará sua santa de devoção: Nossa Senhora de Caravaggio. Os detalhes da participação da imagem peregrina no Festuris foram acertados com o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, o secretário de Turismo de Farroupilha, Fabiano Piccoli, Siana Rizzi, da Secretaria de Turismo de Farroupilha, e o diácono da Paróquia São Pedro de Gramado, Marcus Vinícius Conceição. A santa chegará dia 1º de novembro, às 18 horas e será conduzida em procissão à Igreja São Pedro e às 18h30 será celebrada uma missa. A imagem peregrina permanecerá na Igreja São Pedro até o dia 7 de novembro, quando será conduzida ao Centro de Convenções do Serrano Resort, onde no dia 8 se inicia o congresso do Festival do Turismo. Na abertura do congresso, novamente a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio passará por um momento de devoção. “A santa vai abençoar o congresso e a feira, engrandecendo o Salão do Turismo Cultural e Religioso”, comentou Marta. Esse é o quarto ano que uma santa vem ao Festuris para abençoar o evento. Em 2010, foi Nossa Senhora Aparecida (Santuário de Aparecida/SP); em 2011, o Círio de Nazaré (Belém/PA), e 2012, Nossa Senhora Medianeira (Santa Maria/RS).
Réveillon no Copacabana Palace
O emblemático hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro já está recebendo reservas para o Réveillon. Com hospedagem mínima de cinco noites, os pacotes contam com tarifas que variam entre R$ 12.000,00 e R$ 55.000,00. Entre as opções de hospedagem estão os apartamentos frente para o mar, suíte com vista para a piscina, cobertura com vista para o mar entre outros. O pacote inclui café da manhã em estilo buffet servido no restaurante Pérgula. Para os hóspedes que reservarem a partir de 6 noites de estadia, o Copa oferece o serviço de transfer entre o aeroporto e o hotel. O luxuoso 5 estrelas irá celebrar a chegada de 2014 com uma festa realizada nos Salões Nobres, Golden e Frontais, a partir das 20h. Para quem não estiver hospedado no hotel e quiser participar da festa, o convite custa R$ 2.600 por pessoa e exige traje passeio ou branco. Quem pode faz. E reserva seu lugar com manoela.gentil@fsb.com.br ou pelo telefone (21) 3206-5080 / (21) 8181-9699.
Forró será patrimônio brasileiro
Atividades culturais podem tornar-se Patrimônio Imaterial. A Paraíba está em processo de registro desta atividade cultural junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. O foco para o desenvolvimento das instruções para o Registro é orientado sobre a expressão “Matrizes do Forró”, que recorta o objeto e o diferencia das manifestações mais atuais do gênero musical. Outro ponto destacado pelo parecer do Iphan é um estudo sobre os saberes associados ao forró como elemento estruturante de suas matrizes, características que agregam maior valor patrimonial ao registro, se adequando a prática preservacionista aplicada pelo Instituto. Para o secretário de Estado da Cultura, Chico César, “as matrizes do forró inserem-se na definição identitária do homem nordestino que, historicamente, com o forró deixa de ser ‘nortista’, em oposição ao ‘sulista’, e assume aí um lugar simbólico especial, dele, nosso. A própria autoestima do homem nordestino e sua autoimagem, a partir dos cocos, os baiões de viola, o aboio, os brinquedos juninos e natalinos, condensados na figura de Luiz Gonzaga, foram aí redescobertas e reinventadas”.
Neste sentido, Chico César ressaltou ainda a política de registro do patrimônio imaterial como um instrumento fundamental para o fortalecimento simbólico do Estado e da região, e refletiu sobre as possíveis consequências após o registro. “As cadeias produtivas e informais criadas em torno do forró e seus afazeres, como a música, a indumentária, a rica gastronomia e a cachaça, o artesanato, serão potencializados com este reconhecimento”, analisou o secretário.O processo de registro será realizado em parceria com a Superintendência do Iphan na Paraíba, podendo os demais Estados do Nordeste também aderir.
Acessibilidade pode ser diferencial competitivo no turismo
Vinte e cinco milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência e outros 15 milhões, entre eles idosos, apresentam mobilidade reduzida. Com estes dados, o mestre em Turismo e Hotelaria Carlos Cappelini falou sobre como a acessibilidade nos equipamentos turísticos pode gerar competitividade no mercado. Carlos foi responsável por uma palestra sobre acessibilidade e inclusão no trade turístico, realizada na noite de quarta-feira, dia 23, na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas. O pesquisador ressaltou que os esforços devem ser feitos em parceria entre o público e o privado. Para que estes viajantes possam aproveitar os que os destinos turísticos oferecem são necessários, por exemplo, hotéis com quartos e banheiros adaptados, restaurantes com cardápios em braile e informações acessíveis a deficientes auditivos e serviços de transporte adaptados.
TAP aumentará frequências
No próximo ano a TAP acrescentará mais um voo em cinco cidades brasileiras e passará a oferecer 82 ligações semanais entre o Brasil e a Europa. O Rio de Janeiro, que dispõe atualmente de 13 voos da TAP por semana, aumentará para 14, o que equivale à oferta de dois voos diários para Lisboa. Salvador e Belo Horizonte, hoje com seis voos semanais, passarão a ter novamente voos diários. Traduzindo o sucesso da mais recente rota brasileira da companhia, Porto Alegre passa de cinco para seis voos semanais diretos para Lisboa. E Natal cresce de três para quatro ligações. Hoje São Paulo tem 11 frequências semanais, Campinas três, Fortaleza, Recife e Brasília voos diários e a partir de 3 junho de 2014, Belém & Manaus três voos. Com este aumento da oferta, e com as novas rotas já anunciadas Belém- Manaus – Lisboa a companhia oferecerá a partir do ano que vem um total de 82 frequências semanais entre as 12 cidades brasileiras e a Europa, um aumento de oito voos por semana relativamente à oferta registrada no corrente ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário