sábado, 9 de janeiro de 2016

CONFIRMADA A FESTA DA MAÇA EM SÃO JOAQUIM


Finalmente está confirmada mais uma edição da Festa da Maçã em são Joaquim, que acontecerá entre os dias 20 a 24 de Abril. A decisão saiu na tarde desta última terça-feira (5) no plenário da Câmara de Vereadores, entre Secretaria de Turismo de São Joaquim, juntamente com o Prefeito Humberto Brighenti e demais entidades como a Associação de Produtores de Maçã - AMAP, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores, Vinhos de Altitude, CTG Minuano Catarinense, entidades ligadas ao turismo, cultura e ao tradicionalismo, para definir os critérios na execução da 20ª edição da festa.  A atração contará com diversos shows nacionais e regionais entre os gêneros infantil, reggae, gaúcho, nativista, sertanejo universitário e pop rock nacional.


Neste ano, os shows nacionais serão terceirizados com um molde semelhante a Festa do Pinhão. Diante disso, o custeio dos shows e divulgação ficará sob responsabilidade da empresa contratada, arrecadando até 80% dos valores da bilheteria, deixando a Prefeitura de São Joaquim com o custo mínimo para a realização da Festa. Entre as novidades apresentadas do novo molde pelo prefeito Humberto Brighenti está a gratuidade de acesso ao parque da maçã. Os visitantes pagarão apenas para entrar dentro da tenda dos shows nacionais durante os três dias finais da festa. 


A exposição, o concurso da maçã, seminários técnicos, a gastronomia local e as apresentações culturais assim como a valorização do real produto da festa: a "maçã" e os produtores estão entre as principais considerações de Brighenti para devolver a Festa Nacional da Maçã à característica pela qual ela foi realmente designada: "Mostrar ao Brasil a qualidade, a força e a importância da maçã de São Joaquim para resto da nação"


O Prefeito de São Joaquim Humberto Brighenti fez uma visita técnica ao parque da maçã na manhã desta última quarta-feira (06) e declarou que na próxima semana já dará inicio a licitação para a recuperação do parque de exposições da maçã que ganhará um upgrade em sua infraestrutura, principalmente com uma nova rede hidráulica e uma nova rede elétrica. No projeto de recuperação ainda consta a reforma dos pavilhão principal, novos banheiros, a reforma do pavilhão 03 que ganhará um acabamento de cerâmica para se transformar, por excelência, em uma praça de alimentação e também a reforma e recuperação do Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella que em presente momento se encontra interditado. Os recursos para a recuperação do parque já foram previstos no orçamento de 2016. "O parque da maçã é uma dádiva do povo joaquinense, independente de ter ou não a festa da maçã. O parque é do povo joaquinense, merece ser reformado e devolvido ao povo joaquinense."  Declarou Brighenti.


Com a prerrogativa em espécie de terceirização da Festa da Maçã, abre-se o leque para uma nova configuração de Festa. Principalmente pela entrada free e uma maior valorização da cultura e do produto joaquinense a própria "maçã". Já em questão de infraestrutura o parque poderá ter, pela primeira vez na história uma área com cerca de 80% coberta por tendas, treliças e estruturas temporárias, evitando dessa forma que o público fique exposto ás intempéries de tempo. Inclusive com praças de alimentação ao ar livre debaixo de elegantes tendas.


Além disso já se cogita a hipótese da execução de show paralelos, durante a festa no novíssimo Boulevard de São Joaquim na Rua Major Jacinto Goulart valorizando dessa forma o comércio, bares e restaurantes locais e inclusive da gastronômica de São Joaquim no empolgante estilo europeu de se fazer eventos.  


    A festa é imensa e convém você fazer tua reserva antecipadamente. A Pousada Serra Verde é uma ótima dica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário