Pacotes de viagens com super ofertas no black friday virtual
A exemplo do que fez a Loumar Turismo de Foz do Iguaçu, cuja live teve mais de 12 mil participantes à Abav Nacional realizará a tradicional Black Friday de Viagens no próximo dia 2 de outubro, desta vez totalmente virtual e inserida na programação do Abav Collab, com ofertas e novidades sobre como o setor de viagens e turismo se organiza para a retomada. A saber, esse mesmo evento, no ano passado, presencial, quase nada foi comercializado, os preços não eram mais baratos. Dessa forma, não valeu a pena. Sendo assim, para ter acesso ao catálogo de oferta com diferentes prazos para viajar – algumas até o final de 2021- e auxílio on line e on time da agência associada Abav via chat, os consumidores já podem solicitar a inscrição.
“Sendo assim, para além das vendas, a Abav prioriza o turismo responsável, e trará instruções ao turista sobre responsabilidade diante do novo normal, informação sobre protocolos vigentes em serviços e destinos, e mais valor pelo preço da viagem, com agentes associados conectados na plataforma para atender aos consumidores previamente cadastrados”, informou a Presidente da ABAV de Santa Catarina, associação.
De fato, o que se espera, é que, as quase 50 agências de viagens selecionadas entre as associadas à Abav, em todo o Brasil, façam realmente a diferença nos preços dos destinos, hotéis, companhias aéreas, locadoras de automóveis e demais receptivos envolvidos se adequaram aos protocolos sanitários para voltar a operar, com dicas importantes também para que os turistas adotem práticas responsáveis em suas viagens. Além disso, o credenciamento também dará acesso aos consumidores a visitarem, exclusivamente no dia 2 de outubro, os auditórios e pavilhões de exposições do Abav Collab, que reunirá destinos, companhias aéreas, meios de hospedagem, locadoras de automóveis, empresas marítimas e muitos outros fornecedores de produtos e serviços turísticos.
AÇÃO SOLIDÁRIA
Igualmente, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) participará do ABAV Collab. Naruralmente, será promovida uma ação solidária para levantar fundos que serão convertidos em cartões de benefícios para os profissionais do setor de eventos devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entretanto, a contribuição é opcional. “Portanto, com a conjuntura atual, foi preciso buscar outras formas de movimentar o setor. Em síntese, à ABAV Collab surgiu, justamente, para agregar neste período de tantas incertezas. “Diante disso e, seguindo todas as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), com um encontro online, vamos trabalhar arduamente para fortalecer o nosso setor. Além disso, teremos uma oportunidade única entre os dias 2 e 9 de outubro, quando será promovida a Black Friday de Viagens para o público”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
NORDESTE E EUROPA
A princípio, um novo levantamento mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) revelou que a retomada segue marcando presença ativa, gradual e lenta na linha de evolução das atividades das operadoras. Dessa forma, os embarques para o primeiro semestre de 2021 lideraram as vendas das operadoras Braztoa em agosto, com Nordeste e Europa figurando entre as regiões mais procuradas para viagens já a partir do ano que vem.
Com isso, a região Nordeste se destacou mais uma vez, fazendo parte das vendas de 83% das operadoras, seguida das regiões Sudeste, indicada por 80% das pesquisadas, Sul (74%), Centro Oeste (70%) e Norte (62%). Entre os destinos nacionais mais comercializados em agosto, em cada região, figuraram Salvador, Porto de Galinhas, Angra dos Reis, interior de São Paulo, Serra Gaúcha, litoral de Santa Catarina, Bonito e Amazônia. No internacional, destaque para a Europa, que esteve presente nas comercializações de 75% das pesquisadas.
“Assim, como o Turismo impacta uma enorme cadeia de atividades econômicas, ele também depende de todas elas para atuar plenamente. Portanto, diante desse cenário, é importante ressaltar que entre os fatores responsáveis pela estabilidade das vendas no período pesquisado, bem como o aumento do faturamento, estão a criatividade, a flexibilidade e o alto poder de customização das operadoras para a criação de novos produtos, com o intuito de manter nas vitrines opções diferenciadas para todos os perfis de viajantes, apesar de todas as restrições atuais”, ressaltou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
MALHA AÉREA
A priori, bem ao contrario da LATAM, que seguidamente vem cancelando seus voos e gerando muita insatisfação além de desconfiança, a Azul espera operar 505 decolagens diárias no mês de outubro para 89 destinos, isto é, cerca de 60% de suas operações em relação ao mesmo período do ano passado. Ao passo que, além da reabertura de Sorriso, no Mato Grosso, a partir de 1º de outubro, a malha do próximo mês prevê novas rotas do hub em Campinas para Rondonópolis, Juazeiro do Norte e Petrolina. Igualmente, Guarulhos também receberá novos voos para a cidade do interior do Ceará e Curitiba, enquanto Vitória da Conquista, na Bahia, terá ligações diretas para Confins e Salvador.
“Dessa forma, seguimos com nosso plano de retomada do serviço de transporte aéreo em todas as regiões do Brasil. De fato, a Azul é a maior companhia área em número de destinos e voos diários e reforçamos essa nossa posição na malha de outubro, criando novas ligações em todas as regiões do país e estimulando as pessoas a viajarem com segurança, seja a lazer ou a trabalho”, diz Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.
De maneira idêntica, Recife ganhará uma nova rota para Manaus, que será operada por Airbus A320neo. Logo, a capital amazonense também recebe o incremento de uma nova operação para Santarém e, ainda na região Norte, a capital paraense, Belém, terá novas opções de voos diretos da Azul para Fortaleza. Da mesma forma, no Sul do país, Curitiba terá novos voos para Guarulhos, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá e Porto Alegre será conectada com ligações diretas para Foz do Iguaçu, a bordo dos aviões ATR 72-600, com 70 assentos.
CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Finalmente, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) publicou nesta última segunda-feira, 14, a reabertura do edital de licitação para exploração, operação e promoção do espaço do Centro de Eventos de Balneário Camboriú (CEBC). Naturalmente, a concessão do equipamento turístico estava suspensa desde o dia 6 de abril, por conta da pandemia da COVID-19. Sendo assim, as empresas interessadas devem efetuar a entrega dos documentos de habilitação e da proposta de preços até o dia 19 de novembro, às 19h, na sede da Santur, em Florianópolis. A saber, o edital completo pode ser obtido no site www.portaldecompras.sc.gov.br (Processo Santur nº 001/2020). Logo, o contrato com a empresa vencedora terá vigência de duas décadas, de acordo com o decreto estadual nº 339, de 08/11/2019.
“De fato, foi bastante difícil ter que suspender a licitação, mas, foi necessário. Certamente, criamos a possibilidade de, pela primeira vez, realizarmos uma concorrência semipresencial, com todos os cuidados para os participantes. Definitivamente, isso é significado de um trabalho feito com responsabilidade em conjunto entre a Santur, a SCPar e o trade, para darmos celeridade a esse equipamento que tanto irá impactar economicamente turismo e consequentemente no nosso Estado” – disse o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
FESTURIS GRAMADO
Em primeiro lugar, a Feira Internacional de Turismo de Gramado está com as inscrições abertas para agentes de viagens de forma gratuita. Diante disso, os profissionais que tiverem interesse em participar da feira, que acontece de 5 a 8 de novembro, podem fazer a sua inscrição acessando o link https://bit.ly/3c9pR3m e preenchendo o formulário. Em segundo lugar, as inscrições para demais participantes e imprensa serão abertas em breve.
Definitivamente, o Festuris vem trabalhando intensamente e se prepara para ser o palco da retomada segura dos negócios no turismo, respeitando a uma série de protocolos de segurança sanitária. Sendo assim, a organização está otimista para a realização do evento no formato presencial, mas ainda aguarda a autorização formal por parte do Governo do Rio Grande do Sul.
FESTURIS CONNECTION
Os vinhos da Serra Gaúcha, o café mineiro, a tequila do México e as cervejas artesanais do Rio Grande do Sul. Estes personagens, protagonistas em suas culturas, estarão na mesa no painel “Bebidas, Gastronomia e Turismo – Uma tríade de sucesso”, que acontece no dia 8 de outubro, dentro da programação do Festuris Connection. Para compor o painel, o evento online exclusivo traz marcas e profissionais de renome no setor para reiterar, mais uma vez, a seriedade e comprometimento em proporcionar debates de alto nível e relevância para o futuro da gastronomia, da alimentação e do turismo. Os ingressos para a programação completa do evento, que acontece de 6 a 8 de outubro de forma totalmente online, estão à venda no site www.festurisgramado.com/connection.
VEM PRA FOZ
De antemão, a partir de outubro, o turista que visitar Foz do Iguaçu vai contar com um sistema rápido e eficiente para programar a viagem, fazer compras e conhecer os principais atrativos da cidade. De tal forma que, ao baixar o aplicativo “Foz com Descontos”, no tablet ou smartphone, será possível adquirir passeios, produtos e serviços, tudo reunido em uma só plataforma digital. Logo, o sistema já está aberto à participação dos empresários locais, que poderão cadastrar as promoções, ampliar a visibilidade de seus produtos e aumentar as vendas. Desse modo, o aplicativo foi lançado na última quarta-feira, (16) e abre a segunda fase da campanha “Vem Pra Foz”, para impulsionar a retomada do turismo na região. Em suma, a primeira fase, idealizada pela Comunicação Social de Itaipu Binacional, foi lançada na última semana de agosto e teve como mote “Cansado de ficar em casa? Vem pra Foz!”. Enquanto isso, o Visit Iguassu será o responsável pela operação comercial da nova fase da campanha. Enfim, no capítulo do turismo, a intenção é garantir a retomada gradativa da visitação, com a adoção de protocolos sanitários rigorosos, que garantam a proteção de visitantes e profissionais do setor.
FEIRA DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO
A primeira vista, até o dia 28 de setembro, a Feira dos Profissionais de Turismo de Foz do Iguaçu tem novo endereço. Desde já, a feirinha funcionará no Gramadão da Vila A. Às sextas-feiras e sábados, o funcionamento é das 16h às 21h. Já aos domingos, o horário é das 14h às 20h. De fato, com a pandemia da covid-19, muitos guias de turismo e outros profissionais do ramo ficaram sem renda e essa tem sido a única opção para ganhar o sustento. Assim sendo, a feirinha vai funcionar no Gramadão até o início das obras de revitalização do espaço, que vai virar um grande parque de lazer. Além de artesanato feito pelos próprios guias e familiares, há produtos alimentícios como compotas, cucas, pães, empanadas, queijo colonial, tudo preparado pelas famílias. Dessa forma, a feirinha do turismo reúne cerca de 40 barracas. Além disso, no espaço, às sextas-feiras, tem também a tradicional feira orgânica, já há bastante tempo aprovada pela população.
Leia ainda: Fluxo de turistas cresce mesmo com limitações estaduais e municipais
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Sempre fomos, somos e seremos senhores da nossa própria caminhada
O turismo mesmo com limitações no fluxo de turistas, vem crescendo
Florianópolis e Floripa Airport recebem certificação internacional de destino seguro
Santa Catarina mantém o turismo de avistamento de baleias fechado
Nenhum comentário:
Postar um comentário