Vale tudo em época eleitoral. Até Projeto Distrito 48 para transformar Floripa
Tudo é “possível” em época de eleição… Quatro anos se passaram sem iniciativas. De uma hora para outra aparecem as soluções “inovadoras”. Dá pra acreditar??? Enfim, quando se aproxima época eleitoral surgem projetos de todos os tipos. De fato, Floripa está abandonada faz tempo por esse governo municipal. Dou apenas um pequeno exemplo, a passarela da Praia do Abraão, quase destruída e em breves dias interditada porque está completamente insegura. Até as grades de proteção já estão faltando e o piso se desmontando. Isso sem contar as passarelas para bikes/pedestres. Todas despencando. Enfim, um completo descaso e abandono por um desgoverno que só tem uma figura política como secretário de obras, mas que nada faz.
Agora a capital da imobilidade urbana vem com a conversa de investir em distritos criativos para promover a recuperação de centros urbanos degradados na construção do Distrito 48, um ambicioso projeto de transformação do coração da cidade em um habitat de inovação. Em agosto, quase no apagar das luzes, uma reunião por teleconferência definiu somente para fevereiro de 2021 como data para a realização de uma oficina que irá ampliar o debate e agregar novos atores sociais ao movimento. Tire suas conclusões e pense bem na hora de votar.
CULTURA CORPORATIVA INTEGRADA
A princípio, a Zurich Airport Latin America (ZALA) informou que desde ontem, 1° de setembro, a diretoria dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé está unificada, sob a gestão de Ricardo Gesse. Dessa forma, o atual Diretor Geral da Floripa Airport se tornou o CEO dos três aeroportos. A saber, a criação de uma diretoria única já estava no planejamento do Grupo Zurich Airport, com o objetivo de solidificar uma cultura corporativa integrada e uma governança compartilhada entre os aeroportos.
De fato, Ricardo Gesse tem uma longa carreira no setor de aviação. Anteriormente, ocupou posições de liderança em companhias aéreas, aeroportos e empresas de assistência ao transporte aéreo em terra. Então, em Florianópolis, Gesse foi Diretor de Operações, desde o início da administração privada do aeroporto, em janeiro de 2018, até dezembro de 2019, quando se tornou Diretor Geral. Em seguida, foi responsável pelo complexo processo de transferência operacional do antigo para o novo terminal internacional de passageiros da Capital catarinense.
“Diante disso, a nova estrutura vai acelerar a troca de experiências bem-sucedidas entre os aeroportos e, ao mesmo tempo, permite alinhar o nosso estilo de administração em todas as concessões do Grupo. Igualmente, operamos todos os nossos aeroportos, com foco para a excelência nos serviços, gestão eficiente, práticas inovadoras, sem abrir mão de uma busca constante para encantar nossos passageiros e visitantes com a magia da aviação. Dessa maneira, é um conceito que vem sendo bem recebido. Portanto, bons exemplos são os reconhecimentos dos aeroportos de Florianópolis e de Vitória como melhores do Brasil em quesitos e categorias da última pesquisa SAC”, comenta Ricardo Gesse.
Por consequência, Matthias Poeter, atual CEO da Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB), concessionária dos aeroportos de Vitória e Macaé, se despede do Grupo Zurich Airport nesta transição. Matthias esteve à frente da administração por mais de um ano, fazendo parte de momentos importantes da concessão, como a assinatura do contrato e a transição da Infraero para o Grupo Zurich Airport. Nesse sentido, Gesse se reportará diretamente ao Conselho de Administração dos aeroportos. Rigorosamente falando, a Zurich Airport Latin America está convencida de que Ricardo Gesse continuará sua trajetória de grandes realizações, agora, à frente dos três aeroportos.
MARINA DE ITAJAÍ – SELO DE “TURISMO RESPONSÁVEL”
A priori, a Marina Itajaí aderiu ao selo “Turismo Responsável do Ministério do Turismo”. Atualmente, a certificação demonstra que o complexo náutico estabelece boas práticas de higienização no segmento náutico e segue os protocolos de prevenção ao Coronavírus. Dessa forma, ela está habilitada para receber público na retomada turística. Diante disso, para ter acesso ao selo, a Marina Itajaí se comprometeu em seguir os protocolos sanitários recomendados para o segmento, além de estar devidamente inscrita no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).Igualmente, A iniciativa faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que busca minimizar os impactos da pandemia e preparar um retorno gradual das atividades.
SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM & ALIMENTAÇÃO
Com efeito, nesta última sexta-feira, (28), o governo federal publicou as novas atividades que podem funcionar aos domingos e feriados, sem a necessidade de negociação com sindicatos. Com a norma, serviços de hospedagem, alimentação e similares; e casas de diversões – inclusive estabelecimentos esportivos em que o ingresso seja pago – passam a fazer parte, diretamente, da Portaria nº 19.809.De fato, havia restrições para o funcionamento do segmento aos domingos e feriados mas, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), conquistou-se, finalmente, a autorização para que os estabelecimentos funcionem nestes dias em específico. A alteração na Portaria concede, em caráter permanente, a atuação das empresas do segmento.
RETOMADA EM FOZ DO IGUAÇU
Enfim, se depender da programação das companhias aéreas, Foz do Iguaçu deverá recuperar até o mês de dezembro 93% dos pousos e decolagens e 86% dos assentos ofertados em relação ao que tinha no mesmo período do ano passado. A princípio, a partir do dia 25 de outubro, a Gol inicia voos diários ligando o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a Foz do Iguaçu. De antemão, o levantamento foi feito com base na programação das companhias áreas registrada no sistema de gestão de vendas Sabre, ferramenta de pesquisa e reserva das viagens aéreas, que mapeia, em tempo real, as mudanças de voos de mais de 400 empresas do mundo inteiro. Portanto, para o mês de dezembro, estão programados 1.455 pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma média de 47 por dia, que resultarão na oferta de 219.386 assentos.
A primeira vista, para o mês de outubro, estão programados 1.028 pousos e decolagens e 154.598 assentos. E para o mês de novembro, 1.405 pousos e decolagens e 212.018 assentos. “Assim, são voos programados. Se houver demanda, e as condições sanitárias forem favoráveis, independente da chegada de uma vacina, esperamos que todos esses voos sejam confirmados”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
SANTIAGO DO CHILE
Também no dia 25 de outubro, começa a operar o voo da companhia ultra low coast JetSmart ligando Santiago do Chile a Foz do Iguaçu, duas vezes por semana, aos domingos e quintas. Voo sai de Santiago do Chile às 17h30 e chega em Foz às 20h25. O retorno será às 21h20 e chegada em Santiago 00h25. “Neste recomeço vamos surpreender os visitantes, oferecendo serviços diferenciados já a partir do Aeroporto que agora conta com um moderno e sonhado terminal com quatro fingers e pátio ampliado. Esta estrutura projeta a cidade para implantação de conectividade para todo o país e América do Sul num curto prazo”, avalia o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt.
OPERADORAS DE TURISMO
Apesar de, já estamos em Setembro, a Braztoa divulga balanço das operadoras de turismo do mês de julho. Sendo assim, em julho, 78% das operadoras BRAZTOA tiveram “algum” tipo de comercialização. Logicamente, isso reforça a tese de que os índices de vendas de 2019 não serão atingidos no curto prazo. Portanto, absolutamente nenhuma novidade. A saber, a maior parte das consultadas disse ter vendido viagens cujos embarques se concentram no primeiro semestre de 2021, seguidas de viagens que se realizarão em dezembro deste ano. De fato, a região Nordeste fez parte das vendas de 100% das operadoras, seguida das regiões Sul e Sudeste (indicadas por 80% das pesquisadas, cada uma), Centro Oeste (40%) e Norte (20%). Logo, entre os destinos nacionais mais comercializados em julho figuram Fortaleza, Natal, Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu e Gramado.
Certamente, os destinos de praia foram disparadamente os mais buscados, seguidos de destinos de cidade. Também se destacaram os resorts. Com isso, em relação ao tempo, as viagens mais comercializadas foram as de longa duração (mais de nove dias), seguidas das de média duração (cinco a oito dias). Igaulemente, viagens para casais foram responsáveis pela grande maioria das vendas, seguidas dos roteiros para famílias com crianças pequenas. “Sendo assim, o vetor aponta para a melhoria, mas de forma lenta e gradual o que exige uma gestão bastante assertiva das empresas, mas que para atingir novos patamares, carece do apoio do governo, sobretudo para a liberação das linhas de crédito que poderão contribuir para a retomada deste que certamente foi o setor mais impactado pela crise”, reforça Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
42ª AVIESP EXPO
A princípio, A Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), não não é parceira de jornalistas de turismo, informa que, diante do cenário de pandemia da covid-19 (coronavírus) e seguindo as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), a 42ª edição da Aviesp Expo de Negócios em Turismo será realizada dentro do Abav Collab, evento híbrido do turismo brasileiro que acontece entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro deste ano. Além disso, no último dia da programação, pensando no consumidor final, as agências de viagens associadas à Abav | Aviesp irão vender produtos turísticos na Black Friday de Viagens, ação que valoriza esses profissionais e colabora para a retomada do setor. A priori, as inscrições para o evento devem ser realizadas em seu site oficial: www.abavcollab.com.br.
MARIA FUMAÇA
Definitivamente falando, o passeio tradicional de quem viaja para a serra gaúcha, a Maria Fumaça – Trem do Vinho amplia os dias de passeio no mês de setembro. A partir de hoje, dia 2 de setembro os passeios acontecem às quartas, sábados e domingos, com até quatro viagens diárias, pela manhã e tarde. Da mesma forma, o percurso passa por três cidades: inicia na Estação centenária (2019) de Bento Gonçalves, passa por outra Estação histórica e centenária (2018) em Garibaldi, e termina em Carlos Barbosa – ou trajeto inverso -, com duração média de 90 minutos. Dentro dos vagões apresentações artísticas de música italiana e gaúcha animam os visitantes e compartilham a cultura da região.
SUELEN KUSINSKY – A BELLA DA SEMANA
É impossível não ficar completamente apaixonado por Suelen Kusinsky! A loira está de volta ao Bella da Semana com a terceira parte do seu ensaio. A frente fria chegou em todo o país, mas a loiraça Suelen Kusinsky vem aí para deixar o nosso mês de setembro extremamente quente! Atenção podólatras: esse ensaio contém seção extra de pezinhos… Durante a entrevista, Su (como costuma ser chamada pelos amigos), fez diversas declarações. Ficou curioso? Clique aqui e assista agora o vídeo de divulgação do ensaio. O ensaio exclusivo com Suelen Kusinsky já está no ar. Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo COMPLETO! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
Leia ainda: É fundamental seguro viagem para qualquer destino nacional ou internacional
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário