OCUPAÇÃO HOTELEIRA
Expectativa de alta ocupação hoteleira nos próximos feriadões de abril - Fazzenda Partk Hotel - gaspar - SC
Abril chega com expectativa de alta ocupação hoteleira. Com a chegada de abril, que terá três feriadões ao longo do mês, a expectativa é de alta ocupação nos hotéis de Gramado e Canela. Segundo dados coletados pela Flui Hoteleira, através da OTA Insight, empresa de inteligência de negócios de hospitalidade, a demanda entre os hotéis da região para os dias de Páscoa (06 a 08/04) e Tiradentes (21 a 23/04) é 100% maior do que para os demais finais de semana de abril.
“Os dados da OTA Insight também mostram aumento na diária média para os próximos 30 dias. Na metade de março, este valor teve queda de 8% comparado com o começo do mês, mas nessa última semana houve um crescimento em cerca de 5%, especialmente nas diárias dos feriadões de abril. O turista voltou a ter sensibilidade ao preço e a fazer reservas de última hora, o que não era comum nos dois anos de pandemia”, comenta Elis Zilli, diretora da Flui Hotelaria, empresa que presta consultoria para hotéis e pousadas na região de Gramado e Canela, e em outros estados do Brasil. Segundo a pesquisa, os empreendimentos que fizeram pequenos ajustes de tarifas, com análises constantes de mercado, estão conseguindo elevar os preços das diárias sem perder em ocupação. Neste cenário, as empresas de hospedagem com marketing estruturado, que entregam valor agregado na estadia, são as que possuem mais chances de efetuar vendas antecipadas.
PÁSCOA EM GRAMADO & CANELA
Dados da Planne, startup que desenvolve soluções de e-commerce para cerca de 100 empresas de Gramado e Canela, indicam considerável aumento nos gastos dos turistas que visitarão a região neste período de Páscoa. Na temporada de 2023, o ticket médio em compras antecipadas para atrações é de R$ 621, o que inclui ingressos para parques e reservas em restaurantes temáticos. Segundo estudo, a maior parte dos turistas que passarão por Gramado e Canela na época da Páscoa são das regiões Sul e Sudeste. Dos compradores da atual temporada, 76% moram nestas regiões, sendo 41,3% no Sul e 34,7% no Sudeste. O público que visita a Serra Gaúcha neste período é composto por 40,3% de gaúchos, 18,5% de catarinenses e 7,4% de paulistas. Os dados mostram que a procura por compras antecipadas entre clientes do Sul e do Sudeste aumentou em 11,43%. Por outro lado, houve redução de 40,8% nas compras antecipadas para o período entre turistas da região Nordeste.
SERRA CATARINENSE
Na belíssima Serra Catarinense, Vale dos Imigrantes e Vales das Águas Termais, também não é diferente, alguns empreendimentos como sempre já estão lotados desde o mês passado, uma vez que a região possui hotéis de renome, alguns deles considerados os melhores do país em suas categorias. Lages, a Princesa da Serra Catarinense, Bom Jardim da Serra, a beira dos cânions do Aparados da Serra em Bom Jardim da Serra, Urubici, que desponta com suas belezas cinematográficas, começando Morro das Igreja e a Pedra Furada, Cascata Véu de Noiva e Avencal, Fraiburgo, a Terra da Maçã no Vale dos Imigrantes e finalmente são Carlos com a melhor água termal do Brasil, no fenomenal Vale das Águas. A recomendação é que, se você ainda não efetivou a sua reserva, talvez você tenha sorte e consiga reserva para os próximos três feriadões. Só não pegue a estrada sem reserva pois dessa forma você pagará caro e terá que se contentar em ficar em qualquer lugar.
MOTOCICLISMO NO FERIADO DE PÁSCOA
O maior evento de motociclismo do Sul do Brasil está chegando: o Floripa Moto Week. O festival, que acontece de 6 a 9 de abril, no Stage Music Park, espera receber em sua primeira edição cerca de 60 mil apaixonados por motocicletas, oriundos de diferentes lugares do Brasil e da América do Sul. A montagem da cidade do FMW começou segunda-feira (27) e terá atrações espalhadas nos 43 mil m² de área construída, onde estarão lojas, praças de alimentação, palco para shows etc. O ingresso está disponível no site da Blueticket. No domingo de Páscoa, a entrada será free. Segundo o arquiteto Danilo Bertoco, que está à frente do projeto de construção do Floripa Moto Week, a estrutura logística foi planejada detalhadamente para garantir a segurança e o conforto de todos.
O FMW irá movimentar o comércio local, rede hoteleira e gastronômica, agências de viagens e gerar empregos diretos e indiretos. O organizador e idealizador do evento, Flávio Hamilton da Luz Busch II, estima que 1.500 pessoas estarão trabalhando no festival, desde a montagem do espaço até o operacional. O evento prevê espaços para MC (moto clubes) e MG (moto grupos) e duas praças de alimentação, sendo uma dos food trucks. Entre as atrações musicais estão as bandas Ira!, Raimundos, Alta Voltagem e Firewall, e o DJ Victor Einstein. Haverá também espaço kids para que os pais possam aproveitar mais o momento.
INSPIRAÇÃO EM BRASÍLIA
“Nós nos inspiramos no Capital Moto Week, que reuniu em Brasília ano passado cerca de 800 mil pessoas, movimentou cerca de R$50 milhões na economia e é responsável pela geração de 7 mil empregos diretos e indiretos”, afirma Flávio. Hoje, já na 17ª edição, o evento de Brasília é o maior encontro de motociclistas da América Latina e o segundo maior no mundo. E um quarto do público que circula lá vem da região Sul do País. De acordo com o Denatran, há 27 milhões de motociclistas no país. Deste universo, cerca de 11 milhões viajam ou almejam viajar com suas motos. Neste sentido, Florianópolis foi escolhida de forma estratégica, pois além da beleza natural, da hospitalidade da população e da estrutura do turismo, ela está no Sul do Brasil, região que conta com 4 milhões de motociclistas. E é um número que não para de crescer. De acordo com dados do IBGE, Santa Catarina registrou um aumento de 60% de motocicletas em uma década. Cerca de 20% dos veículos que circulam no Estado são motos. Além disso, Santa Catarina tem tradição em eventos de moto, porém pequenos em comparação ao que será realizado em abril.
VIAGENS CORPORATIVAS
O cenário não mudou muito em relação a janeiro. Por isso a ABRACORP manteve suas atenções no preço das passagens aéreas, que continuam elevadas, o que afeta o volume de passageiros, afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. Já o setor hoteleiro também se destacou no mês passado, com faturamento de R$ 235 milhões, 22% acima do registrado em fevereiro de 2019. Os cruzeiros marítimos, um dos setores mais prejudicados pela pandemia, faturou R$ 199 mil, mais de 900% acima de fevereiro de 2022, mas ainda abaixo de fevereiro de 2019, quando a receita foi R$ 337 mil. “Esse é um ótimo sinal, pois esse setor está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente. Porém, temos um outro problema: a falta de mão de obra no setor.”, diz Tanabe.
No ano passado, as viagens corporativas já mostravam uma tendência de recuperação. Em 2022, o faturamento foi de R$ 11,204 bilhões, queda de apenas 1,62% quando comparado ao desempenho de 2019, com R$ 11,389 bilhões, antes da pandemia da Covid-19. No consolidado de 2022, conforme tendência apresentada no início de 2022, os maiores destaques em comparação com 2019 foram Locação de Veículos, que faturou 83% mais; e rodoviário, receita 117% superior. A Fundação Dom Cabral, elaborou um estudo importante sobre a relevância do Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos (Perse). O trabalho apontou que os cofres públicos têm um potencial para arrecadar R$ 18 bilhões com ajuda do Perse. A arrecadação é apenas um dos aspectos do vigor na capacidade de recuperação que o setor vem demonstrando, conforme o estudo da FDC. Há outros, como a variação positiva de 6,3% no estoque de empregos formais, acima da economia como um todo, que apresentou variação positiva de 5,4% em 2021 em relação a 2020.
A Lei 14.148, que acaba de completar um ano, instituiu o Perse, reduzindo a zero a alíquota de quatro impostos federais por 5 anos: PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Também houve a renegociação de dívidas tributárias e não tributárias com a União com descontos de até 70% e com prazo máximo de quitação de 145 meses. O ano começa colocando na pauta do setor a discussão do NDC (New Distribution Capability), que a IATA a define como “um programa lançado para o desenvolvimento e adoção no mercado de um novo padrão de transmissão de dados baseado em XML (Padrão NDC)”. Ainda segundo a IATA, o padrão NDC aprimora a capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens e está aberto a qualquer terceiro, intermediário, provedor de TI ou não membro da IATA, para implementação e uso. “Nós, da Abracorp, vemos que essa capacidade de comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens está muito aquém do esperado para uma relação de uma transação seamless como as aéreas costumam dizer. De maneira sintetizada, trata-se de uma forma de distribuição para a companhia aérea, onde ela detém controle total sobre o conteúdo e o processo de distribuição. Portanto, virá dela o que distribuir, por
quanto distribuir, quando distribuir e para quem distribuir”, alerta Tanabe.
GREENPECE NA EXPO TURISMO PARANÁ
Nada de discurso “eco-chato”. O Greenpeace virá a Curitiba para a Expo Turismo Paraná como expositor, para sensibilizar agentes de viagens e demais profissionais do trade turístico para a preservação da natureza. E eles farão isso da melhor forma possível: por meio da realidade virtual! A imersão ocorrerá a bordo de uma das últimas expedições do Greenpeace à Amazônia, onde os visitantes do estande poderão se sentir caminhando na grande floresta e navegando no rio Manicoré. O passeio será realizado com óculos de realidade virtual, com uma experiência de 360º dentro da Amazônia, que é uma das causas da ONG. “Nós realizamos ações que fazem com que o público do evento interaja com as causas do Greenpeace e criem consciência sobre as questões ambientais no mundo. Com isso, nós realizamos o começo de uma mudança de mindset social, para que as pessoas se preocupem com a qualidade de vida que levam”, diz a supervisora sênior do Greenpeace no Brasil, Dayane Silva.
Vale reforçar que o Turismo causa impacto direto no Meio Ambiente, seja com a geração de lixo e resíduos ou com questões maiores, como um derramamento de óleo em uma praia do nordeste, algo que já ocorreu. A exemplo de Fernando de Noronha, onde se paga uma tarifa voltada para conservação ambiental e o destino está sempre com alta ocupação, há espaço para iniciativas que promovem o turismo e preservam a biodiversidade ao mesmo tempo. O Greenpeace é uma organização internacional sem fins lucrativos e totalmente financiada por seus apoiadores. Sua missão é lutar por um planeta mais verde e pacífico. A Expo Turismo Paraná ocorre nos dias 15 e 16 de junho, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR). Para mais informações CLIQUE AQUI.
USHUAIA EM FLORIANÓPOLIS
O INPROTUR em conjunto com a Câmara Argentina de Turismo realizou Buy Argentina (Compre Argentina) na cidade de Curitiba (28/03), dia 29/03 em Florianópolis, no hotel LK Designer, com o objetivo de continuar promovendo o destino Argentina, e neste caso, Ushuaia, em nosso mercado. O destino também teve participação institucional da Argentina na feira UGART que aconteceu em Porto Alegre entre os dias 31 de março e 1º de abril deste ano. Os eventos consistem em um treinamento de Ushuaia destinado a agentes de viagens e TTOO, seguidas de uma rodada de consultas de negócios com operadores em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
O BUY Argentina e os encontros de marketing, são espaços favoráveis para o desenvolvimento de networking entre operadores turísticos, prestadores de serviços, companhias aéreas, agências de viagens e representantes de destinos turísticos argentinos com o trade turístico local. De Porto Alegre, Ushuaia, representada pela Secretaria de Turismo Silvina Alejandro Bello e pela Coordenadora dos Assuntos Internacionais de Ushuaia e Capacitadora do destino, Cristiane Cavalli, seguiram para São Paulo onde participam da WTM, que termina neste dia 05 de abril.
FÓRUM NACIONAL DE TURISMO
Falando nisso, Ushuaia sediará o Fórum Nacional de Turismo entre os dias 22 e 23 de maio. O Conselho Federal de Turismo junto com o Instituto Fueguino de Turismo informou que já estão abertas as inscrições. Este importante Fórum é organizado pelo Ministério Nacional de Turismo e Esportes, Conselho Federal de Turismo e Governo da Terra do Fogo através do INFUETUR, com o apoio de Aerolíneas Argentinas, Confederação Argentina de Médias Empresas (CAME), Câmara Argentina de Turismo (CAT) e o Banco da Terra do Fogo.
Este ano o Fórum contará com expositores internacionais e nacionais que apresentarão em relação a “A RE-Evolução dos destinos emergentes na Argentina. Desenvolvimento inteligente e sustentável de novos espaços para o turismo”, reunindo Ministros e Secretários de Turismo de todas as províncias da Argentina, juntamente com líderes do setor turístico, acadêmicos e câmaras empresariais da Terra do Fogo e outras cidades do país, em um espaço de reflexão e trabalho em torno das premissas de sustentabilidade, integração regional e transformação digital. A esse respeito, a Secretária de Fomento Turístico do Ministério Nacional de Turismo e Esportes, Yanina Martínez, afirmou que: “Este Fórum é para todas as províncias, 100% federal, no qual procuramos abordar a atividade de forma integral, buscando melhorar a competitividade do turismo e sua qualidade, a partir de uma visão que nos convida a repensar o setor e construir a partir da sustentabilidade e da inclusão”.
Estarão presentes representantes do sector público e privado do turismo de todas as províncias, e o trade local que compõem a indústria do turismo, bem como o sector acadêmico neste encontro de formação e reflexão com importantes dissertações. Os interessados podem se inscrever CLICANDO AQUI, onde também encontrarão o programa preliminar e informações relacionadas ao destino. O evento acontecerá no Hotel Las Hayas, no dia 22 de maio, a partir das 14h00, após início das mesas redondas, que continuarão no dia 23 de maio, entre às 09h00 e 18 horas, com a participação de convidados internacionais, experiências e cases na Argentina, entre outros temas. “É um orgulho para a Província realizar este importante evento Em Ushuaia, que reunirá representantes turísticos do país, esperamos contar com a sua participação e que desfrutem da Terra do Fogo”, concluiu Querciali.
FÓRUM CIENTÍFICO – FESTIVAL DAS CATARATAS
Ainda dá tempo para enviar o seu trabalho para o maior fórum científico de turismo do Brasil! Centenas de estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil são esperados para a 17ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento, que integra a programação paralela do Festival das Cataratas, acontece de 31 de maio a 2 de junho em Foz do Iguaçu (PR). Neste ano, o fórum tem como tema principal “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, mas conta com 14 eixos temáticos disponíveis aos participantes. A segunda e última chamada para submissão de trabalhos está aberta e segue até o dia 15 de abril. Para mais informações, CLIQUE AQUI. Para esta segunda chamada, o resultado dos trabalhos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 10 de maio. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é realizado pelo Instituto IDESTUR e organizado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
No ano que chega à maioridade com a sua 18ª edição, o Festival das Cataratas está abrindo novas possibilidades para as empresas e instituições interessadas em apresentar a sua marca no evento, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho. Para esta edição, os participantes da tradicional Feira de Turismo e Negócios terão à sua disposição seis opções de espaços para locação: os tradicionais estandes de 9, 12, 15 e 16 metros quadrados, além das alternativas de 9 e 10 metros quadrados na configuração “lounge”. As montagens também podem ser definidas entre básica e plus. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029 6603 e (45) 9 9958 0025.
BELLA DA SEMANA – LEISE BACH
Leise Bach: exalando sensualidade… Ela adora provocar! Chegou a hora de apreciar o ensaio exclusivo com a modelo Leise Bach para o Bella da Semana. Leise Bach é uma gauchinha de 24 anos que exala sensualidade. Quem assistiu a live já sabe do que ela é capaz. Seu corpo encantador fala por si só: olhos verdes, seios suculentos, cinturinha fininha e bumbum na medida – com direito a muita simpatia, dão a ela um ar ainda mais provocante… Deixe essa loira guiar você por todos os caminhos do prazer! A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio inédito com Leise Bach nua vai ao ar na quarta-feira (05). Não perca! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Gigante Google realizou um estudo inédito sobre turismo no Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo – Atenção para vigência e renovação dos cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro
Estados Unidos continua recebendo milhares de turistas brasileiros
Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado
Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido
Depois do vale picanha, vem aí passagens aéreas a R$ 200,00
Desgoverno institui o retorno da exigência de vistos para turistas
Em alta e com grandes opções o turismo de negócios e eventos
Ante a excessiva materialidade do ser humano, a nova era é um paraíso teológico impossível
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário