TEMPORADA DE NEVE NA ARGENTINA
Oito centros de esqui, já estão preparados para receber o turismo internacional, com variedades de propostas para viver em família e uma excelente oferta gastronômica com a qualidade dos seus vinhos como bandeira, entre um imenso leque de possibilidades, fazem da Argentina um destino irresistível fantástico, principalmente com o câmbio extremamente favorável.
Por estas e muitas outras razões, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) se uniu a um webinar para capacitar, com especial foco na temporada de inverno, a mais de 140 agentes brasileiros. O objetivo foi proporcionar a melhor informação detalhada para que os profissionais do turismo do Brasil – principal mercado emissor de turistas a aquele país, possam gerar o maior volume de vendas durante o próximo inverno. “Ao longo da nossa gestão, realizamos inúmeras ações no Brasil porque sabemos que é o nosso principal mercado e porque vemos que nosso crescimento não tem teto. Nos aproximarmos do trade brasileiro, transmitir-lhes nossas novidades, ouvi-los e ajudá-los é uma tarefa que fazemos constantemente. Por isso, este webinar foi muito importante e agradecemos a alta participação”, valorizou o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa.
Cabe ressaltar já estão havendo dificuldades na obtenção de voos, principalmente para quem quer esticar de Ushuaia para El Calafate. A INPROTUR faz a parte dela, participando de feiras, promovendo roadshows, capacitações, webinar… todavia, a Aerolineas Argentinas continua sendo a mesma de sempre, não melhora em absolutamente nada, criam novos voos, novos destinos, mas na hora da gente conseguir um voo interno é simplesmente impossível ou é cancelado. Na hora de buscar seus voos, hotéis e demais passeios em Ushuaia e El Calafate, procure à agência que mais leva brasileiros a aquele país e a que mais entende da Patagônia Fantástica. Atendimento brasileiro aqui e lá.
TURISMO NACIONAL
Embalado pelas bonanças do governo anterior, uma vez que todas as reservas foram feitas com antecedência, o Turismo nacional registrou faturamento de R$ 19,4 bilhões em janeiro de 2023. O valor representa crescimento de 19,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Todos os seis grupos de atividades analisados pelo levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram crescimento no mês. Para a Federação, o resultado do período deve ser comemorado por vários aspectos. Além de ser o melhor início de ano, o crescimento foi registrado sobre uma base forte — de 22,8% de janeiro do ano passado.
O crescimento expressivo no número de passageiros pagantes que viajam pelo Brasil contribui para o cenário. Outro ponto relevante, e não exatamente favorável, é o encarecimento médio de 50% das passagens aéreas, situação que evidencia que consumidor está pagando mais para viajar, e não necessariamente viajando mais. De acordo com a FecomercioSP, outra variação importante em janeiro foi a do grupo de alojamento e alimentação, com elevação de 18,4% no contraponto anual. O faturamento registrado foi de R$ 5,69 bilhões, o melhor para o período desde 2020. No caso dos meios de hospedagem, há, por enquanto, uma recuperação sólida da taxa de ocupação e, ao mesmo tempo, um avanço na tarifa média.
O segmento do transporte terrestre também foi impactado, de forma positiva, pelo período da alta temporada. Com faturamento de R$ 2,7 bilhões no primeiro mês do ano, o crescimento foi de 13% em comparação ao mesmo período de 2022, cenário previsto anteriormente pela FecomercioSP, diante da natural recuperação pós-pandemia e do efeito de substituição do transporte aéreo, que ficou mais caro. O setor de locação de veículos, agências e operadoras de turismo cresceu 9,8%, faturando R$ 2,64 bilhões. Isso aconteceu porque o início do ano é marcado por alta demanda das empresas que alugam veículos, e o preço acompanha a dinâmica.
As atividades culturais, recreativas e esportivas registram crescimento de 14,6% e faturaram R$ 1,34 bilhão. E, por fim, o transporte aquaviário, apresentou variação anual de 13,4%. No entanto, o faturamento de R$ 47,2 milhões é o menor para o levantamento, o que gera um efeito praticamente nulo para o desempenho geral. De acordo com a Federação, o cenário do turismo nacional é resultado da reabertura completa da economia, da melhora gradual da renda familiar e da retomada dos investimentos no setor (que ampliou a oferta), entre outros aspectos. Contudo, apesar do resultado positivo, é preciso entender que parte do aumento da receita é proveniente da elevação do custo para empresários e consumidores. Além disso, as perspectivas diante do atual desgoverno e seus escândalos, não são nenhum pouco favoráveis. Estamos em um verdadeiro “salve-se quem puder”.
DEGUSTA CAMBORIÚ
Camboriú já provou sua relação e habilidade com a gastronomia. É grande a expectativa para mais um evento que reunirá muitos sabores em pratos deliciosos, ingredientes locais e um novo formato para reunir a população. O festival é realizado pela Prefeitura de Camboriú e pelo Sebrae, entre 3 a 7 de maio, período em que a cidade viverá a segunda edição do Degusta Camboriú, desta vez chamado de Degusta na Vila Gastronômica porque inova na recepção do público. Será em um espaço especialmente montado no estacionamento e jardim do Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro da cidade. Essa edição conta com a participação de oito restaurantes e entrada gratuita. Nesta edição, os estabelecimentos estarão todos reunidos em um único espaço, o que vai proporcionar aos visitantes poder experimentar mais de um prato no mesmo dia. a intenção do Degusta é valorizar a gastronomia da cidade além de fomentar e fortalecer a economia.
Os estabelecimentos, que novamente se inscreveram para participar, passaram por uma curadoria de chefs renomados para que seus pratos fossem diferentes, inovadores e usassem ingredientes locais. Os participantes apresentarão menus que incluem frutos do mar, hambúrgueres artesanais, lanches gourmet, risotos e massas, doces e sobremesas, cafés, drinks e cerveja artesanal. Estarão participando do Degusta na Vila Gastronômica: GlasHaus; Sabor Caramelo Confeitaria; Paróquia do Divino Espírito Santo; Gravy Carbe Burger BBQ; Restaurante Vô Ivo; Buffalo Bill; Richard’s Sushi; Momentos Lanches; Faroeste Cervejaria; Degusta Drinks.
CAPACITAÇÕES BNT MERCOSUL
A BNT Mercosul 2023 acontecerá entre os próximos dias 5 e 6 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. O evento já é reconhecido por suas tradicionais Salas de Capacitação, que oferecem workshops, palestras e apresentações desenvolvidas exclusivamente para a BNT. É neste momento que os principais destinos turísticos do Brasil conversam diretamente com os agentes, os vendedores de ponta que terão contato com o consumidor final. A capacitação foi idealizada e criada pela BNT Mercosul, que se tornou tendência em outros eventos do turismo. O idealizador do evento, Geninho Goes afirma a importância dos eventos presenciais para o trade. “Além da promoção nos estandes realizadas pelas marcas e destinos, as capacitações são o ponto alto da BNT para os expositores. Eles desenvolvem materiais que só serão apresentados nestes dias de evento, e não estão disponíveis em nenhum outro lugar, seja presencial ou online”.
As capacitações já possuem nomes confirmados, como Blumenau, Costa Verde & Mar, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco/Ipojuca, Porto Seguro e Rio Grande do Sul. “Trazer tantas marcas realizando Capacitações para os agentes na BNT, em sua nova casa, é uma conquista muito grande para o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Isto demonstra não apenas que o setor retoma seu crescimento, mas também que os participantes reconhecem o trabalho do Convention com o organizador oficial, ficamos muito felizes!”, comemora Andrezza M. Negrini, presidente do BC Convention. O evento, ao lado de parceiros, organiza grupos de famtours em diversos estados do Brasil, e alguns países do Mercosul para trazer uma grande quantidade de agentes de viagens para o evento. Esta iniciativa oferece uma segurança ao expositor, pois ele tem certeza de que no momento da sua apresentação, há grupos de agentes agendados. Isto valoriza o trabalho de ambos, impulsiona e profissionaliza o trade como um todo.
Além disso, a BNT garante a presença de um público qualificado. São aprovados apenas agentes com Cadastur atualizado, que funcionam como multiplicadores, já que a presença destes profissionais na capacitação vai proporcionar novas vendas e o lançamento de novos pacotes. As inscrições para a 29ª BNT Mercosul podem ser realizadas AQUI ou através do perfil do Instagram @bntmercosul. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as participações especiais de Blumenau, Costa Verde & Mar, Gruppe Tecnologia, Ipojuca, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Oceanic Aquarium, Pará, Pernambuco, Porto Seguro, Rio Grande do Sul, Sebrae Foz Santa Catarina, Secretaria de Estado do Turismo.
TEMPORADA DE RODEIOS
É tempo de Rodeio nos Praianos. Atrações artísticas, culturais e provas campeiras integram os nove dias de programação do 50º Rodeio Nacional e 16º Rodeio Internacional. O CTG Os Praianos, está localizado em São José/SC, da Grande florianópolis e realizará entre os dias 29 de abril a 7 de maio, o 50º Rodeio Nacional e 16º Rodeio Internacional. Neste ano, serão mais de R$ 120mil em prêmios aos vencedores das provas campeiras, mais de R$20mil para os campeões do Rodeio Cultural, além de prêmios e troféus. O objetivo do evento é integrar a comunidade à cultura, artes e tradições da vida campeira, fazer com que conheçam além da lida do campo, o laço, a dança tradicionalista, a gastronomia típica, a música, o canto, e muito outras tradições típicas gaúchas.
Segundo a comissão organizadora, a expectativa é de reunir um público de 25 mil pessoas durante os nove dias do evento. No 50º Rodeio Nacional e 16º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos, haverá peões vindos de diferentes partes do Brasil e até mesmo de outros países. No tradicional acampamento, em uma área de 12 hectares, será recebido publico das mais diversas cidades de Santa Catarina, outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Acre e outros países como Argentina, Uruguai e Paraguai. São peões e prendas trazendo sua experiência e habilidades para competir nas emocionantes provas campeiras e artísticas. Será uma verdadeira festa da diversidade cultural, com as tradições de diversos estados e nações se encontrando em um único lugar.
Além das provas campeiras e competições artísticas, o evento contará com exposição multissetorial, parque de diversões, muitos shows e os tradicionais bailes, danças tradicionalistas e outras atividades que fazem parte da rotina e tradição gaúcha. À disposição dos visitantes terá também uma ampla oferta gastronômica, tanto na praça de alimentação quanto nos diversos quiosques e barracas distribuídas pelo parque com comidas típicas, churrascos, pizzas, pastéis, churros, e uma série imensa de guloseimas. Duas churrascarias também terão serviços completos ao longo de todo rodeio.
25 ATRAÇÕES MUSICAIS
25 atrações musicais irão embalar os shows e bailes nos Praianos. Na área cultural, o 50º Rodeio Nacional e 16º Rodeio Internacional terção uma agenda repleta de shows e bailes para a diversão para todos. Esta edição do Rodeio conta com três atrações diferenciadas. O show de humor do Paulinho Mixaria, bem como, a apresentação especial da Companhia Iptassu Horse (Marcos, seu cavalo adestrado e seu cão Border Collie) vindo diretamente de Minas Gerais e pela primeira vez no Sul do Brasil. O show latino-americano de Dante Ramon Ledesma é a terceira grande atração. Entre os artistas e grupos que sobem nos palcos do rodeio, Paulinho Mocelin, Grupo Galopaço, Boteco do Padre, Grupo Saragaço, Grupo Baita Baile, Grupo Arrasta Fole, Sorriso Lindo, Chão Batido, Tchê Farrapos e muito mais. Confira a programação completa AQUI.
Leia ainda: Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
No Brasil, isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas
Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022
Desejos e sonhos simples fazem parte do imaginário de milhões
A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco
Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso
Turismo junto a natureza é responsável por uma a cada quatro viagens
O estágio de conhecimento científico de que dispomos na atualidade
Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado
Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário