EXPO TURISMO PARANÁ
Expo Turismo Paraná recebe as principais entidades do trade regional e nacional. Começa hoje, 15 de junho, aqui em Curitiba, à Expo Turismo Paraná, organizada e promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Por ser realizada na capital do Paraná, a Expo Turismo recebe as principais entidades do Turismo regional e nacional em formato de eventos paralelos, sediando encontros de secretários de turismo, divulgando tendências, acolhendo fóruns e premiações, além de promover uma importante agenda de capacitação profissional voltada para os agentes de viagens.
Trata-se de um evento completo, pois conta com: Feira de negócios e de networking, Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Paraná Turismo; Capacitação para profissionais do trade turístico; Eventos paralelos e rodadas de negócios; Caravanas de agentes de viagens; Atrações para agentes de viagens de Curitiba e região metropolitana; Chancela e participação ativa das principais entidades do Turismo Estadual e Nacional. Em 2023, a Expo Turismo Paraná mantém seu layout aberto, favorável aos contatos, além de receber todos os tamanhos de negócios, praticando valores diferenciados e imbatíveis. Há também o transfer gratuito para participantes do evento, que liga o centro da cidade ao local do evento, com ônibus executivos partindo de diversos pontos estratégicos do centro e seguindo para o evento. No retorno, o ônibus traz os participantes para os mesmos pontos centrais.
EXPECTATIVAS
A ABAV-PR espera que a Expo Turismo supere as marcas de sua edição anterior, que contou com cerca de 1000 marcas presentes (considerando estandes com mais de uma marca e participantes de eventos paralelos), 4389 visitantes, 10 caravanas de agentes de viagens. A Expo Turismo Paraná será realizada no Viasoft Experience (antigo Expo Unimed Curitiba), uma grande estrutura localizada na Universidade Positivo, que compõe o chamado UP Experience. O local é parte indispensável de um ecossistema de eventos e turismo do Estado, construído para ser referência em seu segmento. O espaço é localizado a 15 minutos do centro da cidade e a 25 minutos do Aeroporto Internacional Afonso Pena (via contorno Sul). Para quem vem de carro, o espaço oferece mais de 2 mil vagas de estacionamento e tarifas negociadas para a Expo Turismo Paraná (diárias). Aproveite o maior evento B2B do Turismo do sul do Brasil para fazer negócios! Escolha o tema da sua rodada e preencha o formulário com seus dados AQUI.
FLYBONDI
À Argentina enfrente uma crise sem precedentes com uma inflação na casa dos 100% por conta do atual desgoverno peronista/esquerdopata. Todavia, finalmente, a Flybondi informa que obteve a aprovação parcial do Sirase (Sistema de Importaciones de la República Argentina y Pago de Servicios al Exterior) para gerar pagamentos no exterior, o que permite à aérea cumprir parcialmente o arrendamento da frota atual. Depois de vários dias de trabalho em conjunto com a Anac, os dois aviões que não estão operando por atraso de pagamento retomarão a programação em breve. A companhia informa ainda que aguarda o restante das aprovações pendentes para cumprir com os demais serviços especializados que deve contratar no exterior e que são essenciais para poder operar. “É importante ressaltar que, para evitar nos próximos meses uma situação semelhante à que ocorreu nos últimos dias, o setor aéreo precisa de uma metodologia de homologação mais ágil para poder atender passageiros e fornecedores”, diz em comunicado.
Cabe ressaltar, que a Flybondi contribui diretamente para os indicadores recordes de Turismo que a Argentina vem apresentando, já que os preços dos aéreos da Aerolineas Argentinas beiram o absurdo, sendo mais barato ir para os EUA ou Europa, partindo de SP, do que a Ushuaia, a melhor estação invernal de esqui da América Latina. Uma companhia aérea local é, também e principalmente, um ator social e econômico que impulsiona o desenvolvimento das economias regionais, que gera empregos diretos e indiretos e que expande a rede de transportes, impulsionando a atividade econômica. Além disso, o baixo custo democratiza o acesso ao avião, gerando inclusão e oportunidades. A low cost conta atualmente com 12 aeronaves e 1,3 mil funcionários diretos e gera mais de 21 mil empregos indiretos. Possui 21% de participação no mercado doméstico e13% no mercado Argentina-Brasil por meio de suas rotas que ligam os dois países, transportando mais de 300 mil passageiros por mês. Segundo o plano de crescimento e investimentos da companhia aérea, a meta é atingir uma frota de até 20 aeronaves até 2023, adicionar pelo menos seis novas rotas nacionais e internacionais e gerar mais de 600 novos empregos.
LATAM
Em breve a @latam vai cobrar pelo ar que respiramos a bordo. Hoje, ao compramos uma passagem supostamente mais barata (ligth), não temos direito nem ao check in e nem a marcação de assentos que, segundo a tarifa e completamente automático. Sequer conseguimos os bilhetes via aplicativo ou via WEB. A bordo aquela fartura, UMA bolachinha e um copo d’água. Se não é o pessoal de terra (balcões de check in), estamos completamente ferrados. Por conta dessas e outras, a LATAM extremamente muquirana, foi obrigada pelo tribunal chileno, a suspender a suspender cobrança de taxas no GDS uma vez que à Associação de empresas de Turismo relata conduta discriminatória diante do tradicional sistema de vendas A resolução determina que a companhia aérea deve: (i) anular a cobrança de tarifa de recuperação de custos de distribuição (TRCD) e (ii) proibir a imposição de restrições injustificadas ao inventário disponível nas plataformas GDS.
AGÊNCIAS DE VIAGENS
A Achet, por sua vez, afirma que o novo sistema de vendas obriga as agências de viagens a adquirir passagens por um preço mais caro. Ou seja, se compram os bilhetes aéreos por meio da nova plataforma tecnológica, devem pagar a tarifa de uso. No caso de continuarem utilizando o sistema tradicional, são multadas, e se optam por ir diretamente ao site da companhia aérea não há benefícios, porque são consideradas como um passageiro regular. Ainda que a princípio o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile tenha recusado a medida, aceitou-a depois de acolher um recurso de reintegração feito pela Achet. De acordo com a associação, às agências de viagens “não EXISTE nenhuma possibilidade de sobreviver no mercado durante o tempo que demora a tramitação do julgamento, até obter um pronunciamento final que as ampare”.
NATÁLIA PISONI & MERCADOS INTERNACIONAIS
A caríssima amiga de longos anos e competente profissional, Natália Pisoni, da Inprotur Argentina, acabou de ser promovida de Coordenadora para o Brasil, Natália Pisoni, a Coordenadora Geral de Mercados Internacionais. A executiva agora supervisionará todos os mercados de países onde o Inprotur atua. Em seu lugar assume Marcela Cuesta, principal interface para o trade brasileiro quando o assunto é Argentina. Ambas são bem conhecidas do trade brasileiro. Natália afirma que: “Eu não deixarei o Brasil totalmente”, uma fã declarada de nosso país. “Até porque o Brasil é o principal mercado emissor de visitantes para a Argentina, e continuarei supervisionando e coordenando o time daqui. Além disso, virei para feiras como WTM e outros encontros importantes.”
NA CORDA BAMBA
Eu cantei essa bola eu cantei lá em foz do Iguaçu durante um evento de turismo que ela não permaneceria no cargo, tanto que o União Brasil já recebeu aval do nove dedos para trocar o comando do Ministério do Turismo. É o que aponta o Poder360. De acordo com o portal, a atual comandante da pasta, Daniela Carneiro, será substituída por Celso Sabino (União Brasil-PA), que também não sabe nada da pasta. Típico do atual desgoverno. A publicação ainda aponta que Daniela Carneiro é considera distante da bancada do partido e move, junto a outros cinco deputados do Rio, processo para mudar de partido sem perder o mandato. A nota ainda informar que nenhum convite foi feito, mas há expectativa de que nesta semana esse convite seja formalizado ou alguma mudança de rota seja anunciada. Eu sentado na primeira fila da abertura oficial do evento em Foz do Iguaçu, quando pediram para um repórter sair daquele local pois estava chegando uma autoridade. Eis que de repente chega a “otoridade” José de Abreu e senta ao meu lado. Eu, sem estar disposto a levar uma cuspida, levantei, saí de perto, e fiquei em pé.
OKTOBERFEST & CVC
Mais de 1,3 mil participantes na Convenção da CVC foram recebidos no Parque Vila Germânica, em Blumenau, para vivenciar um pouco do clima da maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest Blumenau. Na oportunidade, a CVC também foi anunciada como operadora de turismo oficial da festa, que nesse ano acontece entre os dias 4 e 22 de outubro. A Oktoberfest Blumenau 2023 espera atrair 700 mil turistas em 19 dias de festa, incluindo mais de 80 bandas nacionais e três shows internacionais confirmados até o momento, além de apresentações de grupos folclóricos e muitas outras atrações. A festa é considerada a segunda maior celebração alemã do mundo, atrás apenas da realizada em Munique, na Alemanha. Para quem quiser aproveitar, a CVC já comercializa ingressos e outros serviços para a atração.
Entre as opções formatadas pela CVC especialmente para a festa, além da venda de ingressos, há opção de adquirir passagem aérea, hospedagem e outros serviços, como transporte de ida e volta ao evento, e transfer de chegada e saída dos aeroportos de Navegantes, Florianópolis e Joinville para hotéis em Blumenau, para quem quer estar na própria cidade do evento, e também em Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí. Os ingressos e demais serviços para a edição 2023 estão à venda nas lojas e agências autorizadas da CVC de todo o Brasil. Além de música típica, desfiles, shows e gastronomia, a festa é cada vez mais reconhecida pelas ações em prol da diversidade, inclusão e sustentabilidade. Em termos de acessibilidade, a festa é acessível para pessoas com deficiência, com mesas e caixas adaptados e rampa de acesso, além de mapas táteis e audiodescrição dos desfiles oficiais para pessoas com deficiência visual. Para também incluir pessoas da Melhor Idade, a festa tem tarde gratuita para o público 60+, que já chegou a reunir mais de 13 mil participantes.
No viés social, alunos da rede pública de ensino local e da APAE têm gratuidade no Parque de Diversões em datas programadas. Já em relação à responsabilidade socioambiental, 100% dos resíduos da Oktoberfest 2022 foram reaproveitados para produção de CDR – Combustível Derivado de Resíduos. A organização do evento também recolhe 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação, para destinação correta, e tem compromisso com o plantio de árvores, tendo plantado 4 mil mudas de árvores nativas na última edição. Outra missão do projeto de sustentabilidade da festa foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019.
Leia ainda: Mais pessoal, horas extras e ampliação no prazo para renovação de vistos
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
18ª Edição do Festival das Cataratas supera todas as expectativas
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Começa em Foz do Iguaçu uma das principais feiras de turismo do Brasil
Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho
Vistos – EUA implementam novas medidas para redução nas filas
Roteiro Turístico Caminhos da Neve sancionado depois de 33 anos
CVC realiza em Santa Catarina maior convenção de vendas
O ser humano, após perder o endereço de Deus, perdeu o de si mesmo
O turismo de fato é prioritário, gerador de empregos e rendas
Do casarão familiar ao recanto de famílias: a história do Fazzenda Park Hotel
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário