FESTIVAL DAS CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS
Festival encerrou sua 18º edição em Foz do Iguaçu (PR), com saldo positivo e superando expectativas
18ª Edição do Festival das Cataratas supera todas as expectativas. De fato, quando se tem o trade de turismo local apoiando, quando se investe maciçamente em mídias sociais e em jornalistas especialistas em turismo, quando se trabalha ininterruptamente, pode-se inclusive realizar duas feiras de turismo por ano, fato que aconteceu com o presente festival, quando o penúltimo foi realizado em dezembro/22 e outro agora em junho/23. Não é à toa que é considerado um dos melhores festivais de turismo e o que melhor recebe jornalistas especialistas em turismo. Não basta UNICAMENTE mandar releases, ou se é parceiro ou não é. Nada de influenciadores, cujo foco são eles mesmos. Portanto, o Festival encerrou sua 18º edição em Foz do Iguaçu (PR), com um saldo positivo que superou as expectativas dos organizadores. Além de reunir mais de 8,2 mil pessoas e apresentar o que há de melhor em produtos e serviços relacionados ao turismo, o evento também foi palco de discussões estratégicas para o desenvolvimento do setor.
Com a presença política significativa de dois ministros do Turismo (Daniela Carneiro, do Brasil e Sofía Montiel de Afara, do Paraguai), juntamente com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, o sucesso do Festival das Cataratas ultrapassou as barreiras do evento, beneficiando o destino. Na mesma semana, marcou o início das obras do Aqua Foz, um novo atrativo da região, que será construído com investimento privado na ordem de R$ 100 milhões e com a estimativa de gerar entre 250 e 300 empregos diretos. Além disso, também foi lançado o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor de Turismo, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de startups que apresentem soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelo turismo brasileiro. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Embratur e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Segundo o idealizador do evento, Paulo Angeli: “Este foi o maior Festival das Cataratas de todos os tempos. Os expositores saíram satisfeitos e os agentes de viagens presentes eram altamente qualificados, com destaque para um grande público de argentinos e paraguaios. Isso fortaleceu ainda mais nossas ações”, destaca. Angeli também ressaltou que o compromisso em buscar soluções tecnológicas para o turismo foi fortalecido ainda mais através das ações desenvolvidas pelo Festival em parceria com a Itaipu, o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) e outras entidades da região que compartilham o mesmo propósito. A próxima edição do Festival das Cataratas já está confirmada para os dias 5, 6 e 7 de junho de 2024. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC, Fecomércio PR e Sebrae, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.
AQUAFOZ
Para construir o AquaFoz, o Grupo Cataratas conta com o suporte técnico do zootecnista e diretor técnico do Grupo Cataratas, Marcos Traad, do gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco e da gerente de Sustentabilidade, Talita Uzeda. O projeto conta ainda com a assessoria do Estúdio Cosestudi, escritório de arquitetura que já atuou com importantes aquários no mundo como: Oceanário de Lisboa (Portugal), Aquário de Genova (Itália), Aquário de Cingapura (Cingapura), Tennessee Aquarium e Aquário Baltimore (Estados Unidos). Com um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água e com cerca de 400 espécies de peixes de diversos ecossistemas, grande parte provenientes dos rios paranaenses, o Paraná e o Iguaçu, o AquaFoz dará ao público a oportunidade de desfrutar de uma experiência imersiva, educativa e prazerosa. Atuando também como centro de conservação dos ecossistemas regionais, apoiado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação, com a missão de conduzir importantes pesquisas sobre ecologia alimentar e reprodutiva, distribuição geográfica, conservação e coibição de espécies exóticas. Estes projetos serão patrocinados e realizados em parceria com institutos de pesquisas, universidades brasileiras e internacionais.
O Grupo Cataratas é a principal empresa de turismo sustentável do Brasil, com cerca de cinco milhões de visitantes anuais. Iniciou sua operação em 1999, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), para realizar a gestão de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas. Também opera a concessionária EcoNoronha, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, a Paineiras Corcovado (vans oficiais que fazem o transporte até o Alto Corcovado no Parque Nacional da Tijuca), o Aquário Marinho do Rio de Janeiro e o BioParque do Rio. Eleita por três vezes a empresa mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil pela Revista Exame, o Grupo Cataratas tem por missão gerar impacto positivo por meio de experiências transformadoras, ressignificando a relação das pessoas com a natureza para gerar uma consciência de conservação.
CRESCIMENTO DA VISITAÇÃO TURÍSTICA
Falando nisso, seguindo a tendência de abril, o Parque Nacional do Iguaçu tem novamente o melhor registro mensal da história. Assim como o mês anterior, maio de 2023 foi o maior de todos os tempos, com 114.634 visitantes, superando o mesmo mês de 2019, melhor ano de visitação da história e anterior à pandemia, com 108.178 pessoas. A visitação foi 45% maior que no mesmo mês de maio em 2022, que recebeu 78.724 visitantes. O número total de público também superou os últimos anos afetados pela pandemia: 2021 com 24.632 turistas e 2020 suspenso por conta das medidas sanitárias para contenção do coronavírus. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, de janeiro a maio de 2023, o parque recebeu 731.264 pessoas. O número é 55% maior que o do mesmo período do ano passado (2022) e também superior aos outros anos afetados pela pandemia. A visitação representa 93% do total do quinquemestre de 2019.
No mês de maio de 2023, a unidade de conservação recebeu 94 nacionalidades. A lista dos países que mais visitaram é: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Chile, Peru, Espanha, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Inglaterra, México, Bolívia e Canadá. Urbia Cataratas S.A. – Juntas, as duas principais concessionárias de parques nacionais do país formaram a Urbia Cataratas S.A., somando experiência em gestão, grandes projetos de engenharia, além da expertise em educação ambiental e sustentabilidade. A concessionária do Parque Nacional do Iguaçu está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais para encantar ainda mais os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e promover o desenvolvimento econômico da região. O visitante que tiver dúvidas e desejar saber outras informações sobre a visita turística pode entrar em contato pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp: +55 45 3521 4438.
CONECTA IGU
A Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI – Brasil) lançaram nesta quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu (PR), o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo. A ação foi desenvolvida pelo PTI e pela EmbraturLAB, braço de inovação da agência, com o objetivo de acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro, fornecendo condições para o seu desenvolvimento e implantação. Os dois desafios propostos no edital do programa são: simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos, visando facilitar a visitação de estrangeiros ao Brasil; e a criação de indicadores sobre o fluxo de turistas, permitindo a compreensão do comportamento dos visitantes e a identificação de oportunidades de crescimento. A cerimônia, realizada no Edifício da Produção da Itaipu, teve a participação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e do diretor-superintendente do PTI, Irineu Colombo. De acordo com a ministra, essa iniciativa “Vai ser muito importante para que a gente possa atrair mais turistas [ao Brasil]. E a parceria [do governo federal] com a Itaipu e o PTI é muito forte. Por isso tenho certeza de que será um marco para o turismo brasileiro”.
Marcelo Freixo disse que os dois eixos do programa apresentam gargalos que precisam ser solucionados para incrementar um setor que tem peso econômico importante. Ele citou que, de janeiro a abril deste ano, o Brasil já recebeu 2,7 milhões de turistas, que deixaram no País R$ 10 bilhões. A participação do turismo no PIB, hoje, é de aproximadamente 7,8%. “Então a gente está falando de emprego, de desenvolvimento, e de uma atividade econômica que preserva a natureza, valoriza a cultura e melhora a vida na cidade. O turismo é o grande futuro do Brasil e temos que investir nisso”, salientou. Irineu Colombo lembrou que o PTI, hoje, é responsável pela gestão e operação do turismo da Itaipu, com conhecimento acumulado e ferramentas tecnológicas internas. E destacou o fato de o Conecta IGU ir ao encontro de uma das mais importantes funções do parque, que é criar negócios de base tecnológica. “Temos um ecossistema que gera conhecimento, tecnologia e empresas.” Enio Verri mencionou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro que mais atrai visitantes estrangeiros, atrás somente do Rio de Janeiro. A própria hidrelétrica binacional e as Cataratas do Iguaçu são atrativos conhecidos internacionalmente. “Estamos na ponta do País, mas temos muito a contribuir e queremos contribuir”, afirmou. “Eu entendo que só teremos desenvolvimento com inovação tecnológica. E inovação não é só ideia, é aplicar a ideia para que ela possa ser útil para a vida das pessoas.”
INSCRIÇÕES ABERTAS
Os investimentos previstos no Conecta IGU são de R$ 350 mil, com teto de até R$ 70 mil para cada projeto. As inscrições foram abertas nesta quinta (1º) e podem ser feitas até o dia 17 de junho AQUI. O processo de seleção está divido em três etapas: homologação e avaliação das propostas; pré-aceleração das startups (com orientação, suporte e acompanhamento das 15 mais bem classificadas); e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora (pitch day). Ao final do processo, serão escolhidas até cinco propostas. As startups selecionadas terão incentivos como: acesso a infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI-BR e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI-BR; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros. O prazo para a execução do projeto é de até seis meses, a contar da data da assinatura do contrato. Durante a cerimônia, também foi assinado um termo de cooperação entre PTI e Embratur e inaugurado o Smart CTI, projeto de transformação do Complexo Turístico Itaipu (CTI) em espaço de testes e validação de novas tecnologias (sandbox). A primeira tecnologia a ser testada será um ônibus de turismo convertido em veículo movido a biometano. O gás utilizado será proveniente da unidade de demonstração do Centro Internacional de Biogás (CIBiogás) instalada na Binacional. Este jornalista cobre o evento a convite do Festival, Visit Iguassu Conventions, Recanto Thermas Cataratas Resort & Convention e com a total garantia da GTA Assistance.
FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU
Como parte da programação paralela do Festival das Cataratas, encerrou na noite desta sexta-feira (2), o 17º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento – que tem patrocínio master da Itaipu Binacional – é considerado o maior do gênero no Brasil e reuniu estudantes, professores e pesquisadores de todo o País. Durante a cerimônia de encerramento, foram divulgados os melhores artigos científicos e resumos expandidos desta edição, destacando-se a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como as instituições responsáveis pelas melhores produções em cada categoria. Os premiados foram: Artigo Científico – 1º lugar: Josy Anne dos Santos Mariano Brito de Almeida (UFF), com “A sociedade do espetáculo na contemporaneidade: análise da relação entre o episódio White Bear da série “Black Mirror” e as ideias de Zygmunt Bauman na obra “Comunidade” à luz dos estudos do turismo; 2º lugar: Raquel dos Santos Vieira (UNESPAR), com “Características comportamentais empreendedoras de estudantes de Turismo da UNESPAR – Campus Campo Mourão (PR).
Na categoria Relato de Experiência, Ludmilla Dias Magro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi a vencedora com a produção da websérie “Cidades Criativas do Brasil”. Além da oportunidade de apresentar seus artigos científicos e resumos expandidos para a academia, os participantes do Fórum puderam assistir a palestras e minicursos, além de realizar visitas técnicas no destino. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu conta com patrocínio da Itaipu Binacional e é promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur) juntamente com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
ALTA TECNOLOGIA & NATUREZA
A população de Foz do Iguaçu teve a oportunidade de conhecer, nesta última segunda-feira, dia 5 de junho, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, mais detalhes sobre o futuro Ecoparque Itaipu. Projetado dentro do conceito inovador 5.0, o parque urbano será construído num terreno de 114 hectares ao largo do Arroio Jupira, na Vila A, uma das áreas mais importantes de Foz do Iguaçu, por sua importância ecológica, histórica e ambiental. O conceito 5.0 coloca o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica e tem como principais pilares os avanços em qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade. Na prática, o Ecoparque vai utilizar várias tecnologias avançadas aliadas a soluções baseadas na natureza, para proporcionar uma experiência única ao visitante.
Os detalhes do futuro parque foram apresentados numa sessão on-line em que foram mostradas duas das três propostas finalistas do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovido pela Itaipu Binacional e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. O escritório Mendes e Prevedello, de Curitiba, ficou em primeiro lugar. Em segundo, ficou o escritório Figueroa Arquitetura e Urbanismo, de São Paulo, e em terceiro a Junge e Belli Arquitetura, de Santa Catarina. A apresentação fez parte da programação especial da Itaipu Binacional em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data que foi destacada pelo superintendente de Gestão Ambiental de Itaipu, Wilson Zonin. Segundo ele, o Ecoparque é trabalhado num conceito sistêmico muito importante, pois alia cultura, saúde e lazer, numa significativa área verde para uso da sociedade. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”
GUILHERME PAULUS & CVC
A CVC Corp estaria em processo de negociação para a venda de ações a Guilherme Paulus, fundador e ex-proprietário da operadora, que pode gerar uma injeção de capital de R$ 300 milhões. Em nota divulgada aos investidores, na última sexta-feira (2), a empresa confirmou que está em conversas com potenciais investidores estratégicos, cujo Paulus está incluído, em uma operação que pode ocorrer diante das obrigações da companhia com a reestruturação de sua dívida. Apesar disso, a CVC esclarece que nada está confirmado até o momento. “No âmbito de avaliação desta potencial oferta pública, a companhia está conduzindo conversas com potenciais investidores estratégicos”, afirmou a CVC. A empresa pontuou que não há, até o momento, nenhum acordo vinculante com nenhum investidor. “A Companhia reforça o seu compromisso com a ampla transparência de suas ações e informa que manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer atualizações relevantes em relação a esse assunto”, diz a nota.
TRÁFEGO AÉREO
A Associação Internacional de Transporte Aéreo divulgou os resultados operacionais referentes ao mês de abril. O tráfego total aumentou 45,8% no mês passado, em comparação com abril de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 90,5% dos níveis pré-pandemia. A taxa de ocupação do setor foi de 81,3%, apenas 1,8% abaixo do nível pré-pandemia. Já o tráfego doméstico de abril de 2023 aumentou 42,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo agora recuperação total com aumento de 2,9% em relação a abril de 2019. O tráfego internacional, por sua vez, aumentou 48% em relação a abril de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados novamente pelas operadoras da região da Ásia Pacífico. Já aqui no Brasil e América Latina as companhias apresentaram aumento de apenas 25,8% no tráfego de abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A taxa e ocupação continua caindo atingindo 83,1%. Não tem como crescer aqui no Brasil com os preços das passagens, cobrança no despacho de bagagens, cobrança para fazer check in e marcação de assentos. Absurdamente a LATAM faz isso caso você compre uma passagem supostamente barata pela tabela deles, que é a passagem ligth, onde, não duvide, você terá que voar em pé. Com o bilhete ligth até teu check in e marcação de assentos automática é por conta da @latam que irão nos colocar qualquer dia sentados no banheiro. Ir de carro ou de ônibus é mais barato e muitas vezes, mais rápido por conta das conexões até seu destino.
TURISMO BRASILEIRO
Por outro lado, o turismo rodoviário segue em alto e criando cada vez mais empregos. Para se ter uma ideia, nosso turismo gerou mais de 18,5 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril. A informação é do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre os segmentos que mais geraram empregos no período, aparecem o de “Alojamento e Alimentação”, com mais de 9,1 mil vagas e o “Transporte Rodoviário de Passageiros”, com cerca de 3 mil novos postos. O impulso dado pelo governo anterior poderá literalmente “morrer na praia” com a total falta de confiança no atual desgoverno que não passa de promessas vazias e criação de escândalos. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o Turismo gerou cerca de 70 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. O total representa cerca de 16% do total registrado por todo o setor de serviços, o qual o turismo está incluído, e próximo a 10% da quantidade de empregos gerados por todos os setores econômicos do país. Lancem os dados porque não sabemos até quando.
B2B NA EXPO TURISMO PARANÁ
Projetos e ações que se destacaram no ano que passou no turismo são o foco das apresentações durante o B2B da Expo Turismo Paraná. Entre muito networking, novas alianças comerciais e capacitações, vale parar um instante na sala dedicada à Escola de Turismo na Expo Paraná Turismo para conhecer e aprender com cases de sucesso do setor. Em parceria com o Senac PR, a Escola de Turismo (projeto do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – IMT) vai seguir o sucesso do ano passado no evento e mostrar grandes ideias que deram certo. A proposta vai inspirar empreendedores e valorizar aqueles que se destacaram. Será apresentado, por exemplo, o projeto “Conexão DTI”, coordenada por Wellington Medeiros do Sebrae/PR. O Observatório de Turismo do Paraná, da Universidade Federal do Paraná, também terá seu momento, com a fala dos professores Juliana Medaglia e Carlos Eduardo Silveira.
Os atrativos turísticos não ficam de fora e Morretes mostra seus atrativos turísticos, por meio da Secretária de Turismo do município, Patrícia Assis. Entre os destaques estão Culture Pop, do Shinobis Spirit, com Rogerio Ramos; o tour de Boteco, com Carol Moreno. As parcerias também estarão contempladas com a fala de Thiago Rodrigo Paes (canal Paes pelo Mundo) que traz o tema “Como fazer parcerias relevantes no turismo”. A gastronomia terá espaço, com três temas: Cafeterias Escola Senac Curitiba, com o case de sucesso de David Mafra; as cafeterias de Curitiba como atrativo turístico, com foco nos estabelecimentos que focam no café especial e trazem coffeelovers e empresários para a cidade, com o professor Zeca. Temas de panorama de mercado e tendências também terão vez com o tema “Evolução no turismo”, com Marcos Tonet; e “Turismo de experiência e vivências”, com Leandro Fernandes. No dia 16, pela manhã, haverá também uma aula dentro de um ônibus que vai percorrer os atrativos turísticos de Curitiba. Trata-se do curso “Demonstração Turismo na Prática”, com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis aqui AQUI. As vagas de todas as ações são limitadas.
ESCOLA DE TURISMO
Por iniciativa da Prefeitura de Curitiba, coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo, a Escola de Turismo foi criada em 27 de setembro de 2021, no Dia Mundial do Turismo. Sua missão é formar uma base de profissionais qualificada, experiente e motivada para atender às necessidades do mercado de turismo da cidade. Assim, além de benefícios econômicos e sociais, Curitiba aumenta a sua competitividade como Destino Turístico Inteligente (DTI) e se torna um polo de capacitação para o turismo para todo o país. São oferecidas capacitações em diferentes formatos e temas: palestras, eventos, cursos e oficinas gratuitos nas áreas de agenciamento, eventos, gastronomia, gestão de empresas, hotelaria, lazer e recreação, planejamento turístico e transportes. A Escola de Turismo de Curitiba já qualificou 2440 profissionais de diversos segmentos, entre guias de turismo, bares e restaurantes, hotéis, agências de viagens e profissionais dos setores públicos de Curitiba. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
EXPO TURISMO PARANÁ
É um evento de grande importância para o setor do turismo, proporcionando oportunidades de aprendizado e networking para os agentes de viagens, imprensa e demais profissionais do setor. Os treinamentos especializados e as palestras abrangendo diversos destinos e temas permitem que os visitantes possam ampliar seus conhecimentos, se atualizem sobre as tendências do mercado e ofereçam aos seus clientes experiências turísticas únicas e memoráveis. Saiba mais: www.expoturismoparana.com.br. Para participar da Expo Turismo Paraná como visitante é preciso ser profissional atuante do trade turístico. O evento é exclusivo para profissionais da área e não são permitidos menores de 16 anos, no evento, nem mesmo acompanhados dos pais. A entrada é franca e o credenciamento é feito mediante preenchimento de cadastro on-line até a véspera do evento.
BELLA DA SEMANA – MAYARA SALFER
Na cama com Mayara Salfer… omo uma boa mulher do signo de leão, Mayara Salfer adora se exibir! Exalando confiança, e sedução, ela sabe muito bem o que quer. Com seus lábios carnudos, seios perfeitos, rostinho de menina e um corpo monumental, agora a ninfeta retorna convidando você para ir com ela para a cama. Aceita esse convite? O ensaio completo com Mayara Salfer nua vai ao ar nesta quarta-feira (07). Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui. O ensaio completo com Mayara Salfer nua vai ao ar nesta quarta-feira (07). Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui.
Leia ainda: Começa em Foz do Iguaçu uma das principais feiras de turismo do Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho
Vistos – EUA implementam novas medidas para redução nas filas
Roteiro Turístico Caminhos da Neve sancionado depois de 33 anos
CVC realiza em Santa Catarina maior convenção de vendas
O ser humano, após perder o endereço de Deus, perdeu o de si mesmo
O turismo de fato é prioritário, gerador de empregos e rendas
Do casarão familiar ao recanto de famílias: a história do Fazzenda Park Hotel
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário