A presença de turistas brasileiros no exterior é recorde novamente
BRASILEIROS NO EXTERIOR
A presença de turistas brasileiros no exterior é recorde novamente - Algarve/Portugal/Divulgação
De fato o brasileiro está viajando e aproveitando o seu próprio país dentro da sua própria região (seu estado os estados muito próximos em viagens mais curtas, economizando ao não comprar passagens aéreas com preços absurdos aqui no Brasil e permanecendo mais tempo no destino escolhido em viagens para o exterior. Dessa forma, continua batendo recordes em viagens para fora. Tanto que a movimentação de passageiros no mercado internacional foi de 2,04 milhões de passageiros em fevereiro, o melhor resultado internacional para o mês desde o início da série histórica do relatório de demanda e oferta, inaugurada em 2000. A movimentação também representa um aumento de 28,7% em relação aos números registrados em 2023. Se trata ainda da primeira vez desde o início da série em que a movimentação de passageiros internacionais no mês de fevereiro supera os 2 milhões.
DEMANDA INTERNACIONAL
Quanto à demanda internacional, aferida em passageiros por quilômetro (RPK), houve um aumento de 23% em comparação a fevereiro de 2023, enquanto a oferta por assentos, mensurada em assentos por quilômetro ofertados (ASK), experimentou um crescimento de 19,8%. Todos estes dados estão disponíveis na mais recente atualização do relatório de demanda e oferta publicado mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já o mercado doméstico em fevereiro, num universo de mais de 220 milhões de brasileiros, foram movimentados no mês apenas 6,8 milhões de passageiros, 2,8% a mais que o registrado em fevereiro de 2023. A demanda doméstica teve um aumento de 3,9%, enquanto a oferta por assentos cresceu 6,1% no mesmo período. O Brasileiro levantou voo porque aproveitou as promoções de ocasião ou comprou com muita antecedência.
REDUÇÃO DE IMPOSTOS FAVORECEM TURISMO
Falando nisso e de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), o turismo internacional crescerá 15% em 2024 em relação ao ano passado. A previsão também indica que 2024 ultrapassará os níveis de 2019 em 2%. Após o turismo internacional terminar 2023 a 88% dos níveis pré-pandêmicos, com cerca de 1,3 bilhão de chegadas internacionais, a OMT enxerga 2024 como ano de recuperação plena pós pandemia. Os brasileiros que gastarem em moeda estrangeira fora do Brasil terão uma cobrança menor esse ano, pois o imposto sobre operações financeiras (IOF) no crédito para a conversão da moeda estrangeira diminuiu: de 5,38% foi para 4,38%. A redução do IOF entrou em vigor em 2022, ele é reduzido em um ponto percentual a cada ano e deve ser extinto até 2028. O IOF sobre o papel moeda continua em 1,1% e deve ser zerado também até a mesma data. As compras internacionais em cartão de crédito, seja para quem está em outro país ou para quem compra pela internet do Brasil, usam esse imposto menor. Segundo especialistas da Western Union, empresa de serviços globais de pagamento e remessas internacionais, essa redução do IOF é positiva, pois poderá incentivar o gasto do exterior e o poder de aquisição do brasileiro já que a redução faz parte plano do governo para zerar IOF até 2028.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
O Ministério do Turismo alertou que exatos 1.013 municípios precisam atualizar o cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro entre os meses de março e abril. Os cadastros não renovados após o prazo estipulado serão automaticamente excluídos. O recadastramento é obrigatório e, desde 2023, a plataforma está disponível para a renovação e até mesmo para o cadastro de novas cidades. Para auxiliar os municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros. A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios previamente estabelecidos. Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo. A Pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, o cadastramento terá validade por 01 (um) ano. AQUI os gestores têm acesso, podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.
MAPA DO TURISMO CATARINENSE
Falando nisso; alô, Municípios de Santa Catarina! O prazo para renovar o status como Município Turístico dentro do Mapa do Turismo, programa de regionalização instituído pelo Mtur, está chegando! A renovação é essencial para que os municípios catarinenses continuem no Mapa e aptos a receberem investimentos públicos para incentivar o turismo na região. A Secretaria de Turismo de Santa Catarina, incentiva que os municípios renovem os seus cadastros o quanto antes para que continuem no Mapa do Turismo e incentivem o turismo no estado catarinense.
ÔNIBUS ELÉTRICO EM ITAIPU
A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, está realizando test-drive de um ônibus elétrico em março. O veículo elétrico é uma das alternativas para proporcionar uma locomoção mais silenciosa e harmônica, garantindo a ausência total de emissões de poluição atmosférica e sonora. O test-drive teve início no dia 8 de março, com a presença de toda a diretoria da Urbia Cataratas. O veículo inovador é o Azure A12, da TEVX Higer, que é referência em tecnologia no mercado de ônibus elétricos e na promoção de soluções de mobilidade sustentável. Os testes serão realizados durante todo o mês de março no transporte de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que pode aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação. A direção do ônibus é mais leve e tecnológica, a movimentação fica mais confortável, e todos os comandos são sensíveis. Ao dirigir é possível constatar como o ônibus é moderno e prático, sem nenhuma emissão de som, é muito silencioso.
LIMPEZA DO RIO IGUAÇU
A propósito, nesta última sexta-feira, 22 de março, a concessionária Urbia Cataratas, em parceria com o ICMBio, promoveu uma operação de limpeza no Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, em celebração ao Dia Mundial da Água. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos, para garantir a sobrevivência dos ecossistemas, assim como as consequências do descarte inadequado dos resíduos. Para a realização da limpeza do rio, foram utilizados barcos e contou com equipe especializada e voluntários. O Rio Iguaçu, além de formar as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, é um dos principais cursos de água do estado do Paraná. Nasce na região leste da cidade de Curitiba e corre na direção oeste do estado até desaguar nas águas do rio Paraná.
PÁSCOA EM ITAIPU
Falando nisso, o Turismo de Itaipu preparou uma programação especial para os dias do feriadão da Páscoa. De 29 a 31 de março, uma equipe estará no Mirante do Vertedouro das 8h30 às 16h fazendo pinturas faciais na temática de Páscoa. Além disso, os visitantes poderão adquirir produtos de Páscoa no local, por meio de uma parceria com a Pronatu’s, que terá um ponto de venda de kits confeiteiro e outros chocolates, inclusive sem glúten e sem lactose. Devido ao aumento na demanda, o passeio Itaipu Panorâmica terá saídas a cada 20 minutos, a partir das 8h30. Também estão programadas saídas extras dos passeios Itaipu Especial e Itaipu Refúgio Biológico. As Exposições do Ecomuseu, com entrada gratuita, funcionarão das 8h30 às 16h. A Itaipu Iluminada acontece às 19h, na sexta-feira (29) e no sábado (30), com opção de jantar. Mais informações CLIQUE AQUI. A Itaipu, tem 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
GTA – 2.259 AGENTES CAPACITADOS
A GTA – Global Travel Assistance, maior e melhor seguro viagem, segue com seu calendário de capacitações em alta para o ano de 2024. Por meio da Academia GTA, foram promovidos 23 treinamentos nos três primeiros meses do ano, entre presenciais e virtuais, mobilizando 2.250 agentes de viagem. Para manter a constância e alcançar a marca de 10 mil capacitados até dezembro, a GTA convidou 100 profissionais para dois famtours em Olímpia (SP) entre os dias 7 e 15 de março, em parceria com a rede Enjoy. A ação envolveu as cidades mineiras de Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, além de São Paulo. Além de conhecer e aproveitar as instalações do complexo, os participantes foram contemplados com um workshop sobre a cultura do seguro viagem, conduzido pelo diretor comercial da GTA, Gelson Popazoglo; e pelo representante da empresa no interior paulista, Agenor Bertoni. A segunda turma, treinada pelo gerente nacional de vendas, Rogério Esteves, teve a colaboração do executivo de contas Marcio Ataíde.
“Mais do que treinamentos para difundir a cultura do seguro viagem, esses eventos proporcionam uma conexão ainda mais estreita com o trade turístico”, pontua Popazoglo. A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando 34 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. Em resumo, a central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Há 15 anos consecutivos é ganhadora do Prêmio TOP AVIESP, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.
TURISMO EM JOÃO PESSOA
A Capital Paraibana jamais deveria ter perdido um grande festival de turismo nacional que colocou aquele estado no mapa de turismo e que acabou migrando para fortaleza. Mil vezes João Pessoa. Todavia, o turismo na Paraíba apresentou crescimento de 11,1% em 2023, a maior alta entre todos os estados do Nordeste, segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). É muito pouco ainda quando analisado o mês de dezembro, cuja alta foi de míseros 0,1%, em comparação com igual período de 2022. No período, o segmento registrou faturamento superior a R$92,8 milhões no estado. O estudo mostra que o segundo maior crescimento do Nordeste ocorreu no Piauí (9,4%), seguido por Maranhão (9,3%). Entre todos os estados da federação, a Paraíba figura com o quarto maior aumento, atrás apenas de Tocantins (15,7%), Mato Grosso (14,9%) e Paraná (12,4%). De fato, ainda está longe de ser um dos destinos brasileiros mais procurados pelos turistas. Falta investimento no próprio profissional de imprensa (press trips/famturs). Ainda é muito complicado, caro e demorado chegar aquele espetacular destino. Nas feiras de turismo nacionais tenho sempre encontrado o grande profissional Luciano Lapa. Foi-se o tempo da super equipe da Ruth Avelino, que deixou sua marca.
Falta à esse cinematográfico destino uma Secretaria de Turismo atuante e presente, com conhecimento do trade de turismo. Um político técnico de amplo conhecimento da área. Menos fotos abraçado ao lado desse ou daquele e muito mais ação junto a essa fenomenal indústria. Se me fosse fácil, eu viveria naquela fantástica capital. A pesquisa da Fecomércio-SP mostrou também que o Turismo nacional cresceu 7,8% em 2023, somando um faturamento de R$189,4 bilhões. O mês de dezembro significou um incremento de R$ 18,1 bilhões nesse montante, tornando esse o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020. O valor foi 1,1% maior do que o registrado em dezembro do ano anterior. Esse desempenho é puxado por atividades como locação de meios de transporte (alta de 18,3%), que reúne, principalmente, as agências de veículos sem motorista, além de alojamento (17,4%). No caso das atividades de alojamento, o dado corrobora a pesquisa do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), que mostrou um aumento de 4% na procura por hospedagens em hotéis pelo País na comparação com 2022. As companhias aéreas (12,7%), que somaram R$48 bilhões ao longo do ano, um recorde.
TURISMO EM SANTA CATARINA
A Pesquisa de Verão 2023/24 da Fecomércio SC revelou um crescimento significativo no turismo em Santa Catarina. Os resultados, divulgados pela Fecomércio SC no evento dia 19/03, destacaram o perfil dos turistas e o impacto econômico nas cidades costeiras. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, enfatizou a importância desses dados para futuras estratégias no setor. O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, destacou a necessidade de adaptar-se às mudanças no turismo, usando dados para decisões estratégicas. A pesquisa indicou um aumento de 4,7% no número de turistas em excursões e preferências por destinos como Florianópolis e Balneário Camboriú entre estrangeiros. Com a maioria dos visitantes brasileiros (82,7%), os argentinos representaram a maior fatia entre os estrangeiros (11,3%), e os chilenos ampliaram muito sua presença nesta temporada. Esses resultados evidenciam oportunidades de crescimento contínuo e diversificação do turismo em Santa Catarina.Confira o relatório completo do turismo no destino número um do país e que possui o melhor aeroporto do Brasil pelo terceiro ano seguido e um entre os top 5 que mais recebem turistas estrangeiros.
RELATÓRIO PESQUISA
A Federação também se empenhou na apuração de dados para a elaboração do Boletim de Turismo 2023, um documento que visa fornecer um panorama abrangente do setor turístico em Santa Catarina para o ano de 2023. A Fecomércio SC, responsável por unir, orientar, defender e representar as atividades do comércio de bens, serviços e turismo, utiliza uma abordagem baseada em pesquisa para compilar informações precisas. Além dos dados obtidos por meio de pesquisas conduzidas pela entidade, o boletim é enriquecido pela inteligência de dados, que busca informações em várias fontes abertas para complementar o trabalho dos analistas. O objetivo é fornecer suporte para a tomada de decisões, promover investimentos e ajudar os atores do setor turístico a analisar o desenvolvimento de suas regiões e negócios locais. Quer saber mais do seu negócio ou mercado em que atua? Entre em contato com a equipe pelo email: obervatorio@fecomercio-sc.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário