TEMPORADA DE ESQUI NO CHILE
Sem dúvidas, pela facilidade, ponto a ponto, rapidez e preços justos pelas low costs, a temporada de inverno no Chile será fantástica, ao contrário de Ushuaia cujos preços estão abusivos, viagens extremamente demoradas (mais de um dia, obrigando a pernoitar em Buenos Aires na ida e na volta, trocar de aeroportos e pagar um preço absurdo pelos aéreos). Não é à toa que a temporada de neve 2024 no Chile ganhará um grande reforço por parte da SKY Airlines. A empresa, que fechou o ano de 2023 com crescimento de 133% em número de passageiros embarcados, terá 55 voos semanais entre Brasil e Santiago do Chile nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Segundo Franco Chaparro, gerente de Vendas B2B da SKY, com muitíssima razão e sabedoria, “O brasileiro não gosta apenas de praia, mas também de neve. Com esta oferta, creio que iremos contribuir e muito para o tráfego do Brasil para o Chile durante a temporada, que pode ir de meados de junho a setembro”. Destacou ainda a série de montanhas e destinos que recebem os brasileiros para esquiar e curtir a neve, como Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Portillo, mais próximos de Santiago, bem como outros mais ao Sul do país, como Chillán, Corralco, Las Araucarias e Antillanca.
Para atender esta demanda crescente, a SKY terá três voos diários de São Paulo para Santiago; dois voos diários do Rio de Janeiro para a capital chilena; um voo diário de Florianópolis para Santiago; quatro frequências semanais a partir de Salvador; três voos por semana a partir de Porto Alegre; três voos semanais a partir de Brasília; e três voos semanais a partir de Belo Horizonte. O gerente de Vendas da SKY também destacou os voos diários de Guarulhos para Lima. Os 55 voos da SKY para o Chile na temporada de neve 2024 são: São Paulo–Santiago: 21 voos semanais (três diários); Rio de Janeiro–Santiago: 14 voos semanais (dois diários); Florianópolis–Santiago: sete voos semanais (um diário); Salvador–Santiago: quatro voos semanais Porto Alegre–Santiago: três voos semanais; Brasília–Santiago: três voos semanais; Belo Horizonte–Santiago: três voos semanais.
TRANSPORTE AÉREO
Falando nisso, à Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os dados sobre a demanda global de passageiros em janeiro, que indicam um forte início de ano. A demanda total, por exemplo, aumentou 16,6%, enquanto a capacidade total subiu 14,1% e a taxa de ocupação chegou a 79,9% (+1,7 pontos percentuais). A demanda internacional cresceu 20,8%, a capacidade subiu 20,9% e a taxa de ocupação permaneceu em 79,7%, enquanto a demanda doméstica subiu 10,4%, a capacidade +4,6% e a taxa de ocupação +4,2 p.p para 80,2%. As companhias aéreas da América Latina, por exemplo, registraram aumento de 17,9% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 13,2%, elevando a taxa de ocupação em 3,4 pontos percentuais e atingindo 86%, a maior entre as regiões. No caso do Brasil, a demanda cresceu APENAS 0,2%, e a OFERTA RECUOU 1%. Isso fez a taxa de ocupação crescer apenas 1%, isto é, menos voos, menos aeronaves, maior ocupação naquelas que estão cruzando os céus. É fundamental que o nosso desgoverno entenda que a aviação é uma catalisadora do crescimento. O aumento de impostos e a regulamentação onerosa são um contrapeso à prosperidade. Espera-se, no mínimo, menos discursos e promessas e a adoção urgente de ações que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e atingir o objetivo de zero emissão líquida de CO2 até 2050.
TRANSPORTE DOMÉSTICO
Por sua vez, a ANAC – (Agência Nacional de Aviação Civil), confirma a queda no transporte doméstico de passageiros no mês de janeiro de 2024, com 8,1 milhões de passageiros. Esse número representa uma queda de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma redução de 9% em comparação com janeiro de 2019. A demanda (-1,4%) e a oferta de assentos (-2,5%) seguiram a mesma queda. De acordo com a Iata, a redução representa um sinal inequívoco para o governo enfrentar os problemas estruturais do Brasil. “Vale ressaltar que, nos últimos 20 anos, janeiro se caracterizou por um crescimento contínuo, apresentando expansão de 6,5% CAGR. Essa série histórica também nos mostra que, em apenas três períodos, o número de passageiros domésticos, em janeiro, foi menor do que o mesmo mês do ano anterior: 2016, 2017 e 2021. Os anos 2016 e 2017 foram marcados por uma severa recessão, enquanto em 2021 tivemos as restrições da pandemia”, disse Dany Oliveira, Country Director da Iata no Brasil.
RETROFIT & REFORMA
Quer fazer um retrofit? Dar um toque de sofisticação e conforto? Conheça a Carol, especializada em vestir quartos, banheiros, janelas com cortinas e persianas de alta qualidade. Transforme e renove seus ambientes em verdadeiros refúgios de estilo e funcionalidade. Seja para a sala de estar, quarto ou escritório! A Carol oferece uma ampla variedade de opções para atender a todos os gostos e necessidades que sem a menor dúvida cabem no teu bolso. Não espere mais para dar um toque de elegância aos seus espaços. Converse com um consultor e descubra como a Carol Cortinas pode te ajudar. CLIQUE AQUI aqui e converse com um consultor.
TURISTAS ESTRANGEIROS
Cabe ressaltar que a Colômbia e a Argentina, deverão ofuscar o Brasil em números de turistas internacionais. Esta é a conclusão de um estudo da ForwardKeys sobre o movimento aéreo na América do Sul. As chegadas internacionais à América do Sul devem crescer 23%, com a Colômbia crescendo 29% e a Argentina liderando com alta de 57%. Dos Estados Unidos, o Brasil regista um aumento de 15%, mas a Colômbia avança com alta de 52%, e a Argentina segue o exemplo com um sólido aumento de 28%. Da mesma forma, as visitas canadenses ao Brasil deverão diminuir em 5% em relação ao ano anterior, enquanto a Colômbia experimenta um aumento notável de 34% e a Argentina vê um aumento notável de 17%. Em relação a Europa, as chegadas de União Europeia e Reino Unido ao Brasil deverão crescer 21%, enquanto a Colômbia desfruta de substanciais +38% e a Argentina supera com notáveis +31%. Este desempenho superior previsto pelos vizinhos regionais enfatiza a natureza dinâmica da indústria do turismo, destacando a importância de estratégias ágeis para manter a posição competitiva do Brasil no cenário global de viagens, informa o estudo. Ainda, segundo a ForwardKeys, compreender a dinâmica por trás destes números é fundamental, com informações sobre os fatores que influenciam os padrões e preferências de viagem.
EXPO TURISMO PARANÁ
Março está sendo o mês dos grandes eventos de negócios. Em Curitiba/PR terminou nesta última sexta-feira, 8, com programação extensa, no Viasoft Experience, em Curitiba, a Expo Turismo Paraná, maior reunião do trade turístico do Estado, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR). O Sebrae/PR esteve presente mais uma uma vez, com estande e programação em conjunto com a Fecomércio PR. Rodadas de negócios focadas em produtos de experiência turística, uma exclusiva para Curitiba, e outra estadual. Além disso, mantiveram as traveltechs no espaço de Inovação e agregaram também a exposição dos produtos de experiência formando uma nova área da Feira que foi a de Inovação e Experiência, promovida entre o Sebrae e a Abav-PR. Outra novidade foi o estande que teve uma área para pitches, com apresentações do Sesc, Senac e das empresas atendidas pelo Sebrae. O evento contou ainda com feira de negócios e de networking, com estruturas abertas; 18ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Secretaria Estadual de Turismo do Paraná; rodadas de negócios e capacitação para profissionais do trade turístico; chancela e participação ativa das principais entidades do turismo estadual e nacional. Confira o que aconteceu na feira CLICANDO AQUI.
TROFÉU INFINITO
Já em Gramado terminou a 17º Troféu Infinito, premiação para os maiores players de turismo de lazer e eventos que geram grandes negócios para o destino Serra Gaúcha. O evento ocorre aconteceu entre os dias 11 a 13 de março, com programação exclusiva para os top 10 do prêmio e muitas novidades nesta edição. “Ao longo da terça-feira, 12/03, antes da noite de premiação do Troféu Infinito, houve um dia de conteúdo imersivo no Castelo Saint Andrews em Gramado. O encontro, com a presença de convidados muito especiais. Foi uma grande oportunidade para os participantes trocarem experiências, aprender novos conhecimentos e debater tópicos importantes focados no mercado de luxo e experiência, inclusão e representatividade”, revelou a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães. Com o tema Inspirações e Conexões, o Dia de Conteúdo teve bate-papo com Carolina Sass de Haro, da empresa Mapie, com mediação de Artur Andrade, editor-chefe do portal Panrotas, seguido de um diálogo com Letícia Francisco, CEO da Semearhis – Startup de Impacto Social. Além disso, as empresas ganhadoras do 17º Troféu Infinito tiveram seu sinal em Libras criado pela Semearhis, parceira da Brocker Turismo que está desenvolvendo um projeto de inclusão com seu RH. “A priorização da acessibilidade e inclusão nos negócios, especialmente no setor do turismo, não apenas amplia oportunidades de viagem, mas também enriquece experiências, promovendo um mundo mais acolhedor e equitativo para todos ”, revelou Carlise Bianchi, diretora de Vendas do Grupo Brocker.
FESTIVAL DAS CATARATAS
A Rede hoteleira de Foz do Iguaçu já começou a se mobilizar para o Festival das Cataratas, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho. Desde quanto foi criado, em 2005, o Festival das Cataratas tem sido palco de importantes debates sobre o turismo nacional e internacional, além de servir como vitrine para o setor. Outra característica marcante do evento é o seu impacto positivo em diversos setores da economia de Foz do Iguaçu, tais como hotelaria, gastronomia, atrativos e o comércio em geral. Para receber os participantes da 19ª Edição do Festival, até o momento, são sete hotéis conveniados que disponibilizam valores diferenciados para essa ocasião. Para aproveitar a condição especial, o participante deve informar sobre a sua participação no evento no momento da reserva e, posteriormente, comprovar sua inscrição por meio de documento com foto e da credencial do evento.
O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, expressa sua gratidão pelo apoio local e destaca que há opções para diferentes perfis de participantes. “Além de contribuir para o sucesso do evento e do destino ao receber nossos participantes de maneira acolhedora, essa é uma oportunidade valiosa para os hoteleiros estreitarem seus laços com agentes de viagens e profissionais do setor”, ressalta. Confira os hotéis conveniados em ordem alfabética: Eco Cataratas by SJ Hotéis e Resort, Foz Plaza Hotel, JL Hotel by Bourbon, Manacá, Rafain Palace Hotel & Convention, SJ Tour e Sanma. A lista atualizada pode ser consultada AQUI. Para a tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas ainda há alguns estandes disponíveis para comercialização. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail comercial@festivaldascataratas.com.
FEIRAS & EVENTOS
De fato, ninguém duvida que o Brasil é um País com imenso potencial e riqueza, destacando-se por sua deslumbrante beleza natural, cultura vibrante e diversidade única, qualidades que o posicionam como um dos principais destinos globais para lazer e negócios. Com serviços de alta qualidade, que incluem hotéis, parques, atrativos culturais, uma gastronomia internacionalmente reconhecida, além de infraestrutura para eventos de qualquer tamanho, o Brasil tem muito a oferecer para viajantes de todo o mundo, inclusive para os próprios brasileiros. A Embratur, como antigamente, deveria ter uma ação muito maior, ativa e efetiva em apresentar, do ponto de vista empresarial, como a agência mais qualificada para promover o turismo doméstico. Vale lembrar também que, em janeiro deste ano, o Brasil recebeu menos de um milhão de turistas estrangeiros, em nossa plena alta temporada de verão, o que, diante dos números do turismo internacional é simplesmente ridículo. Falta-nos ainda a capacidade e potencialidade em recebermos devido a nossa falta de conectividade e infraestrutura turística, que só funciona mesmo graças ao próprio trade de turismo, isto é, o setor privado, uma vez que o desgoverno cria dificuldades para vender facilidades, a PERSE é exemplo disso. Dessa forma ficamos sem atrair visitantes, e deixando de gerar empregos, rendas e investimentos.
Além disso, a volta da obrigatoriedade de visto para viajantes de países que são grandes emissores de turistas e a inclusão da exigência para comissários e pilotos criam mais obstáculos e incertezas. Isso sem contar todos os esforços da segunda fase da reforma tributária, para definição das alíquotas que não são cobradas em alguns países para fomentar a economia local. Já está mais do que na hora de o Brasil implementar práticas internacionais que facilitem a vida dos empresários e promovam o desenvolvimento de um destino, o incentivo a reformas e novos hotéis, facilidades para atividades náuticas, combustível para as companhias aéreas, obtenção de alvarás, entre outras.
Segundo Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS – União dos Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos, presidente executivo do SP Convention & Visitors Bureau e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo: “É fundamental haver um compromisso contínuo com políticas públicas estáveis e previsíveis, que gerem confiança para os interessados e incentivem o investimento local, crucial para o crescimento do setor. A segurança jurídica é um pilar para a atração de novos players e para garantir previsibilidade aos empresários, permitindo que planejem seus fluxos de caixa sem surpresas e, dessa forma, contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável. O Brasil não é um país do futuro; é um país do presente e temos pressa de gerar oportunidades e empregos. A chave é atuar na infraestrutura, desburocratizar processos e, paralelamente, estimular o brasileiro a conhecer seu País e promover as maravilhas do Brasil nas prateleiras internacionais”, afirma.
FESTURIS & CAPITAL HUMANO
Há 35 anos, o turismo brasileiro passou a ter um importante aliado: o Festuris Nasceu nos pavilhões da Prefeitura Municipal de Gramado, e chega hoje à condição de um dos mais importantes eventos de negócios turísticos das Américas. O evento é resultado da visão empreendedora de duas profissionais que atuavam na hotelaria na serra gaúcha, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Esse foi o primeiro evento de turismo realizado fora de uma capital brasileira, sendo, até hoje, executado na cidade natal das duas empresárias, Gramado. Em 2023, o Festuris realizou a sua 35ª edição com o mote: “Capital Humano: A Chave da Transformação”, com o objetivo de valorizar quem fez e faz toda a sua história possível, as pessoas. O evento impactou o município em R$40 milhões e gerou R$400 milhões em negócios. Além de obter 98% de satisfação do público e registrar 96% de realizações de negócios entre os participantes. Em 2024, a feira internacional de turismo de Gramado busca novamente cuidar do seu bem mais precioso. Por isso, traz como novidade da sua 36ª edição dois segmentos novos: Espaço Wellness e Espaço Holístico, ambos tendo como objetivo principal o bem-estar do ser humano
ESPAÇO WELLNESS
O turismo wellness tem como intuito o bem-estar pessoal, criando uma melhora da saúde de maneira integrativa. O Espaço busca um equilíbrio entre a gama de produtos, serviços e destinos que promovem a saúde. O objetivo do espaço é oferecer ao trade produtos e destinos de bem estar, uma vez que este nicho vem se desenvolvendo cada vez mais no mercado. O turista do segmento gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional e representa 59% das viagens, gerando mais de USD 299 milhões. Já o turismo holístico surge no contexto de um conjunto de atividades que geram benefícios a nível espiritual, mental e físico, onde o principal objetivo é conseguir chegar ao equilíbrio perfeito entre o corpo, a alma e a mente. Este é um processo de autoconhecimento onde, a seu tempo, com a ajuda de terapeutas e com a participação em diversas atividades de desenvolvimento pessoal, é possível chegar a um estado de felicidade e luz. Esse é um dos segmentos do turismo que vem se desenvolvendo a cada ano, movimentando milhares de turistas de todo o mundo. Uma das opções mais procuradas de destinos para realizar uma viagem holística fica aqui no Brasil, a Amazônia. O número de turistas que buscam a floresta como rota de passeio aumentou em mil por cento de 2021 para 2022, segundo dados do governo do Amazonas, fato que mostra a força e potencial que esse meio turístico possui.
ARGENTINA EXPULSA BRASILEIROS
O endurecimento das políticas de imigração na Argentina, uma das primeiras medidas adotadas pelo governo de Javier Milei, provocou a expulsão de brasileiros do país nas últimas semanas. Sob o argumento de que se trata de “falsos turistas”, o país tem negado a entrada principalmente a estudantes. A Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil e um dos principais aliados políticos da América Latina. Mas a sua mudança de governo criou dificuldades políticas para o Brasil, de diversas maneiras. Será? Depois de rejeitar este ano a entrada no bloco BRICS – que teve o presidente Lula da Silva como um dos principais fiadores (eu também sairia sem a menor dúvida), Buenos Aires começou a expulsar brasileiros, uma vez que eles não possuem a documentação correta. E qual país nas faz isso? A medida tem afetado principalmente pessoas que vão estudar em universidades argentinas (são cerca de 10 mil no país), e também pode colocar em risco cerca de 90 mil brasileiros que vivem em solo argentino. A política vem de acordo com a política de imigração bilateral assinado entre os dois vizinhos em 2009, que concede o direito de permanecer em ambos os territórios até 90 dias. Essa política seleciona quem pode entrar no país e quem não pode, com o argumento de que só irão permitir migrantes que realmente contribuam para o desenvolvimento da Argentina. E eles não estão corretos? Os EUA não acontece a mesma coisa? Um visto para cada coisa! Milei repete apenas o jargão de Trump: “Tornar a Argentina grande novamente”. Nós brasileiros sempre iremos à Argentina cumprindo os requisitos. Quem não os tem, a teta secou! Acabou o peronismo onde valia tudo.
EDUARDA DEMETRIO – BELLA DA SEMANA
Eduarda Demetrio: adoro provocar! Decidida e muito gostosa, Eduarda Demetrio sabe bem o que quer! Ela não resiste ao proibido e adora uma provocação. Não perca! O ensaio exclusivo com a maravilhosa Eduarda Demetrio que já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
A BNT Mercosul é um evento que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais. Em 2024 a BNT Mercosul completará 30 anos e acontecerá novamente no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. Considerado o maior e mais moderno do sul do país. Clique no baner e participe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário