TURISMO AQUECIDO – SANTA CATARINA EM ALTA
Estudo que ouviu mais de 57 mil pessoas das 100 maiores cidades demonstra turismo aquecido no Brasil - Hotel Renar - Fraiburgo/SC - Terra da Maçã - Foto: Jefferson Severino
Uma pesquisa realizada entre fevereiro e dezembro de 2024 pela Futura Inteligência, empresa de pesquisa da Apex Partners, mostra que o setor de turismo está aquecido no Brasil. O estudo ouviu mais de 57 mil pessoas das 100 maiores cidades do país e mostrou que 46,7% dos entrevistados têm a intenção de realizar uma viagem nos próximos 12 meses, sendo 28,1% deles já com planos de viagem no intervalo de seis meses. Outro dado importante revelado pelo estudo é de que o brasileiro gasta em média R$ 3.460,57 em viagens. O estudo revela que há uma grande variação em relação ao capital disponibilizado para viagens e que isso está diretamente ligada à capacidade financeira das famílias. O gasto médio dos entrevistados é de R$ 3.460,57, mas as famílias com até um salário mínimo gastam, em média, R$ 1.835,78, enquanto aquelas com renda superior a 20 salários mínimos investem em torno de R$ 14.450,52 no turismo. Em relação à preferência de destinos, a grande maioria (86,4%) opta por ir a cidades brasileiras. Considerando aqueles que pretendem viajar nos próximos 12 meses, os estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, e Rio de Janeiro (9,6%), são os mais procurados. Ainda, de acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados (60,6%) planeja e realiza viagens por conta própria, principalmente o público com idade entre 25 e 44 anos, e grande parte (69,4%) adquire itens/serviços para a viagem com seis meses de antecedência.
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A HOTELARIA ESTÁ PREPARADA?
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E a hotelaria está preparada? Tem novidades? investiu em mais conforto, lazer e gastronomia ou o hóspede costumeiro irá encontrar a mesma coisa? Com o dólar em alta, o brasileiro está viajando mais dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos num raio de 500 a 1000 quilômetros, de carro ou de ônibus super confortáveis, principalmente grupos da melhor idade. A pesquisa analisou separadamente o perfil dos entrevistados que pretendem viajar para os estados pertencentes às chamadas “onças brasileiras”, ou seja, aqueles com alto potencial de crescimento econômico e estabilidade institucional. São eles: Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás. Ao todo, são 4.901 dos entrevistados, representando 8,6% do total da amostra do estudo. Entre esses estados, há um interesse maior do público em viajar para Santa Catarina, destino que atrai 43,5% dos entrevistados, seguido de Paraná (21,3%), Goiás (14,7%) e Espírito Santo (11,8%). De acordo com os dados desse recorte da pesquisa, o gasto médio com viagens a lazer é de R$ 2.731,84, abaixo da média geral (R$3.460,57). A diferença, segundo análise do estudo, pode estar associada ao caráter mais regional desses destinos. Confira o estudo completo AQUI.
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JURERÊ INTERNACIONAL
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grande fluxo de turistas que vem sendo observado em Florianópolis neste verão, principalmente no norte da ilha, tem se comprovado em números. Um exemplo é o Jurerê OPEN, localizado em Jurerê In, um dos balneários mais procurados da cidade. O complexo de lazer, compras, serviços e lazer ao ar livre, com mais de 80 operações, recebeu nesta temporada (dezembro de 2024 e janeiro de 2025) 1,3 milhão de visitantes, um aumento acima dos 200% em relação ao mesmo período anterior. Isso significou 875 mil pessoas a mais que circularam pelo empreendimento. Os dados foram coletados pelo sistema de câmeras com reconhecimento facial existentes no local. O perfil do público é formado principalmente por famílias com crianças e casais. O que chama a atenção é o grande número de oriundos de países do Mercosul, principalmente argentinos, seguidos pelos chilenos, o que tem garantido excelentes vendas. O setor de varejo tem vivido uma temporada excepcional, com faturamento acima da média. O alto fluxo de turistas tem impulsionado significativamente o consumo em diversos segmentos, tornando este um período de grande prosperidade para o comércio.
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Para recebê-los, o Jurerê OPEN se preparou muito bem, tanto que toda a comunicação visual (placas e sinalizações) tem versões em espanhol, além do inglês. Alguns lojistas também colocaram totens digitais de atendimento nas duas línguas, para facilitar a compra e pagamento dos estrangeiros. Outra novidade foi a abertura de novas operações de moda, serviço e gastronomia nos últimos meses, com destaque para: Live (roupas fitness e moda praia), Soft Cream (sorveteria), Letraria (livraria), Kumon (escola de reforço) e a Aquamagic (lavanderia). Outro ponto forte do Jurerê OPEN é a sua programação cultural, que na temporada conta com apresentações musicais todos os dias, sendo que nos finais de semana a diversidade de estilos é ainda maior. Para o Carnaval está sendo preparada uma programação temática com duração de três dias, com muito samba e folia, inclusive com bailinho para as crianças. Tudo ao ar livre, gratuito e para todas as idades, inclusive para os bichinhos, já que o espaço é petfriendly.

AEROLINEAS ARGENTINAS
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Pronta para ser privatizada. Tudo é questão de administração, de um ótimo governo, tanto que Aerolineas Argentinas acabou de registrar lucro operacional de US$ 20,2 milhões após 16 anos de déficits na mão de um desgoverno esquerdista. Trata-se do primeiro lucro da companhia desde sua nacionalização em 2008. O CEO Fabián Lombardo destacou que a melhora foi impulsionada pela eliminação de rotas deficitárias, aumento de produtividade e uma redução de 13% nos custos com pessoal, que envolveu a saída de 1.600 funcionários por meio de aposentadorias voluntárias. Lombardo também mencionou que a companhia conseguiu reduzir sua dívida consolidada em dólares em 25%, sem afetar o caixa da empresa. O ano de 2024 foi considerado o de menor volume de recursos do Tesouro Nacional para cobrir despesas operacionais desde a nacionalização. Com isso, a Aerolineas não planeja solicitar novos recursos ao governo em 2025, prevendo que suas operações serão sustentadas por suas próprias receitas. Apesar do desempenho positivo, a empresa observou uma pequena queda no número de passageiros em janeiro de 2025, embora as receitas tenham aumentado 9,5% em relação ao ano anterior.
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A companhia também viu uma redução em sua participação de mercado devido ao processo de desregulamentação da aviação comercial no país. Os resultados de 2024 contrastam com o déficit de US$ 220 milhões registrado em 2023, quando a companhia obteve ganhos financeiros extraordinários com a variação cambial. Durante esse período, a empresa comprou dólares para cobrir despesas correntes a uma taxa oficial, enquanto recursos obtidos com passagens internacionais eram convertidos em moeda local a uma taxa mais alta. Porém, a Aerolineas ainda enfrenta desafios legais. O governo argentino está prestes a apresentar um recurso em relação a um caso de privatização da companhia, após perder um documento crucial no Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos (ICSID), o que resultou na exigência de um pagamento de US$ 390 milhões ao Fundo do Consórcio Titan.
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AZUL

Já a Azul, que vem cancelando trechos e voos, oferecendo nada em troca, ou, no meu caso, um lanche e um voucher de R$ 400,00 para gastar somente na própria a Azul, vem tomando “pancada” de todos os lados, uma vez que resta somente buscar nossos direitos na justiça. Não é à toa que John Rodgerson, CEO da Azul, afirma que um dos maiores fatores de preocupação para a aviação brasileira é o alto número de processos judiciais. Somente em 2024, o setor já acumula um custo de R$ 1,3 bilhão, o que prejudica o desenvolvimento da aviação e impede que as passagens aéreas sejam oferecidas a preços mais acessíveis. O CEO também revela, que muitos passageiros aproveitam “brechas na lei” para processar as companhias. É só as companhias não cancelarem seus voos, trechos e manterem seus horários que nada disso acontecerá. Oferecer um voucher de R$ 400,00 para gastar dentro da própria Azul diante de todo o prejuízo que o passageiro teve ou terá por ter seus negócios cancelados é uma piada e, buscar seus direitos não é se aproveitar das brechas da lei. Independente disso, as companhias aéreas nunca baixaram seus preços, muito pelo contrário, oferecem cada vez menos e cobram cada vez mais. Nós sempre pagamos a conta justamente por má gestão, incompetência e ganância das companhias aéreas. “Tem um estado, que não vou citar o nome, que um em cada 22 passageiros nos processa. Em São Paulo, é um em cada mil. Quando você está olhando, você vai alocar seus recursos, eu quero mais em São Paulo”. Nessa fala, o CEO possivelmente faz referência ao estado de Rondônia, onde a alta judicialização já resultou no cancelamento de voos da Azul. Apesar dos desafios, a companhia aérea conseguiu restabelecer sua malha aérea no estado após firmar um termo de ajuste de conduta.

CANCELAMENTOS E ATRASOS

Falando nisso, só para esclarecer ao John Rodgerson, CEO da Azul, o volume de passageiros afetados por cancelamento de voos no Brasil mais que triplicou no período das viagens de verão (20 de dezembro a 31 de janeiro). De acordo com um levantamento da AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, 207,7 mil passageiros foram prejudicados por cancelamentos em 2025, contra 54,8 mil em 2024, um aumento de 279%. Em 2024, 1 em cada 60 passageiros teve seu voo cancelado no Brasil. Somente eu, tive quatro voos cancelados pela Azul no anos de 2024, perdendo compromissos e tendo que pernoitar em outro destino. Já em 2025, o número subiu para 1 em cada 47, evidenciando um agravamento significativo no setor aéreo. Além dos cancelamentos, atrasos superiores a 15 minutos também impactaram um grande número de viajantes. Em 2024, 735,6 mil passageiros enfrentaram esses problemas. Em 2025, o número dobrou, chegando a 1,52 milhão de consumidores impactados. Os atrasos mais severos, superiores a duas horas, também cresceram: 91,7 mil passageiros foram afetados em 2024, contra 283,9 mil em 2025, o que representa 1 em cada 34 passageiros. O levantamento da AirHelp também mostrou que o número total de passageiros transportados por companhias aéreas brasileiras cresceu consideravelmente. Em 2024, 3,29 milhões de passageiros embarcaram em voos nacionais. Em 2025, esse número saltou para 9,76 milhões, refletindo um aumento na demanda que não foi acompanhado por melhorias nos serviços.
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17ª CONVENÇÃO SCHULTZ EM CURITIBA
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A XVII Convenção Schultz será realizada em Curitiba, Paraná, entre os dias 28 de março e 1º de abril. O evento contará com a participação de cerca de 450 pessoas por dia, entre agentes de viagens, fornecedores, autoridades e parceiros da empresa. A programação inclui o Encontro Comercial Schultz, exclusivo para o time interno, no dia 28. A abertura oficial ocorrerá às 18h15 no Museu Oscar Niemeyer (MON). Durante os dias seguintes, o evento será realizado no Centro de Eventos do Hotel Pestana, com apresentação de novidades, lançamento de campanhas e parcerias, além de análises sobre o mercado. A convenção também inclui visitas a pontos turísticos do Paraná. No dia 30, está prevista uma visita à região de Morretes, em parceria com a Serra Verde Express. No dia 31, a programação contará com uma rodada de negócios no restaurante Família Madalosso. O evento conta com o apoio do Viaje Paraná, órgão estadual de turismo. Também participam instituições como Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Secretaria de Turismo da Bahia, Emprotur (RN), Prefeitura de Gramado, Secretaria de Turismo de Gramado e Secretaria de Turismo de Roraima. O setor de hospitalidade estará representado por redes como Hotel Deville, Iberostar Resorts, Nacional Inn, Pestana, St Emilion, Jardim Atlântico Beach Resort, San Juan Hotéis, Slaviero Hotéis e Vila Galé Resorts. Outras empresas confirmadas incluem Arar Tours, All Brazil Receptivo, Beto Carrero World, Europamundo Vacaciones, Exotic Tours, Kompas, Hellenic Travel Network, Lunkes, Sato Tours, Schultz Vistos, Sem Limites, Serra Verde Express, TZ Systems, Verdesicilia, VIPAC Peru, Vital Card e Wikitravel.
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CONNECTION TERROIR BRASIL
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Sem dúvidas o nosso Brasil possui uma riqueza cultural e natural bem diversificada, com produtos únicos e forte ligação com o território onde são produzidos. O selo de Indicação Geográfica (IG) ajuda a destacar e reconhecer a qualidade e as características especiais de produtos como cafés, queijos, vinhos e artesanatos, entre outros. Nos últimos anos, o país vem avançando na valorização destes patrimônios e na criação de novas oportunidades de crescimento econômico. Hoje, existem 127 produtos registrados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em Gramado, na Serra Gaúcha, acontece o Connection Terroirs do Brasil, um evento focado em dar visibilidade aos produtos certificados e ampliar o debate sobre o tema. O primeiro selo de IG foi protocolado no INPI em 1997 e o primeiro certificado concedido ocorreu em 2002, para a APROVALE – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, na região serrana do Rio Grande do Sul. Nos anos mais recentes o assunto está ganhando mais notoriedade. Desde 1997, foram protocolados 241 pedidos de registros, 74 deles nos últimos três anos, sendo 22 em 2022, 27 em 2023 e 25 em 2024. O trâmite para obter o selo de IG passa por avaliações rigorosas. No ano passado o INPI concedeu 12 registros e neste ano já foram homologados dois pedidos, ambos no Paraná: Broas de Centeio de Curitiba e Cracóvia de Prudentópolis. Cracóvia é um embutido produzido por descendentes de ucranianos. Além de valorizar e diferenciar o produto no mercado, as IGs desempenham um papel importante na preservação ambiental e no incentivo ao turismo.
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INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
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No contexto brasileiro, as Indicações Geográficas possuem duas categorias: as Denominações de Origem (DOs) e as Indicações de Procedência (IPs). As DOs são produtos cuja qualidade ou características dependem de uma região geográfica ou lugar específico, enquanto as IPs são associadas a uma origem geográfica que confere uma reputação ou reconhecimento, mas sem necessariamente refletir em características específicas relacionadas ao ambiente ou métodos de produção. Das 127 IGs reconhecidas no Brasil, 98 são Indicações de Procedência e 29 Denominações de Origem. A expansão das IGs está diretamente ligada ao reconhecimento crescente da diversidade e riqueza de seus produtos regionais. Itens como queijos, vinhos, café, cachaça, mel, artesanato, doces, entre outros, passaram a ser mais valorizados, tanto no mercado nacional quanto internacional. A certificação de IG é uma maneira de garantir a autenticidade e a qualidade desses produtos, ao mesmo tempo em que preserva tradições e práticas culturais que fazem parte da identidade local. Países europeus como Itália e França são referências no assunto. Mesmo com territórios geográficos significativamente menores que o Brasil, nestes dois países existem mais de 1.500 IGs homologadas.
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IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
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O selo confirma a procedência e a qualidade diferenciada dos produtos, fortalecendo a identidade cultural, fomentando o turismo e impulsionando a economia nas localidades onde são originários. Outro fator é o valor agregado que permite abrir mercados mais sofisticados. As práticas de produção normalmente estão atreladas ao manejo sustentável, que preserva a biodiversidade. Acesso ao mercado internacional e geração de emprego e renda em pequenas comunidades também são fatores que diferenciam os produtos com IG. O Connection é um evento organizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae e vai ocorrer de 28 a 31 de maio, no Centro de Gramado/RS. Na Rua Coberta haverá uma exposição de produtos com IGs como cafés, queijos, vinhos, doces de Pelotas, chocolates artesanais de Gramado, mel, erva mate, além de artesanato, entre outros, e tudo com possibilidade de degustação e compra. A programação do evento também terá espaço para network, cozinha show e palco de conteúdos com palestras sobre o certificado e sua ligação com o turismo.
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ESPAÇO LUXURY – 10 ANOS
O Espaço Luxury, área premium do Festuris dedicada ao turismo de luxo, celebra 10 anos em 2025 com a promessa de uma experiência ainda mais exclusiva e inovadora. Sob o tema “Reimaginando o Amanhã”, o espaço convida os buyers especializados a explorar o futuro do segmento e descobrir as tendências que irão moldar o mercado nos próximos anos. O turismo de luxo é um segmento de viagem que está em constante transformação. Experiências personalizadas e autênticas são cada vez mais valorizadas, com foco em sustentabilidade, imersão cultural, bem-estar e roteiros exclusivos. Os hotéis-boutique e serviços impecáveis continuam sendo pilares do segmento, mas com um olhar atento à responsabilidade social e ambiental. Neste ano, o Espaço completa 10 anos de bons negócios e prospecções das marcas mais imponentes do mercado. Para exaltar a década comemorativa, a organização do espaço está preparando novidades que prometem surpreender os profissionais.
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Todos que vierem para o Festuris 2025, vão encontrar um local ainda mais acolhedor e fluído, que oportuniza as conexões importantes entre os expositores de renome internacional, produtos e serviços inovadores. Neste ano, o local também terá o incremento de uma programação cultural exclusiva com foco no futuro do turismo de luxo. “Nossa ideia é causar impacto. Estamos em um momento marcante para o Luxury, planejando um layout instigante e com experiências para quem estiver conosco. Vamos agregar novas marcas, trazer ações culturais e seguir olhando com atenção para o tema da sustentabilidade e hospitalidade”, antecipa a CEO do Festuris, Marta Rossi. Dan Hay, Bruna Castilhos e Jardel Hay são os executivos do Espaço neste ano. O Festuris ocorre de 6 a 9 de novembro de 2025, no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.
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FESTIVAL DE LUZES EM CANELA
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Inspirado na tradicional celebração iniciada em Lyon, na França, o Canela Light Fest – Festival das Luzes chega com a proposta de transformar a cidade em um verdadeiro palco de arte e iluminação. Com uma programação inovadora, que inclui projeções digitais e instalações artísticas, o evento promete atrair um grande público e fortalecer o turismo cultural na região, de 1º a 4 de maio próximo. A primeira edição do festival ocorrerá ao longo de três noites consecutivas, trazendo uma fusão entre arte contemporânea e tecnologia. As intervenções artísticas ocorrerão em um circuito ao ar livre, no centro da cidade. Com acesso gratuito e sem restrição de faixa etária, o festival busca democratizar a arte e proporcionar experiências imersivas para o público. O festival tem como objetivos principais difundir a arte sustentável, estimulando o baixo consumo de energia nas produções artísticas, e promover a reflexão sobre a arte contemporânea, destacando a tecnologia e a luz como elementos centrais. Também busca fortalecer o intercâmbio entre artistas brasileiros e iniciantes, criando espaços para exposições, debates e novas produções. Além disso, reunirá as quatro principais vertentes da arte luminotécnica: vídeo mapping, performances multimídia, esculturas e instalações de luz. Outro ponto essencial é o incentivo à juventude no uso da tecnologia para criação artística, por meio de oficinas e formação digital.
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ECONOMIA CRIATIVA
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O festival vem também para reforçar a economia criativa ao gerar oportunidades para profissionais da cultura e técnicos locais. Com o turismo como uma das principais vocações de Canela, a expectativa é que o evento impulsione significativamente o setor, atraindo visitantes e movimentando a economia e produção cultural local. Ao integrar a agenda cultural da cidade, o Canela Light Fest – Festival das Luzes coloca Canela ao lado de metrópoles como Berlim, Sidney e Jerusalém, consolidando-se como um novo marco para a arte urbana e a cultura luminotécnica no Brasil. Uma experiência inédita, imperdível e aberta a toda a comunidade canelense e visitantes. O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Grande Hotel Canela e UCS – Universidade Caxias do Sul, com Financiamento Prócultura – RS.
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