SANTA CATARINA NA EUROPA
Santa Catarina: Promoção do turismo como um dos pilares econômicos
Santa Catarina se consolida como destino turístico internacional. A atual temporada de verão em Santa Catarinas está superando todas as expectativas. A expectativa é de quebra de recordes de turistas internacionais. Somente o Floripa Airport recebe diariamente 50 voos internacionais. Diante disso, a Secretária de Estado do Turismo tem intensificado suas estratégias para consolidar Santa Catarina como um destino turístico internacional e atrair visitantes estrangeiros. Em entrevista, Catiane Seif destacou a promoção do turismo como um dos pilares econômicos. Segundo ela, a internacionalização do setor é essencial para diversificar o público visitante e reduzir a dependência dos turistas sul-americanos. Diante disso e para diversificar visitante em Santa Catarina, estado mira em europeus e americanos. Um dos avanços mais significativos foi a conquista da ligação aérea direta com a Europa, um antigo desejo dos catarinenses concretizado na atual gestão. “Nós temos agora que promover Santa Catarina, não só para Portugal, mas toda a Europa, já que Portugal acaba sendo a porta de entrada”, afirmou Catiane. Para isso, a secretária tem investido em capacitações de operadores estrangeiros, rodadas de negócios e visitas de jornalistas internacionais.

Além da Europa, Santa Catarina também tem atraído turistas dos Estados Unidos, que já aparecem como o quarto maior grupo de visitantes internacionais no Estado. Os números refletem esse crescimento: houve um aumento de 71% na chegada de turistas internacionais, totalizando quase meio milhão de visitantes no último ano. “Santa Catarina pode ser visitada em todas as estações do ano, e quem vem uma vez, com certeza volta”, ressaltou a secretária. Outro foco do planejamento estratégico é a regionalização do turismo. Atendendo à visão municipalista do governador, a secretaria tem auxiliado cidades menores a estruturarem suas vocações turísticas, criando roteiros e capacitando gestores municipais.

PRINCIPAL DESTINO TURÍSTICO DO BRASIL

Falando nisso, Santa Catarina se destaca também como um dos principais destinos turísticos do Brasil, oferecendo uma diversidade de experiências que vão desde praias a montanhas, ecoturismo, turismo rural, gastronômico e cultural. O estado foi eleito, pela 13ª vez, como o “Melhor Estado do Brasil para Turismo” no prêmio Viagem e Turismo 2023/2024, consolidando-se como referência no setor. Com 15 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo, o turismo representa 12,5% do PIB catarinense, evidenciando sua importância econômica. De janeiro a julho de 2024, a arrecadação de ICMS Turístico ultrapassou R$ 250 milhões, conforme o levantamento do sistema de inteligência turística “Almanach”. O estado conta atualmente com 26.609 empresas do setor, o que equivale a 2,4% do total de empresas em Santa Catarina e 4,5% das empresas do segmento no país. A maior parte dos negócios do setor são microempreendedores individuais (MEIs), que representam 65,4% do total, seguidos por microempresas (30,4%) e pequenas empresas (4,2%). As regiões com maior concentração de negócios turísticos são Grande Florianópolis (8.017 empresas), Foz do Itajaí (5.295) e Norte (3.556). O estado também possui 7.008 empresas cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR). Diante desse cenário, o Sebrae/SC tem investido no fortalecimento do turismo catarinense. Em 2024, mais de R$11 milhões foram destinados a projetos voltados ao setor, beneficiando mais de mil empresas em 100 municípios. A atuação da entidade abrange mais de 40 projetos estratégicos, que valorizam as riquezas naturais e culturais do estado, promovem inovação e estimulam o empreendedorismo local.

ENOTURISMO

Entre os destaques está a Georrota Cânions do Sul, que conecta os atrativos do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, promovendo experiências como trekking, canionismo e voos de balão. No litoral, o Beer Tour fortalece o turismo cervejeiro na Grande Florianópolis, enquanto a Costa Verde e Mar, na Foz do Itajaí, se destaca por suas belezas naturais e diversidade gastronômica. Já no Norte do estado, a Rota Encantos do Planalto Norte valoriza o ecoturismo e a cultura da imigração europeia, e no Vale do Itajaí, a Rota de Compras de Rio do Sul impulsiona o turismo de compras, aproveitando o polo têxtil da região. O enoturismo também tem grande relevância no estado, com os Vinhos de Altitude da Serra Catarinense, produzidos em vinhedos a mais de 900 metros de altitude, proporcionando rótulos premiados nacionalmente. No Oeste, o Carnaval de Joaçaba se consolida como um dos mais seguros do Brasil e atrai milhares de foliões todos os anos.

ECOTURISMO

A relevância do turismo no país também se reflete nos hábitos dos brasileiros. Segundo um estudo do Ministério do Turismo e da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, 61% dos brasileiros realizam ao menos uma viagem de lazer por ano. Destinos litorâneos são os mais procurados (35%), seguidos pelo turismo de natureza e ecoturismo (16%). Outro dado que impressiona, é o uso das redes sociais como a principal fonte de inspiração para escolher os destinos (47%), superando até a recomendação de amigos e familiares (37%). A expectativa para a alta temporada de 2024/2025 em todo o país é de um faturamento de R$ 157,7 bilhões no setor. “A análise dos dados nos mostra o quanto o turismo tem um impacto expressivo na economia catarinense, tanto na geração de empregos quanto na movimentação de pequenos negócios. Nosso objetivo no Sebrae/SC é potencializar ainda mais esse setor, oferecendo suporte aos empreendedores e fortalecendo as iniciativas regionais que tornam Santa Catarina um destino cada vez mais atrativo e competitivo”, destaca Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC. Em 2025 o Sebrae/SC seguirá com as ações em prol do turismo catarinense, conectando empreendedores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

VIAJE SEGURO

Pensou em viajar? A primeira coisa a se fazer é comprar a passagem, reservar o hotel e, inquestionavelmente fazer o seguro viagem. Sem seguro é só dor de cabeça, uma vez que sem ele você já não entra na maioria dos países. Tanto é verdade que o setor de Seguro Viagem registrou crescimento de 10,6% entre janeiro e novembro de 2024, arrecadando R$ 800 milhões no período. O levantamento é da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), e aponta que o aumento da procura está relacionado à recuperação econômica, maior renda da população e redução do desemprego. A conscientização sobre a importância da proteção em viagens também impulsionou o setor. As coberturas e assistências oferecidas por esse tipo de seguro são essenciais para garantir que os viajantes, tanto a negócios quanto a lazer, possam aproveitar suas viagens com tranquilidade, mitigando o risco de imprevistos financeiros. Somente nos primeiros onze meses de 2024, foram pagos R$ 560 milhões em indenizações, valor 21,4% superior ao mesmo período de 2023. Entre as coberturas básicas estão assistência médica e hospitalar, seguro por morte e invalidez permanente. Coberturas adicionais incluem proteção contra cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência jurídica.

OLHAR BRAZTOA 2025

Sem dúvidas o turismo é uma indústria sem precedente e o Estado Catarinense está na ponto. Melhor aeroporto, melhores destinos tanto no litoral como na Região Serrana, Vale dos Imigrantes, Vale do contestado,… sem tiroteios, balas perdidas… Soma-se a isso o Olhar BRAZTOA 2025 com suas tendências que vão moldar o turismo! Sem dúvidas o turismo está se reinventando, quem não se reinventa, não reinveste, não usa as ferramentas de marketing, não aparece, está literalmente fora do mercado. E não adianta reclamar. O turista vai, retorna, e encontra a mesma coisa e logicamente não volta mais. Uma boa ideia é conferir o Olhar BRAZTOA 2025 que traz os principais destaques e oportunidades que prometem inspirar o setor nos próximos meses. O que está em alta? De experiências imersivas a roteiros personalizados, a pesquisa revela 10 perfis de experiências que devem guiar as escolhas dos turistas e o planejamento de operadoras, agentes de viagens e destinos. Sustentabilidade, autenticidade e inovação são pilares que continuarão moldando o turismo, com novas tendências emergindo e ganhando força para os próximos anos. Quer saber mais? Confira agora o Olhar BRAZTOA 2025 e prepare-se para um ano repleto de novas oportunidades!

VISTO AMERICANO

O governo dos Estados Unidos alterou as regras para renovação de vistos, retomando o prazo máximo de até 12 meses após o vencimento para solicitar a renovação sem necessidade de entrevista. A mudança, assinada pelo presidente Donald Trump, tem efeito imediato e volta ao padrão adotado antes da pandemia. Nos últimos anos, devido às restrições sanitárias, viajantes com vistos vencidos há até 48 meses podiam renovar o documento sem precisar comparecer ao consulado. Agora, o novo limite pode impactar diretamente quem pretende evitar a burocracia do processo de solicitação do visto do zero. “Durante a pandemia, essa flexibilização ajudou muitos solicitantes, já que o consulado analisava os casos e aprovava a renovação sem entrevista, a menos que houvesse alguma dúvida específica. Com a nova regra, o cenário muda e muitos poderão enfrentar filas ainda maiores para o agendamento”, comenta Aroldo Schultz, CEO da Schultz Vistos. O setor de turismo vê a mudança com preocupação, já que a redução no prazo pode gerar um novo gargalo na emissão de vistos e aumentar a espera para aqueles que precisarem de uma nova entrevista.

ENCATHO & EXPROTEL 2025

A Exprotel 2025, maior feira de produtos e serviços para o turismo e hotelaria do Sul do Brasil, já está com sua comercialização ativa desde o Dia do Hoteleiro, quando foi lançada 36ª edição do Encatho & Exprotel. Desde então, várias empresas confirmaram sua participação ou já reservaram seu espaço. Com o tema central “Turismo Conectado, Negócios & Hospitalidade”, o evento acontece entre os dias 29 e 31 de julho no Centrosul, em Florianópolis, como parte da ampla programação do Encatho & Exprotel 2025, promovido pela ABIH-SC. Para a diretora-presidente, Margot Rosenbrock, “A Exprotel não é apenas uma feira, é um ambiente que impulsiona tendências, promove inovação e gera oportunidades reais para o setor. Para 2025, estamos focados em ampliar essa conexão entre expositores e visitantes, entregando ainda mais valor para o mercado. Como o próprio tema central do evento sugere, o Encatho & Exprotel conecta o turismo, fomenta Negócios, e mostra a Hospitalidade de quem atua com o turismo”. Juliana Bossi Castro, responsável pelo Encatho & Exprotel, destaca o crescimento e as novidades para esta edição. “A visibilidade gerada pela feira e a troca de experiências entre expositores, palestrantes, entidades associativas, visitantes e imprensa especializada, garantem retornos expressivos, não apenas financeiro, a curto, médio e longo prazo. Estamos ampliando oportunidades nesta edição e, certamente, teremos uma proposta que esta conectada com seus objetivos e gera resultados”.

ABIH/SC & ABAV/SC

Nesta semana, a Gerente Executiva da ABIH-SC, Juliana Bossi Castro, e a Analista, Josiane Castilhos, estiveram em uma reunião com Marcelo Alves, Secretário Executivo da ABAV SC. O encontro teve como tema a confirmação da participação da ABAV no 36º Encatho & Exprotel, evento que acontecerá de 29 a 31 de julho no CENTROSUL, em Florianópolis. A reunião foi de grande importância para fortalecer a colaboração entre as duas entidades, especialmente para a realização do evento, que é considerado um dos mais importantes do setor de turismo e hotelaria de Santa Catarina. Durante a conversa, Juliana e Josiane puderam alinhar detalhes sobre a participação da ABAV SC no Encatho & Exprotel, evento que reúne profissionais do turismo e da hotelaria para debates, exposições e troca de experiências. O 36º Encatho & Exprotel promete ser uma edição marcante, trazendo diversas oportunidades para os participantes, como workshops, palestras e encontros de negócios que visam fortalecer ainda mais a indústria turística no estado. A presença da ABAV SC, representando os agentes de viagens, operadores de turismo e outros profissionais do setor, será essencial para garantir que o evento seja um sucesso e traga resultados positivos para todos os envolvidos. Com a confirmação da participação da ABAV SC no 36º Encatho & Exprotel, a ABIH-SC segue fortalecendo parcerias estratégicas que visam promover o turismo e a hotelaria catarinense, além de proporcionar aos seus associados uma plataforma única de aprendizado, networking e novos negócios. O evento será uma excelente oportunidade para todos os profissionais do setor se atualizarem sobre as novidades do mercado e estreitarem relações comerciais, contribuindo para o crescimento e inovação no segmento turístico de Santa Catarina.

CONNECTION INTEGRAÇÃO

A agricultura familiar e as agroindústrias de pequeno porte desempenham um papel fundamental na economia rural e na preservação de tradições culturais. Paralelamente, a certificação de Indicação Geográfica (IG) tem ganhado destaque como uma ferramenta que valoriza produtos vinculados a uma região específica, reconhecidos por suas qualidades únicas e tradições produtivas. A conexão entre esses dois universos – produtores familiares e produtores com IG – pode gerar benefícios mútuos, fortalecendo cadeias produtivas e promovendo o desenvolvimento sustentável. Este é um dos papéis fundamentais do Connection Terroirs do Brasil, um evento que ocorre há três anos em Gramado, no Rio Grande do Sul. “A integração entre produtores de agroindústrias familiares e aqueles com certificação de Indicação Geográfica representa uma oportunidade ímpar de valorização das tradições locais. Essa conexão é um caminho promissor para o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação da riqueza cultural e natural de nossas regiões”, destaca Marta Rossi, CEO do evento. No ano passado, o Connection reuniu, na Rua Coberta, 51 produtos com IGs de todas as regiões do Brasil e 10 Agroindústrias Familiares gaúchas. “O Connection é o momento em que nossos produtores têm a oportunidade de ver o trabalho de outros pequenos produtores que transformaram o seu produto, que antes era só local ou regional e que agora estão ganhando o mundo. Isso faz com que eles sintam orgulho e valorizem ainda mais a sua produção familiar”, comenta o secretário de Agricultura de Gramado, Eliézer Lima.

Atualmente as produções familiares do interior de Gramado acessam compradores de fora da cidade por meio de eventos como o Connection, Festa da Colônia e a Casa do Colono, que funciona diariamente no centro da cidade. Para o público local, além de mercados e feiras de agricultores, os produtos são destinados às redes hoteleira, gastronômica e escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje, existem 104 Agroindústrias Familiares regularizadas em Gramado. O número de registros de Indicações Geográficas em todo o país é de 127. O único produto com IG de Gramado é o chocolate artesanal. “Além do fator econômico, esse contato com o turista é imprescindível para o nosso colono e estar dentro do Connection é ainda mais engrandecedor para o nosso agricultor, especialmente para ele ver como é importante saber contar a história do seu produto”, acrescenta Eliézer. “A agroindústria familiar carrega consigo saberes tradicionais passados de geração em geração. Esses produtores são guardiões de práticas que refletem a identidade cultural de suas regiões. Integrar esses produtores, trazendo para o centro da cidade os conhecimentos genuínos de cada um é fantástico, isso potencializa todos esses produtos, agrega valor e impulsiona a abertura de novos mercados. É este o nosso papel, realizar um evento que é, na sua essência, uma plataforma de conexões”, ponderou Eduardo Zorzanello, CEO do Connection. O Connection acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. O evento oferece palestras, feira de expositores, circuito gastronômico, degustações, atividades sensoriais e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae.

SERRA GAÚCHA

A propósito, à Serra Gaúcha se consolidou como um dos principais polos turísticos do Brasil, atraindo mais de 10 milhões de visitantes por ano e movimentando bilhões na economia local. Com uma taxa média de ocupação hoteleira de 81% e uma valorização imobiliária que chega a 12% ao ano, a região se destaca como um dos mercados mais seguros e promissórios para investidores. Gramado e Canela, combinam infraestrutura de excelência, atrações naturais e um charme singular que reforçam a sua posição como destino preferido por turistas e investidores. Neste cenário de alta demanda e crescimento contínuo, o mercado imobiliário e hoteleiro surgem como uma oportunidade estratégica para quem busca lazer, segurança, alta gastronomia, sofisticação, excelente atendimento, diversão para todos os gostos. É o exemplo perfeito de custo/benefício. Além desse, o principal: Já pensou em vivenciar toda a alegria do feriado em meio às luxuosas paisagens da Serra Gaúcha? O Castelo Saint Andrews preparou uma programação especial de oito dias e sete noites, de 2 a 9 de março de 2025, para quem deseja experimentar o requinte de um autêntico castelo de inspiração escocesa, sem abrir mão do conforto e da exclusividade. A proposta inclui hospedagem em suítes duplas especiais (Topázio, Turquesa, Ônix, Rubi, Jade, White, Blue e Gray), transporte aéreo de ida e volta partindo de São Paulo em horário nobre, traslados de Porto Alegre até o hotel e retorno, bem como receptivo acolhedor com welcome drink, sete cafés da manhã com um excepcional menu degustação, serviço de concierges, mordomos das 7h às 23h e um kit de amenidades Trousseau.

BELLA DA SEMANA – KARINA BART

Karina Bart, com sua beleza loira e natural, é o tipo de mulher que deixa qualquer um completamente encantado. Prepare-se para se apaixonar! Para Karina Bart, posar nua é mais do que apenas uma sessão de fotos; é uma forma de arte. E ela mostrou isso de maneira sublime ao se despir para o Bella da Semana. Com sua aparência angelical, Karina é aquela mulher que você adoraria apresentar à família: elegante em público e intensamente sedutora em particular. Nesta última parte do ensaio, ela retorna deslumbrante, usando botas de cano alto, saboreando um bom vinho e relaxando à beira da piscina, nua como veio ao mundo – um privilégio exclusivo para nossos assinantes. o ENSAIO JÁ ESTÁ NO AR. O Bella da Semana não é apenas uma revista; é seu passaporte para um universo onde fantasias ganham vida e cada página conta uma história de desejo ardente. Assine agora e entre para o clube dos verdadeiros conhecedores de beleza.

Leia ainda: Carnaval em um castelo escocês pertinho de você

Nenhum comentário:
Postar um comentário