“REIMAGINANDO O AMANHÔ

Consolidado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerra sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de que o setor segue em franca expansão. O evento registrou crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação. A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes. Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o Festuris segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS.

“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo. 37ª edição registrou inúmeros destaques. Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram.

LUXURY, BUSINES & INOVATION

O Espaço Luxury, que celebrou 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento. O Espaço Diversidade foi ampliado e passou a incorporar temas de afroturismo e etnoturismo, consolidando a proposta de diversidade. A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias entre o MOVER, SEMARHIS e Inclusiva Arquitetura, que proporcionou aos visitantes uma experiência mais inclusiva. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS

INTERNACIONALIZAÇÃO

Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração. A vocação internacional do Festuris se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte. – Em 2026, o Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O evento também se prepara para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
ASTROTURISMO

O segundo dia do evento foi marcado por painéis que destacaram a importância de buscar o novo A partir da preocupação de que a neta não viesse a conhecer a mesma Amazônia e a mesma Jericoacoara que ela conhece hoje, a empresária Priscila Bentes criou, em 2018, o SeloXIS, certificação que avalia mais de 100 indicadores ESG e reconhece práticas sustentáveis em hotéis e eventos turísticos. Para apresentar e disseminar a iniciativa, Priscila subiu ao palco da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado na manhã deste sábado (8). “Temos uma metodologia própria desenvolvida a partir dos principais frameworks do mercado. Avaliamos práticas nas esferas ambiental, social e de governança”, explicou a empresária. Atualmente, há mais de 20 empreendimentos turísticos certificados. “E o Festuris é o primeiro evento que recebe nosso selo”, destacou. Após a apresentação, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, receberam o certificado. O sábado também foi marcado pela presença de Diego José Baeza Martignago, assessor da Subsecretaria de Turismo do Chile. Ele apresentou os roteiros de astroturismo do país, destinados à observação de estrelas no “céu mais limpo do mundo”. “Nosso céu é infinito, nossa viagem é infinita. Hoje, o Chile tem 40 observatórios astronômicos. Desses, 27 são dedicados ao turismo”, afirmou. Características geográficas peculiares, como a Cordilheira dos Andes de um lado e o Pacífico de outro, dão à região 300 dias de céu limpo por ano.

PRESENTE & FUTURO

Em sua apresentação, Gabriela Figueiredo, diretora de Turismo de Luxo da Matueté, mostrou que o papel do agente de viagens evoluiu e, agora, é definido como travel designer, em que o profissional de turismo faz a gestão da experiência e do tempo do cliente. “O travel designer é como um arquiteto: planeja o melhor uso de algo extremamente valioso hoje – o tempo livre”, comparou. Especialista em inovação, Luiz Candreva trouxe muitas provocações para o público, entre elas, a máxima de que podemos encontrar o futuro vivendo o presente. Para ele, a era do monopólio do pensamento humano para construir o amanhã acabou. Segundo ele, a inteligência artificial deixou de ser uma simples ferramenta para se tornar uma espécie de copiloto da humanidade. E, disse, muito em breve, pode assumir o papel de ‘piloto’, tornando os humanos passageiros do processo de criação. Candreva também apontou as sete lições para o futuro, entre elas a profissão que se destacará daqui para frente: “Será aquela em que as pessoas sejam resolvedoras de problemas complexos. Então, quais habilidades vocês já têm que poderiam resolver essas questões?”

HOJE EM DESTAQUE

Um dos destaques do Meeting foi a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé, que fez uma ampla análise sobre as tendências de comportamento que moldarão o futuro do turismo e da sociedade, afastando previsões óbvias feitas por ditos “gurus” do amanhã. Ele defendeu que as transformações sociais decorrem de uma série de fatores palpáveis, como a queda global da natalidade, impulsionada pela ampliação do papel social e econômico das mulheres e pelo ritmo de vida cada vez mais acelerado. Pondé também relacionou o futuro do comportamento humano à evolução dos meios de comunicação, explicando que toda revolução da imprensa – da prensa de Gutenberg, passando pelo rádio até a era das redes sociais – altera o contexto político e cultural. “Assim é que se prevê o futuro: observando o comportamento concreto do presente”, resumiu. Para ele, o século XXI não trará milagres ou grandes surpresas, mas o desdobramento do que já está posto diante de nós.

PROJETO HORTÊNSIAS

A história das hortênsias em Gramado começou em 1918, quando o casal Osvaldina e João Leopoldo Lied trouxe do Rio de Janeiro as primeiras mudas da flor, que logo se espalhou e se tornou símbolo da cidade. Quarenta anos depois, em 1958, o legado ganhou força com a criação da Festa das Hortênsias, marco do início do turismo no município. Agora, durante o 37ª Feira Internacional de Turismo de Gramado, essa trajetória ganhou um novo capítulo com o lançamento do Projeto Hortênsias, em um ato simbólico de plantio das flores que há décadas representam a alma e o encantamento da Serra Gaúcha. Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto nasce com o propósito de resgatar a essência gramadense e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. Por meio de ações educativas, culturais e sociais, o movimento propõe conectar o passado, o presente e o futuro de Gramado, cidade que se tornou referência mundial no turismo por sua hospitalidade e beleza natural. Um dos eixos centrais da iniciativa é a integração com a rede de ensino, envolvendo alunos das escolas do município em atividades que vão desde o plantio de hortênsias até oficinas e materiais didáticos sobre a flor símbolo e sua importância para o turismo local. Estão previstas ainda a criação de um livro infantil e de um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e com o fortalecimento dos valores da comunidade desde a infância.

O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Esse projeto resgata a história, resgata a essência e, o mais importante, vai ao encontro da base. Ele é um agente transformador. Estamos falando de educação, de formar novos cidadãos com valores, e estaremos lá junto deles”, comentou. A empresária Beatriz Gehlen, idealizadora e embaixadora do projeto, emocionou-se ao relembrar a história da flor que transformou a cidade em um dos destinos mais encantadores do país. “Estamos aqui para fazer este plantio da hortênsia, que foi o embrião dos grandes eventos em anos passados e continuará a ser nossa fonte inspiradora, desenvolvendo nosso sentimento de hospitalidade e encantamento”, disse a embaixadora do projeto. O Horto Municipal de Gramado tem se dedicado incansavelmente à produção de novas mudas, com equipes trabalhando para garantir o plantio em diferentes pontos da cidade. O Projeto Hortênsias representa o início de um movimento de valorização da identidade local, celebrando o legado, a beleza natural e o espírito acolhedor que fazem de Gramado um destino único.

O FUTURO DO TURISMO

O turismo do futuro tem cheiro, sabor e afeto. Trata-se, portanto, de um ativo que oferece experiências singulares, que preservam a essência do destino e as histórias que o forjaram. Esses foram alguns dos aspectos trazidos pelos palestrantes do primeiro dia do Meeting Festuris. Diante dos olhares de mais de 800 pessoas, o arquiteto e urbanista especialista em história da arte Leônidas Oliveira e o secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, apresentaram as perspectivas para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos – em linha com o tema que guia o evento neste ano: Reimaginando o Amanhã. Ambos destacaram a importância de oferecer vivências profundas. “Viajar é compreender e dar sentido à sua existência a partir da experiência da sua viagem”, disse Oliveira. Convocando a plateia para cantar junto a música Vida no Sul, de Daniel Torres, o secretário Santini apresentou as perspectivas de desenvolvimento do setor no Estado. De chimarrão em punho, ele exaltou a bebida que é a cara dos gaúchos. “Não é só um chá, é um ritual”, afirmou. A partir da tradição do mate, o secretário ressaltou a essência de cada região como o mais potente ativo do turismo de um local. “Aquilo que muitas vezes escondemos por vergonha ou preconceito passou a ser nosso maior ativo turístico”, defendeu, relembrando a época em que se mudou de Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, para Porto Alegre, e pensou em abandonar o uso da bombacha. “Identificamos que nossa maior fortaleza está em valorizar a própria identidade”, finalizou. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS

HOSPITALIDADE NA REDE HOTELEIRA

A manhã também foi marcada por palestras que destacaram como a hospitalidade da rede hoteleira pode impactar positivamente a experiência dos turistas, movimentando o setor econômico de um município. Para falar sobre o assunto, o palco recebeu Cris Mors, diretora de Vendas e Marketing da Rede Laghetto, e Michel Daros, presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur). Aline Miranda, gestora de turismo do Sebrae/SC, também compartilhou a experiência no desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos. Como exemplo, apresentou a história da criação da Georrota, localizada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. “Foi um grande desafio implementar esse roteiro, pois abrange dois estados, sete municípios e mais de 250 empresas”, contou.
A ABIH-SC realiza, no dia 13 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, o Dia do Hoteleiro 2025, evento que celebra também os 60 anos da entidade. Mais do que um marco histórico, a data reforça o compromisso da ABIH-SC com a representatividade e o fortalecimento do setor hoteleiro catarinense, reunindo empresários, gestores e fornecedores em uma noite de conhecimento, integração e celebração. Em um momento em que o país passa por transformações significativas no sistema tributário, a ABIH-SC propõe um debate essencial para o futuro do setor. O painel “Reforma Tributária e os impactos reais para a hotelaria” busca esclarecer as principais mudanças trazidas pela nova legislação e discutir como os meios de hospedagem podem se adaptar a esse cenário, identificando riscos, oportunidades e estratégias para uma gestão mais eficiente. O painel contará com dois especialistas na área. O advogado Gustavo Amorim, especialista em Direito Tributário pela UFSC/Boiteux, com extensão em Planejamento Tributário pelo IBET. Amorim é membro, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC, ex-membro da Comissão Especial de Direito Tributário do CFOAB e membro fundador e ex-presidente da ASSET/SC.

TECNOLOGIA & PRESENÇA

Um dos destaques do primeiro dia do Meeting foi o bate-papo inspirador com Daiane dos Santos, campeã mundial de ginástica artística. Com mediação de Lu Thomé, curadora de conteúdo do Meeting, a influenciadora esportiva abordou temas como sucesso, futuro da juventude e, claro, turismo. “Nossas experiências são feitas por gente. Ao falar em experiência, estou falando de pessoas, de contato, de memórias”, destacou. A opinião de Daiane também foi compartilhada pelo conselheiro de empresas Roberto Lopes, que embora tenha apresentado um panorama sobre a inteligência artificial (IA), destacou a importância humana no processo de utilização da ferramenta. “Não viva sem, mas não se torne refém”, sentenciou. No setor, apontou, a IA pode ser usada de forma estratégica para potencializar os negócios, auxiliando na previsão de demanda, gestão de staff, personalização de roteiros, ofertas e marketing.

SANTA CATARINA – CENÁRIO CINEMATOGRÁFICO

Depois da novela portuguesa gravada em Florianópolis, agora Santa Catarina será o principal cenário do longa-metragem “Minha Vida com Shurastey”, produção da Paris Entretenimento em parceria com a Paris Filmes, estrelada pelo ator Nicolas Prattes. O filme, que tem estreia prevista entre setembro e outubro de 2026, deve ter 80% das cenas gravadas em locações catarinenses, reforçando o protagonismo do estado no cenário audiovisual e turístico nacional. As filmagens estão programadas para começar em 20 de novembro, com gravações em diferentes regiões — da Serra Catarinense ao Litoral Norte, passando pela região dos Canyons, Balneário Camboriú e Itajaí. A Secretaria de Turismo de Santa Catarina estima que a exibição das paisagens catarinenses em um filme com grande apelo emocional e alcance nacional estimule significativamente a busca por Santa Catarina como destino turístico, fortalecendo o setor de serviços e a economia local. Inspirado na trajetória real do catarinense Jesse Kozechen e de seu cão Shurastey, o longa retrata a jornada de ambos pelo continente americano a bordo de um fusca. A dupla se tornou símbolo de liberdade, amizade e inspiração, conquistando mais de 1,8 milhão de seguidores nas redes sociais antes do trágico acidente que interrompeu a viagem. O ator Nicolas Prattes foi escolhido para interpretar Jesse Koz. Um projeto que une emoção, cultura e desenvolvimento. Além de valorizar o cinema nacional, a produção também reforça a imagem de Santa Catarina como polo de filmagens e destino turístico de experiências únicas.

BELLA DA SEMANA – ANDRÉIA DE BEM

A contagem regressiva para 12 de novembro começou, e o que Andréia de Bem preparou para o terceiro ato é uma prova de resistência para qualquer Homem Raiz. As novas imagens são uma afronta. O recado está dado. Dia 12 de novembro, você tem um encontro marcado com o ensaio completo em fotos, vídeo, live sem cortes e making of 4K com closes exclusivos!

Leia ainda: Com foco em inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras, o Festuris chega à sua 37ª edição


Nenhum comentário:
Postar um comentário