sexta-feira, 21 de março de 2014

INFORMATIVO ABIH-SC -

Trade turístico de Florianópolis discute formas de movimentar a cidade fora da temporada
 
 

 
Na quinta-feira (13), a gerente administrativa da ABIH-SC, Lucia Biazus, participou do Jantar organizado pela empresária Lica Paludo no Hotel Il Campanário. Na oportunidade, o trade turístico discutiu ações para movimentar o Outono e o Inverno em Florianópolis. A Capital é uma das preferidas dos turistas nacionais e internacionais e tem atrativos que podem ser aproveitados em todas as estações do ano.
 

Sapiens Park vai participar do Encatho 2014
 

 
 
O Diretor Presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, e o Diretor de Operações e Marketing, João Eduardo Moritz Neto estiveram reunidos na quinta-feira (13), no Sapiens Park, com o diretor executivo José Eduardo Fiates. Entre os diversos assuntos da pauta, estava a participação do Sapiens no 28º Encatho. Para contribuir na abordagem do tema "Sustentabilidade, Turismo e Tecnologia" a instituição levará três especialistas da área. Além de confirmar o apoio e participação no evento, Fiates mostrou-se aberto a novas parcerias com a associação. O Encatho acontece de 02 a 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.
 

Pesquisa da Fecomércio revela o desempenho do turismo no Carnaval catarinense
 
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) realizou uma pesquisa sobre o turismo nos dias de folia em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. 
Entre os resultados descobriu-se que a predominância de turistas era de solteiros, jovens, que vieram de carro com amigos. Apenas 3% dos turistas eram estrangeiros e os 97% brasileiros, vieram de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. 
O predomínio de gastos, no período, foi com pacotes turísticos, seguido de hospedagem e alimentação. Para 39% dos empresários entrevistados, o movimento no comércio durante o feriado foi avaliado como bom.
Os itens da cidade que receberam as melhores avaliações dos turistas foram o atendimento no comércio, sinalização turística, hospitalidade, hospedagem, gastronomia e sensação de segurança.
 

Florianópolis será sede do 32° COCAL

 
 
Organizadores da 32ª edição do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal) definiram a cidade de Florianópolis como sede do evento em março de 2015. A capital catarinense já começa a preparar a recepção dos convidados que devem chegar de mais de 16 países. A edição 2014 do evento acontece nesta semana na Guatemala, com foco em temas da atualidade, como sustentabilidade e tendências tecnológicas.
 

Joinville será atração do 20º Salão Paranaense de Turismo
 
 
 
 
Nos dias 20 e 21, acontece 20º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. A Santur (Santa Catarina Turismo S.A.) estará presente no evento com um estande promovendo Joinville como importante destino da região Sul, com destaque à Festa das Flores, o Festival de Dança e a Escola do Ballet Bolshoi, além dos atrativos turísticos das áreas urbana, rural e náutica.
O Salão Paranaense de Turismo reúne agentes de viagens e profissionais do setor de diversos estados brasileiros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
 

Vinícius Lages toma posse como Ministro do Turismo
 

 
 
Vinícius Nobre Lages foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (17), no Palácio do Planalto. Dilma elogiou a atuação do ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira, dizendo que ele deixou o MTur totalmente renovado e que o governo devia a ele a implantação dos sistemas de gestão de modernização e de transparência. O novo ministro tem 56 anos, é graduado em Agronomia, especialista em Economia de Serviços, Turismo e Desenvolvimento de Negócios e doutor em Economia do Desenvolvimento. 
 

Ministério do Turismo produz série de vídeos Turismo em Cena
 

 

O Ministério do Turismo produziu uma série de nove curtas sobre as principais ações realizadas no setor. A campanha "Turismo em Cena" destacou os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais. 
Confira todos os vídeos da série 
 

Sectur de Balneário Camboriú inicia divulgação nacional
 
 
 
Na sexta-feira (14) iniciou a ação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú com o objetivo de ampliar e fortalecer a imagem da cidade. Com um total de 69 participações em eventos projetadas para 2014, 52 delas serão no Brasil. Para reforçar o slogan da cidade, "Seu melhor lugar", mapas, sacolas, brindes, revista institucional e um vídeo de 5 minutos em três idiomas farão parte do kit a ser distribuído a operadores e agências de viagens, imprensa e visitantes.
Confira a matéria completa e a agenda da campanha:

Vídeos institucionais se destacam como ferramenta de marketing

 
Os vídeos institucionais e comerciais são a grande aposta das empresas que querem divulgar a sua marca com um excelente custo-benefício. Se comparada a outros meios de divulgação a produção audiovisual se destaca por ser uma forma prática, moderna e criativa de apresentar uma empresa ou produto. Além disso, um vídeo na internet pode ser compartilhado infinitas vezes, disseminando informações que podem chegar a qualquer lugar do mundo. Os associados da ABIH-SC têm 15% de desconto nos produtora de vídeos Studio de Comunicação. 
Solicite um orçamento! (48) 3371-4438 caroline@studiodecomunicacao.com
 

Festival Brasileiro da Cerveja reúne o Brasil em Blumenau
 
 

Visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais lotaram boa parte dos hotéis de Blumenau para participar do Festival Brasileiro da Cerveja.
Durante o Festival uma pesquisa foi feita para saber qual a opinião do público sobre o evento. Cerca de 400 pessoas analisaram em torno de 35 itens. Além de entender o grau de satisfação, o material identificará o perfil dos visitantes. Os resultados serão entregues à presidência do Parque Vila Germânica e apresentados ainda neste mês.
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

20° WORKSHOP & TRADE SHOW





Santa Catarina, como sempre, fazendo a grande diferença no 20° Workshop & Trade Show da CVC que começou nesta quarta-feira na Capital Paulista. Nosso Estado, juntamente com Pernambuco e Ceará possuem os maiores estanders destes últimos 20 anos. Num só local 510 expositores, 278 redes e hotéis nacionais, 127 internacionais, 16 companhias aéreas, 14 locadoras de automóveis, cinco parques temáticos, 26 empresas de receptivos, entre outras. A expectativa é de que dez mil visitantes passem pelos corredores do pavilhão, sendo mil de outros Estados. Para a presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agencias de Viagens, Ely Silveira, “esse Workshop é a maneira que a gente faz negócios; o principal motor de distribuição do turismo brasileiro é o agente de viagens”. Durante o evento a CVC lançou  o folheto “Completão”, que funciona como um guia turístico, com indicações de valores, passeios imperdíveis, restaurantes e estadias - além de opiniões da CVC sobre a hotelaria e passeios, classificadas por meio de "sorrisos".


Clique na imagem para ampliá-la


Os circuitos europeus operados 100% pela CVC também foram destacados, ainda que os pacotes montados em parcerias com receptivos locais continuem sendo comercializados. A ideia é que os gastos diários médios dos roteiros da operadora pela Europa sejam de US$ 160 e as estadias em grandes cidades sejam mais longas, sem correria. O projeto Mais 40 reforça o empenho da CVC no Nordeste do Brasil – a intenção é que, nos próximos dois anos, mais 40 cidades da região passem a compor os roteiros, começando pela Bahia. Inicialmente, um ônibus fará o percurso de Salvador a Ilhéus diariamente, ida e volta, parando em cidades entre elas. Outra novidade foi o relançamento da série Brasileiros no Mundo, com roteiros para Austrália, Japão e Índia. 



O apelo na Flórida é a venda de pacotes com diária média de US$ 170 com circuitos para conhecer Orlando e Miami, por exemplo, o que vai no contra fluxo do mercado, onde os turistas optam por fly and drive, pois viajam com mais independência. A aposta se fortalece na premissa de que férias com a CVC são para descansar e curtir, sem a preocupação inerente a viagens independentes. Além disso o cartão de crédito co-banded da CVC, será lançado ainda neste mês e servirá para acumular pontos que poderão ser trocados por viagens – para efetuar esta troca, o cliente poderá completar o valor com dinheiro.




Outra presença de destaque foi Alberto Cestrone, (a direita da foto, tendo ao centro Ely Silveira ), Diretor Geral do majestoso Infinity Blue Resort & Spa. Segundo ele, esta edição é a comemoração de um grande marco, afinal são 20 anos de realização deste que já é consagrado como o maior evento privado do turismo nacional.


Infinity Blue Resort & Spa - clique na imagem para ampliá-la


Para comemorar o fato e reiterar o papel da operadora na cadeia do turismo como agente do desenvolvimento do setor, o 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 está sendo norteado pelo tema “Construindo juntos o futuro”, cuja proposta é reforçar que a CVC continua ao lado dos agentes de viagem, trabalhando em parceria com seus fornecedores de produtos e serviços turísticos para um futuro de sucesso para todos, e adaptando-se com agilidade às novas dinâmicas do mercado, às novas demandas de produtos que surgem a cada dia e ao perfil dos atuais e novos brasileiros que têm incorporado as viagens ao seu estilo de vida.


Vinicius Lummertz e Ely Silveira

quinta-feira, 13 de março de 2014

Informativo ABIH-SC


ABIH-SC realiza mais uma parceria para beneficiar associados

 
Na quinta-feira (06) o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, esteve em reunião com membros da diretoria da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Grande Florianópolis, Camila Nunes Machado, Helton Alcioní da Silva e Rosangela Mambrini. A ABRH realiza cursos de capacitação de curta e longa duração e, nesta parceria, o objetivo será capacitar os profissionais da hotelaria e seus gestores. 

Semana de festa para o diretor presidente Samuel Koch
 

Na tarde ensolarada de sábado (8) o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, recepcionou amigos e familiares em sua residência para comemorar seu aniversário que acontece no dia 10 de março. Os convidados de Samuel compartilharam o momento de alegria e descontração e, em homenagem ao dia internacional da mulher, as mulheres presentes foram surpreendidas pelo aniversariante recebendo rosas. 

Organizadores do Encatho 2014 iniciam contagem regressiva para o evento
 
 
Na tarde da segunda-feira (10), o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, reuniu membros da diretoria, entidades parceiras e colaboradores para alinhar as ações do 28º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho 2014. Os participantes discutiram itens de organização do evento, entre eles, estratégias de comunicação, recepção de visitantes e convidados, atrações do evento, palestras, Fórum de A&B, Seminário de Turismo e Exprotel.
"Faltando menos de 30 dias para o evento é fundamental que tudo esteja alinhado e em pleno funcionamento" comenta Samuel.
Acompanhe as notícias sobre o Encatho: https://www.facebook.com/encatho
 


Novo Plano Diretor de Florianópolis é revogado

 
 
A lei do novo Plano Diretor de Florianópolis, aprovada no final do ano passado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Cesar Souza Júnior, foi revogada pelo do Juiz Federal Marcelo Krás Borges, da Vara Ambiental da Capital. O magistrado julgou procedente ação civil pública sob a alegação de que a legislação Federal não foi cumprida. O Ministério Público argumenta que não foram realizadas 13 audiências distritais, inexistiu a audiência geral e foi descumprido o Estatuto das Cidades. A decisão de Borges determina à Câmara que devolva o projeto do Plano Diretor à Prefeitura Municipal de Florianópolis para tomar as providências.

Balanço do carnaval 2014 de Santa Catarina
 
 
Na quinta-feira (6) o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis - SHRBS - divulgou o balanço do feriado de carnaval: durante o período, a taxa de ocupação da rede hoteleira na Grande Florianópolis fechou em 72,5%. Os hotéis de águas termais tiveram alta, a ocupação subiu de 60,5% para 74,2%. Os estabelecimentos nas praias catarinenses sofreram queda, com taxa de ocupação de 87,9% em 2013 para 72,1% em 2014. Conforme Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, 500 mil turistas vieram ao Estado, o que representa 6% de aumento em relação ao ano anterior. Esses turistas vieram principalmente de Estados próximos, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Com relação ao abastecimento de água e luz, a Casan informou que não houve problemas com falta de água no Estado e a Celesc divulgou, em nota, que as faltas de energia se deram por breves períodos principalmente no Oeste catarinense.

Fecomércio realiza pesquisa de turismo no Carnaval 2014 de Santa Catarina 
 
 
 
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) entrevistou 1.445 turistas e 440 empresários, entre os dias 1º e 8 deste mês, nas cidades de Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. O objetivo do estudo é apresentar aos empresários o movimento de turistas, suas percepções com relação à cidade, gasto médio dos consumidores e perfil dos visitantes. O resultado da pesquisa será divulgado pela Fecomércio nesta quinta-feira (13).
 


Praia do Rosa é destaque na ITB-Berlin
 
 
 

A ITB Berlim é a maior feira mundial de turismo, voltada à realização de negócios e troca de informações do setor que aconteceu entre os dias 05 e 09 de março em Berlim, Alemanha. O evento contou com a presença de grandes nomes do trade turístico internacional. A Praia do Rosa (SC) foi apresentada na feira como a única integrante brasileira do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que se destacam pelas belezas locais, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina é um dos destinos preferidos de surfistas de todo o mundo
 
 
 
A prática do surfe em Santa Catarina influencia o estilo de vida das cidades litorâneas e dá impulso ao turismo. Um mapeamento da Santur (Santa Catarina Turismo SA) aponta que o Estado conta com 127 praias ideais para o surfe. Entre elas, há locais conhecidos mundialmente como a Joaquina, a Guarda do Embaú, Praia do Rosa e Ferrugem. É preciso observar a necessidade de haver uma boa infraestrutura nestas praias, como pousadas, restaurantes, postos policiais, salva-vidas, sanitários, chuveiros, estacionamento, iluminação noturna e escolas de surf. Itens que garantem ao surfista segurança para desembarcar no Estado.

Brasil ganha infraestrutura com a Copa

 
 
Para receber a Copa do Mundo 2014 o Brasil precisou de investimentos extras em infraestrutura que ficarão como legado para os brasileiros e turistas após o evento. Aeroportos reformados, rodovias recapeadas, sinalização turística, acessibilidade à portadores de deficiência e mão-de-obra especializada.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, analisou 13 indicadores de evolução do País e a infraestrutura teve o melhor desempenho, ao lado do aproveitamento dos recursos naturais. A maior evolução dos indicadores, porém, foi em relação aos serviços e equipamentos turísticos, como meios de hospedagem. Essas ações aumentam a competitividade e podem atrair mais turistas, gerar mais renda, e assim, reduzir as desigualdades regionais. 
 

Pesquisa do Ministério do Turismo revela perfil do turista brasileiro 
 
 
 

Foram entrevistadas 2.322 pessoas de 11 capitais brasileiras, entre elas Florianópolis, para conhecer suas preferências na hora de viajar. A pesquisa apresentou informações importantes para o setor turístico, como o tempo de planejamento antes de embarcar, meios de hospedagem mais procurados, formas de pagamento, principais atrativos, estratégias de economia, número médio de viagens por ano e destinos preferidos.
O estudo também revelou que as viagens estão entre as cinco prioridades de investimento pessoal do brasileiro, ao lado dos estudos, moradia, poupança e negócios próprios.

PanHotéis realiza homenagens no Dia da Mulher
 
 
 
Na semana do dia Internacional da Mulher (8) o portal PanHotéis homenageou hoteleiras bem-sucedidas e admiradas no setor. Foram entrevistadas cinco mulheres representando o Cana Brava Resort, Blue Tree, Rio Quente, Radisson/Comfort Alpha e Grand Oca Maragogi. Elas falam sobre vantagens e qualidades femininas na hotelaria. 

Lançado novo aplicativo para agentes de viagens

 
 
Segundo o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, o aplicativo dá mais liberdade ao agente para descansar, viajar e estar com a família ou amigos sem perder a venda e ainda aumentando sua lucratividade.
Criado internamente pela equipe de TI da empresa, o app permite que o agente de viagens consulte produtos, reserve, confirme a venda e envie vouchers a clientes de maneira eletrônica.
Desenvolvido nas versões IOS e Android, o APP está disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play. 

Pesquisa aponta preferências de hóspedes ao dormir
 
 
 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que o barulho é o que mais prejudica o sono dos hóspedes (52%), em segundo lugar a temperatura do quarto (37%) seguido do desconforto na cama (31%). Com o objetivo de embasar o lançamento de sua cama customizada, a Four Seasons Hotels encomendou uma pesquisa para conhecer melhor os hábitos dos hóspedes.
Os participantes ainda revelaram sua rotina que antecede o sono, entre elas, assistir TV, tomar banho e a leitura de um livro. Além disso, para a maioria deles, é importante ter uma tomada próxima ao criado mudo.

terça-feira, 11 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



VERÃO SEM PRAIA?
Verão sem sem praia ? Quanto êxito pode ter uma região sem praia? Tema abordado por Litman, com a presença de Karin Luize de Carvalho Manager Brazil Germany Brazilian Tourism Board representative, Debbie Feldman - Global Markrt Director,Turismo Chile, Jom Krausser DERTOUR Diretor Caribean, Latin America/Indian Ocean/Wedding Travel,DER Marcket, Cristian Lizana,Diretora Regional Central and Eastern Europe LATAM Airline Group, tendo como moderador Andreas Gross, Presidente da ARGE Lateinamerika.
Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e executivo do Grupo Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, as próprias custas e sem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, fez a grande diferença no ITB Berlim, a maior feira de negócios de turismo do mundo. Mais de 10 mil companhias expositoras e organizações de mais de 180 países apresentam-se nos 26 salões do Berlin Exhibition Grounds. O México, país parceiro da ITB Berlim, organizou a cerimônia de abertura do evento. 
Enrique Litman, um dos palestrantes e debatedores, que mostrou as belezas da nossa paradisíaca Praia do Rosa, informa que fica mais do que claro que a maior feira de viagens é um relevante indicador econômico que espelha com precisão os avanços da indústria. Índia, Ásia e os países árabes, cuja indústria do turismo está crescendo, são largamente representados na ITB Berlin, assim como os Estados da Alemanha e demais países europeus, dentre os quais a Espanha, Eslováquia, República Tcheca e Romênia. Da América Latina, o Caribe estará presente, pela primeira vez, bem como o Haiti. O salão dedicado a treinamento e emprego no turismo, está completamente lotado. mais de 25 países apresentam viagens para jovens, viagens de aventura e turismo responsável, alguns dos quais estão se apresentando pela primeira vez na feira. 

SALÃO DE TURISMO

banner-home-20SPT
Enrique Litman  já embarcou para o Brasil e chegando aqui segue a Curitiba para o 20º Salão Paranaense de Turismo que acontece entre os dias 13 e 15 de março no Expo Unimed Curitiba, na capital do Paraná, evento este promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Consolidado como uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, e que reúne agentes de viagens e profissionais do trade na Capital paranaense, durante dois dias consecutivos, apresentando uma programação completa: feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos sociais paralelos. 
O Salão recebe profissionais do setor de diversos estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Mais de 2,5 mil pessoas visitam anualmente os corredores da feira e conferem as últimas novidades do turismo de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor. Em paralelo com o Salão, acontece a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que em 2014 chegará a sua 10ª edição. Organizada originalmente pela antiga Secretaria de Estado do Turismo e atualmente coordenada pela Paraná Turismo, a Mostra é um verdadeiro tour pelos atrativos das dez regiões turísticas do Paraná, apresentando roteiros de turismo religioso, gastronômico, de aventura, históricos, entre muitos outros que o estado oferece.
HOPITALIDADE
Esta edição também receberá pela segunda vez consecutiva como evento paralelo o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, iniciativa da ABIH-PR, visando a discussão e informação do trade turístico em geral e profissionais da hotelaria sobre assuntos diversos e relevantes. A Arena Abrasel é uma verdadeira oportunidade para os profissionais do Turismo apreciarem a culinária dos chefes do Estado. O formato atrativo do Salão e o profissionalismo da ABAV-PR permitem a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores; divulga o Paraná como destino turístico, por meio da Mostra de Regiões Turísticas; evidencia os participantes do evento, por meio da divulgação nacional do evento; além de promover reencontros entre profissionais e amigos.
TURISMO REGIONAL
A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta última quinta-feira. A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento.O encontro foi prestigiado e teve a presença de municípios pertencentes ao Caminho dos Príncipes, como Garuva, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. 
O trade turístico de Joinville também participou efetivamente, representado pelo Núcleo de Turismo da Ajorpeme, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Fundação Turística de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Univille, além de entidades regionais como a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, ABAV-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagem), SDR de Joinville (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional), Câmara de Vereadores de Joinville, e profissionais atuantes na área de turismo e eventos. Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião, referia-se às formas de captação de recursos. Nesse sentido, Tufi Michreff ressaltou que o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem o desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos.
  
"O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. O que acontece, muitas vezes, é que a busca de recursos acontece de forma isolada, para ações como asfaltamento de trechos restritos", exemplificou Michreff. Segundo ele, o mesmo princípio vale para ações pertinentes à Copa do Mundo: "Uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período do mundial, é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, por exemplo, para conhecer as belezas e atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur, foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada".
Durante o encontro, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados junto ao Ministério do Turismo. Um deles, contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e, o outro, destaca a Festa das Flores como ferramenta para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski.   

CHOCOFEST
Na foto Foto Capitão Mauricio, acompanhado do engenheiro Luiz Paulo, receberam Eduardo Zorzanello e Vânia Oliveira / Sabrina Santos
O comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Maurício Ferro Corrêa, recebeu o projeto com laudo prévio de segurança envolvendo toda a programação e as ações do Chocofest – Páscoa em Gramado. Segundo o diretor do evento, Eduardo Zorzanello, a empresa organizadora anualmente busca apresentar o trabalho preventivo aos bombeiros, deixando evidente a preocupação com o bem-estar dos visitantes. “Estamos diante de fatores novos, que têm exigido muito mais atenção em questões que envolvem prevenção contra incêndios, acidentes, acidentes elétricos e tumultos, adotando o máximo de medidas possível”, diz Zorzanello, que entregou o projeto acompanhado da assessora administrativa do Chocofest, Vânia Oliveira, e do engenheiro Luiz Paulo da Cunha Fraga. A melhoria na mobilidade urbana, espalhando um pouco mais a decoração por mais ruas da cidade facilitará o trabalho das equipes de segurança e saúde em qualquer acontecimento no evento. Os bombeiros gramadenses já estão fazendo uma avaliação completa do plano preventivo da organização do evento.
SAÍDA DE DÓLARES
Apesar dos pesares, taxas e tudo mais, é muito mais fácil, melhor e mais barato passar as férias no exterior e comparar de tudo e com qualidade e garantia do que aqui no Brasil. Mais uma vez tivemos um déficit de 2,12 bilhões de dólares em fevereiro, recorde para o mês, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É o pior resultado para fevereiro desde o início da série histórica em 1994. Vale lembrar que fevereiro de 2014 teve apenas 22 dias úteis. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, o saldo ficou negativo em 6,18 bilhões de dólares, também o pior resultado para um primeiro bimestre. 
CENTRO DE ATENDIMENTO
A partir desta segunda-feira (10), os turistas que visitam Pernambuco passam a contar com mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nesta data, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entrega o CAT do Shopping Recife, em Boa Viagem. O atendimento no CAT será feito por dois atendentes bilíngues da Empetur e Prefeitura do Recife, todos os dias, no horário de funcionamento do shopping. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa, guias e mapas do Estado. Atualmente, existem sete CATs em Pernambuco: Aeroportos do Recife e de Petrolina; Terminal Integrado de Passageiros (TIP); Praça do Carmo em Olinda; Pracinha de Boa Viagem; Shopping RioMar, Casa da Cultura.


VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel




No último sábado, dia 8 foi inaugurado aos joinvilenses e turistas uma importante opção de lazer e contemplação na área central da cidade, junto ao Morro do Boa Vista – o Parque Zoobotânico, que ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 17h30 horas com entrada gratuita.  O novo parque conta com acessibilidade em todos os ambientes, duas pontes na trilha rústica, espaço de contemplação com palco, arquibancada, quiosques e barracas, circuito de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, novas guaritas e espaço para exposições.

Cuidados com os animais

Sydnei Diniz, biólogo responsável pelos animais, lembra que os visitantes devem obedecer algumas regras para assegurar o bem-estar e a segurança. Ele reforça que é expressamente proibido alimentar os animais, tocá-los ou tocar em seus recintos. “São animais frágeis, que dependem de cuidados especiais e, acima de tudo, merecem sempre nosso respeito e consideração”, reforça o biólogo. Também é proibida a entrada com animais de estimação (cães, gatos, aves e etc), bebidas alcoólicas, bem como utilizar instrumentos musicais e equipamentos sonoros.

Turismo regional é o foco 

A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta quinta-feira (6/3). A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento. Na oportunidade, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados no Ministério do Turismo. Um deles contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e o outro destaca a Festa das Flores como evento para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski. O encontro foi prestigiado por representantes de todas as instituições de Joinville e de Santa Catarina. 

Captação de recursos

Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião refere-se às formas de captação de recursos. Tufi Michreff ressaltou que o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem ao desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos. "O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. Como exemplo Tuffi cita que "uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período da Copa é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, para conhecer as atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada", enfatizou.

Gestão de Negócios do Turismo   

A Católica de Santa Catarina, campus Joinville conta com a Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo, que surge como uma excelente oportunidade para quem está interessado em se qualificar para o mercado de turismo. São inúmeras as possibilidades para os profissionais que desejam se transformar em gestores de empreendimentos como hotéis, restaurantes, centros de eventos e até mesmo atuarem no poder público. A Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo contará com um corpo docente especializado no assunto, com larga experiência nos setores de atuação e possibilitará ao aluno, desenvolver o pensamento estratégico para o planejamento, a gestão e o marketing dos diferentes negócios do turismo como eventos, hotelaria, alimentos e bebidas e até mesmo a gestão do turismo público. Saiba mais pelos telefones 47) 3145-9718 ou (47) 3043-5200 ou em http://www.catolicasc.org.br/index.php.

Academia Joinvilense de Letras

Na última sexta-feira, às 19h30 aconteceu a solenidade de reativação da Academia Joinvilense de Letras (AJL), na Casa da Cultura, como parte da programação do aniversário de 163 anos de Joinville, uma homenagem da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville. Após mais de 20 anos sem atividades, a entidade formalizou a volta aos trabalhos, em assembleia realizada em outubro do ano passado. Além da homenagem, a Academia fez a posse de dois novos membros, a historiadora Raquel Thiago e o jornalista Herculano Vicenzi. A AJL tem como objetivo preservar a literatura joinvilense, além de valorizar o trabalho de escritores de Joinville e região. O último registro da entidade foi em 1980. A nova AJL tem com presidente o doutor e advogado Carlos Adauto Vieira.
   
28º ENCATHO 

De 2 a 4 de abril, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis realizará a 28ª edição do ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros e o 26ª Exprotel – Feira de Produtos para Hotéis. Será no CentroSul, em Florianópolis. Todas as informações estão no site www.encatho.com.br”, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas.