quarta-feira, 9 de julho de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



GOL
 
 
A GOL, pior empresa de aviação brasileira iniciou a retomada dos vôos entre São Paulo e Santiago, no Chile, dois anos após suspender a operação, dando continuidade à estratégia de ampliar sua oferta de voos internacionais. Realizados com aeronaves Boeing 737-800NG, os vôos serão diários, e os valores podem variar entre 244 dólares, partindo de Santiago, e 435 reais, partindo de São Paulo. A venda de passagens para Santiago iniciou-se em meados de maio, quando a Gol informou que retomaria os vôos a partir desta última quinta-feira. "A Gol mantém a estratégia de aumentar gradativamente a sua presença no mercado internacional, reforçando a ampliação de suas operações", disse a empresa em comunicado. 
 
ESTRATÉGIA
 
 
Com relação à estratégia, a Gol divulgou em abril o lançamento de três frequências semanais entre Campinas e Miami, nos Estados Unidos, com o primeiro vôo marcado para 19 de julho. Em maio, a companhia ainda iniciou um novo vôo semanal entre Fortaleza e Buenos Aires, na Argentina. Vale informar que é muito mais barato ir para o Chile com a GOL do que ir pela mesma empresa de Florianópolis a Porto Alegre. E não tem ministério de turismo, ANAC, INFRAERO, ou cabide de emprego que o valha para dar um jeito nesta vergonha.
 
RECORDE
 
 
É por essas e outras que continuamos batendo recordes de gastos de dólares no exterior. Viajar dentro do Brasil é caro, abusivo e sem qualidade alguma, do chek in ao serviço de bordo, além do péssimo humor da tripulação da GOL, única empresa que está fazendo o trecho Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis.
PILOTOS COCHILANDO
 
 
Conversando com alguns pilotos antes do embarque, a totalidade deles estão realmente preocupados com a manutenção das aeronaves e a falta de fiscalização neste sentido. Algo muito grave pode acontecer. Arrepiei os cabelos da cabeça, já que estou sempre levantando voo. Outro "detalhe" é que segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) revelou que 57,04% dos pilotos da aviação comercial brasileira já cochilaram sem querer no comando de vôos domésticos. Em relação a vôos internacionais, o índice é ainda mais preocupante: 62,83%. Ao todo, 1.250 pilotos responderam ao levantamento, por meio de um questionário via internet. Nesse contexto, um cochilo não intencional pode ser extremamente perigoso. Não permanecer em vigília quando solicitado é perigoso, pois em uma situação de emergência o tempo rápido de reação é essencial para que não se cometa erros", avalia a Abrapac no relatório do estudo.
 
 
O levantamento indica que a irregularidade dos turnos de trabalho - diurnos, vespertinos ou noturnos - piora o desgaste dos profissionais. “Um trabalho em turnos irregulares dificulta a organização da vida social desses trabalhadores, o que pode refletir em sua saúde mental, além de sua saúde física. Neste contexto, mesmo considerando que a legislação atual sobre a regulamentação da jornada de trabalho esteja sendo respeitada, essa irregularidade dos horários de trabalho, associada às folgas simples ou duplas que não incluem o final de semana, são agravantes nas questões relacionadas ao sono e consequentemente à saúde”, informa a pesquisa. 
 
TELECOMUNICAÇÕES
 
A partir da última terça-feira já está mais fácil cancelar serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TVs por assinatura. O cancelamento poderá ser feito por telefone, terminais ou internet, sem necessidade de falar com atendentes. O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais. Esses benefícios estão previstos no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que entrou em vigor nesta terça-feira. 
 
 
Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terão de ser feitos em, no máximo, 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro. As novas regras fixam, ainda, validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas.
 
LIMPEZA NOS MARES
 
O projeto Limpeza dos Mares realizado pela Acatmar, com apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, GTT Náutico de SC, Bombeiros, FloripAmanhã e Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Sebrae, Companhia da Praia, Programa Mundo Mar e a empresa Aquanauta, organizadora do evento, tirou mais de duas toneladas de lixo do fundo do entorno da Ilha do Arvoredo no último sábado. O sucesso da empreitada só foi possível com a participação de todos os envolvidos, cerca de 100 pessoas – entre elas 45 mergulhadores - mobilizados para garantir a sobrevivência da vida marinha e também para provar que a atividade náutica só é possível com sustentabilidade e ações em prol da natureza. 
 
Clique na imagem para ampliá-la

“Tivemos a participação de profissionais de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e até da Argentina.Foi muito prazeroso ver todos unidos neste objetivo comum”,afirmou o diretor de Mergulho da Acatmar, Sandro Poty. “Nossa meta é diminuir a poluição dos locais mais propensos à navegação e mergulho, fomentando ainda mais a atividade e a consciência ambiental de todos os que utilizam nossas águas para o lazer e a pesca esportiva”, comemora o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari. O próximo passo é estender os trabalhos a outras regiões, como Ilha do Francês no dia 02 de agosto e a região do Tinguá já agendada para setembro.
 
BALNEÁRIO SABOROSO
 
“Boeuf Wellington”. Menu exclusivo preparado pelo chef do Acqualina Bistrô - Infinity Blue
 
Com a perspectiva de propiciar uma alta geração de fluxo turístico e transformar Balneário Camboriú em uma referência gastronômica no mês de julho, a 5ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso já entrou em contagem regressiva. Do dia 10 a 27 de julho, a cidade vai respirar gastronomia, contando com a participação de 26 restaurantes no festival, além de uma programação paralela, que inclui desde aulas shows até palestras e workshops, totalizando 14 eventos. 
 
 
Na 5ª edição do Balneário Saboroso, os restaurantes oferecem um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$39,90 por pessoa. O conceituado Acqualina Bistrô do Infinity Resort & Spa é presença garantida. Os menus de cada casa participante já estão disponíveis no site do festival (www.balneáriosaboroso.com.br) e também poderão ser conferidos em um livreto presente nos restaurantes parceiros. Além das delícias gastronômicas, o festival vai continuar presenteando aqueles que frequentarem três ou mais restaurantes diferentes com um brinde personalizado.
 
 
FESTA DO AGRICULTOR
 
 
A tradicional festa do agricultor de Piratuba, será realizada no dia 07 de setembro. As máquinas da Prefeitura estariam trabalhando neste mês no Parque de Eventos, local da festa neste ano, para disponibilizar a infraestrutura necessária para abrigar o público, que comparece em grande número em todas as edições.
 
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Presente há dois anos na Praia de Intermares, litoral norte da Paraíba, o Espaço Soleil divulgará os atrativos da sua culinária francesa e sua localização estratégica na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. Firmando uma parceria inédita, a pousada participará pela primeira vez do maior evento de turismo e negócios do Nordeste em números de participantes, que neste ano receberá mais de mil agentes na Capital paraibana. Para a empresária responsável pelo Espaço Soleil, Carol Macêdo Fouache, estar presente no Festival é uma oportunidade para divulgar a pousada no País e também no exterior. “Teremos contato com profissionais do segmento de vários Estados, e a presença do Cônsul dos Estados Unidos também é interesse para nós, já que é importante divulgarmos que nossa equipe fala português, inglês, espanhol e francês”, destacou.
 
 
Além de estar localizada entre pontos turísticos famosos como o pôr do sol da Praia do Jacaré e a ilha de Areia Vermelha, ambos situados em Cabedelo, a pousada também apresentará aos visitantes do Festival o seu bistrô especializado em comida francesa. “Nossa cozinha já era comandada por um chef francês, e por isso, o café da manhã sempre foi muito elogiado. O Bistrô surgiu da necessidade de atender os nossos hóspedes, como também os moradores de Cabedelo que já apreciavam o nosso cardápio”, completou.
 
 
O FESTURIS de João Pessoa é o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo de João Pessoa vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer. Companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais – também já reservaram espaço na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. 
 
Tropical Tambau - João Pessoa
 
ENOTURISMO
 
 
Com o tema “O composto da oferta Enoturística”, a Serra Gaúcha se mobiliza para a realização da 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo. A ocorrer de 8 a 10 de outubro de 2014, a programação envolve cinco municípios: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi. O evento tem como objetivo discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, aproximando países enoturísticos da América Latina e Europa, enfatizando as boas práticas do setor. A novidade desta edição são as visitas técnicas guiadas a roteiros enoturísticos, a serem realizadas nos três dias de evento. A ideia é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho na Serra Gaúcha.
 
 
O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo, desde a produção do vinho até sua promoção. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo. O Congresso tem início às 8h30min do dia 8 no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos/Bento Gonçalves, com o credenciamento. Às 10h iniciam as visitas guiadas. Às 19h, também no hotel, ocorre a solenidade de abertura. Após, o técnico de Promoção e Inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader) e gerente da Fundação Comarcal do Salnés, o espanhol Manuel Soliño Bermúdez, realiza a primeira palestra do evento. 
 
 
Ao término, será servido um coquetel. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios.
 
 
TURISMO & EVENTOS
 
 
A ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) vem computando o crescimento favorável do setor nos últimos anos. Em visita a empresa Rossi & Zorzanello, a presidente da ABEOC Rio Grande do Sul, Ana Cláudia Bittencourt, contou que a demanda aumentou em 13% no segmento de turismo e eventos, ao mesmo tempo, ela adverte que não é possível separar o turismo de eventos com o turismo de negócios, pois um auxilia o outro para o desenvolvimento do setor. Na oportunidade, a presidente aproveitou para alinhar detalhes com o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello e a gerente comercial Rose Ott, sobre o salão Mice ABEOC, que foi apresentado no Festuris do ano passado, que em parceria com a feira possui um espaço para apresentação de workshops e debates, e serve como local privilegiado para troca de expertises e para dar visibilidade a ações positivas já em curso no País como o Programa de Qualidade ABEOC Brasil de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas, entre outros temas com relevância para o setor.
 
 
TURISMO & HOTELARIA
 
Estar próximo de paisagens deslumbrantes, que deveria ser um diferencial, muitas vezes se torna uma fonte de problemas para os proprietários de hotéis em regiões litorâneas. Segundo o advogado Roberto J. Pugliese, os valores dos impostos têm sofrido reajustes bem acima da inflação – e isso vem ocorrendo desde 2008. Como consequência, os ganhos dos empresários são corroídos e também é diminuída a capacidade de gerar empregos e investir em melhorias para atrair turistas. Para Pugliese, a impugnação judicial é o caminho viável para os empreendedores, especialmente agora que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) está concluindo as demarcações dos imóveis costeiros.
 
ARAKUR
 
 
Já está aberto o primeiro hotel seis estrelas de Ushuaia, o HOTEL ARAKUR USHUAIA já abriu as suas portas e já começou a receber hóspedes. Este exclusivíssimo Hotel possui um conceito ultra moderno em bem receber que se observa desde as suas instalações até o atendimento impecável e deve ser conhecido! Vale informar que hotel oferece um programa de ski-week com descontos de 20% sobre a tarifa final e que inclui: Transfer in-out do aeroporto, transfers ao centro de esqui e ainda a opção de meia pensão. Além disso, oferece para famílias uma ampla quantidade de apartamentos conectados (50% de desconto no segundo apartamento), terceira cama opcional e berço sem custo. Ushuaia sempre oferece o melhor para pessoas de bom gosto lembrando que além de excelente hotelaria contam com uma gastronomia internacional e atrações únicas!
 
Clique na imagem para ampliá-la

BRASIL X ARGENTINA


A quantidade de brasileiros em Ushuaia será grande durante este mês de Julho. Catarinenses estãi invadindo Ushuaia nestas fpérias de julho em busca de muita neve. Nada comparado aos mais de 100 mil argentinos que estão no Brasil acompanhando a Copa do Mundo e fazendo o maior carnaval junto com os brasileiros, comprovante que Brasil e Argentina estão sempre juntos, menos no futebol. Mas ao acabar a partida, a festa continua.
Clique na imagem para ampliá-la

Merece destaque na mídia brasileira o grande chef argentino Lino Adilon, proprietário do restaurante mais pitorescos de Ushuaia, o Volver, em frente ao Canal de Beagle. Lino trouxe a culinária fueguina que é destaque em Brasília. Chega a haver filas para provar as iguarias de Ushuaia.

Bernardo Silveira, Danielle Gamborgi, o super mush Hugo Flores, Rogério Silveira (Fazenda Boqueirão em lages) e sua esposa Adriana Gamborgi Silveira.

Já de Ushuaia começo a receber as fotos dos brasileiros em férias, os quais também são destaque no Diário Catarinense desta segunda-feira. E muitos outros estão embarcando para a cidade mais austral do mundo. 
 
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Prezados colegas e amigos com quem estamos em contato semanalmente: a coluna “Volta ao Mundo” completa esta semana 800 edições. É uma grande satisfação poder continuar dividindo com todos as notícias e informações sobre turismo, cultura e eventos, sejam elas sobre Santa Catarina, Brasil, ou sobre qualquer região ou acontecimento internacionais. O espaço também está sempre aberto a amigos e colegas que tenham informações a serem divulgadas. A coluna Volta ao Mundo é reproduzida em vários jornais e em breve estará em um blog próprio. Abraço a todos.

Regiões Turísticas de Santa Catarina

A grande diversidade física e humana existente em Santa Catarina define o estado como um dos principais mosaicos étnicos do país. Formado por montanhas, praias, florestas preservadas, paisagens rurais e centros urbanos é habitado por descendentes de diversas origens, em sua maior parte europeias, responsáveis pela sua divisão do Estado em regiões turísticas. Os limites territoriais reproduzem as afinidades geográficas, econômicas, históricas e culturais e o turismo catarinense realiza-se no Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Vale Europeu, Grande Florianópolis, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Serra Catarinense, 
Vale do Contestado e Grande Oeste.

Workshops de capacitação

A ABAV Santa Catarina, sob a presidência de Ely Ribeiro da Silveira, em parceria com o Rota da Amizade Convention Bureau decidiu realizar uma série de workshops com os agentes de viagens para reconhecimento e capacitação sobre o que cada uma dessas regiões tem a oferecer e assim “vender” o turismo de Santa Catarina em Santa Catarina. O primeiro destes eventos ocorreu no período de 4 a 6 de julho na Rota da Amizade, que corresponde à região do Vale do Contestado. Apesar do tempo exíguo para absorver tanta novidade e riqueza de detalhes, foi um verdadeiro aprendizado e confirmação de que Santa Catarina é realmente um estado abençoado em oportunidades para quem quer fazer turismo e não viajar fora do estado, quiçá fora do país. O grupo contou ainda com o precioso apoio do Hotel Renar em Fraiburgo, Thermas de Piratuba Park Hotel para a hospedagem, Parque Linderdorf para almoço em Treze Tílias, além de 
prefeitos, secretários de Turismo e outros envolvidos com o setor. 

Rota da Amizade

A Rota da Amizade é composta por 32 municípios (com mais sete interessados em se integrarem à rota), tendo como destaque os municípios de Fraiburgo, Piratuba, Treze Tílias, Videira e Joaçaba. Único roteiro turístico do Brasil com programa de certificação de qualidade, garantindo a padronização dos serviços oferecidos, os demais municípios que compõe a Rota possuem atrativos de interesse para os turistas, perfeitamente estruturados para serem divulgados e comercializados pelos agentes de viagens como produtos turísticos. O Vale do Contestado possui uma rica história de conflitos e revoluções – a Guerra do Contestado -, o que caracteriza a essência cultural de toda região e motiva o turismo. Hotéis e restaurantes de qualidade dão respaldo a uma boa estada para os turistas. O que mais impressiona na Rota da Amizade e seus integrantes é o clima de verdadeira amizade e integração. Belíssimos vídeos mostram o que cada município oferece e o material promocional é avalizado e elaborado com a anuência de todos. Os recursos são obtidos através de parcerias com a hotelaria, comércio e outras empresas que veem o turismo como um importante nicho econômico. 

Fraiburgo

Com seus 35 mil habitantes e 1.048m de altitude, a Terra da Maçã como é conhecida recebe milhares de turistas/ano, com destaque para a época da colheita da maçã, em que o turista pode colher suas maçãs no pé, a florada da maçã um espetáculo de beleza natural entre outros atrativos culturais e históricos. 


Destacam-se os passeios na Floresta Nativa René Frey, onde, além de outros atrativos, a grande aventura é o passeio “Kaigang”, a bordo de um jipão superando os mais loucos obstáculos. O passeio do Kaigang leva a adrenalina às alturas

Piratuba


As piscinas do Parque Termal são terapêuticas e reconfortantes. Com cinco mil habitantes, Piratuba recebe 400 mil turistas por ano, em função das águas termais sulfurosas a 39o, que têm seu ápice no Parque Termal, embora alguns hotéis também possuam as águas em suas piscinas. Em função das águas, frequentadas a qualquer hora do dia e parte da noite, os visitantes costumam transitar de roupão nos hotéis, no parque e nas ruas, o que já criou a “Festa do Roupão” e trouxe à cidade este slogan. Alguns vagões de trem, remanescentes da Ferrovia São Paulo a São Francisco do Sul são mantidos e realizam passeios, programa obrigatório até Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. 

Joaçaba 

Monumento ao Frei Bruno, que leva milhares de peregrinos em romaria. Pela sua pujança, a cidade parece enorme, mas tem menos de 30 mil habitantes. Deste número, oito mil pessoas desfilam no carnaval que existe há pouco mais de uma década e já é considerado um dos melhores e mais frequentados do Brasil. Organizado sob os moldes do Carnaval do Rio de Janeiro, nos últimos anos conta com a presença de artistas globais. Possui estrutura de confecção de fantasias e carros alegóricos e já está em verdadeiro frenesi de organização para o carnaval 2015. Fantasias e abadás são fornecidos gratuitamente, para participar das quatro escolas de samba, de Joaçaba e Herval D’Oeste (separadas pelo Rio do Peixe) além dos blocos que também fazem o seu espetáculo.


Em Joaçaba há ainda o gigantesco monumento ao Frei Bruno, a bela Catedral Santa Terezinha inaugurada em 1941 e o Teatro Alfredo Sigwalt, um dos mais bonitos e modernos de Santa Catarina.

Treze Tílias


Castelinho, hoje Museu Andreas Thaler. A pequena Áustria fundada em 1933 por imigrantes do Tirol tem como atrativos principais sua arquitetura alpina e as famosas esculturas em madeira (23 escultores), a maioria especializada em arte sacra. Com seis mil habitantes, possui diversos grupos folclóricos, que recebem os turistas em qualquer ocasião. Salienta-se também a gastronomia e os trajes típicos, a música e a dança. 

Videira

Museu do Vinho Mário Pellegrin

Berço da Perdigão, com 50 mil habitantes, Videira preserva traços marcantes de sua colonização italiana e alemã, retratados no Museu do Vinho. A Igreja Matriz da cidade apresenta cenas da Guerra Mundial e o famoso Observatório Astronômico é uma das referências, como ponto de observação das estrelas e espaço cultural para cursos e palestras. Algumas das mais famosas vinícolas do Estado, como a Vinícola Santa Augusta se concentram no município. (Não foi possível visitar Videira, que está se recuperando das últimas enchentes).

segunda-feira, 7 de julho de 2014

WORKSHOP ABAV SC - VIAJE POR SEU ESTADO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



Ele é o melhor do Brasil, esse foi o tema do workshop realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina - ABAV-SC, em parceria com a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, que continua suas ações de fortalecimento do turismo das cidades de Fraiburgo, Videira, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, conhecidas carinhosamente como Destino Rota da Amizade. Também com os sempre parceiros Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL, e o órgão responsável pela promoção do turismo catarinense - SANTUR, que trouxeram para a região do Vale do Contestado o primeiro Workshop “VIAJE POR SEU ESTADO, ELE É O MELHOR DO BRASIL”.


A Rota da Amizade foi o primeiro destino a receber este evento em Santa Catarina, que consiste basicamente em levar agentes de viagens de todo o Estado para que conheçam e vivenciem as mais diversas experiências que o destino pode oferecer. Quase 100 profissionais de agências de viagem das regiões – Norte, Sul e Grande Florianópolis além de jornalistas especialistas em turismo. 

Clique na imagem para ampliá-la

A abertura aconteceu no majestoso Hotel Renar em Fraiburgo. Com um olho nos atrativos e outro no cronograma os profissionais percorreram alguns dos municípios parceiros ao Rota da Amizade C&VB, fazendo visitas técnicas a hotéis, restaurantes, vinícolas, pontos turísticos naturais e cartões postais. 

Clique na imagem para ampliá-la

Evidentemente que o fantástico passeio off road de kaigang, deu o toque apimentado, repleto de adrenalina aos agentes e demais participantes. 

Clique na imagem para ampliá-la

A abertura foi durante o famoso café da manhã no Renar, com a presença do seu proprietário Edson Ziolkowski, que deu às boas vindas ao trade juntamente com a Presidente da ABAV-SC, Eli Silveira, o Prefeito da cidade, Ivo Biazzolo e o Secretario de Turismo de Fraiburgo, André Luiz de Oliveira.

Clique na imagem para ampliá-la

De Fraiburgo os agentes se deslocaram para a cidade de Piratuba, recepcionados desta vez pelo proprietário do Thermas Piratuba Park Hotel, Wilson Macedo, que colocou a disposição dos agentes a Massoterapeuta Jacy Schneider, que carinho e profissionalismo dava um abraço a sua maneira, isto é, uma massagem relaxante de boas vindas. Mais nada de especial na agenda da tarde, a não ser a grande partida entre Brasil e Colômbia, onde todos vibraram com a nossa seleção, outra seleção por sinal, que agradou a gregos e troianos e que ao final mesmo com a vitória, deixou os torcedores brasileiros preocupados devido a grave lesão sofrida pelo nosso maior goleador Neymar. A noite após a fala das autoridades presentes, deu-se início a gincana para os agentes que foram divididos em nove grupos, representando nossos diversos destinos estaduais. O grupo vencedor da gincana receberá R$ 5.000,00. 

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado pela manhã o ponto alto da programação, onde todos os agentes estiveram reunidos em um curso técnico sobre a Rota da Amizade. Na ocasião os secretários e diretores de turismo dos municípios acima citados, fizeram uma breve apresentação dos potenciais turísticos, de empreendimentos, destacando suas particularidades e características mostrando o quão belo e cheio de encantos é nossa região. Após as apresentações foi realizado um workshop com os agentes de viagens credenciados ABAV-SC, que oportunizou ao empresariado do Vale do Contestado a negociação e parceria direta com o agente de viagem, ou seja, durante 1h30, os empresários estiveram frente a frente com os verdadeiros “vendedores” do destino, produto e/ou serviço para o público final (turistas – grupos e/ou particulares).

Wilson Luiz de macedo, proprietário do Thermas de Piratuba Park Hote, o Diretor de Marketing da SANTUR, Haroldo de Oliveira Silva, e o Prefeito de Piratuba Claudirlei Dorini. Clique na imagem para ampliá-la

Antes de terminar a manhã, ainda houve a feira, onde cada destino oferecia e explicava particularmente cada roteiro, oferecendo toda a folheteria necessária. Paralelamente acontecia uma paradinha estratégia para o cafezinho com as fantásticas iguarias da região. Uniu-se o útil ao agradável. 

Clique na imagem para ampliá-la

Após o almoço no próprio hotel os agentes fizeram um city tour, a pé, pela cidade, conhecendo o comércio local e a parada obrigatória no Parque Hidromineral, quando, às 18 horas pontualmente o espetáculo maior que é a força da água que brota e é jogada a 80 metros de altura, num espetáculo único aplaudido por todos. Em seguida retorno ao hotel para receberem a última tarefa da gincana do workshop, isto é, cada grupo previamente definido, deveria apresentar um roteiro (vende-los a banca julgadora) turístico sobre a Rota da amizade. Os roteiros propiciaram muita satisfação e imediatamente as autoridades solicitaram que tais roteiros lhes fossem encaminhados. Cada grupo tinha apenas cinco minutos para apresentar seu roteiro, inclusive com os devidos custos e apresenta-lo (vende-los) a comissão julgadora, tendo apenas cinco minutos para apresentar o referido destino. Roteiros muito bem elaborados, demostrando que cada agente assimilou perfeitamente as particularidades e potencialidades de cada destino turístico da Rota da Amizade. A decisão seria divulgada durante o Baile do Roupão. 

Em seguida jantar " Noite das Tortas" e logo após foram se preparar para o baile cujo tema seria às festas juninas. 

Para quem não sabe, e os agentes ficaram sabendo e por isso mesmo fizeram o city tour a pé pela cidade, a Festa do Roupão, é um evento temático de Piratuba e tem o objetivo de proporcionar o resgate as brincadeiras que se faziam nos tempos passados, e o traje "roupão" é comum ver em Piratuba pessoas passeando pela cidade de roupão em função das águas termais. Segundo Wilson Macedo, o objetivo do evento é fomentar o turismo na região, fazendo com que cada município explore ainda mais a sua temática e com isso crie novas opções para o turista visitante. 

A confraternização foi geral e ninguém ficou de fora, demostrando o grande entrosamento entre os agentes de viagens, peças fundamentais desta grande indústria do turismo que gera quase 13% do PIB catarinense. Costa Verde Mar foi a equipe que levou pra casa os R$ 5.000,00 merecidamente.


Já na manhã seguinte os agendes de despediram de Piratuba e seguiram para Joaçaba, conhecendo mais este destino, terminando somente na cidade de Treze Tílias, onde também fizeram o city tour, que terminou em confraternização no Parque Lindendorf, que os esperava para grande almoço. Enfim, o Workshop da ABAV-SC, mais uma vez demostrou a grande importância do agente de viagem que conhece o destino, dando muito mais atenção e proporcionando informações corretas de quem vivenciou a experiência e a partir desta vivência, venderá o produto com convicção, agradando definitivamente o consumidor final, isto é, o turista por excelência, podendo dar todas as informações exatas, dicas gastronômicas, onde melhor se hospedar, os melhores passeios e os passeios imperdíveis.


Cabe informar que cada município da Rota da amizade possui características próprias, cultura, tradições, gastronomia, hospedagens e serviços, com a generosa contribuição da natureza, compondo um roteiro turístico de excelência. As opções turísticas da Rota da Amizade reservam surpresas a cada quilometro. Cultura de maçãs em Fraiburgo; uma das melhores uvas e vinhos em Videira e Vale da Uva e do Vinho. Cultura austríaca em Treze Tílias; turismo religioso e de carnaval em Joaçaba e saudáveis águas termais em Piratuba.

Piratuba surgiu para o turismo quando a Petrobrás, em 1964, na busca por petróleo, perfurou um poço com mais de 2.000 metros, atingindo o Aquífero Guarani e encontrando águas sulfurosas a 38,6°C na superfície. A partir disso, instalou-se o Parque Termal, e Piratuba tornou-se como um dos principais destinos do sul do Brasil. O cenário de belezas, cercado por vegetação nativa, águas termais e hospitalidade fazem de Piratuba uma importante estância hidrotermal de Santa Catarina; sinônimo de lazer, saúde e descanso durante o ano inteiro.

Por sua vez Joaçaba, com pouco mais de 25 mil habitantes, surpreende por sua economia pujante e qualidade de vida. É o 8º município brasileiro em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e está entre as 10 maiores economias de Santa Catarina. O Carnaval de Joaçaba é o grande destaque, pelo luxo e organização. A cidade conta com uma das melhores infraestruturas para eventos, além de ser um município emergente no setor do turismo da região.

Fundada por imigrantes vindos do estado do Tirol, na Áustria, Treze Tílias é a única colônia austríaca do país. Sua arquitetura típica alpina, cultura, tradições, gastronomia, escultores e costumes trazidos da pátria- mãe são preservados até hoje, podendo ser vistos nos diversos parques da cidade.
O nome Dreizehnlinden, traduzido para o português Treze Tílias, foi escolhido pelo fundador, inspirado no poema Die Dreizehnlinden, de Wilhelm Weber.

Já Videira, berço da antiga Perdigão, tem traços marcantes com a colonização de imigrantes italianos e alemães. Parte de sua história é retratada através do Museu do Vinho. Sua economia, muito calcada na agroindústria, é referência na área, que tem parte da história exposta na Sala Vip Perdigão. O Observatório Astronômico é referência no país e tem link direto com a Nasa. A Igreja Matriz é atrativo pela beleza interna de seus afrescos. Treze Tílias é conhecida como O Tirol Brasileiro devido aos valores culturais e artísticos trazidos pelos imigrantes austríacos e cultivados por seus descendentes.

A altitude, as baixas temperaturas no inverno e o verão ameno fazem de Fraiburgo a Terra da Maçã. O município foi fundado pela Família Frey, que se estabeleceu na região para extrair madeiras nobres na década de 1930. Após o fim do ciclo da madeira, iniciou-se o cultivo da maçã, que é o principal produto de Fraiburgo. Os pomares de maçã contribuem para paisagens encantadoras em todas as estações. Na primavera, esses pomares anunciam a florada das macieiras, um espetáculo da natureza. No inverno, a geada enfeita de branco os pomares, proporcionando belas paisagens. A natureza, sabiamente, proporciona a melhor emoção durante a colheita da maçã. A emoção fica plena quando as macieiras carregadas de frutos são um espetáculo de cores e sabores.

Agora é aguardar o próximo workshop, que acontecerá no mês de Agosto nas Termas de Gravatal. Na mala de todos muitas lembranças e em suas máquinas fotográficas imagens que não se apagarão.




terça-feira, 1 de julho de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP

TRADE DE TURISMO SC
Fotos: Saul Oliveira
O auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte recebeu diversos representantes de entidades e empresários do trade turístico de Santa Catarina. Para o secretário Filipe Mello, o encontro serviu para ouvir as principais demandas do setor e elaborar uma agenda de trabalhos coletiva. Uma das principais sugestões dos participantes foi a criação de um plano de captação de eventos para o Estado. A iniciativa pretende garantir o fluxo turístico durante todo o ano, não apenas nas temporadas de verão e inverno, que favorecem as regiões litorânea e serrana, respectivamente. Com base nesta necessidade foi definida a reativação do Grupo de Trabalho de Turismo de eventos, que deve elaborar uma minuta do plano e encaminhar ao secretário para aprovação.
Clique na imagem para ampliá-la
Outra sugestão do grupo foi a criação do Observatório de Turismo do Estado, que consolide dados e reúna pesquisas sobre o setor, não apenas no âmbito empresarial, como dados de movimentação de visitantes em hotéis, aeroportos e restaurantes, mas também pesquisas científicas, como TCCs, dissertações e teses que tenham como objeto de estudo o turismo de SC. O Secretário se comprometeu em criar o observatório até o final deste ano.

INFRAESTRUTURA
A questão da infraestrutura foi outro tema recorrente nas falas do trade de turismo. Para os integrantes da classe empresarial, é fundamental que o Estado assuma a Responsabilidade sobre obras em estradas de acesso e sinalização, por exemplo, para melhorar o entorno dos destinos turísticos. A estruturação de outros segmentos turísticos, como o circuito do vinho e o da cerveja, foi lembrada pelo presidente da Santur, Valdir Walendovsky. Além da Federação dos Convention & Visitors Bureax, do Senac e da Univali, marcaram presença no evento integrantes do Conselho Estadual de Turismo e representantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ely Silveira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina, Associação da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Náutica Catarinense (Acatmar), Associação de Turismo Termal (ATHISC), Sindicato de Guias de Turismo (Sindegtur), Câmara dos Dirigentes Lojistas-Fpolis, Fecomércio, SESC e Floripamanhã.
JOINVILLE E A COPA
Ao que tudo indica, somente Joinville recebeu turistas que tinham como destino a Copa do Mundo. Hotéis com tarifas mais acessíveis e segurança, foram os principais atributos que atraíram turistas estrangeiros para Joinville, tanto que na última semana, um grupo de 106 equatorianos, que veio para assistir ao jogo na capital paranaense Curitiba, ficou hospedado em Joinville. Além deles, as Centrais de Atendimento ao Turista (CATs) e os hotéis da cidade, registraram a presença de visitantes argentinos, chilenos, paraguaios, canadenses e suíços. De acordo com informações obtidas pelas CATs e pelos hotéis que receberam os turistas estrangeiros, a média de permanência dos hóspedes em Joinville foi de duas pernoites, sendo que os visitantes aproveitaram para conhecer a cidade e pontos turísticos como museus e o Zoobotânico. 
VIAJE POR SEU ESTADO
Ele é o melhor do Brasil, esse é o belo tema do workshop que será realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina - ABAV-SC, em parceria com a  Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, que continua suas ações de fortalecimento do turismo das cidades de Fraiburgo, Videira, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, conhecidas carinhosamente como Destino Rota da Amizade. Também como sempre parceiros a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL, e o órgão responsável pela promoção do turismo catarinense - Santur, que trazem para a região do Vale do Contestado nos próximos dias o primeiro Workshop “VIAJE POR SEU ESTADO, ELE É O MELHOR DO BRASIL”.
A Rota da Amizade será o primeiro destino a receber este evento em Santa Catarina, que consiste basicamente em levar agentes de viagens de todo o Estado para que conheçam e vivenciem as mais diversas experiências que o destino pode oferecer. Até o momento já estão confirmadas a presença de mais de 110 profissionais de agências de viagem das regiões – Norte, Sul e Grande Florianópolis.
Majestoso Hotel Renar em Fraiburgo será o primeiro destino
Com um olho nos atrativos e outro no cronograma os profissionais irão percorrer alguns dos municípios parceiros ao Rota da Amizade C&VB, estando previstas visitas técnicas a hotéis, restaurantes, vinícolas, pontos turísticos naturais e cartões postais. 
O ponto alto da programação, onde todos os agentes estarão reunidos em um curso técnico sobre a Rota da Amizade, na ocasião os secretários e/ou diretores de turismo dos municípios acima citados, farão uma breve apresentação dos potenciais turísticos, de empreendimentos, destacando suas particularidades e características mostrando o quão belo e cheio de encantos é nossa região. Após as apresentações será realizado um workshop com os agentes de viagens credenciados ABAV-SC, que oportunizará a todo o empresariado do Vale do Contestado a negociação e parceria direta com o agente de viagem, ou seja, durante 1h30, os empresários estarão frente a frente com os verdadeiros “vendedores” do destino, produto e/ou serviço para o público final (turistas – grupos e/ou particulares).
WORKSHOP JATIÚCA
Em parceria com o SEBRAE-AL e a SETUR-AL, o MC&VB vai realizar o Workshop MICE entre os dias 30 de junho a 2 de julho. O evento é direcionado a empresários e empreendedores alagoanos e vai acontecer no auditório do Hotel Jatiúca. O objetivo do workshop é criar um grupo de trabalho para desenvolver o segmento de viagens de incentivo e eventos corporativos em Alagoas, ambas modalidades do MICE, conceituado como o Turismo do Futuro. Três especialistas da MICE Brasil Consulting foram convidados para interagir com o público no Workshop: Elza Tsumori, membro da Academia Brasileira de Eventos, conselheira permanente da Associação de Marketing Promocional (Ampro) e coordenadora do Fórum das Entidades do Setor de Eventos (ForEventos); Edmundo Monteiro de Almeida, publicitário, mestre doutor em marketing, co-autor do livro “Marketing Motivacional” e Jorge Medauar, especialista em campanhas, eventos e viagens de incentivo.

FESTURIS JOÃO PESSOA



Reconhecido como o maior evento de turismo e negócios do Nordeste em número de participantes, o Festival do Turismo de João Pessoa sediará, em sua quarta edição, palestras inéditas para operadores e agentes de turismo em salas de capacitação montadas especialmente para o grande evento. Operadoras nacionais e internacionais, destinos, receptivos e redes hoteleiras farão apresentações durante a programação do Festival, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima.


De acordo com o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J. S. Junior, expositores dos Estados Unidos como a Visit Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia já confirmaram a participação nesta edição. “Pelo menos doze empresas internacionais farão treinamentos para os agentes que visitar a quarta edição do evento. No total, teremos quatro salas exclusivamente dedicadas a palestras e capacitações para o segmento que jamais foram realizadas na região”, comentou. 


No ano passado, algumas entidades como a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e o Governo dos Estados Unidos também realizaram palestras para o público.

REDE NORD



A Rede Nord de Hotéis, que atua há mais de dez anos na região Nordeste, confirma a parceria com o Festival do Turismo de João Pessoa pelo quarto ano consecutivo. Dos mil agentes e operadores de turismo que o evento receberá em sua quarta edição, 10% ficarão hospedados nos seis hotéis do grupo hoteleiro na Capital paraibana. A negociação com a Rede Nord de Hotéis foi realizada com a presença do diretor comercial do evento, Cláudio J. S. Júnior.


"A Rede Nord é nossa aliada desde a primeira edição do Festival e, este ano, é também nossa maior parceira de eventos, no que diz respeito à quantidade de hóspedes", destacou Claudio Júnior. Para o gerente comercial da Rede Nord de Hotéis, Everson Albuquerque, o evento favorece o trade turístico da Paraíba. "O Festival é bem estruturado e alcança dimensões que favorecem tanto os negócios, quanto o setor turístico. Essa parceria trará retornos positivos para a Rede, além de contribuir para a divulgação do destino", disse.



Até o momento, 17 hotéis da Capital paraibana já fecharam parceria com o Festival. São eles: Ambassador, Bessa Beach, Cabo Branco Atlântic, Caicara - Caju, Espaço Soleil Pousada, Igatu, Hardman, Nord Blue, Nord Green, Nord Imperial, Nord Ondas, Ouro Branco, Tropical Tambau, Verde Green, Village Confort, Village Premium. 
ETIHAD & ALITÁLIA
A companhia aérea Etihad, dos Emirados Árabes, comprou 49% do capital da Alitalia, segundo um acordo anunciado pelas duas empresas após vários meses de negociações. As duas empresas anunciaram que finalizarão nos próximos dias os detalhes do acordo, que precisa ser aprovado pelas autoridades antitruste. A Alitalia tem uma grande dívida e enfrenta graves dificuldades financeiras. O administrador delegado da empresa, Gabriele del Torchio, advertiu no início do mês sobre a necessidade de uma reestruturação "complexa e dolorosa", para a qual não via nenhuma outra alternativa. O plano poderia significar o corte de 2.200 postos de trabalho de um total de 12.800 funcionários, segundo Del Torchio. 
O ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupi, advertiu na segunda-feira aos sindicatos que existiam apenas duas opções: "o plano de reestruturação da Etihad ou o abismo". O valor da transação não foi anunciado, mas o ministro citou um investimento inicial da Etihad de 560 milhões de euros, aos quais seriam adicionados 690 milhões nos próximos quatro anos para "desenvolver e renovar a frota".


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta sexta-feira, dia 27, a segunda parte do ensaio da modelo Júnia Cabral no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Estudante de Moda e Teatro em São Paulo (SP), a gaúcha de São Leopoldo (RS) mantém o corpo esculpido com alimentação balanceada, corrida e pilates.