terça-feira, 21 de outubro de 2014

Falando de Turismo - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



ROTEIRO AGROTURÍSTICO

Estruturar um roteiro de turismo que ofereça aos visitantes o contato com a vida no campo e a cultura serrana, envolvendo famílias de agricultores em Urubici, na Serra Catarinense, com certeza não é fechar a Serra do Corvo Branco por um ano gastando milhões, muito pelo contrário, a exemplo do Projeto “Fortalecimento do Agroturismo”, que conta com apoio da Associação Acolhida na Colônia. Na semana passada, as famílias beneficiadas apresentaram suas propriedades em um roteiro que incluiu visita às estruturas de hospedagem, comida típica e café colonial, pelas localidades de Campestre, Santa Terezinha e São Pedro, às margens da SC-370, em direção à Serra do Corvo Branco (que já está fechada). Através do projeto foram construídos 12 chalés para atendimento ao turista, adquiridos móveis e equipamentos, realizadas melhorias de sistemas produtivos e reforma de ambientes, além da capacitação das famílias para a gestão dos empreendimentos, organização em cooperativa e legalização das atividades. 

Clique na imagem para ampliá-la

Com o apoio, as famílias amentaram a infraestrutura das propriedades e a disponibilidade de produtos e serviços de agroturismo de forma integrada. “O objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura familiar, levando em conta a recuperação e a preservação ambiental”, explicou Cláudia Maria Schmitz, do Escritório Municipal da Epagri, que coordenou a elaboração e a execução das ações do SC Rural em Urubici. Para estruturar os roteiros de agroturismo em Urubici, através do SC Rural, foram desenvolvidas ainda outras importantes ações como a melhoria nas estradas municipais nas localidades de São Francisco e Baiano, em um total de 17,7 Km para acesso às propriedades rurais. Através de convênio com a Prefeitura. Também foram disponibilizados móveis e equipamentos para a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT e sinalização turística, com um total de 21 placas e um painel, adquiridos através de licitação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com recursos do Funturismo.

 
SUPER BATERIA
 
 
Que maravilha ! Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, anunciaram que inventaram uma bateria de íons de lítio capaz de atingir 70% de sua capacidade em dois minutos de recarga e que dura até 20 anos, uma vida útil dez vezes maior que a atual. “Esta descoberta tem grande impacto em todas as indústrias, especialmente para os carros elétricos, já que os consumidores têm que suportar as contínuas recargas e uma vida útil pequena das baterias”, afirmou a universidade em comunicado. O professor 
Chen Xiaodong, diretor da equipe de pesquisa, disse que as novas baterias permitirão aos motoristas de carros elétricos fazer sua recarga em cinco minutos, o mesmo tempo gasto, mais ou menos, para encher o tanque de veículos movidos à gasolina. Além disso, essa descoberta terá outro impacto importante, pois poderemos reduzir drasticamente os resíduos tóxicos gerados pelas baterias, já que as baterias duram dez vezes mais que a geração atual. Chen comentou que uma empresa está realizando testes e que a nova bateria chegará ao mercado nos próximos dois anos.
 
QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO ABAV
 
 
A vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional,  Ana Carolina Medeiros, participou na semana passada da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo, proposta pelo Ministério do Turismo. O encontro realizado em Brasília, e que reuniu também representantes da Embratur e de entidades ligadas a outros segmentos do turismo, foi palco para a apresentação de um estudo elaborado pela UnB com o objetivo de identificar os níveis de qualidade de atendimento no setor.
 
 
O distanciamento entre a academia e o mercado e a falta de ajuste e alinhamento no conteúdo das grades e programas dos cursos de turismo foram alguns dos pontos identificados e que deverão ser alvo das discussões na segunda etapa da oficina que se realizará em novembro. O objetivo é construir um documento e submetê-lo à consulta pública para que, em dezembro, uma versão final seja apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos. A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que também participou da oficina, apoia a disposição de mudança. Na visão da entidade congênere da ABAV, capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades que precisam e devem condizer com mudanças capazes de atender as reais necessidades do setor.
 
ALPEM PARK NO FESTURIS
 
 
As diversas atrações do Alpen Park, de Canela (RS), serão destaque no estande do empreendimento durante o 26º Festival de Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). Entre as atrações apresentadas no evento estão o Trenó, o Alpen Blizzard, o Cinema 4D, Alpen Interactive, Arvorismo com Tirolesa, Muro de Escalada e Torre de Rapel, além da presença do mascote da atração, o cachorro Bart. Outro destaque serão os passaportes Alpen Park e Casa da Aventura, que possibilitam que os visitantes aproveitem combinados de atrações por preços promocionais.
 
 
De acordo com a Relações Públicas do Alpen, Samanta Vasques, a participação do parque no evento reforça a importância de apresentar suas atrações e novidades para o trade de turismo. ?Acreditamos que o Festival possibilita a troca de experiências entre todas as esferas do trade que prestigiam o evento, além de ser uma excelente vitrine para apresentarmos nossas atrações e concretizarmos negócios e parcerias que gerem resultados para o Alpen Park e o turismo da região, explica.
 
 
Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o parque é uma excelente opção de passeio para família e amigos, contando com atrações voltadas para públicos de todas as idades. Para os amantes da aventura, o empreendimento oferece uma variedade de atividades que fazem a adrenalina falar mais alto, como passeios de trenó e quadriciclo, rapel, muro de escalada, arvorismo, tirolesas, além da emocionante Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul e o Super Salto, brinquedo composto por cordas elásticas, 
onde a pessoa fica, firmemente, amarrada e é lançada para o alto.  Quem é ligado às novas tecnologias, vai se divertir com o Cinema 4D e seus efeitos especiais e sensoriais e ainda pode curtir os emocionantes Mini Rider 2 e Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Para os pequenos, o parque traz o Alpen Kids, que faz do Alpen Park o lugar certo de diversão e entretenimento para crianças e adultos. 
 
 
O Festival de Turismo de Gramado é considerado um dos maiores eventos de negócios do trade brasileiro e sul-americano, reunindo grande parte do setor em três dias de intensa atividade. Voltado exclusivamente aos profissionais do trade turístico, o Festival recebe empresas, delegações oficiais e profissionais nacionais e internacionais. Pelos seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais e cerca de dois mil expositores.
 
PACOTES TURÍSTICOS
 
 
Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte. Com esta visão, a secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.
 
 
A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano. Gestores de destinos, profissionais de marketing , empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações , apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.
 
 
Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano. Com a volta de eventos como a FEARTE (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert ( Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano.
 
SETOR DE EVENTOS
 
 
O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. Esses e outros dados que retratam os impactos desse setor na economia brasileira foram festejados por dezenas de empresários da área de eventos e turismo, autoridades e pelas mais importantes entidades ligadas aos dois segmentos, durante a apresentação do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, na última terça-feira, 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo. A íntegra da pesquisa está disponível para download grátis no site da ABEOC Brasil.
 
 
O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a pesquisa durou 14 meses até a conclusão e teve como ano base 2013. 
 
RECEITA
 
 
Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Na visão do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, presente na apresentação, os dados apontados no estudo indicam um horizonte de crescimento importante para o setor. 
 
REGIÕES
 
 
Do total de eventos realizados no Brasil em 2013, 305.720, ou seja, 52% aconteceram nos estados da Região Sudeste. O Nordeste vem logo em seguida com 116.362 ou 20%, 88.420 ou 15% no Sul, 54.669 na região Centro-oeste (9%) e 25.721 ou 4% na região Norte. Comparando com o resultado da pesquisa realizada em 2001, o Sudeste manteve sua posição, enquanto o Sul perdeu para o Nordeste, que em 2001 ocupava a terceira posição. Por seu um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.

 
CANTINA DE VICOLOS

Meu grande amigo e Chef Glimaraes, proprietário da melhor Cantina Italiana de Gramado, a De Vicolos, está em novo endereço, agora bem no centro, na Av. das Hortências, 1377. Se você não não pode chegar lá, ele manda de buscar no hotel. Estou chegando chef. 

12 CHEFS NO SERRANO

Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort transpirou altíssima gastronomia. O resort reuniu os 12 Chefs por Um Dia, projeto que aconteceu durante o ano, uma vez por mês, nas quintas-feiras no Serrano Resort & Spa. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A gastronomia foi elaborada a partir de um mix das receitas dos chefs e, na mesma ocasião, lançado um Caderno de Receitas. A renda total da venda dos livros é para o Lar de Idosos Maria de Nazaré e Centro de Reabilitação Emanuel. Durante a ocasião, Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP, homenageou a Relações Públicas do Serrano Resort & Spa, Fabiana Costa, pelo trabalho realizado ao longos dos anos na empresa e pelo sucesso do projeto. A Fabiana realmente merece. É a alma do Resort e conhece hóspede por hóspede, recebendo-os não como hóspedes, mas como amigos que são ja que, que qualquer hospede jamais deixa de voltar. Já o gerente Geral Carlos Marin, deu um tremendo upgrade ao resort, mantendo-o no topo, como melhor Resort de montanha do Brasil. 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Câmara Brasil-Alemanha  na Oktoberfest

Ilha de Lindau, lindíssima 

Castelo de Neuschwanstein, deslumbrante 

A maior festa alemã das Américas é o ponto alto da tradição germânica em Santa Catarina, trazendo para Blumenau música, cultura e gastronomia do país. A Oktoberfest trouxe a Alemanha um pouco mais perto do  Brasil e de Santa Catarina, com a presença de representantes da Câmara Brasil-Alemanha, em que as empresas deste lado do oceano buscam parcerias bilaterais com os alemães. Como ponto de ligação entre os interesses dos dois países no Estado, a Câmara está presente na Oktoberfest, com um espaço reservado para empresas catarinenses que querem fazer parte da festa. São 10 empresas de diversas regiões de Santa Catarina já confirmadas, para o camarote da Câmara Brasil-Alemanha na festa.

Lançamento da 76ª Festa das Flores 

O prefeito Udo Döhler, o presidente da Fundação Turística Raulino Esbiteskoski e o presidente da AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas) Renato Franz apresentaram na manhã de quinta-feira (16) a programação completa da 76ª Festa das Flores de Joinville, que acontece de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville. Neste ano, a Festa das Flores terá a sua quarta edição internacional com a participação de orquidófilos norte-americanos como jurados do concurso de orquídeas e que também irão ministrar palestras nos workshops de cultivo. 

Hortaliças

Cana de açúcar

 Bananicultura

Já o tema da Festa das Flores “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico com espaços temáticos que contarão a história e a importância de produtos típicos de Joinville e região - aipim, arroz, banana, cana de açúcar, palmáceas, plantas ornamentais e mel. O presidente da AJAO, Renato Franz, disse que o tema é o reconhecimento ao trabalho do homem do campo. “Vamos retratar a importância das atividades rurais e sua influência sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região”. A 76ª Festa das Flores terá muitas atrações como concursos, shows nacionais entre outras. 

Thermas Piratuba Hotel

O Thermas Piratuba Hotel oferece uma promoção imperdível para o feriado de 2 de novembro: permaneça duas noites e pague uma. O Hotel fica na Rua Florianópolis, 88, Centro de Piratuba – SC. Reserve, fone: (49) 3553 0000 ou e-mail:  reservas@thermaspiratubahotel.com.br

Embaixador da Tailândia em Gramado

No dia 13 de outubro, o Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol foi recebido pelo Prefeito Nestor Tissot, a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e os diretores do Festival do Turismo, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Prefeitura Municipal de Gramado. Pitchayaphant ficou na cidade até dia 15 e se impressionou com o nível de desenvolvimento do município. Durante sua estada em Gramado, o Embaixador, acompanhado de sua esposa e filha conheceu diversos atrativos da cidade, assessorado pela turismóloga da Secretaria de Turismo, Bárbara Konrath. 

Aplicativo para smartphones no Festuris 

Com o objetivo de incentivar a inovação tecnológica no turismo, o Festuris Gramado, em parceria com a Into Digital, acaba de desenvolver um aplicativo para sua 26ª edição. A nova ferramenta facilitará a interação dos participantes com o evento, além de promover os expositores e atribuir tecnologia a todos os envolvidos, que poderão aproveitar o melhor do evento de uma forma moderna, rápida e interativa. O aplicativo 
possibilita conhecer os expositores, localizar um expositor específico e ter acesso aos principais contatos. Além disso, é possível salvar o contato dos expositores mais interessantes no celular;  Pode manter acesso a programação completa das palestras do Festuris, temas em destaque e palestrantes; a interatividade com o mapa e localizar os estandes; fazer anotações sem sair do aplicativo; integrar com as redes sociais; verificar horários e demais compromissos de agenda e avaliar a sua experiência com o Festuris 2014.  

Encontro com a imprensa 


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores do FESTURIS, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e Umberto Beltramea, gerente geral do Saint Andrews Hotel, endereço de hospedagem de luxo em Gramado. A foto, de Eduardo Sauressig, foi tirada nia do lançamento do FESTRIS à imprensa. 

O FESTURIS 

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris se realiza de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

Programação Oficial

06 de Novembro – quinta-feira
20:00 – Solenidade de Abertura, no Palácio dos Festivais
07 de novembro/ 2014 – sexta-feira
08:30 – Impacto e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: Os desafios mais emergentes na gestão do turismo.
Conferencista: Vinicius Lages – Ministtro do Turismo
Painelistas com abordagens nas  áreas específicas:
Gervasio Tanabe – Diretor Executivo da ABRACORP
Roberto Rotter – Presidente da FOHB
Marcos Ferraz – Presidente da Braztoa
Debatedor: Danilo Kehl – Presidente da Abav/RS
09:50 Talk Show
As indústrias criativas e a dinâmica atual do mundo dos negócios
Painelistas:
Cláudia Leitão – Ex-Secretária de Economia criativa do Ministério da Cultura
Apoiadores: 
Márcio Freire – Gerente de Negócios do Facebook
Abordagem: Como entender o comportamento do consumidor no ambiente digital
Adonis Batista Beggi – Fundador da StarUp – Get Out
Abordagem: Aplicativos Mobile – empresas e destinos no celular
10:50 – Intervalo
11:00 – Tecnologia, o caminho: como usá-la a favor do seu negócio
Painelista: Érika Moore – Diretora Regional América Latina e Caribe  da Travelport
Apoiadores:
Rita Vasconcelos – Vice-Presidente de Relações Institucionais da ABAV/RS
João Augusto de Godoy Chagas Machado – Vice-Presidente Financeiro da ABAV/RS
8 de novembro/2014 – Sábado
08:30 – Indústria do entretenimento: tecnologia, inovação e criatividade para encantar consumidores
Painelistas: Alain Baldacci – Presidente do SINDEPAT-Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
Abordagem: As grandes tendências
Caio Luiz de carvalho – Diretorda Enter – Entertainment & Experiences – Grupo Bandeirantes de Comunicação
Abordagem: Os mega eventos esportivos na área de entretenimento
Maria Camilla Alcorta – Acount Manager Brasil e América Latina da Las Vegas Convention & Visitors Authority
Abordagem: Las Vegas, capital mundial do entretenimento como modelo
10:25 – Intervalo
10:40 –Criatividade: arte para conquistar os consumidores, fidelizar os clientes e ampliar negócios
Painelista: André Tadeu – Criador, consultor, ator, professional de atendimento e vendas e dramaturgo
Coordenadora geral do Congresso: Rita Vasconsellos – ABAV/RS
Coordenador dos trabalhos de mesa: Carlos Alberto Krause
*Todas as atividades do Congresso ocorrerão no Palácio dos Festivais
*07 e 08 de novembro - 14:00 às 19h - Feira de Negócios no Centro de Feiras Serra Park

Simpósio de Escultores

Está chegando mais uma edição do Simpósio Internacional de Escultores de Bento Gonçalves. O evento acontece de 24 de outubro a 9 de novembro, na Fundaparque em Bento Gonçalves (RS). Este projeto  engrandecerá o patrimônio artístico e cultural brasileiro e o Parque de Esculturas está a cada ano mais enriquecido com novas peças. Mais informações em: producao1@institutotarcisiomichelon.org ou produtora@tumtumproducoes.com.

Cooperativa Sanjo festeja dia das crianças 


A Sanjo, em São Joaquim/SC, comemorou o dia das crianças os dias 11 e 12 de outubro, unindo todos os seus colaboradores e filhos. No primeiro dia, todos os participantes puderam conhecer as instalações da empresa, em visita monitorada, para que os filhos pudessem ver o local onde trabalham seus pais.

Visita às instalações


Os convidados foram recepcionados no setor administrativo e assistiram ao vídeo institucional da cooperativa e posteriormente iniciaram a visita onde observaram a classificação e embalagem de frutas, conheceram as instalações da Agroindústria -- onde são produzidos os vinhos e sucos--, e ao final receberam brindes da cooperativa. No dia 12 os funcionários, cooperados e familiares puderam participar do IV jogos da Associação de Colaboradores da SANJO – Modalidade Vôlei de areia. 

O mercado dos eventos

O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$ 209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Anita Pires, presidente da ABEOC Brasil, afirma que “o Dimensionamento Econômico é uma conquista. Vai facilitar a sobrevivência das empresas do segmento de eventos, especialmente as de menor porte, e pauta com muito mais precisão as estratégias a serem adotadas nos negócios”.

Empregos

Por ser um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.

Eventos Brasil 2014

O maior e mais importante evento dirigido exclusivamente a profissionais e empresas desse segmento será realizado pela ABEOC Brasil em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2014, no Centro de Convenções Rebouças. Cerca de mil pessoas estarão reunidas no Eventos Brasil – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, para debater com expressivos profissionais do Brasil e do mundo as principais questões que envolvem o setor, incluindo o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, tema de um painel. Veja no site www.eventosbrasil.org.br toda a grade de Programação.

12 feiras de negócios neste mês 

Brasil se tornando um país de grandes feiras

A UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras apresenta o calendário de 12 grandes feiras de negócios brasileiras para o mês de outubro de 2014, em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Recife. De acordo o Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil. Em segundo lugar permanece a região Sul com 30,6%. Em terceiro lugar temos a Região Nordeste com 10,4%, ocupando o 4º temos a Região Centro Oeste registra 6,8% e a Região Norte com 3,9%.

Logística, importante para o evento 

Eventos corporativos ajudam no estabelecimento de vínculos pessoais, criam a identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas e agregam valor às marcas. Todos os esforços feitos por uma empresa são especificamente para promover essa interação, mas nem sempre os cuidados necessários são observados. Coordenar fornecedores e escolher o local ideal são só alguns dos detalhes que definirão os eventos. Porém, uma peça chave para o sucesso de uma ação de live marketing é relegada para segundo plano: os convidados. Segundo Renato Freitas, diretor da MXM Turismo, empresa especializada em logística de eventos, planejar a logística é a parte fundamental para um evento bem sucedido. “O custo da logística em relação ao custo total de uma ação promocional representa menos de 10% às agências. Pensando nisso, a MXM Soluções em Eventos e Turismo estuda a necessidade de cada cliente, para que o projeto se torne uma realização de sucesso”, explica o diretor. Por isso, quando o tema é logística de evento corporativo, deve-se estar atento não apenas aos convidados, mas à equipe e aos equipamentos. Todos são fundamentais e não é por acaso que a logística é uma das etapas mais complexas da organização de um evento. Se for necessário, providencie o transporte dos convidados até o local do evento e depois, até um lugar onde possa ser fácil para que eles possam seguir seu caminho, como por exemplo, hotel ou aeroporto. A MXM Soluções em Eventos e Turismo oferece soluções variadas. Uma delas é a compra de passagens aéreas e envio de cartas Eticket personalizadas para cada evento. Toda etapa é feita por meio de um controle de planilhas, recepção no aeroporto e acompanhamento in loco do evento. Além disso, a empresa também disponibiliza o fretamento de aeronaves comerciais, jatos e helicópteros. Site: www.mxmturismo.com.br.

Shop & Travel Guides

Idealizado pela empreendedora Adriana Lage, o Shop & Travel desenvolverá guias digitais com dicas relevantes para o planejamento de viagens nacionais e internacionais e indicações dos melhores hotéis, restaurantes e endereços para compras. Em dezembro, será lançado o Shop & Travel Guide Holanda e, para 2015, a expectativa do Shop & Travel é lançar cinco guias de diferentes países e, para isso, pretende firmar parcerias no formato White Label com outras empresas do setor.

App da Rail Europe para viagens na Europa


Viagens de trem, uma forma agradável de conhecer as regiões europeias

A Rail Europe, maior distribuidora de passagens de trens europeus do mundo e a principal do Brasil, lançou uma nova versão de seu aplicativo (My Train Companion) para ajudar os turistas brasileiros a planejar suas viagens pela Europa. Agora, a ferramenta também está disponível em português e traz novas rotas e estações de trem que podem ser vistas off-line. Além de encontrar trens para os 15 mil destinos oferecidos pela Rail Europe, o usuário pode consultar suas informações de reserva, checar endereço e localização das estações de trem e ainda contar com o serviço de atendimento ao cliente. O download gratuito pode ser feito para smartphones e tablets dos sistemas Android e Apple. Veja  site:  www.raileurope.com.br.

Viagens ao espaço e hotéis subaquáticos 

Em coluna anterior já falamos sobre viagens turísticas ao espaço. Mas hospedar-se em um hotel subaquático, quem se habilita? Pois é. Segundo relatório “Viagens no Futuro”, em 2024 será possível passar uns dias em um hotel submerso no mar contemplando cardumes de peixes pelas paredes e teto. A proposta foi lançada na última semana no Brasil, pelo Skyscanner, líder global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros. 

A pesquisa

Em parceria com o ‘The Future Laboratory’ e uma equipe de 56 especialistas, Viagens no Futuro 2024 traz informações detalhadas sobre o impacto das tecnologias nas viagens da década de 2020. O relatório, dividido em três partes, conta como a experiência de viajar será repleta de novidades. A terceira fase do estudo destaca novos destinos ao redor do mundo, além de prever como as mídias sociais permitirão que os viajantes criem uma experiência única e intuitiva, com base nas necessidades e desejos de cada um. 

No ar e na água 

Em 2024, a órbita terrestre será um destino acessível para os que possuem alto poder aquisitivo. A viagem ao espaço levará os viajantes mais destemidos aos limites mais afastados da atmosfera do planeta. E o melhor: a viagem espacial não será simplesmente de ida e volta, os viajantes poderão ficar lá tempo suficiente para desfrutar e apreciar um ambiente excitante e extraterrestre. Para Filip Filipov, diretor de B2B do Skyscanner, a viagem ao espaço será um marco importante para a humanidade em geral. "Melhor do que a possibilidade de vivenciar o espacial, real ou simulado, será poder viajar em aviões espaciais de baixa órbita que reduzirão dramaticamente a duração de voos transatlânticos. No caso da Virgin Galactic, cuja nave pode orbitar a Terra por 2,5 horas, um viajante normal poderá fazer o trajeto de Londres a Sydney em 2,5 horas, se a mesma tecnologia de ida ao espaço puder ser aplicada com segurança à aviação comercial”, explica o executivo. 

Fundo do Mar

Hotel subaquático poderia ser mais ou menos assim...

Mas quem prefere não se arriscar em uma viagem ao espaço, as viagens (e hospedagens) ao fundo do mar serão outra opção interessante e com preço mais acessível. A indústria hoteleira já está expandindo este conceito e tem como objetivo a construção de hotéis inteiros embaixo d´água, incluindo spas, jardins e piscinas, todos com aquário estilo janelas, o que dá um indício de que as férias subaquáticas serão uma proposta muito mais popular em 2024. Alguns hotéis já começam a apostar neste tipo de opção inovadora como o Atlantis Hotel na Palm Island, em Dubai. “Eu não tentaria...” 

Outubro Rosa   


Como estamos em plena campanha contra o câncer de mama para as mulheres, existe agora o ‘Seguro Mulher’, que oferece indenização em casos de diagnósticos de câncer em mulheres, incluindo o de mama. O diretor comercial da corretora de seguros Seguralta, Nilton Dias, oferece informações sobre os tipos de coberturas e benefícios adicionais oferecidos às seguradas. A Seguralta apoia o Outubro Rosa, campanha internacional que alerta mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e está conscientizando franqueados e clientes a respeito deste assunto durante o mês de outubro. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ano de 2014 deverá encerrar com mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. O risco é de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Saiba tudo sobre este tema que aflige as mulheres de hoje e o que a Seguralta pode contribuir no controle da doença, acessando o site: www.seguralta.com.br.

Festival da Gastronomia Light 

Receita Light

Para provar que dieta combina com gastronomia, a Estância do Lago Spa & Wellness promove, em Curitiba, o 1o Festival da Gastronomia Light - um desafio para chefs de cozinha premiados, que propõe a criação de uma receita com baixo índice calórico, sem perder o glamour, a beleza do prato e o sabor. Além de preparar a receita para os hóspedes do spa e convidados, os chefs fazem um bate-papo com o público, explicando a receita e dando dicas de como manter uma alimentação leve e equilibrada com pratos inventivos, coloridos, com perfumes inebriantes e apresentação irretocável. "Existem duas fortes tendências no mundo da alta gastronomia: a busca por ingredientes de qualidade e o empenho por servi-los de forma mais natural possível, sem mascarar suas propriedades originais com molhos pesados e gordurosos. Equipamentos de última geração e técnicas cada vez mais precisas permitem ao cozinheiro controlar o ponto exato de cocção de cada ingrediente e apresentá-lo no auge do sabor", afirma o chef Marcus Biazzetto, do Salumeria Ristorante. Saiba mais em www.estanciadolago.com.br e (41) 3525-0000.

Festival de Turismo de João Pessoa 

O Festival de Turismo de João Pessoa chega em 2014 em sua quarta edição e reuniu cerca de mil agentes de viagens e operadores de Turismo de todo o país. O evento tem apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e foi realizado nos dias 17 e 18 no Centro de Convenções de João Pessoa. O show de boas-vindas aos participantes do evento foi com o músico Amazan e banda, logo após a cerimônia oficial de abertura. A PBTur teve um estande para divulgar todos os roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’. “Foi uma oportunidade para divulgarmos aos agentes de viagens do Nordeste e outras regiões do país o que temos de melhor em belezas naturais e infraestrutura turística. Isso porque o festival aconteceu em João Pessoa e participaram dezenas de jornalistas especializados”, disse a executiva paraibana.

Conselho de Turismo da CNC e Tailândia

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu no dia 15 de outubro, a diretora de Relações Comerciais e Mídia para a América do Sul da PMG Capital Marketing, Vivian Tiemy Mori Nakagawa, que abordou o potencial de comercialização da Tailândia para o mercado brasileiro. A PMG representa, no Brasil, a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT). Vivian é a responsável pelo marketing e pelas parcerias para o desenvolvimento de negócios na América do Sul.  Atualmente, um dos focos principais da PMG é aumentar o turismo de lazer no País.

O Conselho de Turismo e a Confederação 

O Conselho de Turismo da CNC reúne representantes de entidades empresariais, instituições educacionais e organizações governamentais, para promover a discussão e a análise das diretrizes para o desenvolvimento da indústria turística, bem como o estudo dos problemas relativos ao turismo nacional. A CNC é a entidade sindical que representa o empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, categorias que, juntas, respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram 16 milhões de empregos diretos e formais. A Confederação trabalha de forma integrada com 34 federações patronais (27 estaduais e sete nacionais), que agrupam mais de 950 sindicatos, e também administra o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. 

Destino São Paulo

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a hospitalidade foi o item mais bem avaliado pelos estrangeiros que estiveram no país durante a Copa, com 97,7% de aprovação, o que refletiu em uma alta intenção de retorno ao país (95,1%).  Entre os serviços turísticos mais bem avaliados também se destacaram os restaurantes (96,5%), a gastronomia (95,6%) e a diversão noturna (95,6%). O aeroporto de Guarulhos também recebeu o maior índice de aprovação entre as 12 cidades-sede.  São Paulo é o destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros que viajam a negócios e eventos, atraindo metade dos turistas de negócios que desembarcam no país.  O estado de São Paulo foi o destino final de cerca de 39 milhões de viajantes em 2013. A região metropolitana de São Paulo tem capacidade hoteleira para receber mais de 146 mil hóspedes.  A região metropolitana de São Paulo tem capacidade hoteleira para receber mais de 146 mil hóspedes, o que representa 19% da capacidade hoteleira do país.