sexta-feira, 2 de outubro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino


FLORIPA  - MELHOR DESTINO DO BRASIL


Florianópolis foi eleita o Melhor Destino de Praia no prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2015/2016, instituído há 15 anos pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Santa Catarina recebeu o prêmio de Melhor Estado, segundo a publicação. A secretária Municipal de Turismo, Zena Becker, participou na última quinta-feira da festa de entrega do prêmio, em São Paulo (SP). O evento premia os destaques anuais entre atrações turísticas e empresas relacionadas ao segmento, tanto nacionais como internacionais.


TOP TURISMO


Minha Lages recebeu nesta última terça-feira o prêmio Top Turismo 2015, concedido pela ADVB Santa Catarina. A solenidade de premiação aconteceu no Parque Beto Carrero World, em Penha. O ex-governador Luiz Henrique da Silveira, criador do prêmio, foi homenageado. Foram premiadas 10 organizações que foram destaque na atividade turística do Estado. Lages recebe a comenda pelo projeto Natal Felicidade, realizado há dois anos. “É uma honra [receber o prêmio]. Será uma grande oportunidade para dar visibilidade ao nosso evento. Conseguimos emplacar mostrando sua importância”, analisou o secretário de Turismo de Lages, Flávio Agustini. “A ADVB é uma instituição conceituada. Este prêmio comprova a transformação feita no evento”, completa a turismóloga da Secretaria do Turismo de Lages, Ana Lúcia Vieira.


22ª FESTA AÇORIANA


Entre os dias 2 e 4 de outubro, a cidade de Bombinhas sedia a 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Trata-se de uma festa itinerante, que acontece em uma cidade diferente a cada ano, reunindo o que há de mais autêntico no litoral catarinense. Folclore, gastronomia, artesanato, religiosidade, folguedos, danças e cantorias herdadas dos Açorianos são apresentados ao público em um evento totalmente gratuito. Promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianas (NEA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o açor será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.


SEMANA DO VINHO


Os rótulos produzidos na altitude da serra catarinense, precisamente à 1.260 metros acima do nível do mar, poderão ser degustados durante a Feira Show, que acontecerá nesta quinta-feira, dia primeiro de outubro, no Clube Piraquê, no Rio de Janeiro.  O evento é um dos destaques da programação que movimenta mais uma vez o cenário carioca durante a programação do Rio Wine and Food Festival. A Villa Francioni, apresentará seu portfólio completo, com mais de 15 rótulos  entre espumantes, vinhos tintos, rosés, brancos e vinhos de sobremesa. Além da Feira Show, a vinícola catarinense também participará do Concurso TOP 5,  Design de Garrafas e Design de Rótulos.  Para a presidente da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, “este evento é uma oportunidade única para apresentarmos nossos diferenciais, como a excelência na produção de nossos vinhos, num momento em que observamos o aumento do interesse e  consumo de vinho no país”.


Este ano a vinícola comemora os 10 anos do início da comercialização dos primeiros rótulos. Através de seu fundador, Dilor Freitas, o sonho de capacitar a serra catarinense para uma nova vocação se tornou realidade. Hoje  a produção de vinhos finos de altitude, ganhou notoriedade em nível nacional. Além disso, a vinícola hoje é procurada por milhares de turistas, que todos os anos conhecem em detalhes o projeto inovador e que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem,  a Villa Francioni coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até do exterior. A empresa produz vinhos em três linhas de produtos: VF, Joaquim e Aparados. A produção anual chega a 160 mil garrafas. O enólogo responsável para elaboração dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a sua fundação. Mais informações:www.villafrancioni.com.br.


VOANDO BAIXO



Dia desses, em anos de profissão, consegui a façanha de chegar quatro minutos atrasado para o check in. Mas como eu já havia feito isso na WEB acreditei que poderia embarcar. Me atrasei por conta do trânsito caótico aqui em Florianópolis e pela nossa insustentável falta de mobilidade urbana. A GOL não me deixou embarcar, mesmo sem ter nenhum dos passageiros embarcado, pois meus amigos ainda estava na sala de embarque e eu só tinha bagagem de mão. A companhia foi irredutível e me mandou para outro balcão, me cobrando R$ 200,00 pela taxa de remarcação para o próximo voo. Isso mesmo, assim foi me dito, taxa de remarcação.


Segundo meus amigos, alguém ocupou o meu lugar. Portanto; Eu paguei pelo meu lugar, talvez alguém tenha pago mais caro ainda para usá-lo e eu ainda paguei mais R$ 200,00 de taxa de remarcação. Lamentável, covarde e absurda esta regra que só beneficia a companhia aérea. Ganhou três vezes. E quando a aeronave da companhia chega atrasado quem nos paga? São nessas horas que tenho vergonha de ser brasileiro e sinto um imenso nojo dessa cia aérea. Só embarco nela quando não existe outra opção. Quantos sofrem isso no Brasil ?

Escrevi para a GOL e somente hoje obtive resposta. Não pensem que foi para me pedir desculpas ou me restituir o valor cobrado. Muito pelo contrário! Apenas para me informar que a taxa que eu paguei era referente ao "no show". Só que eu estava lá. A quem reclamar? 


TURISMO DE EVENTOS


A avaliação das Organizações das Nações Unidas aponta ainda Santa Catarina como um dos melhores Estados do país para se viver e trabalhar. Esses dados otimistas, mesmo diante de uma recessão econômica, também refletem no desenvolvimento do turismo de eventos, tanto corporativos quanto sociais. “O turismo de eventos tem se fortalecido em nosso Estado justamente pela sua infraestrutura privilegiada, serviços e atrativos que possui. Além de ser um nicho de mercado no turismo para driblar a sazonalidade, atrai um público qualificado e contribui para a geração de renda, empregos e desenvolvimento econômico”, conta o gerente geral do Plaza Itapema Resort e SPA, Carlos Higgie.


“O Plaza Itapema vem obtendo índices satisfatórios de crescimento, se estruturando ano a ano para receber eventos dos mais variados portes e atraindo grandes empresas nacionais e internacionais para realização de congressos, meetings, palestras, treinamentos, além da realização de importantes encontros sociais. Certamente o turismo de eventos é um dos focos do Plaza Itapema ao longo do ano que agrada o público pela sua localização privilegiada à beira mar, próximo a quatro aeroportos em um raio de 250 quilômetros e de cidades de grande atração turística como é o caso de Itapema, Bombinhas, Balneário Camboriú, a capital Florianópolis e das cidades industriais de Joinville, Blumenau e Itajaí”, conta.


Além da paisagem e dos espaços apropriados para sediar eventos, o Plaza Itapema também se destaca por outros fatores como suas opções de hospedagem, gastronomia, esportes, além de programas voltados para o lazer e bem-estar. Serviços de apoio e equipe qualificada para trazer soluções inovadoras e criativas para realização e desenvolvimento do evento também estão à disposição. É possível acessar o resort via helicóptero e também pelo mar através do ancoradouro próprio com capacidade para receber embarcações de até 70 pés.

SEMANA GUGA KUERTEN


Em duas semanas Florianópolis vai sediar a 7ª edição da Semana Guga Kuerten, evento que foi lançado hoje pelo tricampeão de Roland Garros. Ladeado pela família, Guga recebeu os convidados para anunciar as novidades planejadas para esse ano. Na Copa Guga Kuerten, a categoria 14 anos passa a integrar o Le Mondial Lacoste, e o campeão vai disputar a final em Londres, de 20 a 22 de novembro, no mesmo período do ATP World Tour Finals, com todas as despesas pagas para o atleta e acompanhante. A Semana também ganhou uma nova categoria, a Seniors para poder atender os tenistas de 35 a 80 anos. E o Beach Tennis que estreou na Semana de 2014 contará, além da Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, de 10 a 12 de outubro, com a Copa das Federações de Beach Tennis nos dias 16,17 e 18 de outubro.

ABIH - 50 ANOS


As últimas gravações da revista digital interativa que resgata os 50 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina aconteceram no Marinas Palace, em Canasvieiras, na última quinta-feira(24). O trabalho, a hospitalidade e a arte em bem receber, tornaram o Dr. João Moura Neto, proprietário do empreendimento, um dos mais condecorados e homenageados dos ex-presidente da entidade. Medalhas, troféus, flâmulas, diplomas, todos recebidos em diversos países, entre eles, Alemanha, Itália e Cuba. Na foto, os ex-presidentes da entidade Francisco Vaz e Dr. João Moura Neto.


Vânia Monteiro, responsável pelo projeto, enfatiza que não está sendo fácil escrever a história. “A dificuldade não é ter assunto, ao contrário, é resumir as inúmeras ações que cada diretoria fez durante sua gestão. Um livro é pouco!”, concluiu a coordenadora. A equipe foi até o Marinas Palace, pois seria impossível levar para qualquer outro lugar tanto material. “Um privilégio para os hóspedes e visitantes que podem apreciar tudo nas salas localizadas na área social do hotel”, relatou Vânia. A publicação tem lançamento previsto para dia 11 de novembro e contará com uma versão impressa em formato de livro e outra digital, interativa e multiplataforma, para distribuição online.


Na realidade, no ano em que comemora meio século de atividades, a ABIH-SC, trabalhando de forma conjunta e harmônica com as demais entidades do Trade turístico, continua escrevendo uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico de todas as regiões turísticas de Santa Catarina. Mostrar as belezas e potencialidades do melhor Estado para viajar do Brasil bem como, a potência da indústria da hospitalidade com seus bares, restaurantes, hotéis, pousadas e demais estabelecimentos, para atrair cada vez mais turistas, continua sendo um eterno desafio.


HALLOWEEN NO INFINITY BLUE


Muitas gostosuras e travessuras para você curtir com sua família no melhor resort familiar do Brasil, além de tudo, de frente para a praia. Atividades é que não irão faltar, desde a Vila dos Horrores, Caça ao Tesouro e Trick or Treata . No restaurante gastronomia com buffet temáticos, jantar frutos do mar, a tradicional feijoada no sábado, jantar especial de HALLOWEN e no dia 01/11 Jantar Tex Mex. Até duas crianças de 5 anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento; Incluso café-da-manhã, almoço e jantar. 


ABAV & CIAS AÉREAS


Depois do encerramento da 2ª sessão plenária na Vila do Saber, que discutiu questões cruciais do turismo no Brasil, realizou-se um encontro histórico e a assinatura de protocolo que vai impactar, positivamente, na qualidade dos serviços aéreos. A medida inspirou-se na experiência recente da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, no que diz respeito à comunicação sobre eventuais mudanças de horários de voos entre as agências de viagens, os viajantes e as companhias aéreas. De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, “por ocasião da Copa do Mundo, só houve problemas de comunicação no universo de pequenas agências do interior do País, onde a referência, para efeito de comunicação de mudança de horário de voos, ficava restrita ao dono da empresa. Se ele viajava ou ficar fora do ar, o viajante não era notificado”. Agora, com o protocolo assinado, os dados relativos a passageiros passarão a constar dos arquivos das companhias aéreas, evitando quaisquer chances de transtornos de comunicação.


FEIRA INTERNACIONAL


A Feira Internacional do Pantanal 2016 foi lançada oficialmente na noite de quinta-feira (24) pelo Governo do Estado e trade turístico no estande de Mato Grosso durante a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que segue até sábado (26) no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, a Embratur e o Ministério do Turismo oficializaram o apoio ao evento que ocorrerá em Cuiabá, de 20 a 24 de abril do próximo ano. No dia 1º de outubro o lançamento será na Capital.

E SE EU FOSSE O CLIENTE?


A Central Paulista de Produções e Cursos Livres apresentou, na tarde de 26 de setembro, encerramento do Congresso ABAV de Turismo, uma comédia focada no atendimento ao cliente. Sob o olhar atento dos visitantes e muito humor, o grupo desenvolveu uma narrativa dramatizada, onde Júlia Roberta é uma noiva em pânico devido as falhas sucessivas dos seus fornecedores no dia do seu casamento. Logo no início do dia, no salão de beleza, o cabeleireiro insiste em fazer um tratamento no cabelo com produto que Julia sabe que não serve para ela. 


Mas o profissional insiste, dando um “show” de arrogância e inflexibilidade. Por fim, o produto realmente estraga o cabelo da noiva, que começa a surtar. Até o fim da comédia, uma sucessão de fatos desconcertantes leva a plateia a refletir e a rir muito. Em surto, Júlia Roberta briga com o noivo, os convidados, tem um chilique e promete vingança contra aqueles que estragaram o dia que ela esperava ser o mais feliz de sua vida. Na sua divertida e instrutiva “revanche”, Júlia oferece a cada um dos seus maus fornecedores uma situação semelhante a que eles ofereceram a ela como noiva. Durante o processo de “colocar-se no lugar da cliente” todos os profissionais vão mudar sua atitude para tratar os clientes como gostariam de ser tratados.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FESTIVAL JPA


Faltam poucos dias para o maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do país. Trata-se do Festival de Turismo de João Pessoa. O evento que já é sucesso já está indo para a sua 5ª Edição e Claudio Jr; um dos diretores do Festival, informa que já está quase tudo pronto e comemora os negócios concretizados durante a 43ª ABAV. 


MERCADO DE ARTESANADO


Estando em João Pessoa, não esqueça de curtir o por do sol na Praia do Jacaré. Outra dica é visitar as mais de 100 lojas, o Mercado de Artesanato. Tem de tudo, principalmente objetos típicos de todo o estado como redes, toalhas, camisas, vestidos e diversos obras de arte. O MAP é um prédio bem estruturado, com ambiente adequado à cultura popular e com elementos que fazem a delícia não só dos turistas mas também dos moradores local. É arejado, e nos diversos pisos, as lojas oferecem um mundo de rendados, bonecas de pano, bijuterias, trabalhos em madeiras, cerâmica, crochê e tricô.
No centro de cada piso, uma pracinha e algumas barracas com lanches típicos. Um lugar para se visitar, para entender a alma dos artesãos e não só para turismo, mas para entender um pouco o que é ser paraibano.


EMBAIXADORA DO TURISMO


Na manhã desta segunda-feira, dia 28, ocorreu na Prefeitura de Garibaldi uma cerimônia em homenagem à empresária Marta Rossi. A diretora da Rossi & Zorzanello, empresa que realiza o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado, foi recebida pelo vice-prefeito Antônio Fachinelli, pela secretária de Turismo Ivane Fávero e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Marlene Nickel. Apesar de não ser garibaldense Marta recebeu a indicação como um reconhecimento da administração daquele município por suas ações em favor do Turismo da cidade serrana. Criado em 2014, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi é entregue para personalidade que se destaca promovendo a cidade no setor turístico.


“Tínhamos a convicção de que eras o nome perfeito até por sua atuação como Conselheira no Governo do Estado. Temos um compromisso de carinho contigo por sempre estar olhando por Garibaldi”, disse Marlene Nickel, presidente do Contur. O vice-prefeito destacou a premiação como um ato de gratidão. “Esta homenagem é um gesto de gratidão, feita em nome do nosso prefeito e dos 33 mil habitantes de Garibaldi”, disse Fachinelli. Marta Rossi disse estar orgulhosa por receber o reconhecimento da cidade. “Assumo este compromisso que passo a ter como Embaixadora do Turismo de Garibaldi. É uma homenagem fora de Gramado, mas dentro da nossa casa que é o Rio Grande do Sul, estado que eu e meus sócios levamos Brasil e mundo afora”, destacou. “Se pensarmos que a indústria turística representa 10% da economia mundial, esta indústria tem um poder de reerguer e trazer benefícios diretos para a população. O Turismo pode salvar uma safra!”, finalizou a diretora do FESTURIS.


SEMANA DO  ALZHEIMER


No último dia 21 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Alzheimer, trazendo este assunto em evidência na mídia. Percebemos que o Alzheimer está cada vez mais frequente nos lares pelo mundo. Porém, com os avanços da medicina, hoje em dia esta doença pode ser identificada, diagnosticada e medicada, proporcionando aos idosos uma vida com maior qualidade, retardando sintomas e oferecendo autonomia por mais tempo. Este avanço é um ganho em relação à saúde. Porém, maior ganho é prevenir a doença. Prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida longa e saudável. E para auxiliar no ganho de saúde, manter hábitos saudáveis é imprescindível. Você sabia que a prática de exercícios físicos, por exemplo, está intimamente ligada à saúde do cérebro?


Estudos mostram que pessoas moderadamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias. Exercícios aeróbios, como caminhada, bicicleta, corrida, dança, aumentam o bombeamento sanguíneo, melhorando o nível de oxigênio pelo corpo, assim potencializando a circulação cerebral. Já os exercícios que estimulam qualidades físicas como coordenação motora, ritmo, equilíbrio também são indicados, pois promovem a atividade cerebral, auxiliando na menor incidência de doenças neurológicas e Alzheimer. Adicionalmente, o exercício físico potencializa o cérebro e é um ótimo remédio no controle de estresse. Adotando uma vida mais ativa, o corpo passa a receber a influência de hormônios como a endorfina e de neurotransmissores como a serotonina, que promovem sensação de bem-estar, aumento da autoestima e diminuição da depressão.


Manter a cabeça ativa, ter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e viver uma vida em harmonia auxiliam na saúde do cérebro. Pense nisso! O Kurotel - Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).


TOUR GASTRONÔMICO EM GRAMADO


Os restaurantes Caracol Gourmet, El Fuego e Mamma Pasta, do grupo JLP, estão participando do VII Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorrerá de 02 a 12 de outubro, através do tradicional Tour Gastronômico,  que faz parte do Festival. A criatividade abriu espaço para saborosos pratos, preparados cuidadosamente para o evento. Na Caracol Gourmet, o prato elaborado foi um Filé de Lombo Gourmet: filé suíno com molho suave de gorgonzola, acompanhado de cebolas roxas carameladas e polenta cremosa.


Já no El Fuego, está sendo servido o Entrecot Cebollino: delicioso entrecot com molho de cebolinhas estufadas, acompanhado de crocantes batatas rústicas fritas.No Mamma Pasta, a delícia é Italian Macaroni and Cheese, inspirado no clássico mac&cheese americano: penne bem suculento, gratinado e com um toque todo especial do Mamma Pasta.


Serão 30 restaurantes associados a Abrasel Hortênsias que participarão do Tour Gastronômico nesta edição, que promoverá também uma votação para eleger os melhores pratos, que serão analisados pelos próprios visitantes. Os estabelecimentos participantes disponibilizarão um aplicativo, que está sendo criado especificamente para o Festival, que ficará disponível para download. Através do QR Code o visitante poderá votar e fazer sua avaliação.Os três pratos mais votados serão premiados com uma viagem internacional, uma viagem nacional e passagem aérea de ida e volta para uma feira do setor, viabilizadas em parceria entre a Abrasel Hortênsias e Viajar Gramado, agência responsável pelas missões empresariais da entidade. O evento é uma realização da Gramadotur, com apoio da Abrasel.

MÚSICA CLÁSSICA


Ushuaia, na Tierra del Fuego continua na mídia internacional e um dos grandes destinos do planeta. Desta vez por conta da 11ª Edução do Festival Internacional de Música Clássica, o festival mais austral do mundo, que começa neste dia 3 de outubro e só termina no dia 17, sob a coordenação do Maestro Jorge Uliarte, regente da Sinfônica de Moscou.


A sede oficial será o magnífico Hotel Arakur. Mais uma vez, Ushuaia conjuga as mais belas paisagens e seu lengendário magnetismo com a melhor música clássica do mundo! A programação completa está neste link.
http://www.festivaldeushuaia.com/programa.php. Mais detalhes aqui:http://www.festivaldeushuaia.com/.

Clique na imagem para ampliá-la

PARA VER OUTROS ARTIGOS DE IMPORTÂNCIA CLIQUE AQUI

domingo, 27 de setembro de 2015

ABAV 2015 - PAINEL "TURISMO ACESSÍVEL" APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS


ABAV 2015 - PAINEL "TURISMO ACESSÍVEL" APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Leandro Zillig, da Azul Transportes e Turismo; Maria de Fátima Estephan, da Acessible Consulting; Esmeralda Macedo Serpa, do Centro Paula Souza; e Lúcia Helena Ferraz, da Acessible Consulting

O painel “Turismo Acessível”, programação da Vila do Saber, realizada neste sábado, na Sala 4 – Destinos, destacou as oportunidades de negócios disponibilizados com o segmento. Segundo apresentou Lúcia Helena Ferraz, instrutora do ICCABAV e consultora em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, 25% da população necessita algum tipo de auxílio na hora de viajar, o que representa 50 milhões de brasileiros, sendo que 10% deles estão inseridos hoje no mercado de trabalho. 


Para Maria de Fátima Estephan, da Acessible Consulting, 32 milhões de pessoas farão parte desse mercado que precisa de condições especiais de mobilidade e acessibilidade para viajarem em 2025, graças aos avanços previstos na legislação, principalmente. “O turismo acessível é dar movimento para quem não tem. Há oito anos, trabalhamos com essa proposta de realizar sonhos e, mais do que isso, geramos novas oportunidades de negócios”, afirma Fátima.


Para Esmeralda Macedo Cerpa, do Centro Paula Souza, é preciso pensar em levar pessoas com limitações não só para alguns destinos já estruturados, como a cidade de Socorro (SP), mas é preciso que eles tenham possibilidade de ir para qualquer lugar do mundo. “É um grande nicho de mercado para quem hoje está estudando poder atuar no futuro”, entende a professora.

Diretores do FESTURIS Gramado

Thailana Frizzo, gerente de Vendas e Marketing da Cassinotur, apresentou as potencialidades do destino turístico de Foz do Iguaçú, que recebe anualmente mais 1,5 milhões de visitantes na atualidade. “Somos o quarto maior parque hoteleiro do país e grande parte dos meios de hospedagem hoje estão de braços abertos e preparados para receber todo tipo de visitante”, explica a gerente.


Já, Leandro Zillig, diretor da Azul Transportes e Turismo, que iniciou operações em 2009, já conta com 80% de sua frota adaptada (52 veículos), incluindo opções de veículos acessíveis sem a necessidade de motorista. “Lançamos no início deste ano o primeiro carro acessível sem motorista e a procura foi tamanha que mal ele já estava pronto e já tínhamos procura por ele. Mesmo com a crise, nosso negócio cresceu mais de 25% em 2015. Há espaço para negócios com pessoas com deficiência em São Paulo e em qualquer outra cidade do mundo”, acredita Zillig.

PLENÁRIAS 


Temas contemporâneos e relevantes conduzidos por especialistas reconhecidos compuseram a pauta de atividades nas salas da Vila do Saber. Foram proferidas 10 palestras, realizados dois painéis e uma sessão plenária. Mais uma vez, o fluxo de visitantes demonstrou o acerto na escolha dos temas e dos enfoques, confirmando o interesse dos profissionais do turismo na obtenção de informações e conhecimento para superar a conjuntura econômica adversa do país. Segue o resumo das atividades do Congresso Abav de Turismo, na Vila do Saber, na sexta-feira, dia 25.

Claudio Jr. Diretor do FESTIVAL JPA

Sala 1 – Negócios

Painel intitulado ‘O que é NDC (New Distribution Capability) e o impacto nas via-gens’, conduzido por Antonio Carbone (IATA), gerente regional para as Américas na implementação do NDC.

Palestra intitulada ‘A Agência de Viagens como Canal de Distribuição’, apresentada por Cássio Salles de Oliveira, diretor executivo da AirTKT e expert reconhecido em consolidação de bi-lhetes aéreos.

Palestra tematizada em ‘Conceito, Diferenças e Oportunidades no segmento de Resorts’, conduzida por João Bueno, dirigente da Resorts Brasil - Associação Brasileira de Resorts.

Alberto Cestrone (Dir. Geral Infinity Blue Resort & Spa e Juliana Campeonoto Molina

Sala 2 – Conhecimento

Das 14h00 às 15h30: palestra sobre ‘Banco e Linhas de Crédito para PME´s’, apresentada por Rodrigo Leite, gerente de relacionamento empresarial da Caixa Econômica Federal, especialista em pequenas e médias empresas.

Painel ‘Eventos - Tendências, Nichos e Inovação’, apresentado por Ana Cláudia Bittencourt (Presidente ABEOC) e Toni Sando (Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.


Sala 3 – Relacionamento

Palestra ‘CRM - Gestão de Relacionamento com Clientes’, proferida por Renato Camargo, ex-Grupo Accor e atual Head de Fidelidade, CRM e Inteligência de Mercado do Pão de Açúcar.

Palestra ‘Gestão da Reputação Online’, conduzida por Gabriela Otto, da GO Consul-toria e Profª da ESPM. 

Palestra ‘Capital Intelectual e o valor da empresa’, apresentada por Trícia Neves (MAPIE). Discorreu sobre o valor do conhecimento e deu dicas sobre como capitalizar a inteligência de operações e negócios.


Sala 4 – Destinos

Palestra ‘Como aumentar sua presença digital - 10 passos e dicas práticas’, condu-zida por Maurício Salvador - CEO da ComSchool, presidente da ABComm e Mestre em Comunicação.

Palestra ‘Operações de Eventos’, apresentada por Douglas Assis – docente da Uni-versidade Anhembi Morumbi e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. 

Palestra ‘Turismo Esportivo’. Fabiano Nakamura, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016, demonstrou as diversas oportunidades de negócios no evento que se realiza no Rio.



Programação da Sala 5 (Plenárias)

Palestra sobre o tema ‘Franquias’, conduzida por Alexandre Sita, MBA pela Univer-sity of Dallas, instrutor da ABF e atuante no programa Franquias Brasil, do Sebrae. Falou sobre mitos, verdades, oportunidades e riscos do Franchising.


Sessão plenária focalizando ‘Uma visão global do turismo no Brasil’. Contou com a participação de Antonio Azevedo - Presidente Abav Nacional; Eduardo Sanovicz - Presidente ABEAR; Henrique Eduardo Alves - Ministro do Turismo; Jayson Westbury – Presidente da WTAAA-World Travel Agents Associations Alliance; Pedro Costa Ferreira - Presidente APAVT, e Márcio Favilla – Diretor Execu-tivo da OMT.

UMA VISÃO DO TURISMO GLOBAL NO BRASIL


Personalidades de notória relevância para o turismo brasileiro e internacional protagonizaram sessão plenária para discutir temas pertinentes a “Uma Visão Global do Turismo no Brasil”. Evento fez parte do Congresso Abav de Turismo e se realizou na Sala 5 – Plenárias – da Vila do Saber. A mesa foi composta por Antonio Azevedo - Presidente da ABAV Nacional; Márcio Favilla-Diretor Executivo da OMT – Organização Mundial de Turismo; Eduardo Sanovicz - Presidente ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas; Jayson Westbury – Presidente da WTAAA -World Travel Agents Associations Alliance; Pedro Costa Ferreira – Presidente APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo; e Raimundo Coimbra Junior, Secretário Nacional de Políticas do Turismo.


Das exposições que se sucederam, mediante o anúncio do anfitrião, Antonio Azevedo, o diretor executivo da OMT, Márcio Favilla, apresentou um painel sobre a evolução e mudanças históricas dos destinos mais destacados no mundo, a partir de 1950. Também discorreu sobre os fatores-chave para o desenvolvimento do Turismo Sustentável, que incluem investimentos em infraestrutura, em qualidade de serviço, em acessibilidade, em segurança – entre outros. Quando mencionou o item relacionado à segurança e o vínculo deste atributo à imagem do país, lembrou o caso da Colômbia, que chegou a um ponto crítico e hoje é exemplo de superação para o mundo todo.


Eduardo Sanovics estabeleceu um paralelo entre o cenário do Brasil entre 2002 e 2003, em termos de turismo e o que se apresenta na atualidade. Naquela época, a imagem do turismo brasileiro estava vinculada ao binômio lazer/natureza, a Varig estava dando os últimos suspiros, o mercado consumidor interno praticamente inexistia. Hoje, verifica-se uma série de mudanças socioculturais, onde os jovens opinam, as mulheres trabalham e os mais velhos vivem cada vez mais. O chamado ‘rei sol’ perdeu sua hegemonia e outras opções se consolidaram em todo o mundo. Assinalou que “é preciso resgatar a Embratur enquanto modelo de gestão e aprofundar as políticas de captação de eventos”. Finalizou tocando na questão da reciprocidade entre Brasil e Estados Unidos – “uma prática cada vez mais equivocada” e a urgência de se repensar o calendário de férias do país, que por suas dimensões e diferenças climáticas.


O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem, Pedro Costa Ferreira, enumerou alguns aspectos que influenciam decisivamente no avanço dos negócios de turismo no Brasil. “O que era bom há 10 anos tornou-se obsoleto. É necessário repensar a organização das cidades, a limpeza pública, as questões cruciais de segurança. E, também, as questões estruturais de longo prazo”. Acrescentou que “urge promover melhor o país na Europa como um todo e em Portugal”. O presidente da WTAAA relatou sua visão de políticas consequentes para o incremento da indústria do turismo e relatou que teve dificuldades para conseguir visto para vir ao Brasil, a convite da Abav. Mencionou o fato de que nosso país dispõe de orçamento irrisório para divulgação no exterior – uma verba em torno de 10 milhões de dólares, quando o México dispõe de US$500 milhões. 


A sessão plenária foi encerrada com a exposição do Secretário Nacional de Políticas do Turismo, e Raimundo Coimbra Junior. Exibindo otimismo na superação da crise econômica do país, assinalou que a Câmara dos Deputados está trabalhando para a facilitação da isenção de visto para a entrada de norte-americanos no Brasil. “Todos sabemos que os americanos gostam de Olimpíadas, viajam com a família toda e nós não podemos continuar criando dificuldades e desestimulando a entrada deles em nosso país, especialmente agora, que está mais barato fazer turismo no Brasil”. Finalizou afirmando que o câmbio, da forma que está, favorece as chances de o Brasil equilibrar sua balança no setor de turismo, com menos gente gastando no exterior e mais estrangeiros trazendo divisas para o nosso país.

Opiniões de players importantes do trade turístico brasileiro


“A Abav Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela”. Guilherme Paulus – Presidente da CVC.

“O evento maior do turismo brasileiro se realiza em que o país precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário com positividade. Acredito que o governo vai desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e alcançar a superação da crise”. Marco Ferraz – Presidente da Abremar.

“A 43ª Abav vem para dar uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Creio que a indústria turística deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas”. Mário Carvalho – Diretor Geral da TAP.

“Todos sabemos que a Abav Expo deste ano está acontecendo num cenário de grave crise financeira. Porém, temos de exercitar e aprimorar a criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e promoções. Talvez esta se confirme uma das melhores feiras dos últimos anos”. Juarez Cintra – Presidente da Ancoradouro.

FIT PANTANAL


A Feira Internacional de Turismo do Pantanal-FIT, promovida pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, através do trade turístico e o Governo do Estado, conta com o apoio do Ministério do Turismo, Embratur e de outras entidades. O evento será realizado em Cuiabá, no período de 20 a 24 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Pantanal. A FIT foi lançada. No lançamento, compareceram o secretário de Politica Nacional do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; presidente da ABAV nacional, Antonio Azevedo; presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, além do presidente do Sindetur-MT, Oiran Gutierrez e o presidente da ABAV-MT, Joari Proença.

O secretário Nacional de Política do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, enalteceu o potencial econômico de Mato Grosso com o agronegócio e disse que o estado tem um potencial turístico gigantesco que deve avançar ainda mais com as ações políticas. Na sua avaliação, se deve priorizar a preservação, pois este é o caminho do turismo no Brasil. “Estamos mostrando ao mundo que preservamos para as futuras gerações.  É a contribuição que damos ao nosso País” disse ele.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, frisou que entre as bandeiras da instituição, está o incentivo ao desenvolvimento sustentável. Ele ressaltou que é preciso ter coragem para enfrentar os desafios para avançar no crescimento do turismo em todas as regiões. Ao garantir que  estará em Cuiabá, na feira do Pantanal, disse que o evento marcará as ações. “A FIT será de suma importância para marcar o turismo da região Centro Oeste e.... ......


O secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro, agradeceu a oportunidade de lançar o evento na ABAV e  na ocasião, ressaltou o apoio do governador, Pedro Taques e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.  Ele explicou que a  FIT será o mais importante evento do setor da região Centro Oeste e da Amazônia Legal. “Através da Feira do Pantanal, Mato Grosso, busca a abertura para o pacífico e a integração com  outros estados, abrindo novos corredores turísticos com produtos e oportunidades. Mato Grosso tem muito o que oferecer aos turistas”, garantiu.


Durante a FIT em Cuiabá, serão apresentados os produtos associados ao turismo, que apresentam Mato Grosso como um estado diferenciado. No mesmo espaço, uma mostra do potencial do agronegócio, o turismo tecnológico; aventura; contemplação e o turismo de eventos, além da gastronomia, artesanato regional e as manifestações culturais. Outra bandeira é a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon. O trade turístico de Mato Grosso luta pelo retorno do vôo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que com menos de duas horas e sem escalas, possibilita a conexão com os vários  países. Durante a Copa do Mundo em Cuiabá, o aeroporto Marechal Rondon operou em caráter provisório com diversos vôos internacionais. 

DADOS PARCIAIS DA 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo 


Na coletiva realizada neste 26/09/2015 às 17 horas, foram divulgados os seguintes dados: 

• Estandes: 304

• Marcas expositoras: 3.121

• Hosted buyers: 1.137

• Profissionais de imprensa: 926

• Total de visitantes até 17 horas, em 26/09/2015: 32.176

Média de visitantes/dia em 2015: 10.725 (três dias de evento)

Média de visitantes/dia em 2014: 8.219 (cinco dias de evento)



Parabéns a essa gigantesca industria que rema intensamente contra a maré, gerando milhões de empregos e gerando divisas. Parabéns a esse imenso trade que impulsiona nosso país !