quarta-feira, 25 de maio de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

BALEIAS EM SANTA CATARINA


Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village e presidente do Instituto Baleia Franca informa que a primeira baleia da temporada 2016 já foi avistada. Trata-se da espécie Fin. (18 ate 23 metros de cumprimento). Apareceu no quintal da sua casa, a Praia do Rosa às 15 hs e foi avistada por Kailany Litman, voluntaria do IBF, natural de Imbituba. Estava a 400 metros da praia em atividade de alimentação muito agitada e rápida, e sem rumo definido, indo e vindo. 


Segundo Litman, seu corpo é longo e fino, de cor cinza acastanhada, menos na parte inferior, que é esbranquiçada. Pode ser vista nos oceanos principais do planeta, a partir das águas polar para tropical. Sua maior densidade populacional é em águas frias e temperadas, alimentando-se principalmente de pequenos peixes que são agrupados em cardumes de lulas e crustáceos.  


INFINITY BLUE


Para o penúltimo feriado prolongado do ano que celebra a cerimônia religiosa de Corpus Christi, o Infinity Blue Resort & Spa, estará operando como sempre, com 100% de ocupação, principalmente com a dupla Vito & Leo embalando os hóspedes durantes todos os dias. Além disso, dependendo da unidade, duas crianças não pagam. A pensão é completa. 


Segundo Alberto Cestrone, Diretor Geral, “O feriado prolongado, mesmo às portas do inverno, as condições ainda favorecem desfrutar do sol na beira da praia ou em nossa piscina aquecida onde as crianças estão aos cuidados dos monitores e os pais tendo o descanso necessário". 


SUBINDO A SERRA CATARINENSE


Já pra quem vai encarar o frio serrano, à Terra da Maça - Fraiburgo-SC, na Rota da Amizade, recebe cada vez mais turistas vindos de todo o Brasil e está preparada para receber seus turistas com a máxima qualidade de infraestrutura. O majestoso Hotel Renar, ícone na região, faz as honras da casa. A cidade possui a maior capacidade hoteleira de toda a região e com uma  qualificada gastronomia. Segundo o executivo do Renar, Edson Ziolkowski: "Nosso destino comemora o crescente fluxo de visitantes, resultado do desempenho do trabalho que realizamos o ano todo, estamos com 100% de ocupação. 

SERRA GAÚCHA


Quanto o melhor destino do país em todas às estações do ano, a fenomenal Gramado, na espetacular Serra Gaúcha,  também terá um excelente feriadão. Todos os voos lotados e para voltar no domingo só tem dois lugares sobrando. Acabei de fazer o check in e ida e volta. 


A cidade oferece aos visitantes uma programação cultural, lazer e gastronômica de primeira qualidade e uma rede hoteleira para encantar qualquer um. O novíssimo Hotel Cercano, bem ao lado da Rua Coberta está também com 100% de ocupação. 


Pra quem gosta de comida italiana, o Chef Guimarães Nascimento recém abriu seu novo Ristorante Florence, em pleno centro. Clique no baner para saber melhor endereço gastronômico italiano em Gramado. 


E pra quem está em Gramado, não custa atravessar a rua é ir até Canela encontrar com a Nanda e o Rafa no melhor bistrôt da região, o Empório Canela. Fer, estamos chegando. 


Já pra quem gosta no melhor Café Colonial, aliás o primeiro do Brasil, a minha dica é o sempre Bela Vista Café Colonial. Clique no baner e descubra o porquê. 

BELLA DA SEMANA GAÚCHA


Ela tem 40 mil seguidores no Instagram e 7 mil na página do Facebook. O www.belladasemana.com.br mosta a partir de hoje a segunda parte do ensaio nu desta gaúcha de Porto Alegre (RS). Amanda Maquellen tem 21 anos e além das fotos que fez para o Bella, já fez catálogos de biquíni e lingerie, desfiles, documentários e peças de teatro. “Iniciei a carreira de modelo com apenas sete anos, por incentivo dos meus pais. Hoje agradeço a eles, pois trabalhar como modelo é minha maior paixão.”Confira o ensaio no www.belladasemana.com.br.


CAFÉ COLONIAL SEM GLUTEN


Outra novidade que vou conferir com a Aline Wiezzer, RP de Gramado, é o que acontece no dia 28, em Canela. Trata-se de um Café Colonial especial para quem tem restrições ao glúten em parceria com a Dolci Vita, empresa especializada em massas e alimentos sem glúten e sem lactose, apresentaremos produtos de altíssima qualidade e com muito sabor. Maio é mês de conscientização sobre a Doença Celíaca em vários países, incluindo o Brasil. Também é o mês onde se comemora em alguns países (como nos Estados Unidos) campanhas de conscientização sobre as alergias alimentares.


No Brasil, as Associações de Celíacos Brasileiras (Acelbras) e as Associações de Pais e Amigos de Crianças com Alergias Alimentares estarão promovendo uma série de atividades, as quais tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença, tendo como tema este ano a divulgação da campanha ‘Doença Celíaca tem tratamento e controle: Informe-se’. A mesa estará repleta de quitutes como pães, biscoitos, cucas, chocolates, geléias e muito mais, além dos cafés especiais e chás naturais. O valor do Café Colonial será R$ 38,60 para convites antecipados e R$ 40,00 no dia. Parte deste valor será doado para o Grupo Celíacos da Serra Gaúcha.

TRADE INGLÊS


Os monumentos e as belezas naturais do Rio de Janeiro (RJ), o centro histórico de Diamantina (MG), as igrejas barrocas de Salvador (BA) e traços do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília (DF) fizeram parte dos 12 destinos apresentados durante capacitação a agentes de viagens em Londres (Inglaterra). O treinamento foi realizado pela Embratur no último dia 18, na sede da Embaixada do Brasil no Reino Unido. Esse foi o segundo workshop nesta modelagem realizado em parceria com a GOL Linhas Aéreas. Ao todo, foram capacitados 27 agentes de viagens em duas ações realizadas em 2016.


As informações sobre os destinos e suas características, bem como os principais atrativos dos locais considerados patrimônios tombados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), foram destacados aos 12 agentes de viagens presentes, entre operadores, agências de viagens e agências online. Dentre os capacitados, houve a participação da agência oficial das Paralimpíadas, a Travel Places, que também fará toda a logística de viagem dos atletas britânicos em parceria com as associações BOA e BPA. Além da temática das cidades Unesco, foi mencionada a oportunidade de vivenciar as Paraolimpíadas no Brasil com preços mais acessíveis. 


Falando em EMBRATUR, ela também estará presente no maior e melhor audiovisual de turismo, o FIACULT,  Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo que ocorre anualmente no Brasil, é coordenado por uma Comissão Executiva do evento e pela empresa organizadora.  O evento, de curtas de diversas áreas e modalidades de cinema desde promocional, publicitário e institucional tem abrangência nacional e internacional, possuindo variadas categorias que divulgam destinos e produtos.


Veja o vídeo concorrente da EMBRATUR. https://youtu.be/gSNco-TX--s

No dia 26 de Setembro, o evento ocorrerá com palestras e debates no período vespertino e reunião com os jurados através de conferência na internet ou presencial. Passeios para os convidados do evento e inscritos como: jurados, autoridades, participantes (com audiovisuais inscritos e apoiadores e patrocinadores). Neste dia, a partir das 19 horas, serão divulgados os classificados e serão exibidos os filmes vencedores da primeira etapa (classificados), no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis/SC.  Após a premiação Brasil e classificações, os filmes irão para a concorrência final que será divulgada e acontecerá a entrega dos grandes prêmios na Itália.


PROJETO BRASIL CENTRAL


Com o intuito de conquistar mais visitantes e fortalecer o turismo na região Centro-Oeste, a Embratur Participou nesta segunda-feira (23) de reunião proposta pelo Sebrae, que está à frente do Projeto Brasil Central de Turismo. A ação, uma parceria entre as unidades nos estados envolvidos – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a capital Brasília – e as secretarias de Turismo, prevê a oferta de pacotes integrados de visitação à região. A capacitação das empresas e dos profissionais é um dos pilares estratégicos do projeto. Por isso, cerca de 800 empresas de pequeno porte receberão apoio. Serão 200 estabelecimentos de cada uma das quatro unidades. 


LYNDEN OPERADORA NO FESTURIS


Trabalhando com respeito e seriedade, a Lynden Operadora de Turismo, através de seus roteiros, busca não apenas mostrar o mundo, mas agregar sabedoria, cultura e lazer. A operadora que representa destinos fantásticos como Istambul, Dubai, Líbano e Grécia confirmou presença na 28ª edição do FESTURIS, que ocorre de 3 a 6 de novembro no Serra Park em Gramado - RS.

FIT CATARATAS


Na última quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou o requerimento de uma menção honrosa ao Festival de Turismo das Cataratas, considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo na região Sul do País.O requerimento foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro "em reconhecimento pela longa história e inegável importância do evento no cenário turístico no estado do Paraná". A menção deve ser oficializada durante a abertura da 11ª edição do Festival, programada para ser realizada entre os dias 15 e 17 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention. 


Para o idealizador e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas,Paulo Angeli: "A menção honrosa representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo destes dez anos, juntamente com a geração de negócios e diversas conquistas relacionadas ao turismo", destacou. No documento assinado pelo deputado é citada a importância das diversas ações promovidas paralelamente ao Festival durante estes 10 anos de existência, como salões, arenas, capacitações, exposições, fóruns e até mesmo audiências públicas, como no ano passado quando a Comissão de Turismo da Alep organizou uma sessão relacionada ao "Fomento do Turismo nos Estados Integrantes do Codesul".


O evento tem como público-alvo agentes de viagem, operadores de turismo nacionais e internacionais, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, proprietários de bares e restaurantes e demais profissionais do trade turístico e áreas afins. O principal foco está na geração de negócios, no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, e na busca pelo desenvolvimento sustentável. O Festival de Turismo das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae e Paraná Turismo, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.


Onde se hospedar? No Wish Resort Golf Convention, localizado em Foz do Iguaçu, que fica no extremo oeste do Estado do Paraná, a 15 minutos do aeroporto internacional e a 20 minutos das Cataratas, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, apresentou nesta segunda-feira (23.05), em reunião com o governador do estado, Pedro Taques, mais quatro projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). Esse é o sexto lote e fecha a primeira fase do programa, que soma R$ 278 milhões em obras de infraestrutura turística em Mato Grosso. Entre as obras estão os projetos de abertura, implantação e pavimentação de 20,3 km entre Mimoso e Rondonópolis, pavimentação de outros 24,6 km da MT-343, entre Cáceres e Barra do Bugres. Também fazem parte do pacote de obras a conservação e restauração de 45,2 km da MT-246, entre Jangada e Barra do Bugres e outros cerca de 20 km na MT-344, entre os municípios de Campo Verde, Dom Aquino e Jaciara.



O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, disse que essas intervenções irão melhorar consideravelmente as condições de acesso a essas localidades, proporcionando o desenvolvimento da atividade nessas regiões. “Para esses municípios essas obras serão fundamentais, pois vão desenvolver a atividade turística”. O Prodestur é o braço de infraestrutura do Programa de Fomento ao Turismo (Pró-turismo) implantado pela Sedec e que contempla ainda treinamento e qualificação e promoção e divulgação do turismo de Mato Grosso. O Prodestur é um programa criado e gerido pela Sedec, e executado em parceria com as secretarias de Cidades e a de Infraestrutura, voltado a investimentos em infraestrutura turística para fomentar a atividade no estado, afim de transformar Mato Grosso em um dos principais destinos do país e o turismo em um dos principais pilares da economia, a exemplo do agronegócio.



DESTINO PARAÍBA



A apresentação do Destino Paraíba na noite desta terça-feira (24) no Hotel Bourbon Convention, em Curitiba, em parceria com a CVC, reuniu um grupo de 28 agentes de viagens da operadora, considerada a maior da América do Sul. O número de profissionais foi considerado muito bom pelos gerentes de hotéis que estão participando da ação. Durante o encontro com os agentes, a dinâmica permitiu que cada gerente apresentasse a infraestrutura dos empreendimentos hoteleiros que atuam, contando ainda com um vídeo institucional onde os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a capital paraibana e o potencial turístico de vários roteiros pelo litoral sul e norte.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

O grupo está na região sul do Brasil desde a semana passada, onde participaram da BNT Mercosul, promovida em Santa Catarina. Estão participando os gerentes comerciais dos hotéis Hardman, Mussulo by Mantra, Verdegreen, Littoral, Tambaú Flat, Tropical Hotel Tambaú, Netuanah e Pousada Aruanã - em João Pessoa e Costa do Conde.


A comitiva está composta por Marcus Vinícius, Fabiano Port, Marcus Abrantes, Jorge Netto, Márcio Delagnese, Mayara e Rodrigo Vinícius.


terça-feira, 24 de maio de 2016

FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS RECEBERÁ MENÇÃO HONROSA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ



Na última quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) aprovou o requerimento de uma menção honrosa ao Festival de Turismo das Cataratas, considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo na região Sul do País. O requerimento foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro "em reconhecimento pela longa história e inegável importância do evento no cenário turístico no estado do Paraná". A menção deve ser oficializada durante a abertura da 11ª edição do Festival, programada para ser realizada entre os dias 15 e 17 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention. 


Para o idealizador e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, "a menção honrosa representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo destes dez anos, juntamente com a geração de negócios e diversas conquistas relacionadas ao turismo", destacou.

No documento assinado pelo deputado é citada a importância das diversas ações promovidas paralelamente ao Festival durante estes 10 anos de existência, como salões, arenas, capacitações, exposições, fóruns e até mesmo audiências públicas, como no ano passado quando a Comissão de Turismo da Alep organizou uma sessão relacionada ao "Fomento do Turismo nos Estados Integrantes do Codesul". O evento tem como público-alvo agentes de viagem, operadores de turismo nacionais e internacionais, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, proprietários de bares e restaurantes e demais profissionais do trade turístico e áreas afins. O principal foco está na geração de negócios, no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, e na busca pelo desenvolvimento sustentável.


O Festival de Turismo das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae e Paraná Turismo, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

domingo, 22 de maio de 2016

22ª EDIÇÃO BNT MERCOSUL COMEMORA SUCESSO ATINGINDO SEU PONTO DE EQUILÍBRIO

Geninho Goes e Jair Pasquini

Com a expectativa inicial de receber até 7.000 profissionais de turismo e com a presença de mais 400 marcas, a 22ª edição da BNT Mercosul começou na última sexta-feira 20 e terminou neste sábado, 22. Diversas autoridades, secretários, prefeitos e entidades ligadas ao trade de Santa Catarina e ao trade nacional fizeram presença em mais esta edição. 


Logo na abertura, antes do corte da fita, Geninho Góes, presidente, e Jair Pasquini, diretor de Negócios da BNT Mercosul deram as boas vindas ao trade. Para o presidente da BNT Mercosul: “Nesta edição serão 20 temas em salas de capacitação, Business Center, e a Rodada de Negócios, no qual a BNT é a única empresa privada que realiza esta rodada, levando empresários do país para países da América do Sul ainda este ano”, disse Geninho, que ainda reforçou o investimento do turismo em momentos de crise. “Façam o melhor que puderem, só as pessoas podem fazer o Brasil mudar”, completou.


Logo depois do presidente, veio o diretor de Negócios da BNT Mercosul, Jair Pasquini. “Se nós estamos nestes 22 anos, é graças a muita gente que está por trás disso. Mais uma vez estamos sendo bem-recebidos pelo povo de Itajaí-SC. Estamos reinventando o formato da BNT, com Business Center e as capacitações fortalecidas, com focos em produtos e destinos. A promoção continua sendo o melhor caminho para o fortalecimento do nosso turismo. Como resultado, temos mais expositores e diversificados por todo país”, disse.


Para o Presidente da SANTUR, Valdir Walendoswky, “Santa Catarina tem como fundamento principal deixar as pessoas melhores, tanto no sentido da população, como através do turismo, e nosso objetivo está sendo cumprido. Viemos de uma bela temporada de verão que, em meio a esta turbulência, salvou o orçamento do estado neste início de ano. E mais desafios teremos pela frente, como o Beto Carrero, por exemplo, que quer receber 6 milhões de pessoas em 2024. Temos que nos prosperar e fazer cada vez mais um estado e um país receptivo. SC aposta no Turismo do Brasil, e nós fizemos a nossa parte”, disse o presidente da Santur. 


Walendowsky, falou sobre os desafios que o turismo de Santa Catarina está enfrentando e, de certa forma, “tirando de letra”. Para ele, o setor turístico tem papel fundamental no desenvolvimento da economia de todo o estado, o que reflete as palavras do governador de SC, João Raimundo Colombo, durante homenagem do Clube do Feijão Amigo, na noite desta última quinta-feira (20), quando destacou a importância de 12% do PIB de SC ligado diretamente ao segmento turístico. “Santa Catarina tem como fundamento principal deixar as pessoas melhores, tanto no sentido da população, como através do turismo, e nosso objetivo está sendo cumprido. Viemos de uma bela temporada de verão que, em meio a esta turbulência, salvou o orçamento do estado neste início de ano. E mais desafios teremos pela frente, como o Beto Carrero, por exemplo, que quer receber 6 milhões de pessoas em 2024. Temos que nos prosperar e fazer cada vez mais um estado e um país receptivo. Santa Catarina aposta no Turismo do Brasil, e nós fizemos a nossa parte”, disse o presidente da Santur.


Também os prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, e de Itajaí, Jandir Belini comentaram: “Nada seria possível, quando falo em investir na infraestrutura da cidade, as escolas, os postos de saúde, as ciclovias, Se não fossem os integrantes do desenvolvimento econômico e turismo do país. Vocês são os responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, disse Edson, enquanto Jandir afirmou: "Ser uma honra e alegria receber todos vocês na nossa querida cidade. Quero agradecer ao Geninho Góes pela confiança que tem na nossa cidade ao trazer mais uma vez um evento tão importante como este. O primeiro dia também englobou capacitações como os destinos da República Dominicana, e Santa Lucia além da Região Turística Costa Verde & Mar.


Rogerio Siqueira, do Parque Beto Carrero World também explanou sobre o turismo, o momento que estamos atravessando e as grandes oportunidades de negócios que estão surgindo, dando boas vidas a todos e colocando o parque a disposição do Trade, já que a BNT encerrou definitivamente no próprio parque com a premiação das agências que mais venderam aquele destino. 

Sabrina Erinete de Souza, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas - SC e Claudio Souza, Secretário de Turismo de Porto Belo.

No decorrer da tarde, a Secretaria de Turismo de Porto Belo realizou o lançamento da 4ª Edição do Festival do Camarão. O Petit Comité ocorre em ambos os dias de feira, e é um momento exclusivo da imprensa. O Prefeito Evaldo Filho esteve presente, e agradeceu a presença dos jornalistas, bem como a oportunidade de divulgar o evento durante a BNT. "É nossa intenção conversar com o público do setor turístico e apresentar nossa festa, que já faz parte do tradicional calendário de Outubro de Santa Catarina", concluiu, em relação às diversas atrações que o estado catarinense promove todos os anos nesta época. O Festival ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, em Porto Belo, cidade do Litoral Catarinense que fica a 50 km de Florianópolis.


A programação do primeiro dia também levou imprensa e operadores para um tour pelo Parque Unipraias, bem como demais participantes que seguem um específico roteiro de visitas técnicas. Antes disso, na quinta-feira à noite, o Clube do Feijão Amigo reuniu os primeiros participantes da feira em um jantar, no Infinity Blue Resort e Spa. Segundo ano sendo realizado no Centrenventos de Itajaí, 6 mil profissionais vindos de seis países - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai – passaram pelos corredores da feira.


As capacitações e as exibições de Cine Turismo também continuaram neste sábado. A palestra de Fred Perillo, consultor e estrategista digital da Agência Nuvem, abordou o tema “O impacto das novas tecnologias no turismo - O que fazer para se manter competitivo no mercado”. O conteúdo é um oferecimento da ABAV Santa Catarina aconteceu neste sábado, às 15h45.

ATINGINDO SEU PONTO DE EQUILÍBRIO

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado o dia amanheceu espetacular prenunciando êxito total de mais uma edição da BNT MERCOSUL. A programação do dia começou com o Business Center, que aconteceu no Infinity Blue Resort & Spa, entre 8h30 e 13h. Esta primeira experiência foi muito produtiva, algo que orgulhou muito o presidente. “A ideia foi fazer deste momento algo comercial, já que reconhecemos que a feira é um evento mais promocional. Com esta nova rodada de negócios, conseguimos colocar em cada sala os potenciais operadores e fornecedores juntos, debatendo questões de tarifas e tudo mais”, afirmou. Já para o diretor do Infinity Blue, Alberto Cestrone, receber os eventos externos da BNT Mercosul faz parte de uma parceria de longo prazo. “Eventos que nos permitem abrir nosso hotel para vários profissionais do setor, nos permite receber um evento que é de extrema importância para todo o Sul do Brasil. Iniciativas como essa que precisam ser perpetuadas”, concluiu. 

Clique na imagem para ampliá-la

Após tantos negócios efetivados, o Resort abriu suas partes para receber convidados do trada para sua tradicional feijoada, onde mais uma vez Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue, juntamente do Geninho Does e Jair Pasquine agradeceram a presença de todos. “Quero agradecer ao Geninho e ao Jair por esta feira maravilhosa, que hoje é referencia em nosso território nacional, com certeza. Eu sei com quanto carinho e trabalho esta feira é feita. Obrigado a vocês dois por trazer à nossa cidade uma feira de altíssimo nível nacional e internacional. Graças a vocês, estamos podendo mostrar o quanto o turismo é importante para a Santa Catarina e para todo o País", completou o diretor.


Já o presidente da BNT Mercosul, Geninho Goes, agradeceu ao governo de Santa Catarina, a prefeitura de Itajaí, a prefeitura de Balneário Camboriú e ao Beto Carrero, parceiros master da BNT Mercosul. “Além desta Feijoada, do Clube do Feijão Amigo, do Business Center e dos dois dias de feira, a BNT ainda se reuniu com presidentes da ABAV, com o Convention Bureau, e hoje à tarde teremos nossas capacitações”, afirmou. Foi um grande almoço onde o congraçamento deu o tom. 

Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida, o palco novamente voltou-se para o Centreventos em Itajaí-SC, para o segundo dia da 22ª BNT Mercosul que movimentou seus corredores, onde aproximadamente 6 mil pessoas circularam. 

Clique na imagem para ampliá-la

Presente também nesta 22ª Edição, o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do pais, o FESTIVAL JPA, tendo como representante Karina Sarmento, que se encantou não só com o evento onde ótimos negócios foram prospectados e fechados, mas com as belezas de Balneário Camboriú, Itajaí e Beto Carrero Word. 


Presente também ao evento e realizando bons negócios, Paulo Angeli da FIT CATARATAS. Segundo ele, a 11ª Edição do Festival de Turismo das Cataratas, vem com muitas surpresas entre os dias 15 e 17 de junho, e espera receber mais de 6 mil inscrições de agentes de viagens, operadores, hoteleiros, fornecedores, profissionais de turismo, estudantes e professores da área. Essa edição será realizada no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, e já estão confirmados 207 estandes.


E evidentemente que o maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil, O FESTURIS GRAMADO também circulou pelos corredores da BNT MERCOSUL. Grandes negócios também, fechados. 


Uma das grandes atividades turísticas que ficam de fora da conhecida e disputada baixa temporada em todo o Estado de Santa Catarina, é o avistamento de baleias. Enquanto a alta temporada vai de novembro à março, as baleias só chegam ao litoral catarinense em julho. Segundo o executivo do Vida Sol e Mar & Beach Village, Enrique Litman, presidente também do Instituto Baleia Franca, que tem como quintal de sua casa a belíssima Praia do Rosa, recando das Baleias Francas, espécie que marca presença todos os anos, anteciparam o começo da temporada deste ano, que geralmente dura até os meses de outubro. Enrique afirmou que há duas semanas já é possível ver os animais na costa.Para ele essa atividade gera empregos e renda para toda a região, “O Rosa, já que é uma região de veraneio e de alta gastronomia e essa atividade turística de avistamento de baleias desenvolve uma rota de inverno, abrindo uma grande oportunidade para o turismo do Estado. Foi fora da alta temporada, que acabamos desenvolvendo um produto turístico ligado às baleias, movimentando toda a cadeia na baixa temporada". Para ele, é mais do que um turismo de observação, já que a uma região é um grande polo turístico para o esporte náutico, ecoturismo e turismo de aventura. Litman segue todas as normas internacionais de baleia, e possui barca especialmente fabricado para esse turismo.

Clique na imagem para ampliá-la

Concluindo, mais de 300 cidades, oito países, 38 grupos de agentes de viagens e exatas 5.936 pessoas participaram da 22ª BNT Mercosul. Este foram os resultados finais da feira que lotou os corredores do Centreventos. Para o presidente Geninho Góes, apesar de uma leve queda no número de participantes, a feira chegou ao seu “ponto de equilíbrio”. “É uma redução no número de participantes que não preocupa a BNT, porque um evento precisa crescer gradativamente. Foi um ano difícil para todos os segmentos”, afirmou Geninho. “Se eu quisesse, eu colocaria o dobro de pessoas aqui sem a menor capacidade turística, mas optamos sempre por aumentar o nível, além de prezar pela qualidade dos que participam. Para se ter uma ideia, aumentamos em 10% o número de estandes dentro do próprio espaço”. Para ele, o ponto alto de mais este evento foi o Business Center, desta manhã: "Vamos voltar a realizar a rodada de negócios no ano que vem e melhorar toda a formatação”.


O diretor de Negócios da BNT Mercosul, Jair Pasquini, confirmou as rodadas de negócios que serão realizadas já a partir do segundo semestre. “Levaremos nossos profissionais brasileiros para encontros em Buenos Aires, Santiago e Lima, nos dias 25 e 30 de agosto, e 1° de setembro, respectivamente”. Jair Pasquini também recordou os profissionais de turismo sobre a data da 23ª edição da BNT Mercosul, nos dias 26 e 27 de maio de 2017. “Temos a data de todas as BNTs até 2025”, completou.

CAMPEÕES DE VENDA


O Beto Carrero World sediou no final deste sábado, 21, a Festa das Empresas Campeãs de Vendas Beto Carrero. A premiação foi entregue as agências que mais se destacaram na venda do Beto Carrero World como destino no período de 2015/2016. A cerimônia encerrou a 22º BNT Mercosul. O prêmio está entre os mais desejados por agências e agentes de viagens do Brasil e Mercosul. Os convidados foram recepcionados no Castelo das Nações, e depois participaram de um coquetel de abertura, contemplado com uma espetacular chuva de fogos, que abrilhantou ainda mais a noite. A celebração iniciou às 21h no Teatro Sonho do Cowboy. Estavam presentes autoridades convidadas, Diretoria Colegiada do Beto Carrero World, diretoria da BNT Mercosul, imprensa e agentes de viagens.

Alex Bonareti, Gerente de Marketing, Rafaela Marques, Coordenadora de Vendas Plataforma Multiestados e Cléver Ávila, Diretor Operacional do Beto Carrero World, Fernando Del Cistia e Claiton Armelin, da CVC e Rogério Siqueira, Presidente do Beto Carrero World com os ganhadores da noite

De acordo com o Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o evento é uma homenagem aos agentes de viagem, que fizeram do Beto Carrero World o destino mais procurado da América Latina em 2015/2016. "São eles que entregam a possibilidade de você ser feliz com alguém que você ama. Ele vai proporcionar que o seu filho assista um show no Beto Carrero World, que a sua mãe venha aqui pela primeira vez. Esse profissional tem que ser reconhecido. Nós acreditamos em sonhos, e os agentes também." finalizou.

Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira

A novidade deste ano foi a apresentação de pockets de todos os shows exibidos atualmente no Beto Carrero World, sendo eles: Blum, Natal do Shrek, Velozes e Furiosos, Madagascar e Excalibur. Muita acrobacia, dança, música, adrenalina, personagens, animais, carros, motos e muita diversão fizeram desse evento uma grande noite. Além disso, para o encerramento foi preparada uma apresentação inédita para o evento, que resgatou diversos trechos que integravam shows que atualmente nem existem mais.

Apresentação do show Velozes e Furiosos 

Ao meu ver, o turismo é a nossa melhor arma contra a crise e a que tem 100% de chance de crescer exponencialmente. Nossa única opção é seguir em frente para a a maior e melhor indústria do mundo. Este jornalista cobriu a feira a convite de Geninho Goes e Jair Pasquini, hospedando-me em minha casa em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & Spa, a convite do Diretor Geral Alberto Cestrone. 

Nos veremos novamente na FIT CATARATAS. Até breve !

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE NOS LINKS ABAIXO





sexta-feira, 20 de maio de 2016

INFINITY BLUE RESORT & SPA REALIZA O TRADICIONAL FEIJÃO AMIGO




O melhor resort para famílias e pé na areia do Sul do Brasil abriu suas portas para receber mais de 500 convidados nacionais e internacionais para o tradicional Feijão Amigo, organizado pela Fenactur – Federação Nacional de Turismo, em parceria com o Sindetur/SC, e Abav/SC. O evento antecede a 22ª edição da BNT MERCOSUL - Bolsa de Negócios de Turismo, que acontece a partir desta sexta-feira no Centreventos em Itajaí - SC. 

Vitor Daniel e Michel Tuma Ness

O Clube do Feijão Amigo não tem estatutos, não cobra mensalidades e não tem fronteiras. Mas tem sede própria no coração de mais de 50.000 associados, que tornaram realidade o sonho que Michel Tuma Ness e Adel Auada tiveram há 30 anos: um clube onde cada sócio é um amigo cheio de esperanças e de coisas boas para contar, solidário, fraternal, coerente com os ideais de liberdade e respeito à pessoa humana. 


Segundo Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue: "É para comemorar toda essa amizade e companheirismo que o resort abriu suas portas, de coração e de braços abertos, para este tradicionalíssimo banquete do “Feijão Amigo”, onde os convidados atestarão que o Feijão é mesmo uma grande congratulação onde a amizade da o tom. São amigos de todos os cantos do mundo que tem a oportunidade de se reverem e nós nos orgulhamos de fazer parte dessa grande amizade".


Para o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch: "Santa Catarina tem a honra e o privilégio de poder sediar este evento, de renome internacional que estará homenageando além do Governador de Sata Catarina, Raimundo Colombo, também o Prefeito de Balneário Camboriú Edson Renato Dias, carinhosamente chamado de "Periquito" e o Prefeito Jandir Belline, de Itajaí. 


A importância deste evento, neste momento político em que passa o país, congrega todo o trade, demonstrado que a hora é de união, desde a iniciativa privada ao poder público. O trade estende a mão para esta grande parceria, a fim de que ela perdure demonstrando que todos juntos iremos sair muito mais rápido da atual situação que estamos vivenciando, aproveitando todas as oportunidades que o setor de turismo catarinense está sabendo aproveitar muito bem. A 22ª BNT MERCOSUL é prova disso, com uma fórmula muito simples que se chama trabalho, dedicação e promoção do produto turístico, uma vez que o agente de viagens é a força de vendas do turismo catarinense e o Feijão Amigo acolhe a todos". 


No discurso que fez Vitor Daniel sobre o homem e não o político Raimundo Colombo, emocionou de fato o governador que pediu o discurso, tamanha a riqueza de detalhes de sua vida. 


Colombo comprometeu-se em retribuir a visita junto a ABAV-EXPO 2016. 

PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLIQUE AQUI


quarta-feira, 18 de maio de 2016

VENTOS A FAVOR SOPRAM DO PLANALTO - por Edmar Bull

VENTOS A FAVOR SOPRAM DO PLANALTO
por Edmar Bull



A definição de Michel Temer como presidente da República trouxe, de imediato, um novo alento para o conjunto da economia do país, do qual faz parte a indústria do turismo como um todo e o agenciamento de viagens. Enquanto dirigente empresarial e presidente da Abav Nacional, identificamos sinais positivos na direção de cenários mais favoráveis. Percebemos que, a despeito das tensões naturais do processo de mudança no comando do país, Temer montou uma equipe com bons quadros e mostra determinação para a retomada do desenvolvimento. 

A manutenção da estrutura do ministério do Turismo, que não foi objeto de fusão nem de redução, leva-nos a acreditar que o nosso setor consolida sua força e conta com o reconhecimento de vetor econômico de peso. Nesse contexto, também cabe aplaudir a recondução de Henrique Alves ao comando do ministério. Agora em clima mais estável e favorável, os players do turismo brasileiro e o ministro poderão dar sequência a políticas esboçadas na gestão anterior, bem como firmar diretrizes otimizadoras de toda a cadeia turística. 

A retomada da confiança nos parece a pedra de toque da nova ordem que se estabelece. A Abav Nacional, as entidades congêneres e os parceiros setoriais estamos prontos para colaborar, subsidiar e contribuir com massa crítica para as tomadas de decisão que se fizerem pertinentes e adequadas. Na antessala da Olimpíada 2016, apostamos no reconhecimento da importância estratégica do turismo no reordenamento econômico do país. Temos a oportunidade singular de mostrar nossos atrativos através da janela midiática excepcional que se abre por ocasião do grande evento. O mundo aprecia o jeito brasileiro de receber, conforme atestam pesquisas realizadas após a Copa do Mundo 2014. 

Nosso ânimo e otimismo não se fundamentam em suposições ou feelings. Tomamos por base o fato de que o turismo lidera o ranking mundial dos setores que mais geram empregos e distribuem renda. A matriz econômica do turismo exerce impacto direto e indireto sobre outros 52 setores da economia. O Brasil, se ainda não completou a lição de casa em alguns itens infraestruturais importantes, já apresenta um rol de destinos muito bem resolvidos. 

Mais que praias paradisíacas em seu litoral imenso e belezas exuberantes em todo o interior do país, dispõe de cidades ricas em atrativos de lazer e entretenimento. Infraestrutura aeroportuária que se amplia e se moderniza, rede hoteleira bem resolvida e conexão digital com o mundo somam-se a modernos centros de convenções apropriados para a realização de eventos corporativos nacionais e internacionais. 

No momento em que se instala o novo governo, cabe lembrar que o mercado de viagens e turismo sempre foi o primeiro a entrar e o primeiro a sair dos vários cenários de crise já enfrentados. Viajar a lazer, a negócios e por conta de intercâmbio já se incorporaram ao hábito de consumo da maioria. Viajar para o exterior e pelo Brasil constituem prioridades entre os brasileiros de 18 a 34 anos de idade. Mais do que a compra da casa própria ou de um carro novo, a tendência é investir em viagens. Como recompensa, os viajantes conquistam mercados e vivenciam experiências que são altamente compensadoras. 

Por esses e outros fatores, nossa expectativa é a recuperação iminente, a partir do terceiro e quarto trimestres de 2016. O trade turístico quer (e vai ser) sujeito proativo e determinado na recuperação da credibilidade e do motor da economia nacional. 

Edmar Bull é diretor presidente da Copastur e presidente da Abav Nacional