Geninho Goes e Jair Pasquini
Com a expectativa inicial de receber até 7.000 profissionais de turismo e com a presença de mais 400 marcas, a 22ª edição da BNT Mercosul começou na última sexta-feira 20 e terminou neste sábado, 22. Diversas autoridades, secretários, prefeitos e entidades ligadas ao trade de Santa Catarina e ao trade nacional fizeram presença em mais esta edição.
Logo na abertura, antes do corte da fita, Geninho Góes, presidente, e Jair Pasquini, diretor de Negócios da BNT Mercosul deram as boas vindas ao trade. Para o presidente da BNT Mercosul: “Nesta edição serão 20 temas em salas de capacitação, Business Center, e a Rodada de Negócios, no qual a BNT é a única empresa privada que realiza esta rodada, levando empresários do país para países da América do Sul ainda este ano”, disse Geninho, que ainda reforçou o investimento do turismo em momentos de crise. “Façam o melhor que puderem, só as pessoas podem fazer o Brasil mudar”, completou.
Logo depois do presidente, veio o diretor de Negócios da BNT Mercosul, Jair Pasquini. “Se nós estamos nestes 22 anos, é graças a muita gente que está por trás disso. Mais uma vez estamos sendo bem-recebidos pelo povo de Itajaí-SC. Estamos reinventando o formato da BNT, com Business Center e as capacitações fortalecidas, com focos em produtos e destinos. A promoção continua sendo o melhor caminho para o fortalecimento do nosso turismo. Como resultado, temos mais expositores e diversificados por todo país”, disse.
Para o Presidente da SANTUR, Valdir Walendoswky, “Santa Catarina tem como fundamento principal deixar as pessoas melhores, tanto no sentido da população, como através do turismo, e nosso objetivo está sendo cumprido. Viemos de uma bela temporada de verão que, em meio a esta turbulência, salvou o orçamento do estado neste início de ano. E mais desafios teremos pela frente, como o Beto Carrero, por exemplo, que quer receber 6 milhões de pessoas em 2024. Temos que nos prosperar e fazer cada vez mais um estado e um país receptivo. SC aposta no Turismo do Brasil, e nós fizemos a nossa parte”, disse o presidente da Santur.
Walendowsky, falou sobre os desafios que o turismo de Santa Catarina está enfrentando e, de certa forma, “tirando de letra”. Para ele, o setor turístico tem papel fundamental no desenvolvimento da economia de todo o estado, o que reflete as palavras do governador de SC, João Raimundo Colombo, durante homenagem do Clube do Feijão Amigo, na noite desta última quinta-feira (20), quando destacou a importância de 12% do PIB de SC ligado diretamente ao segmento turístico. “Santa Catarina tem como fundamento principal deixar as pessoas melhores, tanto no sentido da população, como através do turismo, e nosso objetivo está sendo cumprido. Viemos de uma bela temporada de verão que, em meio a esta turbulência, salvou o orçamento do estado neste início de ano. E mais desafios teremos pela frente, como o Beto Carrero, por exemplo, que quer receber 6 milhões de pessoas em 2024. Temos que nos prosperar e fazer cada vez mais um estado e um país receptivo. Santa Catarina aposta no Turismo do Brasil, e nós fizemos a nossa parte”, disse o presidente da Santur.
Também os prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, e de Itajaí, Jandir Belini comentaram: “Nada seria possível, quando falo em investir na infraestrutura da cidade, as escolas, os postos de saúde, as ciclovias, Se não fossem os integrantes do desenvolvimento econômico e turismo do país. Vocês são os responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, disse Edson, enquanto Jandir afirmou: "Ser uma honra e alegria receber todos vocês na nossa querida cidade. Quero agradecer ao Geninho Góes pela confiança que tem na nossa cidade ao trazer mais uma vez um evento tão importante como este. O primeiro dia também englobou capacitações como os destinos da República Dominicana, e Santa Lucia além da Região Turística Costa Verde & Mar.
Rogerio Siqueira, do Parque Beto Carrero World também explanou sobre o turismo, o momento que estamos atravessando e as grandes oportunidades de negócios que estão surgindo, dando boas vidas a todos e colocando o parque a disposição do Trade, já que a BNT encerrou definitivamente no próprio parque com a premiação das agências que mais venderam aquele destino.
Sabrina Erinete de Souza, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas - SC e Claudio Souza, Secretário de Turismo de Porto Belo.
No decorrer da tarde, a Secretaria de Turismo de Porto Belo realizou o lançamento da 4ª Edição do Festival do Camarão. O Petit Comité ocorre em ambos os dias de feira, e é um momento exclusivo da imprensa. O Prefeito Evaldo Filho esteve presente, e agradeceu a presença dos jornalistas, bem como a oportunidade de divulgar o evento durante a BNT. "É nossa intenção conversar com o público do setor turístico e apresentar nossa festa, que já faz parte do tradicional calendário de Outubro de Santa Catarina", concluiu, em relação às diversas atrações que o estado catarinense promove todos os anos nesta época. O Festival ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, em Porto Belo, cidade do Litoral Catarinense que fica a 50 km de Florianópolis.
A programação do primeiro dia também levou imprensa e operadores para um tour pelo Parque Unipraias, bem como demais participantes que seguem um específico roteiro de visitas técnicas. Antes disso, na quinta-feira à noite, o Clube do Feijão Amigo reuniu os primeiros participantes da feira em um jantar, no Infinity Blue Resort e Spa. Segundo ano sendo realizado no Centrenventos de Itajaí, 6 mil profissionais vindos de seis países - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai – passaram pelos corredores da feira.
As capacitações e as exibições de Cine Turismo também continuaram neste sábado. A palestra de Fred Perillo, consultor e estrategista digital da Agência Nuvem, abordou o tema “O impacto das novas tecnologias no turismo - O que fazer para se manter competitivo no mercado”. O conteúdo é um oferecimento da ABAV Santa Catarina aconteceu neste sábado, às 15h45.
ATINGINDO SEU PONTO DE EQUILÍBRIO
Clique na imagem para ampliá-la
No sábado o dia amanheceu espetacular prenunciando êxito total de mais uma edição da BNT MERCOSUL. A programação do dia começou com o Business Center, que aconteceu no Infinity Blue Resort & Spa, entre 8h30 e 13h. Esta primeira experiência foi muito produtiva, algo que orgulhou muito o presidente. “A ideia foi fazer deste momento algo comercial, já que reconhecemos que a feira é um evento mais promocional. Com esta nova rodada de negócios, conseguimos colocar em cada sala os potenciais operadores e fornecedores juntos, debatendo questões de tarifas e tudo mais”, afirmou. Já para o diretor do Infinity Blue, Alberto Cestrone, receber os eventos externos da BNT Mercosul faz parte de uma parceria de longo prazo. “Eventos que nos permitem abrir nosso hotel para vários profissionais do setor, nos permite receber um evento que é de extrema importância para todo o Sul do Brasil. Iniciativas como essa que precisam ser perpetuadas”, concluiu.
Clique na imagem para ampliá-la
Após tantos negócios efetivados, o Resort abriu suas partes para receber convidados do trada para sua tradicional feijoada, onde mais uma vez Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue, juntamente do Geninho Does e Jair Pasquine agradeceram a presença de todos. “Quero agradecer ao Geninho e ao Jair por esta feira maravilhosa, que hoje é referencia em nosso território nacional, com certeza. Eu sei com quanto carinho e trabalho esta feira é feita. Obrigado a vocês dois por trazer à nossa cidade uma feira de altíssimo nível nacional e internacional. Graças a vocês, estamos podendo mostrar o quanto o turismo é importante para a Santa Catarina e para todo o País", completou o diretor.
Já o presidente da BNT Mercosul, Geninho Goes, agradeceu ao governo de Santa Catarina, a prefeitura de Itajaí, a prefeitura de Balneário Camboriú e ao Beto Carrero, parceiros master da BNT Mercosul. “Além desta Feijoada, do Clube do Feijão Amigo, do Business Center e dos dois dias de feira, a BNT ainda se reuniu com presidentes da ABAV, com o Convention Bureau, e hoje à tarde teremos nossas capacitações”, afirmou. Foi um grande almoço onde o congraçamento deu o tom.
Clique na imagem para ampliá-la
Em seguida, o palco novamente voltou-se para o Centreventos em Itajaí-SC, para o segundo dia da 22ª BNT Mercosul que movimentou seus corredores, onde aproximadamente 6 mil pessoas circularam.
Clique na imagem para ampliá-la
Presente também nesta 22ª Edição, o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do pais, o FESTIVAL JPA, tendo como representante Karina Sarmento, que se encantou não só com o evento onde ótimos negócios foram prospectados e fechados, mas com as belezas de Balneário Camboriú, Itajaí e Beto Carrero Word.
Presente também ao evento e realizando bons negócios, Paulo Angeli da FIT CATARATAS. Segundo ele, a 11ª Edição do Festival de Turismo das Cataratas, vem com muitas surpresas entre os dias 15 e 17 de junho, e espera receber mais de 6 mil inscrições de agentes de viagens, operadores, hoteleiros, fornecedores, profissionais de turismo, estudantes e professores da área. Essa edição será realizada no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, e já estão confirmados 207 estandes.
E evidentemente que o maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil, O FESTURIS GRAMADO também circulou pelos corredores da BNT MERCOSUL. Grandes negócios também, fechados.
Uma das grandes atividades turísticas que ficam de fora da conhecida e disputada baixa temporada em todo o Estado de Santa Catarina, é o avistamento de baleias. Enquanto a alta temporada vai de novembro à março, as baleias só chegam ao litoral catarinense em julho. Segundo o executivo do Vida Sol e Mar & Beach Village, Enrique Litman, presidente também do Instituto Baleia Franca, que tem como quintal de sua casa a belíssima Praia do Rosa, recando das Baleias Francas, espécie que marca presença todos os anos, anteciparam o começo da temporada deste ano, que geralmente dura até os meses de outubro. Enrique afirmou que há duas semanas já é possível ver os animais na costa.Para ele essa atividade gera empregos e renda para toda a região, “O Rosa, já que é uma região de veraneio e de alta gastronomia e essa atividade turística de avistamento de baleias desenvolve uma rota de inverno, abrindo uma grande oportunidade para o turismo do Estado. Foi fora da alta temporada, que acabamos desenvolvendo um produto turístico ligado às baleias, movimentando toda a cadeia na baixa temporada". Para ele, é mais do que um turismo de observação, já que a uma região é um grande polo turístico para o esporte náutico, ecoturismo e turismo de aventura. Litman segue todas as normas internacionais de baleia, e possui barca especialmente fabricado para esse turismo.
Clique na imagem para ampliá-la
Concluindo, mais de 300 cidades, oito países, 38 grupos de agentes de viagens e exatas 5.936 pessoas participaram da 22ª BNT Mercosul. Este foram os resultados finais da feira que lotou os corredores do Centreventos. Para o presidente Geninho Góes, apesar de uma leve queda no número de participantes, a feira chegou ao seu “ponto de equilíbrio”. “É uma redução no número de participantes que não preocupa a BNT, porque um evento precisa crescer gradativamente. Foi um ano difícil para todos os segmentos”, afirmou Geninho. “Se eu quisesse, eu colocaria o dobro de pessoas aqui sem a menor capacidade turística, mas optamos sempre por aumentar o nível, além de prezar pela qualidade dos que participam. Para se ter uma ideia, aumentamos em 10% o número de estandes dentro do próprio espaço”. Para ele, o ponto alto de mais este evento foi o Business Center, desta manhã: "Vamos voltar a realizar a rodada de negócios no ano que vem e melhorar toda a formatação”.
O diretor de Negócios da BNT Mercosul, Jair Pasquini, confirmou as rodadas de negócios que serão realizadas já a partir do segundo semestre. “Levaremos nossos profissionais brasileiros para encontros em Buenos Aires, Santiago e Lima, nos dias 25 e 30 de agosto, e 1° de setembro, respectivamente”. Jair Pasquini também recordou os profissionais de turismo sobre a data da 23ª edição da BNT Mercosul, nos dias 26 e 27 de maio de 2017. “Temos a data de todas as BNTs até 2025”, completou.
CAMPEÕES DE VENDA
O Beto Carrero World sediou no final deste sábado, 21, a Festa das Empresas Campeãs de Vendas Beto Carrero. A premiação foi entregue as agências que mais se destacaram na venda do Beto Carrero World como destino no período de 2015/2016. A cerimônia encerrou a 22º BNT Mercosul. O prêmio está entre os mais desejados por agências e agentes de viagens do Brasil e Mercosul. Os convidados foram recepcionados no Castelo das Nações, e depois participaram de um coquetel de abertura, contemplado com uma espetacular chuva de fogos, que abrilhantou ainda mais a noite. A celebração iniciou às 21h no Teatro Sonho do Cowboy. Estavam presentes autoridades convidadas, Diretoria Colegiada do Beto Carrero World, diretoria da BNT Mercosul, imprensa e agentes de viagens.
Alex Bonareti, Gerente de Marketing, Rafaela Marques, Coordenadora de Vendas Plataforma Multiestados e Cléver Ávila, Diretor Operacional do Beto Carrero World, Fernando Del Cistia e Claiton Armelin, da CVC e Rogério Siqueira, Presidente do Beto Carrero World com os ganhadores da noite
De acordo com o Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o evento é uma homenagem aos agentes de viagem, que fizeram do Beto Carrero World o destino mais procurado da América Latina em 2015/2016. "São eles que entregam a possibilidade de você ser feliz com alguém que você ama. Ele vai proporcionar que o seu filho assista um show no Beto Carrero World, que a sua mãe venha aqui pela primeira vez. Esse profissional tem que ser reconhecido. Nós acreditamos em sonhos, e os agentes também." finalizou.
Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira
A novidade deste ano foi a apresentação de pockets de todos os shows exibidos atualmente no Beto Carrero World, sendo eles: Blum, Natal do Shrek, Velozes e Furiosos, Madagascar e Excalibur. Muita acrobacia, dança, música, adrenalina, personagens, animais, carros, motos e muita diversão fizeram desse evento uma grande noite. Além disso, para o encerramento foi preparada uma apresentação inédita para o evento, que resgatou diversos trechos que integravam shows que atualmente nem existem mais.
Apresentação do show Velozes e Furiosos
Ao meu ver, o turismo é a nossa melhor arma contra a crise e a que tem 100% de chance de crescer exponencialmente. Nossa única opção é seguir em frente para a a maior e melhor indústria do mundo. Este jornalista cobriu a feira a convite de Geninho Goes e Jair Pasquini, hospedando-me em minha casa em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & Spa, a convite do Diretor Geral Alberto Cestrone.
Nos veremos novamente na FIT CATARATAS. Até breve !
PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Nenhum comentário:
Postar um comentário