segunda-feira, 10 de abril de 2017

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONVENTIONS & VISITORS BUIREAU - RIO DE JANEIRO por Antonio Salani

 IX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONVENTIONS & VISITORS BUIREAU - RIO DE JANEIRO
por Antonio Salani 

Representantes dos Convention & Visitors Bureau presentes na Assembleia Geral, comandada pelo presidente do Brasil C&VB, Marcio Santiago.

Aconteceu no Rio de Janeiro, na sede da OAB RJ, o IX Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureau, que recebeu, autoridades e empresários do setor do turismo e cadeia produtiva. Durante o evento os participantes puderam assistir a diversas palestras que foram apresentadas por nomes de peso do cenário nacional e internacional. Foram abordados temas bastante interessantes e que contribuem na gestão federativa e na troca de informações entre associados e colaboradores. Quanto mais informação, mais é possível fazer uma conexão entre todos os setores do país com o objetivo de promover um turismo de qualidade e produtividade. Outra questão muito importante debatida, foi a do ROOM TAX. 

Angela Brito

Na condição de entidade oficial dos C&VBx nacionais o Brasil Conventoin & Visitors Bureau defende a contribuição da ROOM TAX como uma das formas mais eficazes de promover e desenvolver o turismo de negócios e de lazer brasileiro. A receita advinda da ROOM TAX (Contribuição Voluntária para o Turismo) proporciona qualificação, produz informações úteis, amplia as ações junto aos órgãos públicos, orienta políticas públicas, promove e desenvolve o destino. Por isso, ela é importante para o hóspede e para toda a cadeia produtiva do turismo. O evento foi um sucesso, tendo em vista a importância do setor do turismo para o Brasil, que necessita ainda de muitos ajustes e acordos entre o governo e as entidades privadas. É necessária uma cooperação mútua entre ambos e fazer com que o país desenvolva os seus pontos turísticos e atraia visitantes de todas as partes do mundo.
   
     
O presidente da TurisRio, Paulo Senise, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Marcio Santiago e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Nilo Sergio Felix

O presidente da Comissão de Turismo da OAB-RJ, Hamilton Vasconcelos com o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio que recebe homenagem do Brasil Convention & Visitors Bureau presidente do C&VB do Rio de Janeiro, Marco Antônio Navega.

O vice  coordenador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Eduardo Vilela, o professor e coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Lidizia e o presidente do C&VB da Bahia, Marcio Gomes

Palestrante o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

O diretor de marketing da Embratur, Sergio Flores e o chefe da divisão e coordenação geral de segmentos turísticos da Embratur, Wilson Andrade de Freitas

Os advogados da OAB RJ,(Comissão de Turismo), Paulo Eduardo Ferreira, Caroline Roque e Marcelo Atherino.

 O diretor do Museu Histórico do Exército e comandante do Forte de Copacabana, Cel. Júlio Teodorico Nascimento Netto e esposa Margarete, durante cocktail servido no Forte de Copacabana.

As recepcionistas do congresso Deise Portella, Alice Lins e Samara Santiago.

O palestrante Carlos Manoel Martins Costa, Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro-Portugal. 

Também dando o seu recado, Romildo Campelo, Secretário adjunto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Palestrante, Monica Eliza Samia,  ‎Diretora Executiva na Braztoa

Convidados da mesa de abertura do evento

Os advogados da OAB RJ,(Comissão de Turismo), Paulo Eduardo Ferreira, Caroline Roque e Marcelo Atherino, presentes no evento

Antonio Salani - Jornalista/Fotógrafo

sexta-feira, 7 de abril de 2017

CHEGADA DE NAVIO DE CRUZEIRO A BALNEÁRIO CAMBORIÚ “TEM IMPACTO NACIONAL”, DIZ PRESIDENTE DA EMBRATUR

CHEGADA DE NAVIO DE CRUZEIRO A BALNEÁRIO CAMBORIÚ “TEM IMPACTO NACIONAL”, DIZ PRESIDENTE DA EMBRATUR

MSC Preziosa atracou pela primeira vez na região e agora entra na rota dos navios de cruzeiro nos mares do Sul

Carlos Metzner Silva (vice-prefeito BC), Vinicius Lummertz (Embratur), Júlio Tedesco (Marina Tedesco), Fabricio Oliveira (prefeito BC), Marco Massa (comandante) e Adrian Ursilli ( MSC)

“Balneário Camboriú é a primeira cidade do litoral catarinense a entrar definitivamente na rota dos navios de cruzeiro no Sul do Brasil, trazendo mais desenvolvimento, negócios, emprego e renda para esta região”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, nesta quinta-feira (6), na solenidade de troca de placas que marcou a chegada do MSC Preziosa, primeiro navio de cruzeiro a atracar na cidade.


O navio trouxe mais de três mil turistas, que desembarcaram pela manhã e foram se divertir em atrações da região, como o parque Beto Carrero, o parque Unipraias e o teleférico. “É um momento histórico, que impacta o próprio turismo nacional num momento em que a economia precisa deste setor para alavancar o desenvolvimento do nosso País”, destacou Lummertz, que anunciou também batimetrias em baías de outras cidades catarinenses para permitir a atracação de navios de cruzeiro. “Já temos a garantia do ministro do Turismo, Marx Beltrão, de fazer o trabalho em Florianópolis e poderemos estender também para Porto Belo, São Francisco do Sul e Imbituba”, disse o presidente da Embratur.


O MSC Preziosa pode abrigar até 3.502 passageiros, tem 1.400 tripulantes e sua altura equivale a um prédio de 22 andares. O comandante do navio, Marco Massa, fez a troca de placas com o presidente da Embratur, num ato que é tradicional quando um navio de cruzeiro chega pela primeira vez à cidade. “Este é um momento histórico, porque foi uma luta de mais de 10 anos de lideranças desta cidade, a exemplo de Júlio Tedesco, proprietário da Marina Tedesco, que construiu as obras de infraestrutura que possibilitaram um navio desse porte atracar aqui, construindo um novo tempo para Balneário Camboriú, para Santa Catarina e também para o turismo nacional”, disse Lummertz.

No seu agradecimento durante a solenidade, o diretor-geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, concordou que realmente é um momento histórico, porque se vive a redenção dos navios de cruzeiro no Brasil, que foram seriamente afetados pela crise. E acabaram se transferindo para a China, Oriente Médio e até para Cuba. “Esta atracação feita hoje aqui em Balneário Camboriú é a pedra fundamental do retorno dos investimentos no nosso setor, que teve uma queda nos últimos anos de 20 navios para apenas sete, e uma queda de faturamento de R$ 4 bilhões para R$ 1,7 bilhão. É hora de retomar e, na próxima temporada, queremos ter mais um navio para atender a demanda”.  
Para se ter uma ideia do que será a presença da MSC na cidade, Ursilli informou que serão distribuídos três milhões de catálogos pelo mundo para mostrar a beleza e as atrações de Balneário Camboriú, e que também haverá divulgação, dentro de navios, em todos os continentes.


O presidente da Marina Tedesco, Júlio Tedesco, reportou os 10 anos de luta para conseguir implantar o terminal para navios de cruzeiro. “São vocês da MSC, tripulantes e também os passageiros, que vão dizer se esta foi uma boa luta”, afirmou Tedesco.  Já o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, contou que a cidade está em festa, comemorando nas ruas e nas redes sociais a chegada deste navio. “Somos a capital catarinense do turismo, mas faltava a chegada dos turistas pelo mar. A autoestima dos nossos cidadãos está lá em cima, é um novo tempo para a nossa cidade e para toda essa região de Santa Catarina, tão cheia de atrações”.  

IPW 2015 – INTERNACIONAL POWWOW ORLANDO

IPW 2015 – INTERNACIONAL POWWOW ORLANDO
por Antonio Salani 

A edição da feira de 2015 aconteceu em Orlando, no Orange CountyConvention Center. Delegações de diversos países tiveram a oportunidade de fazer negócios no segmento do turismo americano


Na abertura do PowWow2015, no Orange CountyConvention Center, o responsável pelo sucesso do evento com o tesourão para cortar a fita, o Presidente e Ceo do USTravelAssociation Roger Dow, o presidente e Ceo da Brand USA, Christopher Thompson  com os representantes do trade do turismo americano. O Visit Florida, Travel Oregon e American Express com o secretário de Comércio PennyPritzker e a prefeita de Orange County Teresa Jacobs.


O IPW (International PowWow) que é realizado pela USTravelAssociation é o principal mercado internacional da indústria de viagens e o maior gerador de viagens para os EUA. Esta  não é uma feira típica sobre turismo. Ela envolve muito mais.  Em apenas três dias de encontros de negócios intensivos pré-agendadas, mais de mil organizações do mundo do turismo e viagens de cada região dos EUA (representando todos os componentes da categoria indústria), e mais de 1.300 compradores nacionais e internacionais de mais de 70 países realizam negociações comerciais que resultam na geração de mais de US $ 4,7 bilhões em viagens futuras aos EUA. No IPW, compradores e vendedores são capazes de realizar negócios que seriam gerados somente por meio de um número exaustivo de viagens ao redor do mundo.

Entre as rodadas de negócios, reuniões, palestras e visitações aos stands de todas as regiões dos EUA, que explicavam seus destinos específicos, os participantes puderam aproveitar e desfrutar mais da cidade de Orlando com as atrações oferecidas pelo IPW.

Durante o período da feira, podem-se conferir todas as novidades que o mercado de turismo americano tem para oferecer aos seus visitantes e futuros visitantes. A diversidade de turismo que se pode fazer por lá é enorme, passando por paisagens que realçam a natureza dos locais, praias, montanhas geladas, diversão e entretenimento, descanso, lazer, estadia, companhias aéreas, trens, passeios, aluguel de carros e muito mais. Enfim, tudo o que é necessário para fazer uma viagem completa pode ser acordado no IPW.

Sobre US TravelAssociation

A USTravel é a organização nacional, sem fins lucrativos que representa todos os componentes da indústria de viagens dos Estados Unidos que gera US $ 2,1 trilhões de produção econômica e suporta 15 milhões de empregos. A missão da USTravel é aumentar o número de viagens para e dentro dos Estados Unidos. Para mais informações sobre US TravelAssociation e a sua missão, visite www.ustravel.org.

Sobre Brand USA

Como o grande parceiro do IPW, o  Brand EUA aguarda para receber profissionais de viagens ao redor do mundo para IPW em Nova Orleans. Como organização de marketing de destino da nação americana, o Brand EUA inspira os viajantes em todo o mundo para experimentar possibilidades ilimitadas de conhecer os Estados Unidos. Em 2013, os esforços de marketing da Brand USA ajudou a receber 1,1 milhão de visitantes no país. No IPW, o Brand USA estará disponível para compromissos de negócios para discutir como a organização continua a se expandir para novos mercados e introduzir novos programas que estão ajudando a aumentar a visitação global para os EUA.

Para maiores informações para viajar aos Estados Unidos visite www.DiscoverAmerica.com.

InternationalPowWow Orlando 2015

Os responsáveis pelo sucesso da festa de Tampa, Rob Price( Diretor Vendas Tampa Bay ) , Marisol Berrios ( Gte. Vendas Tampa Bay ) , Santiago Corrada ( Presidente CVB Tampa Bay ).

O diretor Latino-americano da USTravelAssociation e diretor da Insight TravelMktSolutions,o brasileiro Luiz de Moura, com DT Minich do Experience Kissimmee.

No Orange County Convention Center. Amanda Leonel da Melhor Viagem, com representante do Visit Orlando Jay Santos.

As jornalistas, Zilda Brandão de São Paulo e Carolina Leale Luiz  Fernando Bilhan de Curitiba na feira Mídia Press.

Na coletiva de imprensa na abertura Adrian Jones, da Merlin Entertainments, Peter Kacheris, do Visit Orlando, Roger Dow presidente da USTravel, Teresa Jacobs, prefeita de Orange County e Presidente e Ceo do Visit Orlando George Aguel.

Da Universal Orlando que completa 25 anos os responsáveis pelo sucesso,Tom Roditus, VP de hoteis, VP resorts RicFlorell, VP Mkt Alice Norsworthy eBill Davis presidente e Ceo com Mike West produtor criativo.

Da Wild Florida Park Kenansville, o diretor Eric Bonsteel e o presidente e ceo Sam Haught

Na festa de em Tampa Bay,StPetesburg e Clearwater ,presença de Emerson Amaral  Vice Presidente da Flytour Viagens e a diretora da FlytourBárbara Picolo com Leslie Benveniste , Presidente da CBS Marketing  &  Representante de Tampa Bay

No stand de Memphis (cidade do cantorElvis Presley) ,do C&v.Bureau ,Cindy Addison e Lisa Catron

Os jornalistas da Aviancaem Revista( Avianca Linhas Aéreas),Claudia Fiol e Carlos Koga

No stand da StarLine Tours(ônibus de turismo),o ceo  Philip Ferentinos

A família Panrotas, GuilermoAlcorta com os filhos, Jose Guilherme e MarinnaAlcorta, com o editor, Artur Andrade e o repórter  Rodrigo Vieira na feira mídia press

O jornalista premiado este ano no IPW TravelWreter com a melhor reportagem de Chicago ,o brasileiro Rogerio Almeida da revista Facil Nordeste ,com a esposa Yluska Regina e Marjori Schroeder da Seaworld Park.

Da TurisMatch ,os cariocas SigridSchloemp e Antonio Accioly

No stand de Chicago a VP de turismo e Vendas Chicago ,CathyDomanico

Na recepção do IPW Press,a diretora Jo Tomas com Kathy Mclain do Visit Orlando ,e da U.S.Travel Angélica Wroblewski e Kate Buegess-Craddy do KBC Mkt.

No stand do Las Vegas 247, o executivo Jose Maria Cobos e o ceoRandyCrowell, o receptivo preferido dos brasileiros em Vegas.

De New Orleans a PerseveranceBrass Band Jazz animando os congressista do destino do próximo IPW

Representando a CNTUR  e ABRESI no evento, o  jornalista e colunista Antonio Salani, presenteando com mimos brasileiros o Presidente e Ceo do USTravel Association Roger Dow

No Stand do Visit Florida quase todos participantes desta grandiosa festa do Turismo americano.

O I-Drive 360, o novo espaço de entretenimento da cidade, onde está localizada a nova roda gigante Orlando Eye, de 122 metros de altura, com vista privilegiada de Orlando

Entrada da Universal Studius Florida, Orlando que completa 25 anos ,palco da festa de encerramento do IPW 2015

Vista aérea da Roda Gigante, o Centro de Eventos de Orlando(Orange CountyConvention Center)



Antonio Salani, Jornalista/Fotyóhgrafo - é representante da CNTUR e ABRESI 

terça-feira, 4 de abril de 2017

WTM LATIM AMÉRICA 2017 & 47º ENCONTRO BRAZTOA


WTM LATIN AMÉRICA CONTRIBUI E VALORIZA PRESENÇA DOS AGENTES DE VIAGENS. PROFISSIONAIS ESTÃO CONFERINDO AS TENDÊNCIAS DO SETOR, SE ATUALIZANDO E, PRINCIPALMENTE, FECHANDO BONS NEGÓCIOS


A 5ª edição da WTM Latin America, que termina nesta quinta-feira, 6 de abril, aqui no Expo Center Norte, em São Paulo, assim como nos anos anteriores, tem atenção especial com os agentes de viagens, que estão mantendo contato com os players de todos os segmentos do setor de viagens e turismo no mesmo lugar; participando de diversos seminários gratuitos, ministrados por importantes especialistas, que estão debatendo as tendências, as potencialidades e os desafios do mercado, nos quais os agentes estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar e se atualizar.


“A WTM Latin America oferece um programa completo para o agente de viagens, no qual os profissionais têm acesso aos mais novos produtos e serviços turísticos brasileiros, latino-americanos e mundiais. Um conteúdo de palestras variadas, somado a eficientes programas de negócios e networking criam um ambiente onde, em três dias, é adquirido conhecimento e criado relacionamentos que sem o evento tomariam um ano para serem construídos”, conta Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America.

Neste ano, há conferências programadas da OMT (Organização Mundial do Turismo), Phocuswright, Google, Facebook e Euromonitor. Entre os temas das palestras está o Turismo Responsável, bem como a influência dos aparelhos móveis na compra de viagens e o comportamento dos turistas, a evolução das plataformas e do ecossistema digital.


Clique na imagem para ampliá-la (M&E)

Os agentes de viagens estão fazendo networking com outros profissionais do setor e realizando negócios com um vasto número de empresas expositoras de todo o mundo, entre organizações nacionais de turismo, companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, empresas de tecnologia aplicada à viagem. Só na edição 2016, foram realizadas mais de 3.500 reuniões pré-agendadas durante o evento. Quem está por aqui também pode conferir o que há de mais novo em tecnologia para o segmento de viagem e turismo no espaço no The Travel Tech Show. Este é um evento dentro da WTM Latin America com expositores focados em produtos e serviços tecnológicos, e tem também um auditório que conta com apresentações sobre o uso da tecnologia na dinamização das estratégias tarifárias, turismo e reserva online e como o Big Data e a publicidade dirigida que ajudam o marketing de uma empresa. Além de cases de sucesso de blogs de turismo, com uma abordagem que contemplará a formação da empresa, a rotina de trabalho, formas de monetização, lucratividade e despesas.

Estão circulando por aqui centenas de agentes de viagens brasileiros integrantes das Caravanas Rodoviárias Braztoa, que têm oito roteiros e 28 cidades do Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Caçapava, Campinas, Catanduva, Franca, Indaiatuba, Itu, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Bernardo, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.


“Temos a certeza de que os agentes presentes estão contando com um evento completo, que reúne todas as ferramentas que eles precisam para alavancar seus negócios em um único lugar. Preparamos tudo para que eles estejam prontos para esse que é um ano de retomada, de planejamento de negócios e estratégias para o desenvolvimento e o sucesso para o setor, destaca Magda Nassar”, Presidente da Braztoa.

ARGENTINA NA WTM


Gonzalo Romero, Gerente Geral da Aerolineas Argentinas no Brasil, Juan Cherañuk e Cristiane Cavalli

Por estar chegando a temporada de inverno/esportes de inverno na Patagônia Argentina, o stande daquele país é um dos mais procurados pois possui roteiros e destinos espetaculares a exemplo de Ushuaia e El Calafate. Juan Cherañuk Secretário de Turismo de Ushuaia e a capacitadora e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, a brasileira Cristiane Cavalli já estão no Brasil desde a semana passada e antes e durante a WTM, já capacitaram mais de 500 agentes de turismo. Toda a Patagônia Fantástica está presente aqui na WTM.




ARGENTINA JÁ SE PREPARA PARA RECEBER OS BRASILEIROS

Conversei com o Secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk, durante a WTM em São Paulo e ele já adiantou que Ushuaia já se prepara para receber um grande grande fluxo de brasileiros na temporada de inverno que começa dia 21 de Junho. As comemorações já começam com o Festival Nacional de la Noche más Larga, (noite mais longa - solstício de inverno) evento tradicional de Ushuaia que acontece entre os dias 17 a 20 de Junho. Durante a WTM lançou junto com a Aerolineas Argentinas o programa UPGRADE USHUAIA.

Cilene del Faro - nossa casa em Ushuaia

CAPACITAÇÕES

Alexis Simunovic, Secretário de Turismo de El Calafate, Luis Barros e seu filho, da Agência Brasileiros em Ushuaia, Walter Cayo, da estação invernal Valle de los Lobos, Cristiane Cavalli, capacitadora e responsável pelos Assuntos Internacionais de ushuaia e Alejandro Ciurlanti da  Criollos Turismo. 

Clique na imagem para ampliá-la

A Argentina segue capacitando forte os agentes e operadoras brasileiras que irão invadir aquele país nesta temporada de inverno, principalmente com os novos voos diretos da LATAN e AZUL. Segundo Alexis Simonovik,: "A Patagônia Fantástica já está pronta e de braços abertos para receber a todos. Temos uma grande hotelaria, estações de esqui, geleiras, paisagens fenomenais e uma gastronomia excepcional. Sejam todos bem vindos !" concluiu. 


Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate

sexta-feira, 31 de março de 2017

EMBRATUR CONSIDERA PPP MODELO PARA O PAÍS

EMBRATUR CONSIDERA PPP MODELO PARA O PAÍS

Ao lado do ministro Marx Beltrão, o presidente da Embratur assina PPP do Turismo de Florianópolis e vê como “vitória histórica” batimetria das baías da capital catarinense

Bruno Breithaup (Fecomércio), Marx Beltrão (Turismo) e Vinicius Lummertz (Embratur). Foto: Mafalda Press

“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo nacional com a assinatura do decreto que regulamenta as Parcerias Público-Privadas em Florianópolis e que podem se transformar em modelo para alavancar financiamentos ao setor turístico em todas as cidades brasileiras com esse potencial”, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, na evento que marcou o início das PPPs na capital catarinense. O ato, realizado no auditório da Fecomércio-SC, foi prestigiado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, e reuniu as bancadas federal, estadual e municipal que o apoiam. Um dos objetivos da prefeitura de Florianópolis é estabelecer parcerias na área do turismo no município, como o parque Marina Beira-Mar. 

Na ocasião, o ministro Marx Beltrão elogiou a ação do presidente da Embratur para transformar o órgão em uma agência e destacou a importância de Vinicius Lummertz à frente dos grandes projetos de mudanças para o turismo.

O presidente da Embratur também comemorou uma “vitória histórica”, que é a chamada batimetria – levantamento hidrográfico e do canal de navegação – das baías Sul e Norte de Florianópolis, para permitir a atracação de transatlânticos na capital catarinense, um investimento de R$ 1,5 milhão.  “Além disso, tivemos o sinal verde do ministro para obras fundamentais como a ‘Transmanezinho’, os caminhos de trilhas de Florianópolis, a terceira cidade do mundo em termos de parques e áreas verdes”, comemorou Lummertz. Os custos da ‘Transmanezinho’ estão calculados em R$ 3 milhões.

“No Brasil, não temos outra alternativa senão mudar, reformar e modernizar. Precisamos abrir o País e as cidades para os investidores nacionais e internacionais”, disse Lummertz. Para ele, “quando se consegue fazer a concessão de um aeroporto como o de Florianópolis, que terá dez fingers, a concessão de uma marina, a abertura para os transatlânticos, isso tudo é ultrapassar obstáculos e deve ser um modelo para o Brasil como um todo”.

Vinicius Lummertz também classificou como vencer o passado e ultrapassar obstáculos” a transformação da Embratur em agência internacional de promoção do turismo brasileiro, processo que está em andamento no governo federal. “Com isso, vamos ampliar o investimento da iniciativa privada no principal potencial da economia brasileira e a Embratur será parceira das nossas cidades, como hoje se define como parceira de Florianópolis”, finalizou.