quarta-feira, 27 de setembro de 2017

COMEÇA NO EXPO CENTER NORTE A MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL - A 45ª ABAV E & 48º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA

COMEÇA NO EXPO CENTER NORTE A MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL - A 45ª ABAV & 48º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA


Cercada de grande expectativa em relação ao momento político e econômico, que deverá ser o marco da inclusão definitiva do turismo como segmento de ponta na geração de empregos e renda para o País, a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens) abriu, nesta quarta-feira (27), em São Paulo, a 45ª edição da feira. Destacando a importância do evento e da data significativa – hoje é o Dia Internacional do Turismo.  


Em seu discurso de abertura da 45ª Abav Expo, o presidente da Abav Nacional, Edmar Bul, cobrou do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, maior empenho na resolução da Lei Geral do Turismo – já que na última mudança o segmento de operadoras e agências de viagens não foi contemplado com medidas que possam beneficiar o setor. “Sabemos que o ministro está trabalhando fortemente para que esse cenário mude e embora não tenhamos tido êxito anteriormente, acredito que agora é a hora de conseguirmos melhorias para o setor”, disse. Ainda na pauta união do setor, o presidente da Abav disse: “Nunca o turismo esteve tão unido. A reconstrução do mercado depende de ações e iniciativas conjuntas do setor. Somar esforços é preciso para superarmos obstáculos, e só assim, chegar a algum lugar”, finalizou.


Já a presidente da Braztoa, Magda Nassar, afirmou que no Dia Mundial do Turismo os ânimos não são de comemoração. A executiva, que por mais um ano foi a única mulher a compor a mesa de autoridades da solenidade, fez uma crítica a baixa representatividade da economia turística para o País. Nassar lembrou que o segmento representa 11% no PIB mundial. “Porém o Brasil não acompanha os índices globais. Aqui, apenas 3,5% do PIB é proveniente do Turismo”, complementa.  Em 2016, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor cresceu 4% nas Américas. Embora o país tenha registrado um crescimento acima da média, de 4,8%, os números ainda são insatisfatórios para Magda. “Somos o maior país do continente. Acabamos de realizar dois mega eventos, como a Copa e as Olimpíadas, e continuamos a atuar como coadjuvantes”, enfatizou Nassar que afirmou que nossos países vizinhos que vêm, ano após ano, mostrando como se faz Turismo. “O setor responde por 6% do PIB da Colômbia. Em 2016 o destino teve um crescimento de 14% no setor. Já o Chile, por sua vez, cresceu 26%, com representação de 10% do PIB. São eles que devemos aplaudir”, enfatizou Nassar.


A presidente ainda fez um apelo aos governantes para melhorar a infraestrutura, diminuir os impostos e aprovar a Lei Geral do Turismo. “Vamos lutar pela Lei. Nós não fomos contemplados, mas seremos. Pois o turismo merece uma lei justa e clara que contemple todo o segmento”, elucidou. Para concluir, Magda ainda fez uma crítica à corrupção, dizendo que ao invés de desviarem recursos para benefício próprios, os políticos deveriam estar pensando soluções para melhorar a economia e captar mais turistas, ampliando a relevância do segmento frente aos demais setores. As operadoras cresceram 12,3% no primeiro semestre do ano. A informação é do Anuário Braztoa, anunciada pela a presidente da organização. De acordo com a executiva, o resultado se dá pelos esforços da Braztoa em capacitar os profissionais e promover o turismo no Brasil. Para o ano que vem Nassar afirmou que a Braztoa realizará o maior evento LGBT do país. “Acho muito importante levantar esta bandeira de diversidade e da inclusão social”, enfatizou a presidente. Entre outras ações, Magda destacou o tamanho do Encontro Comercial Braztoa do Rio de Janeiro, que foi triplicado em 2017. “Também tivemos um recorde no número de projetos no Sustentabilidade Braztoa, com 79 inscritos, cujos finalistas serão anunciados em outubro em Foz do Iguaçu.


"Pela primeira vez, o turismo aparece como protagonista da solução econômica para os graves problemas do Brasil. A saída da crise é pelo turismo. E essa afirmação também passa a ser política, e por isso ganhará novos patamares de consciência na sociedade. Somos um País conservador, mas precisamos romper com isso e mudar, aceitar que entre as reformas da economia, propostas pelo governo, são relevantes para o Brasil avançar econômica e socialmente e, principalmente, colocar o turismo em destaque. Somente com instituições mais ágeis teremos condições de enfrentar a concorrência internacional para atrair mais turistas. Até países com economia forte e que, tradicionalmente, eram extremamente industrializados, como o Japão, por exemplo, estão traçando metas para desenvolver o turismo”, destacou.


O presidente da Embratur afirmou que, enquanto países vizinhos gastam cada vez mais em promoção internacional e modernizam as estruturas de seus organismos, “atuamos na contramão dessa história”. Lummertz disse, ainda, que é preciso convencimento de todos os setores (públicos e privados) para que haja o desenvolvimento do setor. “A Argentina investiu no ano passado US$ 36 milhões, a Colômbia, cerca de US$ 48 milhões, e o México, mais de US$ 400 milhões. Todos eles apresentam fluxos turísticos internacionais sólidos e crescentes. É preciso união entre as lideranças do setor, para que haja uma maior motivação política em torno das questões do turismo. Atualmente, o turismo brasileiro representa 3,7% do PIB, mas este número chega a 10% quando outros serviços ligados ao setor estão incluídos. Somos uma economia forte internamente, mas não tão forte externamente. O turismo, por exemplo, é o quinto item da balança exportadora do Brasil e podemos ajudar cada vez mais a economia do País”, disse Lummertz.


Em complementação à fala do presidente da Embratur, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, destacou a importância da aprovação do projeto de lei que prevê a transformação do Instituto em agência, para alavancar a vinda de turistas estrangeiros e, consequentemente, ajudar na economia do País. “Destaco, também, a nova Lei Geral do Turismo, que está em tramitação no Congresso Nacional. A proposta faz um ajuste na Política Nacional do Turismo e destaca a importância do envolvimento da população local no turismo. Além disso, a ideia da modernização é acompanhar as novas demandas do setor, desburocratizar procedimentos, integrar mais a iniciativa privada e ampliar o ambiente de negócios”, disse o ministro. Marx Beltrão ressaltou, ainda, a conquista da facilitação dos vistos que entram em vigor em novembro e disse que além da Austrália, Estados Unidos, Canada e Japão o próximo país a ser incluído entre os beneficiados deve ser a China.


Presente no evento de abertura da ABAV EXPO, o prefeito de São Paulo, João Doria, destacou a importância do setor para a economia dos estados e municípios brasileiros e falou do lançamento de uma campanha, aos moldes do plano “Rio de Janeiro a Janeiro”, para a promoção da capital paulistana. “Nos próximos dias, iremos lançar um programa conjunto promocional entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, dois grandes destinos emissores e receptores de turistas. Chegou a hora do turismo no Brasil”, destacou ele.


Com base no volume de reservas de charters – mais de 420 – em setembro, aliada ao impacto da campanha “O Sul é meu Destino” já lançada no mercado, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina prevê que o estado possa registrar a melhor temporada de verão dos últimos anos. De acordo com Leonel Pavan, secretário de Turismo de SC as perspectivas são muito boas. “Será uma temporada de verão mais curta em função do Carnaval mas esperamos resultados fantásticos pelo volume de reservas de charteres e também em função da campanha lançada recentemente”, destacou. O dirigente confirmou que estão sendo realizados cursos de capacitação, ampliação dos postos de informação e sinalização turística. “Estamos investindo no receptivo”, destacou ele.


Pavan ressaltou ainda as melhorias dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes. “Com a concessão os dois aeroportos estão recebendo investimentos na ordem de R$ 500 milhões. Com a ampliação de voos temos que investir mais em mercados como países da América do Sul”, reconheceu.

Felipe Carreras e Leonel Pavan

Com objetivo de movimentar o turismo, e, por conseguinte, a economia, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, que também é presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), reuniu secretários de turismo de todo o Brasil para discutir temas sobre o setor, nesta terça-feira (26), em São Paulo. Na ocasião, os secretários e representantes levantaram proposições para o fomento do Cadastur. O Ministério do Turismo, órgão responsável pelo projeto, apresentou atualizações e inovações que deverão ser entregues a todos os estados em março de 2018. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, que garante vantagens e oportunidades de negócios para os cadastrados.  É a principal ferramenta de consulta para os turistas que visitam nosso país. Outro tema importante foi a discussão sobre a modernização da Lei Geral do Turismo, que levanta pontos como a redução das diárias dos hotéis, realização de parcerias entre o Ministério do Turismo e a Embratur com iniciativas privadas para ações de marketing, alteração do conceito de meios de hospedagem para contemplar albergues e hostels, entre outros temas.  Além apresentar pontos sobre a Lei de Incentivos Fiscais para o Turismo, outros temas foram debatidos entre os presentes. Estiveram presentes na Reunião do Fornatur os representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, minas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Clique na imagem para ampliá-la

A Argentina também teve seu estande muito movimentado, uma vez que o Brasil é seu principal emissivo de turistas e a Patagônia Fantástica sempre dá o tom com suas belezas espetaculares. Da Terra do Fogo estão presentes a Capacitadora e responsável pelos assuntos Internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli, o Secretário de Turismo Juan Cherañuk e a Natalia Pisoni - Marketing da INPROTUR. O Secretário de Turismo de Ushuaia e a Agencia Desarrollo Ushuaia, confirmam o lançamento dos novos voos ligando internacionais ligando Punta Arenas a Ushuaia. O lançamento acontecerá no próximo dia 2 de outrubro  em um dos salões do Hotel Las Hayas Resort Ushuaia.


A 45ª edição da ABAV EXPO conta, este ano, com 25 mil metros quadrados de espaço e cerca de 1 mil marcas expositoras, entre nacionais e internacionais. Segundo o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, na solenidade de abertura oficial, a organização do evento contabilizou 23 mil inscrições de profissionais do Turismo e 1,2 mil pessoas trabalhando na feira. O evento conta, também, com mais de 5 mil rodadas de negócios; 200 buyers (compradores) convidados; 800 agentes de viagens em caravanas e 80 ações na Vila do Saber. À Associação Brasileira de Agências de Viagens e Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - ) por meio dos seus presidentes Edmar Bull e Magda Nassar, abriram a feira com uma coletiva de imprensa, atualizando os números da edição do evento deste ano, bem como os os resultados da movimentação de vendas do setor no primeiro semestre e as projeções para a temporada.


Também participam da coletiva o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, o vice-presidente da área de Turismo Especializado da ABAV, Ney Gonçalves, e o diretor de Tecnologia e Integração da ABAV, Luís Vabo, que apresentou em primeira mão, os primeiros resultados do Censo Big DATA ABAV, com base no mapeamento das agências de viagens associadas. O evento aconteceu neste dia 27/09, às 14h30, na Sala Santana 3, no Expo Center Norte.

Clique na imagem para ampliá-la

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por três mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

Antonio Azevedo - Diretor ICABAV

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.  Globalmente é a única entidade da América Latina integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).


Por sua vez a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Inovações e tendências determinantes para o futuro do agenciamento de viagens

Clique na imagem para ampliá-la

Estes são os temas em pauta nas apresentações que o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV na Vila do Saber, nestes dias 27 e 28 de setembro. Neste dia 27 de setembro, às 17 horas, Melanie Teixeira (Omnibees), Wagner Amarelo (Argo) e Tiago Quintanilha (Reserve) promoveram a palestra ‘Inteligência Artificial – mais simples do que se imagina. O que vem por aí?’. Uma abordagem prática de como a Inteligência Artificial já está presente no mercado, influenciando a rotina nas agências de viagens e ditando tendências.

Já amanha, dia 28 de setembro, às 14 horas, Eduardo Calamari (Travelport), Aline Pontes (Amadeus) e João Vitor Pin (Lufthansa) falam sobre oportunidades de novos negócios sob o tema ‘A maneira de vender viagens mudou. Você está preparado? Bagagens, assentos e outros serviços auxiliares’. Os profissionais trarão essas e outras mudanças determinantes para o futuro do agenciamento de viagens. O Grupo de Trabalho de Tecnologia foi criado pela ABAV com o objetivo de unir a força e o conhecimento das principais empresas de tecnologia do segmento de turismo em favor do aprimoramento, fortalecimento e crescimento das suas agências de viagens associadas.  


Para o presidente da entidade, Edmar Bull, as apresentações do GTTA são imperdíveis para todos os profissionais do setor, mas especialmente para os agentes de viagens. "Elas abordam o que está ocorrendo de mais inovador no setor e antecipam mudanças que irão impactar diretamente na forma como os agentes trabalham e se relacionam com os seus clientes e fornecedores", comenta.

DESCUBRA SANTA CATARINA


As inúmeras belezas e atrativos de Santa Catarina também estão em destaque na ABAV Expo. A realeza da Festa das Flores, de Joinville, e da Schützenfest, de Jaraguá do Sul estão presentes, além de uma mostra da gastronomia das 12 regiões, com destaque para o chope, cerveja, vinho, bolachas e cucas.

Clique na imagem para ampliá-la

A Santur conta com um espaço de 119m², que vai reúne cerca de 80 representantes de destinos do estado, operadores de turismo, associações e Convention & Visitors Bureau.


O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destaca que as feiras do setor são uma importante forma de promoção turística de Santa Catarina: “Além de consolidar nosso estado como um dos melhores destinos para os agentes de viagens participantes, oferecemos aos municípios e demais representantes do trade a oportunidade de estar em um ambiente propício à realização de negócios e ao relacionamento”. 

INFINITY BLUE RESORT ANTECIPA RÉVEILON 2017/18


O mais badalado resort do Sul do Brasil, o melhor pé na areia para famílias, o Infinity Blue Resort & Spa antecipa alguns detalhes das festas memoráveis que costuma fazer nos finais de ano. Segundo seu Diretor Geral, Alberto Cestrone:"O Infinity conquistou seu merecido espaço graças a sua grande equipe que, juntos, tentamos proporcionar o máximo de lazer, tranquilidade e diversão para toda a família, num ambiente entre montanhas e a beira da praia. Sempre tentamos fazer algo especial e neste final de ano não será diferente. Desta vez traremos o Oriente para o Brasil. Não contarei muitos detalhes porque pretendemos fazer muitas surpresas aos nossos hóspedes. Praticamente seremos transportados para o Oriente. Numa noite inesquecível, desde a nossa já consagrada gastronomia a queima de fogos".


Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais. Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.  Organizada pela Promovisão, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa agrega em sua programação o Congresso ABAV de Turismo (Vila do Saber), e a Ilha Corporativa Abracorp. A feira só termina no dia 29 de setembro.


terça-feira, 26 de setembro de 2017

ABAV NACIONAL REÚNE SEU CONSELHO E APRESENTA BALANÇOS DE AÇÕES DE 2017


Edmar Bull - Presidente da ABAV Nacional

A ABAV Nacional reuniu nesta terça-feira (26) seu Conselho Nacional para apresentação do balanço de ações e projetos de 2017. 


O presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, exaltou a chegada de mais um benefício para os associados da entidade De acordo com Bull, Expo Abav voltará ao Anhembi (SP) em 2018 A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa ainda nem começou e já bate recordes. De acordo com o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, mais de 7.700 agentes estão devidamente inscritos na Vila do Saber, o que pode ser extremamente comemorado. Adiantou também como será a próxima edição.

“A Expo Abav 2018 acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, em princípio no Anhembi (SP) onde temos contrato assinado. Mas isso pode mudar como aconteceu esse ano e estamos estudando propostas como uma negociação com a SP Turis”, disse Edmar Bull, presidente da Abav Nacional. O dirigente esteve à frente da Assembleia Geral da diretoria da Abav realizada nesta terça-feira (26) no Novotel Norte que contou com a participação dos presidentes das abavs estaduais.

Com relação a possibilidade de se reeleger, apesar do apoio expresso por vários presidentes das abavs regionais para que assuma mais um mandato ele foi reticente. ”Minha candidatura, mesmo que haja um consenso entre dirigentes da Abav para que eu continue, não está certa ainda. Primeiro preciso pensar na minha saúde e na vida pessoal para depois decidir sobre isso”, disse.

O presidente da Abav Nacional destacou como principais realizações deste seu primeiro mandato a realização de boa parte das 90 metas traçadas. “Implementamos capacitação, tecnologia e integração. Nesta edição da Abav estão previstas reuniões das principais associações e entidades representativas do turismo nacional. Implementamos nesta nova gestão uma governança corporativa e participativa”.


Sobre o futuro da Expo Abav e do Congresso adiantou que será realizada uma pesquisa entre expositores para saber o que pensam e o que desejam. “Só então vamos decidir sobre as próximas edições”, adiantou.


Clique na imagem para ampliá-la

Ao final da programação interna foram realizadas apresentações da GOL, Localiza e Assist Card, empresas apoiadoras do evento, que apresentaram produtos e serviços que beneficiam todo o mercado de agenciamento de viagens.


Anderson Wolff - Gerente Comercial Corporativo (Gol), Eduardo Loch, Presidente ABAV-SC, Roberto Wagner (Gol) e Leonel Pavan

A noite a ABAV NACIONAL ofereceu a todo seu conselho um jantar no Novotel Center Norte, inclusive com a presença so Secretario de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan e os representantes da GOL Anderson Wolf e Roberto Wagner. Um fato que chamou a atenção foi a informação de que por falta de pessoal da Polícia Federal (Alfândega) Florianópolis-SC, poderá perder os voos programados para a próxima temporada de verão. Enquanto isso o Nordeste está levando todos os voos para lá, inclusive com o novo hub do Gol em fortaleza. Ou o governo catarinense toma providências urgências ou perderá todo este fluxo turístico. 


Clique na imagem para ampliá-la



Já amanhã começa a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial BraztRealizada, promovida pela ABAV Nacional. A ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais. Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.  



O evento ainda agrega em sua programação o Congresso ABAV de Turismo (Vila do Saber), e a Ilha Corporativa Abracorp. Este ano, a feira será realizada de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte (SP). Para mais informações, acesse o site oficial da feira: www.abavexpo.com.br.



segunda-feira, 25 de setembro de 2017

“RIO DE JANEIRO A JANEIRO” É LANÇADO EM EVENTO NO ROCK IN RIO

“RIO DE JANEIRO A JANEIRO” É LANÇADO EM EVENTO NO ROCK IN RIO

Um esforço de todos por uma solução para o Rio é também uma saída para ajudar o Brasil, afirma Vinicius Lummertz

Presidente da Embratur participa do lançamento do plano. Foto: Roberto Castro/MTur

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, afirmou neste domingo (24), durante o lançamento do calendário de anual de eventos “Rio de Janeiro a Janeiro”, que a união de forças do segmento turístico terá papel fundamental para o enfrentamento dos problemas econômicos, políticos e com a segurança que o Rio de Janeiro vem enfrentando. Falando para lideranças da sociedade, ao lado de representantes das três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) e do setor empresarial, Lummertz defendeu também a ideia de que um esforço de todos por uma solução para o Rio é também uma saída para ajudar o Brasil.  

Ele ressaltou ainda o ineditismo da ação que estava sendo anunciada, o lançamento do calendário anual de eventos para a cidade, o “Rio de Janeiro a Janeiro” bem como o empenho do governo federal em dar um grande impulso para atacar os problemas do Rio. 

“Pela primeira vez, o turismo aparece como protagonista da solução econômica para os graves problemas do Rio de janeiro. A afirmação é clara: a saída é pelo turismo. E também passa a ser ação política, e por isso ganhará novos patamares de consciência na sociedade”, enfatizou Lummertz. 

Rio de Janeiro a Janeiro

A ideia é que o calendário de eventos possa impactar positivamente a atração de turistas e de investimentos para o estado e para o País. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que um aumento de 20% na quantidade de turistas deve injetar R$ 6,1 bilhões na economia fluminense e a gerar 170 mil empregos.  

Mais Rio, Mais Brasil

Como contribuição às medidas que foram anunciadas durante o lançamento do “Rio de Janeiro a Janeiro”, a Embratur publicou no dia 18 de setembro a portaria 82/2017, no Diário Oficial.

Na portaria, o presidente Vinicius Lummertz instituiu o plano de ação “Mais Rio, Mais Brasil”, que integra o programa “Brasil Mais Turismo”, do Ministério do Turismo. Fica então estabelecida a abordagem prioritária do destino Rio de Janeiro, o maior cartão postal e porta de entrada do País, nas estratégias de utilização de todas as ferramentas de promoção e apoio à comercialização da Embratur no período de 2018 a 2022.

Também será garantida a presença do Rio – Estado e Município – nas feiras internacionais de turismo em que a Embratur participe, por meio de um posto de trabalho nos estandes do Brasil/Embratur, com isenção de pagamento de inscrições. Essa presença significa uma exposição potencial do Rio de Janeiro para um público estratégico estimado em mais de 3,2 milhões de pessoas no período de 2018-2022.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EMBRATUR ABRE ESCRITÓRIO DE TURISMO NA RÚSSIA

EMBRATUR ABRE ESCRITÓRIO DE TURISMO NA RÚSSIA

Sem nenhum custo para o seu lançamento, o Instituto irá priorizar os turistas que estão entre os 10 que mais viajam no mundo


A pouco menos de um ano para sediar a Copa do Mundo FIFA 2018, a Rússia recebeu, neste mês, um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), responsável por reunir informações estratégicas sobre os mercados internacionais que norteiam o planejamento da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Ao EBT compete, também, apoiar a comercialização no mercado por meio de fornecimento de dados e material promocional sobre os destinos brasileiros.


“A abertura do EBT de Moscou é mais uma demonstração do quanto o mercado russo é importante para o Brasil”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. Segundo ele, é importante frisar que não houve nenhum gasto por parte da Embratur para a abertura desse escritório. “Houve apenas um remanejamento de EBTs. A partir de agora, a estrutura da Holanda está lotada na Rússia. Desse modo, o Escritório holandês já foi assimilado pelo EBT França”, informou.

Para inaugurar o EBT Rússia, a Embratur levou em consideração dados importantes do Ministério do Turismo. “O Anuário Estatístico do Turismo mostrou que o número de turistas russos no Brasil subiu de 13 mil, em 2008, para quase 24 mil, em 2016, o que fez com que elencássemos o País como um dos mercados prioritários da Europa”, destacou Lummertz. O mercado russo está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes do mundo e, de acordo com a Associação de Operadoras de turismo da Rússia (ATOR), o fluxo emissivo da Rússia cresceu quase 29% no primeiro semestre de 2017.


Em 2015, o Instituto realizou uma série de ações para estreitar o relacionamento com o País. Entre as iniciativas realizadas, em 2016, a Embratur promoveu uma campanha publicitária em três grandes aeroportos internacionais na Rússia. Com o slogan “Venha conhecer o País que encantou o mundo nas Olimpíadas”, a ação despertou a curiosidade dos viajantes e levou uma lembrança do Brasil àqueles que visitaram o País durante os Jogos Olímpicos. As peças também foram postadas na internet.

Copa do Mundo na Rússia


De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Alisson Andrade, a ideia é aproveitar o período de preparação para a Copa do Mundo para lançar o Brasil em agências de viagem e operadoras de turismo, e divulgar os destinos e os produtos turísticos brasileiros na Rússia. “As reuniões com operadoras importantes do mercado já tiveram início) e a o EBT tem sido recebido com muito entusiasmo”, destacou o coordenador da Embratur.  

“É fundamental estabelecermos relações com o trade daquele País neste momento. E podemos usar, entre outras estratégias, as similaridades entre os dois países. Ambos têm muito em comum: expressiva área territorial, numerosa população, além de pertencerem aos grandes grupamentos geopolíticos, como o G20 e o Brics”, apontou Alisson.


BRASIL EXIBE ESTANDE COM NOVIDADES EM FEIRA DE TURISMO DA FRANÇA

BRASIL EXIBE ESTANDE COM NOVIDADES EM FEIRA DE TURISMO DA FRANÇA

Estande desenhado pela Embratur, a partir da Marca Brasil, estará preparado para atender o trade internacional presente da feira da Top Resa

Representação gráfica do estande do Brasil

Começa no próximo dia 26, e vai até o dia 29 de setembro, a 39ª edição da International French Travel Market – IFTM Top Resa, em Paris, na França. Neste ano, o público que visitar o estande do Brasil encontrará um espaço novo: as imagens estampadas terão como cenário as paisagens brasileiras. Dentre as novidades, o estande conta com uma nova linha visual inspirada na Marca Brasil, especialmente elaborada pela equipe da Coordenação de Publicidade do Instituto. O espaço contará, também, com uma exposição de obras de artesanato cuidadosamente selecionados, enfatizando a cultura brasileira como um dos segmentos oferecidos.

“As feiras são importantes plataformas de comercialização e promoção turística do País no exterior, por isso, é fundamental inovar a participação do Instituto nos mercados internacionais”, explicou Paulo Neves, coordenador-geral substituto de Promoção e Eventos da Embratur. 

A feira apresenta uma proposta de objetivos variados com programas exclusivos de visitantes adequados para os dois principais segmentos trabalhados pela Embratur, de Lazer e Negócios. Além deles, o estande do Brasil abrigará informações sobre destinos e atrativos brasileiros de Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luxo, Gastronomia, entre outros.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o evento se consagra como um dos mais completos. “Nos últimos anos, o evento se consolidou como um meio fundamental para o intercâmbio dos profissionais de turismo, além de ser um polo de negócios para o mercado brasileiro atrair compradores e formadores de opinião de vários países europeus, como Inglaterra, Itália e Alemanha, considerados prioritários pela Embratur, no sentido de atrair turistas ao Brasil”, afirmou Lummertz.

A Embratur contará com um espaço de 118m², que vai acolher postos de trabalho e mesas de apoio, totalizando 14 cooperados (quatro destinos, um Convention & Visitors Bureau, oito operadores de turismo e uma associação).

Para este ano, estão previstos na Top Resa 31.000 visitantes profissionais de mais de 1.600 marcas. Em 2016, foram um pouco mais de 30 mil visitas, nos 555 estandes instalados na feira.


quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ESTANDE DO BETO CARRERO É SUCESSO NO ROCK IN RIO

ESTANDE DO BETO CARRERO É SUCESSO NO ROCK IN RIO


O Rock in Rio inicia mais uma etapa hoje, dia 21. Esta segunda e última semana de festival promete ser tão animada quanto a primeira, com destaque para as atrações principais Aerosmith, Bom Jovi, Guns n’ Roses e Red Hot Chili Peppers. O Beto Carrero World não poderia estar de fora. Aliando muita música e diversão, o empreendimento faz sucesso como expositor na Cidade do Rock, que este ano foi montada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Público presente pode conferir as atrações do maior parque temático da América Latina

O estande do Beto Carrero World ocupa 60m² da Arena Expo Play, localizada na Game XP, espaço do Rock in Rio dedicado a explorar o universo de jogos eletrônicos. Só na primeira semana do evento, já passaram pela Game XP mais de 150 mil pessoas. O Parque Temático é destaque com um simulador de realidade virtual da FireWhip, a única montanha-russa invertida do Brasil. A experiência proporcionada pelo equipamento tem chamado a atenção do público no maior festival de música do mundo.

Interação com os visitantes também contou com maquiagens personalizadas 

Mas o espaço Experience FireWhip é só uma das atrações que o Beto Carrero World leva ao Rock in Rio. Além da simulação no brinquedo radical, personagens do espetáculo Portal da Escuridão aterrorizam o público do evento e maquiadores transformam os visitantes do estande em “vítimas”, com maquiagens dignas de filme de terror. Para abrilhantar ainda mais o espaço, os personagens Megamente e Metro Man, da DreamWorks Animation, recebem os visitantes para sessões de fotos em frente ao cenário do Castelo das Nações, o icônico cartão postal do Beto Carrero World. 

O Rock in Rio vai até domingo, dia 24, sendo o estande do Beto Carrero World aberto das 14h às 21hs.


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GIGANTES DA ECOLOGIA ACONTECE EM BLUMENAU NO PRÓXIMO DIA 21 DE SETEMBRO

3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GIGANTES DA ECOLOGIA ACONTECE EM BLUMENAU NO PRÓXIMO DIA 21 DE SETEMBRO

Durante a premiação, será lançado o livro "12 Feridas Ambientais do Planeta" e também será a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo

A 3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia, que acontece, no dia 21 de setembro, no Bela Vista Country Club, será palco do lançamento do livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e prestará homenagens a empresas e pessoas que, de alguma forma, lutam pela preservação do meio ambiente, por meio de projetos e cases de sucesso.

O Prêmio Gigantes da Ecologia, inspirador da criação do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), é um amplo programa de educação ambiental, que envolve a publicação de um livro com vasto conteúdo didático e o relato de casos práticos relevantes. Os livros publicados são doados a todos os estabelecimentos de ensino da região de abrangência da Gerência de Educação do Governo do Estado de Santa Catarina, mais precisamente dos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Ilhota. Junto com as obras destinadas, o IGE entrega às escolas um Guia de Atividades Multidisciplinar para os professores, com o intuito de fomentar o debate dos temas entre os mesmos e seus alunos.

A premiação pode ser considerada o “Oscar do Meio Ambiente”, visto que acontecerá em um ambiente festivo, com a união de apresentação de cases sérios de preservação do meio ambiente, música, boa comida e diversão. Estarão presentes na noite de premiação, o conjunto musical Fat Family, Vanessa Jackson e a banda Nega Fulô, conhecida pelo seu repertório de músicas anos 80.

Quando o IGE escolheu desenvolver seus projetos e ações com ênfase na educação ambiental, percebeu, de imediato, a importância do reconhecimento. Na visão de sua diretoria, não adianta debater os problemas, sem apresentar os caminhos para minimizá-los e/ou solucioná-los. Sob essa ótica, a cada edição, uma comissão formada por especialistas seleciona alguns projetos consistentes desenvolvidos por instituições, empresas ou cidadãos que tenham impactos positivos no sentido de usar os recursos naturais de forma racional, de preservá-los e/ou de dar a destinação correta para os resíduos gerados por seus sistemas produtivos. 


O presidente do IGE, jornalista Gustavo Siqueira, já realizou, com este formato, as duas primeiras edições do Prêmio Gigantes da Ecologia, que tiveram ampla participação de público e apoio da crítica, servindo de inspiração para a criação do instituto.

Em 2008, o debate suscitado foi a preservação das florestas, por meio do projeto Abraçando a Amazônia, que incluiu a arrecadação de mais de 30 mil assinaturas para o Manifesto Amazônia para Sempre, capitaneado pelos atores Victor Fasano e Cristiane Torloni, que recolheram mais um milhão de assinaturas em todo o Brasil, com o objetivo de pressionar as autoridades no sentido de ampliar e endurecer as leis de proteção ambiental.

Em 2010, foram debatidos os problemas relativos à utilização dos recursos hídricos, no projeto A Água é o Sangue da Terra, que recebeu destaque da ANA – Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, pela amplitude de seu teor e por sua vinculação com a educação. Nas duas edições, foram relatados casos práticos relevantes, reconhecidos com o troféu Gigantes da Ecologia.

O projeto deste ano, que traz ao debate as doze feridas ambientais do planeta, é o primeiro a ser realizado, depois da criação do instituto, e passará a ter edição anual. Como o IGE buscará ampliar, a cada ano, seu raio de atuação, após a realização da etapa nas escolas, a obra será lançada também na biblioteca da ONU – Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, e no salão do livro em Paris.


De 21 a 24 de setembro, como parte das atividades festivas, acontece o 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo, organizado pela MBA – Mídia Brasil Associados, em parceria com o IGE. O Fórum tem início no dia 22, a partir das 9h30min, no auditório da Biblioteca da Furb.


A programação conta com oito palestrantes, entre eles a ministra do Ministério da Justiça, Luislinda de Valois, conhecida por ser a primeira juíza negra no Brasil e por sua luta contra o preconceito. Em 2012, a ministra recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), o título de embaixadora da paz.

Roberto Nogueira falará sobre Sustentabilidade e Turismo, Alexandre Waltrick sobre o Cenário Sustentável de Santa Catarina e Ovadia Saadia, Presidente da FEBRACOS e RP de Hotelaria de Luxo, sobre as Experiências da Hotelaria de Luxo no Brasil.


Outra palestra imperdível é com o pioneiro na consultoria em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini. Sua história profissional sempre esteve ligada ao tema.  Seus artigos e matérias, especializados em Responsabilidade Social, já foram publicados em jornais e revistas de todo o País e boletins eletrônicos especializados, como os do Instituto Ethos, Envolverde, Instituto Akatu, entre outros.

Em 2011, Voltolini idealizou e lançou o projeto “Plataforma Liderança Sustentável”, que tem como objetivo identificar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabilidade. Este projeto consiste em uma plataforma na web que reúne os mais diversos materiais sobre o tema, como pesquisas, matérias, vídeos, entrevistas e artigos. Já percorreu mais de 20 estados brasileiros para lançar o projeto, inspirar lideranças locais e disseminar seus conteúdos. 


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

FIACULT PRORROGA INSCRIÇÕES DE FILMES PARA A 4ª EDIÇÃO DO EVENTO

FIACULT PRORROGA INSCRIÇÕES DE FILMES PARA A 4ª EDIÇÃO DO EVENTO


As inscrições e data para a premiação final da 4ª Edição FIACULT - Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo -, que agora será realizado uma vez a cada dois anos, foram prorrogadas.  As inscrições para os filmes poderão ser realizadas até o dia 20 do mês de fevereiro de 2018, quando inicia as votações pelo site www.fiacult.com e a grande final será realizada em 20 de março. 

Além das mostras de exibição dos filmes, as produções inscritas no FIACULT serão divulgadas no site www.fiacult.com, mídias sociais, assessoria de imprensa e mídias dos parceiros de revistas, jornais, sites, blogs, televisões, mailing de mais de 80 mil endereços eletrônicos entre outros meios de comunicação e marketing. No YouTube a página do FIACULT conta com mais de 200 mil visualizações.

A nova data garante as produções inscritas um maior tempo de mídia com a divulgação do FIACULT juntamente com as novas inscrições. É também uma oportunidade para disponibilizar mais tempo para os produtores que ainda não se inscreveram terem a oportunidade de incluir seus vídeos. Além das mídias, o FIACULT juntamente com os audiovisuais, vão estar presente com a participação em grandes feiras e eventos, através de stands e mídias, que acontecem em grande maioria, neste segundo semestre de 2017 até Abril de 2018. São eventos como: FTN, em Florianópolis, ABAV- SP (Feira das Américas), e FIT, na Argentina, FITUR- Espanha, BTL - Portugal, BIT – Itália e ITB – Alemanha.

Esta edição já conta com vídeos inscritos de Portugal, Itália, Patagônia (Chile), Serra Catarinense (SC - Brasil), Pará (Brasil), Porto de Itajaí (SC- Brasil), Costa Mata atlântica (SP-Brasil). As inscrições de vídeos no FIACULT podem ser realizadas diretamente no site www.fiacult.com. Podem ser inscritos os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, produtoras, empresas de publicidade, gastronomia (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Convention Bureaux, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo.

Segue como mostra de cinema do FIACULT no dia 06 de Outubro no Majestic Palace Hotel às 15 horas em Florianópolis- Santa Catarina. Mais Informações em: www.fiacult.com.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

BETO CARRERO WORLD TERÁ ATRAÇÕES NO ROCK IN RIO

BETO CARRERO WORLD TERÁ ATRAÇÕES NO ROCK IN RIO



O Beto Carrero World marcará presença no Rock in Rio com um espaço interativo na Game XP, atração que explorará o universo de jogos eletrônicos durante o evento. Entre as ações promovidas pelo parque temático está um simulador de realidade virtual. Através da tecnologia, o público do maior festival de música do mundo poderá experimentar a adrenalina da FireWhip, a única montanha-russa invertida do Brasil. O Rock in Rio tem programação entre os dias 15 a 17 e 21 a 24 de setembro no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro.

Empreendimento terá estande na Expo Play

Com um estande de 60m² na Arena Expo Play, o Beto Carrero World apresentará atrações que prometem agradar tanto os amantes de games quanto o público em geral. “Buscamos levar tecnologia e experiências incríveis aos participantes do festival. Queremos deixar um gostinho do que eles podem experimentar durante uma visita ao nosso complexo de entretenimento que, assim como o Rock in Rio, guarda fortes emoções”, comenta Roberto Vertemati, Diretor Comercial do empreendimento. O estande estará aberto das 14h às 21h, nos sete dias de evento.

Entre as atrações que serão levadas pelo Beto Carrero World estão os personagens Megamente e Metro Man, além de um simulador 3D da montanha-russa FireWhip

Além do espaço Experience FireWhip, o empreendimento levará personagens para interação. Monstros do espetáculo Portal da Escuridão vão aterrorizar o público do evento. Um maquiador profissional estará disponível para transformar os visitantes em “vítimas”, com maquiagens dignas de filme de terror. Megamente e Metro Man, da DreamWorks Animation, também serão presenças garantidas no estande do Beto Carrero World. Os personagens estão entre as atrações apresentadas diariamente no Parque por meio de parceria com o estúdio de cinema norte-americano.
Rock in Rio e Game XP

A Game XP é uma atração do Rock in Rio em parceria com a CCXP e contará com a maior tela de games do mundo, com 1.450 m² de projeção. A supertela será palco de disputas dos melhores gamers do Brasil. É neste espaço de descontração e muitas novidades que o Beto Carrero World estará presente como expositor na Cidade do Rock.


ABAV JOVEM ABORDA NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O MODELO "AGÊNCIA DE SERVIÇOS" NO EIXO VILA DO SABER

ABAV JOVEM ABORDA NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O MODELO "AGÊNCIA DE SERVIÇOS" NO EIXO VILA DO SABER

Apresentação ocorrerá no dia 29/09, às 16h, no Expo Center Norte; o credenciamento segue gratuito até o dia 22 no link www.abavexpo.com.br/credenciamento/



O ABAV Jovem, grupo de trabalho da ABAV formado por jovens profissionais do mercado de turismo, também tem sua participação confirmada na Vila do Saber da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa.  Acompanhados do mentor e instrutor do ICCABAV, Lúcio Oliveira, os membros do Grupo ABAV Jovem falarão sobre empreendedorismo no setor de vendas de produtos e serviços, em apresentação marcada para o dia 29 de setembro, às 16h.

A palestra tem como público-alvo diretores das agências de viagens e abordará a importância de reavaliar as estratégias de orientação direta ao mercado e, principalmente, ao cliente. Questionará conceitos e paradigmas do foco na venda de produtos e apresentará uma nova visão do modelo 'agência de serviços', voltado para a entrega de qualidade e atendimento às necessidades dos clientes.


O grupo de trabalho voluntário foi criado em junho do ano passado pela ABAV Nacional e estará representado no evento por Thiago Mendes, com mais de 20 anos de experiência no setor, sócio da Teatur Agência de Viagens e franqueado CVC, com seis lojas no ABC Paulista; Keila Freitas, que está há 19 anos no mercado, hoje à frente da gestão da Martur Viagens e Turismo; e Edmilson Romão, empresário e executivo com mais de 20 anos de experiência, vice-presidente da ABAV-SP e CEO da L'Equipe Travel Group.

O ABAV Jovem tem como objetivo realizar o intercâmbio de ideias reunindo a experiência de empresas consolidadas com a disposição dos jovens para a criação de iniciativas que melhorem e facilitem o dia a dia das agências de viagens associadas à ABAV.


A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa será realizada de 27 a 29 de setembro (quarta a sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP). O credenciamento dos visitantes é gratuito até o dia 22 e pode ser feito diretamente no portal do evento: http://www.abavexpo.com.br/credenciamento/.


Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.  

Organizada pela Promovisão, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa agrega em sua programação o Congresso ABAV de Turismo (Vila do Saber), e a Ilha Corporativa Abracorp. Este ano, a feira será realizada de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte (SP).


VISTOS ELETRÔNICOS PARA EUA SERÃO IMPLANTADOS AINDA ESTE ANO

VISTOS ELETRÔNICOS PARA EUA SERÃO IMPLANTADOS AINDA ESTE ANO

Presidente da Embratur apresentou a proposta em evento realizado nesta semana, na Flórida, EUA
Vinicius Lummertz anuncia os vistos eletrônicos nos EUA

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, confirmou nesta quarta-feira (6) em Miami (EUA) que o sistema de utilização de vistos eletrônicos para entrada de turistas de determinados países começa a funcionar ainda em 2017. Pelo cronograma acertado com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e o Ministério do Turismo, entre novembro e dezembro de 2017 o sistema será implantado para os cidadãos australianos e norte-americanos no Brasil. Até fevereiro de 2018 funcionará para japoneses e canadenses.

Com a nova metodologia, aliada a outros mecanismos previstos no programa de incentivos do Ministério do Turismo, o Mais Turismo, a expectativa é de um crescimento do fluxo de turistas internacionais em direção ao Brasil.

"O ideal seria não ter o visto, como fizemos na exitosa experiência que tivemos nos Jogos Olímpicos de 2016. Mas com a simplificação proporcionada pela possibilidade de o cidadão fazer o pedido pela internet, sem a necessidade de comparecer várias vezes no consulado, com certeza teremos mais turistas desses países", explicou Lummertz aos participantes do seminário "A presença brasileira na Flórida", organizado pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami, com apoio da Embratur.

Participante, junto com o presidente da Embratur, do painel "Oportunidades para expansão dos negócios entre Brasil e Flórida", o executivo da Embraer nos Estados Unidos, Gary Spulak, considerou importante a inciativa: "O turista americano gosta muito do Brasil. Acredito que não viaja mais em função de diversos fatores. Entre eles, com certeza, está a burocracia dos vistos. Com a nova estratégia, com certeza teremos mais americanos no Brasil, mais voos entre os dois países, beneficiando a todos", resumiu.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a experiência no Brasil representou aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem nos países beneficiados em relação ao mesmo período de 2015. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, 82% desses turistas afirmaram que a dispensa do visto facilitaria um retorno ao País.

“Essa facilitação, prevista no plano Brasil Mais Turismo, trará um grande incremento ao setor, como também contribuirá para fortalecer a economia brasileira”, explica o presidente da Embratur.