Pane no motor impede a decolagem do Programa Voa Brasil
Sabe quando o mal fadado programa Voa Brasil vai decolar? Nunca! Eu olho para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e continuo tendo pena desse perdido no ninho petralha. Pouco tempo depois dele afirmar que governo planeja reduzir preço do QAV e criar um fundo de financiamento da aviação, era mais uma vez papo furado. De acordo com o Ministério da Fazenda, um possível desconto nos preços do querosene da aviação (QAV) não deve ser proveniente de isenções fiscais. Como é conveniente agora, a pasta informou que a queda de preço está diretamente ligada à Petrobras. Para a Ministério da Fazenda que só arrecada para bancar os gastos do próprio desgoverno, a redução da cobrança de impostos se torna inviável num momento em que o governo “busca a meta zero de déficit para 2024”, o que todos nós sabemos não não passa de balela.
Por outro lado, o pobre ministro Silvio Costa Filho disse que tem uma reunião marcada com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para buscar auxílio na questão do QAV. Outro ponto relacionado a medida seria um pacote financeiro de R$ 6 bilhões que passaria pelo próprio Ministério da Fazenda e pelo BNDES. Esse pacote financeiro seria uma possível linha de crédito para ajudar as companhias aéreas, mas, segundo aliados ao ministro Fernando Haddad, não há espaço para novas verbas serem liberadas, o que invibializaria o fundo de crédito para as transportadoras. Caso o Ministério da Fazenda não libere, a linha de crédito deverá ser feita junto ao BNDES, que é um fundo das causas perdidas, pois quem paga de fato esta conta, somos nós, uma vez que para esse governo nóssó temos obrigações e deveres e nenhum direito.
MILHAS AÉREAS
Vem aí o Projeto de Lei 2767/23, pra acabar com a farra das cias aéreas e que pretende regulamentar os programas de milhagem. Os programas de milhagem são aqueles em que os clientes acumulam pontos junto a empresas mediante viagens ou compras. Essa pontuação, em geral, é usada para troca por passagens (nacionais ou internacionais) ou assentos mais confortáveis, como acontece com Smiles, TudoAzul e Latam Pass. O Plenário aprovou, em dezembro, urgência para a proposta. Como isso, o texto poderá ser votado nas próximas sessões sem precisar passar antes pelas comissões. O projeto de lei determina regras básicas para os programas de milhagem, como: Prazo mínimo de validade dos pontos deverá ser de três anos; Consumidor deverá ser avisado com antecedência mínima de seis meses do fim do prazo de validade das milhas; Companhia aérea será obrigada a comunicar ao cliente, mensalmente, por meio eletrônico, o total de pontos acumulados; O total de pontos necessários para resgate de passagens deverá ser fixado nos locais de venda e no endereço eletrônico; A pontuação necessária para resgate de passagens para um mesmo trecho não poderá ultrapassar o dobro daquela nos meses de menor movimento; Taxas cobradas para emissão de passagens resgatadas não poderão exceder aquelas praticadas na emissão dos bilhetes regulares.
BRASILEIRO VAI VIAJAR
Falando nisso, mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG), compartilhada pela FecomercioSP. A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas. Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa. Os setores com boas perspectivas para 2024 são: Hotéis (lazer e corporativo); Locação de carros (corporativo); Agências de viagens (on e offline); Locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.
VIAGENS DE CARRO
O Ministério do Turismo, por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas de todo país, constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias. Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais. A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil.
A expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas. Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi.
MERCADO OTIMISTA PARA A HOTELARIA
O estudo “Orçamentos Hoteleiros 2024“, realizado pela Noctua Advisory, apresenta um cenário otimista para o mercado hoteleiro. Mais de 425 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e outros empreendimentos, participaram, proporcionando uma visão abrangente. Comparado a 2022, observou-se um crescimento de 34% na diária média em algumas regiões, impulsionado pela expansão de shows e eventos culturais e corporativos, especialmente em cidades como São Paulo. Já o estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) revela que em 2024, 64% dos brasileiros que normalmente viajam planejam aumentar os gastos com viagens de lazer. Além disso, 44% esperam aumentar os gastos com viagens corporativas.
O país destaca-se internacionalmente, ocupando a 1ª posição na propensão a aumentar gastos com viagens de lazer entre 34 categorias avaliadas globalmente. Diante disso, é mais do que necessário que a hotelaria foque na experiência do viajante, fortaleça seus canais digitais, personalize serviços e invista em marketing e no crescimento de serviços e produtos adjacentes. Para além de ter um simples orçamento anual para cada área do hotel, com tantas mudanças acontecendo no mundo é preciso fazer um acompanhamento orçamentário estratégico ao longo do ano e se adaptar conforme as tendências. Ficar de fora é simplesmente perder mercado.
35º ENCATHO & EXPROTEL
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO & EXPROTEL será realizado de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema central “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. O evento que é sucesso de público, negócios e relacionamento entre os profissionais, empresários e fornecedores do setor promete surpreender novamente os participantes. Nesta quarta-feira as organizadoras do Encatho & Exprotel, Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos estiveram em reunião de alinhamento com a Assessora de comunicação do evento, Vania Monteiro. Para a edição 2024 estão disponíveis para comercialização 86 estandes, nas opções de área livre e montagem básica. Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, o espaço é uma excelente oportunidade de bons negócios. A Exprotel é reduto de negócios, mas também de prospecção e relacionamento. Temos expositores nacionais que participam para lançar produtos com foco em ampliar sua carteira de clientes na região sul do país, bem como, empresas tradicionais do meio que já participam desde as primeiras edições da feira, justamente para manter o relacionamento com o atual cliente e, é claro, sempre em busca de novos consumidores. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492, pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
VISIT IGUASSU
Visit Iguassu Convention já tem nova diretoria. Composta por 18 integrantes, o empresário Jaime Mendes, do Del Rey Quality Hotel, irá presidir a instituição no biênio 2024/2025. Na atual gestão, Jaime é o Diretor-Administrativo e, anteriormente, já ocupou outros cargos no Instituto de Promoção Turística do Iguaçu – que é mantido e formado 100% pela iniciativa privada através de 110 empresas de Foz do Iguaçu Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, dentre elas, hotéis, atrativos turísticos, gastronomia, empresas de serviços para eventos, agências de viagens, comércio, shopping centers, cassinos, entre outros segmentos de empresas privadas que entregam produtos e serviços turísticos no Destino Iguaçu. Felipe Gonzalez da Cassinotur Receptivo, passa a ser o Diretor de Relacionamento. Felipe Gonzalez comandou a entidade por duas gestões consecutivas 2020-2021 e 2022-2023 e destacou que o período foi marcado pelo foco no crescimento turístico da região trinacional. “Nesses quatros anos em que estive à frente do Visit Iguassu, pude ver de perto o quanto a marca do Destino tem rodado o mundo e o quanto estamos indo cada vez mais longe. O Instituto que comemorou 15 anos de atividade mostra, a cada ano que seu trabalho tem começo, meio e não tem fim”, reiterou. Gonzalez agradeceu aos associados, à equipe do Visit Iguassu, aos parceiros do trade e profissionais do Destino pelo apoio, pelo trabalho conjunto e profissional. “Desejo ao futuro presidente, Jaime Mendes, sucesso e prosperidade nas ações que serão realizadas pela instituição a partir de 1º de janeiro de 2024”, completou Felipe.
Conforme determina o estatuto da entidade, além da eleição da nova diretoria, o Visit Iguassu apresentou aos seus associados, o Plano de Ação para 2024. Entre as metas para o próximo ano, estão a captação de 30 novos eventos para serem realizados entre 2024 e 2028, mantendo assim o Destino Iguaçu em terceiro lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais no país. Estão previstas participações em feiras na Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Panamá e Argentina para posicionamento do Destino Iguaçu no segmento MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Visitas de familiarização com clientes corporativos, associativos e de incentivos; sensibilização de entidades promotoras de eventos e presença em eventos nacionais também estão no radar da fundação. A estratégia do Departamento de Visitors contempla a capacitação de dois mil agentes de viagens nacionais e mil agentes de viagens internacionais para ampliar a permanência de visitantes e atualizar os pacotes internacionais. Outra prioridade é a participação em 13 eventos nacionais e internacionais para promover o Destino Iguaçu nos mercados nacionais e internacionais. Na área de Comunicação e Marketing, a agenda de trabalho para 2024 consiste no incremento do projeto Influencers Experience que traz influenciadores, celebridades e criadores de conteúdo para o Destino; realização de presstrips com jornalistas especializados; e produções de TV, a exemplo do que foi realizado em 2023.
CARNAVAL NAS CATARATAS
Falando nisso, o Parque Nacional do Iguaçu está com programação especial para o feriadão de carnaval. Pensando em uma melhor experiência para os visitantes, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro de 2024). Além do horário ampliado, o parque terá surpresas para os visitantes nos quatro dias do feriadão de carnaval. São esperadas mais de 42 mil pessoas na Maravilha Mundial da Natureza. O feriado prolongado permite uma folga maior para os turistas e moradores aproveitarem as atrações da unidade de conservação, com mais tempo e oportunidades de imersão na natureza. Para aqueles que preferem mais tranquilidade, o dia recomendado é a segunda-feira, 12 de fevereiro. Os melhores horários para visitação são das 8h às 8h30 e das 14h às 16h. Celebração de carnaval – Durante o feriadão, os visitantes que se maravilharem com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu poderão desfrutar uma experiência ainda mais envolvente, repleta de atividades especiais. Os turistas terão a oportunidade de vivenciar momentos animados ao som de música ao vivo, com apresentações de marchinhas de carnaval, criando uma atmosfera de folia no parque. Para proporcionar entretenimento para toda a família, também serão oferecidas sessões de pintura facial. A aquisição dos ingressos é on-line pelo site cataratasdoiguacu.com.br, com escolha de dia e horário para visita. Na compra on-line, o visitante garante mais comodidade, evitando filas e recebendo descontos em serviços específicos da unidade, como restaurante e guarda-volumes. É possível reagendar com cadastro no site e conforme disponibilidade.
SOMMERS FESTIVAL BLUMENAU
O período de verão em Santa Catarina recebe um grande festival de música com artistas nacionais, mas também com espaço reservado para a cultura germânica. O Parque Vila Germânica será transformado nesses três dias, com um evento para todos os gostos e estilos. Trata-se do aguardado Sommer Festival que acontece a parftir desta quinta-feira, 1º de fevereirro e segue até o dia 03. O Sommer Festival será uma celebração única, unindo a tradição cultural de Blumenau com a diversidade musical de renomados artistas brasileiros. O festival vem para ficar e se tornar uma excelente opção para os turistas que estão no litoral catarinense. O primeiro dia do festival contará com a banda Titãs que apresentará o show “OLHO FURTA-COR”. A banda de rock formada na cidade de São Paulo, trará para Blumenau todo o repertório de sucesso obtido nos 40 anos de carreira. Os Titãs celebram 40 anos de carreira e, após a gravação do disco Olho Furta-cor, produzido por Sérgio Fouad e Rick Bonadio com 14 músicas inéditas, voltam com força total. No dia 2 de fevereiro será a vez da Turma do Pagode abrir a noite e fazer a festa no Parque Vila Germânica. Na mesma noite também teremos outra grande atração nacional, MC Daniel. O último dia de Sommer Festival reserva o grande show com o cantor sertanejo Luan Santana. Os ingressos para os shows nacionais já estão à venda, oferecendo opções de inteira, meia-entrada e a opção de ingresso solidário, que inclui a doação de 1kg de alimento para beneficiar instituições de caridade locais. Além disso, na sexta-feira e sábado há opção de área Premium com open bar. O evento abre a partir das 19h30 e contará, além dos artistas nacionais, com outras atrações musicais. Os ingressos para o eventojá estão disponíveis. A compra antecipada pode ser feita no site. Mais informações você pode encontrar no perfil oficial do evento no instagram @sommer.festival.
Brasileiro esta voando menos devido os preços das passagens
Falando nisso, ofertas de assentos aéreos aumentam mas brasileiros não estão viajando de avião. Com o preço das passagens aéreas literalmente nas alturas, sobram lugares nos aviões e o setor aéreo brasileiro chegou a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expansão da oferta de assentos, medida em ASK, que as companhias aéreas brasileiras promoveram no mercado doméstico, ultrapassando apernas 1,5% a performance de 2019. A oferta aumenta, mas não significa que o brasileiro está viajando mais, muito pelo contrário. Menos voos, menos aeronaves e conexões, voos muito mais longos justamente por serem demorados demais e cancelamentos de destinos. A oferta de assentos aéreos no Brasil ultrapassa os níveis pré-pandemia em 2023. Com todas as dificuldades de custos altíssimos para se operar no Brasil e problemas nas cadeias produtivas e fornecedores, o Brasil precisa agora resolver seus problemas crônicos: combustível mais caro do planeta (quando comparado aos maiores mercados de aviação), insegurança jurídica (judicialização), alto custo de capital e ineficiências no sistema para a real democratização do transporte aéreo. Enquanto isso não acontecer, continuaremos capengando.
VIAGENS DE AVIÃO – CONHEÇA SEUS DIREITOS
Falando nisso e, em épocas de greves (Argentina), cancelamentos e quebradeiras de companhias aéreas, fique muito atento e faça valer seus direitos. Nós consumidores quando compramos uma passagem aérea, temos o direito de cancelar o bilhete e receber o dinheiro total de volta, respeitando algumas condições. Nós também temos garantias quando a empresa cancela ou atrasa o voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou recentemente que, entre janeiro e novembro de 2023, foram transportados 102,6 milhões de passageiros no país, sendo 83,5 milhões em voos domésticos e 19,1 milhões em internacionais. Mas, nem todo passageiro que compra a passagem consegue viajar. Neste caso, de acordo com o artigo 11, da Resolução 400/2016 da Anac, o consumidor, que compra o bilhete em loja física ou pela internet, pode recuperar toda a quantia paga, sem cobrança de taxa. Para isso, é preciso que a desistência ocorra dentro de 24 horas, após a compra da passagem, para bilhete adquirido com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque.
Outra possibilidade de ressarcimento integral é garantido pelo artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra diz que o cliente pode desistir da passagem adquirida pela internet ou por telefone, no prazo de sete dias a contar da data da compra. Quando há problemas de saúde ou de falecimento na família, devidamente comprovado e avisado previamente para a companhia aérea, o passageiro não pagará pelo cancelamento da viagem. Mas, a transportadora terá direito de reter até 5% da importância a ser restituída, a título de multa compensatória, conforme indica o artigo 738, do Código Civil. Agora, quando a empresa aérea muda o horário do voo, o artigo 20, da Resolução 400/2016 da Anac, diz que o transportador deve informar imediatamente ao passageiro que o voo irá atrasar. A companhia deve indicar a nova previsão de partida e manter o passageiro informado, a cada 30 minutos. Se o atraso do voo for de mais de quatro horas em relação ao horário originalmente contratado, ou se houver cancelamento de voo ou interrupção do serviço, ou perda de voo subsequente pelo passageiro, nos voos com conexão, inclusive nos casos de troca de aeroportos, quando a causa da perda for do transportador, o consumidor pode escolher ser reacomodado em outro voo, reembolsado de maneira integral ou aceitar que o serviço seja cumprido por outra modalidade de transporte.
E finalmente, o malfadado overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que o avião pode comportar, fazendo com que haja mais passageiros do que assentos disponíveis. O artigo 23, da Resolução 400/2016 da Anac, informa que quando isso acontece, a companhia aérea deve procurar por voluntários para serem reacomodados em outro voo mediante compensação negociada com o passageiro. Tem consumidor que aceita upgrade de categoria, por exemplo. Se o cliente não quiser aceitar e se sentir prejudicado, ele estará assegurado pelo artigo 22, do CDC, a buscar, na Justiça, a reparação dos danos causados. Lembrando que, antes de comprar a passagem, leia atentamente as regras da companhia aérea. Se tivermos algum problema, devemos notificá-lo. Se a situação não for resolvida pela empresa, é possível registrar uma reclamação administrativa na Anac, no Procon e no site consumidor.gov.br. A indenização e reparação de danos é solicitada através de processo judicial.
GOL ENTRA COM PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Gol entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA). O Chapter 11 é um processo legal dos EUA utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente. Já vimos esse filme antes e geralmente o fim não é bom. O que nós sabemos é que a GOL é a companhia aéreas que vende as passagens mais caras, entrou no mercado para ser a mais barata, cobra até para o check in e marcação de assentos, além do despacho de bagagens. As promessas justificariam as passagens mais baratas. Só que não. Apenas promessas. E por último resolveu cobrar por informações dadas em seu calll center aos próprios agentes/agências de viagens. Fizeram o impensável. AGORA, prometem: Operações de passageiros e cargas continuarão normalmente durante o processo; Compromisso de conquistar um financiamento de US$ 950 milhões; Projeto de sair do Chapter 11 como companhia aérea líder na América Latina; Clientes podem ficar tranquilos organizando viagens voando como sempre fizeram; Colaboradores poderão continuar conduzindo suas atividades do dia a dia normalmente. Portanto, a decisão é só nossa em comprar bilhetes da Gol.
Vale relembrar que a companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira. Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da Gollog, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia continuam normalmente (não se esqueça que para você ter acesso a internet a bordo, não basta mais pagar o teu bilhete aéreo, como tem que ser sócio do Club Smile). A Gol informou que seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo (isso nunca aconteceu).
RECONHECIMENTO A GUILHERME PAULUS
Evidente que Guilherme Paulus, fundador da CVC e CEO do Grupo GJP é um marco divisório no turismo brasileiro. PortantO, mais do que justa a homenagem recebida recebida durante a FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, em Madri, capital espanhola. O empresário foi homenageado nesta última quarta-feira, (24/01), recebendo o Prêmio Excelências na categoria Silvia Zorzanello In Memoriam, por sua contribuição ao crescimento do turismo doméstico no Brasil em 2023. A homenagem leva o nome de Silvia Zorzanello, uma das fundadoras do FESTURIS de Gramado (RS). Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, prestigiou a entrega do prêmio para Paulus. Os prêmios Excelências serão entregues no âmbito da FITUR, com a presença personalidades de destaque mundial no setor, além da imprensa espanhola e internacional.
Guilherme Paulus é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC em 1972, em Santo André (SP), e a transformou na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo. De espírito empreendedor, também foi Fundador da GJP Hoteis & Resorts e proprietário da Web Jet. O empresário comanda ainda a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR). Atualmente participa do seleto Grupo Relais & Chateâu, à frente o Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS).
35ª EDIÇÃO DO FESTURIS
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, há mais de três décadas, lança tendências no segmento turístico. Com o objetivo de conectar marcas, destinos e pessoas, foi fundado por duas gramadenses, profissionais do ramo da hotelaria. A sua primeira edição foi em 1989, na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. São 34 anos inovando o mercado, mas, sem dúvidas, a 35ª edição foi um grande marco na história do Festuris. Com o mote “Capital Humano: A Chave da Transformação”, em 2023, o evento realizou a maior de todas as edições já realizadas, impactando o município em R$40 milhões e gerando R$400 milhões em negócios. O Festuris ano 35, contou com um público de 15 mil participantes, o qual 98% registrou satisfação e 96% afirmou ter realizado negócios. “O 35º Festuris é uma edição de 15 mil vozes”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do evento.
A feira ocupou 27 mil m² no centro de eventos Serra Park, marcando 23% de crescimento. Contou com 2700 marcas em exposição e 400 estandes. Visando a internacionalização do evento, houveram 40 destinos internacionais representados, marco relevante para a recuperação do Festuris do cenário pós pandêmico. A cobertura da edição foi feita por diversos veículos especializados, nacionais e internacionais, somando mais de 700 jornalistas presentes durante os 3 dias. “Os resultados do 35º Festuris são bem positivos e nos inspiram a melhorar. Mas, continuamos ambiciosos na produção da 36ª edição. A partir da pesquisa aplicada pela KS Consultoria temos um grande compromisso em ser melhor, aliás, esse é o nosso lema, melhorar a cada ano”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. O grande evento de negócios turísticos de 2024 irá ocorrer de 7 a 10 de novembro, na Serra Gaúcha. Para mais informações, acompanhe pelas redes: @festurisgramado e festurisgramado.com.
POSICIONA PATAGÔNIA
Chegou à Posiciona Trade Travel Marketing, uma empresa de posicionamento de produtos e captação de mercados turísticos com objetivo de acompanhar destinos e empresas de turismo na sua expansão. A CEO da Posicona é a conhecida e reconhecida Capacitadota de sempre Patagônia Fantástica, Cristiana Cavalli, bem brasileira e que residete há mais de 20 anos em Ushuaia, Tierra del Fuego, com três filhas lindas fueguinas e que trabalha incessantemente nesse campo há mais de 15 anos, tanto com o trade de turismo brasileiro, argentino, enfim com o trade internacional, consolidando a Patagônia Argentina. Ela e sua equipe estarão em contato com o nosso trade trabalhar com e sobre os melhores produtos da Patagônia Argentina, fornecendo toda a assessoria necessária para que seus sócios estratégicos, possam melhor comercializar os maravilhosos destinos da Patagônia. Da mesma maneira, estão a disposição para conversar se desejarem se posicionar lá no mercado argentino ou se tiverem qualquer outra necessidade relacionada ao turismo. Podem ser o ponto de apoio para os investidores do trade de turismo brasileiro na Argentina. aqui na Argentina, conte conosco! Mais detalhes com Isabella Troitiño – Sócia Gerente e-mail: isabella@posicionatrade.com e Cel: +54 9 2901 607029 ou a própria Cristiane – e-mail: cristiane@posicionatrade.com Cel: +54 9 2901 400701. Em breve receberemos novidades com informações, oportunidades, capacitações e possibilidades de participar de fam tours e premiações.
TURISMO NO JAPÃO
Só o Brasil é lanterninha no quisito turismo. A própria Torre Eifel tem mais visitação que todo o Brasil. Gramado recebe quase o dobro de turistas que o nosso país. Agora foi a vez do Japão que recebeu um número recorde de visitantes em dezembro. Com isso, o país asiático encerrou um ano de rápida recuperação da pandemia de covid-19. De acordo com reportagem da Reuters, número de visitantes estrangeiros a negócios e lazer aumentou para 2,73 milhões no mês passado, de 2,44 milhões em novembro, mostraram dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO). Foi o maior número de turistas de sempre no mês de dezembro e cerca de 8% superior ao nível pré-pandemia observado em 2019. Durante todo o ano de 2023, pouco mais de 25 milhões de visitantes chegaram ao Japão, conforme informou a agência. Os visitantes este ano provavelmente quebrarão o recorde de 31,9 milhões de 2019, mas os gastos turísticos no ano passado já podem ter atingido a meta do governo de 5 trilhões de ienes (33,81 bilhões de dólares), disse Teppei Kawanishi, gerente geral da consultoria da indústria de viagens Honichi Lab. O gasto médio por visitante é cerca de 30% maior do que antes da pandemia, impulsionado em parte por viajantes recorrentes de Taiwan, Hong Kong e outras partes da Ásia, disse Kawanishi.
SANTA CATARINA – MELHOR DESTINO
Segundo levantamento da ForwardKeys, que analisou as unidades da federação, Santa Catarina é o Estado com o melhor desempenho, registrando um crescimento de mais de 53% nas chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2024. A pesquisa analisou o recente interesse, a demanda e o volume de operações aéreas para o Brasil. Os resultados ainda apontam que a região Sul do país supera a média nacional, com um crescimento de 34% se comparado ao ano anterior. A pesquisa da ForwardKeys também mostrou que o Brasil tem sido muito procurado para a época de Carnaval por turistas dos Estados Unidos, da França e de Portugal. Assim, o país tem uma expectativa de aumento de 21% de visitantes internacionais. Uma das cidades exemplo desse crescimento é Balneário Camboriú, que, em dezembro de 2023, registrou a entrada de quase 36 mil visitantes na cidade por ônibus. Desse número, 39% são turistas estrangeiros, sendo 17% do Paraguai, 10% do Chile, 8% da Argentina, 3% do Uruguai e 1% da Bolívia. Segundo o Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú, a quantidade de visitantes aumentou em mais de 5 mil em comparação a dezembro de 2022, em que o número de estrangeiros cresceu em 4%.
ITAIPU E A EXPO PARANÁ
Em 2024, a Expo Turismo Paraná vai contar com o patrocínio da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Com capacidade de gerar 14 mil MW, o empreendimento está localizado em Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). O evento será realizado nos dias 7 e 8 de março, em Curitiba, Paraná. Itaipu é um dos grandes atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Além da visita à usina, o local também é um refúgio biológico que pode ser apreciado, possui um museu interativo dedicado à história da construção da usina e um trajeto nos arredores do local, para ser feito de bicicleta. A Expo Turismo Paraná é um evento organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e, em 2024, chega a sua 28ª edição. A Expo já teve muitos nomes como Salão Paranaense de Turismo e também é conhecida ainda como ABAV Paraná, porém, em quase três décadas, conquistou o espaço de ser o melhor evento B2B do turismo no sul do país, pela atratividade de agentes de viagens qualificados e excelentes expositores. O evento mescla feira de negócios, agenda de capacitação técnica, rodadas de negócios, eventos paralelos e é chancelado pelas principais entidades do trade turístico regional e nacional. Atualmente, o evento está em sua fase final de captação de expositores.
ABAV PR
Falando nisso, ABAV-PR anuncia caravanas aéreas para Expo Turismo Paraná 2024. BWT Operadora viabiliza vinda de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para Curitiba com seu apoio. Portanto, nos corredores da Expo Turismo Paraná 2024 haverá muitos sotaques diferentes. A diversidade de origens ganhou um importante apoio da BWT Operadora, que está organizando uma caravana de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para prestigiarem o evento. O grupo vem de avião de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG). Além do evento, os agentes de viagens de algumas caravanas poderão conhecer o passeio de trem da Serra Verde Express, que percorre a Serra do Mar em direção a Morretes e Antonina, cidades que já compõe o litoral paranaense. A Serra Verde Express é uma empresa do mesmo grupo da BWT Operadora. No evento, a empresa também contará com um estande de 60 m2 para recepcionar seus convidados e, também, demais agentes de viagens e profissionais do trade interessados em seus produtos e serviços. Saiba mais AQUI e nas redes sociais do evento @expoturismoparana.