Pane no motor impede a decolagem do Programa Voa Brasil
BRASIL EM TERRA
Pane no motor impede a decolagem do Programa Voa Brasil
Sabe quando o mal fadado programa Voa Brasil vai decolar? Nunca! Eu olho para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e continuo tendo pena desse perdido no ninho petralha. Pouco tempo depois dele afirmar que governo planeja reduzir preço do QAV e criar um fundo de financiamento da aviação, era mais uma vez papo furado. De acordo com o Ministério da Fazenda, um possível desconto nos preços do querosene da aviação (QAV) não deve ser proveniente de isenções fiscais. Como é conveniente agora, a pasta informou que a queda de preço está diretamente ligada à Petrobras. Para a Ministério da Fazenda que só arrecada para bancar os gastos do próprio desgoverno, a redução da cobrança de impostos se torna inviável num momento em que o governo “busca a meta zero de déficit para 2024”, o que todos nós sabemos não não passa de balela.
Por outro lado, o pobre ministro Silvio Costa Filho disse que tem uma reunião marcada com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para buscar auxílio na questão do QAV. Outro ponto relacionado a medida seria um pacote financeiro de R$ 6 bilhões que passaria pelo próprio Ministério da Fazenda e pelo BNDES. Esse pacote financeiro seria uma possível linha de crédito para ajudar as companhias aéreas, mas, segundo aliados ao ministro Fernando Haddad, não há espaço para novas verbas serem liberadas, o que invibializaria o fundo de crédito para as transportadoras. Caso o Ministério da Fazenda não libere, a linha de crédito deverá ser feita junto ao BNDES, que é um fundo das causas perdidas, pois quem paga de fato esta conta, somos nós, uma vez que para esse governo nóssó temos obrigações e deveres e nenhum direito.
MILHAS AÉREAS
Vem aí o Projeto de Lei 2767/23, pra acabar com a farra das cias aéreas e que pretende regulamentar os programas de milhagem. Os programas de milhagem são aqueles em que os clientes acumulam pontos junto a empresas mediante viagens ou compras. Essa pontuação, em geral, é usada para troca por passagens (nacionais ou internacionais) ou assentos mais confortáveis, como acontece com Smiles, TudoAzul e Latam Pass. O Plenário aprovou, em dezembro, urgência para a proposta. Como isso, o texto poderá ser votado nas próximas sessões sem precisar passar antes pelas comissões. O projeto de lei determina regras básicas para os programas de milhagem, como: Prazo mínimo de validade dos pontos deverá ser de três anos; Consumidor deverá ser avisado com antecedência mínima de seis meses do fim do prazo de validade das milhas; Companhia aérea será obrigada a comunicar ao cliente, mensalmente, por meio eletrônico, o total de pontos acumulados; O total de pontos necessários para resgate de passagens deverá ser fixado nos locais de venda e no endereço eletrônico; A pontuação necessária para resgate de passagens para um mesmo trecho não poderá ultrapassar o dobro daquela nos meses de menor movimento; Taxas cobradas para emissão de passagens resgatadas não poderão exceder aquelas praticadas na emissão dos bilhetes regulares.
BRASILEIRO VAI VIAJAR
Falando nisso, mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG), compartilhada pela FecomercioSP. A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas. Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa. Os setores com boas perspectivas para 2024 são: Hotéis (lazer e corporativo); Locação de carros (corporativo); Agências de viagens (on e offline); Locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.
VIAGENS DE CARRO
O Ministério do Turismo, por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas de todo país, constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias. Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais. A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil.
A expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas. Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi.
MERCADO OTIMISTA PARA A HOTELARIA
O estudo “Orçamentos Hoteleiros 2024“, realizado pela Noctua Advisory, apresenta um cenário otimista para o mercado hoteleiro. Mais de 425 meios de hospedagem, incluindo hotéis, resorts e outros empreendimentos, participaram, proporcionando uma visão abrangente. Comparado a 2022, observou-se um crescimento de 34% na diária média em algumas regiões, impulsionado pela expansão de shows e eventos culturais e corporativos, especialmente em cidades como São Paulo. Já o estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) revela que em 2024, 64% dos brasileiros que normalmente viajam planejam aumentar os gastos com viagens de lazer. Além disso, 44% esperam aumentar os gastos com viagens corporativas.
O país destaca-se internacionalmente, ocupando a 1ª posição na propensão a aumentar gastos com viagens de lazer entre 34 categorias avaliadas globalmente. Diante disso, é mais do que necessário que a hotelaria foque na experiência do viajante, fortaleça seus canais digitais, personalize serviços e invista em marketing e no crescimento de serviços e produtos adjacentes. Para além de ter um simples orçamento anual para cada área do hotel, com tantas mudanças acontecendo no mundo é preciso fazer um acompanhamento orçamentário estratégico ao longo do ano e se adaptar conforme as tendências. Ficar de fora é simplesmente perder mercado.
35º ENCATHO & EXPROTEL
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO & EXPROTEL será realizado de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema central “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. O evento que é sucesso de público, negócios e relacionamento entre os profissionais, empresários e fornecedores do setor promete surpreender novamente os participantes. Nesta quarta-feira as organizadoras do Encatho & Exprotel, Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos estiveram em reunião de alinhamento com a Assessora de comunicação do evento, Vania Monteiro. Para a edição 2024 estão disponíveis para comercialização 86 estandes, nas opções de área livre e montagem básica. Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, o espaço é uma excelente oportunidade de bons negócios. A Exprotel é reduto de negócios, mas também de prospecção e relacionamento. Temos expositores nacionais que participam para lançar produtos com foco em ampliar sua carteira de clientes na região sul do país, bem como, empresas tradicionais do meio que já participam desde as primeiras edições da feira, justamente para manter o relacionamento com o atual cliente e, é claro, sempre em busca de novos consumidores. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492, pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
VISIT IGUASSU
Visit Iguassu Convention já tem nova diretoria. Composta por 18 integrantes, o empresário Jaime Mendes, do Del Rey Quality Hotel, irá presidir a instituição no biênio 2024/2025. Na atual gestão, Jaime é o Diretor-Administrativo e, anteriormente, já ocupou outros cargos no Instituto de Promoção Turística do Iguaçu – que é mantido e formado 100% pela iniciativa privada através de 110 empresas de Foz do Iguaçu Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, dentre elas, hotéis, atrativos turísticos, gastronomia, empresas de serviços para eventos, agências de viagens, comércio, shopping centers, cassinos, entre outros segmentos de empresas privadas que entregam produtos e serviços turísticos no Destino Iguaçu. Felipe Gonzalez da Cassinotur Receptivo, passa a ser o Diretor de Relacionamento. Felipe Gonzalez comandou a entidade por duas gestões consecutivas 2020-2021 e 2022-2023 e destacou que o período foi marcado pelo foco no crescimento turístico da região trinacional. “Nesses quatros anos em que estive à frente do Visit Iguassu, pude ver de perto o quanto a marca do Destino tem rodado o mundo e o quanto estamos indo cada vez mais longe. O Instituto que comemorou 15 anos de atividade mostra, a cada ano que seu trabalho tem começo, meio e não tem fim”, reiterou. Gonzalez agradeceu aos associados, à equipe do Visit Iguassu, aos parceiros do trade e profissionais do Destino pelo apoio, pelo trabalho conjunto e profissional. “Desejo ao futuro presidente, Jaime Mendes, sucesso e prosperidade nas ações que serão realizadas pela instituição a partir de 1º de janeiro de 2024”, completou Felipe.
Conforme determina o estatuto da entidade, além da eleição da nova diretoria, o Visit Iguassu apresentou aos seus associados, o Plano de Ação para 2024. Entre as metas para o próximo ano, estão a captação de 30 novos eventos para serem realizados entre 2024 e 2028, mantendo assim o Destino Iguaçu em terceiro lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais no país. Estão previstas participações em feiras na Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Panamá e Argentina para posicionamento do Destino Iguaçu no segmento MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Visitas de familiarização com clientes corporativos, associativos e de incentivos; sensibilização de entidades promotoras de eventos e presença em eventos nacionais também estão no radar da fundação. A estratégia do Departamento de Visitors contempla a capacitação de dois mil agentes de viagens nacionais e mil agentes de viagens internacionais para ampliar a permanência de visitantes e atualizar os pacotes internacionais. Outra prioridade é a participação em 13 eventos nacionais e internacionais para promover o Destino Iguaçu nos mercados nacionais e internacionais. Na área de Comunicação e Marketing, a agenda de trabalho para 2024 consiste no incremento do projeto Influencers Experience que traz influenciadores, celebridades e criadores de conteúdo para o Destino; realização de presstrips com jornalistas especializados; e produções de TV, a exemplo do que foi realizado em 2023.
CARNAVAL NAS CATARATAS
Falando nisso, o Parque Nacional do Iguaçu está com programação especial para o feriadão de carnaval. Pensando em uma melhor experiência para os visitantes, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de sábado a terça-feira (10 a 13 de fevereiro de 2024). Além do horário ampliado, o parque terá surpresas para os visitantes nos quatro dias do feriadão de carnaval. São esperadas mais de 42 mil pessoas na Maravilha Mundial da Natureza. O feriado prolongado permite uma folga maior para os turistas e moradores aproveitarem as atrações da unidade de conservação, com mais tempo e oportunidades de imersão na natureza. Para aqueles que preferem mais tranquilidade, o dia recomendado é a segunda-feira, 12 de fevereiro. Os melhores horários para visitação são das 8h às 8h30 e das 14h às 16h. Celebração de carnaval – Durante o feriadão, os visitantes que se maravilharem com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu poderão desfrutar uma experiência ainda mais envolvente, repleta de atividades especiais. Os turistas terão a oportunidade de vivenciar momentos animados ao som de música ao vivo, com apresentações de marchinhas de carnaval, criando uma atmosfera de folia no parque. Para proporcionar entretenimento para toda a família, também serão oferecidas sessões de pintura facial. A aquisição dos ingressos é on-line pelo site cataratasdoiguacu.com.br, com escolha de dia e horário para visita. Na compra on-line, o visitante garante mais comodidade, evitando filas e recebendo descontos em serviços específicos da unidade, como restaurante e guarda-volumes. É possível reagendar com cadastro no site e conforme disponibilidade.
SOMMERS FESTIVAL BLUMENAU
O período de verão em Santa Catarina recebe um grande festival de música com artistas nacionais, mas também com espaço reservado para a cultura germânica. O Parque Vila Germânica será transformado nesses três dias, com um evento para todos os gostos e estilos. Trata-se do aguardado Sommer Festival que acontece a parftir desta quinta-feira, 1º de fevereirro e segue até o dia 03. O Sommer Festival será uma celebração única, unindo a tradição cultural de Blumenau com a diversidade musical de renomados artistas brasileiros. O festival vem para ficar e se tornar uma excelente opção para os turistas que estão no litoral catarinense. O primeiro dia do festival contará com a banda Titãs que apresentará o show “OLHO FURTA-COR”. A banda de rock formada na cidade de São Paulo, trará para Blumenau todo o repertório de sucesso obtido nos 40 anos de carreira. Os Titãs celebram 40 anos de carreira e, após a gravação do disco Olho Furta-cor, produzido por Sérgio Fouad e Rick Bonadio com 14 músicas inéditas, voltam com força total. No dia 2 de fevereiro será a vez da Turma do Pagode abrir a noite e fazer a festa no Parque Vila Germânica. Na mesma noite também teremos outra grande atração nacional, MC Daniel. O último dia de Sommer Festival reserva o grande show com o cantor sertanejo Luan Santana. Os ingressos para os shows nacionais já estão à venda, oferecendo opções de inteira, meia-entrada e a opção de ingresso solidário, que inclui a doação de 1kg de alimento para beneficiar instituições de caridade locais. Além disso, na sexta-feira e sábado há opção de área Premium com open bar. O evento abre a partir das 19h30 e contará, além dos artistas nacionais, com outras atrações musicais. Os ingressos para o eventojá estão disponíveis. A compra antecipada pode ser feita no site. Mais informações você pode encontrar no perfil oficial do evento no instagram @sommer.festival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário