Aumento de apenas de 36,9% no tráfego aéreo global em 2023
TRÁGEGO AÉREO GLOBAL
Aumento de apenas de 36,9% no tráfego aéreo global em 2023 - Foto: Jefferson Severino
O tráfego aéreo global fechou 2023 com apenas um pequeno aumento de 36,9% na comparação com 2022, alcançando assim 94,1% dos níveis pré-pandemia (2019). Os dados são da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que anunciou uma recuperação contínua das viagens aéreas em dezembro de 2023, com alta de 25,3% em relação a dezembro de 2022 e atingindo 97,5% do nível de dezembro de 2019. Já o tráfego do quarto trimestre chegou a 98,2% de 2019, refletindo a forte recuperação no final do ano. Já o tráfego internacional em 2023, por sua vez, aumentou 41,6% face a 2022 e atingiu 88,6% dos níveis de 2019. Em dezembro, a alta foi de 24,2% em relação a dezembro de 2022, atingindo 94,7% dos níveis pré-pandemia O tráfego do quarto trimestre foi de 94,5% de 2019. Já o tráfego doméstico cresceu 30,4% e ficou 3,9% acima do nível do ano de 2019. Em dezembro, a alta foi de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, 2,3% acima do pré-pandemia. Já o tráfego do quarto trimestre foi 4,4% superior ao mesmo trimestre de 2019.
AMÉRICA LATINA E BRASIL
Enquanto isso, na América Latina, as companhias aéreas registraram um aumento de tráfego de apenas 28,6% em 2023 em relação ao ano inteiro de 2022. A capacidade anual aumentou 25,4% e a taxa de ocupação aumentou 2,1% para 84,7%, a mais alta entre as regiões. A demanda de dezembro, por sua vez, aumentou 26,5% em relação a dezembro de 2022. No caso do Brasil, em dezembro, a demanda subiu só 5,9%, a oferta 0,7% e a taxa de ocupação 4,0%. Logicamente que o preços das passagens aéreas altíssimas no Brasil impedem o crescimento de viagens aéreas e triplicam o volume de viagens rodoviárias que vem bem batendo recorde após recorde. De acordo com Willie Walsh, diretor geral da Iata, e o que nos todos já estamos carecas de saber, “Para maximizar os benefícios das viagens aéreas no mundo pós-pandemia, os governos precisam de adotar uma abordagem estratégica. Isso significa fornecer infraestruturas económicas para satisfazer a procura, incentivar a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para cumprir o nosso objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2050 e adotar regulamentos que proporcionem uma clara relação custo-benefício. A conclusão da recuperação não deve ser uma desculpa para os governos esquecerem o papel crítico da aviação no aumento da prosperidade e do bem-estar das pessoas e das empresas em todo o mundo”, complementou.
DECADENCIA DO SETOR AÉREO
Tanto é verdade que, a decadência do setor aéreo é devido diretamente a alta dos preços das passagens. Diante disso, o Ministério do Turismo constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias. Por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, as belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.
Fica claríssimo que a pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca. Por conta do absurdo preços das passagens aéreas, a temporada de verão praticamente terminou. Teremos novamente uma alta no feriadão do carnaval. Enquanto isso, o desgoverno insiste em discursos que não saem do papel. Prometem hoje para descumprirem um não fazerem absolutamente nada amanhã.
Diante disso, a expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas. Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi free sem precisar estar cadastrado em nenhum cartão de vantagens.
GOL EM QUEDA
A B3, bolsa do Brasil, informa que excluiu as ações da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A, negociadas sob o ticker GOLL4, de todos os seus índices, nos termos do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3. A decisão ocorre em virtude do pedido de Chapter 11 pela companhia perante o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, bem como das demais repercussões no mercado. A Gol teVE seus títulos excluídos dos índices IBOV, IBRA, IBXX, ICO2, IDVR, IGCT, IGCX, ITAG, IVBX e SMLL ao seu preço de fechamento após o encerramento do pregão regular de 30 de janeiro, sendo sua participação redistribuída proporcionalmente aos demais integrantes da carteira com o pertinente ajuste nos redutores. A GOLL4 segue negociada normalmente, mas passa a ser listada na B3 sob o título de “Outras Condições” a partir do pregão do mesmo dia. Se a GOL tivesse cumprido seu papel de ser a mais barata, e não a mais cara, nada disso teria acontecido. Muito cacique e pouco índio.
HOTELARIA NO BRASIL
Falando nisso, esse elevação dos preços das passagens aéreas correspondem logicamente e quase que diretamente na ocupação hoteleira. Por essas e outras, a hotelaria brasileira registrou alta de apenas 4% na taxa de ocupação, 22,5% na diária média e 27,3% no RevPar no ano de 2023, em comparação com os mesmos doze meses do ano anterior. Os dados fazem parte de um levantamento do inFohb, documento elaborado mensalmente pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Na segmentação por região, o Sudeste teve alta de 5,1%, o Nordeste de 0,2% e o Norte queda de -1,8%, no quesito taxa de ocupação. Já em relação à diária média, a alta foi de 28,5% para o Centro-Oeste, 23,4% para o Sudeste, 22,6% para o Norte, 18,1% para o Nordeste e 17,2% para o Sul. E em relação ao RevPAR, há percentuais positivos variando entre 18,3% no Nordeste e 34,9% no Centro-Oeste. Para hospedagens nas categorias Econômica (5,5%), Midscale (2,6%) e Upscale (2,5%) foram identificados acréscimo na taxa de ocupação. Já no que tange à diária média para os itens discriminados anteriormente, os índices de crescimento são: Econômico de 19,5%; Midscale, 25,4% e Upscale 25,2%. Vale também destacar, que o RevPAR positivo para estabelecimentos Econômicos ficou em 26,1%, enquanto o Midscale se beneficiou em 28,6% e o Upscale fechou em 28,3%.
O estudo é feito com base nos dados de 530 hotéis de rede associados ao Fohb, os quais somados, representam 83.378 unidades habitacionais (UHs). A análise constatou ainda, que dos 15 principais municípios do país, Vitória (-2,6%), Recife (-0,4%), Fortaleza (-2,5%), Goiânia (-1,6%), Manaus (-3,4%) e Belém (-1,4%) apresentaram queda na taxa de ocupação entre janeiro e dezembro de 2023. Em contrapartida, sob o indicador da diária média, há destaques com valores positivos variando entre 8,1% em Fortaleza e 38,1% em Brasília. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campinas, Salvador, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Manaus e Belém apresentam percentuais acima de 20%. No acumulado dos 12 meses de 2023, o RevPAR teve variações entre 5,4% em Fortaleza e 49% em Brasília. Já São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Salvador, Porto Alegre e Belém apresentaram percentuais acima de 25%.
CASTELO SAINT ANDRES & SEU BAR ESCOCÊS
O Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), está inaugurando o Pub Saint Andrews: um cocktail bar em estilo escocês. O ambiente, projetado para conforto ainda maior dos hóspedes do Castelo, conta com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo e acomoda até 32 pessoas (14 no bar, oito na área externa e 10 na biblioteca do andar superior, que faz parte do ambiente). O Pub Saint Andrews, além de atender os hóspedes do Castelo, também é aberto à visitantes, possibilitando encontros intimistas, confrarias e pequenos eventos. Com wine dispenser, rótulos consagrados nacionais e internacionais de destilados, cervejas, vinhos e espumantes, e uma ampla variedade do famoso whisky escocês, a carta do bar proporciona uma experiência exclusiva. As opções incluem coquetéis com whisky, bebidas que trazem em sua composição a essência da cidade de Gramado, cervejas e drinks autorais, e ainda porções preparadas com todo o requinte da alta gastronomia do Saint Andrews.
Entre os drinks autorais da carta estão o Special Castle, com gin, Luxardo Bitter Bianco e vinho de mel, pulverizado com aromatizante a base de óleo essencial de tangerina e com favo de mel espetado em um palito sobre a borda, e o Tasty Castle, com Blended Scotch Whisky, Licor 43, gotas de óleo de laranja doce e espuma de Irish Red Ale com toque de cravo, servido coberto com uma cúpula de vidro para defumação com canela em pau. Outro destaque é uma releitura do Pimm’s Cup, que leva Pimm’s n.01, destilado à base de gim com sabor de frutas e ervas, em versão produzida artesanalmente utilizando gim, vermute rosso, triple sec, aperol e um xarope de pepino com hortelã. A carta também terá o drink autoral Serrana Gaúcha, que combina murta da mata, planta nativa gaúcha da família da Quina; licor de araucária, pinheiro nativo da região sul do Brasil; licor de erva mate, típica do chimarrão gaúcho; e grappa, bebida dos colonizadores italianos, muito consumida na Serra.
Seguindo a tradição inglesa, o Pub Saint Andrews traz também a experiência das cervejas inglesas, iniciando com a English Bitter, considerada “The nacional drink of England”. Outras opções são a Stout, estilo muito conhecido graças a Guinness Draught, e a English Indian Pale Ale (ou English IPA), que preenche a lacuna entre o passado e o presente, representando a emoção da cerveja artesanal moderna. Todos os Chopps da carta são exclusivos do Saint Andrews, produzidos pelo mixologista e mestre cervejeiro Gabriel Ramos Sousa, Head Bartender do Pub. O ambiente no Pub traz ainda uma pintura que chama a atenção dos frequentadores do local. A obra chamada “Last Order”, trazida da Inglaterra e de autoria da artista Leigh Banks, mostra de forma descontraída a Santa Ceia formada por ícones do rock. São 13 personalidades da música como John Lennon, Amy Winehouse, Michael Jackson, Bob Marley, entre outros representando a última ceia. “Esforcei-me, além de não poupar nenhum detalhe, trabalhando o tempo necessário (mais de meio ano) para criar esta obra de arte única com o melhor de minhas habilidades, fazendo o mais perfeito possível”, explica a artista. O espaço contempla ainda a releitura da obra Abaporu, de 1928, homenageando a mais famosa pintura de Tarsila do Amaral, com elementos brasileiros, como o amarelo do Sol, o verde do cacto, o azul do céu. Essas cores estão presentes na bandeira do Brasil, de forma que demonstram o aspecto nacionalista dessa pintura. A releitura foi realizada pelo pintor, gravador, desenhista e ilustrador Ciro Cozzolino, natural de São Paulo.
MEIA MARATONA DAS CATARATAS
A 15ª Meia Maratona das Cataratas, a corrida da Maravilha Mundial da Natureza, será realizada em 5 de maio de 2024 (domingo), no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. As inscrições iniciarão no dia 5 de fevereiro, próxima segunda-feira, diretamente pelo site das Cataratas do Iguaçu: cataratasdoiguacu.com.br. As vagas para essa prova inigualável são limitadas a 3 mil corredores. A corrida seguirá tradicionalmente com os seus dois formatos: A Meia Maratona das Cataratas, prova de 21km, e o Desafio de 8km das Cataratas. O percurso será integralmente dentro do Patrimônio Mundial Natural, com duas passagens em frente às Cataratas do Iguaçu. A Meia das Cataratas é uma grande celebração do esporte em conexão com a natureza. Todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta, numeração, chip de cronometragem, medalha de participação (ao final da corrida) e descontos especiais para aproveitar os melhores atrativos de Foz do Iguaçu. Os regulamentos da Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km das Cataratas serão divulgados em breve, assim como os prazos e lotes das inscrições para os atletas. Todas as informações da corrida estarão no site oficial das Cataratas do Iguaçu.
ABAV-PR – EXPO TURISMO PARANÁ 2024
A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) divulgou as primeiras palestras da Expo Turismo Paraná 2024. A ideia do tema “Transformando Experiências: Automação de Marketing na Indústria do Turismo” veio da SendPulse. A proposta da palestra é abrir os olhos dos gestores das agências de viagens sobre o uso da automação de marketing, recurso que pode melhorar a jornada do consumidor. Quem vai proferir a palestra é a gerente de marketing LATAM da SendPulse, Bianca Coscia. A automação de marketing utiliza plataformas para a marca comunicar-se com seus clientes, com base em seus comportamentos, otimizando tempo e dinheiro. Diferente do disparo de e-mail marketing, essa ferramenta ajuda a compreender os interesses dos leads, saber em qual fase do funil de vendas eles estão e segmentar o público tanto por dados cadastrados como pelo comportamento. A tecnologia também realiza ações integradas com as mídias sociais, sites, landing pages e outros canais do marketing digital. Já o Centro Europeu aposta em trazer novidades da gastronomia para o setor, com a palestra “Turismo Gastronômico: tendências e oportunidades para produtos de experiência”. A dupla que irá conduzir essa viagem pelo mundo dos sabores é a agente de viagens e professora de Turismo Raquel Pazini, do Centro Europeu, e o empresário Thiago Paes, criador do site paespelomundo e professor de marketing em turismo no Centro Europeu. Ambas as palestras confirmam a vocação da Expo Turismo Paraná para o B2B do Turismo. A ABAV-PR está organizando outros temas que, em breve, serão divulgados. A Expo Turismo Paraná 2024 tem o patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da BWT Operadora.
SC 401 – TERCEIRA PISTA E CICLOVIAS
Se sair do papel, coisa que NUNCA ACONTECEU EM GOVERNOS ANTERIORES, o governo do Estado de SC pretende licitar a obra de revitalização da SC-401, em Florianópolis, até o final do primeiro semestre. A proposta e o cronograma de execução foram apresentados oficialmente pela Secretaria de Infraestrutura no último dia 31, durante a reunião convocada pelo promotor Daniel Paladino, da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, para discutir o limite da capacidade de tráfego da rodovia. A via recebe cerca de 42 mil veículos por dia durante o ano, número que duplica na época da temporada de verão. Pedalar naquela via é um verdadeiro suicídio. Segundo o coordenador regional de infraestrutura da secretaria, Sidnei Machado, o projeto prevê intervenções em 6,5 km, que vão do cemitério do Itacorubi ao acesso à Santo Antônio de Lisboa. Inclui construção de terceira pista, ciclovias e marginais nos dois sentidos. A previsão é de revitalização e instalação de cinco interseções, localizadas nos acessos ao João Paulo, Cemitério da Paz, Saco Grande, Cacupé e Açores. O ideal mesmo, é a ciclovia do inicio ao fim da SC, protegida por guard rail. Caso contrário nós ciclistas, continuaremos sendo atropelados e mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário